Saturday, March 21, 2009

27ª EMISSÃO DO PROGRAMA UM OLHAR SOBRE A SEMANA, JÁ NESTE DOMINGO, NA RÁDIO CISTER (ALCOBAÇA)

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz) apresenta no próximo domingo, 22 de Março, a vigésima-sétima emissão do seu programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que continua a ser apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas. Esse espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues. Na vigésima-sétima emissão do programa Um Olhar Sobre a Semana, estará em debate o seguinte tema:
1. - Sabendo-se já que o advogado José Acácio Barbosa vai ser o candidato do Partido Socialista a Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça nas próximas eleições autárquicas, reuniu na passada sexta-feira, em Alcobaça, um plenário de militantes do Partido Social-Democrata, em que o tema em debate era, precisamente, o sentido da escolha do candidato daquele partido à presidência da nossa edilidade nesse acto eleitoral. Até que ponto poderá essa escolha do candidato do PS influenciar as escolhas dos candidatos dos outros partidos a Presidente da Câmara de Alcobaça?
Promete mesmo voltar a ser muit(íssim)o interessante. É de ouvir!

UM POEMA PRIMAVERIL NO DIA MUNDIAL DA POESIA

REBELDIA

Soltem-me
as algemas
Quero
a minha alma livre
meu corpo livre
meu pensamento livre
Esbofetear o mundo
e cuspir
na vida.

MANUELA AMARAL

CONCERTO DA PRIMAVERA NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM, PELA ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA

Grande Auditório do Centro Cultural de Belém
Domingo - 22 de Março - 17 horas
-CONCERTO SINFÓNICO-
ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA
ORQUESTRA ACADÉMICA METROPOLITANA
-CONCERTO DA PRIMAVERA-
DAS LIED VON DER ERDE (A CANÇÃO DA TERRA)
A Canção da Terra é uma das mais emblemáticas obras de Mahler e um extraordinário testamento musical. É esta sinfonia para vozes e orquestra que a Orquestra Metropolitana de Lisboaapresenta no concerto de Primavera do CCB, acompanhada pela Orquestra Académica Metropolitana. Na direcção do concerto estará o maestro alemão Michael Zilm, já bem conhecido do público português, e tido como um especialista na interpretação da música deste compositor. O concerto conta ainda com a voz admirável da meio-soprano Katarina Karnéus e o brilhantismo do tenor Thomas Moser; dois nomes incontornáveis no actual panorama musical internacional.
KATARINA KARNÉUS meio-soprano
THOMAS MOSER tenor
MICHAEL ZILM maestro
-PROGRAMA-
GUSTAV MAHLER
Das Lied von der Erde (A Canção da Terra)
Absolutamente imperdível, tal como a própria Primavera. É de ir!

Friday, March 20, 2009

S.A. MARIONETAS APRESENTA THEATRUM PUPARUM EM ALCOBAÇA, NO ALCOPÁZIO BAR

Sábado, 21 de Março, é o início da Primavera e é também o Dia da Poesia... Mas não só! É também o Dia Mundial da Marioneta. Como tal, o Alcopázio Bar e a Companhia S.A. Marionetas convidam-nos (a todos e mais alguns!) a assistir ao Theatrum Puparum.
O “Theatrum Puparum” (teatro de bonecos) conta com 20 marionetas de varão que trabalham num ambiente medieval. Bonecos feitos de pau e barro manipulados por duas lindas donzelas, os bonifrates iluminados a candeias de azeite relatam as Histórias de“D. Inês de Castro” e “ A Padeira de Aljubarrota”. “Por ordem do senhor destas terras que as funções sejam feitas de acordo com a verdade dos acontecimentos e que os bonecos representem fielmente as damas e os senhores dessas historias. Os animadores dos bonecos durante as funções estão proibidos de fazer graças sobre a pessoa do rei e da rainha, das damas, dos cavaleiros e dos senhores dessas historias, ou mesmo ao senhor nosso pai, sobe pena de lhes ser retirada a licença para animar bonecos ou receber um castigo maior citado pelo rei ou pelo senhor destas terras.”
A entrada será 1,5 marioneta por espectador. Apareçam e divirtam-se!
Sábado - 21 de Março - à noite...
Alcopázio Bar - Alcobaça
É de ir!

