Saturday, September 27, 2008

CASA DA CULTURA JOSÉ BENTO DA SILVA ORGANIZA PASSEIO PEDESTRE PAREDES DA VITÓRIA

PASSEIO PEDESTRE PAREDES DA VITÓRIA
DOMINGO, 28 DE SETEMBRO

PERCURSO A PARTIR DO PARQUE DE ESTACIONAMENTO DA PRAIA DAS PAREDES DA VITÓRIA, COM DESCIDA À PRAIA PELO PASSADIÇO E PELO PASSEIO DA MARGINAL, SUBIDA PELA AVENIDA N. SRA. DA VITÓRIA ATÉ AO MIRADOURO E Á PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DE PARAPENTE, PELO PASSADIÇO ATÉ À CICLOVIA QUE VEM DE S. PEDRO DE MOEL, PARQUE DE MERENDAS, CAPELA DE N. SRA. DA VITÓRIA, DESCIDA PELA AVENIDA
DURAÇÃO APROXIMADA: 2:00 horas
DISTÂNCIA APROXIMADA: 6 km
GRAU DE DIFICULDADE: Fácil
CONCENTRAÇÃO E PARTIDA :
9h00 – Pimpões – Caldas da Rainha;
9h00 – Casa da Cultura - S. Martinho do Porto;
9h45 – Parque estacionamento Paredes da Vitória
HÁ ALMOÇO PARA OS PARTICIPANTES INTERESSADOS QUE SE INSCREVAM NO LOCAL, ANTES DA PARTIDA.
PARTICIPAÇÃO ABERTA A TODOS
RECOMENDA-SE O USO DE CALÇADO APROPRIADO PARA O CAMPO E INDUMENTÁRIA ADEQUADA ÀS CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS.

PARTICIPAÇÃO DO GRUPO DE CAMINHEIROS DOS PIMPÕES -C. RAINHA
COLABORAÇÃO DA SOC. FILARMONICA PATAENSE
CASA DA CULTURA JOSÉ BENTO DA SILVA
Rua Professor Eliseu, 2 - S. MARTINHO DO PORTO
Tel. 262980885 Fax 262980886
Caminhar faz bem, muito bem. É de ir!

SÉRGIO CAROLINO APRESENTA MASSIVE BRASS SOCIETY NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

Massive Brass Society no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça
Domingo - 28 de Setembro - 21 e 30
Este ensemble, de características únicas, tem como principal objectivo dar a conhecer a família dos instrumentos graves de metal (trombones alto, tenor,baixo e contrabaixo e as tubas (tenor [eufónio], baixo e contrabaixo)) bem como o repertório original para este tipo de formação. Uma estreita colaboração com compositores nacionais e estrangeiros é outra das intenções deste projecto. Esta 'sociedade' de baixa frequência é composta por músicos profissionais e professores com bastante experiência, assim como por jovens talentosos das várias escolas profissionais e superiores de música nacionais. O grupo teve a sua primeira apresentação pública no passado mês de Agosto no Armazém das Artes em Alcobaça. Para este concerto, teremos como solistas o tubista Anne Jelle Visser (solista da Orquestra da Ópera de Zurique e artista Yamaha), o trompetista norte-americano Rex Richardson (solista internacional Yamaha) e os trombones baixos portugueses, Gonçalo Dias (Orquestra de Jazz de Matosinhos) e Wrainer Samuel (freelance nas principais orquestra nacionais). A direcção artística estará a cargo de Sérgio Carolino (solista da Orquestra Nacional do Porto, artista internacional Yamaha).
Massive Brass Society:
Ricardo Pereira, Daniel Dias, Gabriel Antão, Pedro Miguel Santos,Ruben Tomé, André Melo- trombones tenores
Gonçalo Dias, Wrainer Samuel, Nuno Martins, Tiago Noites,Rui Bandeira- trombones baixos
Luís Oliveira, Xavier Novo, Jorge Fernandes, Gil Gonçalves,Nelson Carvalho- tubas
Luis Gomes e Ricardo Antão- eufónios
Nuno Simões e João Pacheco- percussão
Heavy Metal à solta em Alcobaça, numa noite que promete fazer História! É de ir! Absolutamente imperdível!

TARRAFAL, LUGAR DE MEMÓRIA, UMA EXPOSIÇÃO DE ORLANDO FALCÃO, NO PORTO

Valorizar a história das lutas pela liberdade e preservar a memória da resistência à opressão do Estado Novo são finalidades da associação/movimento Não Apaguem a Memória!, cujo núcleo do Porto promove, no decorrer dos meses de Setembro e Outubro, as seguintes actividades:
Quarta-feira, 24 de Setembro

17.30 h - Inauguração da exposição de fotografias de Orlando Falcão Tarrafal, Lugar de Memória, no Museu Militar do Porto (edifício da delegação do Porto da PVDE/PIDE/DGS, sito na esquina da Rua do Heroísmo com o Largo de Soares dos Reis)
Sábado, 25 de Outubro

Museu Militar do Porto (edifício da delegação do Porto da PVDE/PIDE/DGS, sito na esquina da Rua do Heroísmo com o Largo de Soares dos Reis)

15.30 h - Conferência por Manuel Loff: O Tarrafal e a Opressão Salazarista

16.30 h - Debate

18 h - Encerramento da exposição de fotografias de Orlando Falcão Tarrafal, Lugar de Memória
Recordar o passado, tirando lições para o presente e para o futuro continua a ser um posicionamento louvável. Marquemos presença!

VIII FEIRA DO LIVRO MANUSEADO, EM LISBOA, NA PRAÇA DA FIGUEIRA

Cumprindo o hábito e o objectivo de aproximar o livro dos leitores e de transformar espaços públicos em locais de leitura e de cultura, foi inaugurada em 25 de Setembro a VIII edição da Feira do Livro Manuseado, na Praça da Figueira, em Lisboa. Diariamente, das 9 às 20 horas, e até ao dia 18 de Outubro, estarão disponíveis milhares de títulos de diferentes géneros a preços muito reduzidos. São restos de stocks, fins de edição, promoções, saldos, livros com deficiente apresentação mas com conteúdo intocável, edições já raras - um mundo de surpresas para quem gosta de livros. Em destaque, encontrará diversos livros sobre Lisboa, numa homenagem cultural à cidade. Nesta feira estão presentes dezenas de editoras. Deixe-se seduzir pela leitura e não falte!

Friday, September 26, 2008

ALCOBAÇA VAI ESTAR ENTRE PRATOS, SÁBADO, NA RTP 2

Henrique Sá Pessoa, um prestigiado chefe de cozinha portuguesa, escolheu Alcobaça para gravar um dos episódios do programa que apresenta na RTP 2: Entre Pratos. A Praça 25 de Abril, em frente ao alçado principal do Mosteiro de Santa Maria, foi o local escolhido para a colocação de uma cozinha móvel, que foi palco para mais um prato delicioso, durante a gravação desta emissão do Entre Pratos, em 15 de Julho último. Durante essa gravação, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Alcobaça, Alcina Gonçalves, fez uma visita guiada ao chefe Henrique Sá Pessoa, que conheceu, em pormenor, alguns dos pontos mais emblemáticos do monumento como é o caso da cozinha do Mosteiro. Vamos então confirmar como é que Alcobaça vai ficar Entre Pratos, na RTP 2. É de ver!

UMAR ORGANIZA TERTÚLIA SOBERANIA ALIMENTAR E O ENCONTRO INTERNACIONAL DA MARCHA MUNDIAL DE MULHERES

A UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) organiza, no sábado, 27 de Setembro), na sede do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (Rua Fialho de Almeida) a tertúlia Soberania Alimentar e o Encontro Internacional da Marcha Mundial de Mulheres. A entrada é livre, agradecendo-se confirmação de presença para o email: umar.sede@sapo.pt:
Tertúlia
Soberania Alimentar e o Encontro Internacional da Marcha Mundial de Mulheres


Manhã (10h/13h)

Inês Pereira
«Rumo a direitos globais - soberania alimentar, feminismo e novos movimentos globais»

Paula Tavares
«O impacto das crises ambientais sobre o consumo e o papel da mulher na soberania alimentar»

Rita Calvário
Tarde (15h/17h)

José Mariano
«Pequenas Explorações Familiares e Sustentabilidade Local»

Helena Pinto
«O Impacto dos chamados Acordos de Parcerias Económicas entre a União Europeia e a América Latina»
Valerá certamente a pena. É de ir!

