Saturday, November 22, 2008

2000ª POSTAGEM DO NAS FALDAS DA SERRA

É verdade. Atingimos hoje mesmo as 2000 postagens. E fazemo-lo oferecendo uma raridade aos nossos visitantes e amigos. Trata-se de uma gravação, em play back, de um vídeo daquela que será a melhor banda pop portuguesa de todos os tempos, interpretando um dos melhores temas de sempre da pop nacional. São os Pop Dell' Arte, interpretando Querelle, com a curiosidade de a apresentação deste vídeo ter então servido para tapar um buraco na programação da RTP. No Domingo Desportivo. Imaginemos bem a mona da malta da bola a ouvir uma coisa destas enquanto esperava pelo regresso dos seus chutos e dos seus pontapés...
Diz-se que Deus dá nozes a quem não tem dentes. Terá sido este mais uma vez o caso...

CONGRESSO INTERNACIONAL FERNANDO PESSOA, EM LISBOA

Encerrando as Comemorações dos 120 anos do autor do «Livro do Desassossego», A Casa Fernando Pessoa realiza, no Auditório do Turismo de Lisboa, situado na Rua do Arsenal Nº 15, de 25 a 28 de Novembro, o I Congresso Internacional Fernando Pessoa. A singularidade deste Congresso é a de criar um diálogo entre os especialistas da obra de Pessoa e os criadores que nela se inspiram – poetas, pintores, cineastas. O Professor Eduardo Lourenço proferirá a conferência inaugural, às 10h30 de dia 25 de Novembro. Os segredos revelados pelas anotações marginais de Pessoa à sua própria biblioteca, os pontos de contacto entre a obra de Pessoa e a de outros génios da literatura (como o Padre António Vieira, Shakespeare, Joyce ou Yeats), as relações entre Pessoa e a psicanálise ou as suas ligações à astrologia serão outros temas abordados neste Congresso. Entre os muitos congressistas portugueses e estrangeiros que se deslocam para este encontro, destacam-se as presenças de Antonio Cicero, Antonio Saéz Delgado, Anna Klobucka, Arnaldo Saraiva, Eucanaã Ferraz, Fernando Cabral Martins, Fernando J.B. Martinho, Fernando Pinto do Amaral, Gastão Cruz, Ivo Castro, Jerónimo Pizarro, João Botelho, José Blanco, José Gil, Júlio Pomar, Ken Krabbennhoft, Leyla Perrone-Moisés, Manuela Nogueira, Maria Lúcia Dal Farra, Nuno Júdice, Paulo Cardoso, Patrick Quillier, Richard Zenith, Robert Bréchon e Teresa Rita Lopes.
Data: 25 a 28 de Novembro de 2008
Local: ATL-Associação de Turismo de Lisboa, Rua do Arsenal, nº15
Interesse: Muito!

Friday, November 21, 2008

LOTO ACTUAM EM LISBOA, NO MUSIC BOX, E LANÇAM CD COM MÚSICA PARA CRIANÇAS (GRANDES E PEQUENAS!)

Two For The Road Tour
Chega ao fim uma aventura musical (e não só) que percorreu 11 cidades portuguesas acabando agora numa última grande celebração em Lisboa, no Musicbox!
Loto + Hipnotica, um encontro improvável mas a certeza de dois grandes concertos de um agora, maior, grupo de amigos!
22 de Novembro, 00h
MUSICBOX, Cais do Sodré, Lisboa.
A entrada é de 8E com direito a uma bebida!
Ao contrário
http://www.youtube.com/Aocontrariohistorias
Há alguns meses foi proposto aos Loto um dos maiores desafios que tiveram enquanto banda... A proposta era criar uma maneira diferente de cantar histórias! 12 histórias cantadas onde tudo se passa ao contrário. A princesa salva o príncipe! O pirata não tem espada! O elefante é elegante! O burro é inteligente! O super-herói não tem ninguém para salvar! Eles deram a volta à sua imaginação e com os Queijinhos Frescos, o Dartacão, os Marretas, Tom Sawyer e o seu Commodore 64 ou o seu Spectrum ZX na memória tentaram fazer canções divertidas. O resultado já está nas bancas da FNAC e promete animar a pequenada. É de ver! É de ouvir!

ADESÃO DE ALCOBAÇA À CIMO SERÁ O TEMA DA 11ª EMISSÃO DE UM OLHAR SOBRE A SEMANA, NA RÁDIO CISTER DE ALCOBAÇA, JÁ NESTE DOMINGO

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz) apresenta no próximo domingo, 23 de Novembro, a décima primeira emissão do seu programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que continua a ser apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas. Esse espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues. O tema em debate na décima primeira emissão do programa Um Olhar Sobre a Semana será o seguinte:
-Adesão de Alcobaça à CIMO (Comunidade Intermunicipal do Oeste) foi decidida em menos de uma hora, na sua Assembleia Municipal mais rápida de sempre. Essa questão é importante para o futuro do nosso concelho e da sua região ou trata-se apenas de mais um conserto político cujos efeitos não andarão muito longe dos da aparentemente defunta Comunidade Urbana do Oeste?-
A qualidade e o interesse das suas dez emissões anteriores tem potencializado o programa a nível local e regional, para o que muito tem contribuido a pertinência e o apurado sentido crítico dos seus três comentadores residentes, num programa em que a razão e a paixão continuam sempre de mãos dadas... É de ouvir!

