Saturday, August 01, 2009

ACÇÃO SURPRESA VAI ASSINALAR A X SESSÃO DAS CONVERSAS PÚBLICAS DA CANDIDATURA CDU/ROGÉRIO RAIMUNDO ÀS PRÓXIMAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS EM ALCOBAÇA

X Sessão - Conversas Públicas
Candidatura CDU/Rogério Raimundo às Eleições Autárquicas de 11 de Outubro
Segunda-Feira / 3 de Agosto - 18 e 30 horas
Junto à Esplanada do Artur e do edifício dos Paços do Concelho - Alcobaça
Convidado
-Manuel de Sousa-
(Vice-Presidente da Direcção da Delegação Distrital da APDeficientes)
Tema
-Barreiras Arquitectónicas / Mobilidade Sustentável-
Rogério Raimundo iniciará estas suas décimas Conversas indicando sumariamente o que tem defendido nesta temática. Seguidamente conversar-se-á abertamente com o convidado. Serão anunciados mais elementos da equipa autárquica 2009/2013 da CDU.
Estas X Conversas Públicas terminarão com uma surpreendente acção surpresa, a não perder: é de ir!

SEXO O ÚLTIMO TABU - UM CICLO DE CINEMA DA *AURORA, NO CENTRO CULTURAL E CONGRESSOS DE CALDAS DA RAINHA

ciclo de cinema
SEXO: O ÚLTIMO TABU

Centro Cultural e Congressos
Caldas da Rainha
de 3 a 31 de Agosto
às segundas às 21h 30
....................................................................................

Nos últimos anos a representação do sexo no cinema atingiu uma nova etapa, reafirmando em definitivo o desejo de captar um dos actos físicos da natureza humana mais censurados pela Sétima Arte. "Sexo: O Último Tabu" é um ciclo de cinema que reintroduz algumas dessas produções recentes e aborda as suas manifestações sexuais como um percurso de verdadeira
intimidade e não como uma apoteose física e radicalmente provocadora. O sexo, aqui, é simplesmente como na vida: cru e real.
....................................................................................

programa

3 de agosto
segunda 21h 30

INTIMIDADE
de Patrice Chéreau

Um drama controverso do realizador francês Patrice Chéreau sobre um casal de desconhecidos que praticam sexo em Londres, baseado no livro homónimo de Hanif Kuneishi e vencedor do Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim.
....................................................................................

10 de agosto
segunda 21h 30

9 CANÇÕES
de Michael Winterbottom

Uma obra polémica realizada por Michael Winterbottom, marcada por cenas de sexo explícito e a música de bandas pop contemporâneas, que retrata a história de amor entre uma aluna americana e um britânico em Londres.
....................................................................................

17 de agosto
segunda 21h 30

OS ANJOS EXTERMINADORES
de Jean-Claude Brisseau

Um filme sensual que mergulha no lado negro do desejo sexual e explora as diversas contradições de um cineasta fascinado pelo orgasmo feminino, cuja personagem resulta da própria experiência do realizador.
....................................................................................

24 de agosto
segunda 21h 30

ROMANCE
de Catherine Breillat

Obra perturbante e frontal da controversa cineasta francesa Catherine Breillat que confronta os desejos sexuais e o percurso íntimo de uma jovem mulher com as convenções da pornografia e do cinema enquanto arte.
....................................................................................

31 de agosto
segunda 21h 30

SHORTBUS
de John Cameron Mitchell

Comédia optimista e divertida sobre um grupo de nova-iorquinos neuróticos que buscam a felicidade pessoal e frequentam um clube nocturno onde se expressam todas as formas de desejo sexual.
....................................................................................

Mais um ciclo de cinema com a marca *aurora, a não perder!

Friday, July 31, 2009

OFICINAS DA ÍNDIA / FÁBRICA DAS ARTES - UM PROGRAMA DE FIM-DE-SEMANA DEDICADO À ÁSIA, NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Durante este fim-de-semana, o CCB Fora de Si oferece-lhe um vislumbre sobre a fascinante cultura da Índia. Venha saborear o chá e as especiarias deste país rico em tradição e rituais. Conheça histórias de deuses e deusas hindus e descubra alguns dos segredos musicais do sitar. Por fim, ao cair do dia, deixe-se levar pela Bharata Natyam, a dança sagrada do sul da Índia, numa oficina que terminará com uma demonstração no Jardim das Oliveiras.

