Saturday, July 07, 2007

MOSTEIRO DE ALCOBAÇA FOI UM DOS ELEITOS NA VOTAÇÃO DAS 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL. PARABÉNS!

É verdade. Acaba de ser conhecido o resultado final da votação das 7 Maravilhas de Portugal, evento que tanta tinta tem feito correr durante os últimos meses. Contra ventos e marés, o Mosteiro de Alcobaça foi um dos sete felizes eleitos. Aqui me penitencio pelo facto de apesar de logo ter convictamente votado no precioso monumento alcobacense, sempre ter duvidado bastante de que esse resultado fosse provável. Mas a verdade é que foi e eu mesmo sempre muito paulatinamente torci por ele. Honras sejam prestadas ao Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, José Gonçalves Sapinho, não só por sempre ter acreditado nessa feliz probabilidade, mas também pela bem conseguida estratégia de ter contratado o ilusionista Luis de Matos para a partir de certa altura dar muito maior visibilidade à campanha pela eleição do Mosteiro de Alcobaça entre as 7 Maravilhas de Portugal. Muitos parabéns! Cabe-nos agora a todos nós, alcobacenses, fazer com que esse resultado perdure e frutifique a favor da nossa cidade e do seu futuro.
Resta-me informar que além do Mosteiro de Alcobaça, as outras seis Maravilhas de Portugal agora escolhidas são: Castelo de Guimarães, Castelo de Óbidos, Mosteiro da Batalha, Mosteiro dos Jerónimos, Palácio da Pena e Torre de Belém. Merece também especial referência o facto de todos os candidatos situados no distrito de Leiria terem saido vencedores naquela votação, embora o principal de tudo isso seja o facto de o Mosteiro de Alcobaça ter sido eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal! Venha a festa!!!

BLOGUE TINTA FRESCA MUDOU DE ENDEREÇO E CONTINUA MERECEDOR DE ATENTAS VISITAS E COMENTÁRIOS

O blogue Tinta Fresca mudou de endereço e continua inteiramente merecedor de muitas visitas e comentários às suas postagens. A última dessas postagens intitula-se A História, o Mediatismo e o Comércio, sendo bastante pertinente e actual e tendo a ver com os parâmetros em que decorreu a votação da eleição das 7 Maravilhas de Portugal, cujos resultados serão hoje conhecidos. O novo endereço do blogue dirigido por Mário Lopes é http://blogue-tintafresca.blogspot.com/

SUPERSONIC DJ'S VOLTAM A NÃO TER NEM DAR PARANÇA NA NOITE DESTE SÁBADO

Quem gosta de se divertir em boas discotecas sob o comando musical e ambiental de bons (Supersonic) Dj's volta a estar de parabéns na noite deste sábado, 7 de Julho. Em Setúbal, no Castelo de S. Filipe, a noite será pilotada pelo Dj Luca Ricci. Já para os lados de Leiria, no Castelo de Monte Redondo, o homem da noite em termos de música será o Dj Jiggy, que acumula com o já referido Castelo de S. Filipe, mostrando que Portugal (até) se move muito rapidamente... E voltando ao Castelo de S. Filipe, a noite promete ser mesmo muito longa e muito bem ritmada, pois a Dj Miss Sheila também lá vai actuar. E como Portugal já é pequeno para os Dj's Supersonic, Dj Link actua esta noite em Espanha, no Luar Club de Mos (repetindo a proeza amanhã à noite em Vigo, no Ique Club After Party). E já que estamos no Verão (embora nalguns dias não o pareça) é justo lembrar o felizmente reaparecido (em grande!) Love & Happiness @ Kadoc de Albufeira, que hoje à noite oferece a sua cabina de som e as suas mesas de mistura a Dj Grouse featuring Katorz e ao Dj Luis Gilvaia (que ainda há poucos minutos saiu da The Loft, em Lisboa...). Já agora, aproveitamos para informar que estará brevemente à venda o CD Ministry of Sound/Anual Summer Portugal, mixed live por Luis Gilvaia & Sérgio Manuel, que provavelmente constituirá um marco na (boa) memória deste ano de (pura) diversão em muitos espaços da noite portuguesa.