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA COMEMORA 7º ANIVERSÁRIO

A Biblioteca Municipal de Alcobaça comemora o seu 7º aniversário no próximo domingo, 23 de Novembro. A festa será de portas abertas ao público, a partir das 14 horas, prolongando-se até às 18. Às 15 horas haverá Contos Para Gente Pequena... Histórias de Encantar ...Parabéns à Biblioteca!, de um lado, e A Minha Mãe Cheira a Tinta... À Conversa com Mafalda Milhões, do outro lado. A festa promete atingir o climax às 16 e 30, com um Cantamos os Parabéns à Biblioteca. Aqui ficam os votos de parabéns deste blogue à Biblioteca Municipal de Alcobaça, infra-estrutura de que a nossa cidade muito se pode orgulhar, graças ao eficiente, atenciosos e indispensável trabalho ali prestado todos os dias ao grande público. Muitos parabéns!

Thursday, November 20, 2008

HOTPINKABUSE FAZEM PRÉ-APRESENTAÇÕES DO SEU DISCO DE ESTREIA, NOWADAYS

Os HotPinkAbuse, vão ter disco em Janeiro. Entretanto vão fazer pré-apresentações na Vila das Aves, no Centro Cultural, amanhã, sexta-feira, 21 de Novembro, num concerto de celebração dos 30 anos da Assossiação Avense. O espectáculo terá uma entrada de 3€ e tem o seu inicio ás 22h00. Para fechar a noite estarão os U-Clic. No dia 5 de Dezembro, na Tertúlia Castelense, na Maia, mais umas das pré-apresentações do disco Nowadays, a editar em Janeiro. Os eventuais interessados terão assim a oportunidade de antecipadamente comprar o Cd de estreia dos Hot Pink Abuse.
Os Hot Pink Abuse são formados por três elementos: Vítor J.Moreira, Geraldo Eanes e Miss Tish. Cúmplices de outras formações anteriores, nos círculos da música rock e experimental/contemporânea como compositores e performers em diversos projectos, com especial destaque para os Haus en Factor – Vítor e Geraldo conheceram a vocalista no espaço cibernáutico em 2007, por intermédio de amigos comuns. Com as músicas já compostas, um novo processo começava. A presença feminina nesta composição veio reforçar a sensualidade e a energia que a obra destes dois músicos suspirava. As letras foram escritas numa tarde de Julho, na praia, e poucos dias depois, começavam os ensaios e posterior gravação dos temas. Há um ano juntos, e com influências eclécticas enquanto músicos, ouvintes e amantes da música, os Hot Pink Abuse exploram o universo de uma pop electrónica cheia de glamour e sussurros, ora tímida, ora agitada. Em Setembro de 2008, estreiam-se ao vivo no Festival ST Culterra, em Santo Tirso, para apresentar o seu debut álbum «Nowadays». Desse concerto resulta o contacto com a Editora Banzé, que acabaria por ser responsável pela edição do disco. O álbum é composto por 10 músicas. Foi gravado entre 07/08 por Vítor J.Moreira, Geraldo Eanes e Carlos Lima, misturado por Vítor J.Moreira e Carlos Lima, produzido por Vítor J.Moreira e Geraldo Eanes com a co-produção de Carlos Lima. A masterização foi realizada por Carlos Lima. Este álbum conta ainda com a participação, como músico convidado, do guitarrista Bruno Fer em três músicas. O primeiro single deste álbum é a canção “No one blames you”
http://www.myspace.com/hotpinkabuse
É de ir, ouvir e comprar!

SEMINÁRIO PERSPECTIVAS SOBRE A INTEGRAÇÃO DAS MULHERES IMIGRANTES EM PORTUGAL, EM LISBOA

SEMINÁRIO
Perspectivas Sobre a Integração das Mulheres Imigrantes em Portugal
22 de Novembro
Rua Luciano Cordeiro, nº 24 – 6ºA Lisboa
O seminário Perspectivas Sobre a Integração das Mulheres Imigrantes em Portugal decorrerá no dia 22 de Novembro, na sede do Graal em Lisboa. Este encontro pretende constituir-se como espaço de reflexão e debate entre diferentes actores/as chave envolvidos/as com as questões género e imigração. É nossa expectativa que neste Seminário se analisem percursos, barreiras e acções urgentes a empreender e se elaborem recomendações para as políticas nacionais e europeias relativas à integração das mulheres imigrantes. Os resultados deste encontro serão divulgados em Portugal e também junto do Lobby Europeu de Mulheres (LEM), a maior plataforma de organizações de mulheres da Europa, que promove, paralelamente, esta iniciativa
em 15 países da União Europeia. Para facilitar a participação de quem têm crianças dos 3 aos 10 anos, simultaneamente ao Seminário será assegurado um programa específico para elas.
PROGRAMA
16H00 - Acolhimento dos/das participantes, café de boas vindas e introdução ao Seminário
16H30 - Armadilhas e Subtilezas da Integração:
Fátima Quintal de Freitas – investigadora em Psicologia Social e Comunitária – Instituto
Superior de Psicologia Aplicada, Universidade do Porto e Universidade Federal do Paraná
17H15 - 4 Olhares sobre a Integração das Mulheres Imigrantes em Portugal
Galina Leonova (Representante no COCAI* da Comunidade Ucraniana)**
Heliana Bibas (Representante no COCAI* da Comunidade Brasileira)
Raisa Manchidonchi (Representante no COCAI* da Comunidade Moldava)
Sandra Barros (Representante da Comunidade Cabo-verdiana)
* Conselho Consultivo para os Assuntos da Imigração
** sujeito a confirmação
18H30 - Contar histórias
Claudia Fonseca
18H45 - Debate
19H40 - Síntese e conclusões do encontro
Isabel Allegro de Magalhães - Professora Catedrática de Literatura Comparada na
Universidade Nova de Lisboa e Ensaísta.
20H00 - Jantar
O Graal aceita inscrições até ao dia de 20 de Novembro para o e-mail:
vanessarcviana@gmail.com ou para o telefone 213546831
O assunto é tão interessante que está sempre na ordem do dia: é de ir!