THE LED ZEPPELIN ATTITUDE BAND FAZ DAS SUAS EM PALMELA, NA SOCIEDADE FILARMÓNICA HUMANITÁRIA

Sociedade Filarmónica Humanitária - Palmela
"Março a Partir 09"
Sábado - 21 de Março - 22 horas
LED ON
The Led Zeppelin Attitude Band
Paulo Ramos - Voz
Mário Delgado - Guitarras
Manuel Paulo - Teclas
Zé Nabo - Baixo
Alexandre Frazão - Bateria
Led On é uma saborosa e incrédula aventura de cinco músicos conhecidos do nosso meio musical numa história que celebra a herança musical dos Led Zeppelin o mais fielmente possível, sem arranjos ou adaptações. Aqui a única pretensão é a celebração da música de Page, Plant, Jones e Bonham. Temos assim, Paulo Ramos na voz, Mário Delgado na guitarra, Zé Nabo no baixo, Manuel Paulo nos teclados e Alexandre Frazão na bateria, procurando recriar o ambiente fantástico da música intemporal dos Led Zeppelin. “Talvez o mais importante que temos em comum e que também nos aproxima, seja o gosto por várias linguagens musicais e o prazer de as percorrer. A música dos Led Zeppelin faz parte do nosso imaginário comum, e é para nós um extraordinário encontro revivê-la, vindo nós de caminhos diferentes.”
Dj set " cheesychick"
Ana Pereira
disco sound e 80's; os One Hit Wonders
Organização
Sociedade Filarmónica Humanitária
Câmara Municipal de Palmela
É de ir! Led Zeppelin forever!

SIDEWALKERS E BURNING DOWN THE HOUSE ANIMAM FIM-DE-SEMANA NO CLINIC, EM ALCOBAÇA

Clinic - Alcobaça
::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Sexta 20 de Março de 2009 :::::::::::::::::::::::::::::::::::::
SIDEWALKERS
APRESENTAÇÃO DO EP DE ESTREIA
[live act]
PLUS
ANDRÉ FRUTUOSO + EL MARIACHI
[dj sets]
Sexta - 20 de Março - 23h00
Sidewalkers // Live act
André Frutuoso + El Mariachi // Dj sets
::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Sábado 21 de Março de 2009 :::::::::::::::::::::::::::::::::::::
BURNING DOWN THE HOUSE
TWO FINGERS + SEQUELA BROTHERS
[dj sets]
Sábado - 21 de Março - 00h00
Two Fingers / Sequela Brothers // dj set
Entrada 5€
É de ir, a tudo!

