Saturday, June 06, 2009

REMIX ENSEMBLE APRESENTA VOZES OCULTAS, NO PORTO, NA CASA DA MÚSICA

Casa da Música - Porto
Sábado - 6 de Junho - 21 horas - Sala Suggia
Remix Ensemble - Vozes Ocultas
A voz humana é o ponto de partida para um programa onde se escutam algumas das mais belas canções para soprano e obras instrumentais inspiradas no teatro lírico. Em Hidden Voice, que podemos traduzir por "Canto Invisível", os instrumentos de cordas são metáfora da voz humana, escondendo um lamento para a linguagem da infância e o divino. Ainda do Compositor em Residência na Casa da Música, Jonathan Harvey, ficamos com Song Offerings, ciclo com poemas do Nobel da literatura Rabindranath Tagore que expressam o amor secreto de uma mulher. Num programa que marca o regresso da soprano Anu Komsi à Casa da Música, merece destaque a estreia mundial da versão para ensemble dos Altenberg Lieder de Berg, numa transcrição do maestro Emilio Pomàrico para o Remix Ensemble, assim como o célebre Prelúdio e Morte de Isolda, de Wagner, numa orquestração de Reinbert de Leeuw.
REMIX ENSEMBLE
Emilio Pomàrico - direcção musical
Anu Komsi - soprano
Richard Wagner / Reinbert de Leeuw - Prelude and Love-Death of Isolde
Jonathan Harvey - Hidden Voice 1
Alban Berg / Emilio Pomàrico - Altenberg Lieder *
Jonathan Harvey - Song Offerings
Richard Wagner - Idílio de Siegfried
PORTRAIT JONATHAN HARVEY
* estreia mundial; encomenda Casa da Música
Absolutamente imperdível!

NUNO PINTO E ORQUESTRA DE CÂMARA DE CASCAIS E OEIRAS INTERPRETAM A SINFONIA PRAGA, DE MOZART

Sábado, 6 de Junho às 18h00
Auditório Municipal Ruy de Carvalho - Carnaxide
"SINFONIA PRAGA"
Rui Soares da Costa
"Homenagem" para orquestra de cordas
G. Rossini
"Introdução, Tema e Variações" em Mi bemol Maior
G. Donizetti
Concertino para clarinete em Si bemol Maior
W. A. Mozart
Sinfonia N.º 38 em Ré Maior K504 "Praga"
Maestro - Roberto Gianola
Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras
Nuno Pinto - clarinete
Domingo, 7 de Junho às 18h30
Centro Cultural de Cascais - Auditório
"SINFONIA PRAGA"
Rui Soares da Costa
"Homenagem" para orquestra de cordas
G. Rossini
"Introdução, Tema e Variações" em Mi bemol Maior
G. Donizetti
Concertino para clarinete em Si bemol Maior
W. A. Mozart
Sinfonia N.º 38 em Ré Maior K504 "Praga"
Maestro Roberto Gianola
Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras
Nuno Pinto - clarinete
Um espectáculo (a dobrar) a não perder!

