Saturday, April 28, 2007

TELMO FARIA E JOÃO LÁZARO SERÃO OS CONVIDADOS DO CAFÉ DAS QUINTAS EM 3 DE MAIO, SOB A RESPONSABILIDADE MUSICAL DE LUIS PEÇAS

O Orfeão de Leiria / Conservatório de Artes organiza na próxima semana mais uma sessão do seu imprescindível Café das Quintas, tendo como convidados Telmo Faria, historiador e Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, e João Lázaro, psicólogo e encenador. Será na próxima quinta-feira, 3 de Maio de 2007, pelas 18 horas, no Arquivo Distrital de Leiria. Desta vez a habitual participação musical do Café das Quintas será da responsabilidade do contratenor alcobacense Luis Peças e do organista João Santos, que não deixarão de centrar essa sua actuação na apresentação do seu recente CD Ave Maria. Valerá certamente a pena!

Friday, April 27, 2007

DJ WHY NOT? CLINIC DÁ OPORTUNIDADE A NOVOS DJ'S, A PARTIR DE 28 DE ABRIL

Dj Why Not? – qualquer um pode ser Dj. O Clinic dá uma fascinante oportunidade a todos os novos DJ's que queiram mostrar o que valem:
A ideia é simples mas pode bem tornar-se numa tendência a ser aplicada por esses clubes fora… Qualquer um pode ser Dj. É uma máxima que com o passar dos tempos cada vez mais se aplica. Um acto que está ao alcance de todos. Os passos são simples, escolher em casa até 15 minutos de música, levar os discos, dar o nome e esperar pelo seu momento. No Dj Why Not? A pista de dança vira por momentos o nosso quarto. O rádio de uma coluna onde nós escutamos as nossas músicas preferidas é trocado pelo sound-system do Clinic. A ideia é simples e só tem significado se a crítica não for apurada. Nesta cabine não há espaço para grandes tecnicismos nem fintas na mistura. O público quer atitude e rege-se a dança pelo bom gosto dos pretendentes. Não há prémios para os melhores nem assobios para os piores, num mês onde se celebra a liberdade haverá melhor exercício que prove a abertura de espírito?
D
J Why Not? // A cabine ao povo! //DJ Set // Sábado 28 de Abril // 00h00 // Entrada: 5 euros
Não há dúvida de que é uma excelente ideia, não é? É de tentar!

ANTÓNIO CALVÁRIO ACTUA AMANHÃ NO MAXIME COM A SUA BANDA: é O REGRESSO DO REI DA CANÇÃO AOS GRANDES PALCOS!

António Calvário actua em Lisboa, no Cabaret Maxime, na noite de sábado, 28 de Abril, acompanhado pela sua banda. É o regresso do eterno Rei da Canção aos grandes palcos, num espectáculo a não perder!
Notícias boas e bombásticas! O velhinho Maxime da Pr. da Alegria recebe o novíssimo António CalvárioO Rei da Canção! – para um espectáculo único, na noite de 28 de Abril!! Para o cantor de “Regresso” é um regresso ao palco onde já brilhou e encantou, num tempo em que a casa servia ostras e artistas de inigualável gabarito! António Calvário volta a ser nome grande num cartaz onde já figuraram Júlio Iglesias, Charles Aznavour, Rafael, Tony de Matos e ainda Hipólito Matateu, o «artista português» da pasta medicinal Couto!
O Rei da Canção fará uma viagem pelos seus grande exitos – “Oração”, “Regresso”, “Avé Maria dos Namorados”, “Tricana”, “Encontro Para Amanhã”, etc, e ainda brindará a audiência com algumas surpresas do seu novo CD “Volta”, acompanhado pelo seu conjunto privativo. António Calvário – provávelmente o maior cantor português de todos os tempos – mostra assim a Lisboa e ao mundo que não há voz que o tempo apague, e que o vigor com que deu várias voltas ao globo, de plateias a seus pés, está intacto! Embarque connosco neste cruzeiro do amor para uma viagem única e inolvidável, ao som da grande voz do ReiAntónio Calvário!
O Maxime não pára, constando que o Manuel Joõo está a preparar outras grandes surpresas para os próximos tempos! Força!

