Friday, June 06, 2008

A NOSSA APOSTA DA PRÓXIMA SEMANA: LANÇAMENTO DO LIVRO CISTERMÚSICA - UMA HISTÓRIA, DE JOSÉ ALBERTO VASCO, EM 10 DE JUNHO

Cistermúsica-Uma História é o título (e o tema) do livro da autoria de José Alberto Vasco, que será apresentado na próxima terça-feira, 10 de Junho, pelas 18 horas, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça. Trata-se de um livro que apresenta a compilação de (praticamente) tudo o que foi criticamente dito e escrito sobre as 15 primeiras edições do Cistermúsica-Festival de Música de Alcobaça. A cerimónia contará com a presença do autor do livro, José Alberto Vasco, e do actual director artístico do festival, Alexandre Delgado. Trata-se (muito obviamente) da grande aposta da próxima semana para o Nas Faldas da Serra! Esta é mesmo de ir! Absolutamente!

CERIMÓNIA DE ENTREGA DOS PRÉMIOS DO PRADBA, SÁBADO, 7 DE JUNHO, EM CÓS: A NOSSA APOSTA DESTA SEMANA!

Cerimónia de Entrega dos Prémios PRADBA 2007
Sábado, 7 de Junho, pelas 15 horas
Sala do Coro das Religiosas do Mosteiro de Santa Maria de Cós
PROGRAMA
15:00 – Recepção dos convidados
15:30 – Sessão de abertura: Álvaro Santo, Presidente da Junta de Freguesia de Cós; José da Silva, Pároco das Freguesias de Cós e Maiorga; Raquel Romão, Presidente do Júri do PRADBA 2007;José Alberto Vasco, Comissário do PRADBA 2007
16:00 – Entrega dos prémios e troféus
Entrega dos troféus aos melhores trabalhos de cada modalidade artística posta a concurso
Primeira Menção Honrosa
Segunda Menção Honrosa
Terceiro Prémio
Segundo Prémio
Audição do tema Simplex Oratio, de Osvaldo Fernandes e Claude Mateus, composição elaborada para o PRADBA 2007 (duração: 4 minutos)
Primeiro Prémio,
17:15 – Alocução de encerramento
17:30 – Encerramento da Cerimónia.
É de ir! Do princípio até ao fim! O Prémio de Revelação Artística D. Benta de Aguiar merece!

JOAQUIM MANUEL PINTO SERRA E MARIA ARMANDA TAVARES BELO LANÇAM UMA PROFESSORA AO CANTO DO OLHO

A Câmara Municipal de Coimbra, a editora Mar da Palavra e os autores, Joaquim Manuel Pinto Serra e Maria Armanda Tavares Belo, convidam-nos (a todos!) para estarmos presentes no lançamento editorial, em Coimbra, do livro Uma Professora ao Canto do Olho, em sessão pública a realizar no próximo sábado, 7 de Junho, pelas 15h30, na Sala de Conferências da Casa Municipal da Cultura (Rua Pedro Monteiro). A apresentação da obra, que dá continuidade à colecção Boa Onda, será efectuada por Helena Rainha Coelho (escritora) e Maria Cristina Pinto Serra Guerreiro. A sessão será complementada com a interpretação musical de elementos da Escola de Música do Grupo de Cordas Allegro. Vale a pena. É de ir!