Friday, July 06, 2007

MANUEL CAMPOS E AUGUSTIN DUMAY PROTAGONIZAM RESPLANDECENTE FIM-DE-SEMANA NO XV CISTERMÚSICA

Já tenho nesta altura poucas dúvidas sobre o facto de a decorrente décima-quinta edição do Cistermúsica ficar notabilizada como a melhor edição de sempre do Festival de Música de Alcobaça. O próximo fim-de-semana do festival prepara-se também para dois concertos históricos em Alcobaça, o primeiro dos quais concluirá amanhã, sábado, 7 de Julho, o programa de Carta(s) Branca(s) a três exponenciais instrumentistas alcobacenses. Desta vez a grande figura em palco será o credenciado percussionista alcobacense Manuel Campos, que será acompanhado pelo clarinetista Nuno Pinto e pelo violoncelista Marco Pereira. O programa escolhido para esse espectáculo promete mundos e fundos, começando com uma composição de Luis Carvalho (Efémera), a que se seguirão duas composições de um notável compositor húngaro contemporâneo rarissimamente interpretdo em Portugal: György Kurtág (Un Brin de Bruyère à Witold e Hommage à Berényi Ferenc 70) e uma composição já por si ianteriormente nterpretada naquele palco: Variations on a Japanease Children's Song, de Keiko Abe. A segunda parte do concerto iniciar-se-á com uma composição de Bruno Mantovani em estreia nacional (Le Grand Jeu), a que se seguirá uma obra de Nuno Côrte-Real, Gestos, encomendada pelo Cistermúsica, em estreia mundial. O concerto terminará com uma obra/chave da percussão mundial: Rebonds B de Iannis Xenakis, num espectáculo que terá também a especial e rara particularidade de Manuel Campos interpretar obras compostas para cimbalão, precioso e difícil instrumento balcânico que o percussionista alcobacense tem nos últimos anos estudado em Strasbourg.
24 horas depois, o XV Cistermúsica voltará certamente a voar bem alto, também às 18 horas, na Sacristia do Mosteiro de Alcobaça, com um concerto cuja principal estrela será o violinista francês Augustin Dumay, certamente o instrumentista mais relevante a nível mundial que já pisou palcos do Cistermúsica nas suas quinze edições. Além de Dumay, estarão em palco nesse concerto a violoncelista Anne Hermant, o contrabaixista Rafael Cunha e o já nosso (do festival) conhecido Moscow Piano Quartet, que este ano foi peça fundamental na direcção artística do Festival de Música de Alcobaça. No que respeita ao programa desse concerto, ele volta a parecer exemplar, incluindo uma das mais apreciadas e interpretadas composições de música de câmara: o Quinteto para Piano e Cordas em lá maior, op. 114, "A Truta", de Franz Schubert, e o não menos importante e relevante Sexteto de Cordas em si bemol maior, op.18, de Johannes Brahms. Enfim, este é um fim-de-semana em que Alcobaça everá ter vergonha se aquelas salas de concerto não estiverem completamente esgotadas!

III ETAPA NACIONAL DE VOLEI DE PRAIA 2007 É NA PRAIA DE CORTEGAÇA E TAMBÉM METE DJ'S!

Entre 6 e 8 de Julho, ou seja, entre hoje e domingo, decorre na Praia de Cortegaça a III Etapa Nacional de Volei de Praia. De dia a coisa é bem desportiva e à noite tudo anima ainda muito mais, no Dacasca Bar, devido às inerentes festas oficiais daquele circuito. Hoje à noite, a festa estará por conta e risco do Dj Pedro Tabuada, amanhã, sábado, os reis da mesa de mistura serão Dj Grandmaster Tom, Dj Nuno Amaro e Dj Paul, além do Dj Residente Fábio. Além de volei e dj's, a festa mete também videojamming, animação circense, light effects, pirotecnia, churrasco e um cocktail & caipirinha bar. O volei está cada vez mais interessante e sugestivo, não é?

26º ANIVERSÁRIO DA LAGAR'S COM DJ VIBE

Todos conheceremos a Discoteca Lagar's, situada em Amares, bem perto de Braga. Pelo menos há 26 anos. Pois é. A Lagar's comemora hoje à noite o seu 26º aniversário. E a coisa vai ser irrepreensivelmente em grande, dado que as honras da casa serão durante toda a noite da responsabilidade do não menos irrepreensível Dj Vibe. Muitos parabéns!

