Saturday, January 09, 2010

A FLORESTA ENCANTADA, NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM, PELO DIVINO SOSPIRO

Centro Cultural de Belém . Pequeno Auditório . Sala Eduardo Prado Coelho
Sábado . 9 de Janeiro . 21 horas

DIVINO SOSPIRO
A FLORESTA ENCANTADA

A Floresta Encantada é uma das muitas peças inspiradas na obra-prima do poeta italiano Torquato Tasso, La Gerusalemme Liberata, de 1580, que descreve os combates imaginários entre cristãos e muçulmanos durante o cerco a Jerusalém, no fim da primeira cruzada. A música de A Floresta Encantada foi encomendada a Geminiani pelo arquitecto e "encenador" Giovanni Niccolò Servandoni (1695-1766) para a pantomina La Forest Enchantée, representada em Paris em 1754. O texto descreve as tentativas de Goffredo di Buglione e Rinaldo para retomar o cerco a Jerusalém, depois do mago Ismeno ter encantado a floresta de onde os guerreiros queriam trazer a madeira para construir as suas máquinas de guerra. A simplicidade do enredo permite a Geminiani recriar através da música ambientes misteriosos, espíritos e batalhas.

DIVINO SOSPIRO
Direcção musical . CHIARA BANCHINI
Narrador . TIAGO RODRIGUES
Tradução de excertos dos Cantos XIII e XVIII de La Gerusalemme Liberata
de Torquato Tasso . MARGARIDA PERIQUITO

PROGRAMA

FRANCESCO GEMINIANI (1687-1762)
A Floresta Encantada

É de ir!

Thursday, January 07, 2010

VALE, DE MADALENA VICTORINO, NO CINE-TEATRO SÃO PEDRO DE ALCANENA

O Cine-Teatro São Pedro de Alcanena recomeça a sua programação, em 2010, com uma grande produção da Artemrede. Trata-se de um projecto que envolve 40 participantes locais, inspirado na região do Vale do Tejo, centrado nos concelhos de Alcanena, Santarém, Montijo e Sobral de Monte Agraço.

VALE é um espectáculo coreográfico e musical que mobiliza 14 intérpretes, vindos da dança, do teatro e da música, e 40 participantes locais.

VALE cria, com a sua dinâmica laboratorial, espaços de encontro e trabalho regular entre artistas e as populações. VALE é um projecto de criação artística regional que parte do património dos lugares e das gentes do Vale do Tejo e se conjuga com os Teatros e as comunidades onde estes, hoje, se integram.

Nesta terra onde o rio é mar, aprendemos que a pele tem flor, que o gado tem vida de homem, que os lençóis são de água escura, que as pedras se rebentam para fazer nascer as oliveiras, que no tomilho poisam morcegos, que o vento lava, leva e traz. Este VALE, instalado no algar do teatro, envolverá então o público e irá transportá-lo até terras fundas de vaidade e obediência, onde se desafia o medo, onde a água transborda e inunda, onde o sol e a sombra se encontram…

VALE é um espectáculo de Madalena Victorino com música de Carlos Bica, que o Cine-Teatro São Pedro tem a honra de apresentar a 9 de Janeiro de 2010 (sábado), às 21:30h, e a 10 de Janeiro de 2010 (domingo), às 16:00h. Com uma duração aproximada de 75 minutos (sem intervalo), o espectáculo destina-se a maiores de 6 anos, sendo o preço dos bilhetes no valor de 5€ (preço único).

Como habitualmente, as reservas podem ser efectuadas através dos telefones 249889115 ou 249889010 ou através do e-mail bilheteira@cine-teatro.alcanena.pt.

É de ir!

MAGOS SOLIDÁRIOS, UM ESPECTÁCULO DE SOLIDARIEDADE, EM ALCOBAÇA

O Município de Alcobaça preparou para a época natalícia a campanha Magos Solidários, com o objectivo de recolher, a partir do envolvimento com a comunidade local, contributos essenciais para a população mais necessitada do Concelho.

Para dar corpo a este projecto, o Município propôs várias acções que podem ser estendidas ao longo de todo o ano, das quais destacamos: “Reino Solidário” e o “Espectáculo de Solidariedade”. É objectivo do Município estabelecer e desenvolver uma relação de “Nós para Nós” com todas as entidades e comunidades locais, e para isso, consideramos a sua participação fundamental para a construção deste puzzle solidário.