Thursday, June 05, 2008

DAVID TRIO E CARTA BRANCA A HUGO ASSUNÇÃO POTENCIAM MAIS UM EXCELENTE FIM-DE-SEMANA NO XVI CISTERMÚSICA

O próximo fim-de-semana será o quarto da corrente edição do Cistermúsica, a 16ª, em que, sob o lema programático A Era das Catedrais, o festival tem sido novamente animado pelas virtudes e virtualidades que nos últimos anos o têm potenciado, tendo registado na passada semana o seu (até agora!) mais vibrante e convincente concerto desta edição: o notável recital de canto e piano em que actuaram a soprano Lara Martins e o pianista João Paulo Santos! Para o próximo fim-se-semana anuncia-se o seguinte programa:
7 de Junho - 17 horas
Mosteiro de Alcobaça
Música de Câmara
Clássicos do Trio com Piano
DAVID TRIO
Claudio Trovajoli (Piano), Daniele Pascoletti (Violino) e Patrizio Serino (Violoncelo)
Composições de Schubert e Brahms.
8 de Junho - 18 horas
Mosteiro de Cós
Música de Câmara
Cinco Séculos de Música para Trombones
CARTA BRANCA A HUGO ASSUNÇÃO: ENSEMBLE PORTUGUÊS DE TROMBONES
Hugo Assunção, Pedro Santos, Vítor Faria, Filipe Alves, Alexandre Vilela e Tiago Noites
Composições de Hassler, Frescobaldi, Cesare, Bach, Haydn, Crespo, Serocki, Gershwin, Bernstein, Lynn, Philip De Sousa, Berlin e Howard.
Por todas as razões e mais algumas o Nas Faldas da Serra aposta muito especialmente nessa carta branca ao trombonista alcobacense Hugo Assunção, que promete mostrar mesmo o que vale, jogando literalmente em casa! É de ir!

ALCOBACENSES LOTO PRESTAM HOMENAGEM MUSICAL À SELECÇÃO NACIONAL DE FUTEBOL

A Two For The Road Tour, que junta os lisboetas Hipnótica aos alcobacenses Loto, segue agora para o sul do país e termina em apoteose no dia em que Portugal encontra a Turquia para o Euro 2008. Esta sexta-feira, 6 de Junho, o palco é no Bafo de Baco, Loulé. No sábado, 7, aquela digressão nacional termina em grande na Galeria do Desassossego, em Beja. Convém relembrar que o Blitz está a dar convites para assistir aos concertos desta Tour em: http://blitz.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=bz.stories/23025.
Inspirando-nos no inapelável espírito nacional da presença portuguesa no Euro 2008, podemos já escutar a homenagem musical dos Loto ao futebol, à selecção, ao enorme Jorge Perestrelo e a todos nós que vibramos com a bola a rolar na relva, no Myspace dos Loto e no Myspace Portugal em: www.myspace.com/ilovelotowww.myspace.com/myportugal
Força Portugal!!!!!!! Força Loto!!!!!!!

ZIDANE JOGA NA PRÓXIMA SESSÃO DAS SEXTAS DO DOCUMENTÁRIO, EM ALCOBAÇA (SÓ QUE DESTA SERÁ À QUINTA...)

SEXTAS DO DOCUMENTÁRIO
Em colaboração com o DocLisboa - Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa
ZIDANE, UM RETRATO DO SÉC. XXI, de Douglas Gordon e Philipe Parreno / FRANÇA / 2004
12 de Junho / Quinta-Feira
Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça
"Zidane, Um Retrato do Séc. XXI" passa de sexta para a... quinta
Por questões de ordem logística relativas à montagem do espectáculo de humor "Os Melhores Sketches de Monthy Python" (que se realiza no sábado, dia 14 de Junho) as "Sextas do Documentário" antecipam "Zidane, Um Retrato do Séc. XXI", para o próximo dia 12 de Junho, quinta-feira, pelas 21h 30, no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça. Por outras palavras, as "Sextas do Documentário" abrem assim uma excepção única para esta obra ímpar de Douglas Gordon e Philippe Parreno e mostram o filme na... quinta (sendo pedidas, muito naturalmente, por este facto, as mais sinceras desculpas). Em pleno clima de febre futebolística e já com o Euro 2008 de Futebol a decorrer temos finalmente a oportunidade de observar o que dois artistas plásticos franceses viram no corpo e na movimentação dentro de campo de um dos melhores futebolistas de sempre: Zinedine Zidane. A visão de um jogador único num filme único e dentro de um contexto muito particular: 17 câmaras apontadas ao célebre capitão da selecção francesa seguem todos os seus gestos e acções durante um jogo inteiro realizado ao serviço do Real Madrid contra o "submarino amarelo" Vilarreal no Estádio Santiago Bernabéu. Houve quem lhe chamasse um retrato de um homem no seu trabalho ou ainda um ensaio sobre a solidão, contudo, "Zidane, Um Retrato do Séc. XXI" pode ser acima de tudo aquilo que estivermos dispostos a descobrir nele.Como sempre no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, o Doclisboa e a Câmara Municipal de Alcobaça prosseguem o ano de 2008 apresentando alguns do documentários mais relevantes da sua última edição, instituindo-se mais uma vez como um ponto de encontro privilegiado do público com o documentário e um fórum aberto de reflexão e discussão sobre o estado do mundo e o cinema documental contemporâneo. Esperam-se grandes jogadas de Zidane nestas Sextas (Quintas) do Documentário no Cine-Teatro de Alcobaça! Boa bola!

