Saturday, January 26, 2008

GNU FORAM OS GRANDES VENCEDORES DO CASSETE CLINIC!

Disputou-se ontem à noite a grande final do Cassete Clinic/ 1º Concurso Para Bandas Com Sangue Novo, organizado pelo Clinic Bar, de Alcobaça. Os grandes vencedores dessa final foram os Gnu, de Lisboa, que além de garantirem a vitória no concurso terão como prémio uma digressão por terras de Espanha, acompanhando as bandas alcobacenses The Gift e Loto (esta é mais uma novidade com a chancela do Nas Faldas da Serra!). Os Gnu são formados por João Pinheiro (bateria e percussão), Pedro Soares (baixo eléctrico, guitarra eléctrica e teclados) e Filipe Bernardo (sintetizadores), assumindo a influência de muito boa gentinha como Young Gods, Soft Machine, John Zorn, Lounge Lizards, Air e Napalm Death, facto que apenas abona a favor desta nova banda com muito sangue novo na guelra... Muitos parabéns e boas aventuras no reino da nova música portuguesa!

CORAÇÕES DE ATUM AO VIVO NO CENTRO DE ARTES DE SINES

Corações de Atum- Mais um projecto musical do impagável e irreverente Manuel João Vieira, líder dos Ena Pá 2000 e Irmãos Catita. No Auditório do Centro de Artes de Sines, sábado, 26 Janeiro, às 22 horas. Os bilhetes custam 5 euros e a organização é da muito simpática Câmara Municipal de Sines. Corações de Atum é o terceiro projecto de estúdio de Manuel João Vieira, carismático líder dos Ena Pá 2000, Irmãos Catita, e eterno candidato à Presidência da República. Neste trabalho, resultante de um CD gravado a meias com Shegundo Galarza o último disco do saudoso maestro Vieira transporta para os palcos canções nostálgicas de “antigamente” com novas abordagens poéticas e uma roupagem jazz. Nomes como Nuno Ferreira (guitarra eléctrica), Rui Caetano (piano), Marco Franco (bateria) e João Custódio no contrabaixo, acompanham o cantor. É de ir, a todo o gás!

CARNAVAL 2008/ PARTE 4: BAILE DE MÁSCARAS ZOOLÓGICO NO SANTIAGO ALQUIMISTA

Segunda-feira de Carnaval a sério a sério é com os Ena Pá ZOOO, na carnavalesca noite de 4 de Fevereiro no Santiago Alquimista. Vai ser o verdadeiro fungágá da bicharada, pois o convite é claro: dresscode – bicho! A «musicata», o «bailarico», e a «filarmónica reles» (designações do dicionário Universal) vão ser o motivo para um baile de máscaras zoológico. Elas de joaninha, borboleta, coelhinha, ovelha ou mesmo um bela vaquinha. Eles de urso, crocodilo, elefante ou até de monstro peludo alienígena. Só não vale defecar na pista de dança! Para animar os animais haverá bebedouros com bebidas espirituosas, quentes e frias, tendo toda a bicharada, uma bebida-brinde oferecida pelo director do zoo. Laroca, hein?... Bicho “homem” é que não tem direito a nada! A música selvagem ambiente será da inteira responsabilidade desse felino assanhado que é o MD Gimba, o rei da selva sonora, e e grande inventor do “disco com pato”! Convida-se toda a fauna zoológica a comparecer e enlouquecer, trazendo a parafernália carnavalzooesca do costume: Papelinhos, serpentinas, bombinhas e bombons, dejectos plastificados, pózinhos de espirrar, linguas-de-sogra, etc. Estão proibidos os casacos de peles humanas! Vá lá! Não tenham medo de fazer figuras de urso! Venham à grande festa de Carnaval no Santiago Alquimista, com os Ena Pá ZOOO. Vamos divertir-nos que nem uns animais! Grrrr!

CARNAVAL 2008/ PARTE 3: IRMÃOS CATITA NUM BAILE DE CARAÇAS!

