Saturday, June 14, 2008

JÁ A PARTIR DE HOJE: PRADBA 2007 EXPÕE SELECÇÃO DE MELHORES TRABALHOS CONCORRENTES, EM CÓS, NA GALERIA A DEGA

É já hoje, sábado, 14 de Junho, que vai ser inaugurada, às 16 horas, na Galeria A Dega, situada mesmo no centro de Cós (gentilmente cedida pela artista Helena Barros), a exposição de uma selecção dos trabalhos dos 35 autores apurados para o Prémio de Revelação Artística D. Benta de Aguiar 2007. Estamos todos convidados para visitar e fruir aquela exposição, em que poderemos apreciar e julgar a qualidade das obras apresentadas a concurso. A exposição estará ali patente até ao próximo dia 31 de Julho, constituindo mais um motivo de visita àquela simpática localidade. Durante a sua fase inicial, os visitantes da exposição deverão dirigir-se ao Bazar das Monjas (que fica a apenas 50 metros daquela galeria), de terça-feira a domingo (a exposição encerra às segundas), a partir das 14 horas (até às 20), beneficiando mesmo de uma visita guiada a esta imperdível exposição. É de ir! Absolutamente!

MODERNOS SÃO OS CLÁSSICOS: O MEU TIO, DE JACQUES TATI, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

MODERNOS SÃO OS CLÁSSICOS
JACQUES TATI: O MEU TIO, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA
17 DE JUNHO - 14h 30 e 21h 30
Jacques Tati não só conseguiu inscrever o seu nome na História do Cinema como o fez em apenas seis filmes. Nos próximos meses, o ciclo MODERNOS SÃO OS CLÁSSICOS apresenta mais dois deles e devolve parte da obra deste cineasta francês à sala de cinema, em cópia restaurada de 35 mm, no Grande Auditório do CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA.
Na próxima terça-feira, 17 DE JUNHO, teremos uma das mais celebradas obras deste mestre francês: O MEU TIO, filme de 1958 onde Jacques Tati dá vida e interpreta pela primeira vez o papel de Mr. Hulot, o que o levaria a conquistar nesse ano o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e o Prémio Especial do Júri no Festival de Cinema de Cannes. O filme será apresentado na sequência do ciclo dedicado ao actor e realizador gaulês em duas sessões diárias (pelas 14h 30 e 21h 30) no Grande Auditório do CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA. Já em Julho, será a vez de observarmos PLAYTIME (1967). Realizador, argumentista e protagonista da maioria dos seus próprios trabalhos (a criação do alter-ego Monsieur Hulot é uma das mais míticas a par de Charlot por Chaplin), Tati foi um comediante que não deixou de usar a Sétima Arte como forma de expressão maior no domínio da sátira social. Fê-lo através do riso e para entretenimento do público, atingindo um rigor e uma sofisticação conceptual ainda hoje raras. A crítica aos excessos da "modernidade" tão comuns na sua obra (nomeadamente no campo do design e da arquitectura moderna cujas regras totalitárias iam alastrando durante a sua época) tornou-se, no fundo, uma dos maiores manifestos de modernismo cinematográfico. Jacques Tati não é a descoberta de um mero "clássico" do cinema, mas antes a visão de uma clássica condição humana. E isso sempre foi "moderno".
MODERNOS SÃO OS CLÁSSICOS é um ciclo de reposições a decorrer no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça durante o ano inteiro de 2008 e com uma sessão mensal dedicada a alguns dos maiores clássicos da história do cinema. Empenhado em evocar a obra dos mais importantes nomes da Sétima Arte, esta organização tenta contrariar a ideia da modernidade como uma mera "condição do presente" rigidamente centrada nos códigos de produção actual (isto quando sabemos que o verdadeiro cinema moderno nasceu há várias décadas atrás), mostrando-o através de cineastas incontornáveis como Charles Chaplin, Jacques Tati, Federico Fellini, Alfred Hitchcock, entre outros.
Quem nos dera ter um tio assim! É de ir!

FÉRIAS NO CHIMICO: 4 DIAS, 4 TEMAS - NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

4 DIAS, 4 TEMAS
PROGRAMA DE ATELIERS DE VERÃO
NO
MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Porque, em tempo de férias, tens ainda mais tempo para descobrires e
aprenderes tantas coisas novas que temos para te ensinar, o Museu da
Ciência da Universidade de Coimbra escolheu 4 temas e desenvolveu
algumas actividades relacionadas com cada um destes assuntos.

Sabias que a vida na Terra está ameaçada?
Gostavas de conhecer melhor os animais e plantas que vivem perto de ti?
Diverte-te nesta aventura em defesa da Natureza!
Quando participar? 24 Junho; 1 e 22 Julho; 26 Agosto
10h00_13h00 (5-7 anos)
14h30_17h30 (8-12 anos))
Há som na Lua?
Queres fazer uma orquestra com materiais recicláveis?
Junta os teus amigos e venham todos ao barulho!
Quando participar? 25 Junho; 2 e 23 Julho; 27 Agosto
10h00_13h00 (5-7 anos)
14h30_17h30 (8-12 anos))
Queres ver líquidos a mudarem de cor?
Sabes fazer uma bola saltitona?
Vem ao Laboratorio Chimico conhecer o mundo mágico da Química.
Quando participar? 26 Junho; 3 e 24 Julho; 28 Agosto
10h00_13h00 (5-7 anos)
14h30_17h30 (8-12 anos))

Há um planeta que tem o dia maior que o ano?
Sabes ver as horas sem relógio?
Diverte-te a descobrir os segredos do Sol e dos planetas.
Quando participar? 27 Junho; 4 e 25 Julho; 29 Agosto
10h00_13h00 (5-7 anos)
14h30_17h30 (8-12 anos))
BIODIVERSIDADE
ASTRONOMIA
SOM

6 euros por criança
3h00 de duração
inscrição prévia
Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
geral@museudaciencia.pt
Telf 239 85 43 50
Este museu continua um mimo!