AS CRIADAS, DE JEAN GENET, POR JOÃO GARCIA MIGUEL, NO CENTRO CULTURAL E CONGRESSOS, EM CALDAS DA RAINHA

“AS CRIADAS”
POR JOÃO GARCIA MIGUEL
De 20 Março 2009 a 21 Março 2009 21:30
Grande Auditório Centro Cultural e Congressos - Caldas da Rainha
João Garcia Miguel encena a polémica peça “As Criadas”, de Jean Genet, apresentada numa leitura renovada.A questão do poder e o conflito entre vida e morte ressurgem num jogo de linguagens que desencadeia a reflexão sobre os labirintos que enformam a condição humana.A estreia da peça original, em 1947, estalou a polémica pela sua forte crítica à hierarquia das classes sociais e às relações de escravatura.O dramaturgo francês (1910-1986) partiu de uma história verídica para contar a história de duas criadas, irmãs, que assassinaram a patroa.João Garcia Miguel traduziu e adaptou este texto emblemático seguindo um conselho do próprio Jean Genet: "como tudo se passa demasiado depressa e demasiado explicitamente, sugiro aos eventuais encenadores que substituam as expressões demasiado precisas, as que tornem a situação demasiado explicita, por outras mais ambíguas. Que as comediantes representem, excessivamente”.Aproveitando a dica do “excesso sobre o excesso”, João Garcia Miguel, Anton Skrzypiciel e Miguel Borges surgem em cena como homens interpretando o papel de mulheres numa versão trilingue, colocando o português, o francês e o inglês "em confronto".Segundo o encenador, esta versão "cria quase uma nova linguagem" e recorre à repetição, mas evita fazê-lo de forma exaustiva. “A ironia profunda e contraditória do texto, que oscila entre a comédia e o sacrifício, o excesso e a contradição, a subtileza e a brutalidade influenciará as iniciativas da encenação. Há imensas motivações entrançadas num apelo à fuga, à ilusão, à mentira, à submissão, à subversão, à vida e à morte, a partir das quais tomaremos a iniciativa de desenvolver um processo activo de criação”, adianta ainda.A interpretação está a cargo do próprio João Garcia Miguel, de Anton Skrzypiciel e Miguel Borges. É de ir!

Thursday, March 19, 2009

ATELIER DE PLANTAS MEDICINAIS NO DIA MUNDIAL DA ÁRVORE E DA FLORESTA, EM ALCOBAÇA

O Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Alcobaça promove, no próximo sábado, 21 de Março, em Alcobaça, na Escola Adães Bermudes, entre as 14h00 e as 18h30, um Atelier de Plantas Medicinais. As plantas medicinais no jardim e na horta estarão em debate no atelier, dirigido por uma técnica municipal e por Fernanda Botelho, no dia em que se comemora o Dia Mundial da Floresta e Dia da Árvore. Com esta iniciativa pretende-se compreender a importância da biodiversidade autóctone, conhecer as plantas medicinais, as formas de plantação e sua utilização, conhecer as propriedades medicinais, os conselhos práticos, as receitas de cosmética e de culinária, promover a cultura científica e a educação ambiental. Só podemos aqui escrever que o nosso Pelouro do Ambiente anda com muito bom ambiente. É de ir!

CEDECE APRESENTA O FLAUTISTA VEM AO OESTE, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

CeDeCe
apresenta
O Flautista Vem ao Oeste
Cine-Teatro de Alcobaça
Sábado - 21 de Março - ás 16h00
O Flautista que nos livra a todos daquela invasão de ratos…. E lembra às pessoas grandes e… “importantes” que as promessas são para se cumprir! Um conto contado, falado e dançado pelos próprios bailarinos.
Coreografia Iolanda Rodrigues
Música Claude Debussy, Mussorgsky e Saint Saens
Desenho de Luz António Rodrigues
Texto mb
Elenco Flautista - Patricia Silva / Formiga Mor - Catarina Correia / Galinha - Joana Puntel / Bruxa - Rafaela Sousa / Palhaço - Vanessa Vieira e restantes bailarinos e finalistas ADC – participação de alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, pequenos estudantes de música e de dança.
Duração ap. 40 m
Classificação etária maiores 3 anos
Preço bilhete 5€ - Especial oferta na compra de 3 bilhetes oferta de 1
É de ir!