O sábado de Carnaval contará com a presença d’Os Irmãos Catita que, como sempre – iguais a si próprios – deixam qualquer escola de samba num cantinho! Se há um Carnaval que mete o do Rio de Janeiro num chinelo – leram bem: num chinelo! – é o dos manos Catita! Na noite de sábado, 2 de Fevereiro, Lisboa vai parar para dar passagem aos imperadores dos tric-tracs, os reis das bombinhas-de-mau-cheiro, os soberanos dos estalinhos, os monarcas da serpentina e do confeti, os maiorais da bicha de rabear, enfim: os césares das bisnagas e das caraças! Juntemo-nos a eles! Levemos a nossa caraça! Compremos uma bisnaga! Enchamos os bolsos de estalinhos e vamos a essa festa de estalo sentir o impacto desta bomba de foliões/neutrões que é o Carnaval Maximiano (que arrasa qualquer sambódromo!) – um Carnaval português com chancela da A.S.A.E.(G.P.) – Associação de Salvaguarda das Antigas Estroinices (Genuinamente Portuguesas). Rio de Janeiro? Não, obrigado! isso é para os tótós! Carnaval a sério é com Os Irmãos Catita – no Maxime, claro – dia 2 de Fevereiro!

CARNAVAL 2008/ PARTE 2: REPÓRTER ESTRÁBICO NO CABARET MAXIME!

IrREsistíveis! Os maioREs incendiários de pistas-de-dança a oeste do Caia - os Repórter Estrábico (RE, para os amigos) - estão a pREparar uma sessão de piromania bamboleante no Cabaret Maxime – local estrategicamente situado a poucos metros do quartel dos Bombeiros Voluntários da Praça da Alegria! Com este fogaréu tREmendo os REabREm as hostilidades para um carnaval electro-disíaco, ideal para combater o stREss. Este concerto serve também para RElançar o site www.reporterestrabico.com fazendo um paralelo físico e concREto com a sua existência virtual, completando-se assim a essência da existência essencial (e existencial!) deste quarteto pós-genial – uma ideia simples! PREparem-se pois para uma dose de electro-volts, electro-ohms e electro-outras-coisas ao som contagiante – ousamos mesmo a classificá-lo de electrizante – dos não menos electrizantes Repórter Estrábico! (alguém REparou que só há 3 linhas neste texto que – para REspirar – não contêm este simpárico “RE”?) Por tudo isto rogamos aos Lisboetas (e não só!) mais voltaicos que compareçam e electreçam!! Vai ser na noite de sexta-feira, 1 de FeveReiro e os bilhetes ATé já estão à venda!

CARNAVAL 2008/ PARTE 1: RODA DE CHORO DE LISBOA CONVIDA RODRIGO LESSA

Aperte os atacadores e a presilha do sapato, e ponha os pés a dançar! Na próxima quinta-feira, 31 de Janeiro, já com um cheiro a carnaval no ar, o Cabaret Maxime acolhe com gáudio e satisfação a Roda de Choro de Lisboa para uma soirée pré-foliona do mais fino estilo carioca ao som das melodias e do balanço inconfundível dessa música à qual ninguém fica indiferente – o choro! E o choródromo da Pr. da Alegria aperalta-se com disfarces de gala e um sortido fino de confeti para receber no seu badalado palco o rei do bandolim, directamente de Ipanema para Lisboa, o grande Rodrigo Lessa! Tcha-ra!! Com este diamante (que já dividiu palcos com Ney Matogrosso, Paulinho da Viola e outros – um ponta de lança de raíz – fica completa a equipa atacante da Roda: Múcio Sá e Nuno Gamboa no Violão de 7 cordas, Luís Bastos no Clarinete, Tércio Borges no Cavaquinho, Alexandre "barriga" Santos na percussão, e o próprio Lessa no bandolim! Vai tudo à frente! Por isso, para quem queira dar um sniff de carnaval – acabadinho de chegar do Brasil – só tem que se aperaltar também, e trazer ao Maxime o seu sortido fino de amigos – e amigas para uma inesquecível noite dançante. Viva a folia!

