Friday, June 08, 2007

LUIS DE MATOS VAI ESTAR PRESENTE NA INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO 7 ÍCONES DE ALCOBAÇA

Na próxima terça-feira, 12 de Junho, às 16 horas, vai ser inaugurada no Posto de Turismo de Alcobaça a exposição 7 Ícones de Alcobaça. Indiciando algum provável passe de mágica, a edilidade alcobacense anunciou que o mágico Luis de Matos estará presente nessa inauguração. Será que um desses sete ícones é um novo Regulamento de Trânsito na parte histórica de Alcobaça? Tinha piada...

TERCEIRO FIM-DE-SEMANA DO XV CISTERMÚSICA PROMETE MUNDOS E FUNDOS!

O terceiro fim-de-semana do XV Cistermúsica promete uma mão-cheia de bons espectáculos e boa música aos seus espectadores. Amanhã à tarde, sábado, 9 de Junho, o Cistermúsica desloca-se pela primeira vez este ano ao Mosteiro de Coz, para um concerto cujo título/tema é A Europa do Quarteto de Cordas, cujo início está marcado para as 18 horas. Em palco estará o Carducci Quartet, que se desloca das Ilhas Britânicas até ao concelho de Alcobaça para interpretar o Quarteto em ré maior op. 50 nº 6, A Rã, de Joseph Haydn, o Quarteto de Cordas de Maurice Ravel e o Quarteto de Cordas nº 12 em fá maior, op. 16, Americano, de Antonin Dvorák. Faço votos para que, contrariamente aos anos mais recentes, o concerto se realize do lado do Coro das Religiosas, cujas (fabulosas) condições logísticas e acústicas põem a um canto as do lado do altar-mor do Mosteiro de Coz, utlizado nas anteriores edições do Cistermúsica.
No domingo, 10 de Junho, o Cistermúsica 2007 regressa ao seu palco de e3xcelência, o do grande auditório do Cine-Teatro de Alcobaça. De manhã, às 11 horas, será apresentando naquele local um Concerto Para Pais e Filhos, em que sob a direcção de Inês Saraiva, actuarão Os Pequenos Violinos da Metropolitana. Todavia, o melhor da festa está também marcado para o grande auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, onde às 18 horas começará por actuar a Orquestra Académica Metropolitana, sob a direcção de Jean-Marc Burfin, interpretando o Capricho Espanhol de Nikolay Rimsky-Korsakov, em substituição da previamente anunciada Suite nº 2 de O Chapéu de Três Bicos de Manuel de Falla. Na segunda parte desse espectáculo subirá ao palco a Orquestra Metropolitana de Lisboa, que neste seu regresso ao Festival de Música de Alcobaça interpretará a Sinfonia nº 8 em dó maior, D. 944, A Grande, de Franz Schubert, sob a competentíssima direcção do maestro Michael Zilm, que para mim é inquestionavelmente o melhor maestro residente no nosso país. A coisa promete mundos e fundos e merece certamente casa cheia!

MONÓLOGO A DUAS VOZES DE ÓSCAR PINTO E PAULO BRITES HOJE À NOITE NO SÍTIO DO CEFALÓPODE

As lengalengas e os trava-línguas fazem parte do nosso imaginário colectivo. Os simples jogos das escondidas, brincadeiras de roda ou até a tabuada estão no nosso inconsciente dos tempos de criança. Ajudaram-nos a brincar, a memorizar os trabalhos de casa e a dar sentido rítmico às palavras.
No Monólogo a Duas Vozes/ Palavras da Boca Para Fora, duas personagens transportam para o palco uma diversão teatral à volta das palavras - os seus sons e jogos de dicção – nesta ou noutras línguas.
A originalidade deste espectáculo reside no uso de lengalengas, provérbios, jogos ou trava-línguas como condutores da narrativa tornando-a ideal para qualquer idade. Uma a duas as palavras desaparecem... uma a duas as palavras unificam duas a uma voz!”
A concepção e interpretação deste espectáculo é de Oscar Pinto e Paulo Brites, sendo o mesmo produzido pela d’Orfeu/ Associação Cultural de Águeda. Este invulgar e atraente Monólogo estará em cena nesta noite de sexta-feira, 8 de Junho, em Lisboa, no Sítio do Cefalópode. O Cefas continua mesmo na berra, não é?

