Saturday, September 29, 2007

MOVIMENTO FÓRUM CIDADANIA LANÇOU PETIÇÃO ON LINE EXIGINDO OBRAS DE RECUPERAÇÃO NO CONSERVATÓRIO NACIONAL DE LISBOA

O Movimento Fórum Cidadania lançou no seu blogue (http://www.cidadanialx.blogspot.com) uma petição exigindo obras de recuperação no Conservatório Nacional de Lisboa. Publicando primeiramente um resumo histórico da actividade daquela instituição ("Inaugurado em 1881 segundo projecto do arquitecto Eugénio Cotrim e dispondo de um tecto pintado por José Malhoa, o Salão Nobre do Conservatório Nacional foi palco de importantes eventos como a célebre polémica entre Luis de Freitas Branco e Ruy Coelho, verdadeiro julgamento público sobre a atribuição de um prémio de composição à 1ª sonata para violino e piano de Luís de Freitas Branco, à primeira audição em Portugal da integral das sonatas para piano de Beethoven a cargo do eminente pianista Vianna da Motta, à primeira audição em Portugal de obras como o Pierrot Lunaire de Schöenberg, Canção da Terra de Mahler (versão de câmara), Il Mondo Della Luna de Avondano ( 1ª audição moderna), etc. Sujeita nos anos 40 do séc. XX a amplas obras de remodelação e inclusão de um órgão de concerto, esta sala dispõe de uma acústica ímpar gabada por artistas como Karl Leister (clarinetista solista da Orquestra Filarmónica de Berlim), Anthony Pey (solista inglês de grande nomeada), e os cantores Peter Schreier, Sarah Walker e Mara Zampieri, etc. e outros têm seleccionado este salão para efectuarem gravações de discos."), aquele blogue lança seguidamente aquela petição, nos seguintes termos:
"Exmo. Senhor Presidente da República
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República
Exmo. Senhor Primeiro-Ministro
Exma. Senhora Ministra da Educação
Exma. Senhora Ministra da Cultura
Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

Desde os anos 40 do século passado que não se têm efectuado obras no Salão Nobre do Conservatório Nacional, e 62 anos de constante utilização para concertos, audições e aulas deixaram as suas marcas, encontrando-se actualmente o Salão Nobre com um dos balcões laterais suportado por varões de ferro (para não cair), um número considerável de cadeiras totalmente destruídas, tectos com buracos, cortinas rasgadas, camarins em precárias condições, etc. Enfim num adiantado estado de degradação que ameaça chegar ao ponto de não retorno.
Como se trata de um equipamento cultural indispensável não só para as actividades do Conservatório Nacional mas também como pólo dinamizador não só do Bairro Alto mas de toda a cidade de Lisboa, desde há anos que, insistentemente, se reclama, aos organismos competentes, obras!, tendo mesmo sido publicado concurso público para esse efeito (DR - 3ª Série nº 239 de 15/12/2005 – Recuperação do Salão Nobre, galeria, palco, sub-palco, salas de apoio e cobertura-1ª fase - empreitada 135/05); o qual, no entanto, viria a ser subitamente cancelado (!) , não se sabendo até à data as razões desse cancelamento.
O salão Nobre do Conservatório Nacional com os seus magníficos tectos Malhoa não poderá aguentar mais tempo sem obras de recuperação.
É preciso salvá-lo sob pena de estarmos a pactuar num crime de lesa-património.
Os cidadãos subscritores desta petição apelam assim à sensibilidade de V.Exas. para que sejam tomadas as iniciativas necessárias e urgentes que permitam salvar o que tem que ser salvo. Por favor!".
É claro que já assinámos essa petição e que aqui chamamos a atenção dos nossos visitantes e amigos para darem o seu contributo para uma possível recuperação de uma peça importante do património cultural nacional. É facílimo, bastando aceder àquele blogue e subscrever aquela petição com toda a intencionalidade. Não deixemos morrer o Conservatório Nacional de Lisboa...

MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA ACOLHE COLÓQUIO TRADIÇÃO E MODERNIDADE NO MUNDO IBERO-AMERICANO 2007

Nos próximos dias 1, 2 e 3 Outubro, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra acolherá o colóquio Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-Americano 2007. Sendo organizado pelo grupo “Correntes artísticas e movimentos intelectuais” do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX — CEIS20, da Universidade de Coimbra, em parceria com o Grpesq “Intelectuais e Poder no Mundo Iberoamericano” do Núcleo de Estudos Políticos e Culturais do Departamento de História/IFCH, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o colóquio pretende dar continuidade às iniciativas similares realizadas, alternadamente em Coimbra e no Rio de Janeiro, desde 2004.
O programa detalhado poderá ser consultado em www.ceis20.uc.pt e a verdade é que não se pode deixar passar em branco um evento desta estirpe!

Friday, September 28, 2007

PROJECTO XXI DO CLARINETISTA ALCOBACENSE ANTÓNIO ROSA E DO PIANISTA ANTÓNIO OLIVEIRA VAI ACTUAR EM LLEIDA (LÉRIDA)

O duo de clarinete e piano Projecto XXI, formado pelo clarinetista alcobacense António Rosa e pelo pianista António Oliveira, vai participar com dois recitais no Festival Internacional de Música em Lleida nos próximos dias 6 e 7 de Outubro, pelas 19 e 12 horas horas locais, respectivamente. Depois da apresentação do seu excelente CD Projecto XXI, de compositores exclusivamente portugueses, o grupo continua em força na apresentação do mesmo. Após os concertos na Antena 2, na semana Internacional de Orquestra de Leiria, no Festival Cistermúsica em Alcobaça, no Congresso Mundial do Clarinete em Vancouver Canadá, surgem agora estes concertos em Espanha. Nesses Recitais irão ser interpretadas composições de Pedro Faria Gomes, Robert Schumann, Johannes Brahms e Bela BartoK. O Nas Faldas da Serra apurou que neste momento, estão a ser negociadas possíveis presenças do Projecto XXI em brevem, em França, Itália e Estados Unidos. O Projecto XXI continua imparável a verdade é que o merece. Sem espinhas!...

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA PROMOVE DOIS CONCERTOS ALUSIVOS AO DIA MUNDIAL DA MÚSICA

A Orquestra Metropolitana de Lisboa vai assinalar o Dia Mundial da Música com dois concertos em Lisboa: um no domingo, 30 de Setembro, às 18 horas, no Cinema S. Jorge, e outro na segunda-feira, 1 de Outubro, às 21 horas, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém. Nesses dois concertos, aquela orquestra será dirigida pelo maestro austríaco Christoph Campestrini e registará a participação de dois solistas norte-americanos: o saxofonista Ashu e a soprano Jonita Lattimore. Nesses dois concertos serão interpretadas composições de Alexander Glazunov, John Williams, Hail Johnson, George Gershwin, Leonard Bernstein, Franz Waxman e Aram Khatchaturian, repertório que permite aguardar dois excelentes espectáculos. É de ir!

QUASE POR 4 APRESENTAM HOJE UMA BANDA SONORA PARA SHERLOCK JR

O agrupamento Quase Por 4 apresenta hoje à noite, a partir das 21 e 30, no Cinema Teatro Joaquim d'Almeida, no Montijo, a sua banda sonora para Sherlock Jr. A música é toda original e é fundamentalmente o fruto de um encontro e fusão de influências musicais muito distintas, que tem por base a improvisação e o uso das novas tecnologias. Neste novo conceito de espectáculo os Quase Por 4 apresentam o visionamento do filme mudo SherLock Jr, de Buster Keaton, acompanhado por uma nova e original banda sonora, tocada ao vivo. Assim, é uma experiência única assistir a um dos mais míticos filmes mudos a preto e branco tendo por base uma banda sonora caracterizado pelo som moderno e diferente dos Quase Por 4. O grupo Quase por 4 surgiu em 2004 com a finalidade da participação no Festival Internacional de Artes de Rua, em Palmela. Os Quase por 4 são formados por João Pedro Silva nos saxofones, João Vitor Martins na bateria, Flávio Martins no baixo e Miguel Mares no vídeo, samplers e programações A música é toda original e é fundamentalmente o fruto de um encontro e fusão de influências musicais muito distintas, que tem por base a improvisação e o uso das novas tecnologias. Os Quase Por 4 apresentam agora um novo conceito de espectáculo: o visionamento do filme mudo Sherlock Jr, de Buster Keaton, e prometem um espectáculo diferente e marcante. Este Sherlock Jr dos Quase Por 4 , apresentar-se-á também amanhã, sábado, 29 de Setembro, no Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço e na sexta-feira, 12 de Outubro. no Auditório Municipal de Pinhal Novo (Palmela). É de ir!