CENTRO CULTURAL DE BELÉM
1 e 2 de Agosto

JARDIM DAS OLIVEIRAS E ESPAÇO CCB/FÁBRICA DAS ARTES

ENTRADA LIVRE

Programação Oficinas
Coordenação Tarikavalli

FEIRA DA ÍNDIA
Chá, especiarias e livros (para consulta)
Jardim das Oliveiras
1 e 2 de Agosto às 10:00

HISTÓRIAS E LENDAS DOS DEUSES HINDUS
Com Nadia Vissram (contadora de histórias), Tarikavalli (dança) e Paulo Sousa (música)
Histórias com música e dança ao vivo
Jardim das Oliveiras
1 e 2 de Agosto às 11:00
Para todos

OFICINA DE HENA
Com Didi
Desenho indiano nas mãos
Jardim das Oliveiras
1 e 2 de Agosto às 14:30

OFICINA DE HENA
Com Didi
Desenho indiano nas mãos
Jardim das Oliveiras
1 e 2 de Agosto às 14:30

SARI E CARIMBOS
Com Nadia Vissram e Tarikavalli
Demonstração de trajes típicos da Índia e estampagem de tecidos
Jardim das Oliveiras
1 e 2 de Agosto às 14:30

MÚSICA INDIANA NO JARDIM DAS OLIVEIRAS
Oficina de música
Com Paulo Sousa (sitar) e Makarand Tulankar (tabla)

Com a orientação do sitarista Paulo Sousa e do tablista Makarand Tulankar, vamos levá-lo numa viagem pela música hindustani, desde o enquadramento histórico à origem do sitar e da tabla, numa oficina que culminará com um pequeno concerto no Jardim das Oliveiras.
Jardim das Oliveiras
1 e 2 de Agosto às 15:30

BHARATA NATYAM – DANÇA CLÁSSICA DO SUL DA ÍNDIA
Oficina de dança
Com Tarikavalli e Makarand Tulankar (tabla)

Arte sagrada, o Bharata Natyam é talvez o estilo académico mais antigo do mundo. De acordo com os livros sagrados da Índia, a dança é de origem divina.
Neste atelier de encontro em família, Tarikavalli abrirá uma nova perspectiva de movimentos com a utilização de gestos de mãos (mudras), ritmos, posturas corporais e expressões do rosto. Um momento único de cumplicidade que culminará com uma curta demonstração dos participantes no Jardim das Oliveiras.
Fábrica das Artes/Sala D
1 e 2 de Agosto às 16:00
Duração 2 horas, com pausa para chá
Para pais e filhos, a partir dos 7 anos

PAUSA CHÁ
Um momento de descanso para os participantes das oficinas de música e dança
Jardim das Oliveiras
1 e 2 de Agosto às 17:00

DEMONSTRAÇÃO DE DANÇA
Com Tarikavalli, Makarand Tulankar e participantes da oficina de Bharata Natyam
Jardim das Oliveiras
1 e 2 de Agosto às 18:00

É de ir e chorar por mais!

GEORGES LEWIS SEQUEL INAUGURA MAIS UMA EDIÇÃO DO NOSSO FESTIVAL DE JAZZ PREFERIDO: AÍ ESTÁ O JAZZ EM AGOSTO 2009, EM LISBOA, NA FUNDAÇÃO GULBENKIAN!

A edição 2009 do Jazz em Agosto na Fundação Calouste Gulbenkian - que este ano decorrerá entre 1 e 9 de Agosto, sob o conceito Ícones e Inovadores -, volta a apresentar personalidades do jazz contemporâneo que têm forjado novas linguagens e novas identidades, ao longo do último quarto de século. O Jazz em Agosto volta a exibir um conjunto de propostas judiciosamente escolhidas, procurando efectuar uma selecção da realidade do jazz que abre novos caminhos. A programação contempla o berço do jazz, os Estados Unidos da América, mas não só, acreditando num novo equilíbrio mundial em matéria de jazz e de música improvisada.
Aqui fica o programa completo deste Jazz em Agosto:

1 de Agosto (sábado 21h30, Anfiteatro ao Ar Livre )

George Lewis Sequel (EUA, Itália, Reino Unido, Alemanha)
George Lewis (trombone, laptop), Jeff Parker (guitarra eléctrica), Siegfried Rössert (contrabaixo, voz, laptop), Miya Masaoka (koto, laptop, electrónica), Kaffe Matthews (electrónica), DJ Mutamassik (gira-discos), Ulrich Müller (guitarra, laptop), Guillermo E. Brown (bateria, percussão, electrónica)

"Estreado no New Jazz Meeting 2004, em Baden-Baden, o projecto Sequel conhece, em concerto inaugural no Jazz em Agosto 2009, a sua segunda exposição pública. George Lewis, trombonista de excepção e que também cultiva, com autoridade, a expressão electroacústica, cria um híbrido que estabelece direcções estéticas diversas. O espírito da AACM de Chicago é, aqui, visível, fundamentando-se na época em que os músicos pertencentes a esta Associação se estabeleceram na Europa (1969), fugindo ao ostracismo no seu país e estabelecendo conexões com improvisadores da primeira geração europeia. Sequel é dedicado ao trompetista Lester Bowie, membro ilustre da AACM e do Art Ensemble of Chicago, que actuou no Jazz em Agosto 1987." (texto da organização)

2 de Agosto (domingo, 15h30, Auditório Três)
Conferência por George Lewis
Tema: "A Power Stronger than Itself / The AACM and American Experimental Music"