TERTÚLIA CAFÉ PORTUGAL VOLTA A FAZER DAS SUAS NO PRÓXIMO SÁBADO, EM ALCOBAÇA

A Tertúlia Café Portugal volta ao activo no próximo sábado, 22 de Novembro, pelas 17 horas, no Café Portugal, em Alcobaça, organizando uma tertúlia intitulada A Qualidade de Vida e o Desenvolvimento no Concelho de Alcobaça: Uma Análise Comparativa. Será orador Pires Manso, professor catedrático da Universidade da Beira Interior. A palestra desse académico terá por base um estudo por ele realizado e amplamente divulgado na imprensa nacional e regional: Os Municípios e a Qualidade de Vida em Portugal: Proposta Metodológica com Vista à Sua Mensuração e Ordenação. Alcobaça será mostrada segundo os critérios seguidos no estudo e comparada com as cidades e concelhos vizinhos: Nazaré, Caldas, Porto de Mós, Batalha, Leiria, Marinha Grande. Os resultados já são conhecidos, sabendo-se até que Alcobaça não ficou muito bem classificada naquele contexto. Será todavia interessante analisar a questão a fundo e saber se a partir daí se poderão encontrar soluções para melhorar a situação... É de ir!

CORVOS E VERDES ANOS AO VIVO, EM LONDRES

O quarteto de cordas Corvos e o grupo de fado de Coimbra Verdes Anos vão estrear-se conjuntamente em Londres, no próximo sábado, 22 de Novembro, actuando no Astoria 2 (165 Charing Cross Road, London WC2 0EN). A organização do evento estará a cargo da Red Orange, formada por Miguel Santos após a sua saída da delegação londrina da Fundação Gulbenkian. Será certamente uma excelente maneira de a nova música portuguesa voltar a marcar uma brilhante presença numa das cidades mais emblemáticas e enleantes deste mundo. É de ir!

SUBWOFER, DE SÓNIA BAPTISTA, NO PORTO, NO TEATRO HELENA SÁ E COSTA

TEATRO HELENA SÁ E COSTA
Rua da Alegria, 503 (entrada - R. da Escola Normal, 39) Porto
22 de Novembro às 21h30
-Subwoofer-
-Sónia Baptista-
Entrada: 10€- preço normal; 7,50€ - grupos com 10 ou mais elementos; 5€ - estudantes/maiores de 65 anos
Texto, concepção e performance: Sónia Baptista
Vitima: Rogério Nuno Costa
Vídeo: Rui Ribeiro
Música: Sónia Baptista
Banda sonora: Alex Alves Tolkmitt
Desenho de luz: Pedro Machado
Subwoofer é uma fábula de um desamor amoroso de desajeitada aparência Subwoofer é uma história “subgrave” de uma gravidade profundamente grave …
Neste espectáculo complexo e cheio de humor vivo e rico em relações entre vídeo e palco, Sónia Baptista usa de uma forma extraordinária a voz, imagem e som criando um bizarro personagem ao mesmo tempo sólido e enigmático, fatal e feminino.
É de ir!

Wednesday, November 19, 2008

DJ'S REINAM EM ALCOBAÇA, NO CLINIC, NO PRÓXIMO FIM-DE-SEMANA

Clinic - Alcobaça
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Sexta 21 de Novembro de 2008 ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
KITTEN CLUB CLINIC [dj set]
PLUS
TRASH SELECTOR [dj set]
Kitten é a nova contratação da familia Clinic. Não quer dizer que quer ele quer os seus X-Wife não o fossem já... De dois em dois meses Kitten assume uma residência no Clinic. O Kitten Club Clinic não tem obrigações de estilo, dress code ou qualquer outro requisito estilístico, apenas o gosto por dançar.
MySpace Kitten
http://www.myspace.com/cherrybombclub
MySpace Trash Selectorhttp://www.myspace.com/trashselector
Sexta-feira // 21 de Novembro de 2008 // 01h00
Kitten Club Clinic plus Trash Selector // DJ Sets
Entrada: 5 euros com consumo
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Sábado 22 de Novembro de 2008 ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
NUNO GONÇALVES [dj set]
PLUS
TWO FINGERS [dj set]
MySpace Nuno Gonçalves
http://www.myspace.com/nunogift
MySpace Two Fingershttp://www.myspace.com/twofingerz
Sábado // 22 de Novembro de 2008 // 01h00
Nuno Gonçalves plus Two Fingers / DJ Sets
Entrada 5 euros
E em 6 de Dezembro já se sabe: Del Marquis ao vivo no Clinic! Uauuuuu!!!

DOC LISBOA VOLTA A PASSAR POR ALCOBAÇA, E BEM!