ALCOBAÇA COMEMORA DIA DA ÁRVORE E DA FLORESTA

O Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Alcobaça comemora no próximo sábado, 21 Março, o dia da Árvore e da Floresta. Para assinalar este dia, o Pelouro do Ambiente promove actividades de sensibilização, entre os dias 20 e 23 de Março, nas Juntas de Freguesias do Concelho, e que consistem na entrega de árvores na troca de papel. Algumas escolas do Concelho colaboram com a elaboração de mensagens sobre o tema para colocar nos vasos. A entrega de 2 kg de papel reciclado equivale à oferta de um pinheiro ou sobreiro ou planta anual; com 5 kg de papel oferece-se um pinheiro ou sobreiro e duas plantas anuais; e com 10 ou mais quilos de papel recebe-se um pinheiro ou sobreiro e três plantas anuais. “Por cada tonelada de papel reciclado evita o abate de 15 árvores”, é o tema da iniciativa do Pelouro do Ambiente, que desta forma pretende sensibilizar os munícipes para a questão da reciclagem de papel. Paralelamente, o Pelouro do Ambiente em colaboração com a Resioeste estão a ceder compostores para a reciclagem de Resíduos Orgânicos. O compostor é um recipiente onde são colocados os resíduos orgânicos (restos da cozinha e do jardim) e é no seu interior que ocorre todo o processo da compostagem (reciclagem de matéria orgânica através de microrganismos que transformam estes resíduos em adubo natural, rico em nutrientes). Este adubo natural, composto, pode ser utilizado na sua horta e jardim. É de participar!

Wednesday, March 18, 2009

SÉRGIO CAROLINO E XL TRIO ACTUAM HOJE MESMO NAS 4AS PERFEITAS DO CENTRO CULTURAL DA BRANCA

O alcobacense Sérgio Carolino, uma das maisores estrelas mundiais do universo tubístico, actua hoje mesmo, quarta-feira, 18 de Março, com o seu XL Trio, em Albergaria-a-Velha, no Centro Cultural da Branca, às 21 e 30, em mais um concerto do programa 4as Perfeitas.
"Trio XL - Quantas vezes damos por nós numa loja de roupa, sem saber exactamente qual número de vestuário que vestimos. Será o L ou o XL? Parece-me ser XXL!... Para este trio, constituído por uma tuba, um piano e um vibrafone (por vezes marimba), a dúvida nunca existiu. XL foi a primeira e na realidade, única escolha - o número certo!! Poderão estes instrumentos de tamanho 'eXtra Large' soarem ligeiros, suaves e musicais? Conseguirão uma sonoridade homogénea entre si, para além de fazerem passar a mensagem e as imagens até aos ouvintes? Na realidade, esta última parte será da responsabilidade dos artistas que compõem este ensemble de 'bolso', sendo eles: Sérgio Carolino (tuba solo da Orquestra Nacional do Porto e Artista Internacional Yamaha), Telmo Marques (pianista, compositor e professor na ESMAE) e Jeffery Davis (Artista internacional Yamaha, professor na ESMAE)!Uma oportunidade única de ver estes três músicos em palco e poder partilhar com eles toda a sua arte, criatividade e talento. Um concerto com um Larguíssimo leque de sonoridades, estilos, texturas e sobretudo, muito Groove!!!!!!!" - (Sérgio Carolino)
Concerto altamente aconselhável: é de ir!

ALICE VIEIRA E NENI GLOCK LANÇAM TEJO, EM LISBOA

O livro fotográfico Tejo, de Alice Vieira (texto) e Neni Glock (fotos), editado pela Caminho, será apresentado no próximo dia 20 de Março (sexta-feira), às 18h30, na Livraria Bulhosa de Entrecampos (Lisboa). O livro inclui fotografias a cores de Neni Glock (dos anos 90 até à actualidade), que acompanham as transformações e benefícios ocorridos na margem direita nos
últimos dez anos, e textos de Alice Vieira, que, segundo a editora, “empresta a sua sensibilidade muito especial a esta obra”. A obra é composta por 72 fotografias a cores e foge às habituais imagens de cartões postais, apostando mais na beleza plástica e estética da arquitectura portuária, no trabalho, no lazer e na arte das pessoas ligadas ao rio. Por seu turno, Alice Vieira empresta a sua sensibilidade a esta obra “através da sua visão pródiga em inventar estórias e ficções mas que por vezes é também realista, didáctica, conhecedora profunda da história do seu povo, das suas conquistas e glórias passadas e presentes, sem contudo perder a noção de poesia que a caracteriza”. É de ir!