Thursday, April 26, 2007

OLIVER PAINE VOLTA A ACTUAR EM LISBOA, AMANHÃ, NO SÍTIO DO CEFALÓPODE


Oliver Paine volta a actuar em Lisboa, na noite de sexta-feira, 27 de Abril, a partir das 23 horas, no cada vez mais emblemático Sítio do Cefalópode. Oliver Paine actuou no Super Bock Super Rock, foi 3º classificado no concurso "Estado da Naçao" no Porto, e é finalista do International Songwriting Competition 2007, um dos três maiores concursos do género a nível mundial. Tal como anunciado na antena 3, Oliver Paine foi eleito entre quinze mil concorrentes de todo o mundo www.songwritingcompetition.com neste evento que tem como júris os galardoados Tom Waits, Robert Smith dos Cure, ou Frank Black dos Pixies.
Baseado na história do pequeno Fritz Kahn, um órfao de oito anos de idade que decide ir em busca da sua mãe, convidamo-los pois a escutar este trabalho www.myspace.com/oliverpaine ou no site oficial www.oliverpaine.com, onde encontram ainda mais cançoes, fotos, letras, críticas, biografia etc..
Será bom que acompanhemos Oliver Paine neste seu regresso à nossa capital do reino, na Costa do Castelo.

GRUPO DE PERCUSSÃO DA ESMAE, DIRIGIDO PELO PERCUSSIONISTA ALCOBACENSE MANUEL CAMPOS, ACTUA AMANHÃ NO PORTO, NO TEATRO HELENA SÁ E COSTA

O Teatro Helena Sá e Costa,na Rua da Alegria, 503 (entrada - R. da Escola Normal, 39), no Porto, será amanhã, sexat-feira, 27 de Abril, às 21 e 30, o destino favorito de todos os amantes da percussão. Nessa sala será apresentado o espectáculo Made in Japan, pelo Grupo de Percussão da ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto), dirigido pelo excelente percussionista alcobacense Manuel Campos. Esse concerto será baseado em repertório composto especialmente por compositores japoneses que se basearam na Marimba como sendo um elemento estimulante no seu acto de compor. O espectáculo será certamente muito bom (e barato!), pois os preços de entrada serã de 1 euro cada, facto que aqui se elogia e aplaude com muita força!
Sob a atenta e cuidada direcção musical de Manuel Campos, o Grupo de Percussão da ESMAE apresentará nesse concerto os seguintes instrumentistas: Percussão: António Casal, João Pacheco, Márcio Pinto, Sandro Mota, Nuno Simões, Rui Silva, Ismael Silva | Flauta: Tiago Schwäbl | Contrabaixo: Ana Sousa | Saxofone Alto: Filipe Fonseca.
Vale a pena ir ao Porto de propósito só para assistir a este concerto... Ai vale, vale!

EUROPEAN ENSEMBLE ACADEMY APRESENTA-SE EM CONCERTO EM LISBOA, NO GRANDE AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO GULBENKIAN

