Saturday, May 22, 2010

CANTORA MARIA ANADON ENCERRA HOJE 13º FESTIVAL DE JAZZ DE VALADO DOS FRADES

13º Festival de Jazz de Valado dos Frades

22 de Maio . Sábado . 22 horas

Maria Anadon Latin Quartet

Maria Anadon – voz / Victor Zamora – piano / Nelson Cascais – contrabaixo / Marcelo Araújo - bateria.


Um encerramento digno para um evento que continua a honrar a sua região: é de ir!

RUI MOURA RAMOS FALA SOBRE TRATADO DE LISBOA NA EVOLUÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA, NO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA

Semana da Europa
Instituto Politécnico de Leiria . Biblioteca José Saramago . Campus 2
Segunda-Feira . 24 de Maio . 11 horas
palestra
Tratado de Lisboa na Evolução da União Europeia
por
Rui Moura Ramos
pré-inscrição pelo e-mail: cde@ipleiria.pt
É de participar!

BANDA COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE CALDAS DA RAINHA ACTUA NO CENTRO CULTURAL E CONGRESSOS DE CALDAS DA RAINHA

Concerto dia 23 de Maio de 2010 no CCC

Banda Comércio e Indústria + Solistas

O CCC recebe um inédito concerto com a Banda Comércio e Indústria e Solistas dos Conservatório das Caldas da Rainha.

As Bandas Filarmónicas têm uma fundamental importância na vida musical do nosso país. Delas têm saído os melhores instrumentistas que compõe as Orquestras, Bandas Militares e outros grupos de nível profissional.

Com uma história mais recente, a rede de Conservatórios de Música no nosso país tem crescido e sustentado todo este processo evolutivo da qualidade musical portuguesa.

As Autarquias através da edificação de espaços públicos com excelentes condições para a realização de concertos têm contribuído para que esta evolução chegue ao público.

Partindo deste princípio surge este concerto que junta a Banda Comércio e Indústria, o Conservatório de Caldas da Rainha e o CCC.

Será um Concerto dedicado à Família, à Cidade e às Crianças, trará peças de apresentação da sonoridade de uma banda, peças com solistas que são docentes no Conservatório e tiveram a sua iniciação musical em filarmónicas, e concluirá com a obra mais famosa da história da música dedicada às crianças, O Pedro e o Lobo de Prokofiev, numa versão reduzida, com a presença de um narrador e com um arranjo para banda em estreia absoluta.

Solistas: Carla Duarte Oboé

Natália Monteiro Flauta

Angêlo Caleira Trompa

Tiago Cordeiro Saxofone Alto

Narrador: José Ramalho

Direcção: Adelino Mota

Programa

O Som da Banda Narrador e Banda Arranjo e Texto de Adelino Mota

Rhapsody for Flute Flauta e Banda Stephen Bulla

Air Poetique Trompa e Banda Ted Huggens

Cerberus Fantasia para Banda Rui Rodrigues

Concert en Ut Mineur Oboé e Banda B. Marcello, arr. Ch. Frison

Valse Vanite Saxofone e Banda Rudy Wiedoeft, arr. Randy Beck

O Pedro e o Lobo Narrador e Banda S. Prokofiev, arr. Adelino Mota

Um concerto com a garantia de qualidade do Adelino Mota: é de ir!

Thursday, May 20, 2010

AU REVOIR SIMONE APRESENTAM NOVO DISCO NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

Cine-Teatro de Alcobaça . Grande Auditório
Sexta-Feira . 21 de Maio . 22 horas

AU REVOIR SIMONE
apresentam novo disco ‘Still Night, Still Light’
A electrónica simples e genial de regresso a Portugal.

Nunca três meninas conquistaram o apreço, consideração e admiração do público português tão depressa como Erika, Annie e Heather, as Au Revoir Simone, que apresentam o terceiro disco de originais Still Night, Still Light.
Os teclados e as caixas de ritmos são a sua imagem de marca e a sua música apesar do uso da electrónica soa orgânica, simples e as suas canções e arranjos são realmente um maravilhoso universo de magia pop. Com uma conjugação única de electrónica, indie e pop, complementada com vozes angelicais, as Au Revoir Simone granjearam desde o início o reconhecimento do público e da crítica, onde se incluem alguns ilustres como David Lynch. As influências das Au Revoir Simone descrevem e percorrem um imenso universo musical desde os Modest Mouse, Stereolab, Pavement, Air, Beach Boys, Bjork, David Bowie.
As Au Revoir Simone tornam-se assim numa das mais importantes bandas da pop electrónica dos nossos dias.

caixa de ritmos, teclados, voz
Heather D'Angelo

teclados, voz
Erika Forster, Annie Hart


Absolutamente imperdível!