Friday, June 13, 2008

OS MELHORES SKETCHES DOS MONTY PYTHON MOSTRAM-SE EM ALCOBAÇA

CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA
Sábado, 14 Junho, 22 horas
Os Melhores Sketches dos Monty Python
Os Monty Python abriram os sentidos do mundo não só para a comédia, mas também para alguns temas importantes para as sociedades modernas: como trocar papagaios mortos, piadas enquanto armas mortíferas, canibalismo em agências funerárias ou a presença de cangurus na Última Ceia... Agora os actores António Feio, Bruno Nogueira, Jorge Mourato, José Pedro Gomes e Miguel Guilherme, prestam a devida homenagem aos génios que lhes ensinaram boa parte daquilo que sabem sobre comédia, sobre o lado bonito da vida e sobre a arte de evitar ser esmagado por um pé gigante vindo sabe-se lá de onde, numa sucessão imparável de sketches clássicos dos Monty Python, traduzidos e adaptados por Nuno Markl. Este espectáculo é algo de completamente diferente... Infelizmente, ao contrário da qualidade dos textos e da mestria e genialidade dos actores, a lotação da sala é limitada, ao numero de lugares existentes...
Não perca tempo e marque já o seu lugar nesta comédia imperdivel! O Nas Faldas da Serra já viu e gostou! É mesmo muito aconselhável!

VII FORUM NACIONAL URBANISMO E AUTARQUIAS, EM ALCANENA

O Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, irá receber, nos próximos dias 19 e 20 de Junho, o VII Fórum Nacional Urbanismo e Autarquias e o XV Encontro Nacional Museologia e Autarquias, cujas actividades decorrerão em simultâneo. A sessão de abertura terá lugar às 9 e 30 do dia 19 de Junho, contando com a presença do Governador Civil de Santarém, Paulo Fonseca, do Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Luís Azevedo, e de Zoran Roca, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – TERCUD. Esta é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Alcanena e da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – TERCUD. Para mais informações, contactem o Sector de Cultura da Câmara Municipal de Alcanena, através do telefone 249889114 ou do e-mail cultura@cm-alcanena.pt.
É de ir!

MUNÍCIPES ALCOBACENSES MAIORES DE 60 ANOS PODERÃO BENEFICIAR DE UM VERÃO MUITO ACTIVO

VERÃO PARA ALCOBACENSES MAIORES DE 60 ANOS ARRANCA EM JULHO
Nos meses de Julho e Agosto, a Câmara Municipal de Alcobaça organiza actividades desportivas para os munícipes do Concelho com mais de 60 anos de idade:

INDOOR
Durante o mês de Julho, os munícipes podem participam numa aula semanal de adaptação ao meio aquático nas Piscinas Municipais de Alcobaça e da Benedita (dependendo da freguesia de origem do munícipe).
Horário: 10h00 às 12h00
ACTIVIDADE FÍSICA AO AR LIVRE
Nos meses de Julho e Agosto, o Município de Alcobaça disponibiliza um autocarro que irá passar nas diversas freguesias do Concelho para transportar os munícipes para um espaço ao ar livre: praia, jardim, parque de merendas, entre outros. O objectivo destas deslocações é incentivar a prática do exercício físico (duas horas semanais), adaptado a actividade às condições físicas dos participantes.
Horário: Das 10h00 às 12h00 - Das14h30 às 16h30
As Inscrições devem ser feitas no Serviço de Acção Social da Câmara Municipal de Alcobaça, ou através do número: 262580831. Os horários podem ser consultados com maior pormenor no site www.alcobaca.pt.
Ninguém poderá dizer que os seniores alcobacenses ficarão esquecidos no próximo Verão!

Thursday, June 12, 2008

FINAL DO 1º CONCURSO DE CANÇÕES DO CONCELHO DE ALCOBAÇA, NO CINE-TEATRO

É já amanhã, sexta-feira, 13 de Junho, que o Cine-Teatro recebe a final do 1.º Concurso de Canções do Concelho de Alcobaça. Um evento que reuniu 115 turmas do 1.º Ciclo do Concelho de Alcobaça e envolveu 1900 alunos. Trata-se de uma organização da Academia de Música de Alcobaça, em parceira com a Câmara Municipal de Alcobaça e o Agrupamento de Escolas. Cantar, afinado, um conjunto de palavras alusivas à temática Planeta Terra (uma vez que 2008 é o Ano Internacional do Planeta Terra pela UNESCO), foi o desafio lançado pela Academia de Música de Alcobaça com a organização deste 1. º Concurso de Canções do Concelho de Alcobaça. Das cinco eliminatórias que decorreram no mês de Maio, a final está marcada para a manhã de sexta-feira, 13 de Junho, no Cine-Teatro de Alcobaça. A turma que ganhar a final irá actuar na audição final da Academia de Música de Alcobaça, a realizar no dia 21 de Junho, pelas 21h30, também no Cine-Teatro. Passaram à final três turmas de cada eliminatória, nomeadamente:
Agrupamento Frei Estevão Martins

Primeiro – EB1 da Junqueira
Segundo – 1º A e 2º C da EB1 da Alcobaça
Terceiro – EB1 do Valbom

Agrupamento de São Martinho do Porto

Primeiro – EB1 do Valado de Santa Quitéria
Segundo – EB1 do Casal Pardo
Terceiro – EB1 da Feteira

Agrupamento D. Pedro IPrimeiro – 3º ano da EB1 do Carvalhal de Aljubarrota
Segundo – EB1 do Casal do Abegão
Terceiro – EB1 da Maiorga

Agrupamento de Pataias

Primeiro – 2º D, 3ºA, 3ºG e 4ºG da EB1 de Pataias
Segundo – EB1 da Burinhosa
Terceiro – 2º e 3º ano da EB1 de Alpedriz

Agrupamento Frei António Brandão

Primeiro – EB1 do Silval
Segundo – 3º e 4º ano da EB1 da Cabecinha
Terceiro – 2º e 3º ano da EB1 da Ribafria
O júri é composto por um representante das três entidades envolvidas: Câmara Municipal de Alcobaça, Agrupamento de Escolas e Academia de Música de Alcobaça.
É já amanhã! É de ir!

