Saturday, September 12, 2009

ALFEIZERÃO RECEBE XVI CONVERSAS PÚBLICAS DA CANDIDATURA CDU/ROGÉRIO RAIMUNDO ÀS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 11 DE OUTUBRO

XVI Sessão Conversas Públicas
Candidatura CDU/Rogério Raimundo às Eleições Autárquicas de 11 de Outubro em Alcobaça
Segunda-Feira / 14 de Setembro / 21 horas e 21 minutos
Sede da Junta de Freguesia de Alfeizerão
Como desenvolver Alfeizerão e todos os seus lugares
Os 7 Ovos de Colombo da governação CDU
Primeiro comentário ao programa de Paulo Inácio
É de ir! Rogério Raimundo continua a ir ao encontro da sociedade civil!

FERNANDO AMARAL DIRIGE ORQUESTRA GULBENKIAN NA ABERTURA DO FESTIVAL MÚSICA VIVA 2009

PEDRO AMARAL DIRIGE ORQUESTRA GUBENKIAN
Musica Viva Festival 2009
Lisboa - Fundação Calouste Gulbenkian - 12 de Setembro - 21 horas
BROWN: "Folio and 4 Systems"
DONATONI: "To Earle"
FELDMAN: "The Turfan Fragments"
------------------------------------------------
BOCHMANN: "Linus"
RIBEIRO: "Inventio"
LIMA: "A-MER-ES"
________________________________________________________________________
Excepcional programa sinfónico na abertura do Festival Música Viva 2009
O concerto desenrolar-se-á em duas partes, propondo um percurso através das noções de obra aberta que marcaram uma parte da história das artes na segunda metade do século XX.
A primeira parte é dedicada a três obras da "orla americana". A abrir o concerto, ouviremos "Folio and 4 Systems", de Earle Brown, obra emblemática da abordagem à problemática da obra aberta proposta nos Estados Unidos pela geração de Brown e Cage. Esta obra será aqui apresentada na realização orquestral dos alunos da classe de orquestração de Pedro Amaral na Universidade de Évora.
Em seguida, ouviremos "To Earle", do compositor italiano Franco Donatoni, que, pelo próprio título, dedica esta curta e belíssima página ao seu colega americano, procurando seguir nela os princípios da obra aberta segundo o pensamento de Brown.
Se a primeira obra da primeira parte revela uma grau máximo de abertura na escrita e na forma, a segunda fixa algumas das dimensões (harmonia e timbre), deixando todas as outras em aberto, e exigindo do intérprete a realização prática de todas elas - tempo, intensidade, articulação, forma...
Na terceira obra deste primeira parte, "The Turfan Fragments", o seu autor, Morton Feldman, da mesma geração e companheiro de estrada de Brown e John Cage, propõe, por oposição, uma escrita inteiramente fechada, em que todos os aspectos da obra são inteira e absolutamente definitivos. Uma obra longa, hipnotizante, escrita nos últimos anos da vida de Feldman. Excepcional.
Na segunda parte do concerto retomamos esta problemática através de três obras da "orla portuguesa", e de três compositores de diferentes gerações. Compositor luso-britânico, Christopher Bochmann, que praticou abundantemente a abertura da escrita e das dimensões formais ao longo da sua obra, propõe-nos com "Linus" uma partitura inteira e definitivamente redigida, "clássica" na sua escrita.
Em "Inventio", o jovem Hugo Ribeiro, aluno de Bochmann, propõe-nos uma esplêndida página orquestral com uma forma inteiramente definida mas em que diversas dimensões da escrita são deixadas em aberto, sendo realizadas no próprio momento da interpretação da obra, "em directo", diante do público.
Finalmente, com "A-MER-ES", Cândido Lima, discípulo de Xenakis, propõe-nos uma concepção aberta não apenas da escrita, mas da interacção entre a dimensão orquestral e a dimensão electroacústica, também ela aberta dentro de certos limites, e cuja realização tem o seu lugar único, de cada vez inaugural, no próprio momento do concerto. Esta obra surge no final do programa como uma homenagem ao seu autor pela dupla coincidência da efeméride: os 70 anos do compositor e os 30 anos da obra. Composta em 1979 para a Orquestra Gulbenkian, só hoje, trinta anos após a sua estreia, voltará a ser ouvida em concerto.
Espectáculo absolutamente imperdível!