Thursday, July 05, 2007

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA: ANTENA 3 IRÁ GRAVAR AS NOSSAS CANÇÕES DE VERÃO NO CLINIC, PARA FUTURA TRANSMISSÃO

Se a noite já se previa histórica... agora nem se fala!Está confirmado que o Clinic garantiu há poucas horas que a Antena3 irá gravar em exclusivo os concertos d'As Nossas Canções de Verão, espectáculo que aqui anunciámos anteontem. A transmissão passará posteriormente em antena ainda no decorrer do mês de Julho. Estar lá ao vivo vais ser bom, mas ouvir depois na rádio tudo o que lá se passou também vai ser certamente muito simpático!

DJ FRANK MAUREL NO MITTO CLUB, NA SEXTA-FEIRA

Frank Maurel continua a ser apresentado como um dos melhores Dj's da actualidade. Voltará a poder prová-lo na noite da próxima sexta-feira. 6 de Julho, na Zona Industrial de Ermesinde, no Mitto Club, onde essa noite estará por sua conta e risco a partir das 24 horas, com uma boa ajudinha dos Dj's residentes da casa: Miguel Tika e Mondego Deep. Vale?

DOUBLE BIND QUARTET ACTUA HOJE À NOITE EM LISBOA, NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

O Double Bind Quartet actua hoje, quinta-feira, 5 de Julho, em Lisboa, às 22 e 45, na Cafetaria Quadrante do Centro Cultural de Belém, no âmbito do programa "Jazz às Quintas no CCB". Double Bind (Duplo Vínculo): condição de um indivíduo perante mensagens contraditórias ou diferentes. Este termo foi criado por Gregory Bateson, como tentativa de explicação da causa da esquizofrenia através de uma perspectiva não biológica. Watzlawick costuma dar como exemplo de double bind o caso de uma mãe que oferece no Natal duas camisas ao seu filho. No dia seguinte o filho veste uma das camisas oferecidas, ao que a mãe lhe pergunta: "Então, filho? Não gostaste da outra camisa?" Formado por Carlos Zíngaro, Vítor Rua, Luís San Payo e Vera Mantero, o Double Bind Quartet cria na sua música uma espécie de double bind entre duas tipologias musicais distintas: a Improvisação e o Rock-Art. É tudo isso e muito mais o que poderemos esta noite ouvir em Lisboa, no CCB, onde o Double Bind Quartet apresentará o seguinte alinhamento: guitarra eléctrica de 8 cordas, pedais de distorção e delay-Vítor Rua, voz-Vera Mantero, violino acústico processado-Carlos Zíngaro, bateria e percussões-Luís San Payo. Só pode ser mesmo um concerto com uma enormíssima qualidade!

Wednesday, July 04, 2007

7 PECADOS CAPITAIS (EM DJ/SET) JUNTO À PISCINA DO HOTEL SPA TERMAS DA PIEDADE EM ALCOBAÇA, NO SÁBADO

7 Pecados Capitais (em vários DJ/Sets) é o que o Hotel Spa Termas da Piedade, situado na Fervença, bem juntinho a Alcobaça, nos propõe para a noite do próximo sábado, 7 de Julho, a partir das 23 horas. A festa indicia ser mesmo imparável e ritmicamente muito bem batida, decorrendo ao ar livre, junto à piscina daquele simpático empreendimento turístico. Os vários DJ/Sets que irão manter essa noite bem viva naquele local de diversão serão da responsabilidade de (re)conhecidos artistas dos pratos e mesas de mistura como No Dj's, Dj Monica Seidl, John Player Special, Dj Diogo e Dj Cut S. Vai ser muito bom pecar com essa gente bem animada, numa noite que promete fazer história!

