Saturday, January 20, 2007

FIAMA HASSE PAIS BRANDÃO: MORREU A POETISA, MAS A SUA POESIA CONTINUARÁ IMORTAL

Morreu esta noite a poetisa Fiama Hasse Pais Brandão. Recordo um ensaio sobre a sua arte poética, escrito por António Ramos Rosa, em que este definia a sua poesia como "espaço da infinidade". Relembrando essas sabedoras palavras, o Nas Faldas da Serra homenageia uma poetisa cuja morte física não impedirá que a sua poesia continue imortal, publicando um dos seus mais sedutores poemas:


O VEGETAL, O ÍRIS

No ar a mão descreve
o ponto da distância. Ali mostra-se
o cume; a serra delimita-se e excede-se.
O vegetal, o íris, quão incertos.
A mancha do seu pinho? A verde crosta?
O halo ou luz
que encostas escandem?

A terra é ígnea. O pensamento vê-a
inerte, acesa, ser movível. Do solo deriva
o bando e a altura
do voo desvia-o. No ar as asas
distam do traço de uma serra
real como a refractam.

De onde procede? Ascende,
designa a incandescendência.
A do seu corpo aéreo, o desejo;
a do contorno ténue
do arco, figuras luminosas.

No ar, de tudo
a mão sustém a realidade:
a curva áuream, terra,
as próprias chamas.

FIAMA HASSE PAIS BRANDÃO

REFERENDO DE 11 DE FEVEREIRO: SACERDÓCIO PELO NÃO/NÃO E SACERDÓCIO PELO NÃO/SIM

Até esta data temo-nos circunscrito a fazer campanha pelo voto SIM no próximo referendo de 11 de Fevereiro, noticiando essencialmente o que tem sido dito e escrito do lado em que nos posicionamos nesta questão: o do voto SIM quanto ao que estará em causa nesse referendo, ou seja, quanto à despenalização da interrupção voluntária da gravidez, nos termos sublinhados na pergunta a que responderemos nesse dia. Nesta postagem vamos abrir a excepção de citar dois testemunhos do outro lado da barricada, ou seja, de quem defende o voto -não- nesse referendo, como é, essencialmente o caso de sacerdotes ligados à igreja católica.
Esses dois testemunhos são tão contraditórios quanto a própria essência deste termo, e o primeiro que aqui referimos é o do cónego de Castelo de Vide, Tarcísio Fernandes Alves, que, segundo tem rezado alguma imprensa, levou tão longe a sua aflição contra o provável resultado daquele referendo a favor do SIM, que não se coibiu de ameaçar os seus paroquianos com a "excomunhão automática" caso votassem SIM no referendo de 11 de Fevereiro. Não terá aquele senhor reparado que vivemos em Democracia há quase 33 anos e que uma das particularidades constitucionais do voto é ser "universal, directo e secreto", ou seja, quem vota pode e deve fazê-lo de acordo com a sua consciência, não tendo de prestar contas das suas opções a ninguém, se assim o entender... Ou viverá ainda ele na Idade Média?
O outro testemunho situa-se entre aqueles que todos os defensores do -não- que continuam a optar pela mais descomplexada demagogia deveriam ler, aprender e sobre ele reflectir. Foi seu autor o bispo de Beja, António Vitalino Dantas, que, segundo reza alguma imprensa, admitiu publicamente, durante um debate realizado na Escola Superior de Educação de Beja, que o embrião fecundado "não é pessoa humana , porque não tem consciência dos seus actos. Não tem alma", dando um exemplo de que também os defensores do voto -não- no referendo de 11 de Fevereiro podem fazer campanha com um mínimo de honestidade intelectual e situando-se definitivamente neste século...

