Friday, June 18, 2010

RECITAL DO PIANISTA JOÃO FERREIRA, EM CALDAS DA RAINHA

Domingo . 20 de Junho
Recital no CCC
(Centro Cultural e Congressos | Caldas da Rainha)

João Ferreira
(piano)


Programa:

1ª parte
M. Mussorgsky - "Quadros de uma Exposição"

2º parte
S. Prokofieff - Sarcasmos op. 17

A. Ginastera - Sonata op. 22

É de ir!

ANTÓNIO FILIPE DO CASAL DÁ RECITAL EM ALCOBAÇA, NO ARMAZÉM DAS ARTES

Armazém das Artes . Alcobaça
Recital de Percussão
com
António Filipe do Casal
Sábado . 19 de Junho . 18h00.


PROGRAMA:

"Nuvens Negras"
Edison Denissow (vibrafone)

"She Who Sleeps With a Small Blanket"
Kevin Volans (multi-percussão)

"Partita II em ré menor para violino solo, Chaccone"
J.S. Bach (marimba)

"Peeping Tom"
Dan Senn (caixa e voz)

É de ir!

FREDERICO LOURENÇO LANÇA SANTA ASINHA E OUTROS POEMAS, EM LISBOA

CEBuchholz (antiga Livraria Buchholz) . Rua Duque de Palmela, 4 . Lisboa
Segunda-Feira . 21 de Junho . 18h30
lançamento do livro
Santa Asinha e Outros Poemas
de
Frederico Lourenço
a obra será apresentada
por
José Tolentino Mendonça
leitura de poemas
por
Beatriz Batarda
É de ir!

LELLO MINSK, O PIANISTA DE BOITE E EUGÉNIO ROYALE ACTUAM EM TORRES NOVAS E POMBAL

sexta . 18 junho . 2010 no Café Teatro Virginia em Torres Novas

sábado . 19 junho . 2010 no Lusitana Paixão em Pombal

Lello Minsk e o Pianista de Boite
convidado especial: Eugénio Royale (Gimba)

Um espectáculo intimista: Um cantor, um pianista e a mistura heteróclita de canções do tempo das nossas bisavós com algums temas originais da autoria do grande artista contemporâneo Orgasmo Carlos (Manuel João Vieira). Uma actuação trabalhada a escopro e martelo, e que esta noite tem como convidado especial, o grande e indomável Eugénio Royale (Gimba). Será também o seu alter-ego MD que irá dar vida aos pratos, numa explosão de som exclusiva para quem gosta de distinguir a música seguinte da música anterior. Traga a pessoa de quem gosta. Traga um preservativo que toque o Hino Nacional. Traga também o seu cão. O grupo agradeçe gorjetas - Esmerado serviço de bar.

Absolutamente imperdível: é de ir!

Thursday, June 17, 2010

ORQUESTRA DO ALGARVE ESTREIA NOVA COMPOSIÇÃO DE ALEXANDRE DELGADO NO CISTERMÚSICA

Cistermúsica estreia obra de Alexandre Delgado inspirada em poema de Frederico Lourenço

Concerto pela Orquestra do Algarve traz-nos ainda a 5.ª Sinfonia de Beethoven e o famoso Adagietto da Sinfonia N.º 5 de Mahler celebrizado no Morte em Veneza de Luchino Visconti

A Orquestra do Algarve sobe ao Oeste e ao palco do Cine-Teatro de Alcobaça no próximo dia 19 de Junho, sábado, pelas 21h 30, para mais um concerto do XVIII Cistermúsica e para dar-nos uma estreia absoluta: Santo Asinha, a nova peça de Alexandre Delgado, peça inspirada no poema homónimo de Frederico Lourenço (escrito a partir de um conto de Iva Delgado) que nesta data teremos oportunidade de ouvir pela primeira vez.

Uma apresentação onde teremos ainda, numa primeira parte, o famoso Adagietto da 5.ª Sinfonia de Mahler (1860-1911), por muitos considerado o andamento mais célebre da obra do compositor, composta entre 1901 e 1902 (e que viria a formar uma trilogia com as duas Sinfonias seguintes: a 6.ª e a 7.ª), e amplamente celebrado pela obra-prima cinematográfica do cineasta italiano Luchino Visconti: Morte em Veneza (1971), filme onde a composição acentua o clima crepuscular da adaptação da novela de Thomas Mann e a despedida de um mundo e de uma época em decadência.