À CONVERSA COM BAPTISTA-BASTOS.... EM LEIRIA, NA LIVRARIA ARQUIVO

A Livraria Arquivo e a Asa Editores organizam a sessão À conversa com... Baptista-Bastos , a propósito do seu mais recente livro : As Bicicletas em Setembro” ( .. uma parábola sobre perdedores – todos nós. Porque cada um de nós perdeu alguma coisa. “Baptista-Bastos é um dos maiores prosadores de língua portuguesa Maria Lúcia Lepeck. A sessão decorrerá em Leiria, na Livraria Arquivo ( AV. Combatentes da Grande Guerra, 53, Leiria), na Quinta-Feira , 5 de Julho, às 18 e 30, com entrada livre. Baptista-Bastos é considerado um dos maiores prosadores portugueses contemporâneos, Baptista-Bastos nasceu em Lisboa, no Bairro da Ajuda, em 27 Fevereiro de 1934. Frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroyo e o Liceu Francês. Começou o seu percurso profissional em O Século, tendo passado ainda pela RTP e pertencido aos quadros editoriais de República, Europeu, O Diário; e aos das revistas Cartaz, Almanaque, Seara Nova, Gazeta Musical e Todas as Artes, Época e Sábado. Foi, igualmente, redactor em Lisboa da Agence France Press. Porém, é no vespertino Diário Popular, onde trabalhou vinte e três anos (1965-1988), que marca o jornalismo da época. Colaborou e ainda colabora, como cronista, em Jornal de Notícias, A Bola, Tempo Livre; e, também, no JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias, no Expresso, no Jornal do Fundão e no Correio da Manhã. Foi fundador do semanário O Ponto. Escreveu e leu crónicas para Antena Um e Rádio Comercial. Foi o primeiro dos comentadores de Crónicas de Escárnio e Maldizer na TSF. Foi colunista do Público e do Diário Económico. Realizou uma série de entrevistas para as revistas TV Mais e TV Filmes. Apresentou no canal SIC o programa Conversas Secretas; e fez, para a SIC-Notícias, um programa de entrevistas, Cara-a-Cara. Em 1999, a direcção do Público convidou-o a realizar uma série de dezasseis entrevistas, subordinadas ao tema: Onde é que Você Estava no 25 de Abril?. Pela mesma ocasião, o Diário de Notícias também convidou Baptista-Bastos a escrever o enquadramento do capítulo O Efémero, da edição especial O Milénio, iniciativa daquele matutino. Todos os livros de Baptista-Bastos estão antologiados em volumes de ensino do Português, e seleccionados por temas em obras representativas das modernas correntes literárias. Está traduzido em checo, búlgaro, russo, alemão, castelhano e francês. A obra No interior da Tua Ausência galardoada com o Prémio da Crítica atribuído pelo Centro Português da Associação Nacional dos Críticos Literários (CPANCL), juntamente com Obra Poética 1960-2000 do poeta João Rui de Sousa. Ganhou ainda, entre outros prémios, o muito conceituado Prémio Pen Club de 1987 pela obra A Colina de Cristal. Bibliografia de Baptista-Bastos: A Colina de Cristal, As Bicicletas em Setembro, Cão Velho entre Flores, Elegia para um Caixão Vazio, No Interior da Tua Ausência, O Cavalo a Tinta-da-China, O Passo da Serpente, O Secreto Adeus, Um Homem Parado no Inverno, Viagem de um Pai e de um Filho pelas Ruas da Amargura. Um evento que muito promete para admiradores ou não admiradores dos escritor. É sempre muito bom conversar com gente culta, não é?

APF ORGANIZA COLÓQUIO O ACESSO DOS JOVENS PORTUGUESES À SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA/ SITUAÇÃO E BALANÇO

A Associação Para o Planeamento da Família organiza na quinta-feira 5 de Julho, às 17 e 30, em Lisboa, no Hotel Amazónia (Travessa da Fábrica dos Pentes, 12/ ao Jardim das Amoreiras), o colóquio O Acesso dos Jovens Portugueses à Saúde Sexual e Reprodutiva/ Situação e Balanço. A propósito de um estudo divulgado pela DECO em Julho, pretende este colóquio debater a situação, as dificuldades e os programas em curso no acesso dos jovens portugueses a cuidados e serviços de saúde sexual e reprodutiva. Serão oradores no colóquio Teresa Rodrigues (DECO), Beatriz Calado(DGS) e Duarte Vilar (APF). Quando eu era jovem não havia,. nem podia haver colóquios deste género e também este é um claro sinal de que a Democracia faz muito bem aos jovens (e aos outros!). Muito interessante!