Serão 10 sessões, 8 filmes e 6 obras premiadas! Durante 4 dias, de 21 a 24 de Novembro, o Doc Lisboa, o mais importante Festival de Cinema Documental no país, estará de volta ao Cine-Teatro de Alcobaça. Pelo terceiro ano consecutivo, esta é a oportunidade única de observar o
melhor do documentário nacional e internacional. Em Outubro, o mundo inteiro coube em Lisboa. Em Novembro, o mundo inteiro passa por Alcobaça.
-O Festival-
«Doclisboa has established itself as one of the world’s
leading documentary film festivals»
James Norton – Vertigo
«The selection at doclisboa shows that there is a
festival that selects films for their artistic value»
Ulla Jacobsen – Dox
O doclisboa é o único festival de cinema em Portugal exclusivamente dedicado ao documentário. Em 2007, na sua quinta edição, o doclisboa apostou na capitalização do renovado interesse dos espectadores portugueses pelo documentário e conseguiu trazer às salas da Culturgest, do Cinema Londres e do Cinema São Jorge, um público muito numeroso e entusiasta. O documentário “foi assunto” e criou-se uma nova consciência da sua enorme riqueza, diversidade e potencialidades. O doclisboa apostou também na descoberta de novos territórios, na grande diversidade, e na vitalidade do cinema do real.
Em 2008 o festival teve como principais objectivos:
Mostrar ao público português filmes importantes e multi-premiados internacionalmente que ainda não chegaram às salas de Lisboa;
Permitir uma reflexão mais aprofundada sobre temas contemporâneos e de
actualidade;
Dar a conhecer de forma mais sistemática a cinematografia de outros países;
Organizar debates que mobilizem o público em torno de filmes importantes e de
temas transversais, presentes em várias obras.
-Programação-
Sexta-feira 21 de Novembro
>14H 30
Alone in Four Walls
de Alexandra Westmeier
85´ Alemanha 2007
Prémio doclisboa IPJ para melhor longa-metragem da Competição
Internacional
Uma viagem ao interior de um reformatório juvenil na Rússia onde estão presos jovens com menos de 15 anos condenados por vários tipos de delito: dos mais pequenos roubos aos mais graves homicídios. A maioria provém de famílias carenciadas e problemáticas, marcados por um clima de abusos físicos ou ausência parental e alcoolismo. Alone in Four Walls ouve atentamente o que as crianças têm a dizer, mas também procura retratar o meio de onde vêm.
>21H 30
Nacional 206
de Catarina Alves Costa
53’ Portugal 2008
Prémio AVID para melhor montagem
Fábrica de têxteis. Estrada Nacional 206, entre Guimarães e Famalicão, no Vale do Ave. À procura de testemunhos sobre os percursos escolares, encontramos o quotidiano e a rotina de uma fábrica que nunca pára, dia e noite, e dos que nela trabalham. O filme mostra uma empresa com oitenta anos, ainda nas mãos da terceira geração de familiares do Sr. Oliveira, o fundador. Com 1200 trabalhadores, exporta 80% da sua produção para a Alemanha, os EUA e o Japão produzindo tecido de grande qualidade para marcas como Armani e Hugo Boss. Dentro dos seus
corredores e maquinaria, seguimos o quotidiano e rotina dos trabalhadores que nos falam da escola, e do seu percurso profissional e pessoal.
Sábado 22 de Novembro
>15 H
Queria Ser
de Sílvia Firmino
75´ Portugal 2008
Prémio Sony para melhor primeira obra portuguesa
Uma escola primária em risco de fechar no interior de Portugal. Dez alunos, do primeiro ao quarto ano lectivo, numa mesma sala. Um filme que vai à procura de um programa de reforço à leitura e encontra a força, as ambições e os medos destas crianças.
>18H
Alone in Four Walls
de Alexandra Westmeier
85´ Alemanha 2007
Prémio doclisboa IPJ para melhor longa-metragem da Competição Internacional
Uma viagem ao interior de um reformatório juvenil na Rússia onde estão presos jovens com menos de 15 anos condenados por vários tipos de delito: dos mais pequenos roubos aos mais graves homicídios. A maioria provém de famílias carenciadas e problemáticas, marcados por um clima de abusos físicos ou ausência parental e alcoolismo. Alone in Four Walls ouve atentamente o que as crianças têm a dizer, mas também procura retratar o meio de onde vêm.
>21 H 30
0=6 Homeoestética
de Bruno de Almeida
60´ Portugal 2008
Menção Especial
Documentário sobre o movimento Homeostética, que surgiu em Lisboa nos anos 80 e foi constituído pelos artistas Fernando Brito, Ivo, Pedro Portugal, Pedro Proença, Manuel João Vieira e Xana. Utilizando o humor como estratégia de demarcação crítica, a Homeostética manteve sempre uma posição marginal de fortes influências Dadaístas e desenvolveu uma intensa produção que resultou em exposições, textos, manifestos, filmes, concertos e outras performances colectivas. Discretos nas suas realizações e desprezando olimpicamente a sua própria glorificação, os homeostéticos perderam em visibilidade externa o que vieram a ganhar em modo de existência. Para eles o sentido da vida encontrava-se na criação artística e a criação artística, por sua vez, permitia-lhes inventar novas possibilidades de vida.
Domingo 23 de Novembro
>15H
Nacional 206
de Catarina Alves Costa
53’ Portugal 2008
Prémio AVID para melhor montagem
Fábrica de têxteis. Estrada Nacional 206, entre Guimarães e Famalicão, no Vale do Ave. À procura de testemunhos sobre os percursos escolares, encontramos o quotidiano e a rotina de uma fábrica que nunca pára, dia e noite, e dos que nela trabalham. O filme mostra uma empresa com oitenta anos, ainda nas mãos da terceira geração de familiares do Sr. Oliveira, o fundador. Com 1200 trabalhadores, exporta 80% da sua produção para a Alemanha, os EUA e o Japão produzindo tecido de grande qualidade para marcas como Armani e Hugo Boss. Dentro dos seus
corredores e maquinaria, seguimos o quotidiano e rotina dos trabalhadores que nos falam da escola, e do seu percurso profissional e pessoal.
>18 H
Queria Ser
de Sílvia Firmino
75´ Portugal 2008
Prémio Sony para melhor primeira obra portuguesa
Uma escola primária em risco de fechar no interior de Portugal. Dez alunos, do
primeiro ao quarto ano lectivo, numa mesma sala. Um filme que vai à procura de um
programa de reforço à leitura e encontra a força, as ambições e os medos destas
crianças.
>21 H 30
Ruas da Amargura
de Rui Simões
111´ Portugal 2008
As Ruas da Amargura são povoadas de homens e de mulheres, de todas as idades, com carências afectivas, financeiras, problemas mentais, alcoolismo, tóxicodependência, ou simplesmente pessoas que chegaram a Portugal à procura de uma vida um pouco melhor. Do outro lado da Rua há um formigueiro de voluntários, assistentes sociais e técnicos diversos que constroem e mantêm estruturas de apoio, uns pensando em dias melhores, outros institucionalizando a ajuda sem acreditar que o fenómeno possa ter cura. Um trabalho muitas vezes ingrato e com muito pouco sucesso, devido, entre outras razões, à falta de coordenação.
Segunda 24 de Novembro
>14 h 30
Gravura
de Jorge Silva Melo
80´ Portugal 2008
Um documentário sobre a Gravura, a cooperativa de gravadores portugueses fundada em 1956 por um grupo de artistas. Através de quase três dezenas de depoimentos de intervenientes na cooperativa, retrata-se aqui a sua história, e as suas consequências, a sua origem nos movimentos de oposição à ditadura numa improvisada garagem de Algés. E sobretudo, a necessidade que os artistas sentiram de aprender em conjunto, de se organizar, aprender e ensinar ao mesmo tempo. Um momento único de camaradagem, aprendizagem, intercâmbio, um momento político na História das Formas.
>21 H 30
Bab Sebta
de Pedro Pinho e Frederico Lobo
110´ Portugal 2008
Grande Prémio Tobis para o melhor documentário português de longa-metragem Bab Sebta significa em árabe a porta de Ceuta e é o nome da passagem na fronteira entre Marrocos e Ceuta. É o local para onde convergem aqueles que, vindos de várias partes de Africa, procuram chegar à Europa. O filme Bab Sebta percorre quatro cidades ao encontro dos tempos da espera e das vozes desses viajantes.
O Segredo
de Edgar Feldman
25´ Portugal 2008
Prémio Tobis para o melhor documentário português de curta-metragem
António Dias Lourenço, hoje com 94 anos, comunista, relembra os anos de encarceramento no Forte de Peniche, durante a ditadura fascista em Portugal, focando-se no episódio da sua evasão em 1954. É essa fuga, de uma coragem física notável, que o filme pretende mostrar.
Absolutamente imperdível! De fio a pavio...