A fechar o concerto chega-nos igualmente a 5.ª Sinfonia de Beethoven (1770-1827), obra que o compositor austríaco começou a conceber em 1803 e que terminou em 1808. Esta composição, dedicada a dois dos principais mecenas de Beethoven (o conde Razumovski e o príncipe Lobkowitz), ganhou então especial notoriedade graças a uma crítica escrita por E.T.A. Hoffman, uma das mais famosas da história da música, contribuindo igualmente para a definição do espírito romântico.

É de ir!

BOOM AO VIVO, EM ALPEDRIZ, NO GENESIS BAR

Genesis Bar . Alpedriz (Alcobaça)
Sexta-Feira . 18 de Junho . 23 horas
Boom
Os Boom são uma banda de covers que querem dar, à noite, boa música e uma onda sempre bem disposta!!! São 4 elementos de diferentes origens musicais cujos trajectos se cruzaram formando, assim, uma banda vocacionada para concertos onde interpretam temas de várias bandas do conhecimento geral do panorama Rock, Pop-Rock, etc. Sempre acompanhados com uma atitude energética e festiva e com a devida flexibilidade necessária perante as diversas situações ou condições de palco entre outras. Os concertos terão a duração de duas a duas horas e meia, sensivelmente, e estão preparados, já com experiência, para eventos festivos tais como Concentrações Motard, Festas de Estudantes e/ou Académicas, Colectividades, Bares e onde for necessário promover um espectáculo dinâmico. A banda é então constituída por: Hélio Sousa na voz, Tó Afonso na bateria, Carlos Sousa no baixo e Nuno Gonçalves na guitarra e voz.
É de ir!

Tuesday, June 15, 2010

FEIRA DO LIVRO E DA LEITURA REGRESSA EM ALCOBAÇA

Pelo terceiro ano consecutivo a Praça 25 de Abril de Alcobaça recebe a Feira do Livro e da Leitura. A inauguração está marcada para o dia 17, quarta-feira, pelas 10h00. Entre actividades como ateliers, sessões de contos, oficinas, animação de rua com o teatro “Inês de Castro – Teatro Papel Theatrum Puparum, lançamento e apresentação de livros, tertúlias com autores alcobacenses, moderada por Rui Rasquilho com a participação de Luís Rosa, Vanda Furtado, José Eduardo Oliveira, António Maduro, Vítor Frazão e ainda destaque para a presença da escritora, comentadora e jornalista Joana Dias Amaral.

17 Junho (5ª feira)

10h00: Inauguração

11h30: As histórias da Vanda

Sessão com a escritora Vanda Marques - Apresentação dos seus livros e histórias


18h00:

A LER+ COM A ESDICA – Alunos de 10º e 12º ano (consiste em grupos de alunos que convidam as pessoas que se encontram nas esplanadas a ler e a “ouvir” os livros, sendo o objectivo final uma pequena actuação no palco estrategicamente colocada).

21h30:

TERTÚLIA “Autores alcobacenses” - Sessão com autores locais, moderada por Rui Rasquilho com a participação de Luís Rosa, Vanda Furtado, José Eduardo Oliveira, António Maduro, Vítor Frazão, entre outros ...

18 Junho (6ª feira)

11h30 e 14h30:

“As histórias da Vanda” - Sessão com a escritora Vanda Marques. Apresentação dos seus livros e histórias.


18h00:

A LER+ COM A ESDICA – Alunos de 10º e 12º ano - Durante o dia: Ateliers educativos promovidos pelo grupo finalista do Curso “Técnicas de acção educativa” – Centro de Formação Crisform da Marinha Grande

19 Junho (sábado)

10h30: “As histórias da Vanda”

Sessão com a escritora Vanda Marques. Apresentação dos seus livros e histórias.


11h30 e 14h30:

"Sabes onde Fica...? Na Europa. Viajar pelos mais belos países da Europa, descobrir a sua Geografia, interesses, lendas e Histórias do fantástico. Tudo isto sem sair do mesmo lugar - Pela voz do contador Simão Dionísio

16h30:

“Inês de Castro – Teatro de Papel – Theatrum Puparum”. Espectáculo promovido e realizado por S.A Marionetas

17h30:

À conversa com a escritora, comentadora e jornalista Joana Dias Amaral


19h00:

Apresentação do livro “A vingança do Lobo” de Vítor Frazão

20 Junho (domingo)

10h30:

“As histórias da Vanda”

Sessão com a escritora Vanda Marques. Apresentação dos seus livros e histórias.