ORQUESTRA GULBENKIAN VOLTA A ACTUAR NOS JARDINS DA FUNDAÇÃO NO PRÓXIMO FIM-DE-SEMANA

A Orquestra Gulbenkian volta a dar um arzinho da sua graça no próximo fim-de-semana, dando mais dois concertos no Anfiteatro ao Ar Livre dos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Esses concertos serão apresentados no sábado, 7 Julho, às 20 horas, e no domingo, 8 Julho, às 21 e 30, sendo a Orquestra Gulbenkian em ambos dirigida pelo maestro Muhai Tang. Serão interpretadas composições de Antonín Dvorák (Duas Peças de Danças Eslavas), Hua (Er Qun Yin Yue), Johannes Brahms (Duas Peças de Danças Húngaras), Dmitri Chostakovitch (Suite para orquestra de jazz nº2) e Liu (Train Toccata). Prometem ser dois bons e bem arejados concertos!

Tuesday, July 03, 2007

JORNAL: UM FIM COM DIGNIDADE! - UMA INTERESSANTÍSSIMA EXPOSIÇÃO DO ALCOBACENSE ANTÓNIO SOARES NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA

A minha rua, ou seja, a rua de Alcobaça onde vivi a maior da minha vida, continua a ser uma surpresa no que respeita à criatividade artística de muitos dos seus moradores. Essa rua é a Avenida João de Deus e lá conheci artistas como o poeta Levi Condinho, o romancista Albino Serrano ou a Sónia Tavares dos The Gift, entre outros. Hoje mesmo, numa minha visita à Biblioteca Municipal de Alcobaça descobri mais um interessante artista da minha rua. Chama-se António Soares, nasceu em 1932 e já o conheço praticamente desde quando eu era miúdo. Muitas vezes privei com ele, de um ou de outro modo, mas a verdade é que até hoje não lhe conhecia a veia artística. É ele, o António Soares, o autor de uma exposição hoje inaugurada no átrio da Biblioteca Municipal de Alcobaça. Essa exposição intitula-se Jornal: Um Fim Com Dignidade! e deparar com a sua criatividade foi para mim a grande surpresa da semana! Nessa exposição de arte de representação visual o António Soares cria e recria inspiradamente os seus desenhos e pinturas sobre cartazes e textos de jornal ou revista, com uma arte e uma contemporaneidade verdadeiramente surpreendentes. Fiquei fã logo à primeira vista! Informou-me ele, que tem impulsionado essa sua arte desde que se reformou, tendo mesmo frequentado o Curso de Pintura há alguns anos dirigido por Maria Augusta de Sousa na efémera, mas não menos importante, Academia de Cultura de Alcobaça. E posso aqui garantir que esses estudos foram complementados por uma apurada visão artística, o que se pode confirmar nesta sua exposição.
A exposição Jornal: Um Fim Com Dignidade! de António Soares estará em exibição na Biblioteca Municipal de Alcobaça entre hoje (3) e 28 de Julho e ela representa, além de uma aliciante série de trabalhos de arte de representação visual, uma autêntica lição de como se pode viver animadoramente o nosso período de reforma... Merece não apenas uma, mas várias visitas!

FORUM ANO EUROPEU DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES PARA TODOS 2007, SEXTA-FEIRA, NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA

A Assembleia Municipal de Alcobaça organiza na próxima sexta-feira, 6 de Julho, pelas 20 e 30, no Auditório Geral da Biblioteca Municipal de Alcobaça o Forum Ano Europeu da Igualdade
de Oportunidades Para Todos 2007. Durante a sessão haverá espaço para uma série de intervenções e ainda para um debate e para a apresentação de conclusões. As Intervenções programadas serão de autoria de Paulo Inácio (Presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça), José Gonçalves Sapinho (Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça), Isabel Rufino (Barafunda/Associação Juvenil de Cultura e Solidariedade Social)-“Minoria e Escolarização, Abordagem Qualitativa a Modos de Vida Juvenis”, Paula Vaz (Instituto de Emprego e Formação Profissional)- “Inclusão no Âmbito do Emprego e Formação Profissional, Inserção no Mercado de Trabalho de Populações, Condições para Promover Empregabilidade”, Luis Rodrigues (CEERIA/Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça)- “Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência” e Conceição Castelhano (Directora da Universidade Sénior de Alcobaça/Fundação Maria e Oliveira). A ideia é boa, esperamos que tudo corra bem!