PRADBA 2007 EXPÕE SELECÇÃO DE MELHORES TRABALHOS CONCORRENTES, EM CÓS, NA GALERIA A DEGA

No próximo sábado, 14 de Junho, será inaugurada, pelas 16 horas, na Galeria A Dega, situada mesmo no centro de Cós (gentilmente cedida pela artista Helena Barros), a exposição de uma selecção dos trabalhos dos 35 autores apurados para o PRADBA 2007. Estamos todos convidados para visitar aquela exposição, em que poderemos apreciar a qualidade das obras apresentadas a concurso. A exposição estará ali patente até ao próximo dia 31 de Julho, constituindo mais um motivo de visita àquela simpática localidade. É de ir!

SOCIEDADE FILARMÓNICA HUMANITÁRIA DE PALMELA APRESENTA NOVO PIANO E RECITAL COM MÁRIO LAGINHA

Sexta-Feira, 13 de Junho, às 21 horas
Artistas da Sociedade Filarmónica Humanitária de Palmela
Entrada Livre
Tendo terminado com sucesso a campanha O Nosso Piano, a Sociedade Filarmónica Humanitária de Palmela alardeia o prazer de nos convidar (a todos!) para estarmos presentes na apresentação oficial do seu novo piano, a realizar já amanhã, sexta-feira, 13 de Junho, onde se assistirá a um espectáculo pelos artistas da própria Sociedade Filarmónica Humanitária.
Sábado, 14 de Junho, às 21:30h
Recital por Mário Laginha no mesmíssimo piano
Bilhete 5 euros (Bilheteira: 21 235 02 35)
Sociedade Filarmónica Humanitária
Avenida Doutor Godinho de Matos - Palmela
Isto é que é trabalhar, não é? É de ir!

Wednesday, June 11, 2008

FERNANDO RAPOSO DE MAGALHÃES LANÇA CONTOS QUE NUNCA TE CONTEI, EM ALCOBAÇA, NO CAFÉ TERTÚLIA

O alcobacense (embora tenha nascido em Lisboa) Fernando Raposo de Magalhães lança na próxima sexta-feira, 13 de Junho, em Alcobaça, no Café Tertúlia, às 21 e 30, o seu livro Contos Que Nunca Te Contei. Este será o segundo livro de contos de Fernando Raposo de Magalhães, sendo publicado cerca de nove anos depois de nos ter surpreendido muito favoravelmente com o seu livro de estreia, o estimulante Contos de Verão. Estes Contos Que Nunca Te Contei contam com um prefácio de Maria João Seixas e ilustrações de Luís Guimarães, prometendo encantar novamente os seus leitores com a veia, o humor e o espírito literário já anteriormente demonstrados por Fernando Raposo de Magalhães.
Lá estaremos!

AMNISTIA INTERNACIONAL ANGARIA COLABORADORES EM CALDAS DA RAINHA E TORRES VEDRAS. VALE?

Vagas para as Equipas de Rua do "Face to Face" em Caldas da Rainha e Torres Vedras 17 a 28 de Junho
Eles querem dizer "Cara a Cara" que vale a pena lutar pelos Direitos Humanos
Venha para a rua com a Amnistia Internacional e faça a diferença! Eles precisam de si. Procuram Colaboradores Equipas de Rua do "Face to Face" Caldas da Rainha e Torres Vedras: entre 17 e 28 de Junho (trabalho remunerado)
A Amnistia Internacional (AI) é uma ONG que foi fundada em 1961, existe em mais de 160 países e luta pela defesa dos Direitos Humanos em todo o mundo intervindo, com sucesso, em áreas como: as Crianças Soldado, os Prisioneiros de Consciência, as Vítimas de Armas, a Discriminação, a Violência contra as Mulheres, entre outras. O Projecto "Face to Face" é um método de angariação de fundos, que consiste na abordagem directa de pessoas no sentido de divulgar o trabalho da Amnistia e apelar à participação activa dos cidadãos nas problemáticas de Direitos Humanos. Em Portugal, o projecto contou já com diversas equipas de recrutadores/ colaboradores que, em 12 cidades do país, contribuíram para que mais de 9.000 pessoas se juntassem à nossa luta, dando mais força a este movimento humano, que acredita que em pequenos gestos se faz a diferença !!
Equipa de Caldas da Rainha e Torres Vedras: 5 vagas para cada cidade
Descrição de função: Abordagem de pessoas na rua ou outros espaços públicos, com o objectivo de divulgar o trabalho da Amnistia Internacional (AI) e angariar novos membros e apoiantes; Trabalho de equipa; Preenchimento de formulários de inscrição, recolha de dados e esclarecimento dos novos apoiantes;
Requisitos: Concordância com os valores da Amnistia Internacional; Boa capacidade de relacionamento interpessoal; Idade mínima de 18 anos; Boa dicção e fluência verbal; Gosto por trabalhar em equipa; Elevado nível de responsabilidade; Assiduidade e pontualidade.
Duração: Pessoas interessadas poderão contactar para qualquer esclarecimento 918502544 - Caldas da Rainha e Torres Vedras: 17 a 28 Junho.
Horário: Entre as 13h e as 19h; Oferece-se: Remuneração mensal (11 dias): 201.63 Euros, em regime de prestação de serviços; · Formação adequada e acompanhamento do trabalho.
ELES CONTAM CONSIGO: envie o seu currículo, para marcar uma entrevista, para : j.brandao@amnistia-internacional.pt contacta o 918502544
Valerá certamente a pena! Fazer bem é fixe! Muito!

