Saturday, July 25, 2009

DANÇAS OCULTAS AO VIVO, EM CALDAS DA RAINHA, NO CENTRO CULTURAL E CONGRESSOS

Grande Auditório do Centro Cultural e Congressos - Caldas da Rainha
Domingo - 26 de Julho - 21 e 30 horas
-Danças Ocultas-
Danças Ocultas regressam este ano com um novo álbum de originais, a editar em Outubro. “Tarab”é o título do novo disco. O conceito Tarab, usado no Norte de África, assenta na ideia de um nível superior de consciência colectiva atingido numa performance, partilhado entre artista e público. Na sequência do álbum "Pulsar" (2004), e da convivência com outros instrumentos e vozes surge Tarab; um regresso ao ensemble original, com incidência na aptidão expressiva da Concertina e na capacidade emotiva da própria música das Danças Ocultas. "Tarab" é também um novo formato de espectáculo, com elementos multimédia interactivos, de reacção sonora e emocional decorrentes da música. “As melodias, harmonias e ritmos de cada uma das concertinas criam formas e imagens numa tela branca no fundo de palco. Estes elementos visuais aceleram, abrandam e entram emsuspensão, enfatizando as dinâmicas e os movimentos da música, com referências à ruralidade e ao cosmopolitismo do nosso tempo. Aqui se revela a capacidade de Danças Ocultas em criar pontes entre a tradição e a contemporaneidade.” Danças Ocultas: Artur Fernandes, Filipe Ricardo, Filipe Cal e Francisco Miguel, em mais um espectáculo a não perder!

WORKSHOP COM O COMPOSITOR BIAGIO PUTIGNANO NO ENCONTRO NOVA MÚSICA 2009

Tal como já aqui divulgámos vai realizar-se em Cascais, entre 11 e 13 de Setembro deste ano, o Encontro Nova Música 2009. Esse evento incluirá um workshop de composição e leitura de obras com o compositor italiano Biagio Putignano, professor no Conservatório de Bari. Esse workshop realizar-se-á na sexta-feira, 11 de Setembro, às 15 e 30, estando as inscrições para a sua frequência abertas até à próxima sexta-feira, 31 de Julho. É de frequentar!

JOÃO DANIEL INAUGURA PEDRA, NA GALERIA DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA: HOJE MESMO!

A Galeria de Exposições Temporárias do Mosteiro de Alcobaça inaugura hoje, sábado, 25 de Julho, às 18 horas, a exposição de fotografia Pedra, de autoria do nosso amigo alcobacense João Daniel. O Nas Faldas da Serra já lá foi dar uma espreitadela, à laia de ante-estreia, e ficou (mais uma vez!) vencido e convencido pela arte do João Daniel... É de ir, absolutamente!

MUSEU DE ARTE SACRA E ETNOLOGIA DE FÁTIMA PROMOVE 7ª EDIÇÃO DO DIA DOS AVÓS

O Museu de Arte Sacra e Etnologia dos Missionários da Consolata, em Fátima, irá promover aquela que é já a 7.ª Edição do Dia dos Avós - Avós e Netos Juntos no Museu. Desse modo, os avós e netos que visitarem juntos o museu na tarde de domingo, 26 de Julho, terão à sua espera um Teatro de Fantoches, um filme animado sobre a vida dos avós de Jesus, Santa Ana e São Joaquim, guiões de visita ao museu com jogos de descoberta e muitas outras surpresas…. As sessões serão gratuitas e as famílias poderão escolher um dos seguintes horários: 14h30; 15h30; 16h30; 17h30. É de ir!

Friday, July 24, 2009

45ª EMISSÃO DE UM OLHAR SOBRE A SEMANA ENCERRA 1ª SÉRIE DO PROGRAMA, NA RÁDIO CISTER, DE ALCOBAÇA: NO PRÓXIMO DOMINGO

A 45ª emissão do programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana vai ser apresentada no próximo domingo, 26 de Julho, na Rádio Cister, de Alcobaça, no seu horário habitual, entre as 12 e as 13 horas. Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo José Costa e Sousa, Rui Rasquilho e Valdemar Rodrigues como comentadores residentes. Na 45ª emissão de Um Olhar Sobre a Semana estará em debate o seguinte tema:
-O nosso programa estará de férias durante o próximo mês de Agosto, mesmíssimo mês em que todas as candidaturas às próximas eleições autárquicas terão de legalizar os seus processos. Antes desse período de férias vamos aqui conversar sobre as próximas eleições autárquicas em Alcobaça, e a grande questão que para já se nos coloca é saber se vai tudo mudar ou se poderemos esperar algo de novo neste concelho, em termos políticos, claro está... Animados com o futuro, ou nem por isso?-
O programa suspende as suas emissões durante o mês de Agosto, regressando em Setembro com um novo modelo editorial, mas mantendo os seus três actuais comentadores residentes. A saída, por decisão do próprio, de José Alberto Vasco da equipa do programa tem a ver com o facto de o actual editor, apresentador e moderador do Um Olhar Sobre a Semana ter anunciado publicamente o seu apoio e participação na candidatura de Rogério Raimundo a Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, pela CDU, nas eleições autárquicas do próximo dia 11 de Outubro. Boas férias e boa campanha!