7º WORKSHOP DA ORQUESTRA GULBENKIAN PARA JOVENS COMPOSITORES PORTUGUESES

7.º Workshop da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses
Lisboa - Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian
19 e 20 de Março - 19 horas
Orquestra Gulbenkian
Joana Carneiro, Maestrina
PROGRAMA
Dia 19
Luís Tinoco
Antípoda
Vanessa Valério
Imagens para Orquestra
João Antunes
Paisagens Reveladas
Sílvia Mendonça
Cubo
Magnus Lindberg
Feria
Dia 20
Constança Capdeville
Que mon chant ne soit plus d’oiseau
Nuno Jacinto
ArRestare
Sofia Sousa Rocha
Um e um
Diogo Alvim
Concatenação
Anton Webern
Passacaglia, op.1
Para a presente edição foram seleccionadas seis obras da autoria de outros tantos jovens criadores que têm frequentado estabelecimentos de ensino musical em Portugal. Alguns deles (Sofia Sousa Rocha, Diogo Alvim, Nuno Jacinto ou João Antunes) são nomes que se começam a destacar no circuito da música contemporânea portuguesa e que têm sido distinguidos quer em concursos quer em séries de concertos dedicados a compositores mais jovens.Serão apresentadas as seguintes obras: Cubo, de Sílvia Mendonça; Um a um, de Sofia Sousa Rocha; Concatenação, de Diogo Alvim; Paisagens Reveladas, de João Antunes; Arrestare, de Nuno Jacinto; e Imagens, de Vanessa Valério. A par destas obras, ouvir-se-á música de compositores dos séculos XX e XXI já consagrados, quer nacionais quer estrangeiros: Antípoda, de Luís Tinoco, e Feria, de Magnus Lindberg, no dia 19 de Março, Que mon chant ne soit plus d’oiseau, de Constança Capdeville, e Passacaglia, Op. 1, de Anton Webern, no dia 20. No dia 19, uma hora antes do concerto (Auditório 3, 18h), realizar-se-á um encontro com os jovens compositores que tomam parte neste Workshop mediado por Joana Carneiro, onde abordaram questões relativas às obras. Infelizmente, continuam a não se lembrar do nosso amigo e excelente compositor Patrício da Silva...

Tuesday, March 17, 2009

IRINA RAIMUNDO REALIZA OFICINA À SOMBRA DAS PALAVRAS DAS ÁRVORES, EM ÓBIDOS, NA LIVRARIA HISTÓRIAS COM BICHO

Irina Raimundo vai realizar o que diz ser uma espécie de oficina com histórias à mistura, num dia tão especial (dia da árvore, da poesia, da primavera!), onde a poesia e um grande pinheiro manso nos sussurram palavras enquanto nos deitamos em deleite debaixo das suas sombras... Essa oficina, naquela que a própria Irina descreve como a livraria mais bonita do mundo, realiza-se no próximo sábado, 21 de Março, às 16 horas, anunciando-se como pura poesia em movimento! Esta oficina poética de Irina Raimundo intitula-se À Sombra das Palavras das Árvores, e vai realizar-se em Óbidos, na livraria Histórias Com Bicho, a primeira livraria portuguesa absolutamente especializada em literatura infantil. Acompanhar a Irina Raimundo nesta sua oficina de primeiro dia da próxima Primavera só poderá ser absolutamente aconselhável. É de ir!

JOSÉ CID REGRESSA AO LOCAL DO CRIME: O CABARET MAXIME!