3ª EMISSÃO DE UM OLHAR SOBRE A SEMANA, NA RÁDIO CISTER DE ALCOBAÇA, JÁ NESTE DOMINGO

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz) apresenta no próximo domingo, 28 de Setembro, a terceira emissão do seu novo programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que será apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas. Esse novo espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues. Os temas em debate na terceira emissão do programa Um Olhar Sobre a Semana serão os seguintes:
1. Edilidade de Alcobaça anunciou intenção de aderir ao Polo Turístico do Oeste, em virtude de o Plano Estratégico Nacional de Turismo apostar fortemente nessa região. Será essa uma decisão justa e acertada?
2. Presidente Lula da Silva pretende usar lucros de novas descobertas de petróleo no Brasil para combater a pobreza e fomentar a educação no país. Portugal também tem interesses no negócio: significará isso que possam ser tomadas idênticas medidas no nosso país?
Promete manter o excelente nível das duas emissões anteriores: é de ouvir!

MARIONETISTA ALCOBACENSE JOSÉ GIL PARTICIPA EM CONFERÊNCIA TEMPESTADE / MAKING OFF, NA MARINHA GRANDE

Na tarde de sábado, 27 de Setembro, o Crisform irá realizar uma conferência designada de Tempestade / Making Off. Essa conferência terá a participação do marionetista alcobacense José Gil, Director de Manipulação do projecto Tempestade, de Avelino Sousa
Lopes, Director do Crisform, e de Nelson Dinis, Colaborador do Crisform (vidreiro que produziu as marionetas). A conferência terá início por volta das 16 e 30, no parque Municipal de exposições da Marinha Grande. A entrada é gratuita e o interesse muito!

MOISÉS ESPÍRITO SANTO INICIA CICLO TERTÚLIA CAFÉ PORTUGAL, EM ALCOBAÇA

O Café Portugal é um espaço comercial de encontro dos mais antigos de Alcobaça. Nasceu numa época em que os cafés eram sítios de convívio, de troca de informações, e onde se fruia duma boa parte da vida social. Associada aos bons cafés cosmopolitas das cidades, existiam, então, as tertúlias que eram reuniões informais de artistas, escritores, intelectuais e curiosos de várias áreas, os quais proporcionavam momentos de convívio franco e onde se falava de arte, de ciência, de literatura e da vida social e cultural do lugar ou do País. O carácter informal destas reuniões propiciava bons momentos de informação, de partilha de ideias e de troca de opiniões com pessoas de formações diferentes e com variadas preocupações sociais, intelectuais e artísticas. O Café Portugal pretende retomar essa tradição própria dos cafés dos meios cosmopolitas, promovendo a Tertúlia Café Portugal onde, de três em três semanas, se poderá ouvir e trocar ideias de e com pessoas de relevo nas várias áreas cultural, artística, científica, nacional, regional e local. A primeira sessão desse ciclo Tertúlia Café Portugal será subordinada ao tema Um Circuito da Senhora da Luz (Castanheira, Cós) a Santa Teresa (Ataíja, Aljubarrota), onde o etno-sociólogo Moisés Espírito Santo, professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa, descobre a antiga cultura e a religião pré-cristã desta Região. Será já neste sábado, 27 de Setembro, entre as 17 e as 20 horas, com entrada Livre. O debate será moderado por António Delgado (Universidade da Beira Interior), coordenador das sessões da Tertúlia Café Portugal.
Promete ser interessante, muito!

TRIPLO CONCERTO CORAL EM LEIRIA, NA IGREJA DE S. FRANCISCO

O Orfeão de Leiria continua a dar cartas na promoção e divulgação da arte musical, nomeadamente com a apresentação regular de concertos. Neste sábado, 27 de Setembro, as honras da (distinta) casa vão para um concerto a realizar às 21 e 30, em Leiria, na lindíssima Igreja de S. Francisco. Em palco estarão sucessivamente os Corais do Orfeão de Leiria, o Coral Amicus Meus (Avila - Espanha) e o Coral Santo Condestável (Fafe). Promete ser uma noite musical muito bem passada: é de ir!

N_ANO E SMITH QUARTET ENCERRAM FESTIVAL MÚSICA VIVA 2008

-Festival Música Viva 2008-

Sábado, 27 de Setembro – Centro Cultural de Belém

15h30 – Sala de Ensaio -2€
Contos Contados... Cantados com Som
concepção: Paula Azguime
selecção e adaptação das histórias: Ágata Mandillo
interpretação: Rosinda Costa, Ana Mandillo, Ágata Mandillodifusão sonora e electrónica: Simão Costatécnica: Miso Studio
Uma Mesa é uma Mesa. Será? **música de José Luís Ferreira / história de Isabel Martins(encomenda da Miso Music Portugal)
A menina dos olhos de chuva **música de Ângela Lopes / história de Anne Lauricella (encomenda da Miso Music Portugal)
A Velha e o Ladrão **música de Sérgio Pelágio / história de António Torrado (encomenda da Miso Music Portugal)
Nuno e os Monstros **música de Isabel Soveral / história de Ágata Mandillo (encomenda da Miso Music Portugal)
18h00 – Hall de entrada – Bengaleiro Norte -
entrada livre
"π_ano [4x]"
piano e composição: Simão Costa
π_ano é uma performance para piano solo, electrónica ao vivo e em tempo-real. π (pi), 3.14159 é uma referência, simultaneamente constante e irracional o π acelera os conceitos de fronteira; limite entre acústico - electrónico numa proposta de fusão de mundos sónicos prescutando encontros e poéticas partilhadas. O projecto π_ano dá corpo à formalização de um meta-piano em que o som real e o imaginário se misturam, desfiando uma linha de continuidade evolutiva para um instrumento com longo percurso histórico. O piano, paradigma tecnológico da era mecânica de ontem fundido com ferramentas digitais contemporâneas. Desde 2006 Simão Costa desenvolve ferramentas informáticas Max/Msp/Jitter, transformando ferramentas em instrumentos e instrumentos em conteúdos. Tem-se apresentado regularmente nesta condição de Luttier digital, compositor e pianista em "concertos π_ano" em Portugal e no estrangeiro.π_ano[4x] é uma encomenda d Miso Music Portugal Portugal para [4x], a saber: 2 pianos X 2 pianistas. 1 piano acústico x 1 piano virtual x 1 pianista virtual x 1 pianista natural + espacialização sonora em [4x] canais áudio. Neste particular 2 pianos Yamaha, pioneiros em matéria de propostas de linhagem evolutiva com integração de novas tecnologias: o disklavier (1987) e o novíssimo Modus F11, conhecidos por poderem tocar sozinhos, como que por magia.É assim que 1 pianista encara 2 pianos e seu duplo, pianista virtual. O computador surge como ferramentas de destaque pondo em marcha a coreografia sincronizada entre o pianista "natural" e o outro piano que toca sozinho movido pelo invisível.Imitação, polifonia, transmutação, interactividade e reactividade em destaque neste π_ano[4x] de Simão Costa.
21h00 – Sala Luís de Freitas Branco - 10 € e 6€ para menores de 30 anos
Smith Quartet
“Circuits”
violino: Ian Humphries
violino: Darragh Morgan
viola: Nick Pendlebury
violoncelo: Deirdre Cooper
assistente informático-musical: Jean-Marc Sullontécnica: Miso Studio
Pedro Rebelo - Shadow quartet * (encomenda da Miso Music Portugal)
Carlos Caires - Horizon * (encomenda da Miso Music Portugal)
João Pedro Oliveira - Labirinto
Pedro Amaral - Pagina Postica * (encomenda da Miso Music Portugal)
Miguel Azguime - Paraìtre Parmi *
Steve Reich - Triple Quartet *
O encerramento do Festival cabe ao Smith Quartet que interpretará um programa quase exclusivamente português, concluindo-se com Steve Reich, um dos mais emblemáticos compositores da contemporaneidade musical.O Smith Quartet é um dos ensembles de topo no panorama da música contemporânea a nível internacional. Apresentam um programa quase inteiramente português, com obras que têm circulado pela Europa no âmbito do projecto Circuits que a Miso Music Portugal desenvolveu em colaboração com o British Council, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto Camões, no sentido de dar a conhecer a música portuguesa além fronteiras.Este projecto, que já foi apresentado em Paris, Vilnius, Madrid, Belfast, Dublin, Oxford e Berlim, tem finalmente a sua estreia em Portugal para apresentar seis obras que propõem diferentes caminhos para as relações do quarteto de cordas tradicional com os meios electrónicos.
Aproveitemos condignamente este final do Música Viva 2008, sabendo também que o imprescindível evento continua no próximo ano!