Para dar visibilidade à campanha, o Município organiza, no dia 9 de Janeiro, um espectáculo de solidariedade, no jardim em frente ao Tribunal, onde serão apresentados os resultados da recolha, e estão previstas as actuações dos grupos: Coro de São Bernardo, Coro e Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Alcobaça, Grupo Suão e Rancho Folclórico e Etnográfico Papoilas do Campo. Poderá ainda assistir à exposição “Reis Magos”.

CAMPANHA DE RECOLHA

“Reino Solidário” é o nome da campanha de recolha de bens destinada à população mais carenciada. Assim, pode contribuir com: mobiliário, electrodomésticos, produtos de higiene e papelaria (cobertores, lençóis, colchões, equipamento de bebé, roupa de criança, fraldas, fogões, tachos e panelas). Toda a informação estará disponível nas Juntas de Freguesia do Concelho que são nesta campanha parceiras do Município.

Torne-se peça fundamental. Participe!


Tuesday, January 05, 2010

GONÇALO CADILHE APRESENTA PELO MUNDO, COM OS LIVROS ÀS COSTAS, EM PENICHE

Gonçalo Cadilhe, escritor e cronista de viagens, apresenta a palestra “Pelo Mundo, com os
Livros às Costas”, no próximo dia 7 de Janeiro de 2010, pelas 15h30, no auditório da Escola
Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, resultado de uma parceria
estabelecida entre os Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e a
Associação de Estudantes da ESTM.
-Gonçalo Cadilhe-
Natural da Figueira da Foz, Gonçalo Cadilhe, de 41 anos, é um viajante. Depois de desistir de
uma licenciatura em Gestão de Empresas, e de ter tentado, durante sete meses, um trabalho
com horário fixo, o escritor despediu-se e começou a viajar e a escrever. Sempre em
transportes públicos, Gonçalo Cadilhe já viajou pelos locais mais inesperados e nem sempre
pacíficos, tais como: Nicarágua, Colômbia, Bolívia, Afeganistão, Nepal, entre outros.
Autor de livros como Planisfério Pessoal (2005), A Lua Pode Esperar (2006), África Acima
(2007), No Princípio estava o Mar (2008), Nos passos de Magalhães (2008), Tournée (2008) e
1 km de cada vez (2009), o escritor mantém a sua postura de vida com a máxima “Não penses
que um pequeno grupo de cidadãos com vontade não pode mudar o mundo. Na realidade,
essa é a única forma de o fazer”.
É de ir!

O BOSQUE DAS FIGURAS PLANAS NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Café, livros e ciência

O Bosque das Figuras Planas,
por Andreia Hall (Universidade de Aveiro)
7 de Janeiro . 18H00
Entrada livre

O Bosque das Figuras Planas convida as crianças a explorar a Matemática de uma forma divertida e integrada com actividades do seu dia-a-dia, em particular com o prazer de ouvir contar histórias. Para tal, foram criadas histórias que giram em torno de uma personagem bem conhecida, o Pinóquio. A acompanhar as histórias encontram-se actividades que levam as crianças a experimentar, a pensar e a encontrar respostas para os mais variados desafios. Na primeira história, Pinóquio é criado em computador, à imagem da sua criação em madeira por Carlo Collodi em 1881. Desta vez é gerado a partir de um programa gráfico utilizando figuras geométricas simples. Quando o boneco começa a falar, faz perguntas sobre as figuras que o compõem. A esse propósito, é levado a conhecer o Bosque das Figuras Planas, onde vivem as figuras geométricas planas governadas por uma simpática rainha. Na segunda história, os habitantes do bosque juntam-se numa grande festa. Mas, de repente, a rainha dá-se conta de que desapareceram as figuras redondas. O que terá acontecido?"

O "Bosque das figuras planas" apresenta as aventuras da personagem, tão nossa conhecida /Pinóquio/ e acompanha as trapalhadas em que se mete, num bosque encantado, repleto de figuras geométricas governado por uma poderosa rainha e será apresentado pela autora, numa sessão também recomendada ao público infantil.

