Saturday, July 18, 2009

PRIMEIRÍSSIMA MÃO: CONSTOU-NOS QUE DIGRESSÃO DE AMÁLIA, HOJE VAI PASSAR POR ALCOBAÇA EM 30 DE AGOSTO. SERÁ?

Era já do domínio público que o projecto Amália, Hoje vai andar em digressão pelo país para apresentar ao vivo o álbum de estreia com versões pop dos fados de Amália Rodrigues. Os concertos dessa mini-digressão nacional contarão com a presença da Orquestra Sinfónica de Praga em palco, num total de cerca de 40 músicos. Era também do domínio público que o primeiro concerto dessa digressão está agendado para o dia 1 de Outubro, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz. Os Coliseus de Lisboa e Porto recebem Sónia Tavares, Nuno Gonçalves, Fernando Ribeiro e Paulo Praça em palco, com esse projecto, nos dias 5 e 9 de Outubro, respectivamente. Sabe-se também que essa mini-digressão termina no dia 10 do mesmo mês, no Teatro Municipal de Vila do Conde. O que não se sabia ainda é o que hoje mesmo chegou aos ouvidinhos do Nas Faldas da Serra, em informação confidenciada por alguém muitíssimo bem informado. Ficámos a saber que o mesmíssimo projecto Amália, Hoje vai estar em palco em Alcobaça, na Praça 25 de Abril, com palco montado em frente à escadaria principal do Mosteiro de Santa Maria, na noite de domingo, 30 de Agosto. Será?

Friday, July 17, 2009

INAUGURA HOJE: JOÃO COSTA EXPÕE COSTA DE PRATA EM ALCOBAÇA, NO ALCOPÁZIO BAR

Vai ser inaugurada, hoje mesmo, sexta-feira, 17 de Julho, em Alcobaça, no Alcopázio Bar, às 23 e 30, a exposição de fotografia Costa de Prata, de autoria do alcobacense João Costa. O Nas Faldas da Serra já deu uma boa olhadela nos trabalhos a expôr e garante que vai ser mesmo uma coisa de se lhe tirar o chapéu, num preto e branco de cair para o lado, que o José Alberto Vasco documentou num seu texto que apresenta e acompanha a exposição... É de ir!

44ª EMISSÃO DO PROGRAMA UM OLHAR SOBRE A SEMANA, NA RÁDIO CISTER, NO PRÓXIMO DOMINGO

A 44ª emissão do programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana vai ser apresentada no próximo domingo, 19 de Julho, na Rádio Cister, de Alcobaça, no seu horário habitual, entre as 12 e as 13 horas. Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo José Costa e Sousa, Rui Rasquilho e Valdemar Rodrigues como comentadores residentes. Na 44ª emissão de Um Olhar Sobre a Semana estarão em debate os seguintes temas:
1. - A Gripe A continua a disseminar-se por todo o mundo a uma velocidade imparável. Em Portugal, regista-se já mais de uma centena de casos, mas, há quem diga que o país não está preparado para corresponder ao avanço dessa epidemia, nomeadamente em termos de protecção dos sectores mais sensíveis da sua população. Por outro lado, esta parece não estar ainda devidamente informada sobre os eventuais perigos que a evolução daquela epidemia lhe poderá trazer. Podemos sentir-nos descansados perante este problema?
2. - Inúmeros exageros na actuação da ASAE têm chamado a atenção da opinião pública, no pior sentido, para esse organismo público. Durante esta semana, o Tribunal da Relação de Lisboa declarou a inconstitucionalidade orgânica de algumas das atribuições da ASAE. Em resposta a esse juízo, o Ministério da Economia defendeu que apenas o Tribunal Constitucional poderá determinar a inconstitucionalidade daquele organismo. E se essa determinação se confirmar, o que acontecerá às decisões até agora tomadas pela ASAE? A questão não é assim tão simples, pois não?
Ora aí está mais uma emissão em que o programa promete estar ao seu melhor nível: a não perder!

Thursday, July 16, 2009

NOITE DAS ESTRELAS NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
-Noite das Estrelas-
Paço das Escolas
18 de Julho 21H00-24H00
Entrada livre
A 18 de Julho comemora-se a Noite das Estrelas. Trata-se de uma iniciativa com carácter nacional do Ano Internacional da Astronomia 2009 que pretende alertar o público para a poluição luminosa. A Noite das Estrelas em Coimbra será celebrada no Paço das Escolas da Universidade, que verá a sua iluminação reduzida. Organizada pela Universidade de Coimbra e pelo Museu da Ciência, com a colaboração do GEFAC, da Via Láctea e de algumas associações de astrónomos amadores (Alfa Centauri, NEDF e SAC), a Noite das Estrelas assinala também o início da Astronomia no Verão, do Programa Ciência Viva.
OBSERVAÇÕES ASTRONÓMICAS
21H00
Vais poder olhar para o céu estrelado, identificar constelações, e espreitar pelo telescópio para veres melhor estrelas, planetas e seus satélites.
A LUNETA DE GALILEU
22H00
Se não tiveres medo das alturas, aproveita para subir à Torre da Universidade: vais poder olhar para o céu estrelado com uma luneta igual à que Galileu utilizou há 400 anos. Não te esqueças de levar uma lanterna para melhor subires à Torre!
SETESTRELO
22H00
Espectáculo pelo grupo GEFAC
Ursa Maior, Carro, Caçarola, Arado, Os Sete Sábios, Candeia de São Pedro... Sete estrelas que brilham no céu, sete pontos que nos guiam, sete momentos que nos inquietam e apaziguam. O espectáculo irá desenvolver-se ao longo de sete estações, com momentos surpreendentes, desenhando no terreiro as formas da Ursa Maior.
Absolutamente imperdível!