Friday, September 11, 2009

ANA HATHERLY EM ALCOBAÇA, NA 1ª MOSTRA DE VÍDEOS DO ARMAZÉM DAS ARTES

Armazém das Artes - Alcobaça
1ª Mostra de Vídeos - de 5 a 27 de Setembro
"ANA HATHERLY - A MÃO INTELIGENTE"
LUÍS ALVES DE MATOS
Sábado - 12 de Setembro - 16 horas
FICHA TÉCNICA
Ano 2002
Realização e Argumento
Luís Alves de Matos
Consultor
Manuel Castro Caldas
Imagem
Paulo Abreu, Telmo Churro e João Abel
Som
Tiago Silva
Montagem
Telmo Churro e Olga Ramos
Sonorização
Carlos Ferreira
Produção
Amatar Filmes
Co- Produção
RTP
Duração 50'Apoios Fundação Calouste Gulbenkian (Serviço de Belas Artes), Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Instituto de Arte Contemporânea, Fundação EDP
Ana Hatherly nasce no Porto em 1929, mas muda-se muito cedo para Lisboa, onde vive e trabalha. Inicia a carreira literária em 1958, poeta, romancista, ensaísta e autora de várias traduções em diferentes línguas. Este documentário acompanha a artista ao longo dos vários anos da sua importante produção artística. Referenciada, a nível poético, como um dos nomes mais importantes das vanguardas portuguesas da segunda metade do século, foi um dos principais elementos do grupo de Poesia Experimental nos anos 60 e 70. Com o apoio do Historiador de Arte Manuel Castro Caldas somos levados a entrar no seu mundo de "alfabetos visuais", revelando a linha ténue que existe entre a escrita e as imagens que esta pode construir.
A sessão contará com a presença da própria Ana Hatherly: é de ir!

CENTRO CULTURAL DE BELÉM INAUGURA TEMPORADA DE CONCERTOS COM ORQUESTRA DIVINO SOSPIRO E L'ARPEGGIATA

Centro Cultural de Belém
13 de Setembro - Grande Auditório - 19 horas
Concerto Inaugural da Nova Temporada
Orquestra Divino Sospiro e L'Arpeggiata
Ciaccone, Bergamasche & un po' di Follie é um programa variado fortemente inspirado na tradição musical italiana que promete um serão pleno de emoções.
No dia 19 de Setembro de 2006, a formação instrumental barroca Divino Sospiro iniciava o seu estatuto de Orquestra em residência no CCB com a apresentação do Concerto inaugural da temporada 2006/2007. Três anos depois, Divino Sospiro volta a protagonizar o início da temporada do CCB com o programa que esta noite apresentamos, no qual participa também o agrupamento L’Arpeggiata, com direcção musical de Christina Pluhar. Durante estes três anos, a relação da formação dirigida por Massimo Mazzeo com o CCB tem vindo a aprofundar-se a definir-se melhor. Eixo fundamental do trabalho deste ensemble barroco é a riquíssima capacidade de intercâmbio e de criação de cumplicidades musicais com outras formações ou grandes intérpretes especializados. Enrico Onofri, Chiara Banchini, Alfredo Bernardini, Vittorio Ghielmi, Christophe Coin, Maria Cristina Kiehr são apenas alguns dos nomes que, nestes três anos de residência no CCB, a Divino Sospiro mostrou ser capaz de atrair e de motivar para um projecto musical de excelência. A consolidação do trabalho e da qualidade do agrupamento permitiu levá-lo a aceitar desafios que o CCB lhe propôs e a apresentar propostas de grande ambição, de que foi momento alto a execução da Paixão Segundo S. Mateus, de J. S. Bach, na Páscoa de 2009. De todo este percurso é exemplo feliz – e imensamente festivo – o concerto desta noite, no qual Christina Pluhar retoma um conceito que lhe é caro: o da utilização dos instrumentos de época para a criação de um espaço musical regido pela mais exultante liberdade concedida aos músicos, ainda que o resultado final seja sempre o de um enorme rigor técnico e interpretativo. All’Improviso calha bem, como título, ao espectáculo desta noite, no qual se sucedem ritmos e danças, músicas e risos, gestos e palavras, afinal, as matérias de que são feitos os sonhos com que construímos a programação da temporada que agora se inicia.
É de ir!