"Fundada em 1965, a AACM, Association for the Advancement of Creative Musicians de Chicago, adquiriu uma crescente reputação internacional. Seguindo o exemplo dos seus faróis Muhal Richard Abrams, Anthony Braxton, Art Ensemble of Chicago e Steve McCall, novas gerações encorparam o movimento, das quais surgiram nomes como o de George Lewis, em 1971, que foi compilando ao longo dos anos a obra «A Power Stronger than Itself/ The AACM and American Experimental Music», editada em 2008, cobrindo com monumentalidade em 690 páginas, um universo multicultural único nas suas relações com Nova Iorque e Paris, tema da conferência a proferir." (texto da organização)

2 de Agosto (domingo, 18h30, Auditório Dois)
Rough Americana (Itália, EUA)
DJ Mutamassik (gira-discos, gravador magnético, efeitos), Morgan Craft (guitarra preparada)

"O projecto Rough Americana estabelece um oásis de abstracção num universo onde nem tudo é samplado. Os seus oficiantes descrevem-no como uma mistura de folk egípcio e de pan africanismo com transmissões de rádio e televisão, notícias, hardcore punk, militarismo, encarando seriamente um processo de desconstrução musical e criando um território sónico radical, manifestação experimental na qual também se inscreve o activismo político de DJ Mutamassik e Morgan Craft." (texto da organização)

2 de Agosto (domingo, 21h30, Anfiteatro ao Ar Livre)
Nublu Orchestra condução ® Lawrence D. "Butch" Morris (EUA, Dinamarca, Suécia, Itália)
Lawrence D. «Butch» Morris (condução), Fabio Morgera (trompete), Jonathon Haffner (saxofone alto), Ilhan Ersahin (saxofone tenor), Ava Mendoza (guitarra), Doug Wieselman (guitarra, clarinete baixo), Thor Madsen (guitarra), J.A. Deane (samples em tempo real, electrónica), Juini Booth (contrabaixo), Michael Kiaer (baixo eléctrico), Kenny Wollesen (bateria)

"Nublu é um clube alternativo no Lower East Side de Nova Iorque, também sede de uma editora discográfica, onde se reúnem, regularmente em concerto, desde 2006, músicos residentes de origens variadas, que se submetem à visão de Butch Morris materializada no processo que inventou, a condução (Conduction ®). Vocabulário de sinais e gestos que activam, constroem ou modificam, em tempo real, uma composição ou arranjo musical, a condução sobrepõe-se a estruturas sociais e culturais, afirmando-se independente de estilo e categoria, pois os seus músicos tocam apenas o que sabem tocar, mas no seu melhor plano. Butch Morris estreia no Jazz em Agosto 2009 a sua obra Conduction ® Nº 186, Nublu 12, com uma formação diferente das anteriores desta orquestra de constituição variável." (texto da organização)

6 de Agosto (quinta-feira, 21h30, Anfiteatro ao Ar Livre)
Dave Douglas & Brass Ecstasy (EUA)
Dave Douglas (trompete), Vincent Chancey (trompa), Marcus Rojas (tuba), Luis Bonilla (trombone), Nasheet Waits (bateria)

"Estreado em 2005 no Festival of New Trumpet Music de Nova Iorque e consagrando-se no Chicago Jazz Festival 2008, este novo projecto de Dave Douglas, uma brass band, evoca o trompetista Lester Bowie na sua Brass Fantasy, grupo de referência nos anos 1980/90, bem como o actual presidente dos E.U.A, na composição Barack Obama, revelando aqui a sua consciência política. Músico de referência no jazz actual com ilustre carreira e receptor de inúmeras distinções, Dave Douglas considera igualmente importante celebrar os predecessores do trompete jazz e explorar os legados de Otis Redding, Marta Wainwright, John Mayer, Missy Elliott e das antigas brass bands. Quatro instrumentos extensivos da voz humana por excelência, acrescidos de bateria e que, tocados por músicos exímios, traduzem um espírito de música pura." (texto da organização)

7 de Agosto (sexta-feira, 18h30 - Auditório Dois)
Peter Evans (EUA)
solo trompete

"O mundo do jazz e da improvisação já assinalou Peter Evans (n. 1981), revelado por Evan Parker, como trompetista de excepção. Membro da comunidade musical de Nova Iorque, desde 2003, cidade para onde se deslocou depois de uma graduação em trompete clássico no Oberlin Conservatory of Music, Ohio, tal como Evan Parker, este trompetista adapta técnicas multifónicas e de sopro contínuo, ultrapassando, contudo, a similaridade, oferecendo a sua visão enciclopédica e fracturada da história do jazz com um virtuosismo em nada gratuito." (texto da organização)

7 de Agosto (sexta-feira, 21h30 - Anfiteatro ao Ar Livre)
Buffalo Collision (EUA)
Tim Berne (saxofone alto), Ethan Iverson (piano), Hank Roberts (violoncelo), Dave King (bateria)