Friday, January 25, 2008

MOSTEIRO DE ALCOBAÇA JÁ VENDE BILHETES PARA CONCERTO DOS THE GIFT EM 7 DE MARÇO

Acompanhei o percurso artístico dos The Gift praticamente desde o início. Em 1994, como membro da organização do Concurso de Música Moderna de Alcobaça e como um dos avaliadores das maquetes então enviadas a concurso, terei sido um dos primeiros ouvintes a apreciar a qualidade e o engenho da música que ali se mostrava, apurando-os para a fase final dessa edição do histórico concurso organizado pelo Bar Ben, em que conquistariam o 2º lugar. O percurso artístico dos The Gift continuou por aí fora, com o êxito que se conhece, anunciando-se o seu regresso a Alcobaça na noite de 7 de Março deste ano, para actuar na Biblioteca do Mosteiro de Santa Maria, em concerto integrado no evento 7 Maravilhas EDP, que homenageia os monumentos vencedores no recente concurso das 7 Maravilhas de Portugal.
Contudo, o objectivo desta postagem é recordar que a primeira vez que os The Gift actuaram fora do Bar Ben, após as suas actuações naquela edição do seu concurso de música moderna, foi precisamente no Claustro D. Afonso VI do Mosteiro de Alcobaça, em 29 de Julho de 1995, fazendo-o perante numerosa e atenta assistência. Curiosamente, os The Gift voltariam a actuar no interior de um monumento cisterciense em 20 de Abril de 1996, então no Mosteiro de Cós, actuando no chamado Coro das Religiosas, perante uma monumental enchente, em concerto integrado no lançamento da primeira edição da Espaços/Adepa-Revista de Património. Esta terceira actuação dos The Gift no interior de um monumento cisterciense do seu concelho natal apenas pode ser aguardada com enorme expectativa, aqui se anunciando que os bilhetes para esse espectáculo já se vendem em Alcobaça, na bilheteira do Mosteiro de Santa Maria, custando cada um 20 euros. Lá estaremos!

OPERAÇÃO: ORFEU, HOJE E AMANHÃ NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

A companhia dinamarquesa Hotel Pro Forma apresenta hoje e amanhã, no grande auditório do Centro Cultural de Belém, a ópera visual Operação: Orfeu, inspirada no conhecido mito do músico apaixonado que desce ao mundo dos mortos para recuperar Eurídice. A concepção artística e a direcção deste espectáculo da Hotel Pro Forma são da responsabilidade de Kirsten Dehlholm sobre libreto de Ib Michael. A música desta ópera visual em três actos, habitada por treze cantores e uma bailarina, junta composições originais de Bo Holten ao minimalismo de JohnCage e à famosa ária Che Farò Senza Euridice, da ópera Orfeo e Euridice de Christoph Willibald Gluck. Só podemos aconselhar e muito, informando que as duas representações começam às 21 horas e que o espectáculo dura cerca de uma hora e vinte minutos, sem intervalo. É de ir!

ENSEMBLE EUROPÉEN WILLIAM BYRD INTERPRETA MÚSICA PORTUGUESA DO SÉCULO XVIII EM LISBOA

Ora aí está um dos mais aguardados espectáculos da actual Temporada Gulbenkian de Música. Trata-se de um concerto integrado no Ciclo de Música Antiga daquela temporada, que será apresentado no próximo domingo, 27 de Janeiro, em Lisboa, na Academia das Ciências. Em palco estará o Ensemble Européen William Byrd, que sob a direcção do maestro Graham O'Reily interpretará exclusivamente música de João Rodrigues Esteves, um dos mais notabilizados compositores portugueses do século XVIII. Serão interpretadas Miserere, Stabat Mater, Lamentações a 8 Vozes e a Missa a 8 Vozes, de João Rodrigues Esteves, um dos jovens compositores portugueses beneficiados pela atenção que D. João V dedicou à arte musical, estudando em Roma o chamado Barroco Monumental e regressando a Portugal como um notável compositor de música sacra. Ora aí está mais um espectáculo absolutamente imperdível!

Thursday, January 24, 2008

CLINIC APRESENTA FINAL DO SEU 1º CONCURSO DE MÚSICA BANDAS COM SANGUE NOVO E LANÇA NOITES WHY NOT? PARA DJ'S COM SANGUE NA GUELRA