CARLOS CARRANCA LANÇA FRÁTRIA NA LOUSÃ

A Câmara Municipal da Lousã, a editora Mar da Palavra e o autor, Carlos Carranca, convidam-nos (a todos!) para estarmos presentes no lançamento, na Lousã, do livro de poesia "Frátria", em sessão pública a realizar na próxima sexta-feira, 6 de Junho de 2008, pelas 21h30, no Auditório do Ecomuseu da Serra da Lousã, Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques. A apresentação da obra será efectuada por Louzã Henriques, a que se seguirá uma tertúlia de canto e guitarra de Coimbra. Vale?

Wednesday, June 04, 2008

A NOSSA GRANDE APOSTA DA SEMANA: CERIMÓNIA DE ENTREGA DOS PRÉMIOS DO PRADBA, NO MOSTEIRO DE CÓS

Vai realizar-se no próximo sábado, 7 de Junho, no Coro das Religiosas do Mosteiro de Cós, a partir das 15 horas, a muito aguardada cerimónia de entrega dos prémios e troféus PRADBA - Prémio de Revelação Artística D. Benta de Aguiar 2007, bem sucedida iniciativa do Bazar das Monjas de Coz (nunca será demais referi-lo e aplaudi-lo!). Trata-se da nossa grande aposta desta semana (quiçá deste ano!), também particularmente potenciada pela também muito aguardada estreia mundial da composição Simplex Oratio, especialmente composta por Osvaldo Fernandes e Claude Mateus para esse efeito, que decorrerá durante aquela cerimónia. Os trabalhos artísticos premiados irão ser mostrados durante a cerimónia, anunciando-se já que uma selecção dos melhores trabalhos dos 35 autores apurados para o concurso irá ser exposta a partir do dia 14 de Junho, em Cós, na Galeria Adega (junto ao Mosteiro de Cós), espaço gentilmente cedido para o efeito por Helena Barros, uma professora e conhecida artista de Cós que se notabilizou na arte da pintura (que foi um dos membros do júri do PRABDA). A exposição ficará patente até ao dia 31 de Julho de 2008, sendo mais um motivo de atracção que justifica um passeiozinho a Cós.
Todos ao Mosteiro de Cós, na tarde do próximo sábado!

PLANETA TERRA SERÁ O GRANDE HERÓI DO PRÓXIMO FIM-DE-SEMANA NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra dedica o próximo fim-de-semana ao planeta Terra. No sábado, 7 de Junho (11H00), o investigador Jorge Paiva apresenta a palestra A RELEVÂNCIA DA BIODIVERSIDADE. À tarde (15H00), parte integrante do programa SÁBADOS NO MUSEU, decorre o atelier VIDA NA TERRA, para crianças a partir dos 5 anos. No Domingo, 8 de Junho (14h00-18H00), o Museu da Ciência apresenta os quatro episódios da série EUROPE, A NATURAL HISTORY. Tudo se prepara para que o planeta da Terra seja o grande protagonista do próximo fim-de-semana em Coimbra. Este museu continua o máximo, não é?

OLÍMPIADAS DA SAÚDE, EM LEIRIA

A Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), em parceria com quatro Escolas EB23 de Leiria (José Saraiva, Correia Mateus, Marrazes e D.Dinis) promove na próxima sexta-feira, 6 de Junho, as Olimpíadas da Saúde, que irão decorrer no Estádio Municipal de Leiria, pelas 15 horas, numa iniciativa que contará com a presença de cerca de 450 alunos do 9º ano do Ensino Básico (EB 2,3). “Pensar saudável – Viver saudável” é o tema deste projecto desenvolvido ao longo do ano pela Escola Superior de Saúde de Leiria em parceria com aquelas escolas básicas. O projecto visa sensibilizar os adolescentes para a adopção de estilos de vida saudáveis, nomeadamente na alimentação e saúde sexual e reprodutiva. As Olimpíadas serão disputadas por equipas apuradas em concurso interno entre turmas do 9º ano. É mesmo uma excelente e motivadora ideia!