Thursday, September 25, 2008

CLINIC CONCLUI FESTIVAL REMEMBER SEPTEMBER '08

CLINIC - ALCOBAÇA
FESTIVAL REMEMBER SEPTEMBER '08
apresenta
DEZPERADOS / DJ KITTEN
KID DISCO / PAULO PRAÇA
DJ ALFA & DON FALCON
11H00 » 00H30- DJ ALFA & DON FALCON [dj set]- Mais info: MySpace DJ ALFA & DON FALCON
00H30 » 01H15- PAULO PRAÇA [live act - Palco com Vista para as Estrelas]- Mais info: MySpace PAULO PRAÇA
01H15 » 03H00- DJ KITTEN [dj set]- Mais info: MySpace DJ KITTEN
03H00 » 05H00- DEZPERADOS [dj set]- Mais info: MySpace DEZPERADOS
05H00 »»»»»- KID DISCO [dj set]- Mais info: MySpace KID DISCO
:: :: :: :: :: Reserva de bilhetes: 262 598 549 :: :: :: :: ::
Sexta // 26 de Setembro de 2008
23h // Festival Remember September
Entrada 10 euros
É de ir!

COMPANHIA PORTUGUESA DE BAILADO CONTEMPORÂNEO ACTUA NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

VENENO // EURIDICE E O INSTANTE // FINALE
Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo

Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça
27 de Setembro
PREÇO 8 €
DURAÇÃO 60m
VENENO
EURIDICE E O INSTANTE
FINALE
Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo
A Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (CPBC) apresenta um programa composto por três coreografias, «Veneno», «Euridice e o Instante», e «Finale»."Veneno", com coreografia de Rui Lopes Graça e música "La Tarantella - Antidotum Tarantulae", tem figurinos de Vera Castro, enquanto "Eurídice e o Instante", coreografia de Vasco Wellenkamp, tem música de Philip Glass e figurinos de Liliana Mendonça. Além das reposições das criações daqueles dois coreógrafos portugueses, apresentará, em estreia, "Finale", coreografia de Henri Oguike, música de René Aubry e figurinos de Elisabeth Baker, peça ensaiada por Nuno Campos.
[Veneno]
Coreografia Rui Lopes Graça
Música La Taratella: Antidotum Tarântula
Figurinos Vera Castro
Luzes Orlando Worm
Bailarinos Emilio Cervelló, Cláudia Sampaio, Susana Lima, GustavoOliveira, Fábio Pinheiro, Rita Reis, Isadora Ribeiro, José Roman
[Euridice e o Instante]
Coreografia Vasco Wellenkamp
Música Philip Glass
Figurinos Liliana Mendonça
Luzes Orlando Worm
Intérpretes:Liliana Mendonça, Fábio Pinheiro
[Finale]
Coreografia Henri Oguike
Música René Aubry
Figurinos Elizabeth Baker
Luzes Orlando Worm
Intérpretes Emilio Cervelló, Liliana Mendonça, Susana Lima,Claudia Sampaio, Rita Reis, Isadora Ribeiro, Gustavo Oliveira,Fábio Pinheiro, Jóse Roman.
É de ir! Faltar é pecado...

WHALLEY RANGE ALL STARS ENCERRAM SETEMBRO NA RUA, EM ALCOBAÇA, COM UM PIG DE SE LHE TIRAR O CHAPÉU

27 de Setembro
PIG
WHALLEY RANGE ALL STARS
Um curto espectáculo cheio de surpresas realizado dentro de uma surpreendente porca. PIG apresenta 9 metros de uma porca sonolenta numa pocilga. Podemos vê-la a fungar, podemos ouvir os seus roncos. Um camponês oferece ao público a oportunidade para agirmos como porquinhos e espreitar um espectáculo de 10 minutos, que se realiza dentro do ventre da porca.Este espectáculo garante a estimulação da imaginação de todos os públicos. Atrai constantemente multidões de curiosos para descobrir o que se passa dentro da porca. O espectáculo combina uma imagem espectacular no exterior, que é comicamente explorada pelo público, que assiste a uma curta e inesperada peça de teatro. O espectáculo é concebido para crianças, mas adequada a todas as idades.
PRAÇA D. AFONSO HENRIQUES - ALCOBAÇA
10h00 às 12h e 14h às 16h
Entrada livre
Duração: 10m
(14/15 sessões por dia)
O Setembro na Rua em Alcobaça tem sido o máximo: é de ir!

QUINTETO DIAPHONIA E CRASH ENSEMBLE NO FESTIVAL MÚSICA VIVA 2008

Festival Música Viva 2008
Sexta-feira, 26 de Setembro – Centro Cultural de Belém
11h00 – Sala de Ensaio -2€
Contos Contados... Cantados com Som
concepção: Paula Azguime
selecção e adaptação das histórias: Ágata Mandillo
interpretação: Rosinda Costa, Ana Mandillo, Ágata Mandillo
difusão sonora e electrónica: Simão Costatécnica: Miso Studio
Uma Mesa é uma Mesa. Será? **música de José Luís Ferreira / história de Isabel Martins(encomenda da Miso Music Portugal)
A menina dos olhos de chuva **música de Ângela Lopes / história de Anne Lauricella(encomenda da Miso Music Portugal)
A Velha e o Ladrão **música de Sérgio Pelágio / história de António Torrado(encomenda da Miso Music Portugal)
Nuno e os Monstros **música de Isabel Soveral / história de Ágata Mandillo(encomenda da Miso Music Portugal)
19h00 – Sala de Ensaio - 8 € e 6€ para menores de 30 anos
Quinteto Diaphonia
flauta: Natália Monteiro
oboé: David Costa
clarinete: Samuel Pascoal
trompa: Thomas Gomes
fagote: Tiago Paraíso
Frederico de Freitas - Pentafonia
João Madureira - Wanderung
Ivan Moody - Zefiro con Uccelli **
Gyorgy Ligeti - 10 peças para quinteto de sopros
Christopher Bochmann - 3 Bagatelas
Fernando Lopes-Graça – Sete Lembranças para Vieira da Silva
Com o Quinteto Diaphonia, constituído por instrumentistas da nova geração mas já com um lugar de relevo no nosso panorama musical, o Festival Música Viva propõe mais um programa de destaque para a música nacional. Neste programa do Quinteto Diaphonia salientam-se as obras de Frederico de Freitas, de Fernando Lopes-Graça e de João Madureira que constituem marcos importantes no repertório português do Século XX e que mostram claramente a evolução da nossa música ao longo de várias décadas. Serão também apresentadas obras de dois compositores que escolheram Portugal para residir e que são indissociáveis da música portuguesa da actualidade, Christopher Bochmann e Ivan Moody (a peça Zefiro con Uccelli terá aqui a sua estreia mundial). Finalmente de Gyorgy Ligeti, um dos compositores que mais influenciou a nova geração de compositores e cuja música é uma referência para a criação musical actual serão interpretadas as Dez Peças para Quinteto de Sopros, obra emblemática para esta formação instrumental.
21h00 – Pequeno Auditório - 10 € e 6€ para menores de 30 anos
Crash Ensemble

direcção: Donnacha Dennehy:
clarinete: Paul Roevioloncelo: Kate Ellis
percussão: Owen Gunnell
guitarra eléctrica/sintetizador: John Godfrey
baixo eléctrico/contrabaixo: Malachy Robinson
piano/ sintetizador: Andrew Zolinsky
Donnacha Dennehy - Streetwalker *
John Godfrey - Aria 51 (piano e 5 voluntários anónimos) *
John McLachlan - Wonder **(encomenda da Miso Music Portugal com o apoio do Irish Arts Council)
Paulo Ferreira-Lopes - Schlaf der Schatten *
Evan Ziporyn - Kebyar Maya *
Philip Glass - Music in Similar Motion *
O Crash Ensemble é conhecido pela força dos seus espectáculos e foi já descrito como “o ensemble de música contemporânea que toca com a energia e o espírito de uma banda rock” (New York Times, Março 2007). Fundado em 1997 pelo compositor Donnacha Dennehy, pelo pianista e maestro Andrew Synott e pelo clarinetista Michael Seaver, o Crash Ensemble conseguiu desde a primeira hora uma recepção entusiástica em grande parte devido à convincente mistura entre música, vídeo e electrónica. O grupo assenta numa abordagem pluridisciplinar onde técnicos, músicos e artistas plásticos são membros activos de pleno direito, conferindo aos seus espectáculos uma energia contagiante. A escolha do programa para este concerto obedece às linhas condutoras do grupo, com propostas interactivas e multimédia que exigirão inclusive a colaboração do público e de onde sobressai a presença da música irlandesa a par de peças de Paulo Ferreira-Lopes e de Philip Glass.
É de ir! A todos e mais alguns!