SALAZAR, THE MUSICAL DÁ DESCONTOS...

Foi ontem anunciada uma oferta de 25% de desconto na compra de bilhetes para a peça Salazar, The Musical, com direcção de John Mowat, actualmente em cena no Teatro Villaret, em Lisboa. Essa oferta destina-se exclusivamente a espectadores que tenham até 25 anos ou mais de 65 anos de idade. Essa oferta inclui a garntia de que aquela é mesmo uma peça única e para todas as idades que ninguém vai querer perder! Quer para os que nasceram na época de Salazar, quer para todos aqueles que nunca o chegaram a conhecer. Aproveite o desconto. Vá ver. Mas se não for também ninguém o censura.
Salazar, The Musical está em cena em Lisboa, no Teatro Villaret, de 3ª a sábado às 21h30 e aos domingos às 16h30, oscilando o preço dos bilhetes entre os 18 e os 20 euros. E embora haja quem, como eu, não compre nada do Salazar nem que lho ofereçam quase ao preço de custo, haverá certamente muito boa gente que não vai perder esta oportunidade de ver Salazar a preço de saldo. Bora aí!

DJ VIBE COMEMORA 4º ANIVERSÁRIO DO BUDDAH CLUB DA PÓVOA DE VARZIM

O Buddah Club da Póvoa de Varzim comemora o seu 4º aniversário na noite deste sábado, 9 de Junho. E a coisa promete mesmo ser em grande, já que a cabine de som e a mesa de mistura estará ao cuidado de DJ Vibe. Muitos parabéns!

SUPERSONIC DJ'S ANIMAM NOITES DO FIM-DE-SEMANA UM POUCO POR TODO O PAÍS

Pois é. Os DJ's da Supersonic não páram e nas noites deste fim-de-semana vão marcar presença e animar as pistas de dança um pouco por todo o país: DJ Jiggy estará na noite de sexta-feira, 8 de Junho, no Porto, no Club Kaos do Swing Club. Os Lexicon Avenue estarão em Itália, na mesma noite, na Echoes de Riccione. DJ Jaimy estará também nesta noite de sexta-feira, 8 de Junho, no Porto, no Swing Club. Miss Sheila animará a mesmíssima noite em Santa Maria da Feira, na Birthday Bash. E ainda na noite de sexta-feira, 8 de Junho, o DJ Luis Gilvaia actuará em Lisboa, na Loft.
Alguns Dj's da Supersonic estarão também activos na noite de sábado, 9 de Junho, actuando Luca Ricci na Bulgária, em Plovdiv, no Club Plazma e DJ Link em Vigo, no Ique Club.
Não vai haver parança nessas noites, podemos aqui afiançar!

Thursday, June 07, 2007

NEW KIDS ON THE BLOG OU A SAUDÁVEL E ENORME PEDALADA BLOGOSFÉRICA DO JOAQUIM MARQUES

Conheço o Joaquim Marques há uns bons anos: dos nossos comuns tempos na Rádio Cister de Alcobaça até às suas apaixonadas aventuras na imprensa escrita semanal alcobacense como director do Região de Cister e como director do A Semana Cisterciense. Escrevi apaixonadas, pois sempre foi assim que senti a presença do Joaquim Marques nos media. Essa presença ganhou recentemente nova força e novo ímpeto, quando ele se iniciou numa actividade regular na blogosfera. São já três os blogues em que o Joaquim Marques coloca a sua assinatura e a sua necessidade interventiva: o Oposição Nas Freguesias (http://www.oposicao_nas_freguesias.blogs.sapo.pt), o Cela Nova (http://www.cela-nova.blogs.sapo.pt) e mais recentemente o Alcobaça e Não Só (http://www.alcobaca-e-nao-so.blogs.sapo.pt). O Joaquim sabe certamente que nem sempre concordo com ele, mas a verdade é que nunca deixei de ser "cliente" do seu empenho e da sua seriedade jornalística, que agora tanto enriquecem a blogosfera alcobacense. Força!