Friday, June 05, 2009

ALCOBACENSES EM JUNHO NA CULTURGEST(PARTE 2): PATRÍCIO DA SILVA APRESENTA THE FACT OF THE MATTER AS A MATTER OF FACT

Culturgest - Lisboa
Domingo - 7 de Junho - 11 horas
Grande Auditório - Duração 1 hora - 2,5 Euros (Preço único)
Orquestra do Algarve
Concerto comentado por Cesário Costa e Patrício da Silva
O programa do último concerto comentado deste ano inicia-se com o Stacatto Brilhante de Joly Braga Santos. Trata-se da última obra que o compositor escreveu para orquestra e destina-se a funcionar como uma abertura de concerto, brilhante e entusiasmante para o público. Braga Santos foi um dos grandes compositores portugueses do século XX. Exímio na escrita orquestral e grande melodista, pretendia que a sua música “falasse ao homem comum com simplicidade”. Segue-se uma peça de outro compositor português da nova geração, Patrício da Silva, escrita em 2007. Patrício da Silva estudou na Escola Superior de Música de Lisboa e doutorou-se em composição na Universidade da Califórnia. Grande parte da sua carreira tem-se desenrolado nos Estados Unidos. É compositor residente da Orquestra Sinfónica de Berkeley, na Califórnia. As suas obras têm sido tocadas nos EUA e em vários países europeus, incluindo, é claro, Portugal. The Fact of the Matter as a Matter of Fact é uma peça de 12 minutos em 3 andamentos, que tem como ponto de partida o uso da série dos harmónicos, como o próprio compositor explicará nos seus comentários. O concerto termina com a suite Pulcinella de Stravisnky. Esta obra foencomendada em 1920 por Diaghilev, o famoso empresário dos Ballets Russes, para um bailado com cenários e figurinos de Pablo Picasso. Nesta suite, de características “neo-clássicas”, Stravinsky utiliza excertos de obras de compositores italianos do século XVIII, nomeadamente de Pergolesi.Teremos assim um programa variado, com excelentes peças, acessíveis a todo o público.A Orquestra do Algarve estreou-se em 2002. Desde então, tem desenvolvido uma intensa actividade em Portugal e no estrangeiro. Gravou 5 CD’s, dois dos quais para a editora Naxos. Foi dirigida por grandes maestros e colaborou com solistas de renome internacional. Cesário Costa, que o público da Culturgest bem conhece, é actualmente o Principal Maestro Convidado.
Maestro - Cesário Costa
Programa
Joly Braga Santos - Staccato Brilhante
Patrício da Silva - The Fact of the Matter as a Matter of Fact
Igor Stravisnky -Pulcinella
Ver a música de Patrício da Silva finalmente interpretada em Lisboa é, sem dúvida, um dos meus grandes acontecimentos culturais do ano em Portugal! Sem espinhas...

UM OLHAR SOBRE A SEMANA, DA RÁDIO CISTER, ESTREIA NOVA EQUIPA NA SUA 38ª EMISSÃO

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz) apresenta no próximo domingo, 7 de Junho, a trigésima-oitava emissão do seu programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que continua a ser apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas. Esse espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes a partir desta sua emissão: José Costa e Sousa, Rui Rasquilho e Valdemar Rodrigues. Na trigésima-oitava emissão do programa Um Olhar Sobre a Semana, estará em debate o seguinte tema:
- Existe legal e fisicamente um Museu de Alcobaça. Contudo, se sairmos para a rua e fizermos um inquérito junto da população, é muito provável que a maioria das respostas se situe muito longe do facto de esse museu ser o próprio Mosteiro de Alcobaça... Costuma dizer-se, ironizando, que Alcobaça é uma terra de museus adiados, virtuais e até mesmo suspensos... Recentemente, a Câmara Municipal de Alcobaça adquiriu o Espólio da Colecção Madeira Neves - Casa das Máquinas Falantes, anunciando que essa aquisição tem por objectivo a criação de um museu, em Alcobaça. Estaremos a caminho de criar mais um museu virtual em Alcobaça?-
Tudo indica que esta mudança não beliscará nem um milímetro na qualidade e interesse do programa. Apostamos uma perninha...

OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA NO CASTELO DE ALCOBAÇA

No ano em que se comemora o Ano Internacional da Astronomia, o Castelo de Alcobaça recebe, na noite de sábado, 6 de Junho, pelas 21h30, a acção Observação Astronómica - Descobre o teu Universo. Trata-se de uma interessantíssima iniciativa dos alunos da Escola Secundária D. Inês de Castro, dedicada à comunidade educativa e à população em geral. É de ir e aproveitar!