Tal como este blogue anunciou em primeiríssima mão no passado domingo, as bandas Gnu e Sideways disputam nesta sexta-feira, 25 de Janeiro, no palco do Clinic, em Alcobaça, a grande final do Cassete Clinic/1º Concurso de Música Bandas Com Sangue Novo, evento que tem sido bafejado pr um animador sucesso. Esperando que vençam e convençam os melhores, deixamos também aqui o aviso de que logo a seguir, no sábado à noite, o Clinic relança as suas noites Why Not?, transformando-as no evento Anyone Can Be a Dj!, que apresenta do seguinte modo: "A ideia é simples mas pode bem tornar-se numa tendência a ser aplicada por esses clubes fora... Qualquer um pode ser Dj. É uma máxima que com o passar dos tempos cada vez mais se aplica. Um acto que está ao alcance de todos. Os passos são simples, escolher em casa até 15 minutos de música, levar os discos, dar o nome e esperar pelo seu momento. No Dj Why Not? A pista de dança vira por momentos o nosso quarto. O rádio de uma coluna onde nós escutamos as nossas músicas preferidas é trocado pelo sound-system do Clinic. A ideia é simples e só tem significado se a crítica não for apurada. Nesta cabine não há espaço para grandes tecnicismos nem fintas na mistura. O público quer atitude e rege-se a dança pelo bom gosto dos pretendentes. Não há prémios para os melhores nem assobios para os piores, num mês onde se celebra a liberdade haverá melhor exercício que prove a abertura de espírito?".
Ora aí está mais um sério aviso para os que dizem que a noite de Alcobaça não mexe... Mexe e de que maneira, não é?

ESTREIA ABSOLUTA DA ÓPERA -DAS MÄRCHEN-, A PRIMEIRA DE EMMANUEL NUNES

A sexta-feira, 25 de Janeiro, vai ficar assinalada por um dos grandes acontecimentos da cultura portuguesa durante este ano. Ás 20 horas, em Lisboa, no Teatro Nacional de São Carlos, vai ser estreada a ópera em um prólogo e dois actos Das Märchen, de autoria do mais importante e influente compositor da música culta contemporânea portuguesa: Emmanuel Nunes. Das Märchen foi concebida sobre libreto do próprio Emmanuel Nunes, contando com direcção musical de Peter Rundell, encenação de Karoline Gruber, cenografia de Roy Spahn, figurinos de Metchild Seipel e desenho de luz de Hans Toelstede. Intervirão nessa estreeia mundial da primeira ópera escrita por Emmanuel Nunes o Remix Ensemble, a Companhia Nacional de Bailado, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos (este último sob a direcção do seu maestro titular Giovanni Andreoli. Os cantores solistas serão Chelsey Schill (A Serpente), Silja Schindler (O Lírio), Andrew Watts (1º Fogo/ A Velha/ 4º Rei) e Musa Duke Nkuna (Príncipe/ 2º Fogo-fátuo/ Rei de Prata). A ópera Das Märchen de Emmanuel Nunes terá mais duas representações no mesmíssimo palco: no domingo, 27 de Janeiro, às 16 horas, e na terça-feira, 29 de Janeiro, às 20 horas, sendo ainda de registar que a sua estreia mundial será integralmente transmitida em directo para 14 salas de teatro municipais de todo o país, o que, infelizmente, não inclui o Cine-Teatro de Alcobaça, mas, felizmente, inclui o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. Trata-se de um acontecimento verdadeiramente imperdível!

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA PROMOVE III SEMINÁRIO PARA A EDUCAÇÃO, EM ALCOBAÇA

O Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça promove, no próximo sábado, 26 de Janeiro, o III Seminário Para a Educação. O evento ocorrerá no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, a partir das 9 horas, registando a participação de personalidades como Albino Pinto de Almeida (presidente da CONFAP), Rolando Silva ( do Conselho Nacional da FENPROF) e José Maria de Azevedo (Inspector-Geral da IGE). Promete ser interessante. On verra...

MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA ORGANIZA PROGRAMA DE CARNAVAL NO LABORATÓRIO CHIMICO

É verdade. O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra também não vai deixar em branco o próximo Carnaval, promovendo um programa especial para essa ocasião no seu Laboratório Chimico, situado em Coimbra, no Largo Marquês de Pombal. Essas acções carnavalesco-científicas estão marcadas para os dias 5 e 6 de Fevereiro, com vários programas (um deles será: Sabes Como Desviar Um Fio De Água?) à disposição de prováveis interessados que tenham entre 5 e 12 anos. E a verdade é que esses mesmos interessados até poderão (e deverão) vestir as suas fantasias de Carnaval para participar nesse programa, o último dos quais terá como tema: Sabes Como Escrever Uma Mensagem Secreta? Ai como eu gostava de ainda ter 10 anos e poder lá estar...

Wednesday, January 23, 2008

ALCOBACENSE IRINA RAIMUNDO VOLTA A FAZER UMA INTERESSANTE SÉRIE DE ATELIERS: ATELIERS LÁ NUM PAÍS...