CLINIC APRESENTA AS NOSSAS CANÇÕES DE VERÃO, NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA

Pois é. O Clinic parecia andar algo adormecido, mas ele aí está novamente a animar de alma e coração a noite alcobacense. Na próxima sexta-feira, 6 de Julho, o palco do Clinic dará espaço a um espectáculo cujo título e cujo tema serão As Nossas Canções de Verão. Em palco suceder-se-ão nessa noie no Clinic as bandas The Gift, Loto, Gomo, X-Wife, Slimmy e The Room 74 que farão isso mesmo, interpretar ao vivo e a cores as suas canções de Verão. E se o espectáculo promete ser muito interessante, pode dizer-se que o é também o texto de Nuno Gonçalves sobre esse concerto incluido na Verniz de Julho e Agosto de 2007, que tomamos a liberdade de seguidamente aqui reproduzir, esperando que o Nuno não se aborreça com isso:
"De que côr pintamos o Verão? Com Luz. Com o melhor tempo possível. Águas em tons de azul transparente. Seis bandas, qual delas a mais fresca e com uma ideia base, abrir oficialmente o verão mais teimoso de toda a história. Faça chuva ou sol, a música será de todas as cores.A ideia é simples. Falamos de Verão. As pessoas ficam bem dispostas. A praia mesmo aqui ao lado. Seis bandas, três músicas mais uma versão veraniana. The Gift, X-Wife, Loto, Gomo, The Room 74 e Slimmy todos eles com bandeira verde para arriscarem o que quiserem e bandeira azul pela elevada qualidade com que habitualmete tratam o palco do Clinic.Os The Gift andam e desandam por essas cidades fora. Concertos e mais concertos. Portugal e Espanha nunca tiveram tão perto. Em palco a banda de Sónia Tavares e companhia mostrará a vertente mais dançável. Na bagagem trazem uma música em estreia absoluta. Chama-se In repeat, e só por isso podemos conectar esta noite como única e obviamente irrepetível.Os X-Wife tratam este palco por tu. Desde bem cedo que lhe tomaram o gosto. Trazem na mão um disco com efeitos secundários visíveis a quem não o ouve com a devida atenção. Do electro ao rock tudo é possivel. Óculos escuros, refrões aos berros e uma força mil vezes superior às modas que lá de fora nos chegam.Os Loto são oficialmente a banda que mais vezes tocou no Clinic. Discos novos e antigos, Set´s de Dj, Jam sessions, por ali já tudo fizeram. Para o verão, a banda mais pop do cartaz assume favoritismo por jogar em casa e obviamente por ter refrões que nunca mais nos saem da cabeça. AVÉ pop LOTO iluminaré.Gomo. O que nos traz na cartola desta vez? Em plena época de gravação de novo disco esperamos obviamente novidades em primeira mão. Ele que nos habituou a grandes farras durante os concertos de Best Of , o seu primeiro disco não será dificil para ele agarrar o público com uma dança qualquer, ou mesmo com uma letra de um desgosto capilar qualquer .I don´t like my hair. Em época rosa dar-nos-á ele a Laranja do pecado? Dizia-se por aí que os The Room 74 tinham acabado. Nós não confirmámos. Resultado? Estão confirmados para esta grande festa. Tocam Funk, Soul, ou tudo o resto que seja boa disposição em palco, criatividade e uma execução ao nivel dos melhores músicos do mundo. Tudo flui como se nada estivesse ensaiado. Além disso quem os conhece sabe que não conseguem dar maus concertos. Slimmy, chegou aos jornais através de uma excentricidade notável e uma sabedoria que não se vê por aí a construir um personagem pop. No Clinic apresentou há uns meses canções electro pop, românticas e com honras de banda sonora da série CSI Miami. O rapaz é bom, sabe o que diz e canta tão bem o que sente.A noite é bem capaz de ser histórica. O palco como é comum nestas noites não será pequeno para tanta alma, tanta boa disposição e sobretudo tanta vontade de dar as boas vindas ao Verão. A diferença entre este Verão e os outros é que este é feito de música a sério e sobretudo construído por pessoas que vivem para a música. As nossas canções de Verão são frescas, sem vento e com protecção QB para evitar males maiores. A não perder". Repito: a não perder! Em Alcobaça, no Clinic, sexta-feira. 6 de Julho e por aí fora até à madrugada de sábado...