BYRON VOLTA A MONSERRATE, EM DUAS PEÇAS TEATRAIS DE ANNE FLEMING

-Terraço Sul do Palácio de Monserrate-
17, 18 e 19 de Julho - às 18 e 30 horas
-Byron in Love & Byron the Poet-
duas peças de teatro de
Anne Fleming
com
Rufus Wright e Madeleine Worral
The Live Literature Company
Encenação - Valerie Doulton
Comemorando a visita de Lord Byron a Monserrate, há 200 anos, em Julho de 1809. Durante o intervalo será servido um Colares de honra. É de ir!

Wednesday, July 15, 2009

JOÃO COSTA EXPÕE COSTA DE PRATA EM ALCOBAÇA, NO ALCOPÁZIO BAR

Vai ser inaugurada na próxima sexta-feira, 17 de Julho, em Alcobaça, no Alcopázio Bar, às 23 e 30, a exposição de fotografia Costa de Prata, de autoria do alcobacense João Costa. O Nas Faldas da Serra já deu uma boa olhadela nos trabalhos a expôr e garante que vai ser mesmo uma coisa de se lhe tirar o chapéu, num preto e branco de cair para o lado... É de ir!

Tuesday, July 14, 2009

MARIA JOÃO E MÁRIO LAGINHA APRESENTAM CHOCOLATE EM CALDAS DA RAINHA

Centro Cultural e Congressos - Caldas da Rainha
15 de Julho - Grande Auditório - 21 e 30
Maria João / Mário Laginha
Chocolate
“Chocolate” é o último trabalho de Maria João e Mário Laginha, que comemora os 25 anos desta dupla. Depois do seu último trabalho de originais, “Tralha”, de 2004, João e Laginha enveredaram por projectos pessoais, que incluíram o primeiro disco a solo do pianista, o premiado “Canções e Fugas”, em 2005, e uma gravação em trio, “Espaço”, em 2007. Maria João, pelo seu lado, concretizou em 2007, com o CD “João”, um dos sonhos que a perseguia há alguns anos: recriar clássicos da música brasileira. Com este “Chocolate”, a cantora e o pianista privilegiam uma das suas influências mais fortes: o jazz. O novo CD inclui temas originais, com músicas de Mário Laginha e letras de Maria João, e standards adaptados à linguagem e ao estilo musical muito próprio da dupla. É um trabalho assumidamente “jazzy”, configurando uma espécie de regresso às origens dos dois músicos. "O que nos une é o amor puro, pela música e um pelo outro, por isso escolhemos o nome Chocolate", explicou Maria João. Para a cantora, que “adora chocolate”, “a música é muito saborosa, é como se os sons fossem bocadinhos de chocolate", disse a um jornal português. Curiosamente, o novo trabalho foi gravado por uma formação que, com outros instrumentistas, de algum modo recria o quinteto que esteve na base do primeiro disco de Maria João, em 1983, já lá vão 25 anos. Dessa formação pioneira permanecem apenas a cantora e o pianista. Julien Arguelles, nos saxofones tenor e soprano, Bernardo Moreira, no contrabaixo, e Helge Norbakken e Alexandre Frazão, na bateria e percussões, completam a formação que gravou, em estúdio, este “Chocolate”. É de ir!

Monday, July 13, 2009

1º CURSO DE PERCUSSÃO NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

Cine-Teatro de Alcobaça
Cursos de Verão
-1º Curso de Percussão-
-Manuel Campos / Rui Sul Gomes-
Master-Class
Recitais
Oficina de Construção de Baquetas
-Participação do Grupo de Percussão da ESMAE-
Inscrições até 15 de Julho
É de inscrever e frequentar!

ÁLVARO PIERRI ACTUA EM OURÉM

Cine-Teatro Municipal de Ourém
Quarta-Feira / 15 de Julho / 21 e 30
Concerto II Encontro Nacional de Ensembles de Guitarra
Álvaro Pierri - Guitarra
"Pierri carries music in his blood" (New York Times)
Uma oportunidade raríssima de ouvir ao vivo um guitarrista uruguaio universalmente aclamado: é de ir!

Sunday, July 12, 2009

ANTÓNIO JOSÉ CORREIA É O CONVIDADO DA VII SESSÃO DAS CONVERSAS PÚBLICAS DA CDU/ ALCOBAÇA

VII Sessão das CONVERSAS PÚBLICAS da CDU/Alcobaça
Pré-candidatura de Rogério Raimundo às Eleições Autárquicas de 11 de Outubro
Terça-Feira / 14 de Julho / 21 e 21 horas
Sala de reuniões, na sede da Junta/Assembleia de Freguesia de São Martinho do Porto
Temática: PROMOÇÃO DO CONCELHO.TURISMO.ÉPOCA BALNEAR.SITE.NOVAS TECNOLOGIAS AO SERVIÇO DOS MUNÍCIPES.
Convidado especial: ANTÓNIO JOSÉ CORREIA - Presidente da Câmara Municipal de Peniche.
A CDU iniciará estas "Conversas" indicando sumariamente o que tem defendido nesta temática. Depois conversar-se-á abertamente com o convidado especial. Serão anunciados mais elementos para a equipa autárquica da CDU 2009/2013 no concelho de Alcobaça. O Nas Faldas da Serra aconselha estas "Conversas", e muito... É de ir!