DEALEMA NÃO PÁRAM, QUER NO COLECTIVO, QUER A NÍVEL INDIVIDUAL

Os Dealema continuam em plena actividade, em colectivo e a solo as acções são mais que muitas:
Assim apresentam-se nos próximos tempos em vários espectáculos e edições. A saber:
Dealema-
Costa Verde Summer Festival – Espinho
26 de Setembro – 23.00 horas
Entrada – 6 €
Local – Tenda Montada no Parque de estacionamento do Rio Largo.
O Evento de dois dias apresenta no dia 26 para além dos Dealema, a reçem-aparecida Dama Bete e tem inicio ás 22.00 horas, no dia 27 os espectáculos confirma-se com Semente e One Love Family, as entradas custam 6 Euros dia ou 10 euros os dois dias.
o local dos concertos será no parque de estacionamento do rio largo (quem entra em espinho pelo hotel solverde é em frente ao hipermercado modelo.
Rapublica – Albufeira
04 de Outubro – 22.00 horas
Entrada Livre
Local : Parque de Estacionamento do Mercado Municipal.
www.myspace.com/RAPublica. / http://www.cm-albufeira.pt/portal_autarquico/albufeira/v_pt-PT
Em véspera de feriado relativo ás comemorações da implantação da República o Municipo de Albufeira através do seu Gabinete da Juventude realiza pelo 3º Ano consecutivo o “RAPublica” uma acção centrada no Movimento HipHop com várias acções a decorrer e que terá num dos seus momentos o espectáculo dos Dealema, o dito Concerto acontecerá no Parque de Estacionamento do Mercado Municipal e a entrada é livre.
1º Festival Reebok HipHop Kingz
05 de Outubro – 15.00 horas
Entrada – 15 €
Local : Pavilhão dos Lombos
Dividido em duas partes, (parte da tarde / parte da noite) – 15h00 às 02h00 e os Dealema tocarão cerca das 21.30.Objectivo deste festival é cobrir as diversas vertentes do HipHop e proporcional um evento especial e agradável. O Festival para além dos Dealema , terá nomes internacionais como Afu-Ra (Usa), Masta Killa do grupo Wu Tang Clan (Usa), DJ P.F Cuttin' (Usa), J-RO dos Alkaholiks (Usa) e nomes importantes do panorama nacional como Black Company , NBC, Nerve, Bob Da Rage Sense, Mundo Complexo, Nigga Poison, Royalistick.
uma iniciativa que esperamos tenha continuidade
Dealemáticos a Solo e noutros Colectivos-
MUNDO – Porto
26 de Setembro – 23.00horas
Entrada – 6€ com direito á Mixtape “ MundoSegundo Vol.1”
Local – Porto Rio
Este Mc/Produtor não pára, depois de criar com Berna a Real Companhia e ter colocado para download gratuito o Ep “ Classe Operária”em Junho passado, agora lança na próxima Sexta 26 de Setembro a MixTape “MundoSegundo Vol.1” .
O acontecimento terá lugar no PortoRio a partir das 23.00horas e conta ainda com a presença de C-4 e Poeta de Rua, Mundo actuará por volta da 01 da manhã, as entradas custam 6€ e as primeiras 250 pessoas recebem a Mixtape com a entrada.
FUSE - http://www.myspace.com/fusedealema
Estreia brevemente o vídeo "Invasão Robótica", tema extraído do álbum "O Tempo Está a Acabar" do projecto i2i, foi produzido por Videojunk e conta com a participação de Fuse.

MAZE e EX-PEÂO = FACA MONSTRO -
http://www.myspace.com/facamonstro
Maze e Ex-Peão integram a plataforma “FacaMonstro” um laboratório em permanente laboração que até ao momento disponibilizou #3 Mixtapes para download e uma série de ajuntamentos para celebrar na rua as suas criações.
Faca Monstro é uma plataforma em constante crescimento que pretende promover e editar os artistas que lhe estão associados. Este colectivo, baseado no Porto, traz-te música propositadamente criada para o dance floor, vinda directamente da cripta destes produtores que se mantém afastados da vista para manter o sonoro verdadeiro - das nossas ruas até ao interior da tua cabeça. Faca Monstro é directamente alimentado da sinergia entre os vários produtores que, frequentemente, colaboram entre si e que desta maneira formam o núcleo da plataforma: Jonathan HHY , Augusto X, André ÙLTIMO, André MAZE e EX-PEÃO Pina. Estarão disponíveis para download (grátis) varias mixtapes que serão criadas frequentemente, dando conta dos beats mais recente dos produtores envolvidos, e serão editadas, também ocasionalmente, edições em vinyl disponíveis para venda, aqui. Faca Monstro está associada a uma série de designers e promotores de modo a organizar mensalmente festas com concertos e dj sets com membros da plataforma e amigos, acompanhando de perto o sonoro vindo desta rede de estúdios. Faca Monstro foi criada no ano de 2008, ano da graça do 50esimo aniversário de grandes artistas como Prince e Michael Jackson.
EX_PEÂO, MUNDO e DJGUZE = IMPÉRIO NORTE + Woyza e El Puto Coke [ Galiza] http://www.myspace.com/norteimperio
IMPÉRIO NORTE –Barcelos
17 – Outubro – 22.30 horas
Aud. Biblioteca Municipal de Barcelos
O colectivo Luso-Galego está na fase final da criação do seu disco de estreia, um trabalho feito a dois tempos entre Vigo e Porto com espectáculos pelo meio, no passado mês de Julho na Maia e em Agosto em Ferrol, acentuam a sua actividade de palco com mais esta apresentação a Norte.
Com tanta actividade o projecto Dealema não deixa de provocar um difícil dilema nos seus fãs. É de ir, a todos!

Wednesday, September 24, 2008

GALERIA CONVENTUAL, DE ALCOBAÇA, INAUGURA EXPOSIÇÃO DE JORGE PEREIRA DE SAMPAIO

A (desde) sempre empreendedora Galeria Conventual situa-se em Alcobaça, no nº 42 da Rua Frei Fortunato. No próximo sábado, 27 de Setembro, será inaugurada mais uma exposição de pintura e aguarela, na Conventual. Trata-se de uma exposição de pintura a aguarela cujo autor é o próprio proprietário daquela galeria, Jorge Pereira de Sampaio. A exposição tem o título/tema Apontamentos Sobre Cerâmica Portuguesa e o mínimo que sobre ela se poderá já escrever é que a coisa promete! É de ir!

PRÉMIO NOBEL DA PAZ PODE SER ESTE ANO JUSTISSIMAMENTE ATRIBUÍDO AO BLOGUER CHINÊS HU JIA

A relevante e justíssima probabilidade de o bloguer e activista chinês Hu Jia vir a ser distinguido este ano com o Prémio Nobel da Paz foi hoje noticiada pela edição on line do diário Público: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1343832&idCanal=11. Hu Jia está encarcerado desde 27 de Dezembro de 2007, sendo o mais conhecido dos 50 ciber-dissidentes actualmente encarcerados pelo hipócrita e opressivo governo do seu país. É claro que o Nas Faldas da Serra ficou já a torcer pela atribuição do Nobel da Paz 2008 àquele notável lutador pela causa da liberdade!
Sem espinhas!

ALCOBAÇA ACOLHE JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO, ENTRE 26 E 28 DE SETEMBRO

As Jornadas Europeias do Património (JEP2008) celebrar-se-ão, em Portugal, nos dias 26, 27 e 28 de Setembro. Com o tema proposto - "no património... ACONTECE" - pretende-se propiciar novas oportunidades de reencontro das pessoas e das comunidades com o mundo do património e dos monumentos, reforçando essa ligação através de acções que promovam a sua re-apropriação com um carácter efémero. Propos-se às várias entidades, por isso, que fosse feito um especial investimento na implementação de actividades que estimulem a aproximação e o envolvimento da população com o património, com o objectivo a dar a conhecer as potencialidades, de incentivar o acesso à oferta cultural e o usufruto dos espaços patrimoniais. Com este objectivo, o IGESPAR convidou todas as entidades detentoras e gestoras do património a colaborar nesta iniciativa, através da apresentação de propostas concretas, enquadradas no tema proposto, a desenvolver nos dias 26, 27 e 28 de Setembro.
O Mosteiro de Alcobaça associa-se também às Jornadas Europeias do Património, iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve 50 países no âmbito da sensibilização dos cidadãos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Durante esses três dias, o Mosteiro de Santa Maria, Património Mundial, receberá espectáculos, conferências, oficinas pedagógicas, exposições, concertos, Teatro de Marionetas (com a companhia S.A Marionetas), ateliers e visitas guiadas ao Mosteiro. Para encerrar o evento, o contratenor Luís Peças actua, no dia 28, na Biblioteca do Mosteiro pelas 21h00, com um espectáculo intitulado "Encontro de Música Ibérica", onde estará acompanhado pelo grupo "Concentus Duo" (Guitarra clássica) e por um conjunto de bailarinos Flamencos. Estejamos atentos e aproveitemos (mais) esta ocasião!

CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO ARMANDO MARTINS JANEIRA - PEREGRINO É APRESENTADO NESTA QUINTA-FEIRA

Tal como na devida altura aqui divulgámos, foi inaugurada, na Biblioteca Municipal de Cascais – São Domingos de Rana, em 6 de Setembro a exposição Armando Martins Janeira – Peregrino. A mesma é composta por vários documentos e objectos, gentilmente cedidos por Ingrid Bloser Martins. A sessão inaugural contou com um concerto pelo duo Kasutera (guitarra e contrabaixo), projecto que reúne um repertório e experiências musicais relacionadas com Portugal, Japão e Brasil. No encerramento da exposição, em 4 de Outubro, será lançada a reedição do livro Peregrino, de Armando Martins Janeira. No âmbito da exposição, está a decorrer um breve ciclo de conferências, por António Graça de Abreu, Eugénio Lisboa e António Manuel Dias. Na quinta-feira, 25 de Setembro, antes do início da realização da conferência de Eugénio Lisboa (Armando Martins Janeira: Memórias de uma Amizade Profissional Vivida numa Embaixada), será apresentado o catálogo da exposição. É de ir!

WORKSHOP DE ESCRITA CRIATIVA, EM LEIRIA, NA LIVRARIA ARQUIVO

WORKSHOP DE ESCRITA CRIATIVA
Margarida Fonseca Santos
Livraria Arquivo - Leiria - 11 de Outubro
O objectivo da escrita criativa é desenvolver a capacidade de associar ideias, imagens, memórias, situações e reproduzi-las, transformando-as num texto. Serão feitos jogos que 'empurram' o participante para situações criativas, para a elaboração de conflitos geradores de histórias, para a construção de personagens e para a elaboração. Assim, mais do que estarmos preocupados com o resultado final de cada experiência criativa, interessa-nos o processo utilizado e que ficará disponível para que cada um possa voltar a aplicá-lo mais tarde.
Destinatários: adultos (maiores de 18 anos) que pretendem desenvolver a sua relação com a escrita, seja por gosto pessoal, seja por questões profissionais.
Duração: 1 dia (sábado)
Horário: Das 10h às 13 horas - das 14h30 às 18h00
Máximo:16 pessoas e mínimo de 12
Custo inscrição: 55,00€
Formador: Margarida Fonseca Santos
Margarida Fonseca Santos é diplomada com o curso Superior de Piano, foi professora de Pedagogia e de Formação musical em várias escolas, nomeadamente na Escola Superior de Música de Lisboa. Começou a escrever em 1993. Estudou Escrita Criativa, Escrita para Teatro, Guionismo e Curta-Metragem. Tem vários livros publicados, sendo a maioria na área infanto-juvenil, estando alguns deles incluídos no Plano Nacional de Leitura. Em 1996 ganhou o Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca e o Prémio Revelação em Ficção APE/IPLB. Escreve regularmente para teatro, tanto para crianças como para adultos. Autora, com Elsa Serra, do Livro Quero Ser Escritor!, Manual de escrita Critativa para todas as idades. Dinamiza oficinas de escrita criativa, escrita para teatro e escrita para crianças (com jovens, adultos e professores). Paralelamente orienta cursos de Treino Mental para jovens, adultos e performers (Músicos, ginastas, actores, etc)
As inscrições poderão ser feitas ao balcão da Livraria Arquivo, por telefone e por e-mail, só sendo consideradas válidas após oficialização do pagamento, que pode ser efectuado também através de transferência bancária, para Nib Livraria Arquivo : 0035 2044 00043076930 03 .
A realização do curso será condicionada a um número mínimo de 12 participantes. Caso não se atinja o numero mínimo desejado o valor da inscrição será devolvido na totalidade.
LIVRARIA ARQUIVO - Avenida Combatentes da Grande Guerra, 53, Leiria: telf. 244822225 - fax. 244828091
Trata-se mesmo de um workshop muito útil e interessante!

Tuesday, September 23, 2008

SUITE CONCERTANTE DE SÉRGIO AZEVEDO POTENCIA TRÊS CONCERTOS DA SINFONIETTA DE LISBOA

A Associação Musical Ricercare organiza três concertos em que tomamos a liberdade de realçar a estreia absoluta da versão para flauta transversal da Suite Concertante de Sérgio Azevedo. São três concertos a ter em especial atenção:
Quinta, 25 de Setembro de 2008 – 21h30
Salão da Igreja do Coração Imaculado de Maria, Cacém
(Rua do Coração Imaculado de Maria - junto à Escola Secundária Gama Barros)

Domingo, 28 de Setembro de 2008 – 17h00
Auditório principal do Centro Cultural Malaposta, Odivelas***
(Rua de Angola – Olival Basto)

Segunda, 29 de Setembro de 2008 – 21h30
Sociedade de Geografia de Lisboa
(R. das Portas de Sto. Antão - junto ao Coliseu dos Recreios)

Sinfonietta de Lisboa

Flauta: Nuno Inácio
Direcção: Vasco Pearce de Azevedo
PROGRAMA

1ª Parte:

Two Aquarelles (1917-1938) Frederick Delius (1867-1962)
1. Slowly, but not dragging [arr. Eric Fenby (1906)]
2. Gaily, but not quick

Cançó nº 6 (1942-2008) ** Frederic Mompou (1893-1987)
[arr. Bernardo Sassetti (1970)]

Suite Concertante (2003) * Sérgio Azevedo (1968)
1. Badinerie
2. Air
3. Minueto I
4. Minueto II
5. Largo - Bachiana
6. Prestissimo - Vivaldiana
7. Polonaise
8. Badinerie (reprise)

Flauta: Nuno Inácio

2ª Parte:

Simple Symphony (1934) Benjamin Britten (1913-1976)
1. Boisterous Bourrée
2. Playful Pizzicato
3. Sentimental Saraband
4. Frolicsome Finale

A Dowland Suite (1932) John Ireland (1867-1962)
1. Prelude
2. Elegy
3. Minuet
4. Rondo

* Estreia Absoluta da versão para Flauta Transversal
** Estreia Absoluta da versão orquestral

*** Bilhetes a 5€ - venda no local (a bilheteira reverte a favor da Associação Sempre Mulher)

ENTRADA LIVRE

VOX VOCIS E QASARS ENSEMBLE MARCAM A QUARTA-FEIRA DO FESTIVAL MÚSICA VIVA 2008

FESTIVAL MÚSICA VIVA 2008
Quarta-feira, 24 de Setembro – Centro Cultural de Belém
11h00 – Sala de Ensaio -2€
Contos Contados... Cantados com Som
concepção: Paula Azguime
selecção e adaptação das histórias: Ágata Mandillo
interpretação: Rosinda Costa, Ana Mandillo, Ágata Mandillo
difusão sonora e electrónica: Simão Costatécnica: Miso Studio
Uma Mesa é uma Mesa. Será? **música de José Luís Ferreira / história de Isabel Martins(encomenda da Miso Music Portugal)
A menina dos olhos de chuva **música de Ângela Lopes / história de Anne Lauricella(encomenda da Miso Music Portugal)
A Velha e o Ladrão **música de Sérgio Pelágio / história de António Torrado(encomenda da Miso Music Portugal)
Nuno e os Monstros **música de Isabel Soveral / história de Ágata Mandillo(encomenda da Miso Music Portugal)