GWESS WHAT E ON STAGE AO VIVO EM ALPEDRIZ, NO GENESIS BAR

Genesis Bar . Alpedriz

Sexta-Feira . 21 de Maio . 22 horas
Gwess What

Sábado . 22 de Maio . 22 horas
On Stage

É a 2ª vez que estas duas bandas regressam ao Genesis Bar. Entre pedidos de muitos amigos e a vontade de voltar a ver dois projectos muito diferentes que vão proporcionar duas noites super animadas.

Guesswhat é hoje em dia um projecto sólido no que diz respeito a uma banda de covers,desde o principio que não estava na nossa ideia toda esta repercurssão,só queríamos mesmo era estar na garagem a tocar umas musicas e passado todo este tempo acaba por ser isso o mais difícil mesmo…estar com tempo na garagem a tocar umas musicas e a brincar com os instrumentos espalhados pelo chão e pelas paredes da casa do Nice…a história começava então em Novembro de 2003 na zona de Porto de Mós…

Um domingo qualquer ao final da tarde desse tal Novembro de 2003 a preguiça levou o Marco(Brancas)a uma pizzaria para uma comidinha take away,foi então que surgiu uma pergunta que mudou os próximos anos de cinco rapazes.Sentado a uma mesa o Gustavo e mais uns amigos olhou para o Marco no meio de um copo de tinto de origem duvidosa e no meio de mozzarela a cair pela boca disse de imediato qualquer coisa como,”pá andava para falar contigo,estou a ensaiar umas musicas com mais três caramelos e precisamos de um vocalista…”a pergunta foi feita não por o Marco já alguma vez ter tido uma banda ou algo do género mas por ser conhecida a sua apetência para invadir karaokes e correr com a malta que cantava Adelaide Ferreira e Quim Barreiros e invadir os ditos com coisas mais violentas musicalmente.Nem duas semanas depois foi o primeiro ensaio com a primeira e original formação da banda com o David Oliveira(guitarra),Gustavo Madeira(baixo),Pikas Lopes da Silva(guitarra),Fabricio Leal(bateria)e Marco/Brancas(voz).As nossas semanas eram feitas com duas sessões…vá lá não podemos ainda chamar ensaios aquilo,e nunca nos passou pela cabeça como tem acontecido que chegaria o tempo em que tivéssemos os fins de semana preenchidos com semanas de antecedência para tocarmos ao vivo,ou seja estávamos ali para cantarolar umas coisas fáceis,giras e para bebermos umas cervejas….basicamente.

Então em Maio de 2004 surgiu o convite através dos já extintos Plágio para tocarmos em Satão(Viseu)e claro não dissemos que não e para nós foi uma grande noite sob os mais variados aspectos.Após esse concerto começaram a surgir os mais diversos contactos para concertos e no nosso primeiro ano tivemos umas datas bastante aceitáveis visto até que começámos a tocar já basicamente a meio do ano.Começaram então a formar-se os primeiros grupos de fãs assim a atirar para o ferrenho mesmo, e passados já alguns anos temos muita gente nossa amiga agora que desconhecíamos há alguns anos atrás e só por esta vertente a musica já vale a pena(já agora temos a dizer que os Guesswhatfãs são os maiores e quanto a isto não há a menor duvida).

Da formação original só houve alterações na bateria com a saída do Fabricio e a entrada do Nuno Oliveira até Janeiro de 2008,depois passou ainda pela bateria o Fábio(Murpas)durante um par de meses e actualmente essa vaga está colmatada com a entrada até hoje do Jorge Cardoso.

Resta-nos dizer e para quem não conhece que o nosso reportório tem por base o rock e hard rock com muitas influências de grandes bandas dos anos 60/70 e 80 mas não esquecendo também a nova vaga de bandas com estilos mais alternativos.Podemos referir que tocamos musicas de:

Xutos e Pontapés,AC/DC,Iron Maiden,Metallica,Deep Purple, Doors,Black Sabbath,Sistem of a Down,Foofighters,Queen,Guns n’Roses,Rolling Stones,Queens of the Stone Age,Smashing Pumpkins,U2,Korn,Blur,ZZ Top,Tara Perdida,Rage Against the Machine,Audioslave,Muse,ufff e mais algumas…o ufff por acaso não tocamos….

É esta a história bastante resumida do projecto Guesswhat e antes de mais obrigado a todos pelo apoio desde o inicio,especialmente aqueles que nos apoiaram com material,logistica,ideias e muito especialmente a vocês que fazem a banda ser o que é nos dias de hoje e obrigado por nos aturarem noites a fio…e manhãs também claro…e alguns dias

É de ir!