Agora é que não há pai para ninguém. A Mãe do Rock Português está de volta! José Cid (palavras para quê?) volta ao Maxime para mais duas noites memoráveis. É já a 21 e 22 de Março! Aquele que é considerado Mãe, Pai, Avô e também Filho do Rock Português volta ao “local do crime” para animar as suas hostes de admiradores: do doutor ao Zé Povinho, da tia à sopeira, passando pelo surfista, pelo bombeiro, pelo marialva, pela solteirona, pelo emigrante, por todos os socialites, por grupos de excursionistas, morangos e moranguitas, ralé de cabaret, agentes imobiliários, ex-meninas, ex-cônjuges, boémios, fadistas, alcoólicos anónimos, caras conhecidas e até “testemunhas de vaojé” (vá ao Zé!), enfim: portugal inteiro prosta-se aos pés do mestre para ouvir e cantar em uníssono as canções de uma vida! Junte-se ao cortejo e participe nesta ruidosa celebração, misto de concerto/festa/homilía/comício, e leve os seu amigos e familiares de todas as idades raças e credos. Vai ver que Fátima, Woodstock, Moulin Rouge e Monumental de Santarém estão concentrados no Maxime – quando lá está o Zé! Faça como toda a gente, seja testemunha: Vá ao Zé!
cabaret maxime - praça da alegria, 58 - lisboa
abertura portas 22 horas - espectáculo 23 horas
Força Zé! É de ir!

Monday, March 16, 2009

MANUEL FIOLHAIS PROFERE CONFERÊNCIA OLÁ TIO ALBERT! NA INAUGURAÇÃO DA I FEIRA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, EM ALCOBAÇA

A I Feira da Ciência e Tecnologia, que decorrerá em Alcobaça, nas instalações do Mercoalcoa, entre 17 e 21 de Março, vai ser inaugurada amanhã, terça-feira, 17 de Março, com uma conferência do notável cientista português Manuel Fiolhais, do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Trata-de de um verdadeiro acontecimento e o mínimo que aqui se pode escrever é que é um evento absolutamente imperdível. É de ir e pedir mais!

BLUE MAN GROUP: UMA AVENTURA NO CASINO LISBOA

-BLUE MAN GROUP-
Uma experiência a não perder!
"Música, comédia e multimédia dão as mãos, num espectáculo que tem tudo para prender o público até ao fim (...) Nada melhor do que atrever-se a assistir, para perceber a diversão e o extâse que os personagens transmitem.", Destak, 12 Janeiro
"Pela primeira vez em Portugal, Blue Man Group trás um espectáculo ao Casino Lisboa que a crítica já apelidou de extasiante.", Diário Económico, 27 Fevereiro
"Os Blue Man Group, com uma forte componente multimédia, proporcionam um espectáculo único e inesquecível.", O Primeiro de Janeiro, 9 Março"
Em palco, o trio faz de tudo um pouco: malabarismos, danças, correrias várias, pinturas com a boca e, claro, música - saída de estranhos instrumentos feitos de tubos de PVC, varas amplificadas, bidons ou cordas de piano marteladas.", Visão, 12 Março
Auditório Oceanos no Casino Lisboa - Estreia em 19 de Março -É de ir!


PORTUGAL É DE TODOS - UM EVENTO QUE ASSINALA 35 ANOS DO 25 DE ABRIL

-IMPRESA AVANÇA COM INICIATIVA “PORTUGAL É DE TODOS”-
Na comemoração dos 35 anos do 25 de Abril, a SIC, o EXPRESSO, a VISÃO e o portal AEIOU, marcas do universo Impresa, uniram-se para lançar um desafio aos portugueses: darem o seu contributo para um Portugal mais positivo, realizador e livre. Num ano em que os portugueses vão ser chamados a escolher representantes para a Assembleia da República e para o Governo, para a gestão das autarquias e para o Parlamento Europeu; num Mundo que atravessa uma das suas piores crises económicas, e em que tudo o que dávamos como certo parece estar a ser questionado; numa altura em que se celebram os 35 anos da Revolução que nos deu a liberdade e a democracia, e também porque Portugal é de Todos nós e uma só ideia pode fazer a diferença, a SIC, o EXPRESSO, a VISÃO e o AEIOU convidam todos os portugueses a a partir de hoje a irem aos respectivos sites e aí depositarem as suas Propostas para Reforçar a Liberdade, Propostas para Aprofundar a Democracia e Propostas para Construir uma Sociedade Mais Solid ária. SIC, o EXPRESSO, a VISÃO e o AEIOU comprometem-se a divulgar as propostas dos portugueses e a fazer chegar a sua voz ao Presidente da República, ao Parlamento, ao Governo, aos Municípios e aos principais representantes da Sociedade Civil. O prazo de entrega das ideias termina a 2 de Abril. No dia 24 de Abril, as propostas serão entregues aos seus destinatários.
Clique aqui para participar, diga de sua justiça, mostre que o 25 de Abril também é seu (é de todos!). É de participar!