Thursday, September 27, 2007

MARATONA DE PERCUSSÃO ANIMA DIA MUNDIAL DA MÚSICA EM LISBOA, NO TEATRO MUNICIPAL SÃO LUIZ

O Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, encontrou um modo originalíssimo de comemorar o próximo Dia Mundial da Música, em 1 de Outubro. Trata-se de uma Maratona de Percussão, intitulada Bang, Crash, Splash! e decorrerá na Sala Principal e no Jardim de Inverno do São Luiz, entre as 10 e as 24 horas, tendo entrada livre. O evento consistirá em workshops, debates e música a interagir com sons de estrelas distantes, tendo direcção artística do percussionista Pedro Carneiro. Além de Pedro Carneiro, participarão também neste Bang, Crash, Splash! o percussionista Steve Schick, o musicólogo Makis Solomos e Rui Agostinho, do Observatório Astronómico de Lisboa, bem como alunos da Escola Superior de Música de Lisboa e da Academia Nacional Superior de Orquestra. Já se sabe que a coisa vai fazer Bang, Crash, Splash! durante todo o dia e que promete ser mesmo muitíssimo interessante!

PASSEIO DOMINICAL PROMOVIDO PELA CASA DA CULTURA JOSÉ BENTO DA SILVA DE S. MARTINHO DO PORTO PASSEIA-SE POR ÉVORA DE ALCOBAÇA

No próximo domingo, 30 de Setembro, que será o último domingo deste mês, e tal como vem sendo habitual, volta arealizar-se um passeio pedestre aberto a todos os que nele queiram participar, promovido pela Casa da Cultura José Bento da Silva, de S. Martinho do Porto. Desta vez o passeio será por terras de Évora de Alcobaça, sendo o mesmo subordinado a o tema O Cavaleiro de Santiago. Constará de um percurso com cerca de 9 km, que será feito "nas calmas" em duas horas e meia, com visitas a locais importantes daquela freguesia do concelho de Alcobaça: Capela manuelina (e renascença) do Senhor dos Passos, Cruzeiros de Santiago, Ruínas do lagar de azeite dos monges de Cister, fontes e Igreja Matriz de Évora de Alcobaça. A concentração no local será na Junta de Freguesia e a partida para o passeio está marcada para as 10 horas. Para quem se inscrever, existirá um lauto almoço no fim do passeio, com uma ementa surpresa, cujo preço será de apenas 8 euros por comensal. Vale a pena!

SERVIÇO EDUCATIVO BERTRAND VOLTA A APRESENTAR UMA TARDE DE CONTOS EM COIMBRA, QUE, INFELIZMENTE, SERÁ A ÚLTIMA

Vai-se realizar mais uma sessão de Contos no Auditório Bertrand, em Coimbra, no próximo domingo, 30 de Setembro, às 18 horas, com a participação de Ausenda Fonseca, Clarisse Batista e Mónica Gomes. Essa sessão realizar-se-á a partir das obras L ivro com cheiro a Morango de Alice Vieira e Carla Nazareth, F rederico de Leo Leonni , A que sabe a Lua? de Michael Grejniec, O s Ovos Misteriosos de Luisa Ducla Soares e Manuela Bacelar, entre outras. Sendo seu público-alvo as crianças a partir dos 3 anos e tendo entrada livre.
Fomos entretanto informados de que o Serviço Educativo Bertrand de Coimbra não vai continuar a sua missão de divulgação da Literatura para a Infância, tendo-se sabido esta semana que esse projecto não terá continuidade. A do próximo domingo será, portanto, a última sessão de contos, a última das iniciativas deste serviço tão acarinhado pelo público e pela sua fundadora, Ana Mónica. Melhores dias virão...