PISCINAS DE PATAIAS SÃO INAUGURADAS NO PRÓXIMO DOMINGO

Está marcada para Domingo, 23 de Novembro, pelas 12h00, a inauguração das Piscinas Municipais de Pataias. A cerimónia contará com a presença de José Gonçalves Sapinho, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça e Pedro Queiroz Pereira, Presidente do Conselho de Administração da SECIL. O Projecto resulta de um protocolo assinado entre o Município e a Empresa SECIL, que concedeu a maior parte dos materiais usados na obra (betão branco, preto e óxido de ferro, painéis Viroc, argamassas, cimentos cola, prefabricados, etc.). Um investimento que ronda os 2.5 milhões de Euro - Autarquia (30%) e SECIL (70%) - que visa dotar a Freguesia de Pataias, assim como as freguesias mais próximas: Cós, Alpedriz, Montes e Martingança - cerca de 12 mil habitantes - de um equipamento desportivo propício a aprendizagem, lazer e recreio na área da natação. A gestão ficará a cargo da Junta de Freguesia de Pataias.
CARACTERÍSTICAS
O edifício implanta-se num lote com a área total de 20 720 m². A área bruta de construção ronda os 2 480 m², distribuídos por uma galeria técnica em cave, piso 0 e piso superior, onde se encontram as bancadas (160 lugares) para o público e o bar. Conjugando a possibilidade de usar um material nobre como é o betão branco, num território praticamente plano e descartado de referências arquitectónicas e urbanas, surgiu a intenção de desenhar um edifício com um carácter de objecto plástico, uma escultura habitável. Contrariando o sentido de massa e peso inerente ao betão, imaginou-se uma "folha branca" que se recortou e se moldou em várias dobras, como se de um trabalho manual se trata-se, e que depois se colocou naturalmente sobre o terreno. A cobertura em madeira trará para além de uma grande beleza e conforto visual ao espaço interior, a eliminação dos indesejados "ecos" característicos nas naves desportivas.
Este foi um equipamento desportivo planeado para ser “amigo do Ambiente” e fará o aproveitamento de energia solar através de painéis solares para o aquecimento da água, que permitirão a redução, substancial, do consumo de gás. A edificação possui paredes em betão aparente, hidrofugado, que vão permitir também, pela sua elevada inércia, reduzir as percas de calor para o exterior.
Os espaços
Com lotação máxima diária de 842 utentes, as Piscinas Municipais são compostas por um átrio de entrada, uma recepção, bar/cafetaria com esplanada, balneários masculinos e femininos, devidamente adaptados aos utentes portadores de deficiência, balneário para crianças acompanhadas pelos pais, um pequeno ginásio e área técnica, sala de apoio para monitores e ainda casas de banho públicas.
Piscina principal:
• 25m x 12.5m;
• Seis pistas;
• Profundidade variável entre 1.40 e 2.00 m
• Indicada para natação pura, aprendizagem e competição,
e pólo aquático.
Piscina pequena:
• 12.5m x 8m;
• Quatro pistas;
• Rampa de acesso para pessoas com mobilidade condicionada;
• Indicada para aprendizagem, natação para bebés, hidroginástica e hidroterapia.
OUTRAS VALÊNCIAS DESPORTIVAS
O lote destinado à implantação deste equipamento é ainda constituído por uma ampla zona verde, essencialmente vocacionada para recreio, desporto e lazer, e dispõe de um parque infantil com vários materiais infantis para crianças dos 3 aos 12 anos.
Pois é. A partir de agora já podemos dizer que Pataias já sabe nadar, yo!