"Buffalo Collision é o mais improvável super grupo, reunindo dois terços do trio The Bad Plus, Ethan Iverson e Dave King, e dois singulares e já consagrados improvisadores, Tim Berne e Hank Roberts, da cena vanguardista de Nova Iorque, desde 1980. Juntando duas gerações, o efeito de colisão do quarteto, confortável, assinale-se, é moldado no instante a partir de material improvisado, sem prévia composição. Tendo marcado o Festival de Jazz de Saalfelden 2008, Áustria, o quarteto, em supremo equilíbrio, dilata o tempo e o espaço, combinando, com sabedoria, liberdade e ordem." (texto da organização)

8 de Agosto (sábado, 15h30 - Auditório Três)
"Escalator Over the Hill" (EUA), filme de Steve Gebhardt (1970-71)

"As sessões de gravação em estúdio da obra consagrada de Carla Bley e Paul Haines, «Escalator Over The Hill», uma jazz-opera, filmadas por Steve Gebhardt deram a conhecer o processo criativo de trabalho dos músicos intervenientes. Trata-se de um filme que levou 30 anos a ser concluído, estreando-se em 1999 no Festival de Cinema de Locarno. O histórico elenco das sessões com Jack Bruce, Don Cherry, Don Preston, Sheila Jordan, Charlie Haden, John McLaughlin, Jeanne Lee, Michael Mantler, Roswell Rudd, Howard Johnson, Paul Motian e LeRoy Jenkins, entre outros, confere ao documento uma extraordinária importância." (texto da organização)

8 de Agosto (sábado, 18h30 - Auditório Dois)
Franziska Baumann + Matthias Ziegler (Suiça)
Franziska Baumann (voz, electrónica, sensorlab), Matthias Ziegler (flauta, flauta baixo, flauta contrabaixo, loops)

"a relação ancestral da voz e instrumentos de sopro se baseia este original tandem que integra um tratamento electrónico pouco usual e sofisticado, explorando novas possibilidades no seu campo. As metamorfoses musicais que se produzem a dois, no acto e na resposta, na criação de espaços, na catadupa de sons e formas, recriam zonas polifónicas, tensões aurais, landscapes e novos horizontes de som." (texto da organização)

8 de Agosto (sábado, 21h30 - Anfiteatro ao Ar Livre)
Peter Evans Quartet (EUA, Colômbia)
Peter Evans (trompete, trompete piccolo), Ricardo Gallo (piano), Tom Blancarte (contrabaixo), Kevin Shea (bateria)

"Outra dimensão de Peter Evans, o trompetista revelação, na qual a sua sintonia pelo cancioneiro do jazz é mais evidente, subvertendo-o, contudo, com densas e labirínticas estruturas. A linguagem do quarteto, vital e hiperactiva, é, no entanto, reconhecível, fluxo equilibrador entre o composto e o improvisado. Jazz exploratório e irreverente de uma nova geração que começa a afirmar-se com autoridade." (texto da organização)

9 de Agosto (domingo, 15h30 - Auditório Três)
"Imagine the Sound" (Canadá) filme de Ron Mann (1981)

"«Imagine the Sound» (1981), de Ron Mann, articula entrevistas e actuações de Cecil Taylor, Paul Bley, Archie Shepp e Bill Dixon, figuras maiores da renovação do jazz nos anos 1960, tendo obtido o prémio de «Winner Best Documentary» no Chicago International Film Festival. Realizado quando Ron Mann tinha 23 anos e fora dos clichés do género, o filme é um poderoso documento que homologa o pensamento de uma geração de músicos hoje consagrados e que fizeram avançar decisivamente a linguagem." (texto da organização)

9 de Agosto (domingo, 18h30 - Auditório Dois)
Propagations (França)
Marc Baron (saxofone alto), Bertrand Denzler (saxofone tenor), Jean-Luc Guionnet (saxofone alto), Stéphane Rives (saxofone soprano)

"Um quarteto de saxofones com atitude cirúrgica, renegando qualquer catarse ou paroxismo num discurso que redefine o papel do instrumento neste contexto. A nenhum músico se concede preponderância e o sopro colectivo em delicado equilíbrio tonal desenha uma sucessão de modulações. Belamente estruturada, a música deste grupo, improvisada, é profunda e insinuante no seu reducionismo." (texto da organização)

9 de Agosto (domingo, 21h30 - Anfiteatro ao Ar Livre)
Bill Dixon with Exploding Star Orchestra (EUA)
Bill Dixon e Rob Mazurek (trompete, composição), John Herndon (bateria), Damon Locks (voz), Josh Abrams (contrabaixo), Jeff Parker (guitarra eléctrica), Nicole Mitchell (flauta, voz), Jebb Bishop (trombone), Jason Adasewicz (vibrafone, carrilhão), Matt Lux (baixo eléctrico), Matt Bauder (clarinete baixo, saxofone tenor), Mike Reeed (bateria, tímpano).
"Prolífero músico da cena de Chicago, mentor de vários projectos, alguns apresentados no Jazz em Agosto (Chicago Underground Quartet, Mandarin Movie), Rob Mazurek instituiu esta orquestra em 2005. Em 2006, no Festival de Jazz de Guelph, Canada, a orquestra serviu de veículo ao lendário Bill Dixon que lhe atribuiu novas dimensões. Transposta para disco em 2008, esta marcante associação, de imediato reconhecida, caleidoscópica, multidireccional e em constante mutação, encerra condignamente o Jazz em Agosto 2009."
Absolutamente imperdível: tudo!