19h00 – Sala de Ensaio - 8 € e 6€ para menores de 30 anos
Vox Vocis 3.0
soprano: Rosario Cruz
vídeo, tratamento vídeo em tempo real e voz: Concha Jerez
programação e electrónica em tempo real: Pedro López
materiais gravados, electrónica em tempo real e voz: José Iges:
José Iges, Concha Jerez e Pedro López - Vox Vocis 3.0 **
Vox Vocis é um espectáculo intermédia com voz, vídeo e electrónica em tempo real, no qual a voz desempenha um papel central e aglutinador. Apresentada na sua primeira versão no Festival Ars Electrónica de Linz (Áustria), Vox Vocis tem desenvolvido uma carreira excepcional por toda a Europa e a nova versão Vox Vocis 3.0 tem neste concerto em Lisboa a sua estreia absoluta. Recorrendo a materiais pré-gravados, desde ruídos a fragmentos de canções populares e gravações das cantoras Esperanza Abad e Belma Martín, estreitamente vinculadas aos autores, Vox Vocis 3.0 desenvolve-se como um caleidoscópio de imagens e de sons num turbilhão de sentidos e emoções.
21h00 – Pequeno Auditório - 10 € e 6€ para menores de 30 anos
Quasars EnsembleOrquestra de Altifalantes II
direcção e piano: Ivan Buffa
flauta: Andrea Boškováoboé: Júlia Gálová
clarinete: Martin Mosorjakviolino: Peter Mosorjak
violino: Marek Zwiebel
viola: Peter Zwiebel
violoncelo: Andrej Gál
piano: Diana Cibul’ová
António Ferreira - Fading into white *
Miguel Azguime - Des Cercles en Cercle
Petra Oliveira Bachratá - Nunataq
Luigi Nono - Omaggio a Emilio Vedova *
Salvatore Sciarrino - Quintettino nº1 per clarinetto e archi *
Michael Jarrell - Assonance III *
Tristan Murail - Feuilles à travers les cloches *
Ivan Buffa - Quasars **
Viera Janárãeková - Narratorium **
Petra Oliveira Bachratá - Bagatelle para piano
Roman Berger - Sonata 1960 *
Vladimir Bokes – Coll’Age *
O Quasars Ensemble e a Orquestra de Altifalantes num concerto misto apresentam um programa diversificado em torno de figuras de referência da música actual.O Quasars Ensemble é um jovem ensemble eslovaco de músicos virtuosos que se dedica ao repertório contemporâneo e que se apresenta no Festival Música Viva para partilhar um concerto com a emblemática Orquestra de Altifalantes, numa proposta que visa oferecer diversos pontos de vista sobre a criação musical europeia da actualidade. Este concerto apresenta por um lado compositores incontornáveis do repertório internacional contemporâneo como Luigi Nono, Salvatore Sciarrino, Michael Jarrell ou Tristan Murail, por outro obras de compositores de nacionalidade portuguesa e eslovaca, numa partilha ou confronto de estéticas que questionam a própria criação musical.
Mais uma recomendável série de espectáculos no Música Viva 2008. A não perder!

POSTO DE TURISMO OFERECE LICOR DE MAÇÃ E MAÇÃS DE ALCOBAÇA NO DIA MUNDIAL DO TURISMO

Tivemos hoje conhecimento de que o Posto de Turismo de Alcobaça, situado na Praça 25 de Abril, mesmo em frente à entrada principal do Mosteiro de Santa Maria, vai comemorar o Dia Mundial do Turismo, no próximo sábado, 27 de Setembro, oferendo algumas lembranças aos seus visitantes. Não deixa de ser um posicionamento bastante simpático, acima de tudo pelo facto de entre essas lembranças incluirem maçãs de Alcobaça e licor de maçã fabricado por uma senhora alcobacense. É claro que a oferta se limitará ao stock existente, mas não deixa de ser uma excelente ideia!

MUNDO DA MAÇÃ MOSTRA O QUE VALE, EM ALCOBAÇA, NO PRÓXIMO FIM-DE-SEMANA

O Mundo da Maçã vai passar por Alcobaça, de 26 a 28 de Setembro. A inauguração está marcada para as 10 horas de sexta-feira, 26, junto ao Mosteiro de Santa Maria. Entre um inúmero conjunto de actividades, a 5.ª edição deste “saudável” evento conta com os seguintes destaques: semana gastronómica (26 de Setembro a 5 de Outubro); Apple Parade (composta por 21 maçãs gigantes com cerca de 1.2 mts de diâmetro, decoradas e pintadas por artistas plásticos que vão andar pelas ruas); tenda expositiva e de divulgação (a funcionar das 10h00 às 23h00); “Caminhada da Maçã de Alcobaça" (28 de Setembro); degustação; rastreios e ainda espectáculos musicais, com as actuações dos Ranchos: Rancho Folclórico do Acipreste (Dia 26 às 21h00); Rancho Folclórico do Vimeiro (Dia 27 às 21h00) e Rancho Folclórico dos Moleanos (Dia 28 às 17h00).
Correr com coração pela maçã!
No dia em que a Fundação Portuguesa de Cardiologia comemora o Dia Mundial do Coração, 28 de Setembro, pelas 9h30, a CMA e a APMA, juntamente com a colaboração do ginásio Dino's Health Club organizam a “Caminhada da Maçã de Alcobaça”. O consumo da maçã contribui para a prevenção de doenças como a obesidade, e por isso, aliar a caminhada ao Mundo da Maçã tem como finalidade convidar a população a uma manhã mais saudável. Durante o percurso, que tem a extensão de 5 km, vão decorrer actividades de Body Balance e Extreme Strep. O local de partida e chegada está marcado para a frente do Mosteiro. As inscrições devem ser efectuadas até ao dia 25, através do telefone 262580908. Para mais informações contactar a organização através do tel.efone 262597 85, do fax 262597585 ou do e-mail maca.alcobaca@gmail.com
A maçã é um fruto fixe e o Nas Faldas da Serra aposta muito especialmente na Apple Parade, uma interessantíssima exposição de rua com 21 maçãs gigantes pintadas e decoradas por artistas de representação visual como António Trindade, Assis Cordeiro, Isabel Garcia, José Paulo Ferro e Natacha Costa Pereira, com um destaque muito especial para O Fruto dos Sentidos de José Luis Borda e um grupo de criativos alunos do CEERIA!

VIOLINISTA JOSÉ MACHADO E ORQUESTRA DE ALTIFALANTES FAZEM HOJE AS HONRAS DA CASA NO FESTIVAL MÚSICA VIVA 2008

Festival Música Viva 2008
Terça-feira, 23 de Setembro – Centro Cultural de Belém
11h00 – Sala de Ensaio- 2€
Contos Contados... Cantados com Som
concepção: Paula Azguime
selecção e adaptação das histórias: Ágata Mandillo
interpretação: Rosinda Costa, Ana Mandillo, Ágata Mandillo
difusão sonora e electrónica: Simão Costatécnica: Miso Studio
Uma Mesa é uma Mesa. Será? **música de José Luís Ferreira / história de Isabel Martins(encomenda da Miso Music Portugal)
A menina dos olhos de chuva **música de Ângela Lopes / história de Anne Lauricella(encomenda da Miso Music Portugal)
A Velha e o Ladrão **música de Sérgio Pelágio / história de António Torrado(encomenda da Miso Music Portugal)
Nuno e os Monstros **música de Isabel Soveral / história de Ágata Mandillo(encomenda da Miso Music Portugal)
Os Contos Contados... Cantados com Som – Teatro Electroacústico apresenta a sua segunda edição com novas músicas e novas histórias para encantar os mais novos. Histórias de sonhos, de monstros, de magia, de lugares, de meninas e meninos curiosos. Histórias de sons que habitam as nossas casas e que nos envolvem. Ouvir palavras faladas e tocadas... Este é o convite que os Contos Contados... Cantados com Som nos fazem, apelando à nossa imaginação, aos nossos ouvidos e aos nossos sentidos, num espectáculo composto por histórias de escritores de renome e outras inéditas. Uma orquestra de altifalantes que interpreta a música que as palavras enformam e que os compositores nos levam a descobrir.
19h00 – Sala de Ensaio - 8 € e 6€ para menores de 30 anos
José Machado - violino e electrónica
violino: José Machado
assistente informático-musical: Andre Bartetzki
Paulo Ferreira-Lopes - De Profundis **
Nuno Miguel Henriques - Cadenza **
Jorge Peixinho - The Missing Miss
Pedro Rebelo – x\Hailes **
Clotilde Rosa - Densidades **
José Machado oferece-nos com este concerto inteiramente português quatro estreias absolutas que integram um programa que abarca três gerações de compositores.Violinista consagrado no nosso meio musical, foi um estreito colaborador de Jorge Peixinho no seio do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, tendo prosseguido de forma exemplar um papel de divulgador da música portuguesa, seja com o GMCL, seja enquanto solista. Tendo como ponto de partida cronológico a obra de Jorge Peixinho The Missing Miss que nos revela um lirismo quase melancólico do qual o seu título é já uma indicação, este concerto mostra-nos ambientes e idiomas diferentes em toda a diversidade de expressões da escrita para este instrumento, incluindo obras para violino com electrónica.
21h00 – Pequeno Auditório - 10 € e 6€ para menores de 30 anos
Orquestra de Altifalantes I
Obras compostas no Laboratório Electroacústico de Criação da Miso Music Portugal
Ricardo Guerreiro - Tzimtzum **(encomenda da Miso Music Portugal)
Manuella Blackburn - Cajón ** (encomenda da Miso Music Portugal)
Obras compostas no estúdio da Technische Universität Berlin, apresentadas pelo seu director Folkmar Hein
Unsuk Chin - allegro ma non troppo *
Werner Cee - Berlin indoors (slow motion) *
Clemens Nachtmann - Tafelmusik *
Mario Verandi - Plastic water *
Vladimir Djambazov - The Secret Life of a Snare Drum *
Clara Maïda - ipso facto *
A Orquestra de Altifalantes apresenta obras compostas no âmbito de residências artísticas no Laboratório Electroacústico de Criação da Miso Music Portugal e nos estúdios da Universidade Técnica de Berlim. A Orquestra de Altifalantes da Miso Music Portugal é um instrumento de projecção do som no espaço que permite introduzir a dimensão interpretativa na música electroacústica. Neste concerto revela-se na sua mais recente configuração, com nomes consagrados ao lado de valores emergentes aos quais importa dar atenção.
Imperdível para os fãs da música culta contemporânea (e não só)!

