Saturday, November 04, 2006

OS PIORES PORTUGUESES DE SEMPRE EM ESCOLHA NO (DO) PORTUGAL PROFUNDO

O blogue Do Portugal Profundo, do meu corajoso amigo António Balbino Caldeira, é um dos meus pontos de visita (quase obrigatória) diária na blogosfera. Elogio o arrojo com que ali metodicamente se publicam eventos que quase todos temem(mos) muitas vezes publicar, assim contribuindo muitas vezes para um melhor esclarecimento de muita(s) verdade(s). Numa época em que a RTP decidiu consultar a sua clientela, tentando saber quem são para ela Os Grandes Portugueses, ou melhor escrevendo, os melhores portugueses de sempre, o Do Portugal Profundo decidiu ironicamente fazer-lhe frente, propondo aos seus visitantes que escolham Os Piores Portugueses, ou seja, os piores portugueses de sempre. Após uma primeira selecção, o blogue de António Balbino Caldeira apurou já a sua "lista final" com os 20 piores portugueses de sempre para os seus visitantes, lista que integra quase todos os portugueses que não gostaríamos de encontrar a altas horas da noite num sítio escuro, ermo e mal iluminado...
Sendo assim, todos temos agora a possibilidade de escolher (entre aqueles 20) qual é para nós o pior português de sempre. Basta visitar o endereço cibernáutico do blogue Do Portugal Profundo (http://www.doportugalprofundo.blogspot.com) e votar, até 30 de deste mesinho de Novembro, aguardando depois pelo ansiado resultado final, que será publicado naquele blogue em 1 de Dezembro de 2006!

CENTRO CULTURAL DE BELÉM APRESENTA MOZART EM ÓPERA(S) VIDEO

Mozart é sempre que um homem quiser... Neste caso muito especial um homem como João Maria de Freitas Branco... Este caso muito especial é a apresentação de um ciclo de óperas de Mozart em vídeo. O evento inicia-se esta tarde em Lisboa, na Sala Luís de Freitas Branco do Centro Cultural de Belém e decorrá ate 5 de Dezembro. Contando com a sabedora apresentação de João Maria de Freitas Branco, esse Ciclo Ópera Video inicia-se hoje às 16 horas, com a exibição da mozartiana ópera Così Fan Tutte. O ciclo continua a 11 de Novembro, com As Bodas de Fígaro, a que se seguirão o Don Giovanni, a 18 e O Rapto do Serralho, a 25, sempre no mesmo local e no mesmo horário. A última sessão deste interessante Ciclo Ópera Video dedicado a Mozart ocorrerá na tarde de 2 de Dezembro, com a exibição de A Clemência de Titto. Os mozartianos mais dedicados poderão reservar os seus bilhetes pelo telefone 213612444, de preferência já, antes que esgote...

Friday, November 03, 2006

ENTRADA DE UMA SIMPÁTICA MENINA TORNA REDACÇÃO DA WEBZINE PHONO MUITO MAIS CONSISTENTE!

A webzine Phono (http://www.phono.com.sapo.pt) foi (ainda não há muito tempo) fundada pelo valadense Samuel Jerónimo, que além de chefe da sua redacção continua também a ser o web designer daquela webzine essencialmente dedicada à difusão musical em sentido crítico. Depois de muitos meses a funcionar só com meninos, a Phono registou agora a entrada de uma simpática menina no seu espaço redactorial (que é tão imenso quanto a Internet o pode proporcionar!). Essa menina é a Raquel Costa, nascidinha no Porto, cujos interessantíssimos textos se juntam agora na webzine Phono aos interessantíssimos textos dos outros meninos que já integravam aquela (espacial) redacção: António Jorge Quadros, Carlos Matos, Gonçalo Sá, João Troviscal Costa, Samuel Jerónimo, Telmo Clamote e (este vosso amigo) José Alberto Vasco (cujo último e bem sucedido texto publicado na Phono revela a descoberta dos Gong, autênticos heróis desconhecidos da pop progressiva britânica- texto mais lido e consultado em Agosto e 2º em Setembro...). Não deixem de visitar a webzine Phono, que agora está até muito mais simpática e sorridente!

DANÇA, O PRESENTE E O FUTURO/ UM DEBATE EM QUE A MATEMÁTICA TAMBÉM DANÇA!