QUATRO PRAIAS DO CONCELHO DE ALCOBAÇA FORAM HONRADAS COM A ATRIBUIÇÃO DO PRAIAS DE OURO 2008

Água de Madeiros, Légua, Pedra do Ouro e Polvoeira são as praias do concelho de Alcobaça que voltam em 2008, a receber o galardão de Praia de Ouro, dos 15 estipulados para o distrito de Leiria, no arranque da época balnear, no passado dia 1 de Junho. Trata-se de uma avaliação feita pela QUERCUS - Associação Nacional de Conservação da Natureza, que este ano atribuiu o galardão a mais quatro praias que no ano transacto, obtendo Portugal cerca de 200 praias de Ouro, das 508 zonas balneares existentes. São reconhecidas como Praias de Ouro, todas as praias que em Portugal têm obtido sempre, nos últimos cinco anos (2003 a 2007), qualidade de água classificada como boa e que na época balnear de 2007 tiveram as análises sempre boas. Esta avaliação é muito mais limitada em comparação com a atribuição da Bandeira Azul, porque apenas se baseia na qualidade da água das praias, apesar de ser mais exigente neste aspecto. A classificação geral das praias em termos de qualidade da água é disponibilizada pelo Instituto da Água, ao abrigo da legislação nacional e comunitária. O objectivo da Quercus é realçar as garantias de praias que mantêm elevados padrões ao longo de vários anos, e que apresentam uma maior fiabilidade no que respeita à boa qualidade da sua água, confirmando ainda a sua excelência na última época balnear (dados consultados através do site snirh.inag.pt). Ora aí estão, portanto, quatro belos sítios para molhar o pezinho no próximo Verão!

Tuesday, June 10, 2008

TERMINA HOJE À TARDE (E EM GRANDE!) O CISTERMÚSICA 2008, COM O LANÇAMENTO DO LIVRO CISTERMÚSICA-UMA HISTÓRIA E CONCERTO PELO HILLIARD ENSEMBLE

10 JUNHO - 18H00 - Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça
LANÇAMENTO DO LIVRO
Cistermúsica-Uma História
de
JOSÉ ALBERTO VASCO
Com a presença do autor e do director artístico do festival ALEXANDRE DELGADO
10 JUNHO – 19H00 – Nave Central do Mosteiro de Alcobaça
CONCERTO DE ENCERRAMENTO
Música Sacra- «Arkhangelos: Música Cristã Antiga e Moderna das Tradições Romana, Inglesa, Grega, Russa e Arménia»
THE HILLIARD ENSEMBLE
David James (Contratenor) Rogers Covey-Crump (Tenor)Steven Harrold (Tenor) Gordon Jones (Barítono)
Composições de James MacMillan, Sheryngham, Jonathan Wild, Ivan Moody, Arvo Pärt e Alexander Raskatov.
Promete ser em grande! E não deixará de o ser...