Café, Livros e Ciência é projecto de comunicação de ciência com o objectivo principal de promover a leitura de livros de ciência junto do público em geral. Este evento acontece num ambiente informal, onde o café acompanha os livros.
Trata-se de uma parceria entre o o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e acontece na primeira quinta-feira de cada mês num périplo por cada instituição parceira. Os eventos contam com uma cobertura multimédia que posteriormente será colocada no sítio internet de cada parceiro, bem como no CVTV.

É de ir!

Sunday, January 03, 2010

4º CONCURSO LITERÁRIO GUEMANISSE DE MINICONTOS E HAICAIS

4º CONCURSO LITERÁRIO GUEMANISSE DE MINICONTOS E HAICAIS

www.guemanisse.com.br

editora@guemanisse.com.br

concursoliterario@guemanisse.com.br

Objetivando incentivar a literatura no país, dando ênfase na publicação de textos, a GUEMANISSE EDITORA E EVENTOS LTDA. promove o 4º CONCURSO LITERÁRIO GUEMANISSE DE MINICONTOS E HAICAIS, composto por duas categorias distintas:

a) Contos;

b) Poesias,

o qual será regido pelo seguinte

REGULAMENTO

1. Podem concorrer quaisquer pessoas, de qualquer país, desde que os textos inscritos sejam em língua portuguesa. Os trabalhos não precisam ser inéditos e a temática é livre.

2. As inscrições se encerram no dia 08 de janeiro de 2010. Os trabalhos enviados após esta data não serão considerados para efeito do concurso, e, assim como os demais, não serão devolvidos. Para tanto será considerada a data de postagem (correio e internet).

3. O limite de cada MINICONTO é de até 2 (duas) páginas. Os HAICAIS se prendem à sua forma tradicional.

4. Os textos devem ser redigidos em folha A4, corpo 12, espaço 1,5 (entrelinhas) e fonte Times ou Arial.

5. As inscrições podem ser realizadas por correio ou pela internet da forma seguinte:

a) Via postal (correio): os trabalhos podem ser enviados em papel, CD ou disquete 3 ½ para Guemanisse Editora e Eventos Ltda. CAIXA POSTAL 31.530 - CEP 20780-970 - Rio de Janeiro – RJ;

b) Internet: os trabalhos devem ser enviados, em arquivo Word, para o e-mail concursoliterario@guemanisse.com.br (com cópia para) editora@guemanisse.com.br

6. Tanto os MINICONTOS quanto os HAICAIS devem ser remetidos em 1 (uma) via, devendo, em folha (ou arquivo word) separada, conter os seguintes dados do concorrente:

a) nome completo;

b) nome artístico, com o qual assina a obra e que será divulgado em caso de premiação e/ou publicação;

c) categoria a que concorre;

d data de nascimento / profissão;

e) endereço completo (com CEP) / e endereço eletrônico (e-mail).

7. Cada concorrente pode realizar quantas inscrições desejar.

8. Para a categoria MINICONTOS, o valor de cada inscrição é de R$ 30,00 (trinta reais), podendo o autor inscrever até 3 (três) textos por inscrição. Para a categoria HAICAIS, o valor de cada inscrição é de R$ 30,00 (trinta reais) podendo o autor inscrever até 5 (cinco) textos por inscrição. Os valores devem ser depositados em favor de GUEMANISSE EDITORA E EVENTOS LTDA, na Caixa Econômica Federal, Agência 2264, Oper. 003 Conta Corrente Nº 451-7

9. A remessa do numerário referente à inscrição, quando feita do exterior, deve ser efetuada através dos correios;

10. Os comprovantes de depósito (nos quais os concorrentes escreverão o nome) devem ser remetidos para Guemanisse Editora e Eventos Ltda. pelo correio, pela internet (escaneados) ou para o fax (21) 3734-2005. Nenhum valor de inscrição será devolvido.

11. Os resultados serão divulgados pelo nosso site www.guemanisse.com.br, pela mídia e individualmente (por e-mail) a todos os participantes, no dia 26 de fevereiro de 2010.

12. Cada Comissão Julgadora será composta por 3 (três) nomes ligados à literatura e com reconhecida capacidade artístico-cultural. Ambas as Comissões podem conceder menções honrosas.