Friday, January 19, 2007

DOIS NOVOS LIVROS FUNDAMENTAIS PARA UMA PROFUNDA REFLEXÃO SOBRE O QUE ESTARÁ EM JOGO NO REFERENDO DE 11 DE FEVEREIRO

Na próxima semana vão ser lançados dois novos livros cuja leitura será certamente muito útil e oportuna no sentido de uma apurada reflexão sobre tudo o que estará em jogo no próximo referendo de 11 de Fevereiro sobre a Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez.
O primeiro desses livros será lançado em Lisboa, na segunda-feira, 22 de Janeiro, às 18 e 30, na Livraria Almedina do Atrium Saldanha. Trata-se de uma "História do Aborto", da Antiguidade à actualidade, de autoria da jurista italiana Giulia Galeotti, doutorada na Universidade de Roma com uma tese sobre "A Investigação da Paternidade em Itália. Da Unidade à Reforma do Direito da Família: História de Uma Proibição e das Suas Vicissitudes Jurisprudenciais". O livro é editado pelas Edições 70 e será apresentado por Maria de Belém Roseira.
Dois dias depois, na quarta-feira, 24 de Janeiro, será lançado no Porto, na Sede da Cooperativa de Habitação Águas Férreas/Bairro da Bouça, às 21 e 30, o livro "Elas Somos Nós- O Direito ao Aborto Como Reivindicação Democrática e Cidadã", de autoria de Andrea Peniche. A apresentação do livro estará a cargo de Catarina Matias e Gabriela Moita. O mesmo ivro será lançado em Lisboa, na Livraria Bulhosa, na sexta-feira, 26 de Janeiro, às 18 horas, sendo nessa caso a apresentação da responsabildade de Duarte Vilar e Fernanda Henriques.
O aborto é uma questão de todos, homens e mulheres, e esta é uma ocasião em que não deveremos enfiar a cabeça na areia ou olhar para o lado a fingir que não vemos: votando convictamente SIM em 11 de Fevereiro!

PROJECTO ZERO/CINCO DO ORFEÃO DE LEIRIA ABRE MAIS UMA CLASSE

O projecto Zer/Cinco promovido pelo Orfeão de Leiria continua a ser muito bem sucedido na sua opção de proporcionar às crianças uma orientação global de modo a que possam aprender a ouvir e compreender a Música. Esse projecto é coordenado por Sandrine Milhano, conferindo às crianças desde o nascimento até aos 5 anos de idade, bem como aos seus pais e familiares, a oportunidade de se envolverem gradualmente de forma activa, participativa e significativa em actividades artísticas e musicais. O êxito desse seminal projecto do Orfeão de Leiria levou já a que em Outubro passado tivesse sido alargado o seu número de classes. Contudo, esse sucesso não se ficou por aí, continundo a despertar o interesse de muitas famílias que por ele se têm sentido atraídas. A sua coordenadora, Sandrine Milhano, anuncia agora a abertura de mais uma classe desse projecto, que funcionará às segundas e quintas-feiras, a partir das 18 horas. Os interessados poderão ainda inscrever-se, no Orfeão de Leiria, candidatando-se a participar em mais uma classe de um projecto com muita classe!

BLOGUE ELEVAÇÃO DOS MOLEANOS A PROVÍNCIA APRESENTA NOVA CARA A PARTIR DE HOJE!

O blogue Elevação dos Moleanos a Província tem-se notabilizado pela sua sua inata ironia e pelo seu aliciante sense of humor, tornando-o uma das nossas visitas habituais na blogosfera, embora nem sempre mantenha o ritmo da pedalada e se ausente por algum tempo do nosso convívio... A partir de hoje, o Elevação dos Moleanos a Província apresenta um novo e muito melhorado grafismo, facto que claramente se reflecte na sua front page, cujo impacto visual é agora muito mais marcante! É claro que todos esperamos que as suas postagens mantenham o nível a que nos habituaram. O endereço daquele blogue continua a ser: http://www.moleanos.blogspot.com e a verdade é que um blogue que começa por nos informar "e ao segundo dia Deus fez os Moleanos" só pode ser mesmo um louvável hino ao (bom) humor e à ironia!