MAIS UM FIM-DE-SEMANA EM CHEIO NO XVII CISTERMÚSICA, EM ALCOBAÇA

XVII Cistermúsica - Alcobaça
6 de Junho - sábado - 17 horas - Nave Central do Mosteiro de Alcobaça
Experiência Sonora Cisterciense e Canto Gregoriano
Entrada livre
CORO GREGORIANO DO INSTITUTO GREGORIANO DE LISBOA
ARMANDO POSSANTE
MANUEL PEDRO FERREIRA (direcção)
Peças monódicas cistercienses medievais séc. XII/ XIII (reconstituição do ambiente sonoro da oração cisterciense medieval no espaço cisterciense) - Missa de Requiem (comparação do canto gregoriano com o canto cisterciense medieval)
6 de Junho - sábado - 21h30 — Igreja Matriz de Évora de Alcobaça
Violoncelo, Piano e Clarinete
3 euros
JED BARAHAL (violoncelo)
CHRISTINA MARGOTTO (piano)
JORGE TRINDADE (clarinete)
Obras de Beethoven (Trio op. 11), Rakhmaninov (Sonata para violoncelo e piano), Frederico de Freitas (Tema e Variações para violoncelo e piano) e Vanessa Valério (obra em estreia absoluta para violoncelo, clarinete e piano, encomendada pelo CISTERMÚSICA)
7 de Junho - domingo - 18 horas - Convento de Santa Maria de Cós
Piano, Violino, Violoncelo e Clarinete
5 euros
MESSIAEN QUARTET
Alexei Mikhailenko (clarinete), Ksenia Berezina (violino), Nicolai Chugaev (violoncelo), Zlata Chochieva (piano)
(1.º Prémio - Categoria B [média de idades até 30 anos] - do 1.º Concurso Internacional de Música de Câmara ‘Cidade de Alcobaça’)
Olivier Messiaen: Quatuor pour la fin des temps
É de ir!

Thursday, June 04, 2009

MARIA'S CLUB CAFFE, DE ALCOBAÇA, INICIA PROGRAMAÇÃO DE UM VERÃO QUE PROMETE SER EM GRANDE

Maria's Club Caffe - Rua Frei Fortunato - Alcobaça
Sexta-Feira / 5 de Junho
-Zé Águas & Geada-
ao vivo (e a cores!)
Sábado / 6 de Junho
-Noite das Maria's-
Jantar & Night (inscrições no local, sem Zés...)
É de ir (e curtir)!

SIDEWALKERS ACTUAM EM ALCOBAÇA, NO BECO CLUB

Gaz e Beco Club apresentam Rock Sessions...
SIDEWALKERS
[Live Act]
+
LOURENÇO
[Special guest Dj]
Sexta-Feira / 5 de Junho / 22 e 30 horas
Beco Club – Alcobaça
SIDEWALKERS
Os sidewalkers são três rapazes que, apesar de personalidades distintas, se uniram para fazer aquilo que mais gostam: tocar rock’n roll. Escrevem canções simples, directas e melodiosas que toquem na alma e mexam o corpo. Editaram o EP de estreia em Março e a partir daí não têm parado de tocar – têm temas seus a rodar na Antena 3, showcases nas FNAC's agendado para este mês de Junho e participação na colectânea NOVOS TALENTOS FNAC 09 confirmada, que faz deles uma das bandas revelação de 2009.
LOURENÇO
Lourenço é acima de tudo um melómano. Com um gosto profundo de música e frequentador de inúmeros concertos e festivais, o rock’n roll corre-lhe nas veias e isso transmite-se nas suas sessões de djing. Muita energia, vida e certamente atitude estarão asseguradas!
É de ir e pedir mais...


JUNHO É MÊS DE DJ'S EM ALCOBAÇA, NO CLINIC

Clinic - Alcobaça
:::::::::::::::::::::::::::::::::::: Sexta - 5 de Junho ::::::::::::::::::::::::::::::::::::
CLINIC SET
[dj set]
Sexta / 5 de Junho / 0 horas
Clinic Set / dj set
Entrada livre
:::::::::::::::::::::::::::::::::::: Sábado - 6 de Junho ::::::::::::::::::::::::::::::::::::
KID DISCO
[dj set]
Sábado - 6 de Junho / 0 horas
Kid Disco / dj set
Entrada 5 euros
É de ir, num mês que o Clinic dedica muito especialmente a alguns Dj's, que, incluirá, certamente, algumas belíssimas surpresas (a noite do dia 20 será, indubitavelmente, muito original...)