O European Ensemble Academy apresenta-se em Lisboa, na noite de sexta-feira, 27 de Abril, às 19 horas, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian. O Conselho Alemão da Música e a Fundação Calouste Gulbenkian, apresentarão nessa noite um concerto que pretende transcender não só as fronteiras nacionais como as fronteiras estilísticas da música contemporânea europeia. Depois de um trabalho intenso, compositores e intérpretes alemães, eslovenos e portugueses apresentam um programa que funde as linguagens estéticas da música erudita, o jazz e o pop-rock, destacando-se a participação de vários instrumentistas portugueses e do fado com Ana Sofia Varela Fernandes. Tal como há algum tempo aqui anunciámos este projecto Transcender Fronteiras foi criado por ocasião da Presidência alemã da União Europeia, estando o Conselho Alemão da Música, a desenvolver o projecto European Ensemble Academy 2007, nele integrado.
O European Ensemble Academy dedica-se à música contemporânea e tem com leitmotif a transcendência das fronteiras musicais e nacionais. Na Primavera de 2007 o Conselho Alemão da Música dará a oportunidade a um grupo de 60 músicos de diversas áreas de se juntarem com os seus parceiros europeus e testarem os limites das suas fronteiras nacionais. Este ambicioso projecto musical, patrocinado pela Federal Cultural Foundation, teve como estímulo o 50.º aniversário do Tratado de Roma e a Presidência alemã da União Europeia que está a ter lugar no primeiro semestre de 2007. Portugal e a Eslovénia, que serão os próximos países a deter esta presidência, são parceiros desta estimulante iniciativa.
O objectivo primeiro deste projecto é o encontro entre jovens músicos portugueses, eslovenos e alemães. Ao longo de 10 dias de trabalho conjunto e de uma tournée por toda a Europa, estarão reunidos debaixo do mesmo tecto os mais notáveis géneros musicais da actualidade - Música Contemporânea Erudita, o Jazz Europeu, e o Pop-Rock. Estes géneros musicais serão entrecruzados em trabalhos especificamente compostos para a Academia num esforço conjunto para o seu desenvolvimento e performance.
Serão formados então três grupos para os seguintes campos musicais: o «ensemble perspective», o «European Movement Jazz Orchestra» e o «Basement Pop». Sob a direcção de artistas consagrados e de tutores como Mauricio Kagel, Manfred Schoof, Sian Edwards, Udo Dahmen ou Henning Rümenapp, os músicos dedicar-se-ão inicialmente ao seu próprio idioma musical. Um quarto conjunto «ensemble 07» será composto por músicos dos três diversos estilos.
A composição desta Academia é única até à data e o seu programa irá incluir composições da nova geração que trabalhará obras e arranjos de compositores consagrados. Novas composições de jovens portugueses, eslovacos e alemães serão encomendadas pela Academia. Moritz Eggert, recentemente aclamado pela sua obra «Soccer Oratorio», irá produzir um novo arranjo dos seus trabalhos na linha não ortodoxa do «ensemble 07».
De 15 a 24 Março 2007, os jovens músicos ensaiarão no Vocational
Centre Eichholz perto de Bona. Em seguida viajaram por toda a Europa com o programa que desenvolveram e terão o papel de embaixadores da Música. Berlim, Bremen, Bruxelas, Colónia, Lisboa, Ljubljana, Zagreb e Roma são algumas das cidades que os irão receber. O projecto do European Ensemble Academy continuará em Portugal e na Eslovénia até 2008 em cooperação com o Conselho Alemão da Música.
Valerá certamente a pena estar presente para ver e ouvir estas interessantes novidades da música culta europeia!

Wednesday, April 25, 2007

25 DE ABRIL SEMPRE! UM POEMA DE NATÁLIA CORREIA...

Como de um peso lento sai a trova
digo Abril. Bom dia Liberdade!
Ramifica-se em flores a Boa Nova.
Afinal estrela d'alva era verdade.

Republicana é Vénus: tem-se a prova
nas curvas amorosas da cidade.
Celeiros de canções são a desova
do hábito do pus da claridade.

Ó visão! demais são tuas estrelas.
Um viveu de as esperar morreu de vê-las
e tombou a jurar que era de gás.

Viesta para passar já que és virgem?
És vidro? és diamante? és puta ou virgem?
Fica serenamente. Como a paz.

NATÁLIA CORREIA
Epístola aos Iamitas, 1976

Tuesday, April 24, 2007

10 MONUMENTOS MAIS VOTADOS VIA INTERNET ATÉ ESTA DATA NA ELEIÇÃO DAS 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL FORAM ESTA NOITE DIVULGADOS EM E-MAIL DA ORGANIZAÇÃO