SONS DO DESERTO DO SAHARA EM CALDAS DA RAINHA, COM TOUMAST

Caldas da Rainha - Praça da República
Sábado - 1 de Julho - 22 e 30 horas
Toumast
Antigo membro da guerrilha tuaregue, o guitarrista e líder dos Toumast, Moussa Ag Keyna, vai estar com o seu grupo na Praça da República das Caldas da Rainha a 1 de Agosto, a partir das 22h30, num concerto que promete ser imperdível.Esta será a primeira vez que os Toumast actuam em Portugal e será último concerto de uma digressão que já passou pela Bélgica, Dinamarca, França, Espanha e Holanda, entre outros países. Este grupo pega no lado “trance” do tuaregues do Sahara e mistura os “blues” do deserto com guitarras eléctricas. Aos 15 anos, Moussa Ag Keyna deixou a sua vida como pastor para se juntar à Frente de Libertação Touareg e a música passou a fazer parte dessa luta. No início dos anos 90, Moussa Ag Keyna, gravemente ferido, foi transportado para França, onde passou a viver e a desenvolver o projecto Toumast. Nessa altura disse para si próprio: “houve um tempo em que combati com uma arma, agora tenho de combater com a minha nova arma: a guitarra”. O nome do projecto significa identidade. “Eu escolhi esse nome porque tudo o que fazíamos na guerrilha tinha a ver com a identidade tuaregue”, explica o artista.Do grupo fazem parte ainda a sua mulher Aminatou Goumar (voz, ulula, toca cabaça, darabuka, djembé e guitarra eléctrica) e o produtor e multi-instrumentista Dan Levy. O álbum de estreia, “Ishumar”, foi gravado em 2006. As canções contêm motivos preciosos para os touaregs: a nostalgia da sua vida nómada, o amor, o sabor amargo do exílio e a crítica aos políticos.
Promete!

EDU MIRANDA TRIO INAUGURA VERÃO DE S. MARTINHO DO PORTO

A acolhedora Praça Frederico Ulrich, em São Martinho do Porto recebe neste sábado, 1 de Agosto, pelas 22 horas, um concerto do Edu Miranda Trio (origem brasileira). Um projecto de renome nacional, que chegou a Portugal em 2003 com o álbum “Choro de longe”. “Fado de Longe” e “Fado de Longe2” são dois álbuns a solo que misturam as belas melodias do fado com sonoridades e ritmos quentes do Brasil. O Bandolim de Edu Miranda encanta todos aqueles que o ouvem, e o artista conta já com trabalhos editados em colaboração com nomes de referência da música portuguesa e brasileira entre eles: Gilberto Gil, Mário Laginha, Maria João, Martinho da Vila, Filipa Pais, Pedro Jóia, João Afonso, Rui Veloso, André Sardet, Luís Represas, Isabel Silvestre, Real Companhia, Danças Ocultas e Amina Alaoui, além do trabalho que desenvolveu durante vários anos com o grande mestre da guitarra portuguesa António Chainho. A entrada é livre. O calor e a animação vão continuar a banhar a areia de São Martinho ao longo do mês de Agosto e, das mais de 30 proposta de diversão e convívio que a organização apresenta aos veraneantes e visitantes da vila, o destaque vai para o já célebre BAILE DE CHITAS, a acontecer no dia 22 de Agosto, e ainda para o ABRAÇO À BAIA (Cordão humano rente à linha de água que percorre os 2500 metros do areal que liga o cais de São Martinho do Porto a Salir do Porto), a decorrer no dia 23 de Agosto, pelas 16h00. É de ir!