Tuesday, June 03, 2008

DRUMMING-GRUPO DE PERCUSSÃO INICIA HOJE À NOITE MAIS UMA EDIÇÃO DO FESTIVAL MÚSICA EM LEIRIA

A edição deste ano do Festival Música em Leiria, mais uma vez organizado pelo Orfeão de Leiria, arranca hoje à noite, com um espectáculo de tributo à música de Frank Zappa pelo Drumming-Grupo de Percussão, no Teatro José Lúcio da Silva (Leiria). Nessa sala, Artur Pizarro tocará Bach, Chopin e Mozart no próximo dia 5. A música barroca do Quarteto Arabesco chega ao Teatro-Cine de Pombal a 8 de Junho e ao Auditório do Museu do Vidro da Marinha Grande a 9 de Junho.A Flauta Quase Mágica, espectáculo para todas as idades, vai ao Teatro José Lúcio da Silva a 14 de Junho, enquanto o Ludovice Ensemble se apresentará na Igreja de S. Pedro (Porto de Mós) nesse mesmo dia e também a 16 de Junho no Mosteiro da Batalha. Homenageando Olivier Messiaen, António Esteireiro dará um concerto de órgão na Sé Catedral de Leiria, no dia 18 de Junho, regressando o festival ao Teatro José Lúcio da Silva no dia 21 de Junho, com uma actuação da Orquestra Filarmonia das Beiras. Os Corais do Orfeão de Leiria e a Orquestra Sinfónica de Leiria actuam a 22 de Junho na Igreja do Convento da Portela (Leiria). No dia 26 de Junho será a vez do Sond’Ar-te Electric Ensemble combinar instrumentos acústicos e electrónica no Teatro José Lúcio da Silva. Na recta final, o festival contará ainda com a Orquestra Nacional do Porto a 27 de Junho e encerrará com a Orquestra Gulbenkian a 3 de Julho, ambas no José Lúcio da Silva. Muita e boa música culta em Leiria e não só... A não perder!

NOVA DESIGNER DE MODA ALCOBACENSE ANDREIA TOMÁS EM HAPPENING NA FACULDADE DE ARQUITECTURA

Andreia Tomás, residente no concelho de Alcobaça, está a terminar o seu curso de Design de Moda na Faculdade de Arquitectura de Lisboa (Universidade Técnica de Lisboa). Terá alguns dos seus trabalhos de final de curso presentes no habitual evento em que todos os anos são divulgados os trabalhos finais dos alunos finalistas daquele curso. Este ano o happening chama-se Dress is More e realizar-se-á nas instalações da Faculdade de Arquitectura de Lisboa, pelas 21.30h, do próximo dia 5 de Junho, quinta-feira, sendo aberto ao público em geral. É de ir! Para ver como trabalha esta nova estrela alcobacense do mundo da moda nacional!
Mais informações sobre o assunto em

DEALEMA APRESENTAM V IMPÉRIO AO VIVO EM GAIA

Finalmente e depois de apresentações a norte (Braga, Chaves, Guimarães), centro (Coimbra, Lisboa) e sul (Beja, Loulé, Faro) durante os meses de Abril e Maio, em espectáculos de apresentação de V Império, o novo Cd do colectivo Dealemático, o grupo de Gaia apresenta-se em casa para um espectáculo especial. A entrada para este Concerto custa 7 € , e quem comprar o álbum no Corte Inglês recebe duas entrada para o dito sspectáculo. Os bilhetes estão á venda no Corte Inglês de Gaia, aqui se adiantando que este espectáculo dos Dealema se realizará na próxima sexta-feira, 6 de Junho, às 21 e 30, na Praça Eixo Atlântico, em Gaia (junto ao Corte Inglês).
Foi entretanto confirmada a distribuição para o pais vizinho de V Império, apresentando os Dealema o mesmo no próximo dia 21 de Junho, em Vigo, na Sala A http://www.salaa.es/salaa.html . Esse espectáculo de apresentação desse novo trabalho discográfico contará com a participação de Woyza, uma artista de Vigo, no tema “Segunda Vinda” que certamente estará presente neste concerto. Outras acções em Espanha, serão divulgadas entretanto. Força Dealema!