OCASO DO SOL DO PINTOR, NO PRÓXIMO SÁBADO, NO MUSEU DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Chegado o Outono boreal, O Sol do Pintor veste-se das cores do Ocaso. Entre a luz e o fusco, poderemos festejar uma última vez. O Museu de Física da Universidade de Coimbra e o Museu Nacional de Machado Castro apresentam no próximo sábado, 29 de Setembro, um programa de actividades de encerramento da exposição O Sol do Pintor/Olhares transversais, que se destina a diferentes públicos e decorrerá no Museu de Física. Da programação do Ocaso fazem parte visitas guiadas encenadas para crianças e adultos, actividades de expressão plástica, peça de teatro para todos e música coral, de acordo com o seguinte alinhamento:

10h00 - 11h00
Casamento da D. Cor e do Sr. Sol
Público-alvo: crianças, dos 5 aos 10 anos

11h30 - 12h30
Oficina de câmaras escuras
Pintores no Sol

15h00 - 16h00
Sol & Lóquio

Companhia de Teatro Encerrado para Obras

16h30 - 18h00
Olhares transversais
Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

18h00 - 19h00
Pôr-do-sol
Grupo Vocal Ad Libitum.

19h00 - 20h30
Ocaso - Viagem final ao Sol do Pintor

Entrada livre em todas as actividades num sábado em que o Museu de Física da Universidade de Coimbra volta a mostrar as suas aptidões para se abrir ao grande público. Ben hajam!


Wednesday, September 26, 2007

MÚSICA DE CARLOS MARECOS REGRESSA A ALCOBAÇA EM EXIBIÇÃO DA PEÇA TEATRAL O EUNUCO DE INÊS DE CASTRO

Na próxima sexta-feira. 28 de Setembro, Alcobaça será brindada com duas representações (às 14 e 30 e às 21 e 30) da peça teatral O Eunuco de Inês de Castro, de autoria de Armando Nascimento Rosa, numa encenação de Paulo Lages. Em palco nessa representação, que terá lugar no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, estará o categorizado CENDREV e no final haverá uma conversa entre o público e aquele encenador. A música de palco dessa representação foi concebida por Carlos Marecos, compositor que este ano viu ser estreada, com inteiro sucesso, em Alcobaça e no mesmíssimo palco, durante o concerto de abertura do XV Cistermúsica, a sua composição Inês- Sete Miniaturas Sobre A Castro de António Ferreira. É de ir, ver e ouvir!

MESTRADO EM ESTUDOS SOBRE AS MULHERES DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E POLÍTICAS DA UNIVERSIDADE ABERTA PROMOVE NOVA CONFERÊNCIA

O Mestrado em Estudos Sobre as Mulheres do Departamento de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Aberta, organiza, na sexta-feira, 28 de Setembro, às 17 horas, no Salão Nobre daquela universidade (no nº 147 da Rua da Escola Politécnica, em Lisboa, a apresentação da conferência A Construção da Igualdade na Acção dos Organismos Internacionais, por Regina Tavares da Silva, Membro do Comité CEDAW – ONU e perita do Conselho da Europa. Interessa e muito!

UMAR PROMOVE LEILÃO DE ARTE NA CASA DA CULTURA DE PARANHOS

A associação UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) realizará, no próximo sábado, 29 de Setembro, pelas 15 horas, um leilão de arte, na Casa de Cultura de Paranhos. Essa iniciativa, designada "UMAR-TE assim perdidamente...", tem por objectivo a angariação de fundos para o trabalho de prevenção da violência de género e violência doméstica. Irão ser leiloadas obras de grandes artistas como Paula Rego, José Rodrigues, Agostinho Santos, Andrea Inocêncio, Roberto Santandreu. Para além de artistas já consagrados, serão também leiloadas obras de jovens artistas que têm demonstrado capacidade inovadora. Todas as obras poderão ser apreciadas a partir de sexta-feira, dia 28, às 19 horas, na Casa de Cultura de Paranhos, onde ficarão expostas até à data de realização do leilão. Valerá certamente a pena!