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DA FERRARIA PROMOVE PASSEIO DE COMBOIO À FIGUEIRA DA FOZ

Ainda no âmbito das suas Festas de Agosto, a Associação Desportiva da Ferraria, freguesia de Pataias, concelho de Alcobaça, promove um passeio de comboio à Figueira da Foz, no próximo domingo, 13 de Setembro. O passeio parte da estação da CP de Martingança-Gare, às 9 e 37 e já se sabe que cada um leva o seu farnel!Dos o aos 5 anos de idade o passeio é grátis, mas dos 6 aos 12 anos custa 5 euros por pessoa. Os adultos pagam 8 euros por cabeça, mas se forem um casal o mesmo paga apenas 15 euros. Ora aí está um evento que promete: é de ir!

Thursday, September 10, 2009

AMÉRICO MARQUES AREIAS APRESENTA O MENINO QUE QUERIA VOAR, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

Cine-Teatro de Alcobaça
Sexta-Feira / 11 de Setembro / 17 horas
Lançamento do livro de contos O Menino Que Queria Voar, de Américo Marques Areias. O livro será apresentado por Basílio José Martins. Duas pessoas magníficas juntas pela mesma causa... É de ir!

PLAST&CINE 2009 HOMENAGEIA EMÍLIA NADAL, EM LAMEGO

Plast&Cine 2009
12 e 13 de Setembro
Casa do Poço - Lamego
Artista homenageada: Emília Nadal
Colóquio, exposição, vida e obra da artista de representação visual portuguesa
Visitas guiadas pela cidade de Lamego
12 de Setembro
11h30
Inauguração da exposição / arte de rua INTERVENTIL
promovida pela Faculdade de Belas-Artes do Porto com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Eng.º Francisco Lopes, do Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Belas-Artes do Porto, Professor Francisco Laranjo, do Administrador da Edições Cão Menor, Dr. Manuel Andrade, e do Administrador da Soltrópico, Dr. Armando Ferreira
12h00
Visita guiada pela cidade de Lamego
Teatro de Rua
15h00
Inauguração da exposição TRANSPARÊNCIAS
de Emília Nadal, na Casa do Poço, com a presença da artista, da curadora da exposição Dalila Rodrigues e do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Eng.º Francisco Lopes
15h30
Colóquio no Auditório da Casa do Poço
Abertura oficial da sessão pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Eng.º Francisco Lopes, pela artista Emília Nadal e pelo Administrador da Soltrópico, Dr. Armando Ferreira
INTERVENÇÕES:
16h00
Dalila Rodrigues – "As três décadas da pintora, dedicadas à pintura, ao desenho e ao objectualismo"
16h30
Ana Marques Gastão – "Apocalipse e Fernando Pessoa ( As Tentações)"
17h00
Manuel Braga da Cruz – "A obra de Emília Nadal na Universidade Católica Portuguesa"
17h30
Rui Mário Gonçalves – "Emília Nadal e os outros"
18h00
Francisco Laranjo – "A arte, o artista e os outros"
18h30
Encerramento da sessão pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Eng.º Francisco Lopes
21h30
Peça de teatro no Salão Paroquial
13 de Setembro
11h00
Colóquio no Auditório da Casa do Poço
INTERVENÇÕES:
11h00
José Luís Porfírio – tema a confirmar
11h30
Raul Pinto – " As Sonatas de Emília Nadal"
12h00
Jorge Barreto Xavier – " O activismo para a Educação e as Artes"
12h30
Maria João Fernandes – "A obra de Emília Nadal"
13h00
Encerramento da sessão pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Eng.º Francisco Lopes
14h30
Pré-lançamento do filme EMÍLIA NADAL
na Casa do Poço com a presença do realizador Nuno Santiago
15h00
Colóquio no Auditório da Casa do Poço
INTERVENÇÕES:
15h00
Frei Bento Domingues – "As artes da liturgia"
15h30
Roberto Carneiro – tema a confirmar
16h00
José Blanco – "Emília Nadal e Fernando Pessoa"
16h30
Bernardo Pinto de Almeida – "Emília Nadal"
17h00
Pedro Roseta – "Emília Nadal e a Intervenção Cívica"
17h30
Eduardo Lourenço – tema a confirmar
18h00
Encerramento da sessão pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Eng.º Francisco Lopes
Participações por escrito de Yvette Centeno: Emilia Nadal Arte e Símbolo na Tradição Portuguesa, de Carlos Pontes Leça: História de uma feliz criação artística multimédia e de José Augusto França: Saudação
* Intervenções com tema a confirmar de Eduardo Lourenço, José Luís Porfírio e Roberto Carneiro
É de ir!