Nietzsche escreveu que só acreditaria num Deus que soubesse dançar... Provavelmente, muitos alunos de Matemática também só acreditariam nela se ela soubesse dançar... E a disciplina de Estatística também muitas vezes não lhes parece ser muito dançarina... Vai daí, a Associação de Pais da Escola de Dança do Orfeão de Leiria lembrou-se de organizar o interessantíssimo debate Dança, o Presente e o Futuro, que se realizará em 18 de Novembro, às 21 horas, na sede do Orfeão de Leiria.
Os ilustríssimos convidados para orientar esse debate são Cláudia Nova e Pedro Romeiras. Pedro Romeiras desenvolve presentemente uma tese de doutoramento no âmbito do ensino artístico. Cláudia Nova desenvolveu, em conjunto com uma professora de Matemática, um projecto que visa, através do movimento, sensibilizar e combater o insucesso escolar naquela mítica disciplina. A coisa promete, não acha?

Thursday, November 02, 2006

SABIA QUE ABRIU UMA FEIRA DO LIVRO NA GARE DO ORIENTE?

Pois é. A Gare do Oriente (em Lisboa) não serve só para ver passar o(s) combóio(s)... Também serve para outras coisas. Uma delas é, até ao final deste mês de Novembro, comprar livros na Feira do Livro de Natal que lá foi inaugurada. Um dos chamarizes daquela feira são os livros do chamado Plano Nacional de Leitura, seja lá isso o que for... O que interessa, acima de tudo, é que lá se podem comprar livros mais baratinhos. Bora aí!

MAIS ARTE QUE TAMBÉM ANDA DE BICICLETA NA SEMANA DO CICLISMO EM ALCOBAÇA

Esta postagem complementa o texto hoje publicado na minha coluna semanal Vivência(s) no semanário Região de Cister, sob o título A Arte Também Anda de Bicicleta. Além dos três exemplos exaltados nesse texto serão nesta postagem incluídos outros salutares exemplos desse posicionamento artístico, em sincera homenagem deste blogue a todos os ciclistas que ao longo dos tempos se empenharam salutarmente (sem recorrer a drogas sintéticas ou naturais!) nesse espectacular e apreciado desporto que é o Ciclismo. Aqui ficam então esses meus exemplos de arte que também anda de bicicleta:
Cinema:
Ladrões de Bicicletas, realizado por Vittorio de Sica, em 1948
Jules et Jim, realizado por François Truffaut, em 1961
Plataforma, realizado por Zhan Thai, em 2000
Bicicleta de Pequim, realizado por Wang Xiaoshnai, em 2001
Belleville Rendez-Vous, realizado por Sylvain Chomet, em 2003
Artes de Representação Visual:
Vidiot, escultura concebida por Nam June Paik, em 1994
Bicycle Wheel, escultura concebida por Marcel Duchamp, em 1913
Cocido y Crudo (From Barajas to Paracuellos de Garama, to Torrejón de Ardoz, to San Fernando de Or, Cosada to Reina Sofia), instalação concebida por Rirkrit Tiravanija, em 1994
Música Culta Contemporânea:
Faites vos Jeux Mes Dames Messieeurs, composta por Jorge Peixinho, 1ª versão em 1979/ 2ª versão em 1981
Bicicleta Grosbard, composta por Nuno Côrte-Real, em 2006
Rock:
Bycicle Race, tema incluido no álbum Jazz dos The Queen, em 1978
Tour de France, álbum dos Kraftwerk, 2003
E sendo estas a que eu conheço, a verdade é que muitas< mais existirão por esse mundo fora!

WORKSHOP DE DANÇA BARROCA NO ORFEÃO DE LEIRIA

Nos próximos dias 11 e 12 de Novembro vai decorrer em Leiria um Worshop de Dança Barroca. A organização desse workshop é da responsabilidade das Escolas de Música e Dança do Orfeão de Leiria/ Conservatório de Artes e será ministrado por Catarina Costa e Silva, professora licenciada pela Faculdade de Sheffield e uma reconhecida autoridade nos campos da Dança do Renascimento Italiano, Dança do Barroco Francês e Canto Antigo. Será certamente uma oportunidade rara de contactar com a dança e a música de um período histórico em que o relacionamento entre essas duas artes era mesmo muito peculiar.

Wednesday, November 01, 2006

UM TIRO NA PROGRAMAÇÃO DO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA!