QUARTETO 4444 REGRESSA AO MAXIME, EM GRANDE FORMA!

QUARTETO 4444
MANUEL JOÃO VIEIRA (voz e guitarra)
CARLOS BARRETO (contrabaixo)
JOÃO LUCAS (piano)
BETO GARCIA (bateria)
Pela quarta vez na sua fulgurante existência, o Quarteto 4444 volta a paralisar Lisboa com um concerto orgástico, espantástico, formidrástico e mirbolástico! Espera-se uma hecatombe rodoviária taxiviária metroviária e até pe(i)doviária quando o super-grupo liderado por Manuel João Vieira actuar no Maxime Cabaret, na próxima sexta, dia 26 de Setembro, pelas 23h30! O trânsito será cortado entre o Campo-Grande e Alcântara, entre o Parque das Nações e a Buraca, entre Sta Apolónia e Algés, enfim: Lisboa vai parar como se Portugal estivesse na 4444ª final sabe-se lá de quê!... O que se sabe é que temos uma super-equipa liderada por Vieira, acolitado pelo ponta-de-lança Carlos Barreto – o homem que toca de luvas (contrabaixo) – e ainda um meio-campo de meia-noite: John Lucas (irmão de Jorge Lucas – no piano Hammon) e Jerry Garcia (Irmão de Beto Garcia – na bateria polifónica). Google it! Seja dos primeiros a chegar ao Maxime! Alugue já um espaço para a sua tenda! Ainda há vagas na Pr. do Chile, Campo das Cebolas e Largo da Luz! Dia 26 vai ser a pulga da loucura!
sexta . 26 setembro 08 . bilhetes € 10,00
cabaret maxime - pç. alegria, 58 em lisboa
abertura de portas 22h00 . espectáculo 23h30

Monday, September 22, 2008

IV ENCONTROS DE ALCOBAÇA: SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO / ARQUIVOS ONLINE, EM 25 E 26 DE SETEMBRO

Encontros de Alcobaça: Sociedade de Informação é um evento que decorre desde 2003 e resulta de um protocolo assinado em Alcobaça, a 12 de Abril do mesmo ano, entre a Fundação Mário Soares e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, a que se associou a Câmara Municipal de Alcobaça. Ao longo dos Encontros já realizados, as temáticas debatidas centraram-se em títulos como: Arquivos Políticos, Testemunhos Orais e a Preservação da Memória Digital e a Gestão de Arquivos da Custódia à Comunicação. Este ano, na sua quarta edição, o tema em debate denomina-se: História e Arquivos Online. As inscrições têm o valor de 40 euros e devem ser efectuadas até ao dia 23 de Setembro.
Contactos: Margarida Anastácio, Tel. 262 580 870, e-mail:
mmca@ci.uc.pt
Tudo em:http://www.fmsoares.pt/iniciativas/ilustra_iniciativas/2008/000654/Default.asp
Trata-se de uma iniciativa interessante e actual: é de ir!

ARMAZÉM DAS ARTES, EM ALCOBAÇA, VAI ABRIR PORTAS À MODA

Em 27 de Setembro, o Armazém das Artes, em Alcobaça, vai abrir portas à moda, apresentando uma passagem de modelos de apresentação da colecção da loja Lollipop. Viva!

MUSEU DE ARTE SACRA E TECNOLOGIA DE FÁTIMA INICIA CICLO TERTÚLIAS NO MUSEU COM MONSENHOR LUCIANO GUERRA

O Museu de Arte Sacra e Tecnologia de Fátima vai iniciar um interessante ciclo de tertúlias no Museu. A primeira Tertúlia do Museu realizar-se-á no dia 26 de Setembro, pelas 21 horas e intitula-se O Santuário de Fátima - Passado, Presente e Futuro. Terá como convidado especial Monsenhor Luciano Guerra. Esta iniciativa é uma organização conjunta do Museu dos Missionários da Consolata e da Junta de Freguesia de Fátima visando desenvolver mecanismos culturais para a comunidade local. Nas últimas sextas-feiras de cada mês serão entrevistadas personalidades locais, regionais ou nacionais, que se têm destacado em várias áreas do saber, sendo debatidos temas relacionados com Fátima e também com aspectos culturais e patrimoniais. Os encontros seguintes terão lugar a 31 de Outubro e 28 de Novembro. Em Outubro a temática versa sobre os bens patrimoniais da Igreja e conta com a presença do arquitecto António José Falcão, Coordenador do Departamento Histórico e Artístico da Diocese de Beja que comemora 25 anos de existência. Já a 28 de Novembro, a temática é urbanismo em Fátima e o orador será o professor Leonel Fadigas, do Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. O ciclo prossegue até Junho de 2009, sendo as tertúlias, sempre às 21h00 e com entrada livre. Os entrevistadores serão alternadamente José Poças das Neves, secretário da Junta de Freguesia de Fátima, e Gonçalo Cardoso, director do Museu de Arte Sacra e Etnologia. Trata-se mesmo de uma aliciante iniciativa!

Sunday, September 21, 2008

RABISCUITS 2008 TERMINOU, DEIXANDO A SENSAÇÃO DO DEVER (MUITO BEM) CUMPRIDO

Terminou hoje ao fim da tarde, em Alcobaça, o Rabiscuits 2008, bem sucedido evento que durante três dias cumpriu inteiramente a missão que a si próprio havia destinado (dar a conhecer a capacidade criativa de novos artistas, sensibilização da população em relação às novas formas de expressão artística, aproximar a arte contemporânea da população de forma a romper com o mito de esta ser um tipo de arte inacessível). Foram três dias em que a nova arte e os novos artistas sairam literalmente à rua, sem quaisquer complexos face à possibilidade de alguns sectores da população local colocarem em causa quer o facto de a arte apresentada durante aquele evento no centro histórico de Alcobaça ser ou não ser arte, quer o facto de esses novos artistas poderem ou não ser considerados artistas. A discussão seria longa, mas a verdade é que o Rabiscuits 2008 acabou por levar a cabo a sua missão, beneficiado por uma meteorologia que lhe foi favorável e por uma (enormíssima) adesão do público rara neste género de eventos. Andámos por lá durante os três dias, houve coisas de que gostámos muito, outras que nem por isso, e outras que nada... Contudo, de entre as que gostámos muito houve mesmo algumas de que gostámos mesmo muito, como foi o caso do interventivo happening Impresso Improviso / Um Manifesto Sobre o Tempo (em que chegámos mesmo a colaborar!) de autoria da artista de representação visual alcobacense Ana Pereira e das suas companheiras Geovane Freitas e Mafalda Martins. Gostámos também imenso da irónica instalação Os Santos da Casa São (os) Que Fazem Milagres do alcobacense José Gil e do recital Guitarras, Loops e Electrónica do também alcobacense Hugo Trindade. Saimos literalmente vencidos e convencidos com alguns dos trabalhos cinematográficos apresentados no Rabiscuits 2008, como foi o caso da tão simples como estimulante curta-metragem A Mala do alcobacense David Mariano ou da preciosidade latente noutra curta-metragem ali exibida: A Bailarina de Paula Vieira. Contudo, nessa sessão, quase todos os nossos louros vão o excelente e irrepreensível documentário belga (Dis)appering Stories de Lotte Knaepen, um trabalho que demonstra pleno conhecimento de causa da coisa cinematográfica. E deixámos para o fim o espectáculo que neste Rabiscuits 2008 melhor impressão nos causou, o estimulante concerto/performance do projecto caldense Vernaculisamentalisadores & Nananam, trazendo de novo a Alcobaça um espectáculo de nova música improvisada tão aliciante e sedutor como os melhores que anteriormente por cá passaram (lembrando mesmo alguns dos mais emblemáticos agrupamentos do género que actuaram no Bar Ben durante as décadas de 198o e 1990, caso dos No Noise Reduction ou do Paulo Eno Ensemble/Objectos Perdidos). Parabéns pelo Rabiscuits 2008! Venha o 2009!