PAULO GASPAR FERREIRA APRESENTA ANIMA VEGETALIS NO MOSTEIRO DE SÃO MARTINHO DE TIBÃES

Mosteiro de São Martinho de Tibães
exposição
Anima Vegetalis / Imaginário Botânico do Mosteiro de Tibães
Fotografias de Paulo Gaspar Ferreira
Inauguração - 12 de Setembro
15.30 horas - Visita guiada ao Mosteiro e à Cerca Monástica
18 horas - Inauguração da exposição e lançamento do livro Anima Vegetalis
Promete ser um acontecimento inesquecível: é de ir!

A VIDA EM VÉNUS, NO CINE-TEATRO SÃO PEDRO DE ALCANENA

Cine-Teatro São Pedro - Alcanena
12 de Setembro - sábado
[TEATRO]
A VIDA EM VÉNUS
De Luísa Costa Gomes
[WORKSHOP DE TEATRO II]
No futuro de A Vida em Vénus todos são riquíssimos e lindíssimos e têm tudo o que é possível comprar. Os programas da escola são programas de televisão. Os estudantes são obrigados a ver televisão e a matéria dos testes é a dos jogos de vídeo. Em casa, as pessoas são servidas por robôs que fazem absolutamente tudo e elas não sabem fazer absolutamente nada por si próprias. Tudo é igual em todo o lado. As nuvens, os mares, os campos, os cães são feitos por computador. Mas numa casa, debaixo de uma cama, um rapaz tem um tesouro escondido…
Formadora / Encenação: Andreia Pires
Elenco / Formandos: Alberto Joaquim Santos Barreiros; Filipe Jorge Dias; André de Jesus Conceição; Isabel Lobo; Helena Fernandes; Luís Ramos; Maguy Gil, Sílvia Durão e Mónica Henriques
Direcção Técnica Nuno Casaca
O WORKSHOP DE TEATRO II decorreu no Cine-Teatro São Pedro entre Junho e Setembro de 2009, envolvendo 10 formandos que, pela primeira vez, frequentaram uma acção de formação em Teatro. É de ir!

Wednesday, September 09, 2009

CASA DA MÚSICA VOLTA A HOMENAGEAR HAYDN EM CONCERTO, NO PORTO

Casa da Música - Porto - Sala Suggia
Sexta-Feira / 11 de Setembro / 21 horas
O Pai da Música Clássica II
A Orquestra Nacional do Porto prossegue a sua homenagem a Haydn, o pai da música Clássica, com um programa preenchido por obras do género em que o mais respeitado compositor da Viena setecentista mais se destacou. Foi autor de 106 sinfonias, sendo que uma não chegou aos nossos dias. No seu todo, atravessam diferentes períodos estilísticos desde o estilo Galante até à plena consolidação do estilo Clássico. O presente programa da Orquestra Nacional do Porto faz um apanhado desse percurso dando uma mostra diversificada do legado sinfónico de Haydn escrito para diferentes mecenas.
Martin André - direcção musical
I
Joseph Haydn: Sinfonia Nr. 1
Joseph Haydn: Sinfonia Nr. 34
Joseph Haydn: Sinfonia Nr. 87
II
Joseph Haydn: Sinfonia Nr. 90
Joseph Haydn: Sinfonia Nr. 93
Palestra pré-concerto por Rui Pereira CYBERMUSICA 20:15
É de ir!

Tuesday, September 08, 2009

CÂMARA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA ACEITA CANDIDATURAS A BOLSAS DE ESTUDO, ATÉ NOVEMBRO

Estão abertas, até ao final do mês de Novembro, as candidaturas para as bolsas de estudo anualmente atribuídas pelo Município de Alcobaça aos alunos do concelho que frequentam o ensino superior. As bolsas estão avaliadas no montante de 748.20€ e destinam-se a estudantes com manifestas carências económicas que residem no Concelho.
Como se candidatar:
Preenchimento dos documentos (consultar site do Município), que posteriormente devem ser entregues no Pelouro da Acção Social
Telefone: 262580800
ou
Edifício Paços do Concelho
Praça João de Deus Ramos
2461-501 Alcobaça
Toda a informação em
www.alcobaca.pt
É de candidatar!