GUITARRISTA CROATA DEJAN IVANOVIC HOMENAGEIA ANDRÉS SEGÓVIA EM DOIS RECITAIS DO 25º FESTIVAL MÚSICA EM LEIRIA

É homenageando Andrés Segóvia, figura central da guitarra do século XX e de quem se assinala em 2007 a passagem dos 20 anos da sua morte, que o guitarrista croata Dejan Ivanovic apresentará no 25º Festival Música em Leiria um programa inteiramente preenchido com obras dedicadas àquele mestre espanhol, algumas em primeira audição nacional, outras em estreia mundial. Dejan Ivanovic dará dois recitais integrados na programação deste ano daquele prestigiado festival, actuando primeiramente na noite sexta-feira, 8 de Junho, às 21 e 30, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, e na noite seguinte, de sábado, 9 de Junho, à mesma hora, no Castelo de Porto de Mós.
O guitarrista croata Dejan Ivanovic nasceu em Tuzla, Bósnia-Herzegovina em 1976, iniciando os seus estudos de guitarra com 8 anos de idade. Estudou com Predrag Stankovic e Vojislav Ivanovic na Escola Primária e Secundária de Música, e com Darko Petrinjak na Academia de Música de Zagreb (Croácia). Participou nos “master classes” de John Duarte, Thomas Müller-Pering, Elliot Fisk, Gilbert Biberian, Costas Cotsiolis, Roland Dyens (guitarra), Walter Despalj (violoncelo), Michael Steinkühler (viola de gamba) e Igor Lesnik (percussão).
A sua carreira profissional começou simultaneamente com os seus estudos superiores (1994-1998). Até agora, actuou nalguns dos mais prestigiosos Festivais de Música, destacando-se o Festival Spoleto (convidado pessoalmente pelo maestro Gian Carlo Menotti), o Festival de Verão de Edimburgo, o Festival da Costa do Estoril, e nas comemorações do Porto – Cidade Europeia de Cultura. Actuou também integrado em vários conjuntos de música de câmara: com o flautista Vasco Gouveia, o violoncelista Pavle Zajcev, o guitarrista Masakazu Tokutake, a soprano Ana Ester Neves (“Die Schöne Müllerin”, de Franz Schubert), e o Quarteto de Cordas “Lyra”.
Foi o vencedor do 1º Prémio e do Prémio especial para Melhor Interpretação de Música Espanhola no 13º Concurso Internacional de Guitarra “Doña Infanta Cristina”, em Madrid (1998); foi também 1º Prémio do 3º Concurso Internacional “Sinaia 98”, na Roménia; 1º Prémio do 17º Certame Internacional de Guitarra Andrés Segóvia, em Herradura, Espanha (2001); 1º Prémio e Prémio do Público no 35º Certame Internacional de Guitarra Francisco Tarrega, em Benicàssim, Espanha (2001) e 1º Prémio do 4º Concurso Internacional “Arhanes”, na ilha de Creta, Grécia (2005).
Interpretando e falando de um vulto como Segóvia recordo sempre também outra reverencial figura da guitarra espanhola, Narciso Yepes, e uma sua tão curta quanto genial frase em catalão perpetuada em 1998 numa placa situada na entrada de um dos mais notáveis auditórios que conheço, o Auditório Nacional de Andorra, em Ordino: "L'art és el somriure de Déu". Estes recitais de Dejan Ivanovic no 25º Música em Leiria afiguram-se-me como duas memoráveis oportunidades de presenciar música tão celestial quanto o possível, não é?

BAZAR DAS MONJAS DE COZ APRESENTOU PRÉMIO DE REVELAÇÃO ARTÍSTICA D. BENTA DE AGUIAR

Na passada terça-feira, 5 de Junho, o Bazar das Monjas de Coz comemorou o seu terceiro aniversário apresentando o tão ambicioso como bem-vindo Prémio de Revelação Artística D. Benta de Aguiar 2007. Raquel Romão, coordenadora do evento e Valdemar Rodrigues, seu consultor cultural, conduziram essa apresentação falando das motivações e objectivos que os conduziram à criação do PRADBA 2007, anunciando também a colaboração de José Alberto Vasco como seu Comissário. Foi ainda anunciado nessa tarde o nome do historiador Pedro Penteado como um dos elementos do Júri que atribuirá esse prémio, informando-se ainda que os restantes elementos que integrarão esse Júri serão oportuna e regularmente anunciados pela organização do PRADBA 2007. No final daquela apresentação, Raquel Romão conduziu muitos dos presentes numa simpática e motivadora visita guiada a essa autêntica preciosidade que é o Convento de Coz, anunciando ainda que a organização do PRADBA 2007 anunciará também brevemente uma série de actividades paralelas àquele evento, nomeadamente visitas guiadas às capelas existentes na freguesia de Coz. Resta-nos por agora desejar muitos parabéns ao Bazar das Monjas e muitas felicidades ao PRADBA 2007, publicando seguidamente o objectivo e a razão histórica que presidiram à conceptualização do PRADBA 2007:

PRÉMIO DE REVELAÇÃO ARTÍSTICA

D. BENTA DE AGUIAR

PRADBA 2007

Ensaio – Texto Literário – Pintura – Desenho

Escultura – Fotografia – Vídeo

1º Classificado – 1 500 Euros

2º Classificado - 750 Euros

3º Classificado - 250 Euros

Menções honrosas - 150 Euros cada

Data limite para a RECEPÇÃO dos trabalhos: 31 de Dezembro de 2007

Cerimónia de entrega do prémio: 7 de Junho de 2008

Exibição dos trabalhos: 14 de Junho a 31 de Julho de 2008

Levantamento dos trabalhos: 1 a 17 de Agosto de 2008

Regulamento disponível em

www.bazardasmonjas.blogspot.com

Informações

Bazar das Monjas de Coz

R. Prof. José dos Santos Teodoro, 24

2460 – 396 Coz ǀ Alcobaça ǀ Portugal

Tel. & Fax 262 544 227

bazardasmonjas@gmail.com

OBJECTIVO

O Prémio de Revelação Artística D. Benta de Aguiar (PRADBA), instituído pelo Bazar das Monjas de Coz no dia do seu 3º Aniversário, a 5 de Junho de 2007, pretende contribuir simultaneamente para a descoberta de novos valores no campo das artes e para a divulgação da riqueza cultural e patrimonial existente na Freguesia de Coz, Concelho de Alcobaça, onde pontifica o Mosteiro de Santa Maria de Coz, monumento fundado em 1279 e que, no século XVI, viria a ser transformado na casa conventual das monjas da Ordem feminina de Cister, situação em que se manteve até à extinção das ordens religiosas ocorrida em 1834.

RAZÃO HISTÓRICA

Sobressai na história do Mosteiro de Sta. Maria de Coz o período fulgente de 1530 a 1578, durante o qual as monjas de Coz foram governadas por Dona Benta de Aguiar. Mulher austera, descendente de famílias “antigas e luzidas” com solar em São Paio da Pousada, nas proximidades de Braga, foi nomeada abadessa por mandado de D. João III com apenas vinte e sete anos de idade. Como sustentam os historiadores, D. Benta de Aguiar representa o tipo de monja integrada nos padrões da piedade e da mística conventuais próprios do catolicismo da segunda metade do século XVI. Tal como Teresa de Ávila (1515-1582), também Benta de Aguiar se entregava a frequentes jejuns e outras penitências, cumprindo zelosamente todos os rituais associados à vida conventual. A sua fé e fervorosa devoção ao culto religioso fizeram com que se acumulassem em seu redor os indícios místicos do miraculoso, existindo mesmo alguns registos de milagres por si supostamente realizados. D. Benta atraiu deste modo a atenção do Cardeal D. Henrique que se aproveitava dos seus “sanctos conselhos” e se encomendava às suas orações. Nas vésperas da batalha de Alcácer Quibir, em que D. Sebastião acabaria por desaparecer, D. Benta de Aguiar terá entre sonhos prenunciado o desastre das tropas portuguesas: Beati mortui, qui in Domino moriuntur, terá ouvido dizer em sonho, ao que se terá seguido a visão de um “campo alastrado de corpos mortos e despedaçados”. Tendo comunicado tal visão ao Cardeal D. Henrique este terá, segundo os registos históricos, ficado muito “triste e melancolizado”. A abadessa foi sepultada em 1578 no centro do coro monástico onde posteriormente receberia a veneração piedosa das monjas. Do seu epitáfio consta a frase Benta na Vida e Águia na subida ao Ceo, palavras que traduzem bem o prestígio e a aura milagrosa que rodeou esta mulher.


Wednesday, June 06, 2007

PRIMEIRÍSSIMA MÃO: CÂMARA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA OFERECE BILHETES E TRANSPORTE PAGO A MAIORES VOTANTES ALCOBACENSES NAS 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL!