Thursday, January 18, 2007

EM 11 DE FEVEREIRO A RESPOSTA É SIM OU NÃO!

Muito se continua a dizer e escrever sobre o próximo referendo de 11 de Fevereiro. Ouvem-se e lêem-se as mais variadas teses e posições sobre o "assunto". Muitas delas tentam rodear a questão essencial, utilizando muitas vezes a mais pura demagogia. O que iremos votar em 11 de Fevereiro não é "se deve ou não ser autorizado o aborto em Portugal" ou se "se irá liberalizar o aborto em Portugal"... O que está em causa é a DESPENALIZAÇÃO DA INTERRUPÇÃO VOLUNTÁRIA DA GRAVIDEZ, SE REALIZADA POR OPÇÃO DA MULHER, NAS PRIMEIRAS DEZ SEMANAS, EM ESTABELECIMENTO DE SAÚDE LEGALMENTE AUTORIZADO. Esta é a pergunta e esta é a questão! A resposta é simples e directa: SIM ou Não! E é claro que temos noção de que sendo a resposta simples esta é uma questão muito complexa, que merece e deverá ser debatida, respeitando sempre a inteligência de quem nos ouve e porque uma lei que despenaliza o aborto não obriga nenhuma mulher a abortar... É, acima de tudo, uma questão de dignidade, autonomia e consciência individual de muitas mulheres e de cada um de nós. É também por uma questão de honestidade intelectual que deveremos fazer campanha e votar SIM à DESPENALIZAÇÃO DA INTERRUPÇÃO VOLUNTÁRIA DA GRAVIDEZ no referendo de 11 de Fevereiro...

CLARINETISTA VESTIARIENSE ANTÓNIO ROSA LANÇA PROJECTO XXI E RECEBE CONVITE PARA O CANADÁ

O clarinetista vestiariense António Rosa é já uma credenciada e premiada figura da interpretação musical nacional. António Rosa aliou-se ao pianista nortenho António Oliveira num duo que sob a designação e enquadramento Projecto XXI gravou editou um CD com esse nome, que será lançado no próximo sábado, 20 de Janeiro, no Porto, na Fundação Engº António de Almeida, às 21 horas, com um recital em que aqueles dois qualificados instrumentistas interpretarão as composições incluidas nesse seu trabalho criativo. O CD Projecto XXI de António Rosa e António Oliveira inclui composições de autoria ds compositores portugueses Francisco Loreto, Carlos Marques, Pedro Faria Gomes, Fernando C. Lapa e Jorge Salgueiro e do francês Jean-François Lézé, que o Nas Faldas da Serra já ouviu, tendo essencialmente gostado de quase tudo o que lá ouviu!
Como uma boa notícia nunca vem só, podemos já aqui adiantar, em primeiríssima mão, que António Rosa e António Oliveira foram já convidados para também apresentar este seu trabalho no próximo Congresso Mundial de Clarinetes, que decorrerá entre 4 e 8 de Julho deste ano em Vancouver, no Canadá.
Só podemos aplaudir e desejar que a arte interpretativa do António Rosa nos continue a encher de orgulho, não deixando também de aqui informar que o António Rosa já dispõe de um site na Internet (http://www.antoniorosa.net) onde já disponibilizou os seus dados biográficos, a sua agenda de concertos, algumas ligações interessantes e o seu contacto, prometendo para breve a concretização de uma entrada sobre Música de Câmara.

Wednesday, January 17, 2007

ÚLTIMA HORA! JOVENS DE ALCOBAÇA EM MOVIMENTO PELO VOTO SIM NO REFERENDO DE 11 DE FEVEREIRO REÚNEM NO PRÓXIMO SÁBADO.