13. As decisões das Comissões Julgadoras são irrecorríveis.

14. Para cada Categoria (Contos e Poesias), a premiação será nos seguintes valores:

a) Premiação em dinheiro:

1º lugar: R$ 3.000,00 (três mil reais) e publicação do texto em livro;

2º lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais) e publicação do texto em livro;

3º lugar: R$ 1.000,00 (mil reais) e publicação do texto em livro.

b) Premiação de publicação em livro:

Os textos premiados, inclusive os que forem agraciados com MENÇÃO HONROSA e/ou MENÇÃO ESPECIAL, serão publicados em livro (sem ônus para seus autores, inclusive de remessa postal) e cada um destes autores receberá dez exemplares, a título de direitos autorais. Os direitos autorais subseqüentes à esta edição são de propriedade dos seus autores, não tendo a Guemanisse nenhum direito sobre os mesmos. Esta edição específica não poderá ultrapassar a tiragem de 2.000 (dois mil) exemplares, e os livros restantes desta edição serão preferencialmente distribuídos por bibliotecas e escolas públicas.

15. A inscrição no presente concurso implica na aceitação plena deste regulamento.

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA PROMOVE 5º CURSO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA E DESFIBRILHAÇÃO AUTOMÁTICA EXTERNA

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) através da Escola Superior de Saúde (ESSLei) e em
parceria com o Grupo de Trauma e Emergência (GTE) realiza a 5.ª edição do curso de
“Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa”, com candidaturas abertas até ao próximo dia 28 de Janeiro.
O curso, desenvolvido pela American Academy of Orthopaedic Surgeons/-Emergency Care and
Safety Institute (AAOS/ECSI), em parceria com a American College of Emergency Physicians
(ACEP), é usualmente ministrado a profissionais de saúde, elementos do serviço de urgência e
cidadão comum.
Esta 5.ª edição apresenta um total de 20 horas, correspondendo 12 horas a aulas teóricas em
regime de e-Learning, e as restantes 8 horas a aulas práticas em regime presencial.
Acessível a qualquer pessoa com idade igual ou superior a 15 anos com acesso à Internet, a
formação diversifica e enriquece a cultura geral e promove a cidadania, além de fornecer
competências técnicas de intervenção em situações de emergência, a estudantes, profissionais
que operam nas áreas da Educação, Saúde, da Assistência Social, e trabalhadores de
empresas comerciais, industriais e serviços.
Com esta iniciativa de formação a distância, o Instituto Politécnico de Leiria através do recurso
às novas tecnologias, visa contribuir para uma sociedade mais informada, solidária e
cooperante nos momentos em que é necessário fazer a detecção precoce da vítima e accionar
os procedimentos da cadeia de sobrevivência.
Objectivos
· Conhecer a cadeia de sobrevivência;
· Saber actuar em conformidade com as precauções universais de protecção;
Gabinete de Imagem e Comunicação_ T. 244 830 010 F. 244 813 013 gic@ipleiria.pt
22
· Diagnosticar paragem respiratória e cardiorespiratória;
· Aplicar correctamente o suporte básico de vida e desfibrilhação automática externa;
· Adquirir treino na abordagem da via aérea;
· Adquirir treino na execução das compressões torácicas;
· Adquirir treino na ventilação boca-a-boca;
· Adquirir treino na ventilação máscara – insuflador manual.
Metodologia e Avaliação
· Formação teórica não presencial (e-Learning, via plataforma Moodle) com
acompanhamento tutorial permanente (on-line) e discussão em grupo (fóruns, chats,
outros);
· Formação prática presencial com execução de várias técnicas de intervenção em
contextos de simulação;
· Avaliação individual da formação teórica na plataforma Moodle;
· Avaliação da componente prática nas vertentes individual e de grupo.
Inscrições e Preço
Em www.esslei.ipleiria.pt:
150 euros + 1,80 euros (seguro obrigatório) e inclui:
· Chave de acesso à formação em e-learning durante o período de formação;
· Manual técnico em suporte informático e em papel;
· Acompanhamento tutorial;
· Formação prática;
· Certificado de conclusão de curso.
É de inscrever e frequentar
!