Um e-mail da organização da decorrente eleição das 7 Maravilhas de Portugal, recebido esta noite na caixa de entrada do meu e-mail, divulga os 10 monumentos mais votados via Internet até esta data naquela eleição. Segundo esse e-mail, os 10 monumentos mais votados até esta data, via Internet, na eleição das 7 Maravilhas de Portugal, são os seguintes, por ordem alfabética:
- Castelo de Almourol
- Castelo de Guimarães
- Castelo de Óbidos
- Convento de Cristo Tomar
- Convento e Basílica de Mafra
- Mosteiro da Batalha
- Mosteiro dos Jerónimos
- Palácio Nacional da Pena
- Templo Romano de Évora
- Torre de Belém
O mesmo e-mail termina convidando as pessoas que o receberam (que, provavelmente serão as que tal como eu já votaram por essa via),
a convidar um amigo a também participar naquela votação. Para o que basta reenviar esse e-mail a esse amigo. Faltando apenas 47 dias para o dia 7 de Julho de 2007, data em que descobriremos quais são as 7 Maravilhas de Portugal eleitas nesta votação, voltamos a constatar que o Mosteiro de Alcobaça continua muito longe de ser eleito. Confirmei também hoje, mais uma vez, que a hipótese de tentar repetir a votação utilizando o mesmo e-mail é inútil, sendo imediatamente bloqueada. Assim continua algo ridícula a tese divulgada por muito boa gente de que essa possibilidade existe e de que a má classificação do Mosteiro de Alcobaça se deve ao facto de muitas das votações nos outros candidatos serem votações repetidas várias vezes. Da minha parte, gostaria que muitos alcobacenses fossem um bocado menos saloios...

JÁ ESTÁ À VENDA O DUPLO CD PORTUGAL NIGHT 2007

É verdade. Já está à venda o duplo CD Portugal Night 2007, incluindo mixes e remixes de alguns dos mais conhecidos DJ'S da nossa praça. A coisa é tão interessante que até inclui o Bonus CD One Country, One Spirit, One Love, mixed pelo DJ Diego Miranda. É tão bom que até funciona (e faz funcionar) em casa!

Monday, April 23, 2007

EXPOSIÇÃO JOAQUIM VIEIRA NATIVIDADE, UMA VIDA COM A CORTIÇA (1899-1965) ESTÁ PATENTE NO NÚCLEO DA MUNDET DO ECOMUSEU DO SEIXAL

Desde o dia 14 de Abril, está patente no Núcleo da Mundet do Ecomuseu Municipal do Seixal (Edifício das Caldeiras Babcock & Wilcox), a exposição temporária Joaquim Vieira Natividade, Uma Vida Com a Cortiça (1899-1965), que permite conhecer o fascinante percurso do alcobacense que foi fundador da subericultura científica.
Esta nova exposição, que evoca e homenageia aquele que é considerado o fundador da subericultura científica, tem por principal objectivo proporcionar um conhecimento geral das três décadas de labor de Joaquim Vieira Natividade e valorizar o seu incontornável legado na área do sobreiro e da cortiça.
A ligação de Joaquim Vieira Natividade à temática suberícola, enquanto engenheiro agrónomo e engenheiro silvicultor, a par de outras actividades da sua multifacetada personalidade, surgiu em 1930, quando passou a dirigir a Estação Experimental do Sobreiro e do Eucalipto, então criada, com sede em Alcobaça, sua terra natal, encabeçando o primeiro grupo de investigação em Portugal nesta área.
Na sua extensa e importante bibliografia científica, a obra Subericultura (1950), continua a ser uma referência nacional e internacional obrigatória, para todos os que se interessam pelo estudo do sobreiro e da cortiça, tendo sido traduzida para várias línguas. O importante conjunto de objectos do espólio científico da Estação Florestal Nacional (Oeiras), provenientes da Estação de Experimentação do Sobreiro, contribui para documentar a vertente laboratorial do trabalho de Vieira Natividade, ligado ao sobreiro, indissociável do seu labor e experiência de campo.
A organização desta exposição proporciona aos seus visitantes um programa de visitas acompanhadas por especialistas à Exposição sobre Joaquim Vieira Natividade, que necessita de inscrição prévia.
Esta interessantíssima exposição conta com o apoio da Direcção Geral dos Recursos Florestais e da Fundação João Lopes Fernandes, anunciando também a colaboração do IPPAR/Mosteiro de Alcobaça e da Casa-Museu Manuel Vieira Natividade (curiosamente, a própria Alcobaça parece não ter qualquer conhecimento dessa colaboração e esta é mesmo a primeira notícia escrita por um alcobacense sobre este importante evento...). E o Seixal até nem fica assim tão longe de Alcobaça...

EDITORIAL CAMINHO LANÇA ROMANCE DO 25 DE ABRIL, DE JOÃO PEDRO MÉSSEDER NO PRÓPRIO DIA 25 DE ABRIL: É JUSTO E APROPRIADO, NÃO É?