O grupo de jovens alcobacenses que se movimentam em campanha pelo voto SIM no referendo que em 11 de Fevereiro chamará os portugueses a pronunciar-se sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez até às 10 semanas, voltará a reunir-se no próximo sábado, 20 de Janeiro, às 15 horas, em Alcobaça, na Escola Adães Bermudes. O objectivo dessa reunião é o de continuar a preparar as acções de campanha daquele movimento, debatendo textos, cartazes e algumas movimentações de ordem cultural, como é o caso da apresentação do filme Vera Drake de Mike Leigh. Aos interessados em participar nessa luta indispensável basta aparecer no dia, local e hora anteriormente referidos: pelo SIM!

POMBAL RECEBE DEBATE SOBRE O PRÓXIMO REFERENDO EM QUE SERÁ VOTADA A DESPENALIZAÇÃO DA INTERRUPÇÃO VOLUNTÁRIA DA GRAVIDEZ

O distrito de Leiria começa a receber os primeiros debates e sessões de esclarecimento sobre o referendo de 11 de Fevereiro, em que será votada a despenalização da interrupção voluntária da gravidez. Ontem à noite, em Leiria, um debate organizado pelo ISLA/Leiria no Auditório do Instituto Português da Juventude opôs o actual treinador do Benfica, Fernando Santos (representando o Não) a Luis Pinto do Movimento Jovens Pelo Sim (representando o SIM). É claro que este blogue esteve de acordo com o segundo!
Sexta-Feira, 19 de Janeiro, será a vez de Pombal receber uma sessão de esclarecimento do Movimento Voto Sim, no Café Concerto, às 19 horas. Estarão presentes e participantes, pelo SIM: Odete João e Ofélia Monteiro. Espera-se que os pombalenses (também) não faltem!

ARTISTAS UNIDOS APRESENTAM LILÁS DE JON FOSSE NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Nos próximos dias 19, 20, 21 e 22 de Janeiro, o grupo de teatro Artistas Unidos apresentará no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém a peça Lilás, de autoria do dramaturgo dinamarquês Jon Fosse. Chamamos a especial atenção dos nossos visitantes mais jovens para esse acontecimento, dado esta ser uma peça particularmente interessante para adolescentes, convidando estes a assistir a estas suas representações em Lisboa sozinhos ou em grupo, acompanhados pelos pais ou pelos amigos. É da sua vida, dos seus locais de encontro, das suas suspeitas, dos seus amores desfeitos ou da sua vontade de partir, cortando as amarras... É uma notável e actualíssima peça teatral de Jon Fosse, que nela trata os espectadores de igual para igual, surpreendendo-os a cada instante com a incerteza da vida, da sua e da nossa vida... Esta representação dos Artistas Unidos beneficia de uma pertinente dramaturgia de Jorge Silva Melo e Miguel Castro Caldas, encenação de João Miguel Rodrigues e cenografia de Rita Lopes Alves... Será mesmo muito bom que também beneficie da presença de muito e interessado público na plateia... Bem o merece!

LANÇAMENTO DO LIVRO AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL EM IDOSOS, ESTA TARDE, EM LISBOA, NA FNAC CHIADO

Numa altura em que as nossas atenções se centram noutras questões, será justo lembrar os problemas que afectam as pessoas de maior idade. Esta tarde, será lançado em Lisboa, na Fnac Chiado, às 18 e 30, um novo e pertinente livro em que essas questões são chamadas a lugar de particular evidência. O livro chama-se Avaliação Multidimensional em Idosos, sendo seus autores Dália Nogueira, Pedro Lopes Ferreira e Rogério Rodrigues, todos eles pertencentes ao Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (Faculdade de Economia). A publicação deste livro inicia a colecção Qualidade de Vida, editada e publicada pela editora Mar da Palavra, sendo a sua apresentação esta tarde da responsabilidade de Maria de Belém Roseira, Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, e de Cipriano Justo, médico e professor universitário que foi também autor do prefácio deste livro.