11h30 e 14h30:

"Sabes onde Fica...? Na Europa.Viajar pelos mais belos países da Europa, descobrir a sua Geografia, interesses, lendas e Histórias do fantástico. Tudo isto sem sair do mesmo lugar - Pela voz do contador Simão Dionísio

16h00:

Apresentação do livro “Adoecer” da escritora Hélia Correia


17h30:
Uma Tarde de Contos. Sessão de contos para todas as idades com vários contadores convidados: António Castanheira, Carlos Moreira, Rodolfo, Cláudia Silva, Simão Dionísio, entre outros

É de ir!

O DESPERDÍCIO DOS DESPERDÍCIOS, NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
O DESPERDÍCIO DOS DESPERDÍCIOS
COLÓQUIO . 16 DE JUNHO . 15H00

No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra convida a sociedade civil para um debate acerca da gestão sustentável de recursos no nosso planeta.
A pesca excessiva e a desflorestação são apenas duas formas de destruição de recursos naturais no nosso planeta. Na outra face da moeda encontram-se o consumo excessivo, a produção de lixo e o consequente problema da gestão dos resíduos no nosso planeta.
O objectivo deste debate é sensibilizar o público em geral para a gestão sustentável de recursos naturais no nosso planeta e descobrir como é que cada um de nós, com acções simples no nosso dia a dia, pode contribuir para um planeta melhor.

Programa:

15h00 | 17h00

PEIXE: ATÉ QUANDO CONTINUAREMOS A TÊ-LO NO PRATO?
José Xavier
(Instituto do Mar da Universidade de Coimbra)
Qual a importância dos recursos marinhos na vida (e na dieta) das pessoas? Que medidas podemos tomar para ajudar a preservar os oceanos? A percepção de os recursos marinhos serem inesgotáveis é recente, mas existem já numerosos exemplos de colapsos de pesca. Veremos que existe esperança - mas também desafios importantes – na gestão destes recursos ao nível nacional, europeu e mundial. As comunidades científica e política têm aqui um papel fundamental, mas também o cidadão comum nas suas decisões diárias. Serão ainda apresentadas sugestões simples a termos em mente na próxima vez que formos ao supermercado ou à peixaria.

GESTÃO DE RESÍDUOS NO MUNICÍPIO DE COIMBRA 2008/2009
António Veiga Simão (Director do Departamento do Ambiente da Câmara Municipal de Coimbra)

APPACDM: UM MODELO DE ATITUDE SUSTENTÁVEL
Helena Albuquerque (APPACDM de Coimbra)

LIMPAR PORTUGAL: COMO AFINAL É POSSÍVEL MOBILIZAR TODO UM PAÍS
Raul Henriques (Projecto Limpar Portugal)

SALVAR O PLANETA: ALGUNS CONSELHOS PARA O DIA A DIA
Adelaide Chichorro (Quercus)

17h00 | 17h30
Mesa Redonda: Conversa entre os apresentadores e a audiência

É de ir!

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA ABRE CANDIDATURAS A CURSOS DE MESTRADO

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) abre candidaturas até 4 de Julho, a cursos de Mestrado
nas áreas de Cultura, Artes e Design, Ciências Empresariais e Jurídicas, Educação,
Engenharia e Tecnologia, e Saúde. Os 24 cursos terão início no próximo ano lectivo, em Leiria,
Caldas da Rainha e Peniche.
MESTRADOS IPL
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Leiria
. Educação Pré-Escolar
. Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Escola Superior de Tecnologia e Gestão – Leiria
. Administração Pública
. Contabilidade e Relato de Gestão
. Energia e Ambiente
. Engenharia Automóvel
. Engenharia Civil – Construções Civis
. Engenharia da Concepção e Desenvolvimento de Produto
. Engenharia Electrotécnica – Sistemas de Automação
. Engenharia Electrotécnica – Telecomunicações
. Engenharia Informática – Computação Móvel
. Finanças Empresariais
. Marketing Relacional
. Negócios Internacionais
Escola Superior de Artes e Design – Caldas da Rainha
. Artes Plásticas
. Design de Tipografia
. Design do Produto
. Gestão Cultural
. Teatro
Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – Peniche
. Biotecnologia dos Recursos Marinhos
. Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar
. Marketing e Promoção Turística
Escola Superior de Saúde – Leiria
. Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria
. Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria
Calendário geral:
Candidaturas online em http://candidaturas.ipleiria.pt: 14 de Junho a 4 de Julho de 2010
Afixação de resultados: 19 de Julho de 2010
Período de reclamação: 19 a 21 de Julho de 2010
Matrículas: 22 a 31 de Julho de 2010
Início da componente lectiva: Setembro/Outubro de 2010
Calendário próprio do Mestrado em Artes Plásticas:
Candidaturas online em http://candidaturas.ipleiria.pt: 14 de Junho a 4 de Julho de 2010
Entrevistas: 12 a 23 de Julho de 2010
Afixação de resultados: 26 de Julho de 2010
Período de reclamação: 26 a 28 de Julho de 2010
Matrículas: 29 de Julho a 6 de Agosto de 2010
Início da componente lectiva: Setembro/Outubro de 2010
Calendário próprio dos Mestrados em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do
Ensino Básico:
Candidaturas online em http://candidaturas.ipleiria.pt: 1 a 16 de Julho de 2010
Afixação de resultados: 26 de Julho de 2010
Período de reclamação: 26 a 28 de Julho de 2010
Matrículas: 28 de Julho a 20 de Agosto de 2010
Início da componente lectiva: Setembro de 2010
É de candidatar!