Tuesday, September 25, 2007

OCLA STENCIL ART EM EXPOSIÇÃO NA ESCOLA ADÃES BERMUDES, EM ALCOBAÇA

Está aberta desde segunda-feira ao público, em Alcobaça uma autêntica preciosidade. Trata-se de uma exposição de arte do stencil, raridade local que neste caso se intitula Ocla Stencil Art. Os autores dos trabalhos de representação visual que compõem essa exposição são de autoria da dupla Skran & Minimalanimal, estando a mesma à disposição do público até 15 de Outubro, em Alcobaça, na Escola Adães Bermudes, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e 30 e das 14 às 17 e 30. Merece uma (ou muitas) visitas, até porque constitui uma raríssima oportunidade de os alcobacenses (e não só) poderem contactar com verdadeira arte do século vinte e um. É (mesmo) de ir!

ARTISTA DE REPRESENTAÇÃO VISUAL ALCOBACENSE MARCO PIRES APRESENTA DISPLACEMENT MAPS E REBATIMENTO, NO PORTO

Este blogue continua a ser dedicado fã da criativa arte do artista de representação visual alcobacense Marco Pires. Na noite da próxima sexta-feira, às 22 horas, vai ser inaugurada no Porto, na Galeria Pedro Oliveira (Calçada de Monchique, 3) a sua nova exposição: Displacement Maps, que ali estará aberta ao público até 27 de Outubro. Aconselhando a todos os nossos visitante e amigos uma visita àquela exposição de um dos mais representativos artistas de representação visual alcobacenses da actualidade, transcrevemos seguidamente o significativo texto que Susana Gaudêncio escreveu sobre essa exposição de Marco Pires: "A exposição Displacement Maps articula várias linhas de acção e diversos meios de expressão que se agregam na investigação contínua que Marco Pires tem vindo a efectuar sobre a cartografia, específicamente sobre o conceito de mapa e a sua relação interdisciplinar com as noções de representação, em constante mutação, que definem a prática da arte visual contemporânea.
A Marco Pires interessa a analogia entre representações cartográficas e pintura, assim como a identificação do erro e da ficção, na representação e interpretação da paisagem, como são definidos por Mark Monmonier no livro “How to lie with maps”, e que preconiza a impossibilidade de chegar á realidade em si. É a partir desta impossibilidade que se torna exequível o processo de mediação artística de Marco Pires.
As suas obras nascem de uma actividade processual de distanciamento que obedece a várias etapas; investigação; selecção de imagens impressas ou digitais cartográficas, nomeadamente cidades com tramas complexas e de natureza ortogonal, levantamentos de terreno natural ou ordenamento de território, em seguida e através da sua intervenção por meios que envolvem a fotografia, a projecção, a elaboração de máscaras e modelos tridimensionais, as imagens sofrem um deslocamento, refutação e descontextualização formal das convenções da disciplina (ex: de escala ou perspectiva). O deslocamento é depois acentuado e efectivado sobre novos suportes como o vidro, o alumínio, o papel, a tela ou impressões fotográficas.
É no momento de intervenção final que os factores de erro e falsidade são mimetizados e adquirem uma conotação de critica para com os sistemas de representação da realidade. O imprevisto na sua actuação reflecte-se e decide a estrutura das obras. É através da acumulação de tinta de densidades e tonalidades variáveis, do rebatimento de planos, da justaposição de estruturas, da incerteza das formas, que a política da imagem se afasta da representação objectiva e deixa de ser paisagem ou apenas abstracção para se tornar num local estratégico de concepção e produção artística. Dilatam-se desta forma as possibilidades de interpretação e tradução de um espaço e do visível.