Thursday, July 30, 2009

TENDA SHEIK TRAZ AMBIÊNCIA MAGREBINA AO CENTRO HISTÓRICO DE ALCOBAÇA, DURANTE O MÊS DE AGOSTO

Durante todo o mês de Agosto, de 1 a 30, junto ao Mosteiro de Santa Maria, na Praça D. Afonso Henriques as cores e formas do Mediterrâneo Magrebino vêm desaguar em Alcobaça, evocando o passado árabe da região. A 1 de Agosto realiza-se o espectáculo de Dança do Ventre na abertura da Tenda Sheik intitulado "Once Upon a Time in Arabia". Segundo alguns, originária do Médio Oriente, encontra-se hoje bem enraizada nas culturas de cariz arabesco e oriental, sendo sempre associada ao exotismo que nos induz a cultura islâmica. O som, a luz e a cor, o jogo e a aceitação do corpo traduzem nesta forma tão subtil de arte corporal o maior dos requintes do respeito ao erotismo e sensualidade do corpo. Desde sempre procurando novas formas de expressão, os punhais, as adagas, os véus e as espadas - entre outros - em cada pedaço de deserto que toca, é como se uma nova duna de areia torneasse os movimentos desenhados nos ventres e nos sorrisos das mulheres que se atreveram a recuperar esta antiga forma de arte, algumas vezes fora da Lei. Pelas dez da noite, Elsa Nur coreografa e produz uma sublime caminhada pelas várias tradições da Dança do Ventre. Neste espectáculo será visível uma caminhada pelos vários mosaicos que unem o Norte de África. Elsa Nur atreve-se a congregar numa única produção - mágica! - a força e o encanto de uma Arte Milenar. Durante todo o mês, ancorado na Praça D. Afonso Henriques, duas Tendas guardam as tradições, o artesanato e os costumes deste povo singular, que tantas raízes criou em Portugal. Durante um mês, Egipto, Argélia e Marrocos, entre outros, estão abertos a revelar aos cinco sentidos toda a magia do Norte de África. Das cinco da tarde à uma da manhã, pode parar junto do Mosteiro e beber um chá, ouvir música Tuareg, apreciar a destreza e magia da Dança do Ventre, ou simplesmente relaxar sentado num banco tradicional, experimentando os sabores dos vapores da narguilé. Pode ainda descobrir novos destinos, e provar diferentes sabores inspirados neste Exótico tão próximo, porém tão diferente.
.........................................................................
1 de Agosto - 22 horas
espectáculo de abertura
Dança do Ventre "Elsa Nur"
- Once Upon a Time in Arabia
6, 7, 8, 13, 14, 15, 20, 21, 22, 27, 28, 29 de Agosto- 22 horas
Dança do Ventre
Música a cargo de Putumayo
5, 12, 19, 26 de Agosto- 17 horas
Leituras mimetizadas das Mil e Uma Noites
e ainda...
Shishas de diversos sabores
Pinturas corporais de Henna
É de ir!

Wednesday, July 29, 2009

TURISMO DE PORTUGAL APRESENTA ROTEIROS TURÍSTICOS DO PATRIMÓNIO MUNDIAL, NO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foi o local escolhido pelo Turismo de Portugal para apresentar, nesta sexta-feira, 31 de Julho, pelas 16 horas, um conjunto de itinerários temáticos – Roteiros Turísticos do Património Mundial, concebidos em torno de três monumentos classificados pela UNESCO como Património Mundial no triângulo Batalha-Alcobaça-Tomar. O Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, presidirá a esta apresentação, que contará com as presenças do presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, José Gonçalves Sapinho, do presidente do Centro Nacional de Cultura, Guilherme d’ Oliveira Martins, da vice-presidente do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, Andreia Galvão, para além de representantes das Autarquias e Entidades Regionais de Turismo. “Tesouro dos Templários”, “Caminhos da Fé”, “Os 4 Elementos” e “A Demanda do Graal” são os temas dos quatro itinerários temáticos, que partem dos monumentos: Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha e Convento de Cristo e dos recursos turísticos deste triângulo, que aborda ainda as influências da presença da Ordem dos Templários na região. Os Roteiros Turístico do Património Mundial são um projecto do Turismo de Portugal, em colaboração com o Centro Nacional de Cultura, IGESPAR, Municípios e Entidades Regionais de Turismo. É de ir!