LUIS PEÇAS CANTA EM ENCONTRO DE MÚSICA IBÉRICA, NA BIBLIOTECA DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

No próximo domingo, 28 de Setembro, às 21 horas, vai ser apresentado um Encontro de Música Ibérica, em Alcobaça, na Biblioteca do Mosteiro de Santa Maria. Além de um grupo de bailarinos de Flamenco estarão em palco o simpático e apreciado contratenor alcobacense Luis Peças e um duo de guitarra clássica, o Concentus Duo. O espectáculo integra-se nas Jornadas Europeias do Património e não deixará de ser muito interessante!

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA ORGANIZA II CONGRESSO INTERNACIONAL DE TURISMO DE LEIRIA E OESTE

O Instituto Politécnico de Leiria, através da Escola Superior de Tecnologia do Mar
(ESTM/IPL), vai realizar o “II Congresso Internacional de Turismo de Leiria e Oeste”
(www.citurismo.ipleiria.pt), a ter lugar nos dias 19 e 20 de Novembro de 2008, em
Peniche. Subordinado ao tema “A Imagem e a Sustentabilidade dos Destinos Turísticos”, o
congresso pretende apresentar as novas tendências do Turismo, reflectir sobre a
investigação no turismo e a importância desta na sustentabilidade dos destinos,
debater a importância da imagem de um destino ao nível da influência na decisão do
turista, além de evidenciar a aplicabilidade do marketing na promoção dos destinos
turísticos, tendo em conta novos conceitos: marketing ambiental e marketing verde.
Esta iniciativa reunirá conceituados especialistas nacionais e internacionais na área,
entre os quais destacamos Richard Butler (Professor da Universidade Strathclyde -
Escócia), e é dirigida a docentes, investigadores, estudantes, autarcas, empresários,
técnicos de animação turística, cultural e de organização de eventos, e comunidade
em geral.

O período de recepção de comunicações ao Congresso decorre até 30 de Setembro,
sendo as quatro melhores distinguidas com um prémio financeiro variável entre os
2.500 € e os 500 €. As inscrições poderão ser efectuadas até 31 de Outubro, no site do Congresso:
www.citurismo.ipleiria.pt.

PROGRAMA PROVISÓRIO
Dia 19 de Novembro
09H00 – Recepção dos participantes e entrega de documentação
09H30 – SESSÃO DE ABERTURA
· Entidades Oficiais
10H00 – O PENT E AS REGIÕES DE TURISMO DE LEIRIA E OESTE
· Secretário de Estado do Turismo
o Dr. Bernardo Trindade (a confirmar)
10H30 – Intervalo para café
11H00 – A SUSTENTABILIDADE DOS DESTINOS TURÍSTICOS
· O Ciclo de Vida dos Destinos Turísticos
o PhD Richard Butler – Professor University Strathclyde, Escócia
o Moderador: Dr. Júlio Coelho
12H30 – Debate
13H00 – Intervalo para almoço
15H00 – A IMAGEM DOS DESTINOS NUM MERCADO GLOBAL
· A Imagem e a Decisão de Visitar um Destino Turístico
o PhD Seyhmus Baloglu – Professor University of Nevada, Las Vegas (a confirmar)
· A Avaliação da Imagem dos Destinos Turísticos
o PhD L. E. Bigné – Professor Universidad de Valencia
o Moderadora: Dr.ª Anabela Almeida
16H30 – Debate
17H00 – Intervalo para café
17H15 – O TURISMO E AS NOVAS REGIÕES DE TURISMO
· A Oeste Tudo de Novo
o António Carneiro – Presidente Comissão Instaladora - Pólo de Turismo do Oeste
· Leiria / Fátima: uma perspectiva de Futuro
o Miguel Sousinha – Presidente Comissão Instaladora - Pólo de Turismo de Leiria/Fátima
o Moderador: Dr. Francisco Domingos
18H00 – Debate
19H00 – Encerramento
Gabinete de Imagem e Comunicação_ T. 244 830 010 F. 244 813 013 gic@ipleiria.pt 3
20H00 –
JANTAR TÍPICO REGIONAL
Dia 20 de Novembro
9H30 – O MARKETING, O TURISMO E O AMBIENTE
· O Marketing dos Destinos Natureza
o PhD Mário Ascenção – Professor HAAGA-HELIA University - Finlândia
· Novos Produtos Turísticos
o PhD Francisco Miranda* – Professor Universidad de Extremadura (a confirmar)
o Moderador: Dr.ª Verónica Oliveira
10H30 – Debate
11H00 – Intervalo para café
11H30 – COMUNICAÇÕES A CONCURSO
AUDITÓRIO 1:
· Hotelaria e Restauração – Perspectivas de Desenvolvimento
· Moderador: Dr. Rui Martins
AUDITÓRIO 2:
· Novos Produtos Turísticos – A Oferta e a Procura
o Moderador: Dr. José Lourenço
12H30 – Debate
13H00 – Intervalo para almoço
15H00 – O TURISMO NAS REGIÕES
· A importância do Turismo para a Economia das Regiões
o PhD João Albino Silva – Professor Universidade do Algarve
· O Caso TAP e a sua Contribuição para o Turismo
o Engº Luiz da Gama Mór – Administrador e Director da TAP Air Portugal
o Moderador: Dr. Nuno Almeida
16H00 – Debate
16H30 – Intervalo para café
17H00 – COMUNICAÇÕES A CONCURSO
AUDITÓRIO 1:
· O Marketing dos Destinos Turísticos – Estratégias de Desenvolvimento
o Moderador: Dr. Michael Schon
Gabinete

AUDITÓRIO 2:
· Sustentabilidade dos Destinos Turísticos – Potencialidades e Desafios
o Moderador: Dr. Mário Carvalho
18H00 – Debate
18H30 – Conclusões
19H00 – Encerramento, com entrega dos prémios às comunicações a concurso
Não deixa de ser um evento muito oportuno!

SERES.VIH.SIDA DESENVOLVE SERES EM DESCOBERTA

A SERES.VIH.SIDA é uma associação sem fins lucrativos, registada como IPSS (nº 2/2007), que tem por âmbito o bem-estar, a qualidade de vida e uma convivência mais integrada com o VIH das pessoas infectadas e afectadas pelo VIH/SIDA. Para a concretização desses objectivos procura desenvolver actividades de foro holístico que envolvam @s seropositiv@s, com mais enfoque nas mulheres, promovendo actividades que visam o bem-estar e qualidade de vida.
http://seres-vih-sida.blogspot.com
Seres em Descoberta / Descobre a Criança em Ti
os pensamentos criam o agora e o futuro
pensamentos ancorados a memórias inconscientes
memórias da nossa infância que nos prendem
culpas e raiva contra nós mesmos
desamor…
o conhecimento do nosso Eu mais profundo permite libertar-nos
permite a auto-aceitação e auto-aprovação
neste ciclo de vida aprendemos a amar-nos
Facilitadora: Helena Santos
Horário: 9:30-18h
Duração: 1 fim-de-semana.
Data: a determinar (dependente das respostas)
Contribuição: valor simbólico (estabelecido por ti)
Local: ainda a definir
Destinatári@s: pessoas com doença crónica, membros da Seres

inscrições
SERES
Isabel Nunes - + (351) 933 289 430
seres.vih.sida@gmail.com