Tuesday, November 18, 2008

PROJECTO DE REQUALIFICAÇÃO DA ZONA ENVOLVENTE DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA (DE GONÇALO BYRNE) DESTACADO EM NOVO LIVRO SOBRE ARQUITECTURA CONTEMPORÂNEA

Todos sabemos que o projecto de requalificação concebido por Gonçalo Byrne para a zona envolvente do Mosteiro de Alcobaça gerou profundas divisões e até alguma confrontação entre os habitantes da cidade e não só... Contudo, o seu reconhecimento nacional e internacional tem-se sucedido, facto que volta agora a verificar-se num novo livro editado pelo Clube do Coleccionador dos Correios. Sob o título Arquitectura Portuguesa contemporânea, Ana Tostões, a sua autora, destaca alguns dos mais notabilizados projectos arquitectónicos elaborados em Portugal durante as últimas décadas. Esse é o caso da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian e do Plano de Recuperação do Chiado, em Lisboa, do Metro do Porto e do Plano da Frente Ribeirinha do Douro, também no Porto, bem como da Recuperação da Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha e do Projecto de Requalificação da Zona Envolvente do Mosteiro de Alcobaça. O livro já está à venda e além do trabalho da autora e da elevada qualidade da produção arquitectónica nele referida, beneficia também da esmerada fotografia de Fernando Guerra e do qualificado design de João Machado. Trata-se de uma produção bibliográfica de prestígio e de mais um trabalho em que Alcobaça surge dignificada. Ora aí está uma bela ideia para prenda de Natal!

PROJECTO NOVAS DANÇAS/NOVOS PÚBLICOS APRESENTA UMA BAILARINA, NO PORTO, NO TEATRO HELENA SÁ E COSTA

Projecto Novas Danças / Novos Públicos
Este Projecto pretende abordar a questão da formação e manutenção de novos públicos para a dança, nomeadamente, a três níveis: espectáculos transversais a todos os públicos, palestras e workshops com professores, monitores, animadores e profissionais da área da dança e por fim, actividades dirigidas ao público escolar infanto-juvenil. Concepção e Produção: Alberto Magno; Assistência de Produção: Elena Castro.
- 19 de Novembro -
às 10h30 e às 15horas
Escolas (7 aos 12 anos com marcação prévia)
-Uma Bailarina-
Aldara Bizarro/Jangada de Pedra
Entrada: 3,50€ por criança - Lotação limitada a 50 pessoas
Concepção e direcção: Aldara Bizarro
Interpretação/co-criação: Ainhoa Vidal (interpretação alternada com Ainhoa Vidal, Yola Pinto e Susana Mendes)
Concepção Musical: Anthony Wheeldon e Jesse Chandler
Concepção plástica: Teresa Caria (manutenção e adaptação final Mathieu Crespin)
Fotografia: António Rebolo e Nuno Neves
Concepção do suporte didáctico: Sara Barriga
Grafismo e ilustração do suporte didáctico: Margarida Botelho e André da Loba
Produção executiva: Tânia Guerreiro
Produção: Jangada de Pedra
Num formato que reúne aspectos inerentes ao espectáculo de dança e aspectos pertencentes à oficina de dança procura proporcionar novas leituras do espectáculo, suscitando a reflexão sobre matérias relacionadas com o corpo, enquanto objecto de saber e de sentir diferente do corpo habitual, dado no contexto escolar. As crianças são convidadas a ver uma dança executada por uma bailarina que nessa aula toma o lugar do professor. Através da pergunta “Qual a parte do corpo que mais gostas?” a bailarina estabelece um diálogo com os alunos em que lhes fala do corpo fazendo a ponte entre a natureza e o pensamento, acabando por fazerem todos (alunos e bailarina) a dança dos músculos.
Promete ser muito bom e muito sedutor!

AURÉLIEN CLARANBAUX VAI DAR BAILE EM LEIRIA, NO ATENEU

O acordeonista e cantor Aurélien Claranbaux é uma das imagens de marca do jazz dançável francês (que existe mesmo, não duvidem!). Aurélien Claranbaux vai estar em digressão por terras de Portugal, liderando um grupo de seus amigos (também músicos, claro está!), actuando no Ateneu de Leiria, na próxima sexta-feira, 21 de Novembro, a partir das 22 horas. A noite promete e se a coisa correr bem promete sair através da Praça Rodrigues Lobo e pôr toda a Leiria a bater o pezinho e dar um passo de dança (cajun e zydeco para isso não irão certamente lá faltar). É de ir!

Monday, November 17, 2008

PRIMEIRÍSSIMA MÃO: DEL MARQUIS, DOS SCISSOR SISTERS, VAI ACTUAR EM ALCOBAÇA, NO CLINIC

É verdade! O guitarrista principal dos Scissor Sisters, Del Marquis, vai actuar em Alcobaça, no Clinic, em 6 de Dezembro deste ano. Fa-lo-á em conjunto com Sean B, numa noite em que um Dj Set dos Loto completará a festa no conhecido bar alcobacense. Recordemos que o mesmíssimo Del Marquis colaborou, com um solo de guitarra, na faixa Golden Boys do último CD dos Loto, Beat Riot, provocando uma inesperada dorzinha de cotovelo a muito boa gente que por aí anda... Mais uma noite enorme num ano em que Alcobaça tem sido grande em termos de espectáculos ao vivo!

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE TURISMO DE LEIRIA E OESTE VAI REALIZAR-SE EM PENICHE

O II Congresso Internacional de Turismo de Leiria e Oeste irá ter lugar nos próximos dias 19 e 20 de Novembro, em Peniche, na Escola Superior de Tecnologia do Mar. Sendo organizada pelo Instituto Politécnico de Leiria, essa iniciativa reunirá 250 congressistas, entre investigadores, técnicos e empresários do sector, docentes e estudantes, e demais interessados pela problemática de A Imagem e a Sustentabilidade dos Destinos Turísticos, centrando o debate nas experiências nacionais e internacionais ligadas às políticas de valorização turística dos territórios, à sua competitividade, sustentabilidade e promoção. Entre os especialistas internacionais que participarão nesse congresso, destacamos a presença de Richard Butler (University Strathclyde, Escócia), Enrique Bigné (Universidad de Valencia, Espanha) e Mário Ascenção (HAAGA-HELIA University, Finlândia), embora afiancemos que o evento será ainda muito mais relevante...