DJ MISTER D NA DISCOTENDA RED BULL, DURANTE O I FESTIVAL IBÉRICO DE MARISCO, EM ELVAS, E NA SEVEN CLUB, EM TORRES NOVAS

Discotenda Red Bull - I Festival Ibérico de Marisco - Elvas
4 a 6 de Junho - das 2 às 6 (da matina...)
5 de Junho - Dj Mister D
e ainda...
6 de Junho - Dj Al_Cantara
7 de Junho - Dj INuno.DI
e ainda...
Seven Club - Torres Novas
6 de Junho
Dj Mister D
e oa Dj's residentes
Dj Speed - Dj C. Gomes - Dj T. Moita

RICHARD ZIMLER LANÇA DANÇA QUANDO CHEGARES AO FIM, EM LISBOA, NO EL CORTE INGLÉS

El Corte Inglés - Lisboa
Sexta-Feira - 5 de Junho - às 18 e 30 horas
Sala de Âmbito Cultural - Piso 7
Apresentação do livro Dança Quando Chegares ao Fim de Richard Zimler
A editorial Caminho e o El Corte Inglés juntaram-se para a apresentação pública do livro infanto-juvenil Dança Quando Chegares ao Fim, de Richard Zimler, com ilustrações de Bernardo Carvalho. Não perca a oportunidade de conhecer o escritor norte-americano, autor de vários best-sellers em diversos países e obtenha o seu livro autografado. É de ir!

Wednesday, June 03, 2009

Tuesday, June 02, 2009

27º FESTIVAL MÚSICA EM LEIRIA CONTA A HISTÓRIA DO JAZZ EM SESSENTA MINUTOS

27º Festival Música em Leiria
4 de Junho / Quinta-Feira
11h00 e 15h30 (dois espectáculos)
Teatro José Lúcio da Silva - Leiria
NO MUNDO DO JAZZ
Concerto encenado para público juvenil e familiar
É de ir!

DEALEMA NÃO PÁRAM, NEM EM JUNHO...

Dealema para Junho: os Dealema não páram. Depois da primeira vez em Bragança, no passado dia 8 de Maio, da primeira vez em Vila Real, em 16 de Maio e da primeira vez em Peniche, no passado dia 23 de Maio, mais duas novas datas em localidade onde os Dealema nunca se apresentaram:
Castro Verde [Alentejo] – 5 de Junho – 22H30
Dealema + Suarez + Mind da Gap
Castro Jovem 09 – Entrada Livre
Arruda Dos Vinhos – 6 de Junho – 22H30
Di-Box – entrada 6€
Reservas – 263 979 230 / 911919913
É de aparecer!

Monday, June 01, 2009

CARLOS CAMPONEZ FALA SOBRE A IMPRENSA REGIONAL NO REGIME DEMOCRÁTICO, EM LEIRIA, EM MAIS UMA BICA NO ARQUIVO DISTRITAL

O Orfeão de Leiria Conservatório de Artes recomenda-nos (a todos!) mais Uma Bica no Arquivo Distrital de Leiria, uma conversa de final de tarde, que desta vez contará com a presença de Carlos Camponez, docente na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e terá como tema A Imprensa Regional no Regime Democrático. O encontro é uma iniciativa do Arquivo Distrital de Leiria e realiza-se na próxima, quarta-feira, 3 de Junho, às 18 horas. Promete ser mesmo muito interessante: é de ir!

WORKSHOP PLANIFICAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES - O PAPEL DO CURADOR, EM ALCOBAÇA, NO ARMAZÉM DAS ARTES