MAIS UM FIM-DE-SEMANA IMPARÁVEL COM O DJ MISTER D

-Dj Mister D-
Sexta-Feira / 24 de Julho
Gloss Club Caffe (Figueira da Foz)
Summer Night Fever
Sábado / 25 de Julho
Seven Club (Torres Novas)
with resident dj's Dj Speed e Dj T. Moita
É de ir!

BANDA FILARMÓNICA VESTIARIENSE MONSENHOR JOSÉ CACELLA AO VIVO, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

Cine-Teatro de Alcobaça
Sábado - 25 de Julho - 21 e 30 horas
Banda Filarmónica Vestiariense Monsenhor José Cacella
Mais de 100 anos de dedicação à cultura musical do concelho de Alcobaça, ao vivo e a cores
É de ir!

Thursday, July 23, 2009

VANDA FURTADO MARQUES LANÇA D. FUAS ROUPINHO, NA NAZARÉ

No próximo sábado, 25 de Julho, às 18 horas, vai ser lançado, no Auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré, o 5º livro de autoria de Vanda Furtado Marques. O novo livrinho chama-se D. Fuas Roupinho, tem ilustrações de Gabriel Colaço e tudo indica que voltará a ser mais um enorme sucesso para a bem sucedida escritora alcobacense. O livro será apresentado por Jorge Barroso, Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, e por Jorge Lopes, Director daquela Biblioteca, integrando a colecção Era Uma Vez Uma Lenda Portuguesa, da editora 7 Dias/ 6 Noites. É de ir!

Wednesday, July 22, 2009

MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA AJUDA-NOS A PÔR UM PEZINHO NA LUA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Um Pezinho na Lua
24 de Julho 7 18H00-24H00
Entrada livre
A pedra da Lua, recolhida por James Irwin naquela que a NASA considerou a missão tripulada mais bem sucedida de sempre, está pronta para deixar o Museu da Ciência e regressar à NASA.
Em Portugal desde Maio, a pedra da Lua da missão Apollo 15 vai deixar o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra no dia 24 de Julho (Sexta-feira), precisamente na data em que se comemoram os 40 anos do regresso dos primeiros homens a pisarem a superfície lunar (missão Apollo 11). Na despedida, o Museu da Ciência convida o público a fazer das suas pedras de estimação estrelas por uma noite. A ideia é que todos descubram no Laboratorio Chimico, com a ajuda de duas geólogas da Universidade de Coimbra, as verdadeiras origens das pedras de que tanto gostam. No anfiteatro do Museu, serão exibidos vídeos das missões Apollo e iremos reviver a ida do Homem à Lua. Esta iniciativa integra o programa Ciência Viva de Verão (Astronomia no Verão e Geologia no Verão).
21H00
ROCHAS DA TERRA E DA LUA
A rocha da Lua em exposição no Museu é um basalto lunar. Mas há tantos basaltos na Terra! Que diferenças podemos encontrar entre os basaltos da Terra e o basalto da Lua em exposição?
Alguns basaltos da Terra estarão à disposição dos visitantes para que possam ser comparados com a rocha lunar em exposição.
Elsa Gomes e Celeste Gomes, Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra
PERGUNTA AO GEÓLOGO
Vais ter a oportunidade de colocar todas as tuas dúvidas sobre geologia! Podes por exemplo trazer aquela pedra de que tanto gostas e saber mais um bocadinho sobre a sua origem.
Elsa Gomes e Celeste Gomes, Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra
VÍDEOS MISSÃO APOLLO
Durante a noite, serão apresentados vídeos das diversas missões lunares. Poderás ver a primeira vez que um ser humano pisou a Lua (Neil Armstrong), mas também verás saltos divertidos pelos diversos astronautas, corridas com carros lunares, e poderás mesmo assistir a uma experiência possível na Lua e que confirma a teoria de Galileu acerca da queda dos graves: sem o efeito da atmosfera, uma pena e um martelo largados em simultâneo atingem o solo ao mesmo tempo.
LANÇAMENTO DE FOGUETÕES
Vais poder mesmo construir e lançar o teu próprio foguetão miniatura!
Promete ser um verdadeiro acontecimento: é de ir!




Tuesday, July 21, 2009

MOGO: UM VALE ESPECIAL - UM PERCURSO PEDESTRE A NÃO PERDER!