Monday, September 07, 2009

COMO OS ROMANOS VIAM O CÉU - NO MUSEU NACIONAL MACHADO DE CASTRO, EM COIMBRA

Se tem curiosidade em saber como os romanos viam o céu, passe pelo Museu Nacional de Machado de Castro,em Coimbra, na próxima quinta-feira, 10 de Setembro, a partir das 23 horas. O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra colabora nesta noite que faz parte da iniciativa “5as à Noite nos Museus”, projecto resultante da parceria entre o Instituto dos Museuse da Conservação e o Turismo de Portugal. É de ir!

RAPAZES NUS A CANTAR AO VIVO, NO CASINO ESTORIL

-Auditório do Casino Estoril-
Para maiores de 18 anos
A partir de terça-feira, 8 de Setembro, a UAU e o Casino Estoril apresentam o musical que nos últimos dez anos tem surpreendido todo o mundo. A partir de uma ideia base de Robert Schrock, Rapazes Nus a Cantar é uma comédia musical, ao melhor estilo Vaudeville, que celebra o esplendor da nudez masculina. Despido de preconceitos, o elenco de Rapazes Nus a Cantar dança, canta e representa livre de convenções, concentrando-se na sua arte e nos temas originais que traz ao palco do Auditório do Casino Estoril. Dirigido, traduzido e adaptado para português por Henrique Feist e com direcção musical de Nuno Feist, Rapazes Nus a Cantar vai (en)cantar! É de ir e chorar por mais...

Sunday, September 06, 2009

ROSA, ESPERANÇA ENTRA EM DIGRESSÃO NACIONAL A PARTIR DE 19 DE SETEMBRO

Rosa Esperança (Projecto Mulheres e o Cancro da Mama) é um espectáculo forte e sem complexos, que pretende chamar a atenção para uma dura realidade que mata 4 mulheres por dia em Portugal: o cancro da mama. Inserido num projecto de teatro de pesquisa Projecto Mulheres e o Cancro da Mama, que interpreta e reinventa histórias de pessoas reais, Rosa, Esperança conta com a participação de 7 mulheres que, não sendo actrizes, decidiram expor em palco a sua própria experiência de luta contra o cancro e aceitaram o sublime desafio de a partilhar com o público num palco. Rosa ,Esperança é um espectáculo inquietante que ninguém deve perder e que vai estar em digressão nacional nas seguintes datas e locais:
*19 e 20 de Setembro - Rio Maior*
*26 de Setembro - Ovar*
*3 de Outubro - Faro*
*10 de Outubro - Santiago do Cacém*
*24 Outubro - Viana do Castelo*
*31 de Outubro - Guimarães*
*7 de Novembro - Benavente*
*14 de Novembro - Samora Correia*
*5 de Dezembro - Leiria*
É claro que já assistimos a uma representação deste Rosa, Esperança e que apenas aqui o podemos aconselhar como um espectáculo extremamente aconselhável, não só em termos pedagógicos mas também em termos artísticos: é de assistir e apoiar!

ORLANDO ANTÓNIO É O CONVIDADO DAS XV CONVERSAS PÚBLICAS DA CANDIDATURA CDU/ROGÉRIO RAIMUNDO

XV Sessão - CONVERSAS PÚBLICAS - Candidatura CDU/Rogério Raimundo
Eleições Autárquicas de 11 de Outubro no Concelho de Alcobaça
Aljubarrota – Sede das Juntas de Freguesia de Prazeres e de São Vicente de Aljubarrota
Segunda-Feira / 7 de Setembro / 21h21m
No dia 7 de Setembro de 2009, segunda-feira, pelas 21h21m, vai acontecer a XV sessão do Conversas Públicas, como sempre, promovida pela CDU de Alcobaça no seguimento da sua política de proximidade às freguesias do concelho. Essa sessão terá lugar na sala de reuniões da sede das Juntas de Freguesia de Prazeres e de São Vicente de Aljubarrota, e terá como objectivo o debate sobre a importância destas duas freguesias no concelho.
Mais especificamente, a temática a ser abordada será a seguinte:
· Como vamos desenvolver as freguesias de Prazeres e São Vicente de Aljubarrota, assim como todos os seus lugares?
· A importância da água e os erros da gestão PSD;
· A força da pedra (Ataíja e Moleanos) no desenvolvimento harmonioso de Alcobaça; e
· ESPELEOLOGIA – Alcobaça subterrânea, um mundo a proteger.
Nesta edição vamos ter como convidado especial Orlando António, presidente da direcção do NEALC – Núcleo de Espeleologia de Alcobaça. É de ir!