TEATRO HELENA SÁ DA COSTA APRESENTA CINZAS, UMA PRODUÇÃO DO GRUPO DE TEATRO DA ESMAE

O Teatro Helena Sá e Costa, no Porto, apresenta a partir de hoje, terça-feira, 3 de Julho, Cinzas, uma produção dos alunos do 3º ano do Curso de Tetaro da ESMAE. Essa representação mater-se-á em cartaz até ao dia 8 de Julho, sempre às 21 e 30. A ficha técnica do espectáculo é digna de especial registo, dada a juventude e criatividade que dela irradiam: que Encenação: João Cardoso Direcção de Cena Ana Carolina Oliveira Cenografia Catarina Barros, Cátia Barros, Patrícia Mota, Tiago Magalhães Figurinos Alice El Assal, Cláudia Mota Desenho e Operação de Luz Ângela Pinheiro, Hugo Martins Sonoplastia e Operação de Som Augusto Ramalhão Interpretação Ana Machado, Cláudia Ermitão, Daniel Pinheiro, Hugo Moreira, Liliana Rocha, Mafalda Abreu, Margarida Vasconcelos, Mário Rui Filipe, Marta Freitas, Pedro Frias, Pedro Galiza, Sílvia Ribeiro, Sofia Lemos, Teresa Arcanjo, Tiago Bôto.
Segundo João Cardoso, Cinzas é composta por "três textos de Harold Pinter reunidos, Língua Da Montanha, Um Para o Caminho, Cinzas às Cinzas, num espectáculo, Cinzas, que explora o universo proposto pelo autor, desde os despojos de conflitos políticos até ao território da tortura física e psicológica. Um autor complexo, que permite aos actores a exploração da economia do gesto da precisão da palavra da espessura de um silencio. Em tudo isto Pinter é mestre, só nos resta a nós corresponder ao desafio". Estou convicto de que esses simpáticos alunos de Teatro da ESMAE deixarão ficar muito bem a arte teatral e literária de Harold Pinter!

VIA RIO INAUGURA SEXTA-FEIRA EM VILA VERDE E LANÇA-SE À GRANDE E À FRANCESA NO FIM-DE-SEMANA

Vai ser inaugurado na próxima sexta-feira, 6 de Julho, mais um espaço de diversão junto a Braga. Chama-se Via Rio e situa-se em Picado, Vila Verde, e promete já uma valente noite de prazer no sábado, 7 de Julho, em que a responsabilidade pela animação da casa vai ser da inteira responsabilidade de By Divagharta. Especial atenção merecerão também nessa noite da Via Rio uma sax performance de Bruno Soares e a embaladora presença dos Funk You 2 como Dj's convidados. O Minho avança!

Monday, July 02, 2007

(MAIS) VISITAS GUIADAS AO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

Nos dias 5 e 19 de Julho (às 16 e às 17 horas) o Cine-Teatro de Alcobaça volta a abrir as suas portas à comunidade, proporcionando uma nova oportunidade para conhecer por dentro o Cine-Teatro de Alcobaça. A visita dura aproximadamente 45 minutos, a entrada é gratuita e aceita-se um máximo de inscrição de 20 pessoas por visita. Mais informações poderão ser solicitadas pelos telefones 262580885 e 262580890. É de aproveitar!