Na leitura das suas obras denota-se um jogo complexo da relação entre as várias tradições artísticas de representação, a crítica de arte e a utilização do terreno ou desenvolvimento urbano do ponto de vista político-económico.
Os seus trabalhos não só referenciam premissas acerca do espaço físico mas reflectem também princípios de um espaço social (espaço social enquanto espaço de produção de cultura, civilização e constituição do meio ambiente). Conceptualmente e tendo em conta o processo formal de reflexão e descontextualização que sofrem as imagens, é visível uma dimensão de critica politica e social nas suas obras, presente em disciplinas degenerativas da Geografia, nomeadamente a Geopolítica ou a Psicogeografia.
A psicogeografia define-se como o estudo das leis precisas e dos efeitos específicos do ambiente geográfico, organizado conscientemente ou não, sobre as emoções e comportamentos dos indivíduos. É relevante introduzir o conceito de “dérive” enunciado por Guy Debord; numa “dérive" uma ou mais pessoas, durante um certo período de tempo, esquecem os motivos habituais para o movimento ou acção, as suas relações, o seu trabalho, as suas actividades de lazer e deixam-se motivar pelas atracções do terreno e encontros inesperados. A premissa fundamental da deriva é a de que os indivíduos devem explorar o ambiente urbano que os rodeia sem preconceitos impostos e de forma criativa afim de compreender mais conscientemente o espaço que habitam e consequentemente a sua existência. Não se recomenda o auxilio de um mapa na deriva por Displacement Maps"
. No sábado, 29 de Setembro, às 16 horas, é também inaugurada no Porto, na Sala Poste-Ite (Edifício Artes em Partes/Rua Miguel Bombarda, 457) , também artisticamente dirigida pela Galeria Pedro Oliveira, uma extensão daquela exposição de Marco Pires, intitulada Rebatimento, que ali continuará exposta até 10 de Novembro. O teor artístico dessa outra exposição de Marco Pires é explicado do seguinte modo pela Galeria Pedro Oliveira: "Na Sala Poste-Ite é apresentado Rebatimento #2, que representa uma extensão da exposição simultânea Displacement Maps na Galeria Pedro Oliveira. Esta peça constrói uma síntese do que são os princípios fundadores dos agentes da relação do espaço e da sua representação. O conceito de rebatimento deriva do chamado sistema de dupla projecção ortogonal, invenção de Gaspard Monge no fim do séc. XVIII, que revolucionaria o pensamento moderno de representação do espaço e de objectos na sua relação tridimensional. Em suma, a projecção perpendicular dos objectos no espaço sobre dois planos ortogonais permite o registo das suas coordenadas, após o que a rotação de um plano sobre o outro, tendo como eixo a linha onde estes se cruzam, permite a transcrição bidimensional de um cenário espacial tridimensional. Analogamente e por aproximação ao conceito de Monge, a peça exibida é construída por 9 planos ortogonalmente dispostos e desenhando um ângulo agudo comum com o plano da parede, simulando um movimento de charneira entre si".
Ora aí está então mais uma coisa interessante para fazer no Porto: fruir estas duas exposições de Marco Pires!