É mesmo verdade, caros visitantes e amigos do Nas Faldas da Serra: informação recebida há poucos minutos na nossa caixa de correio cibernáutica, dá-nos conta de que a Câmara Municipal de Alcobaça lançou uma espécie de concurso local, cujos prémios são bilhetes e transporte pago para a Cerimónia de Consagração das 7 Novas Maravilhas Nacionais e do Mundo, que decorrerá em Lisboa, no glorioso Estádio da Luz, em 7 de Julho.
Sob o título/convite O Truque é Votar!, esse concurso reza do seguinte modo:

Até 30 de Junho, vote no Mosteiro de Alcobaça o máximo de vezes possíveis e, nesse mesmo dia, apresente-nos as suas facturas telefónicas detalhadas.

Os dez maiores votantes ganham um bilhete para a Cerimónia de 07/07/07 no Estádio da Luz.
O Regulamento do concurso é o seguinte::
- Concurso válido apenas para residentes no Concelho de Alcobaça;

- Apenas são consideradas válidas facturas detalhadas, independentemente do operador telefónico;

- Cada concorrente só poderá apresentar facturas de um único número telefónico, independentemente dos meses em questão;

- Os vencedores deverão estar disponíveis para estar em Lisboa no dia 6 de Julho, às 17 horas, para o ensaio geral, e no dia 7 de Julho às 17horas.

Para além da participação os intervenientes poderão, depois, ocupar um local nas primeiras filas do Estádio de forma a acompanharem a cerimónia das 7 Maravilhas do Mundo.
A organização responsabilizar-se-á, pela alimentação no dia 7 de Julho e garantirá o acesso à cerimónia.
As autarquias serão responsáveis pelo transporte e alimentação, no dia 6 de Julho, e pelo traje que caracterizará cada um dos monumentos.
Os vencedores comprometem-se a vestir o traje alusivo ao Mosteiro de Alcobaça (túnica branca) durante a cerimónia e nos ensaios.
Os bilhetes serão entregues à entrada do autocarro, em Alcobaça, no dia 7 de Julho.
A Câmara Municipal divulgará através do seu site o local onde devem ser apresentadas as facturas, no dia 30 de Junho.
É mesmo assim, caros visitantes e amigos: a Câmara Municipal de Alcobaça joga tudo por tudo na recta final do concurso, tentando contribuir para a eleição do Mosteiro de Alcobaça entre as 7 Maravilhas de Portugal. Embora seja do conhecimento público que este blogue defende há muitos meses que deveria ter havido há muito mais tempo uma (muito) maior intervenção institucional local no sentido de influenciar essa votação no nosso Mosteiro, aqui deixamos mais uma vez expresso o nosso apoio (como alcobacenses e como admiradores do nosso monumento mais importante) a tudo o que (inteligentemente) ainda se possa fazer nesse sentido!

ALCOBAÇA TEM ESTE ANO CINCO PRAIAS DE OURO!

A um dia de mais um belo feriadinho (para quem o tiver!), a edilidade alcobacense informa que o concelho de Alcobaça foi distinguido com cinco "Praias de Ouro", num estudo recentemente realizado pela Quercus-Associação Nacional de Conservação da Natureza. Essas cinco praias distinguidas no concelho de Alcobaça são as de Água de Madeiros, Légua, Pedra do Ouro, Polvoeira e São Martinho do Porto. Aqui ficam então essas (cinco) sugestões para quem amanhã tiver a belíssima ideia de ir molhar o pezinho, e não só!

BOB SINCLAR APRESENTA NOVO DISCO EM VILA PRAIA DE ÂNCORA

Bob Sinclar é um dos nomes incontornáveis na actualidade da área pop/rock. Todos o sabemos. Muitos talvez não saibam ainda é que hoje, quarta-feira, 6 de Junho de 2007, à noite, Bob Sinclar apresenta o seu novo disco em Vila Praia de Âncora, no Cavalli Club. Na... Na na... Na na na na na na na na... Na na... Boa bola!