-Ciência Viva no Verão-
Percursos Pedestres no Verão de 2009
-Mogo: Um Vale Especial-
(Alcobaça)
Datas: 23 e 30 de Julho
Hora: 14 e 30
Inscrição Obrigatória (16 vagas)
Descrição: O vale da Ribeira do Mogo é um vale que, se estende desde o sopé da Serra dos Candeeiros até às imediações da cidade de Alcobaça. Realizar-se-á um percurso ao longo da Ribeira do Mogo e terminaremos junto do Poço Suão e nascentes do Alcoa. Junte-se a nós!
Ponto de encontro: Alcobaça-Paços do Concelho (palacete cor de rosa no centro da cidade. Existe um parque de estacionamento frontal ao edifício referido.
Localidade: Alcobaça
Itinerário: Alcobaça (Paços do concelho) - Carvalhal de Aljubarrota-Chiqueda-Alcobaça(Paços do Concelho)
Duração: 3 horas
Responsável pela acção: Sofia Quaresma
Notas: Os participantes devem fazer-se acompanhar de água, calçado e roupa confortáveis e chapéu. A máquina fotográfica será útil. É de ir!

Monday, July 20, 2009

LIGA DOS AMIGOS DE FANHAIS PROMOVE ROCK SESSIONS, A PARTIR DO PRÓXIMO SÁBADO

A Liga dos Amigos de Fanhais promove, no próximo sábado, 25 de Julho, o 1º Acto das Rock Sessions”, um evento musical dedicado à promoção da cultura pop/rock alternativa. No cartaz figuram os Alice in Wonderland Syndrome (Coimbra), os Shake Shake and Show me Your Pussy (Alcobaça), os“The Wage”(Marinha Grande) e os Alzheimer(Lisboa). Após a actuação destas bandas, a noite prolonga-se com os Dj`s Raoul Duke & Dr. Gonzo. O evento, promovido pela Liga de Amigos de Fanhais com o objectivo de proporcionar uma actividade de animação cultural diferente naquela localidade do concelho da Nazaré, presta homenagem ao jornalista e escritor norte-americano Hunter S. Thompson, fundador do jornalismo Gonzo, famoso movimento da contra-cultura da década de 1970, aqui se recordando o irresistível filme Delírio em Las Vegas, de Terry Gillian, com Johnny Depp e Benicio del Toro nos principais papéis, dedicado a essa enormíssima figura da contra-cultura que foi Hunter S. Thompson. O Rock Session I Acto tem início às 22 horas. O bilhete é de dois euros para os sócios da Liga de Amigos de Fanhais. Os não sócios pagam três euros. E todos os que lá forem passarão, certamente, uma noite inesquecível: é de ir!

Sunday, July 19, 2009

JOSÉ FERNANDO SOUSA É O CONVIDADO DAS VIII CONVERSAS PÚBLICAS DA CDU/ALCOBAÇA - CANDIDATURA DE ROGÉRIO RAIMUNDO ÀS PRÓXIMAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS

VIII Sessão - CONVERSAS PÚBLICAS - CDU/Alcobaça
Candidatura de Rogério Raimundo a Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça
Terça-Feira / 21 de Julho / 21 e 21 horas
Auditório da Escola Adães Bermudes”
Rua Afonso Albuquerque(em frente às Finanças) - ALCOBAÇA
Temática: O ESTADO DO EMPREGO E DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM ALCOBAÇA.
Convidado especial:
José Fernando Sousa
(coordenador da União de Sindicatos do distrito de Leiria)
Rogério Raimundo iniciará estas "Conversas" indicando sumariamente o que tem defendido nesta temática. Depois conversar-se-á abertamente com o convidado especial. Serão anunciados mais elementos para a equipa autárquica da CDU 2009/2013 (prevendo-se mais surpresas de se lhe tirar o chapéu...). É de ir!

D. ROBERTO: S.A. MARIONETAS NO CENTRO CULTURAL E CONGRESSOS DE CALDAS DA RAINHA

Centro Cultural e Congressos - Caldas da Rainha
Terça-Feira / 21 de Julho / 11 horas / Rua do Jardim
D. Roberto - S.A. Marionetas
A partir do contacto directo com o Mestre António Dias, um dos últimos fantocheiros populares portugueses, a S.A. Marionetas recriou as peças “O Barbeiro” e “A Tourada”, baseadas na tradição do Teatro de Robertos. Mais recentemente, procurando preservar esta forma de arte tradicional, a companhia recuperou mais duas peças do repertório de Teatro de Robertos - "A Rosa e os 3 Namorados" e "O Castelo dos Fantasmas". O Teatro de Robertos representa, seguramente, uma das tradições mais antigas das artes cénicas, não só na sua vertente portuguesa e europeia, mas também na dos heróis populares do Oriente. É de ir!