A Editorial Caminho lança justa e apropriadamente no próprio dia 25 de Abril deste ano, o Romance do 25 de Abril, de João Pedro Mésseder, com ilustrações de Alex Gozblau. Esssa (dupla) sessão de lançamento terá lugar no dia 25 de Abril, quarta-feira, às 18.30 Horas e às 21.30 Horas, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett - Porto, e contará com a presença dos autores. Presente estará também O Bando dos Gambozinos, que apresentará uma peça musical baseada na obra, ao vivo e a (muitas) cores.
Desse Romance do 25 de Abril de João Pedro Mésseder e Alex Gozblau: E se um menino se chamasse Portugal? Ou então: pode o Portugal do antes do 25 de Abril ser comparado a um menino? Ora por que não? Ouçam pois a sua história: como cresceu e sofreu e lutou até, já adulto, ver realizado um sonho. E que sonho foi esse? O da liberdade, é claro. Mas imaginou também uma democracia e uma justiça que julgou possíveis no .
seu país à beira-mar. Esse país onde hoje o mesmo menino, homem feito agora, continua atento a sonhar com um mundo melhor.
É mesmo muito bom que o 25 de Abril também possa ser um romance!


SABE PORQUE É QUE O DIA MUNDIAL DO LIVRO SE CELEBRA A 23 DE ABRIL?

O Dia Mundial do Livro celebra-se a 23 de Abril: uma data simbólica para a literatura mundial. Neste dia, e no mesmo ano de 1616, morreram Cervantes, Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega. Esta é também a data do nascimento ou da morte de outros proeminentes autores como Maurice Druon, K. Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo. Esta data foi uma escolha natural da Conferência Geral da UNESCO para prestar tributo mundial aos livros e aos autores, encorajando todos, e em particular os jovens, a descobrir o prazer da leitura e a respeitar cada vez mais as contribuições insubstituíveis de todos os que contribuiram para o progresso social e cultural da humanidade. A ideia desta celebração teve a sua origem na Catalunha onde, a 23 de Abril, uma rosa é habitualmente oferecida como presente a quem compra um livro. Bueno!

Sunday, April 22, 2007

PRÓXIMA EXPOSIÇÃO DA GALERIA CONVENTUAL EM ALCOBAÇA SERÁ UMA EXPOSIÇÃO DO PRÓPRIO JORGE PEREIRA DE SAMPAIO. SALVÉ!

Provando mais uma vez que nem tudo está a morrer em Alcobaça, a Galeria Conventual, sabedoramente dirigida por Jorge Pereira de Sampaio, volta a apresentar uma originalíssima exposição. Essa nova exposição da Conventual será inaugurada no próximo sábado, 28 de Abril, e é, nem mais nem menos, uma exposição de pintura e desenho, em que sob o título Retratos de Família, serão apresentados trabalhos de representação visual de autoria do próprio Jorge Pereira de Sampaio. Posso aqui confidenciar que já vi grande parte da produção artística que potenciará essa exposição e posso já aqui escrever que para primeira exposição do próprio Jorge Pereira de Sampaio a coisa não esta nada má. E esta, hem?

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL EM ALCOBAÇA PARECEM-SE CADA VEZ MAIS COM UM VELÓRIO...

Pois é. Como diz a canção do Chico Buarque: "a coisa aqui está preta". Escrevo sobre as comemorações do 33º aniversário do 25 de Abril em Alcobaça. Que me parece estarem a ficar cada vez mais parecidas com um velório.... Neste ano da graça de 2007 a "coisa" volta a ser mais do mesmo... Na próxima quarta-feira, dia 25 de Abril, essas comemorações do aniversário da Revolução dos Cravos começam às 12 e 30, , na Cela Velha, com uma Deposição de Flores no Monumento ao General Humberto Delgado... Essas comemorações continuam às 14 e 30, já em Alcobaça, com (mais) uma Deposição de Flores no Monumento ao 25 de Abril... O velório, ou melhor escrevendo, as comemorações desse aniversário da Revolução de Abril em Alcobaça têm o seu grande final anunciado para as 15 horas, no Auditório Geral da Biblioteca Municipal, com uma sessão solene... Neste último caso não se sabe ainda a quem será dedicado o velório...