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA PROMOVE CURSO DE SIMULAÇÃO DE DECISÕES EMPRESARIAIS

O Curso de Simulação de Decisões Empresariais, promovido pelo Instituto Politécnico de Leiria
(IPL), irá decorrer nos dias 24, 25 e 26 de Novembro no Campus 5 (Leiria) do Instituto. É
dirigido a estudantes, diplomados do IPL ou de outras instituições de ensino superior nas áreas
de Economia, Gestão ou afins, que detenham conhecimentos mínimos teóricos de Gestão
Empresarial, e tem abertas candidaturas até 20 de Novembro em www.ipleiria.pt.
A iniciativa surge com o intuito de promover competências nos formandos, acentuando a
capacidade de decisão, através de um jogo de simulação empresarial e de análise de casos
reais.
Além de fomentar a vontade de melhoria contínua através da participação activa, aumentando
a autoconfiança do aluno, o curso pretende desenvolver nos participantes a capacidade de
gestão de recursos humanos, financeiros, organizativos e de mercado, através da aplicação
contínua de conhecimentos teóricos, ensinando-os a distinguir na prática as decisões de
carácter estratégico das de carácter táctico, num ambiente de mercado muito competitivo.
Até 20 de Novembro os candidatos poderão inscrever-se gratuitamente, submetendo o
formulário disponível na página web do IPL para gic@ipleiria.pt. Posteriormente, depois de
seleccionados, os participantes (cerca de trinta alunos - seis equipas), irão competir on-line e
em tempo real durante os dias 24, 25 e 26 de Novembro, através de um software de simulação
empresarial. O ambiente será gerador de alguma ansiedade uma vez que se compete para
produzir e vender diferentes produtos em diferentes mercados, em concorrência com outras
empresas do sector, ajudando a despertar o espírito de iniciativa e a capacidade para correr
riscos. A equipa vencedora arrecadará um prémio de 2 mil euros (oferecido pela empresa Vipex), e todos os alunos (vencedores e não vencedores) receberão um Diploma de Participação. Promete ser mesmo muito interessante: é de participar!

Sunday, November 16, 2008

UM GOSTO / UM VINTÉM EXPÕE TAPEÇARIA, PINTURA E CERÂMICA - EM ALCOBAÇA

Um Gosto/Um Vintém é uma simpática entidade dedicada ao comércio de antiguidades, velharias, utilidades e coleccionismo, situada bem no centro de Alcobaça. Um Gosto/Um Vintém teve agora a excelente ideia de expor Tapeçaria de Júlia Ramalho e Pintura e Cerâmica de João Serigado, no primeiro andar do nº 21 da Rua Frei António Brandão, também bem no centro de Alcobaça. É claro que a exposição merece uma visita e bem mais do que isso. É de ir!

CICLO MISHIMA, UM ESBOÇO DO NADA - NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Em 25 de Novembro de 1970, o mundo era surpreendido com a notícia e as imagens do suicídio ritual do escritor Yukio Mishima (nascido em 1925 como o nome de Hiraoka Kimitake). Mishima, um dos mais notáveis escritores japoneses do pós-guerra, desenvolvera durante um quarto de século uma prolífica actividade como romancista, dramaturgo, actor e realizador de cinema, e assumira-se como uma das vozes mais críticas da modernização acelerada do Japão, que se tornara particularmente notória durante os anos sessenta.
CENTRO CULTURAL DE BELÉM
VÁRIOS LOCAIS
DE 3 A 30 DE NOVEMBRO
O seu suicídio foi uma forma de protestar contra aquilo que ele considerava a descaracterização da milenar civilização nipónica. Com o Ciclo Mishima, Um Esboço do Nada, o CCB evoca a figura e a obra de Yukio Mishima nas suas diversas vertentes: como dramaturgo, como romancista e como actor/personagem de cinema. Uma exposição construída pelo desenhador Tiago Manuel visita três obras fundamentais do autor de Confissões de Uma Máscara e Ko Murobushi, expoente da dança butô, apresenta-se no Pequeno Auditório.

CALENDÁRIO
OFICINA>
OFICINA DE CALIGRAFIA JAPONESA PARA ESCOLAS, ADULTOS E FAMÍLIA
SALA D CPA
3 a 16 de Novembro
PREÇOS
Dias úteis 2€
Fins-de-semana e feriados 4€

EXPOSIÇÕES>
EXPOSIÇÃO DE TIAGO MANUEL
GALERIA MÁRIO CESARINY
17 de Novembro a 14 de Dezembro
Inauguração às 19:00 (ENTRADA LIVRE)
Segunda a sexta-feira das 14:00 às 18:00
Sábados, domingos e feriados das 14:00 às 20:00

AS PRIMEIRAS
EDIÇÕES DOS LIVROS DE YUKIO MISHIMA
ESPECIAL CEDÊNCIA DE JORGE MEIRELES
SALA DE LEITURA
17 de Novembro a 14 de Dezembro
Inauguração às 19:00 (ENTRADA LIVRE)
Segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00
Sábados, domingos e feriados das 10:00 às 20:00
SALA DE LEITURA
18, 19 e 20 de Novembro
Das 18:00 às 20:00 (ENTRADA LIVRE POR INSCRIÇÃO)
Contactos para inscrição: Sala de Leitura saladeleitura@ccb.pt Tel. 213 612 456