Tuesday, July 28, 2009

REMADE IN PORTUGAL O9, EM LISBOA, NO MUSEU DA ELECTRICIDADE

-REMADE IN PORTUGAL-
EXPOSIÇÃO DE DESIGN ECOLÓGICO E ARTES PLÁSTICAS
Museu da Electricidade - Lisboa
De 29 de Julho a 13 de Setembro 2009
-Entrada Livre-
A exemplo do que aconteceu no ano passado, a edição 2009 do "Remade In Portugal" - uma exposição de design ecológico e artes plásticas - vai ter lugar no Museu da Electricidade. Entre 29 de Julho e 13 de Setembro próximos, para além da presença dos habituais estilistas e designers (como por exemplo Alda Tomás, Ana Salazar, Camilo Rebelo, Carlos Aguiar, Francisco Providência, Graça Correia, Roberto Ragazzi, Luís Buchinho, Pedro Sottomayor, Ricardo Dourado, Rita Garizo, Rui Grazina, Virgínio Moutinho), este Remade conta com a presença de artistas plásticos que, preocupados também com o futuro do mundo e da arte, mostram como continuar a fazer arte reciclando as suas próprias obras. São eles Joana Vasconcelos, Nuno Cera, Pedro Valdez Cardoso e Xana - todos comissariados por João Pinharanda. "A um Passo do Sonho" é o mote desta exposição que pretende mais uma vez chamar a atenção para a importância que pequenos gestos do nosso quotidiano podem ter na construção de um Futuro melhor. Está nas nossas mãos alcançar o Sonho!
Contexto
A crise global que se instalou no último ano obriga a uma reflexão sobre os nossos comportamentos de cidadãos activos e responsáveis. É fundamental tomar consciência dos nossos hábitos de consumo, alterá-­los, minimizar o desperdício e antever o impacto das acções individuais e colectivas na sociedade. Desta forma, o projecto Remade in Portugal ganha ainda mais pertinência e razão de existir. A exposição, que se realiza pelo terceiro ano consecutivo, em Lisboa, será também o lugar ideal para lançar este alerta e pensar o futuro, criar estratégias que permitam relançar a economia, encontrar soluções sustentáveis.
Estrutura da Exposição
A exposição Remade in Portugal desenvolve­-se em 6 momentos distintos. Ao entrar na exposição, o visitante encontra uma chamada de atenção para problemas ambientais que assolam o nosso planeta: a seca, as inundações e os incêndios. O "Alerta" é-­nos apresentado através de um vídeo do artista Nuno Cera. Este primeiro momento de paragem e reflexão conduz ao "Labirinto Remade" onde, pelas mãos de profissionais das áreas do design, arquitectura e moda surgem objectos realizados com materiais reciclados. O terceiro momento expositivo é dedicado aos "Novos Talentos". Para tal, criou-­se, em parceria com a Caixa Geral de Depósitos, o Espaço Caixa, onde estão presentes os finalistas do "concurso de design com materiais reciclados". Os objectos expostos reflectem as preocupações ambientais no acto de projectar de jovens estudantes universitários que, no futuro, serão profissionais activos da nossa sociedade. A crítica social surge nos quarto e quinto momentos, com o "Arco do Triunfo", do artista plástico Xana e com a instalação "The order of today is the disorder of tomorrow", de Pedro Valdez Cardoso, respectivamente. Os momentos de alerta e a consciência da crise económica global conduzem a uma (auto) crítica e a uma procura de soluções para os problemas eminentes. Esta procura, esta intensa actividade interior, permite sonhar, alcançar a imagem do paraíso, o "Jardim do Éden" que Joana Vasconcelos nos oferece, no final da visita. O Remade in Portugal é um projecto que procura incentivar à criação e desenvolvimento de produtos cuja composição integre uma percentagem de, pelo menos, 50 % de matéria proveniente de processos de reciclagem. Esta reciclagem divide­-se em 2 campos: pré e pós­-consumo. Por pré­-consumo entende­se a reciclagem dos desperdícios da produção industrial que, normalmente, é assumida pela própria indústria; por pós-consumo entende-­se a reciclagem das embalagens, resíduos e desperdícios domésticos que se recolhem dos ecopontos. Este projecto materializa­-se em exposições periódicas que ocorrem tanto em território nacional como a um nível internacional, com o objectivo de difundir a cultura do eco­design e do desenvolvimento sustentável. O "Remade in Portugal" é a transposição para o panorama nacional de um projecto italiano denominado "Remade in Italy", concebido em 2004. O sucesso da iniciativa conduziu à sua internacionalização e projectos semelhantes foram implementados com sucesso na Argentina, Portugal, Chile, Brasil, França e Espanha. Em cada um destes países, o projecto é desenvolvido de forma autónoma, ainda que exista uma partilha de conceitos e iniciativas. Em Portugal, o projecto conta com o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente e da Direcção Geral das Artes.
Absolutamente a não perder!

BURLESQUE CABARET EXOTIQUE LANÇA MÊS DE AGOSTO NO CABARET MAXIME, EM LISBOA

No calor do primeiro dia de Agosto, Lisboa acolhe uma noite de exotismo e mistério. Produções Banana apresentam “BURLESQUE CABARET EXOTIQUE”, com o CAIS SODRÉ E CABARET! e os THE CHARGERS! no CABARET MAXIME! Envolto nas névoas de Casablanca, o Cabaret Maxime recebe esta bizarra celebração ao som de encantadores de serpentes e sensuais danças ciganas, por entre cheiros de tabacos cubanos e perfumes da Mongólia. Brito Capelo e Roberto Ivens chegam das suas viagens; Carmen Miranda encanta as suas plateias; Tarzan salta de liamba em liamba; Bogart e Bacall divertem-se no casino; Bugatti ganha mais uma corrida… No palco, as estrelas do Maxime desfiam um novelo de variedades: As estreantes e estonteantes Mary Lynn Trouble e Rebecca Pearl Curls; a loira e sensual Ginger Sue, Go-go Llita a rainha do burlesco; Michelle d’Orleans a princesa do oriente, Miss Scarlett domadora de crocodilos; e as fabulosas e exóticas Charisse Sisters. Como sempre, aos comandos da grafonola digital, estará a dupla de DJ’s Cais Sodré Cabaret.Os convidados musicais chegam do Porto: THE CHARGERS, que têm no seu elenco alguns dos rapazes mais charmosos do panorama rock’n roll nacional. Ponha o seu Fez, acenda um robusto, traga a sua amante e embarque nesta aventura tropical patrocinada por Viktor Lazlo. Drop in and get lost!
sábado . 1 de agosto
cabaret maxime . praça da alegria, 58 . lisboa
abertura de portas 22 horas . espectáculo 23h30
reserva de mesas: 213467090 . 916350427
bilhetes- € 10,00
Imperdível!!!