Monday, June 14, 2010

DULCE BERNARDES EXPÕE CIDADES DE ÁGUA, EM LEIRIA

É inaugurada a 15 de Junho, pelas 18 horas, a exposição “Cidades de Água”, de Dulce
Bernardes, que irá estar aberta ao público na Biblioteca José Saramago (Campus 2 do IPL, em
Leiria), de 15 a 26 de Junho.
A exposição “Cidades de Água” apresenta o reflexo da alma da autora, com um espelho. “ As
suas telas, onde mergulha as mãos cravejadas de reflexos, tons e transparências, constroem
cidades luminosas, verdadeiros espelhos que mais não são do que os reflexos de um sonho
transformado”, explica Graça Campos, Comissária de Artes Plásticas.
Dulce Bernardes
Dulce Bernardes, natural de Lisboa, vive actualmente em Leiria, onde trabalha na área das
artes como formadora, e em ateliers particulares. Desde 1969 que expõe colectivamente em
mais de 25 entidades, tais como Base Aérea da Guiné-bissau, Galerias de Turismo, Lyons
Clube de Portugal, Salon d’Artsant em Saint-Maurs dês Fossés, Instituto Português da
Juventude, Teatro José Lúcio da Silva, Museu da Água em Coimbra, entre outros. Arrecadou,
ainda, vários prémios, dos quais se destacam o Primeiro Prémio de Pintura e Escultura do
concurso “Arte da Guiné”, em 1967, Melhor Trabalho Artístico no Município de Leiria, do
concurso “Engenho e Arte”, em 2008 e uma Menção Honrosa no “XIV Certame Arte no
Marrazo 2009 - Espanha”.
É de visitar!

FERNANDO MASCARENHAS APRESENTA O SABOR DA MARMELADA FRESCA E CAFEÍNA, NO PORTO

O Autor Fernando Mascarenhas e a Papiro Editora convidam-nos a estar presentes na apresentação promocional das obras literárias O Sabor da Marmelada Fresca e Cafeína, que terá lugar no dia 16 de Junho, pelas 18 horas. na Fnac de Santa Catarina, Porto.
É de ir!

Sunday, June 13, 2010

HISTÓRIAS SEM FIM NO BLOGUE DA PAPIRO EDITORA

HISTÓRIAS SEM FIM NO BLOG DA PAPIRO EDITORA
Com “História sem Fim” a Papiro Editora pretende despertar a vontade de escrever. Dando o mote para que continuem esta história com mais dois parágrafos (máximo 1000 caracteres) por semana. Os leitores que tenham interesse em participar devem enviar, até à próxima quarta-feira, a continuação da história, juntamente com o nome e o contacto telefónico, para o e-mail da Papiro (info@papiroeditora.com). Os textos serão avaliados por elementos da coordenação editorial. O vencedor verá o seu texto publicado no blogue e receberá, como prémio, um livro do catálogo da Papiro. Em caso de empate serão publicados os textos finalistas e serão os leitores a decidir, através de votação directa, qual será o vencedor. O texto vencedor dará o mote para os textos da próxima semana e assim sucessivamente. É de participar!

MIA COUTO LANÇA PENSAGEIRO FREQUENTE, EM LISBOA

Livraria CEBuchholz . Rua Duque de Palmela, 4 . Lisboa
Terça-Feira . 15 de Junho . 13 horas
Pré-Lançamento do Livro
Pensageiro Frequente
de
Mia Couto
É de ir!