Deparei esta tarde que tanto o site da Câmara Municipal de Alcobaça como o site da bilheteira on line da Plateia.pt divulgam a desconsoladora notícia de que o concerto previsto para a noite do próximo sábado, 4 de Novembro, no Cine-Teatro de Alcobaça foi cancelado. Recordo aos nossos visitantes mais esquecidos (e aos outros!) que o espectáculo dessa noite iria conceder honras de palco ao tubista alcobacense Sérgio Carolino, tendo-se também anunciando para o mesmo a presença de convidados muito especiais e a apresentação de várias composições dedicadas a Sérgio Carolino, todas em estreia mundial. Não faço a mínima ideia sobre os motivos que levaram ao cancelamento daquele que iria ser certamente um dos grandes espectáculos do ano em Alcobaça, proporcionando finalmente aos seus melómanos o contacto criativo com o músico local mais destacado de sempre a nível mundial, devido à sua indiscutível qualidade: de seu nome Sérgio Carolino. O que me interessa é que todos nós (alcobacenses e não só) acabamos por desse modo perder uma notável oportunidade de poder fruir o talento de um notável artista alcobacense, que muito recentemente foi figura de grande destaque em eventos tão prestigiados como o australiano Festival Internacional de Metais de Melbourne e o belga Festival de Jazz de Brugges! A verdade é que ficámos mesmo muito aborrecidos com este cancelamento, esperando que esse anunciado e agora cancelado espectáculo do Sérgio Carolino acabe por ser apresentado em Alcobaça na data mais oportuna e breve possível...

ATLANTIC WAVES MOSTRA POTENCIALIDADES DA NOVA MÚSICA PORTUGUESA EM LONDRES

É já a partir de amanhã, 2 de Novembro, que decorre a edição deste ano do Atlantic Waves Festival. O evento é organizado e protagonizado em Londres e o seu objectivo continua a ser mostrar no estrangeiro o que há de novo na nova música portuguesa. A direcção artística do Atlantic Waves é de Miguel Santos, que há vários anos dirige o Anglo-Portuguese Relations Programme da Fundação Calouste Gulbenkian naquela cidade.
No concerto de abertura da edição deste ano daquele festival actuarão os Madredeus, ao fim da tarde de 2 de Novembro, no Barbican Hall, às 19 e 30 (isso mesmo, dado que em Londres é norma geral os espectáculos decorrerem em horários que permitam ao público apanhar transportes públicos no seu caminho trabalho-espectáculo-casa!).
Além dos Madredeus, o cardápio do Atlantic Waves inclui actuações de Carlos Zíngaro, que a 14 de Novembro apresentará no The Spitz um seu novo projecto de free jazz e nova música improvisada, repetindo o feito a 15, com outro novo conceito colectivo de música improvisada, na Purcell Room do South Bank Center. Neste último espectáculo actuará também a dupla Maria João/ Mário Laginha, mostrando o seu jazz cobtemporâneo ao público londrino. A 16 de Novembro, na Union Chapell, seá apresentado um dos espectáculos mais aguardados deste Atlantic Waves 2006, no qual se dará aestreia mundial de um novo e aliciante projecto em que o percussionista português Pedro Carneiro se alia criativamente ao conceituadíssimo Arditti Quartet! A 17 de Novembro será a vez de Sara Tavares se apresentar ao vivo na Purcell Room, local onde no dia seguinte se apresentarão Tcheka e Modeste. A 22 de Novembro será a vez de Mariza se apresentar ao vivo no mítico Royall Albert Hall, contando com convidados como Carlos do Carmo, Tito Paris e Jacques Morelenbaum. A 24 de Novembro será a vez de David Maranha e Margarida Garcia actuarem na Purcell Room na companhia de vultos como Arnold Dreyblat e Philip Jeck, voltando David Maranha ao festival a 25 de Novembro, actuando dessa vez na St Giles Criplegate com Victor Gama, Max Eastley os Z'ev e outras personalidades da new music. A música experimental portuguesa voltará a brilhar neste último local, em 26 de Novembro, desta vez com a presença em palco de Margarida Garcia, Paulo Raposo e Alfredo Costa Monteiro, junto a vultos como Akira Rabelais e John Duncan. O Atlantic Waves 2006 apresentará o seu último espectáculo em 30 de Novembro, na Union Chapell, com a presença em palco de Janita Salomé (que fará a estreia mundial de um seu novo projecto de world throat singing junto a Sainkho Namtchylak e Tanya Tagaq) e de Maria João e Américo Rodrigues (na estreia mundial de um seu novo projecto human betaboxing, cujos aliados criativos são Dokaka e Shlomo.
Já se sabe então que entre 2 e 30 de Novembro (quase) todos os caminhos da nova música portuguesa irão dar a Londres e a essa autêntica obra de autor que é o Atlantic Waves. Quem disser que a música portuguesa não tem divulgação no estrangeiro, está certamente a mentir! Ou mal informado...