Entre 27 de Janeiro e 14 de Junho, a alcobacense volta a mostrar o que vale na concepção de interessantes ateliers. Desta vez vai ser em S. João do Estoril, tendo como local o Lá Num País, situado no Centro Comercial de S. João. Eu Não Fui- Kalandraka, Receitas e Poções, Vamos Conhecer Um Artista ou Como São Feitos os Desenhos Animados são apenas títulos e motivos de alguns desses ateliers de Irina Raimundo, destinados a crianças entre os 4 e os 14 anos. Os interessados podem inscrever-se pelo telemóvel 919119468 ou pelo e-mail geral@lanumpais.pt

ALFEIZERÃO VAI TER UMA NOVA BIBLIOTECA ESCOLAR. VIVA!

No próximo dia 30 de Janeiro, pelas 10 horas, vai ser inaugurada uma nova Biblioteca Escolar no Centro Cultural de Alfeizerão. A sessão contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, José Gonçalves Sapinho, mas o mais importante de tudo isto é o facto de Alfeizerão passar a dispôr de uma infraestrutura tão importante. Viva!

Tuesday, January 22, 2008

CÂMARA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA LANÇA HOJE O TIRA TEIMAS, QUE É, NEM MAIS NEM MENOS, UM BLOGUE DESTINADO AOS MAIS NOVOS!

A Câmara Municipal de Alcobaça lança hoje, às 14 horas, em Alcobaça, no Auditório da Escola Adães Bermudes, o Blog TiraTeimas, que será um espaço online dedicado aos mais jovens. O endereço daquele blogue é http://www.tirateimas.terradepaixao.net e a verdade é que a coisa até conta com uma mensagem muito especial do Pacman dos Da Weasel. Boa!

CARNAVAL NO CABARET MAXIME, COM OS IRMÃOS CATITA

Este sábado de Carnaval no Cabaret Maxime conta com a presença d’Os Irmãos Catita que, como sempre – iguais a si próprios – deixam qualquer escola de samba num cantinho! Se há um Carnaval que mete o do Rio de Janeiro num chinelo – leram bem: num chinelo! – é o dos manos Catita! Sábado, dia 2 de Fevereiro Lisboa vai parar para dar passagem aos imperadores dos tric-tracs, os reis das bombinhas-de-mau-cheiro, os soberanos dos estalinhos, os monarcas da serpentina e do confeti, os maiorais da bicha de rabear, enfim: os césares das bisnagas e das caraças! Junte-se a nós! Traga a sua caraça! Compre uma bisnaga! Encha os bolsos de estalinhos e venha a esta festa de estalo sentir o impacto desta bomba de foliões/neutrões que é o Carnaval Maximiano (que arrasa qualquer sambódromo!) – um Carnaval português com chancela da A.S.A.E.(G.P.) – Associação de Salvaguarda das Antigas Estroinices (Genuinamente Portuguesas). Rio de Janeiro? Não, obrigado! isso é para os tótós! Carnaval a sério é com Os Irmãos Catita – no Maxime, claro – dia 2 de Fevereiro! É de ir, com máscara ou sem máscara!

II ENCONTRO DE ESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, EM LEIRIA, NA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO

Deixamos aqui uma saudação muito especial ao II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, que decorrerá nos próximos dias 24 e 25 de Janeiro, no Auditório 1, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG/IPL), no Campus 2, em Leiria. O evento contará com uma homenagem ao poeta Manuel Alegre, que terá lugar na Sessão de Abertura do evento, na próxima quinta-feira, 24 de Janeiro, pelas 10 horas, e com o lançamento do Prémio de Poesia Manuel Alegre, de âmbito nacional e a promover pelo Instituto de dois em dois anos. Do programa deste II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa merecem também particular destaque o Painel Infância e Juventude – Literatura e desenvolvimento pessoal, dia 24, pelas 10h30, com Ana Maria Machado, Ana Maria Magalhães, José Jorge Letria e António Torrado (como moderador); o Painel Lusofonia – A literatura como retrato social, com Corsino Fortes, Olinda Beja, Américo Oliveira e Carlos Pinto Coelho (como moderador) e o Painel Poesia – Uma estética da leitura e da escrita, dia 25, pelas 11 horas, com Nuno Júdice, Ruy Duarte de Carvalho, Vasco Graça Moura e Carlos André (como moderador), havendo ainda muito outros momentos de de grande relevo nessa programação. Aguarda-se também com natural expectativa a entrega de prémios aos vencedores do Concurso de Literatura, promovido pelo IPL, que ocorrerá durante a sessão de encerramento do encontro, na sexta-feira, 25 de Janeiro, pelas 12h30. Viva a literatura portuguesa!