Armazém das Artes - Alcobaça
Workshop
-Planificação e Organização de Exposições-
-O PAPEL DO CURADOR-
20/21 JUNHO - ALCOBAÇA
INFORMAÇÕES / INSCRIÇÕES: PREÇO: 130 Euros.
Inscrições através de www.antiframe.wordpress.com
Organização: AntiFrame - Independent Curating Project
Co-produção: Armazém das Artes
HORÁRIO: 10h - 13h / 14h - 19h
LOCAL: Armazém das Artes Alcobaça
OBJECTIVOS
O objectivo desta acção de formação é enquadrar no contexto da gestão de projectos culturais e das exposições de arte contemporânea, em particular,a função do curador.
CONTEÚDOS
A exposição constitui o meio através do qual a arte contemporânea adquire visibilidade, ao ponto de ser hoje um elemento fundamental da nossa cultura visual. Daí que seja crescente, nos últimos anos,o interesse pelos modos de conceber e organizar exposições. Assim, neste curso discutem-se os mais recentes desenvolvimentos do discurso crítico respeitante à prática curatorial, analisando-se ainda as metodologias subjacentes à implementação de projectos.
METODOLOGIA
Sessões teóricas intercaladas com outras de tipo prático.
PÚBLICO-ALVO
Estudante de artes, cultura e comunicação, artistas, produtores, agentes culturais, etc.
DIA 20
O TRABALHO DO CURADOR
Recepção e entrega de pastas. Apresentação e objectivos do Curso. O lugar do Curador naGestão Cultural e o seu trabalho na organização de exposições. Ética e código de conduta. OCurador como "ideólogo": correntes actuais de pensamento estético nas diversas exposições.Taxinomia expositiva e Mercado da Arte: Galerias e Feiras. Bienais e novos eventos artísticos: o papel estelar dos curadores. Organizadores ou estrelas mediáticas? Veneza, Kassel e o "Grand Tour" da Arte Mundial.
Recepção: José Aurélio(Escultor, Director do Armazém das Artes)
COMO SE CRIA UM PROJECTO DE EXPOSIÇÃO
Visibilidade do Projecto (valorização cultural e económica). Elaboração de equipas profissionais:design, produção, montagem e outros profissionais. Desenvolvimento do projecto. Os organismos de gestão cultural: conciliar interesses, convénios de colaboração. Procedimentos. Instituições estatais, autónomas, locais. Privados e Fundações. Patrocínio, "fundraising", doações, mecenato e outras figuras de apoio à difusão da Arte Contemporânea. O contacto com as entidades de gestão: como fazê-lo e como "vender" a ideia do próprio projecto. Em que consiste o "fundraising" cultural. O seu contributo ao desenvolvimento da Indústria Cultural. Trabalho prático tendo como ponto de partida o espaço expositivo do Armazém das Artes.
DIA 21
COMO SE ORGANIZA UMA EXPOSIÇÃO
Construção do projecto e cronograma do mesmo, sua coordenação técnica e assegurar os recursos técnicos para a realização do mesmo. Viabilidade e gestão económica do mesmo: delimitação de necessidades e cálculo de custos. Fases de procedimento na gestão dos gastos. Contratos administrativos, expedientes. Memórias e arquivos. Desenho e montagem da exposição: projecto técnico da sala. Os objectos a expor. Elaboração do projecto.
COMO SE DIVULGA UMA EXPOSIÇÃO
O catálogo e outras publicações nas exposições.Os elementos de apoio à exposição. Inaugurações e conferências de imprensa. Dossiê de imprensa e difusão nos media. As novas tecnologias de informação aplicadas à difusão das exposições: elaboração de dossiês electrónicos, blogues, páginas Web e outros recursos. Debate final.
DIRECÇÃO DO WORKSHOP
Cláudia Camacho - Doutoranda em História da Arte (Universidad Complutense, Madrid). Comissariou as exposições: High Speed Press Plate de José Luís Neto (CBA, Madrid); Se Busca Memoria Perdida de Kristoffer Ardeña (Centro 14, Alicante); RepresentaçãoPortuguesa no DVD-Project (Fundação Telefónica, Peru), Contemplaciones (Loop Festival, Barcelona).É coordenadora do projecto internacional AntiFrame - Independent Curating Project
Convidado: José Luís Neto - A sua formação dividiu-se entre Lisboa, onde fez o Plano Completo de Fotografia no Ar.Co (Centro de Arte e Comunicação Visual), e Londres, desenvolvendo um projecto individual (Ideia de Luz) no Royal College of Art. Vencedor do Prémio BesPhoto05.
Trata-se mesmo de um imperdível workshop. É de participar!