SEMINÁRIO TERRITÓRIOS CRIATIVOS E ESPAÇOS CONSTRUÍDOS REALIZA-SE AMANHÃ, EM ÓBIDOS

Realiza-se amanhã, quarta-feira, 26 de Setembro, no Auditório Municipal da Casa da Música/Centro de Design de Interiores Maria José Salavisa, em Óbidos, o seminário Territórios Criativos e Espaços Construídos. O evento é de participação gratuita, iniciando-se às 9 e 30 e anunciando comunicações dos arquitectos Manuel José Fernandes, Inês Vilhena da Cunha e Manuel Alves Mateus, bem como dos designers Bruno Costa e Rafael Marques. No final dessas intervenções essa parte do seminário será concluída pelo Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Telmo Faria, seguindo-se-lhe um debate conclusivo que só poderá ser mesmo mutitíssimo interessante!

KARTÓDROMO INTERNACIONAL DE PALMELA COMEMORA 10º ANIVERSÁRIO

O Kartódromo Internacional de Palçmela comemora o seu 10º aniversário no próximo fim-de-semana, com um programa de actividades cuja principal atracção será uma Prova Nocturna de Resistência com a duração de 10 horas. Mas é claro que existem outros pontos de interesse nesse programa comemorativo. A saber:
Sábado, 29 de Setembro:
• Concentração Clube Mini Portugal – 10 Anos de Existência• Experience Race na Pista do KIP• Corrida dos Campeões KIP (Pódio e Entrega de Prémios)• Taça de Portugal de Perícias (Jantar com Entrega de Prémios)• Convívio Resistência Nocturna de 10 Horas• Pista de Todo-o-Terreno• Pista de Radiomodelismo• Mini-Pista de Karting• Simuladores de Fórmula 1• Visitas Guiadas ao Museu do Vinho• Fogos de Artifício e Largada de Balões
Domingo, 30 de Setembro:
• Final do Convívio Resistência Nocturna de 10 Horas• Pódio e Entrega de Prémios• Concentração Nacional Ferrari (as mais belas máquinas)• Experience Race na Pista do KIP• Corrida da Comunicação Social (Pódio e Entrega de Prémios)• Pista de Todo-o-Terreno• Pista de Radiomodelismo• Mini-Pista de Karting• Simuladores de Fórmula 1• Visitas Guiadas ao Museu do VinhoSábado, 29 de Setembro:
• Concentração Clube Mini Portugal – 10 Anos de Existência• Experience Race na Pista do KIP• Corrida dos Campeões KIP (Pódio e Entrega de Prémios)• Taça de Portugal de Perícias (Jantar com Entrega de Prémios)• Convívio Resistência Nocturna de 10 Horas• Pista de Todo-o-Terreno• Pista de Radiomodelismo• Mini-Pista de Karting• Simuladores de Fórmula 1• Visitas Guiadas ao Museu do Vinho• Fogos de Artifício e Largada de Balões
Domingo, 30 de Setembro:
• Final do Convívio Resistência Nocturna de 10 Horas• Pódio e Entrega de Prémios• Concentração Nacional Ferrari (as mais belas máquinas)• Experience Race na Pista do KIP• Corrida da Comunicação Social (Pódio e Entrega de Prémios)• Pista de Todo-o-Terreno• Pista de Radiomodelismo• Mini-Pista de Karting• Simuladores de Fórmula 1• Visitas Guiadas ao Museu do Vinho.
É de ir e sempre a abrir!

Monday, September 24, 2007

DEOLINDA CANTA NA MUSICBOX EM 29 DE SETEMBRO

“... o seu nome é Deolinda e tem idade suficiente para saber que a vida não é tão fácil como parece, solteira de amores, casada com desamores, natural de Lisboa, habita um rés-do-chão algures nos subúrbios da capital. Compõe as suas canções a olhar por entre as cortinas da janela, inspirada pelos discos de grafonola da avó e pela vida dos vizinhos. Vive com 2 gatos e um peixinho vermelho...”. Deolinda é um projecto lisboeta de música original popular portuguesa, inspirado pelo fado e as suas origens tradicionais. Formado em 2006 por 4 jovens músicos com experiências musicais diversas (jazz, música clássica, música étnica e tradicional), procuram, através do cruzamento das diferentes linguagens e pesquisa musical, recriar uma sonoridade de cariz popular que sirva de base às composições originais do grupo. Encarnam a Deolinda: Ana Bacalhau, na voz; José Pedro Leitão, no contrabaixo; Luís José Martins, na guitarra clássica e Pedro da Silva Martins, na guitarra clássica. Quanto à Musicbox, todos já sabemos que fica em Lisboa, no Cais do Sodré, na Rua Nova do Carvalho. Viva a Deolinda!

IRMÃOS CATITA EMBALAM FESTA DA UVA NO CABARET MAXIME

De cheiro, Porto, Moscatel, Verdelho, Carcavelos, Malvasia, Alvarinho, Espumante, Água-pé, Traçado, Abafado, Tinto, Branco, Verde, Palheto, A martelo, Vinagre, etc. «Em um homem gostando de vinho, não há vinho que seja azedo!». É verdade! Setembro é o mês da uva e das vindimas! Por isso, a grande confraria vínico-musical Os Irmãos Catita, decidiu comemorar a anual efeméride com uma noitada musical. Aconselhamos a regar a noite com o precioso néctar de Baco - que neste dia estará a uma preço mais catita do que é habitual - e petisque umas belas uvitas que a gerência tão gentilmente oferece! A orgia – que se quer das antigas – está marcada para a arena do Cabaret Maxime, na vínica noite de sábado, 29 de Setembro, com abertura de portas marcada com a magia da meia-noite. Viva a uva! Venha pisar uvas connosco e ouvir as Bacoradas mais delirantes da confraria! Junte-se à nossa cooperativa da farra e da uva, e divirta-se a valer com a nossa orquestra-de-copos! Traga as suas próprias uvas! Traje com parra e ganhe uma garrafa! Venha destilar o néctar dos néctares na companhia dos amigos! Atreva-se a comparecer mascarado de Adão! Traga a sua embalagem de Ortophaltan! Com Ortophaltan, uvas belas, pingas purfeitas! O míldio leva um arraial de trolha que nem se auguenta! Já se sabe que com os Irmãos Catita a festa nunca pára! Só se for para beber um copito....