Tuesday, January 16, 2007

MOVIMENTO CIDADANIA E RESPONSABILIDADE PELO SIM RELEMBRA MEGA-JULGAMENTO DE HÁ CINCO ANOS NA MAIA

O Movimento Cidadania e Responsabilidade Pelo Sim continua a sua intervenção em prol de uma decisiva votação pelo SIM no próximo referendo de 11 de Fevereiro sobre a Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez. Além das suas actividade de divulgação, esclarecimento e debate público, aquele movimento dispõe de um site cujo endereço é: www.cidadaniapelosim.org e de um blogue cujo endereço é: http://www.cidadaniapelosim.blogspot.com, podendo ser contactado pelo e-mail: cidadaniapelosim@gmail.com, anunciando para quinta-feira, 18 de Janeiro, mais uma importantíssima acção de campanha pelo SIM:

5 anos após a sentença da Maia
18 de Janeiro de 2002 - 18 de Janeiro de 2007

O Movimento Cidadania e Responsabilidade pelo SIM traz à memória este mega-julgamento de mulheres por aborto, uma enorme humilhação para as mulheres portuguesas
Iniciativas na 5ª Feira - dia 18 de Janeiro
11h 30m - Tribunal da Maia
Evocação com depoimentos de pessoas envolvidas
no julgamento da Maia
Participação de Pedro Bacelar de Vasconcelos
Esta acção tem o apoio do Movimento Jovens pelo SIM
18h - Hotel Zurique - Lisboa - Debate com juristas
Alice Brito
Eduardo Maia Costa
Filomena Delgado
José António Pinto Ribeiro
Marta Rebelo
Paula Teixeira da Cruz
Depoimento escrito de José Miguel Júdice
Passagem de spots sobre "Julgamentos de Mulheres"
realização de Inês Oliveira, produção Isabel Machado
com a colaboração das actrizes e actores: Teresa Madruga, Cândido Ferreira, Marina Albuquerque, Pedro Lacerda, Maria Emília Correia, Carla Bolito
É claro que o Nas Faldas da Serra está de alma e coração ao lado desta gente, pelo SIM!


DOCLISBOA 2006 PASSA POR ALCOBAÇA, RELEMBRANDO QUE DOS FRACOS NÃO REZA A HISTÓRIA!

Durante os próximos dias 19, 20 e 21 o Cine-Teatro de Alcobaça apresentará uma extensão do Doclisboa 2006, que trará à nossa cidade alguns dos filmes premiados nessa sua edição. Aquele festival tem apresentado algumas das melhores produções nacionais e internacionais na arte do documentário e esta será uma radiosa oportunidade que os alcobacenses mais interessados nestas coisas não deverão perder. De entre os seis filmes que durante aqueles três dias serão apresentados no Cine-Teatro de Alcobaça, merece especialíssimo destaque o filme Brava Dança, de José Pinheiro e Jorge Pires, que será exibido às 21 e 30 de sábado, 20 de Janeiro, com a presença dos próprios realizadores. Brava Dança é um imperdível documentário que revisita a história de uma das mais importantes e fundamentais bandas pop portuguesas de sempre: os Heróis do Mar! Espera-se uma grande noite de cinema documental na nossa cidade, num transversal documentário sobre as ideias, os ideais e as dinâmica em jogo numa época em que a pop nacional perdeu finalmente as estribeiras, no bom sentido! Do punk dos Faíscas à definitiva pós-modernidade dos Heróis do Mar, passando pela pioneira new wave dos Corpo Diplomático, este é um documentário a que ninguém conseguirá certamente ficar indiferente!
Como notável e revivificante complemento à exibição de Brava Dança, a festa seguirá noite fora no Clinic Bar, que entre outras benevolências aos fãs dos nossos melhores Heróis de sempre, apresentará uma projecção remasterizada da gravação em filme do memorável concerto de apresentação de Macau, o último disco dos Heróis, apresentada em Lisboa no então Voxmania, hoje local de peregrinação cinematográfica (King Triplex).
É assim, caro visitante: como dizia a exponencial canção dos Heróis, "dos fracos não reza a história" e esta será uma oportunidade única de todos sermos mesmo muito fortes... Viva!