SEQUEIRA COSTA INTERPRETA CHOPIN NO 25º FESTIVAL MÚSICA EM LEIRIA

Universo de eleição de Sequeira Costa, a música de Chopin assinala o retorno desse pianista ao Festival Música em Leiria, uma presença recorrente ao longo dos 25 anos de existência que agora se comemoram. Dos prodigiosos Prelúdios à fantasia do Scherzo Op. 31, cruzam-se o virtuosismo e o lirismo românticos em alguns dos mais pungentes exemplos da escrita pianística. Esse fascinante regresso de Sequeira Costa ao Festival Música em Leiria, dar-se-á na quinta-feira, 7 de Junho, às 21h30, com um precioso recital dedicado à escrita pianística de Chopin, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. Este é daqueles espectáculos que valem mesmo a pena!

Tuesday, June 05, 2007

SITE CONTINUA A PROMOVER DEBATE SOBRE INTERRUPÇÃO VOLUNTÁRIA DA GRAVIDEZ, ABRINDO A POSSIBILIDADE DE LANÇAMENTO DE COLECÇÃO LITERÁRIA

O site www.wordsandopinions.com.pt está a recolher testemunhos e opiniões de "todos nòs" sobre a interrupção voluntária da gravidez. A sua intenção é conseguir uma discussão sobre o assunto o mais global possível, sendo o seu principal objectivo publicar um livro com as opiniões de"todos nós" sobre esse assunto. A recolha ainda vai no adro e o referido site anuncia que ainda necessita de recolher 941 opiniões sobre essa importante questão.

Monday, June 04, 2007

A IMPERDÍVEL ESTREIA NACIONAL, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA, DA NOVA E SENSACIONAL PRODUÇÃO CONJUNTA DA CEDECE E DA S.A. MARIONETAS: A CAIXA DE PANDORA

A estreia nacional da nova e sensacional co-produção da CeDeCe e da S.A. Marionetas, A Caixa de Pandora, na próxima sexta-feira, 8 de Junho, no Cine-Teatro de Alcobaça, pelas 21 e 30, promete ser um dos grandes acontecimentos do ano artístico em Alcobaça. O espectáculo será novamente exibido no Cine-Teatro de Alcobaça na noite de sábado, 9 de Junho, à mesma hora e será mesmo um espectáculo imperdível!
Após essa muito aguardada estreia nacional em Alcobaça, A Caixa de Pandora será novamente apresentada no Europarque, em Santa Maria da Feira,
em 3 sessões anunciadas para 13 de Junho: às 10h30, às 14h30 e às 21h30, seguindo-se-lhe quatro apresentações em Leiria, no Teatro Miguel Franco, nos dias 16 e 17 de Junho, ambos com sessões às 17h30 e às 21h30.
Resta-nos publicar uma sinopse de “A Caixa de Pandora”, para tentar seduziu os nossos visitantes (ainda) menos convencidos:

"No reino dos deuses, certa vez alguém roubou o fogo para o dar aos homens, que viviam na terra, o grande Zeus ficou muito chateado com tamanha atitude.
No entretanto epimeteu irmão de prometeu casou com uma linda senhora que se chamava Pandora, receberam uma caixa de presente de casamento mas prometeu pediu ao irmão para nunca a abrir pois não confiava nada em Zeus. Claro que a nossa amiga Pandora como era muito curiosa, lá conseguiu abrir a caixa, foi nessa altura que tudo aconteceu….
A utilização de bonecos para representar histórias de deuses e humanos, remonta ao início da civilização; mesmo antes de utilizar o seu corpo para representar, o homem já utilizava marionetas para retratar os seus medos e glórias.
Vários autores escreveram sobre este mito, uns acrescentando outros omitindo partes dele. Mas os mitos no fundo vivem de se acreditar neles sendo essa a razão da sua existência. Não tendo a intenção de aumentar toda a discussão em volta desta história, assim fomos beber um pouco a cada uma das versões mais conhecidas criando esta versão, que pretende isso sim, apresentar de uma forma nunca antes representada a história da Caixa de Pandora, utilizando marionetas e bailarinos.