AMBIENTUDO LANÇA EXCELENTES DICAS EM DOCUMENTO POUPAR COMBUSTÍVEL - PROTEGER O AMBIENTE

O Ambientudo, site dedicado ao ambiente, à ecologia e ao desenvolvimento custentável, com espaço para eco-conselhos, apresentações, testes, curiosidades, dias do ambiente, jogos e muitos links para outros sites, disponibilizou-nos recentemente um documento intitulado Poupar Combustível-Proteger o Ambiente, com uma série de acutilantes dicas sobre o assunto. Leiam e não deixem de seguir esses procedimentos. O nosso futuro agradece, e muito!
Em 2002, o Ambientudo alertou para a necessidade de usar de forma inteligente as viaturas para poupar combustível e proteger o ambiente:
“50. VIATURA – A implementação de soluções normativas, organizativas, legislativas e tecnológicas, permitirá conceber um novo automóvel; mais exigente na salvaguarda do Ambiente, desde a escolha dos materiais e das tecnologias de fabrico, à reciclabilidade da quase totalidade dos seus componentes. Mas isto será o futuro... E a sua actual viatura? Costuma fazer uma condução calma? Evite as acelerações e/ou as travagens bruscas. Aumente assim a segurança e diminua o consumo de combustível do seu automóvel. Mande afinar o motor... No poupar é que está o ganho! Leia o manual do utilizador e vai concluir que afinal não sabe tudo. Partilhe a viatura com outras pessoas... ou melhor, opte pelos transportes colectivos... Ou então esqueça algumas vezes o automóvel e vá a pé ou de bicicleta!....”
Estamos em 2008 e parece que agora todos nos começamos a preocupar. Infelizmente não tanto por razões ECOlógicas mas por força de motivos ECOnómicos. Ao falarmos em poupar nos combustíveis convém referir que não basta comprar barato (ou mais barato). Para tal o site www.maisgasolina.com dá uma grande ajuda! Mas a maior ou melhor poupança obtém-se com uma utilização mais eficiente, inteligente e ambientalmente correcta.
Após visitar alguns sites transcrevem-se algumas ideias (simples e boas) que nos apresentam para poupar nos combustíveis e proteger o planeta.
10 dicas para ajudá-lo a conduzir de forma mais eficiente-
1. Mantenha o veículo bem afinado e verifique o nível do óleo regularmente. Os veículos bem afinados funcionam de forma mais eficiente e ajudam a reduzir as emissões de CO2.
2. Verifique a pressão dos pneus todos os meses. Os pneus com pressão inferior à indicada contribuem para um aumento do consumo de combustível até 4%*.
3. Retire carga desnecessária do porta-bagagens e assentos traseiros. Quanto mais pesado estiver o veículo, mais esforço tem o motor de fazer e mais combustível consome.
4. Feche as janelas, especialmente a velocidades mais elevadas, e retire malas de tejadilho vazias. Vai reduzir a resistência ao vento, e o consumo de combustível e as emissões de CO2 podem baixar até 10%**.
5. Utilize o ar condicionado apenas quando necessário. A utilização desnecessária aumenta o consumo de combustível e as emissões de CO2 em até 5%**.
6. Comece a conduzir logo após ligar o motor e desligue-o quando estiver parado por mais de um minuto. Os motores modernos estão desenhados para serem mais eficientes quando o veículo começa logo a andar, reduzindo o consumo de combustível.
7. Conduza a velocidades razoáveis e, acima de tudo, conduza suavemente. Sempre que acelera ou trava subitamente, o motor gasta mais combustível e produz mais CO2.
8. Ao acelerar, nos veículos de caixa manual, mude de mudança o mais cedo possível. As mudanças mais elevadas são mais económicas em termos de consumo de combustível**.
9. Tente antecipar o fluxo de trânsito. Olhe para a frente, o mais longe possível, para evitar paragens e arranques desnecessários.
10. Considere a partilha de automóvel para trabalho ou lazer. Vai ajudar a reduzir os congestionamentos de trânsito e o consumo de combustível.
* Agência Internacional de Energia
** Comissão Europeia
Também no site da DECO (Defesa do Consumidor) podemos encontrar estas DICAS PARA POUPAR O AMBIENTE
Para ser mais ecológico e poupar no combustível, siga os nossos [da DECO] conselhos.
1. Não force o carro. Se as rotações por minuto aumentarem, mude para a velocidade acima.
2. Acelere lentamente.
3. Mantenha a distância, para evitar travagens bruscas.
4. Quando tiver um semáforo fechado a alguma distância, não acelere para travar em cima. Abrande, para que possa acelerar de novo quando abrir.
5. Mude de velocidade quando o contador de rotações o indicar. Poderá, assim, conduzir mais suavemente.
6. Faça as manutenções periódicas ao seu automóvel.
7. Verifique a pressão dos pneus com regularidade.
8. Retire objectos desnecessários da bagageira. O consumo aumenta 7% por cada 100 kg a mais.
Já ouviu falar de “Carpooling”? É a partilha do seu carro com inerentes reduções de custos e de trânsito. Então aceda a www.carpool.com.pt ou a www.deboleia.com .
Também há quem refira a utilização de aditivos ou economizadores de combustível para poupar e proteger (pesquise na internet por “fuel saver”). Muito vai encontrar mas infelizmente com muita informação contraditória à mistura. Assunto que deve ser esclarecido e equipamentos que deverão ser testados por entidade competente e idónea.
Em 5 de Junho comemorou-se o Dia Mundial do Ambiente. Poupando combustíveis estamos a poupar energia, a reduzir as emissões de CO2 e a proteger o Planeta Terra. Faça a sua parte. Eu já fiz a minha! Que todos façamos a nossa! Já!

O CASÓRIO DO SÉCULO: EM LISBOA, NO CABARET MAXIME, EM 13 DE JUNHO

No dia de Sto António – o casamenteiro – todos os que falharam a célebre cerimónia diurna do casório na Sé, ainda podem dar o nó! Basta para isso dirigirem-se à Pr. Da Alegria e contrair matrimónio ali mesmo, em pleno Maxime! Toda a gente se pode inscrever para este casamento nocturno sem igual. Tragam os amigos e a família, e brilhem no evento mais mediático do século, ao som dos flashs e disparos das cameras fotográficas! Não pensem que é só de brincadeira! Uns são a sério com registo e tudo aquilo a que se tem direito, outros faz de conta! Tudo bem animado, pois no que toca à brinacadeira, será o Padre Vieira (não o António, mas sim o Manuel João), que celebrará as sagradas uniões! A festa é abrilhantada pelo conjunto musical “Os Irmãos Catita” e ainda por Mitsuhirato, o DJ mais casamenteiro desde Frei Tuck!x
Inscrições para todo o tipo de casamentos. E casar à noite tem outro charme! Para além do mais, esta “igreja” tem bar, palco, sala de convívio, instalação sonora, toiletes e muito mais! Se quer um Sto. António sublime, case-se-no Maxime. Oferta de bolo de noivos, certificados de casamento Maxime e fotografias para mais tarde recordar!!! Noivos que ainda pretendem inscrever-se e que tragam pelo menos 10 convidados, não pagam os bilhetes de entrada. Compareça e enubeça!
sexta . 13 junho 08 . bilhetes € 15,00 com oferta de bebida branca
cabaret maxime - pç. alegria, 58 em lisboa
abertura de portas 22h00 . cerimónias 23h00
Grande casamento, não é? Promete...

UM NOVO E INTERESSANTE LIVRO: A REGIÃO DE ALCOBAÇA NA ÉPOCA ROMANA

Cerca de 20 anos de trabalhos arqueológicos no Castro Romano de Parreitas (Bárrio) deram, finalmente, origem à edição de A Região de Alcobaça na Época Romana, um livro lançado no passado dia 1 de Junho. Trata-se de mais uma edição do Município de Alcobaça em colaboração com o Instituto de Estudos Regionais e do Municipalismo Alexandre Herculano, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A obra, coordenada por Pedro Gomes Barbosa, da Universidade de Lisboa, conta com textos da autoria de diversos historiadores e arqueológos, descrevendo o modo de vida das populações, as artes, os ofícios e a geografia local na Era Romana na região de Alcobaça. O livro, com uma tiragem de 1000 exemplares, encontra-se à venda na Biblioteca Municipal de Alcobaça, com o preço unitário de 20 euros. Trata-se, certamente, de um livro indispensável!