Monday, January 15, 2007

MOVIMENTO JOVENS PELO SIM (NO REFERENDO DE 11 DE FEVEREIRO) LANÇOU UM BLOGUE

O Movimento Jovens Pelo Sim entregou na Comissão Nacional de Eleições, dentro do prazo legal, as 14171 assinaturas que o legalizam como movimento interveniente na campanha para o próximo referendo sobre a despenalização da interrupção voluntária de gravidez em 11 de Fevereiro. O movimento tinha já inaugurado um site na Internet (www.jovenspelosim.org) e iniciará já amanhã, 16 de Janeiro, em Lisboa, no auditório do pólo de Monsanto do Instituto de Ciências Sociais e Políticas, as suas intervenções em debates e sessões de esclarecimento, mobilizando os jovens portugueses a uma imprescindível participação e votação (pelo SIM) naquele referendo.
O Movimento Jovens Pelo Sim inaugurou também hoje um blogue, cujo endereço é: http://www.jovenspelosim.wordpress.com, e onde se pretende informar, partilhar e discutir ideias sobre o mais importante referendo até hoje realizado no nosso país. O Movimento Jovens Pelo Sim pode ser contactado pelo e-mail: info@jovenspelosim.org
Continua a ser imprescindível participar e votar (SIM) em 11 de Fevereiro!

BEAT RIOT DOS LOTO APRESENTA-SE FINALMENTE AO VIVO EM ALCOBAÇA! E AINDA POR CIMA DUAS VEZES!

Pois é. Costuma dizer-se que não há fome que não dê em fartura... Esse tem sido o caso da relação de Alcobaça com o novo e super interessante disco da banda pop alcobacense Loto: Beat Riot. Os Loto têm apresentado o seu novíssimo disco em tudo quanto é sítio, incluindo o Texas, ou melhor escrevendo, o antigo Texas Bar do Cais do Sodré agora excelentemente transformado em Music Box.
Bem! A novidade é esta: os Loto actuam em Alcobaça, no Clinic Bar, na noite do próximo sábado, 19 de Janeiro, iniciando previsivelmente o seu live act às 23 horas... Será? Não contentes com isso e prevendo que Alcobaça não caiba toda dentro do Clinic, os Loto voltarão a actuar na sua cidade natal na noite de sexta-feira, 23 de Fevereiro, fazendo-o dessa vez no bem maior(orzinho) Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça. Tudo indica, desse modo, que a sua caminhada para o Pavilhão Atlântico continua a progredir...

Sunday, January 14, 2007

JOVENS DE ALCOBAÇA JÁ SE MOVIMENTAM PELO VOTO SIM NO REFERENDO DE 11 DE FEVEREIRO, E ATÉ JÁ TÊM UM BLOGUE!

Em Alcobaça também já se notam interessantes movimentações pelo voto SIM no referendo de 11 de Fevereiro. Esse é o caso de um grupo de jovens alcobacenses que se reunirão na segunda-feira, 15 de Janeiro, num conhecido café da cidade, às 21 horas, com a finalidade de começarem a organizar algumas acções de campanha, preparando também um panfleto e um cartaz sobre a sua intervenção cívica no próximo referendo sobre a despenalização da interrupção da gravidez até às 10 semanas.
Esse movimento de jovens alcobacenses pelo voto Sim.Alcobaça dispõe mesmo já de um blogue, cujo endereço é: http://www.sim-alcobaca.blogspot.com, podendo ser contactados pelo e-mail: sim.alcobaca@gmail.com