A junção destas duas formas de arte, a dança contemporânea e o teatro de marionetas, só por si rara, levou-nos a apostar na procura de semelhanças entre estas duas artes do gesto por excelência recontando a história de Pandora (pan=todos, dora=presente)".
E já agora, aproveitamos a embalagem para divulgar a ficha artística deste espectáculo da CeDeCe e da S.A. Marionetas:
Ideia original - José Gil
Encenação - António Rodrigues –
CeDeCe / José Gil - S.A.Marionetas
Coreografia - António Rodrigues

Manipulação - José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira
Construção das Marionetas - José Gil
Figurinos das Marionetas - Sofia Vinagre
Figurinos dos Bailarinos - João Taborda
Bailarinos - Margarida Brito, Charly Corcy, Kleber Cândido, Catarina Correia, Erica Gawley
(Aluna da ADC em estágio), Amandine Leleu, Camila Moreira, Joana Puntel, Patrícia Silva, Luís Sousa, Vanessa Vieira.
Pintura das Marionetas - Natacha Costa Pereira
Fotografia
– Sofia Vinagre
Estruturas Cénicas - José Gil
Desenho de Luzes da Produção -
António Rodrigues
Deve ser mesmo muito bom, não acham?



OS HISTÓRICOS CHARRUAS DESCEM DE SANTARÉM A LISBOA PARA MOSTRAR O QUE VALEM AO VIVO, NO MAXIME! ONDE MAIS PODERIA SER?

Como o nome indica, Os Charruas vêm a Lisboa revolver o terreno infértil, improdutivo e infecundo da música portuguesa. O Cabaret Maxime – sala de grandes tradições agrícolas – recebe este poderoso engenho na noite de 8 Junho, inscrevendo a letras de ouro mais um nome grande na sua já longa lista de “artistas nacionais de gabarito internacional”. E que gabarito! Os Charruas são o mais antigo grupo de rock luso no activo! Já palmilharam os caminhos de Portugal de lés-a-lés, e deram 37 voltas ao “planeta azul”, levando a paises distantes a língua portuguesa servida em tons de rock. Pela sua formação já passaram artistas como Dany Silva, Vitor Gomes ou Kátia Guerreiroa jovem Katia, a benjamim do grupo, senhora de uma voz cheia e excelente» - como escreveu Jorge Pires no Expresso em 1998). Filipe (aliás Phil) Mendes (aliás Mendrix), não sendo da formação original, é o rosto mais conhecido do grupo, onde também brilham João Cabrita, Gil Honório, João Madeira, Manuel Jorge, Rui Gonçalves, e as vozes femininas Elsie e Celeste. Entre muitos originais e alguns covers incontornáveis, Os Charruas vêm ao Maxime mostrar que para tocar grande música, o que é preciso é uma aiveca das boas! A terra agradece!
Os gloriosos e indefectíveis Charruas actuam no Cabaret Maxime, na noite da próxima sexta-feira, 8 de Junho, às 23 horas. O preço de entrada custa os habituais 10 euros e além de ouvir e ver um concerto do caraças permite ainda algumas mordomias da casa em termos de bebida, claro está...

Sunday, June 03, 2007

NOTA DE IMPRENSA ENVIADA PELO GABINETE DE INFORMAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA DIVULGA "MARAVILHOSA" SONDAGEM DA MARKTEST

Recebemos na passada sexta-feira um simpático e motivador e-mail do Gabinete de Informação e Relações Públicas da Câmara Municipal de Alcobaça, divulgando os resultados de uma sondagem da Marktest sobre a corrente eleição das 7 Maravilhas de Portugal numa nota de imprensa daquela edilidade. Segundo os resultados dessa sondagem, o Mosteiro de Alcobaça situa-se na 9ª posição entre os monumentos concorrentes, facto que embora o inclua (potencialmente) entre os dez primeiros classificados, o situa ainda a dois lugares dos sete primeiros, não lhe garantindo (potencialmente) a eleição como uma das 7 Maravilhas de Portugal...
Curiosamente, o mesmíssimo e-mail informa que esse estudo de opinião da Marktest inquiriu 807 pessoas e que foi realizado em Março de 2007. Muito curiosamente, lembramo-nos de ter publicado neste blogue em 8 de Abril de 2007 uma postagem que referia o facto de na noite anterior (7 de Abril) o Jornal da Noite ter divulgado dados fornecidos pela organização daquele concurso sobre o total das votações feitas até àquela data (certamente muito mais que 807...), segundo os quais o Mosteiro de Alcobaça não se encontrava (ainda) entre os então dez primeiros classificados na corrente eleição da 7 Maravilhas de Portugal. A própria organização do evento enviaria em 24 de Abril a todos os votantes que o haviam feito por e-mail, um outro e-mail com a classificação até àquela data das votações por aquele meio (certamente também muito mais que 807...), na qual o Mosteiro de Alcobaça também não se situava entre os dez primeiros classificados, facto de que este blogue deu então também justificada nota, em postagem publicada nesse dia ...
Enquanto há vida há esperança e a verdade é que quer à data daquela sondagem da Marktest quer à data daquela divulgação na TVI, ainda não se tinha iniciado a (também) corrente campanha publicitária encomendada ao mágico Luis de Matos, interessante mas provavelmente tardio tour de force em torno da candidatura do (nosso) Mosteiro de Alcobaça a ser eleito entre as 7 Maravilhas de Portugal. Provavelmente (neste caso) já não haverá magia que nos valha...