Sunday, May 31, 2009

O CINEMA CONTINUA A IR À ÓPERA, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA, ESTA SEMANA COM O BELO E VISCERAL O REI DAS ROSAS, DE WERNER SCHROETER

ciclo de cinema
-O CINEMA VAI À ÓPERA-
Cine-Teatro de Alcobaça
em colaboração com o XVII Cistermúsica
de 19 de Maio a 16 de Junho
às terças às 21h 30
-2 de Junho . Terça-Feira . 21h 30-
-O REI DAS ROSAS-
de
-Werner Schroeter-
Drama intenso e operático, rodado em Portugal pelo realizador alemão de culto Werner Schroeter, que nos oferece a derradeira interpretação de Margarida Montezuma ao som da música de Puccini, Toscanini, Verdi e Mozart.
extracto de um texto de Ricardo Parodi sobre O Rei das Rosas:
"Magdalena Montezuma foi a atriz fetiche de boa parte dos filmes de Schroeter. Foi sua amiga e conselheira. Foi sua promotora nalgumas ocasiões. Em 1983 é-lhe detectado um cancro em estado avançado. Não é possível operá-la e a quimioterapia não faz efeito. Mesmo assim, ela tem um desejo que carregou por mais de quinze anos: realizar um filme baseado em vários poemas de Edgar Allan Poe. Schroeter move céus e terra buscando fundos para poder concretizar o filme. Endivida-se até os cabelos mas finalmente consegue realizar “O Rei das Rosas” (Der Rosenkönig 1984-1986). O filme é o testamento artístico de Montezuma que morre três meses depois do término da rodagem. É um filme totalmente barroco, desmesurado, desde seu tema: uma mulher quer conseguir as rosas mais vermelhas jamais criadas, quer conseguir a perfeição das rosas, a “vermelhidão” (o conceito de vermelho) perfeita. Para isso regará seus roseirais com sangue fresco de um jovem assassinado. Trata-se de alcançar a perfeição a qualquer custo. Qualquer custo deve ser pago para alcançar a perfeição da obra de arte? Parece que Magdalena e Werner são capazes de afirmar que sim. A fotografia de “O Rei das Rosas” está pregnada de detalhes, com uma iluminação saturada de cores fortes. Novamente a localização escolhida é a Itália. Lá se lerão diversos poemas de Poe e outros textos escritos pela própria Montezuma. Um revólver, uma rosa e a luz intensa de um projetor de 16 mm. Um céu estrelado construído com fogos de artifícios, como se se tratasse de um teatro de ópera. Teias de aranhas nos cantos de uma velha residência. Gestos e olhares suspeitos. Tentativas de envenenamento. Sempre, em todo momento, a presença da morte morde a imagem em “O Rei das Rosas”. Mas o filme, como a arte, é a negação da morte. O filme é a afirmação da vida pela graça da arte. E é também como se o próprio Schroeter se quisesse transformar num novo senhor Valdemar para hipnotizar sua amada Magdalena e que esta permaneça numa semi-vida (a do cinema) que se esquiva da morte. Verdi, Vangelis, Mozart, Puccini, Jacques Brel, e outros anjos da música são convocados para colaborar em tal tarefa. Também a literatura vem ao resgate. Essa pulsão literária de que falamos quando comentamos o trabalho de Syberberg com Clever, reaparece aqui como um artifício glamoroso do afecto. De afectos e distâncias, de espaços despejados, de uma noite eterna que povoa as tristes habitações onde se lêem poemas, tudo isso rodeia a solidão onde Montezuma se despede da arte, ou melhor dizendo, da vida. O "Rei das Rosas” supõe a presença líquida do sangue como elemento necessário para a sustentação da paixão e da busca da perfeição...".
Trata-de um filme simultaneamente belo e visceral, tão eterno como o verdadeiro amor e tão genial como a mais profunda paixão. Absolutamente imprescindível!