REFERENDO DE 11 DE FEVEREIRO: MOVIMENTO VOTO SIM FARÁ A SUA APRESENTAÇÃO EM LEIRIA EM 15 DE JANEIRO

Muito se começa já a movimentar a nível nacional no que respeita à intervenção cívica respeitante ao referendo que em 11 de Fevereiro chamará os portugueses a pronunciar-se sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez até às 10 semanas. É já certo e sabido que este blogue faz campanha pelo voto SIM nesse referendo, apelando também à participação masculina e a que ninguém falte com o seu voto (SIM) na hora H e no dia D (11 de Fevereiro). Noticiamos já hoje que já amanhã, segunda-feira, 15 de Janeiro, o Movimento Voto Sim fará a sua apresentação pública em Leiria, na Biblioteca Municipal, às 16 horas. Essa apresentação será feita por Helena Pinto, Odete João e Ofélia Monteiro.
Aproveito ainda esta postagem (pelo voto SIM) para informar que o Movimento Voto Sim já dispõe de um blogue na Internet, cujo endereço é: http://www.votosim.blogspot.com, aqui se informando também que quaisquer contactos para esse blogue poderão ser feitos pelo e-mail: votosim@gmail.com ou para o telemóvel 969891047.
No que respeita ao distrito de Leiria deveremos aqui também assinalar que a front page desse blogue anujncia a opção pelo voto SIM no referendo de 11 de Fevereiro do nazareno Laborinho Lúcio, antigo Ministro da Justiça em governos do actual Presidente da República, Cavaco Silva. Nessa mesmíssima front page citam-se também declarações ao semanário Expresso da deputada do CDS/PP Teresa Caeiro, eleita pelo círculo eleitoral de Leiria, em que aquela iustre deputada defende muito justamente que "É injusto dizer que quem defende o SIM é apologista de uma cultura de morte, pois isso cria o equívoco de que se vai promover a prática do aborto". Não poderíamos estar mais de acordo!

ÓPERA REGRESSA EM FORÇA AO CENTRO CULTURAL DE BELÉM COM WOZZECK DE ALBAN BERG

Apesar de muitos lhe terem já rezado alguns requiems o Centro Cultural de Belém continua a manter-se bem vivo e a apostar forte na sua programação deste ano. A saida de uma Festa da Música da sua programação acabou por dar lugar a outras festas da música, e não só, que prometem levar aos píncaros a apresentação de espectáculos musicais em Portugal durante este ano da graça de 2007. Esse vai ser o caso do(s) espectáculo(s) que quase nove anos após a inesquecível presença da Companhia do Teatro Mariinsky de S. Petersburgo no seu Grande Auditório vai assinalar o regresso da ópera àquele palco. Esse vai ser o caso da imprescindível Wozzeck, ópera com música e libreto de Alban Berg escrita a partir da peça teatral do mesmo nome e desígnio, escrita por Georg Büchner. A ópera mais representativa da chamada Escola de Viena será apresentada no palco do Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, nos dias 17, 19 e 21 de Janeiro, em parceria com o Teatro Nacional de S. Carlos, em cuja decorrente temporada lírica se integra. Esta apresentação de Wozzeck resulta de um protocolo com o Thêàtre de Lyon e o Festival de Aix-En-Provence, sendo as suas aclamadas encenção e cenografia da responsabilidade de Stéphane Braunschweig. Os principais papéis estarão a cargo de Dietrich Henschell (Wozzeck), Brigitte Pinter (Marie) e Stefan Margita (Tambor-Mor), sob a direcção do maestro Eliahu Inbal, que dirigirá a Orquestra Sinfónica Portuguesa, enquanto o Coro do Teatro Nacional de S. Carlos actuará sob a direcção do seu actual maestro titular Giovanni Andreoli.
Esta apresentação de Wozzeck em Lisboa será certamente um dos grandes acontecimentos musicais do ano em Portugal, aqui se lembrando que esta ópera de Alban Berg foi proibida e considerada "música degenerada" durante o nazismo, tendo apenas emergido após a Segunda Guerra Mundial como uma das mais notáveis e consistentes experiências da modernidade vienense do início do século XX no domínio do drama musical. Não será a primeira vez que Wozzeck é apresentado em Portugal, mas a verdade é que algumas décadas depois muito ainda recordam a sua anterior apresentação em Lisboa. Esses não faltarão certamente, num caso em que faltar deverá merecer marcação de falta a vermelho!