Monday, June 02, 2008

VÍTOR RUA TEM UMA SEMANA EM CHEIO! E MERECE!

O emérito guitarrista e compositor Vítor Rua tem uma semana em cheio, com várias das suas composições a serem interpretadas em vários locais, incluindo algumas suas participações ao vivo. E a coisa prolonga-se até ao mês de Julho. A saber:
dias 3 e 4 de junho:
"meu céu" de clara andermatt
castelo de são jorge, 22:30
dia 3 de junho:
"free pink noise"
interpretado pelo ensemble drumming teatro josé lúcio da silva, em leiria
dia 4 de junho:
"one man show: dwart
musicbox (antigo clube texas), 24:00
dia 7 de junho:
"saxopera" interpretada por jorgen petterson
instituto franco-português, 21:30
dia 7 de junho:
"double bind quartet"
teatro são luíz, 24:00
dia 1 de julho:
"organização"
musicbox, 23:00
dia 2 de julho:
"one man show: chris cutler"
musicbox, 23:00
dia 12 de julho:
"TRAUMBONE" por simon cowen
no centro cultural de belém, 17:00
É de ir! Ao máximo delas possível!

BRINCAR COM OS SONS EM COIMBRA, NO MUSEU DA CIÊNCIA

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra colabora com o
JAZZ AO CENTRO, ENCONTROS INTERNACIONAIS DE JAZZ DE COIMBRA 2008,
no próximo dia 4 de Junho, organizando dois ateliers sobre o som.
Assim, convidamos todas as escolas à participação nos ateliers pedagógicos.
Sabias que ..
- quanto mais curta a corda da guitarra, mais agudo é o som?
- o som ouve-se melhor com a ajuda de uma caixa de ressonância?
- se soprares numa garrafa cheia, o som é mais agudo do que numa vazia?
- durante uma trovoada, o som do trovão chega depois do relâmpago?
PROGRAMA
ATELIER Tinir, tilintar, soprar, soar (14h00_15h00)
Sabias que podes fazer um instrumento musical com coisas que tens lá em
casa?
A partir de materiais reutilizáveis, constrói instrumentos muito originais.
Público-alvo: 6-7 anos
ATELIER Língua dos pês (15h00_16h00)
Queres aprender a falar com os teus amigos sem que mais ninguém vos
entenda? Então, vem aprender
participação gratuita
inscrição prévia
14h00_15h00 (6-7 anos)
15h00_16h00 (8-10 anos)
Museu da Ciência
Laboratorio Chimico
Largo Marquês de Pombal
Coimbra
É de ir!

Sunday, June 01, 2008

DIÁLOGO POÉTICO DE ANTÓNIO CARMO, NA GALERIA DE EXPOSIÇÕES DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

Está patente desde ontem, 31 de Maio, na Galeria de Exposições Temporárias da Ala Sul do Mosteiro de Alcobaça, a exposição de pintura Diálogo Poético, de António Carmo. Merece uma visita, já!

TIAGO SOUSA & JOÃO CORREIA + MARIANA RICARDO, AO VIVO NO MAXIME!