FERLOSCARDO: NOVO CIRCO RIBATEJANO MOSTRA-SE NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Ora aí está algo de novo vindo de terras ribatejanas! A novidade chama-se Ferloscardo e apresenta-se como um projecto de novo circo ribatejano. O conceito, a criação e a execução desta boa nova pertencem inteirinhos à dupla Carlos Oliveira/ Fernando Romão, que contam com a indispensável de direcção musical de Bruno Pernadas. A estreia absoluta do mais recente circo português ocorrerá entre 2 e 5 de Novembro, em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, com espectáculos destinados ao público escolar e ao público familiar. E podemos já aqui adiantar que a coisa promete, pois já não é todos os dias que neste país se pode assistir a um espectáculo circense com música tocada ao vivo!

Tuesday, October 31, 2006

MUSA LUSA ACOMPANHA ATLANTIC WAVES 2006

Musa Lusa é o título do programa apresentado todas as segundas-feiras por Miguel Santos na Resonance 104.FM, a estação radiofónica londrina essencialmente dedicada à música experimental. O programa Musa Lusa vai para o ar entre a 1 e as 2 da tarde e pode ser ouvido em todo o mundo, via internet, sintonizando o site www.resonancefm.com. Miguel Santos, responsável criativo daquele programa, dirige o Anglo-Portuguese Relations Programme da Fundação Calouste Gulbenkian em Londres e é também director artístico do Atlantic Waves Festival, evento que desde a sua fundação tem conferido especial destaque à divulgação da actual música portuguesa em Inglaterra, centrando especialmente essa sua atenção no fado contemporâneo, na pop/rock alternativa, na música experimental electrónica, na etno/folk e no jazz.
A edição de ontem do Musa Lusa foi a primeira de uma série de cinco essencialmente dedicadas à edição deste ano do Atlantic Waves, cujo espectáculo de abertura ocorrerá já a 2 de Novembro, no londrino Barbican Hall, com um espectáculo dos Madredeus. O festival prolongar-se-á até 30 de Novembro com a participação de outros artistas e agrupamentos portugueses, dos quais este blogue irá prestando contas... Miguel Santos e o seu programa Musa Lusa irão certamente fazendo muito mais do que isso, nas suas próximas emissões de 6, 13, 20 e 27 de Novembro!
Não posso terminar esta postagem sem aqui indicar que Miguel Santos e o seu programa na Resonance 104.FM continuam sempre abertos à difusão do trabalho criativo de novos artistas e agrupamentos contemporâneos portugueses, podendo estes enviar os seus trabalhos para o seguinte endereço:
MIGUEL SANTOS/ MUSA LUSA
Calouste Gulbenkian Foundation
98 Portland Place
LONDON W1B 1ET
UNITED KINGDOM

Monday, October 30, 2006

8º CONCURSO DE COMPOSIÇÃO ELECTROACÚSTICA MÚSICA VIVA 2007- UMA NOTÁVEL OPORTUNIDADE PARA JOVENS COMPOSITORES DE TODO O MUNDO!

Já terminou a edição deste ano do Festival Música Viva, o que não significa que a Miso Music e Miguel Azguime tenham entrado em período de hibernação. Antes pelo contrário... Um dos mais significativos projectos daquela entidade é, de há 8 anos a esta parte, o Concurso de Composição Electroacústica Música Viva, cujo objectivo essencial é incentivar a criação musical electroacústica. Está já de pé a próxima edição daquele concurso, à qual podem concorrer compositores de qualquer nacionalidade, residentes em qualquer parte do mundo, que não tenham idade superior a 35 anos em 31 de Dezembro de 2006. As candidaturas deverão ser entregues até 30 de Junho de 2007, sendo apenas admitidas obras sobre suporte, compostas em estúdio, difundidas por altifalantes em concerto sem intervenção de fontes sonoras ao vivo. Basta então (continuar a) pôr mãos à obra! Recordo ainda que a Miso Music editou já em CD as produções musicais premiadas nas quatro primeiras edições do concurso, que até 2001 foi apenas aberto a compositores portugueses. Quaisquer outras informações sobre o Concurso de Composição Electroacústica Música Viva 2007 poderão ser conseguidas no site: http://www.misomusic.com

O DIA EM QUE ALCOBAÇA TRANSFORMOU O PORTO-LISBOA EM PORTO-ALCOBAÇA!