Monday, June 09, 2008

CERIMÓNIA DE ENTREGA DE PRÉMIOS DO PRADBA 2007 JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NO YOU TUBE (COM A MÚSICA ORIGINAL DO PRADBA!)

Já está disponível no You Tube a cerimónia de entrega de prémios do PRADBA 2007. Todo o vídeo tem como fundo orquestral a composição Simplex Oratio, especialmente concebida por Osvaldo Fernandes e Claude Mateus para ser a música oficial desta primeira edição do Prémio de Revelação Artística D. Benta de Aguiar, cuja estreia mundial se realizou precisamente durante aquela cerimónia. Para aceder a essa reportagem basta abrir o endereço cibernáutico www.youtube.com e digitalizar Simplex Oratio em Searchs, ou aceder directamente digitalizando http://www.youtube.com/watch?v=ox2xGuibsno. Já se viu que aquela gente não brinca em serviço!

CISTERMÚSICA-UMA HISTÓRIA, O LANÇAMENTO DE UM NOVO LIVRO DE JOSÉ ALBERTO VASCO. É JÁ AMANHÃ!

Cistermúsica-Uma História é o título do novo livro de José Alberto Vasco, que será publicamente apresentado amanhã, terça-feira, 10 de Junho, pelas 18 horas, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça. Esse novo livro apresenta a compilação de praticamente tudo o que foi criticamente dito e escrito sobre as 15 primeiras edições do Cistermúsica-Festival de Música de Alcobaça, sendo uma autêntica produção bibliográfica de serviço público e a única produção do género até agora realizada em Portugal! Essa cerimónia de lançamento contará com a presença do autor do livro, José Alberto Vasco, e do actual director artístico do festival, Alexandre Delgado, antecedendo o concerto final do XVI Cistermúsica, que se realizará logo a seguir,às 19 horas, na nave central do Mosteiro de Alcobaça, com uma actuação do fabuloso agrupamento vocal a cappella britânico The Hillliard Ensemble. Prevê-se um final de tarde 5 estrelas (ou 20 valores) em Alcobaça! É de ir!

FORAM ANUNCIADOS OS VENCEDORES DO PRADBA 2007. O 1º PRÉMIO FOI (MUITO MERECIDAMENTE) PARA A ESCULTURA ORAÇÃO, DE JOSÉ RIBEIRO ANTUNES

No passado sábado, 7 de Junho, data em que o Bazar das Monjas comemorou o seu 4º aniversário, aconteceu em Cós a cerimónia de entrega dos prémios PRADBA 2007. Aqui fica a lista final dos vencedores dos Troféus e Prémios daquele histórico evento, recordando-se ainda que um dos inesquecíveis momentos daquela cerimónia foi a estreia mundial da magnífica composição musical electrónica especialmente criada para o PRADBA por Osvaldo Fernandes e Claude Mateus, sob o título Simplex Oratio. E os premiados foram:
1º Prémio PRADBA 2007
José Ribeiro Antunes, “Oração” (Escultura)
2º Prémio PRADBA 2007
O Júri decidiu maioritariamente a não atribuição deste prémio.
3º Prémio PRADBA 2007
Paulo Ascenso Mateus, “Mosteiro de Cós e Um Rio” (Escultura)
1º Menção Honrosa PRADBA 2007
André Mesquita de Sousa Ferreira Valverde, “Redescobrir Cós” (Vídeo)
2º Menção Honrosa PRADBA 2007
Ricardo António Domingues de Campos, “Homo Credens” (Pintura)
Troféus Madalena Metelo PRADBA 2007
Melhor trabalho na Categoria de Vídeo: André Mesquita de Sousa Ferreira Valverde
Melhor trabalho na Categoria de Escultura: José Ribeiro Antunes
Melhor trabalho na Categoria de Desenho: Sérgio da Costa Cardina
Melhor trabalho na Categoria de Texto Literário: Marlene Correia Ferraz
Melhor trabalho na Categoria de Ensaio: Maria Hortense Martins Nunes
Melhor trabalho na Categoria de Pintura: Ricardo António Domingues de Campos
Melhor trabalho na Categoria de Fotografia: Nelson Mateus Fernandes
E aqui fica também o currículo do grande vencedor do PRADBA 2007, bem como a análise da sua belíssima produção artística que lhe proporcionou aquele merecido prémio:
José Ribeiro Antunes - nota biográfica: José Ribeiro Antunes nasceu em Montes, freguesia de Montes, concelho de Alcobaça, a 17 de Fevereiro de 1961. Começou a desenhar com cerca de cinco anos de idade, por influência de seu tio, Luís Bonifácio Antunes (1927-1972), talentoso escritor e brilhante jornalista alcobacense. José Antunes nunca deixou desde então de desenhar, sendo o desenho a lápis de grafite uma das técnicas em que se especializou. Participou em diversas exposições individuais e colectivas, tendo sido responsável pela rubrica “Desenhos e Caricaturas de Antunes”, publicada ininterruptamente no quinzenário O Alcoa ao longo dos anos de 2000 e 2001. José Antunes trabalha há 26 anos na fábrica de porcelanas SPAL, S.A. onde actualmente exerce as funções de modelador.
Sobre a escultura Oração, de José Ribeiro Antunes: “Quando vi a peça premiada pela primeira vez deram-me um espelho para que eu pudesse visualizá-la em toda a sua extensão, por todos os seus ângulos, para que não me escapasse nenhum pormenor. Mas não senti necessidade de usar o espelho. Isto porque a primeira sensação que tive quando vi a peça era que seria a vencedora. Não só pela sua aparente magnitude e estrutura mas sobretudo pelo diálogo que a peça criou imediatamente comigo. Isto é, não só pelo seu aspecto visual, mas muito porque me obrigou a olhá-la e a pensar sobre ela. E é este aspecto que eu gostaria de realçar: a capacidade que cada obra de arte tem de dialogar com o espectador, de lhe transmitir sensações, boas ou más, agradáveis ou incomodativas, mas de nos pôr a questionar o que vemos, de nos posicionar a tentar interpretá-la sob os nossos próprios padrões. Sendo este um prémio artístico, não poderíamos deixar de parte o factor criatividade com que o tema a concurso – a freguesia de Cós – fosse abordado. Não queríamos só que nos provassem o saber fazer, mas também que nos mostrassemo fazer pensar, o fazer sonhar. Que nos provassem que tinham a capacidade de saber interpretar o tema mas que podiam ser totalmente livres na sua forma criativa. Que cada um de nós possa fazer a sua interpretação; que cada um de nós dialogue com a peça de forma diferente, que depolete discussão, que nos provoque diferentes emoções. É o meu apelo a todos os espectadores hoje aqui presentes. Muitos parabéns ao autor!”
Catarina Mateus, Membro do Júri PRADBA 2007
Muitos parabéns ao Bazar das Monjas de Coz pela fundação deste evento e venha então a próxima edição do Prémio de Revelação Artística D. Benta de Aguiar! Cós merece!