JORGE RICARDO APRESENTA INFINITOS EM ALCOBAÇA, NO ESTREMADURA

O fotógrafo Jorge Ricardo apresenta, de 22 de Maio a 20 de Junho, a sua primeira exposição individual, intitulada "Infinitos", no Bar Estremadura, na Praça 25 de Abril, em Alcobaça. A mostra reúne doze fotografias, onde o infinito surge como o conceito transversal às imagens. Recolhas, umas mais recentes do que outras, que captam paisagens sensoriais. A Baía de São Martinho do Porto, o pinhal, a Lagoa de Óbidos, as águas do Porto de Abrigo da Nazaré ou do Rio Alcoa, a Pedra do Guilhim; são lugares comuns ampliados à essência, na exposição.

Jorge Ricardo nasceu em 1964, em Évora de Alcobaça. Desde 1988 exerce profissionalmente a actividade, num percurso dominado pela fotografia industrial.

A exposição é inaugurada no dia 22 de Maio, sábado, às 18h00, podendo ser visitada de terça a sexta, das 12h00 às 02h00; sábado e domingo, das 16h00 às 02h00. O espaço encerra à segunda-feira.

O Nas Faldas da Serra gosta e apoia: é de ir!

Tuesday, May 18, 2010

OUVINDO A DIVERSIDADE DE RÃS E SAPOS NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

OUVINDO A DIVERSIDADE DE RÃS E SAPOS

CONFERÊNCIA
RAFAEL MÁRQUEZ
Museu Nacional de Ciencias Naturales, Madrid

20 DE MAIO | 17H00
Entrada Livre


As populações de anfíbios têm vindo a sofrer um declínio acentuado em todo o mundo. A lista vermelha da IUCN estima que 30% das espécies de anfíbios estão ameaçadas. O tema da biodiversidade será abordado considerando a situação e as tendências actuais da diversidade de anfíbios, em particular dos anuros (sapos e rãs). Serão descritas as novas metodologias de monitorização acústica, referindo-se exemplos específicos de monitorização de anuros na Península Ibérica, relacionados com as alterações climáticas.

Esta palestra será realizada em espanhol.

CICLO DE CONFERÊNCIAS - BIODIVERSIDADE 2010

No âmbito do Ano Internacional da Biodiversidade 2010, o Museu da Ciência, em colaboração com o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, organiza um conjunto de conferências sobre biodiversidade destinadas ao público em geral. Mensalmente, entre Maio e Dezembro, cientistas convidados abordarão diversos temas relacionados com os factores que afectam a biodiversidade e os desafios que se colocam à sua conservação.

É de ir!

MR. DAVID VINER ESTREIA-SE EM PORTUGAL

Estreia absoluta e exclusiva em Portugal do artista britânico de blues/folk Mr. DAVID VINER para realizar 3 concertos (20, 21 e 22 Maio) e convidar, desde já a vossa presença num dos espectáculos.
Mr. David Viner é um songwritter britânico com influências blues e folk que foi descoberto pelos Von Bondies quando trabalhava na sua digressão pelo Reino Unido com os The Kills. Inicialmente contratado para vender o merchandise dos Von Bondies, Viner começou a tocar as suas canções para os membros do grupo, que ficaram tão impressionados que o colocaram a fazer a abertura dos seus concertos na segunda parte da digressão.

A partir daí nunca mais parou. Conheceu John Lee Hooker que o baptizou de “Mr.” por causa do seu sotaque britânico, gravou 3 albuns e fez digressões com os Spiritualized, a lenda do blues de Nova Orleães Dr. John e no final do Verão de 2007 com os famosíssimos WHITE STRIPES.

Apresenta-se pela primeira vez em Portugal e vem apresentar aquele que será o seu próximo trabalho Beyond Belief.

http://www.myspace.com/mrdavidviner

Os 3 concertos serão:

20 Maio - Teatro Vila Real, café-concerto (Vila Real)

21 Maio - Salão Brazil (Coimbra)

22 Maio - Cineteatro de Rio Maior (Rio Maior)

Nestes concertos, Mr. David Viner, irá apresentar-se com:

Mr. David Viner – Guitarra e Voz

Alice Lascelle – Violoncelo e Voz

John Cheeseman – Contrabaixo

Al Mobbs - Bateria

Apenas por curiosidade, Al Mobbs é também produtor tendo trabalhado com Damon Albarn nos GORILLAZ.


É de ir!