Em plena Semana do Ciclismo em Alcobaça, lembrámo-nos de aqui recordar o dia 10 de Junho de 1982, data em que a população de Alcobaça interrompeu, em pleno Rossio a prova ciclística Porto- Lisboa. Essa foi uma época desportiva muito confusa em Alcobaça, dado que o Ginásio havia então conseguido, pela primeira e única vez na sua História, subir à então I Divisão do Campeonato Nacional de Futebol. A subida tinha sido conseguida, dentro das quatro linhas, alcançando a pontuação para esse efeito necessário na Zona Cento do Campeonato Nacional da II Divisão, tendo os últimos pontos para esse efeito necessário sido conseguidos em Maio daquele ano, num renhido jogo disputado contra o Beira-Mar, no Estádio Municipal de Alcobaça. O único problema então criado, e o caso não era para menos, era o de essa subida do Ginásio à I Divisão implicar directa e inapelavelmente o impedimento (desportivo) de o Clube Académico de Coimbra (então descendente directo da histórica Académica) conseguir também essa proeza. Numa época em que a falta de seriedade desportiva campeava já nos campeonatos portugueses de futebol, o Conselho Técnico da Federação Portuguesa de Futebol e o próprio Académico tudo fizeram então para que a situação se modificasse. Para isso bastaria que se repetisse um jogo anteriormente empatado pelos conimbricenses, que ganhando esse jogo ultrapassariam o Ginásio no 1º lugar do campeonato, impedindo a subida que desportivamente conquistara.
O caso era era grave e os alcobacenses não estiveram então com meias medidas, tratando então de tentar fazer ver os seus pontos de vista a todo o país e evitar a todo o custo a tramóia que então contra si preparavam, sendo curioso e oportuno referir que o faziam apoiados pelo então Presidente da Câmara, Rui Coelho, e por muitas outras importantes personalidades locais.
Alcobaça acabou nesse ano por vencer também fora das quatro linhas e conseguir evitar que fosse decidida a repetição do tal jogo cujo resultado (se favorável ao Académico) impediria a sua subida directa à I Divisão.
De entre todas as acções então empreendidas por um enorme grupo de alcobacenses a mais marcante e mediática desenrolou-se a 10 de Junho de 1982, feriado nacional, data em que se verificava mais uma edição da quase mítica prova velocipédica Porto-Lisboa, cuja passagem por Alcobaça constituia um dos seus pontos mais relevantes e populares. Nesse mesmo dia, realizou-se em pleno Rossio uma espécie de Assembleia Geral Extraordinária do Ginásio e de Alcobaça, na qual se destacaram muitos discursos de inflamada resistência pelos direitos desportivos dos alcobacenses. Naquela que terá sido a mais concorrida assembleia de sempre em Alcobaça acabou por ser decidido, por aclamação, que nesse dia o Porto-Lisboa se transformaria em Porto-Alcobaça e que aquela apreciada competição velocipédia seria pura e simplesmente interrompida (de vez!) no Rossio de Alcobaça. Assim se decidiu e assim (logo) se fez, tendo-se então começado a barricar estradas e passeios do centro da cidade com o que havia à mão e principalmente com alguns milhares de indignados alcobacenses! O resto da história já se sabe e ainda se recorda, e não haveria mais jogos nem alteração da classificação do Campeonato Nacional da II Divisão dessa época. Confirmou-se assim a subida do Ginásio à I Divisão, onde permaneceu apenas uma época, e se é verdade que esse feito do Ginásio acabou por não apresentar grandes resultados futuros, também é verdade que dessa vez ninguém conseguiu fazer os alcobacense passarem por parvos!
É claro que quem pagou as favas de tudo aquilo foram os ciclistas e essa edição do Porto-Lisboa, que ali morreu por uma boa causa, renascendo no ano seguinte, para gáudio de todos os que nesta terra e neste país se deliciam com o ciclismo e os seus heróis!