VALDEMAR RODRIGUES INICIA CICLO DE CONVERSAS PÚBLICAS, EM ALCOBAÇA, NA SEDE DE CAMPANHA DA CDU PARA AS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS, SOB O TEMA AMBIENTE

Sede de Campanha - CDU - Alcobaça - Beco do Grilo
-AMBIENTE-
Vai arrancar um processo de divulgação das propostas da CDU para as próximas eleições autárquicas em Alcobaça. Como as temáticas são muitas, serão utilizadas todas as terças-feiras à noite, de Junho e Julho. Designou-se este processo por Conversas Públicas e será um espaço de encontro regular. Para além das propostas temáticas serão anunciadas as novidades sobre as pessoas que entrarão nas listas das Assembleias de Freguesia e nas listas da Câmara e Assembleia Municipal. Na próxima terça-feira, 2 de Junho, pelas 21 horas,na sede de campanha CDU, em Alcobaça, será tratada a temática do Ambiente. Registar-se-á a participação, como convidado, de Valdemar Rodrigues, que fará uma intervenção, com a seguinte estrutura:
1. Integração de políticas a nível local tendo em vista a sustentabilidade
a) educação para a sustentabilidade: promover a integração evitando a "dominação";
b) cultura e sustentabilidade: o caso de Alcobaça;
c) bem-estar pessoal e colectivo, economia e sustentabilidade;
d) o indispensável triângulo sustentabilidade/democracia/justiça;
e) Agenda 21 Local para Alcobaça: uma tentativa de esboço.
Quem desejar, poderá nessa ocasião adquirir o último livro do prestigiado professor universitário alcobacense: Desenvolvimento Sustentável - Uma Crítica. É de ir!

ALCOBACENSES EM JUNHO NA CULTURGEST (PARTE 1): JOSÉ AFONSO FURTADO PROFERE CICLO DE CONFERÊNCIAS O LIVRO NA ERA DA SUA REPRODUTIBILIDADE DIGITAL

Culturgest - Lisboa
-O Livro na Era da sua Reprodutibilidade Digital-
por
-José Afonso Furtado-
Conferências
Terças-Feiras / 2, 16, 23 e 30 de Junho -18h30 - Sala 2 - Entrada Gratuita
Historicamente, somos os herdeiros de uma “ordem do livro” que conformou, durante séculos, o nosso campo cogni­tivo, cultural e político, ou seja, uma certa maneira de produzir saber, sentido e sociabilidade. As nossas representações, as nossas percepções e as nossas categorias foram, assim, dominadas por um conjunto de “fenómenos de longa duração”, desde a morfologia do códice à cultura do impresso, desde a identificação entre o livro e a obra até à noção de “função autor”. História longa do livro, portanto, que é, também, uma história da escrita, dos seus suportes, da sua transmissão, disseminação e recepção. É este conjunto de heranças sedimentadas que a emergência de uma sociedade de informação e em rede e o desenvolvimento das novas tecnologias digitais vêm pôr em questão: encontramo-nos num momento de transição para um novo paradigma em que se assiste a um desenvolvimento exponencial da produção de documentação e informação directamente sob forma digital e a uma progressiva digitalização dos conteúdos de uma cultura analógica e do impresso. Esta situação não pode deixar de afectar significativamente o modo tradicional de pensar a natureza e funções do livro, da escrita, da leitura e suas práticas, os modos técnicos de produção e de reprodução dos textos, as economias da autoria e edição e as formas de transmissão do saber.
José Afonso Furtado (1953) é Director da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste de Gulbenkian e Docente no Curso de Pós-graduação em “Edição: Livros e Novos Suportes Digitais” da Universidade Católica Portuguesa. É membro da Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura e autor de várias conferências, artigos e livros, designadamente O papel e o pixel. Do impresso ao digital: continuidades e transformações, Lisboa: Ariadne, 2007, também publicado no Brasil e em Espanha, e A Edição de Livros e a Gestão Estratégica, Lisboa: Booktailors – Consultores Editoriais, 2009.
2 de Junho - A longa História do Livro
16 de Junho - Novos suportes e mediação tecnológica
23 de Junho - Escrever, editar e ler na era digital 1
30 de Junho - Escrever, editar e ler na era digital 2 A Web social
Um ciclo de conferências absolutamente incontornável. É de ir!