Sunday, March 15, 2009

I FEIRA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, EM ALCOBAÇA, DE 17 A 21 DE MARÇO

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal de Alcobaça realizam, entre 17 e 21 de Março, a I Feira da Ciência e Tecnologia de Alcobaça, no Pavilhão do Mercoalcobaça, em Alcobaça. A iniciativa, integrada no âmbito das actividades desenvolvidas pela Universidade de Coimbra, no concelho de Alcobaça, através do Centro de Estudos Superiores, dirige-se aos estudantes e professores do Ensino Básico (9º ano de escolaridade) e Secundário dos distritos de Leiria, Coimbra, Santarém e (norte de) Lisboa (preferencialmente). Com o objectivo de promover o conhecimento científico e tecnológico na região, o certame proporciona, aos visitantes, o contacto directo com a investigação e a comunidade científica. O público em geral poderá visitar o certame no dia 21 de Março. A acção é constituída por diferentes tipos de actividades, tais como: exposições temáticas, palestras, conferências e debates; laboratórios e outras actividades de carácter experimental de tipo demonstrativo e/ou tipo "hands on", com a presença de investigadores, docentes e alunos de diferentes áreas cientificas e tecnológicas. O site http://www.fct-alcobaca.terradepaixao.net tem disponível toda a informação sobre o evento, mas a verdade é que eventos desta estirpe se realizam para que as pessoas os visitem e fruam o acontecimento no devido sítio. Ao vivo e a cores... É de ir!

CÉREBRO E ARTE: DE 17 A 21 DE MARÇO, NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

-CÉREBRO E ARTE-
17 a 21 de Março
Entrada gratuita

Durante esta próxima semana, acontece mais uma Semana do Cérebro. O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra associa-se ao Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) com um conjunto de iniciativas.

CONVERSAS SOBRE CÉREBRO E ARTE
(17, 19 e 20 de Março)
Nestes três dias, sempre às 16h30, artistas plásticos e neurocientistas, encontram-se para falar sobre investigação científica em Neurociências, arte e conhecimento de e para o Cérebro.
http://www.museudaciencia.pt/index.php?iAction=Actividades&iArea=13&iId=82

EGAS MONIZ, 60 ANOS DO NOBEL
(18 de Março)
Aproveitando a efeméride, o Centro de Neurociências e Biologia Celular, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX convidaram neurocientistas, neurocirurgiões e historiadores para debaterem o que significam hoje as descobertas deste importante cientista português.
http://www.museudaciencia.pt/index.php?iAction=Actividades&iArea=19&iId=78&iAreaFirstAccess=1#iItem_78
INICIATIVAS PEDAGÓGICAS PARA ESCOLAS
(17 a 20 de Março)
As escolas que passarem pelo museu têm oportunidade de melhor compreender o cérebro através de jogos e algumas experiências realizadas por uma equipa de cientistas que revelará aspectos muito curiosos sobre o nosso cérebro!

ATELIERS (a partir do 3º ano do 1º ciclo)
Neurónios ao ataque - Cérebros à solta
1h00 (não inclui visita às exposições)
Participação gratuita Marcação prévia

SÁBADOS NO MUSEU (21 de Março)
Com o objectivo de promover o interesse pela ciência, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra propõe para 2009 um novo ciclo dos SÁBADOS NO MUSEU. No dia 21 de Março, pelas 15H00, desafia as mentes das crianças a partir dos 8 anos com uma sessão de NEURÓNIOS AO ATAQUE.
http://www.museudaciencia.pt/index.php?iAction=Actividades&iArea=14&iId=51
O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra é (sempre) um acontecimento!