PRÉMIO CRISFORM 2008: UM AVISO AOS ARTISTAS DO CRISTAL

O Crisform – Centro de Formação Profissional para o Sector da Cristalaria, na Marinha Grande, está a promover a terceira edição do Prémio Crisform, atribuindo um prémio no valor de 750 euros (sujeito a impostos) para o melhor trabalho em vidro. De temática livre, este concurso destina-se a todos os que trabalham com vidro nas suas diversas áreas e técnicas, que queiram pôr a sua criatividade à prova. O que se pede é que todos os projectos sejam realizados nas instalações do Crisform até ao dia 25 de Julho, devendo as peças ser entregues até 8 de Agosto.
O objectivo deste concurso é estreitar a cooperação entre o centro de formação e os trabalhadores vidreiros. Ao mesmo tempo que se tenta manter viva a tradição vidreira, estimula-se o saber fazer e a criatividade. Mais informações e o regulamento do Prémio Crisform 2008 podem ser consultados em
www.crisform.pt. Espera-se que os melhores artistas da arte do cristal não se façam rogados e concorram. Já!

PRÉMIO NACIONAL DE INOVAÇÃO AMBIENTAL PREMIOU INOVAÇÕES PORTUGUESAS

Recirculação Electroestática para Captação de Poeiras Finas, da Advanced Cyclone Systems S.A. foi a inovação vencedora da quarta edição do Prémio Nacional de Inovação Ambiental (PNIA). O segundo lugar foi para o Sistema de tratamento biológico anaeróbio de águas residuais com elevados teores de matéria orgânica e sulfatos, do Departamento de Energias Renováveis do INETI. Em terceiro lugar, ex-aequo, ficaram o Sistema de tratamento electroquímico de efluentes líquidos, da Comel/Engiscience – Energia S.A. e a Unidade de processo de gaseificação/fusão de resíduos indiferenciados para produção de energia, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra. Os quatro vencedores ficam assim apurados, em pé de igualdade, para a competição europeia, o EEP Award. Muitos parabéns aos vencedores e um grande viva aos portugueses que ainda vão criando projectos dignos de orgulho nacional: VIVA!

Sunday, June 08, 2008

UM ACONTECIMENTO A NÃO PERDER: LANÇAMENTO DO LIVRO CISTERMÚSICA - UMA HISTÓRIA, DE JOSÉ ALBERTO VASCO, EM 10 DE JUNHO

Cistermúsica-Uma História é o título (e o tema) do livro da autoria de José Alberto Vasco, que será apresentado na próxima terça-feira, 10 de Junho, pelas 18 horas, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça. Já se sabe que se trata de um livro que apresenta a compilação de (praticamente) tudo o que foi criticamente dito e escrito sobre as 15 primeiras edições do Cistermúsica-Festival de Música de Alcobaça: uma autêntica produção bibliográfica de serviço público! E ao público (e não só)! Essa cerimónia de lançamento contará com a presença do autor do livro, José Alberto Vasco, e do actual director artístico do festival, Alexandre Delgado. Tratando-se (muito obviamente) da grande aposta desta semana para este blogue! É mesmo de ir! Quem não o fizer, arrenpender-se-á, certamente!

ESTREIA DO PROJECTO DE RESIDÊNCIA ARTÍSTICA DO SAXOFONISTA MÁRIO MARQUES NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

Na próxima terça-feira, 10 de Junho, às 17 horas, inicia-se no grande auditório do Cine-Teatro de Alcobaça o Ciclo Mário Marques, projecto de residência artística daquele excelente saxofonista alcobacense na sua terra natal. O espectáculo intitula-se Saxofone & Cordas, sendo a primeira de três propostas daquele músico alcobacense como artista residente no Cine-Teatro de Alcobaça, durante o ano de 2008. Esse muito aguardado concerto apresentará a música de Daniel Shneyder um compositor alemão, possuidor de uma escrita musical arrojada e cheia de diversas e benéficas influências. O programa do concerto será composto por uma suite de jazz com 8 andamentos e a formação utilizada será a de um saxofone solista, quarteto de cordas, contrabaixo e percussão. Só poderá ser bom. Muito bom!