APONTAMENTOS CRÍTICOS SOBRE O CISTERMÚSICA 2007

Várias pessoas me têm perguntado pelos meus habituais apontamentos críticos sobre os concertos do XV Cistermúsica-Festival de Música de Alcobaça, estranhando a sua ausência na imprensa escrita local e neste blogue. Houve até quem me tivesse perguntado se eu tinha deixado de ser a "consciência crítica" daquele evento e tinha adoptado uma postura passiva perante o seu desenrolar. Compete-me então aqui esclarecer que neste meu 20º ano de colaboração jornalística me tenho mantido ausente de qualquer colaboração jornalística regular, devido ao facto de estar presentemente a escrever uma História do Cistermúsica, que me obriga a um forte trabalho de pesquisa e abrangerá as suas quinze primeiras edições. Tenciono concluir a concepção dessa produção bibliográfica até ao final do corrente ano, visando a sua edição e a sua publicação em 2008.
Contudo, e tal como há alguns anos tenho feito, tenho assistido à maioria dos espectáculos da corrente edição do Cistermúsica, fazendo a sua cobertura crítica em exclusivo para a Rádio Cister de Alcobaça. Esses meus apontamentos críticos estão a ser publicados na secção de Música da página da Rádio Cister na Internet, cujo endereço é www.cister.fm

JORNALISTAS: DO OFÍCIO À PROFISSÃO, UM NOVO LIVRO DE FERNANDO CORREIA E CARLA BAPTISTA

A Editorial Caminho anuncia a sessão de lançamento do livro, Jornalistas: Do ofício à profissão. Mudanças no jornalismo português (1956-1968), de autoria de Fernando Correia e Carla Baptista, no próximo dia 6 de Junho, quarta-feira, pelas 18 e 30, na Sede da Editorial Caminho - Auditório Vítor Branco (Av. Almirante Gago Coutinho, 121 - Lisboa). O livro será apresentado por José Carlos de Vasconcelos, José Manuel Paquete de Oliveira e Urbano Tavares Rodrigues.
A Editorial Caminho anuncia também que esta sua interessante produção bibliográfica
"é um retrato vivido da forma como os jornalistas portugueses foram construindo um território profissional, orientado por valores éticos e humanos e definido pela posse de competências e saberes específicos. Esse percurso foi lento e acidentado, ora na onda de transformações sociais que o estimulavam ora – as mais das vezes – interrompido e violentado por circunstâncias históricas e políticas com uma fortíssima capacidade de intromissão no campo jornalístico.
Durante o Estado Novo, apesar de privado de liberdade de expressão, o jornalismo não morreu. O leitor encontrará aqui a análise de um período (1956-1968) considerado pelos autores como decisivo para a construção da profissão. Uma análise em grande parte baseada nos testemunhos de meia centena de jornalistas que recordam como se entrava para as redacções, como estas se organizavam e funcionavam, qual o ambiente de trabalho e de relacionamento mútuo – num tempo em que as tipografias eram habitadas por operários de fato-macaco que trabalhavam com chumbo quente, a utilização da cor se generalizava, as novas tecnologias se chamavam máquina de escrever, fax, telex ou gravador, os jornalistas começavam a deixar de ter de ir de eléctrico para os serviços e nas redacções se usavam palavras que hoje soam estranhas e longínquas, como «linguados», «espeto», «passadores de prosa» e «repórteres informadores".
Será certamente um livro a ter (muito) em conta na (nem sempre muito simples) História do Jornalismo Português...