Monday, July 27, 2009

LOTO TOCAM NAS FESTAS DA CIDADE, EM MIRANDELA

Os alcobacenses Loto vão tocar em Mirandela na terça feira, 28 de Julho, pelas 23 horas e 59 minutos, sem tirar nem pôr. Esse concerto está inserido nas Festas da Cidade e da Nossa Senhora do Amparo e é o primeiro depois de uma gloriosa aventura daquela banda por terras de Londres. O mote deste espectáculo na Capital das Alheiras em Portugal será o último disco da banda, Beat Riot, mas o álbum The Club também vai ser recordado com algumas versões e mash-ups. Espera-se, portanto, um concerto recheado de canções pop para dançar pela noite fora, em Mirandela e arredores: é de ir!

ENA PÁ 2000 AO VIVO E A CORES EM LISBOA, NO CABARET MAXIME

Os ENA PÁ 2000 – banda revelação 2009 – apresentam-se em concerto, ao vivo e a cores, no dia 31 DE JULHO, no melhor palco de Lisboa, o CABARET MAXIME! Passando do anonimato para o estrelato em apenas mês e meio, graças à estrondosa vitória no concurso “Toca-mos”, esta banda oriunda da Cruz Quebrada – a melhor e mais deserta praia da “linha” – vem a Lisboa mostrar porque é que o “Trunk Rock” é que está a dar, destronando dos Tops os “velhinhos” Tzrt ou 5Taste. Canções desconhecidas do grande público, mas que têm o potencial dos grandes êxitos de amanhã - como “Marilú”, “Bacamarte”, ou “Sexo Na Banheira”, vão ganhar vida no palco do Maxime, despidas dos truques de estúdio e da produção sofisticada de Pil Inspector. O “Clube de Fã(nática)s dos Ena Pá 2000” já reservou 69 mesas e 69 cadeiras. Reserva também a tua, traz a(s) tua(s) namorada(s) e vem curtir a banda sensação deste verão! Aparece e enlouquece!
cabaret maxime . praça da alegria, 58 . lisboa
abertura de portas 22h00 . espectáculo 23h30
reserva de mesas: 213467090 . 916350427
bilhetes- € 10,00
Será certamente um dos maiores espectáculos do ano em Lisboa: é de ir!

Sunday, July 26, 2009

ATELIER DE LEITURA E EXPRESSÃO PLÁSTICA VIAGENS DO SENHOR CUSTÓDIO, EM ALCOBAÇA, NO ARMAZÉM DAS ARTES

Fundação Casa Museu Mário Botas
em visita ao
Armazém das Artes / Fundação Cultural - Alcobaça
Atelier de leitura e expressão plástica
“Viagens do Senhor Custódio”
Para crianças entre 8 e 12 anos
Inscrição Gratuita
Terça-Feira / 28 de Julho
das 10 e 30 às 12 horas
Absolutamente imperdível!

BERNARDINO SOARES É O CONVIDADO DA IX SESSÃO DAS CONVERSAS PÚBLICAS DA CANDIDATURA DE ROGÉRIO RAIMUNDO ÀS PRÓXIMAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS, EM ALCOBAÇA

IX Sessão - Conversas Públicas
Candidatura de Rogério Raimundo às Eleições Autárquicas em Alcobaça
Terça-Feira / 28 de Julho - 21 e 21 horas
Pequeno Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça
Temática:
Saúde- Concelho Saudável! Queremos Hospital na Cidade com Qualidade.
Convidado especial: Bernardino Soares (leader da bancada do PCP na Assembleia da República). Como vem sendo habitual, Rogério Raimundo iniciará estas Conversas indicando sumariamente o que tem defendido nesta temática. Depois conversar-se-á abertamente com o convidado especial. Serão anunciados mais elementos para a equipa autárquica da CDU 2009/2013. É de ir!

MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA APRESENTA O LABORATÓRIO INVISÍVEL

O Reitor da Universidade de Coimbra, o Director do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e a Presidente do Centro de Neurociências e Biologia Celular convidam-nos (a todos!) para a inauguração da exposição O LABORATÓRIO INVISÍVEL que terá lugar na próxima terça-feira, 28 de Julho, pelas 19 horas, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. É de ir!