CAMÕES E A CIÊNCIA, EM COIMBRA, NO MUSEU DA CIÊNCIA

Associando-se às celebrações do Dia de Camões, em genuíno espírito de interdisciplinaridade universitária, no próximo dia 11 de Junho, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos promovem o colóquio CAMÕES E A CIÊNCIA. Os participantes do colóquio e os visitantes do Museu da Ciência terão a oportunidade de conhecer a 1ª edição d'Os Lusíadas (1572), exposta durante todo o dia, graças à generosa colaboração da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Às 17h30, também no Anfiteatro do Museu da Ciência, terá lugar a apresentação por Carlos Ascenso André do livro de ensaios camonianos da autoria de Vitor Aguiar e Silva A Lira Dourada e a Tuba Canora, seguida de uma recitação de poemas de Camões por Manuel Alegre. Este museu realmente nunca pára. Ainda bem!

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DO BEATO FRANCISCO MARTO, NO MUSEU DE ARTE SACRA E ETNOLOGIA DE FÁTIMA

Beato Francisco Marto - Centenário do seu nascimento - 11 de Junho de 2008
Comemora-se a 11 de Junho de 2008, o centenário do nascimento do beato Francisco Marto. O vidente das Aparições de Fátima ficou conhecido entre os três por ser aquele que gostava mais de rezar a Jesus escondido. O Museu de Arte Sacra e Etnologia, dos Missionários da Consolata em Fátima, apresenta na sua exposição permanente -A Sala dos Pastorinhos- que conserva autênticas relíquias dos videntes, entre elas o barrete do Beato Francisco Marto. Este e outros objectos foram oferecidos aos Missionários da Consolata em 1956 pelo pai dos videntes, Manuel Pedro Marto (1873-1957), grande amigo de João De Marchi, padre missionário da Consolata que abriu o Instituto Missionário da Consolata em Portugal e autor de vários best-sellers sobre as Aparições. O barrete do Beato Francisco Marto é, sem dúvida, o mais admirado. Ocupando o centro da sala, num ambiente escurecido, apela à meditação que tanto este pastorinho de Fátima apreciava, "rezar ao Jesus escondido". Para além destes objectos, encontram-se alguns terços, trajes do doador e uma pedra do túmulo da Jacinta e Francisco que seu pai guardou religiosamente após a trasladação dos irmãos do cemitério paroquial de Fátima para a Basílica.
O Padre Luís Kondor, o postulador das causas de beatificação de Jacinta e Francisco, ofereceu também um pequeno relicário com partículas dos ramos da azinheira e dos caixões dos beatos. Para conhecer melhor estes objectos faça uma visita ao Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima, qu está aberto diariamente, excepto à segunda-feira, das 10h00 às 19h00 entre Abril e Outubro e das 10h00 às 17h00 de Novembro a Março.
Francisco Marto nasceu a 11 de Junho de 1908, em Aljustrel. Foi baptizado a 20 de Junho de 1908. Adoeceu vítima da pneumónica em Dezembro de 1918 e faleceu em Aljustrel às 22 horas do dia 4 de Abril de 1919. Foi enterrado no cemitério de Fátima e depois trasladado para a Basílica, em 13 de Março de 1952. A sua grande preocupação era a de "consolar Nosso Senhor". O espírito de amor e reparação para com Deus ofendido, foram notáveis na sua vida tão curta. Passava horas a "pensar em Deus". Ele foi um contemplativo. O Santuário de Fátima irá iniciar as comemorações do centenário do nascimento do Beato Francisco Marto a partir do dia 10 de Junho de 2008, por ocasião da Peregrinação das Crianças a Fátima (que decorre sempre a 9 e 10 de Junho). O ciclo comemorativo decorrerá até 10 de Junho de 2009.
Museu de Arte Sacra e Etnologia
Missionários da Consolata
Rua Francisco Marto, 52 - Fátima
Valerá certamente a pena! É de ir!

ARRAIAL POPULAR DE S. JOSÉ NO CHAFARIZ DO VINHO, NA MÃE D'ÁGUA, EM LISBOA: DURANTE QUASE TODO O MÊS!

Está já a decorrer, até ao dia 29 de Junho, entre as 18h00 e as 22h30, o Arraial Popular de São José no Chafariz do Vinho, Mãe – d’Água, integrado nas Festas da Cidade de Lisboa 2008. Este Arraial organizado pelo Centro Cultural Avenida tem como principal parceiro a Junta de Freguesia de São José e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC, EPAL, Hotel Botânico, Hotel do Príncipe Real e Adega Cooperativa da Arruda dos Vinhos. Pretende-se com este arraial criar um novo conceito de arraial popular, onde se unam as tradições populares de Lisboa à cultura musical e à vitivinicultura. Teremos como programação todas as sextas, dias 13, 21 e 27, fado vadio com “A Tasca do Chico”, sábados, 21 e 28, com “Agrupamento Musical Lauro Palma”, que irão garantir além de uma excelente qualidade sonora, um grande regalo para os olhos de todas as meninas e meninos, sábado, dia 14, o Combo do Hot Clube de Portugal, domingos, Manuel João Vieira com personagem “Lello Perdido”, que cantará fados do outro mundo e vésperas de feriado com “As noites Suzukie”, com Dj’s e Vj’s, que nos vão deliciar com os seus sons de fado retro pop virtual e que têm ainda como convidados na segunda-feira dia 9 o Rancho Folclórico de Arganil. Este Arraial é organizado pelo Centro Cultural Avenida e tem o apoio da Junta de Freguesia de São José, Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC, EPAL, Hotel Botânico, Hotel do Príncipe Real e da Adega Cooperativa da Arruda dos Vinhos. Festa é festa! É de ir!