Monday, January 21, 2008

CABARET MAXIME PROMOVE FUNKY PARTY COM FUNKOFFANDFLY E DJ FUNKTÁSTICO

Preparai-vos, pois os FunkOffAndFly, a melhor banda de Funk do paralelo 38, estão a postos para afunkalhar o meridiano 9! Eles funkam que se fartam! Poucos saberão que o referido paralelo e o referido meridiano se cruzam exactamente na Praça da Alegria, concretamente na esquina onde está instalado o Cabaret Funkxime – uma casa-de-funk que na idade pré-funk se chamava Maxime. Pois o Max(Funk)xime acolhe estes fuknáticos do Funk na noite do próximo sábado, 26 de de Janeiro, para mais uma noitada funktástica funkadélica e frunkamente genial! Baile funk, think funk, beba funk, cheire funk, viva funk, seja funk, porque o Funk é k tá a dar! Cabeleiras, lantejoulas, bocas-de-sino, tez black, etc fazem parte do Funk-dess-code para este regresso em grande ao maior palco do Funkneta Terra! Atenção funkeiros sequiosos, haverá oferta de 1 free-funk-beer para os funks que se apresentem a rigor! E para que o funk não pare de correr nas nossas veias, o DJ Funktástico vai enfunkuentar a pista com Funk do melhor!Compareçam e funkareçam! FunkOffAndFly is the best funcking band in town! Funkemos todos então!

Sunday, January 20, 2008

PRIMEIRÍSSIMA MÃO: JÁ ESTÃO APURADOS OS FINALISTAS DO CASSETE CLINIC 2007

Decorreram durante este fim-de-semana as meias-finais do Cassete Clinic- 1º Concurso Bandas Com Sangue Novo, em muito boa hora organizado pelo Clinic Bar de Alcobaça. Após duas sessões muitíssimo disputadas e concorridas, apuraram-se para a final daquele concurso as bandas Gnu e Sideways, que disputarão na noite da próxima sexta-feira, 25 de Janeiro, no mesmíssimo Clinic, o título e os prémios anunciados para o vencedor do concurso. Força!

ABERTURA OFICIAL DOS TRABALHOS DE AVALIAÇÃO PELO JÚRI DO PRÉMIO DE REVELAÇÃO ARTÍSTICA Dª BENTA DE AGUIAR

Na minha qualidade de comissário do Prémio de Revelação Artística Dª Benta de Aguiar 2007, procedi ontem, sábado, 19 de Janeiro, às 16 horas, no Bazar das Monjas de Coz, à abertura oficial dos trabalhos de avaliação das candidaturas concorrentes àquele evento. O júri daquele prémio de revelação artística reunirá pela primeira vez no próximo domingo, 27 de Janeiro, iniciando o seu período de análise e avaliação dos trabalhos apresentados a concurso. Nos termos do respectivo regulamento, o anúncio público das deliberações daquele júri e a cerimónia de entrega dos respectivos prémios ocorrerão em Cós, em 7 de Junho de 2008, em local e hora que serão oportunamente divulgados.
Como comissário do Prémio de Revelação Artística Dª Benta de Aguiar 2007, apraz-me registar com muito agrado o êxito desta primeira fase daquele evento, traduzido em várias dezenas de candidaturas, oriundas de concorrentes portugueses, flamengos e alemães. Foi também com muito agrado que constatei que além da quantidade e da qualidade da maioria dos trabalhos apresentados a concurso, se verificou a saudável diversidade de os mesmos terem abrangido todas as àreas propostas no respectivo regulamento (ensaio, texto literário, pintura, desenho, escultura, fotografia e vídeo. Estão para já de parabéns os responsáveis pelo Bazar das Monjas de Coz, iniciando-se agora o período de expectativa quanto aos trabalhos que serão distinguidos nesta primeira edição de um evento que promete continuar a fazer falar de Cós um pouco por todo mundo...