RODA DE CHORO DE LISBOA VAI ANDAR À SOLTA NO CABARET MAXIME

Sexta-feira, 28 de Setembro, o som inconfundível do Choro vai andar à solta em Lisboa, na Praça da Alegria, contagiando os felizardos que primeiro alcançarem a pista do Cabaret Maxime! É a Roda de Choro de Lisboa que está a chegar! Uma noite especial, que encerra as comemorações do 440ª aniversário da Junta de Freguesia de São José e convida toda a gente para um pézinho de dança brejeiro. Músicas como ”Carioquinha”, “Assanhado” ou “André de Sapato Novo” fazem parte da bagagem obrigatória de qualquer roda. Mas neste caso, aprimoradas pelas mãos destes autênticos virtuosos, tornam-se em ainda mais irresistíveis apelos à dança! Se a música condiz com os bailes do Rio do início do séc XX, a indumentária da orquestra também é a rigor, “do sapato preto ao panamá branco”, como nas fotos monocromáticas da época. Mas atenção que o som não é a preto-e-branco! A Roda de Choro de Lisboa é exímia a colorir as imortais composições de Pixinguinha, Jacob do Bandolim ou Waldyr Azevedo com as mais garridas pinceladas, que tornam este quadro musical num caleidoscópio multicolor em que o scottish, a polca e a valsa se misturam com o ritmo nativo dos caboclos num coquetel explosivo e alegre que promete dança pela noite fora! E então com uma branquinha fresca a acompanhar, vai ser de chorar por mais! Os músicos da Roda de Choro de Lisboa são: Félix Júnior, cavaquinho; Múcio Sá, bandolim e violão de 6; Pedro Godinho, Violão de 6 e bandolim; Nuno Gamboa, violão de 7; Janeca, contrabaixo e Alexandre Barriga, pandeiro e tamborim. Já se sabe que as portas do Maxime abrem às 22 horas e que a festa dura sempre até às tantas!

Sunday, September 23, 2007

BLOGUE DO PORTUGAL PROFUNDO PUBLICA HOJE UMA PERTINENTE POSTAGEM SOBRE O FUTURO DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

O blogue Do Portugal Profundo (http://www.doportugalprofundo.blogspot.com), fundado e dirigido pelo alcobacense António Balbino Caldeira, continua a ser um dos blogues nacionais de leitura obrigatória, todos os dias! Embora aquele meu amigo e conterrâneo nem sempre aborde questões relacionadas com a nossa cidade natal e o nosso concelho, a verdade é que quando o faz, o faz com uma pertinência e uma acutilância impossíveis de contornar. Isso volta a suceder hoje, com a publicação da postagem O Mosteiro de Alcobaça: Hotel de Luxo ou Retorno à Missão?, em que não deixa também de republicar a recente e não menos pertinente e acutilante Carta Aberta a Gonçalves Sapinho Sobre o Mosteiro de Alcobaça, recentemente publicada no quinzenário O Alcoa. É de ler e comentar!

MAR DA PALAVRA LANÇA APRENDER A CRESCER-MANUAL DE FORMAÇÃO CÍVICA, EM LEIRIA

Vai ser amanhã, segunda-feira, 24 de Setembro, lançado em Leiria, no Auditório 2 da Escola Superior de Educação, pelas 10 horas, o livro "Aprender a crescer – Manual de Formação Cívica" (incluindo jogo pedagógico), da autoria de Ana Isabel Garrido e da ilustradora Inês Massano Cardoso, obra literária que dá início à colecção "Ensino e Formação", sob a chancela da Mar da Palavra–Edições. A cerimónia será presidida pelo actual Ministro da Administração Interna, Rui Pereira.