TEATRO
SENHORA DE SADE DE YUKIO MISHIMA
DIRECÇÃO DE CARLOS PIMENTA
GARAGEM SUL DO CENTRO DE REUNIÕES
Dias 21, 22 e 24 de Novembro às 21:00
Dia 23 de Novembro às 19:00
PREÇO 15€

CINEMA
AFRAID TO DIE DE YASUZO MAZUMURA
COM YUKIO MISHIMA (1960)
ÀS 15:00
COM SARAH MILES E KRIS KRISTOFFERSON (1976)
ÀS 17:00

MISHIMA: A LIFE IN FOUR CHAPTERS DE PAUL SCHRADER (1985)
ÀS 19:00
Dia 22 de Novembro
SALA SOPHIA MELLO BREYNER
PREÇOS 5€ (3 SESSÕES)
3€ (1 SESSÃO)

LEITURA ENCENADA
PARTICIPAÇÃO DE JOSÉ MANUEL MENDES E LUÍS MADUREIRA
PEQUENO AUDITÓRIO - SALA EDUARDO PRADO COELHO
25 de Novembro às 21:00
PREÇO 7,5€

DANÇA
QUICK SILVER DE KO MUROBUSHI (BUTÔ)
PEQUENO AUDITÓRIO - SALA EDUARDO PRADO COELHO
28 e 29 de Novembro às 21:00
PREÇO 15€

WORKSHOP
WORKSHOP DE BUTÔ POR KO MUROBUSHI
PEQUENO AUDITÓRIO - SALA EDUARDO PRADO COELHO
29 e 30 de Novembro das 10:00 às 13:00
10€ dia – primeiras 30 inscrições
Contactos para inscrição: Rita Bagorro rita.bagorro@ccb.pt 213 612 400

Consultor para o Ciclo Mishima
JOÃO PAULO COTRIM
Absolutamente incontornável!

SEMANA DA PALESTINA / A LUTA E A CULTURA DE UM POVO: EM LISBOA


O dia 29 de Novembro foi proclamado, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina. Celebrado todos os anos, comemora a Resolução 181, de 29 de Novembro de 1947, que proclamava a partilha da Palestina em dois Estados – um judaico e um árabe – mas que jamais foi cumprida no que respeita à criação do
Estado Palestino. No ano do 61º aniversário, o MPPM assinala a efeméride com um conjunto de iniciativas, integradas nesta SEMANA DA PALESTINA, que evocam a luta deste povo mas mostram, também, a vitalidade da sua cultura:

SOLIDARIEDADE TERÇA, 18 DE NOVEMBRO 21 HORAS
Sessão Pública de Solidariedade com o Povo Palestino em Luta por uma Independência Soberana e uma Paz Justa
Sessão presidida por: José Neves
Intervenções de: José Saramago, Embaixadora Randa Nabulsi, José Manuel Pureza, Carlos Carvalho, Frei Bento Domingues
CASA DO ALENTEJO RUA DAS PORTAS DE STº ANTÃO, 58 - LISBOA ENTRADA LIVRE

PINTURA & GASTRONOMIA SEXTA, 21 DE NOVEMBRO 20 HORAS
A Pintura de Ismaïl Shamut
Exibição de um breve documentário sobre a obra do pintor palestino Ismaïl Shamut - Inauguração da exposição de obras de artistas portugueses doadas para benefício da Delegação-Geral da Palestina em Portugal
Jantar com Sabores da Palestina
Jornada gastronómica com pratos típicos palestinos (humus, malfuf, falafel, maqluba, harissa e outros)
GRUPO SPORTIVO ADICENSE RUA DE S. PEDRO, 20 (ALFAMA) - LISBOA INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: TELEFONES 213889076 / 917407005

POESIA SEGUNDA, 24 DE NOVEMBRO 21 HORAS
Evocação do Poeta Palestino Mahmud Darwich
Vida e Obra de Mahmud Darwich por Júlio de Magalhães-
Poemas ditos por Maria do Céu Guerra, Bárbara Guimarães,
João D’Ávila, Shahd Wadi e Aqid Yaghi
Testemunho pessoal da Embaixadora Randa Nabulsi
LIVRARIA CÍRCULO DAS LETRAS - RUA AUGUSTO GIL, 15B (AV. ROMA) - LISBOA ENTRADA LIVRE

CINEMA TERÇA, 25 DE NOVEMBRO 21 HORAS
Exibição do Filme Franco-Palestino “Intervenção Divina”
Filme realizado por Elia Suleiman (2002) 92 minutos, cor Prémio do Júri e da Crítica Internacional do Festival de Cannes, 2002
TEATRO CINEARTE - A BARRACA LARGO DE SANTOS, 2 - LISBOA ENTRADA LIVRE

INFORMAÇÃO SEXTA, 28 DE NOVEMBRO 18 HORAS
Colóquio sobre a Situação Actual na Palestina
Com a presença de um Dirigente Palestino, um elemento da Direcção Nacional do MPPM e Jornalistas convidados
LOCAL A DESIGNAR ENTRADA LIVRE

ORGANIZAÇÃO
MPPM - Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente
Rua Silva Carvalho, 184 – 1º Dtº 1250-258 Lisboa
Tel. 213 889 076 Fax 213 889 136
mppm.palestina@gmail.com
É sempre justo e acertado debater e contactar com aquele que é, ainda, o maior problema político a resolver a nível mundial. Curiosamente, durante a recente campanha eleitoral para a eleição de um novo Presidente dos EUA, esta questão esteve quase sempre debaixo da mesa (e do debate), fazendo prever que a solução para este grave conflito ainda vai durar muito tempo a encontrar... Iniciativa de muito interesse e muita pertinência!