CONFERÊNCIA DE IGNACIO RAMONET EM LISBOA

Para assinalar o regresso do Le Monde Diplomatique - edição portuguesa , já com oito números editados pela cooperativa Outro Modo, e o início da presidência portuguesa da União Europeia, o director do Le Monde diplomatique, Ignacio Ramonet, estará em Lisboa na quarta-feira, 4 de Julho. Ignacio Ramonet fará uma conferência subordinada ao tema A Europa e os Novos Desafios Geopolíticos Contemporâneos, a partir das 18 e 30 no Instituto Franco-Português (Av. Luís Bivar, nº 91 - Lisboa). A entrada é livre e a verdade é que devrá valer certamente a pena!.

LIVRARIA BERTRAND CONTINUA A IMPULSIONAR LIVROS IRREQUIETOS, EM COIMBRA

A Livraria Bertrand organiza esta semana mais uma sessão da sua interessantíssima iniciativa Livros Irrequietos-Encontro Mensal Sobre Literatura Para a Infância e Juventude, na próxima quinta-feira, 5 de Julho, pelas 18 horas, no Auditório Bertrand situado no Centro Comercial Dolce Vita, em Coimbra. O objectivo dessa iniciativa é contribuir para o conhecimento da edição de livros para a Infância e Juventude e conta com a presença de dois professores da Escola Superior de Educação de Coimbra, Leonor Riscado e Rui Marques Veloso, ambos possuidores de uma longa experiência na área. Estas sessões destinam-se a pais, professores, educadores – principais mediadores entre a criança e o livro, a entrada é livre e podemos assegurar que é mesmo muito interessante!.

SIX TWILIGHTS S/T JÁ ESTÁ À VENDA

Six Twilights S/T é um projecto paralelo de Aaron Gerber, membro fundador de um colectivo de Portland, A Weather (Team Love Records – editora de Bright Eyes). O seu CD de estreia apresenta-se como uma colecção de melodias com uma atmosfera melancólica, salpicadas com recortes electrónicos e vozes femininas suaves. Inclui ainda um DVD que é uma bela obra de arte visual, complementando assim todo o ambiente nostálgico criado no disco. A ambiência do projecto Six Twilights S/T define-se no limiar da possibilidade criativa moderna em que nasceu o “loop”. Essa reveladora figura de estilo que sublinha o sentido hiperbólico de uma ideia matriz. Que emerge aqui não como o comum refrão histriónico contagiante, mas sim como camadas que se vão sobrepondo de mansinho. Teclados e vozes de corte gelatinoso que se cristalizam ao longo do exercício musical. Ou seja, um monólogo dialogante, que traduz soberanamente a faixa Still Talk, essa volta em redondo que abre e fecha o álbum. Disco inteiro que foi posto precisamente à venda no passado sábado. Uma boa aposta!

Sunday, July 01, 2007

FUNDAÇÃO MANUEL VIEGAS GUERREIRO PROMOVE CURSO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA O ALGARVE NO CONTEXTO DA II GUERRA MUNDIAL

Durante o mês de Julho que hoje se inicia a Fundação Manuel Viegas Guerreiro organiza um curso livre de História Contemporânea denominado "O Algarve no contexto da 2.ª Guerra Mundial". Essa iniciativa é promovida com a parceria da Direcção Regional de Cultura do Algarve, da Universidade do Algarve e da Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur, pretendendo contribuir para um conhecimento mais aprofundado quer das diversas repercussões do conflito ocorrido entre 1939 e 1945 na região algarvia, quer, em íntima ligação, da própria sociedade da época, nomeadamente aos níveis social, económico, mental, cultural e político – aspectos cujo estudo ao nível da realidade algarvia se encontra ainda em estado algo embrionário e que, também por isso, urge estimular e dinamizar. O programa do curso está organizado em 10 sessões, iniciando-se amanhã, segunda-feira, 2 de Julho, com a comunicação Aviões, Espiões e Outras Guerras no Algarve (1939-1945), pelo jornalista Carlos Guerreiro. Durante todo o mês de Julho vários serão os temas debatidos durante este curso, cujoa sessão final decorrerá em 31 de Julho, sob escolha temática de Joaquim Vieira Rodrigues, subordinada ao tema A Crise dos Anos 30/40 do Século XX: Desesmprego, Pobreza e Indigência no Algarve. Felizmente, ainda há quem continue a demonstrar de viva voz que o Algarve não é só praias e turistas ingleses...