TIAGO SOUSA & João Correia + Mariana Ricardo 4 de Junho (quarta-feira) Cabaret Maxime 22h30 Apresentação do novo disco de Tiago Sousa, "The Western Lands" (cartaz)
Tiago Sousa, músico Barreirense, auto didacta, desde de tenra idade cultiva o gosto pela música e pelo Piano em particular. A sua avó, professora de piano, sempre o incentivou a tocar e embora o estudo não fosse a sua predilecção no seu inconsciente mantêm-se as horas a fio de música clássica, consumida de forma espontânea e pouco académica e que o leva a uma abordagem intuitiva. Não se considera pianista.
João Correia, músico Lisboeta, passou grande parte da sua adolescência a tocar e a consumir música, mais tarde ingressou no Hot Club para assentar conhecimentos. Desenvolveu então todas as suas capacidades e neste momento apresenta-se como um músico de uma maturidade e criatividade incríveis. Além deste novo duo faz parte dos seguintes colectivos SAUMIK , Tape JUNk, Groove 4tet, Bruno Pernadas Ensemble, Coolective, Walter Benjamin, No Machine, The Shortcuts and Ferloscardo.
Juntos abordam o já extenso reportório que Tiago Sousa tem vindo a desenvolver desde de 2006 de onde já fazem parte Crepúsculo, Noite/Nuit, e recentemente The Western Lands editado na editora alemã Resting Bell. A sua abordagem encontra inspiração na música de Erik Satie ou Federico Mompou, pela simplicidade e trabalho em formato de "canção", com a velha escola de minimalistas de Terry Riley, Tony Conrad ou Charlemagne Palestine, pela vontade de explorar as capacidades acústicas do Piano ou as capacidades hipnóticas do Drone, com a escola de guitarristas de John Fahey ou Robbie Basho, na sua abordagem a esse instrumento. Constrói música com um intuito narrativo, como é bom exemplo o seu último álbum, inspirado pelo livro de William S. Burroughs – The Western Lands. Tiago Sousa é um devoto à música, sem qualquer pretensão elitista, edita em cd-r ou on line, sem qualquer pudor e toca onde a sua música o levar, seja um café, uma galeria de arte, ou uma sala de concertos rock. Da sua lista de concertos figuram locais tão distintos como Galeria Zé Dos Bois, o Music Box, o Heliogàbal em Barcelona, as Livrarias Trama e Braço de Prata ou o Museu de Olaria em Barcelos.
Antes de se apresentar na 1ª parte do concerto de Shannon Wright na sua passagem por Lisboa, Tiago Sousa e João Correia propõem uma abordagem que junta o piano e a bateria, um formato pouco esperado, onde também há lugar para explorarem o reportório de guitarra.
Mariana Ricardo, nasceu em 1980 em Lisboa. Entre 1994 e 2001 tocou com os Pinhead Society, Velveteen e Lee and me. Toca actualmente com München e Rock Group Tiger. Compôs as bandas sonoras dos filmes "Xavier" e "Quatro Copas" de Manuel Mozos (2002 e 2007, respectivamente) e de "A Cara que Mereces" de Miguel Gomes (2004). Em 2007 assinou a Direcção Musical do filme "Aquele Querido Mês de Agosto" de Miguel Gomes. Entre todos estes afazeres, Mariana Ricardo tem tempo de fazer música delicada e intimista com ukuleles, pianos subtis e outras traquitanas com cordas. Belo.
Imperdível!

MULHERES AO ESPELHO, EM LISBOA, NA CASA FERNANDO PESSOA

«Chegou então a hora de Aldina se contar mulher, mulheres. Terá sido a imagem no espelho a exigi-lo, e ela que nunca se viu desacompanhada? Ou foi Aldina quem quis contar as mulheres que nessa imagem, a seu lado, reconhecia? Segredou-lhe o espelho o título do terceiro disco? Assim - Deverá chamar-se "MULHERES AO ESPELHO" e haverá nele a voz de uma segunda mulher, de uma grande poeta nossa. Calar-se-ão a guitarra, a viola e a tua voz, para que seja o poema "MÃE", de Maria do Rosário Pedreira, a selar, com a gravidade sublime da poesia, este novo disco de ti, minha querida fadista de corpo inteiro!» (Maria João Seixas, Jan. 08). Mulheres ao Espelho será lançado no próximo dia 2 de Junho, pelas 21h30, na Casa Fernando Pessoa. Haverá uma mulher a cantar, os músicos que a acompanham, os que com ela colaboraram (no passado, no presente), e uma plateia que fará de espelho das emoções vertidas para o "estrado". A entrada é livre, como sempre, e como sempre limitada à capacidade da sala. Não se atrase...

Casa Fernando Pessoa
Câmara Municipal de Lisboa
Rua Coelho da Rocha, nº 16
1250-088 - Lisboa Portugal