Saturday, October 25, 2008

O DIA EM QUE ALCOBAÇA TRANSFORMOU O PORTO-LISBOA EM PORTO-ALCOBAÇA!

Em plena II Semana do Ciclismo, em Alcobaça, lembrámo-nos de aqui recordar uma nossa postagem de 30 de Outubro de 2006, lembrando o dia 10 de Junho de 1982, data em que a população de Alcobaça interrompeu, em pleno Rossio a prova ciclística Porto-Lisboa. Essa foi uma época desportiva muito confusa em Alcobaça, dado que o Ginásio havia então conseguido, pela primeira e única vez na sua História, subir à então I Divisão do Campeonato Nacional de Futebol. A subida tinha sido conseguida, dentro das quatro linhas, alcançando a pontuação para esse efeito necessário na Zona Cento do Campeonato Nacional da II Divisão, tendo os últimos pontos para esse efeito necessário sido conseguidos em Maio daquele ano, num renhido jogo disputado contra o Beira-Mar, no Estádio Municipal de Alcobaça. O único problema então criado, e o caso não era para menos, era o de essa subida do Ginásio à I Divisão implicar directa e inapelavelmente o impedimento (desportivo) de o Clube Académico de Coimbra (então descendente directo da histórica Académica) conseguir também essa proeza. Numa época em que a falta de seriedade desportiva campeava já nos campeonatos portugueses de futebol, o Conselho Técnico da Federação Portuguesa de Futebol e o próprio Académico tudo fizeram então para que a situação se modificasse. Para isso bastaria que se repetisse um jogo anteriormente empatado pelos conimbricenses, que ganhando esse jogo ultrapassariam o Ginásio no 1º lugar do campeonato, impedindo a subida que desportivamente conquistara.
O caso era era grave e os alcobacenses não estiveram então com meias medidas, tratando então de tentar fazer ver os seus pontos de vista a todo o país e evitar a todo o custo a tramóia que então contra si preparavam, sendo curioso e oportuno referir que o faziam apoiados pelo então Presidente da Câmara, Rui Coelho, e por muitas outras importantes personalidades locais. Alcobaça acabou nesse ano por vencer também fora das quatro linhas e conseguir evitar que fosse decidida a repetição do tal jogo cujo resultado (se favorável ao Académico) impediria a sua subida directa à I Divisão. De entre todas as acções então empreendidas por um enorme grupo de alcobacenses a mais marcante e mediática desenrolou-se a 10 de Junho de 1982, feriado nacional, data em que se verificava mais uma edição da quase mítica prova velocipédica Porto-Lisboa, cuja passagem por Alcobaça constituia um dos seus pontos mais relevantes e populares. Nesse mesmo dia, realizou-se em pleno Rossio uma espécie de Assembleia Geral Extraordinária do Ginásio e de Alcobaça, na qual se destacaram muitos discursos de inflamada resistência pelos direitos desportivos dos alcobacenses. Naquela que terá sido a mais concorrida assembleia de sempre em Alcobaça acabou por ser decidido, por aclamação, que nesse dia o Porto-Lisboa se transformaria em Porto-Alcobaça e que aquela apreciada competição velocipédia seria pura e simplesmente interrompida (de vez!) no Rossio de Alcobaça. Assim se decidiu e assim (logo) se fez, tendo-se então começado a barricar estradas e passeios do centro da cidade com o que havia à mão e principalmente com alguns milhares de indignados alcobacenses! O resto da história já se sabe e ainda se recorda, e não haveria mais jogos nem alteração da classificação do Campeonato Nacional da II Divisão dessa época. Confirmou-se assim a subida do Ginásio à I Divisão, onde permaneceu apenas uma época, e se é verdade que esse feito do Ginásio acabou por não apresentar grandes resultados futuros, também é verdade que dessa vez ninguém conseguiu fazer os alcobacense passarem por parvos!
É claro que quem pagou as favas de tudo aquilo foram os ciclistas e essa edição do Porto-Lisboa, que ali morreu por uma boa causa, renascendo no ano seguinte, para gáudio de todos os que nesta terra e neste país se deliciam com o ciclismo e os seus heróis!

II SEMANA DO CICLISMO - PORTUGAL, 50 ANOS DE CICLISMO, EM ALCOBAÇA

Teve hoje início, em Alcobaça, a II Semana do Ciclismo, evento que durante oito dias volta a manter bem viva a memória da popular modalidade nesta região. O programa do evento será o seguinte:
Sábado, 25 de Outubro
11H00 - Abertura da exposição “Reminiscências do Ciclismo” e da “Feira do Livro”. Inauguração com a presença do “Homem do Dia”: MARCO CHAGAS, na Sala das Conclusões (antiga Repartição de Finanças), no Mosteiro de Alcobaça.
21H30 - Tertúlia: evocação de Ribeiro da Silva, com a presença do “Homem do Dia”: MARCO CHAGAS, no café Tertúlia.
Domingo, 26 de Outubro
Passeio de Cicloturismo pelo Concelho da Alcobaça com a presença do “Homem do Dia”: ALEXANDRE RUA.
8H00 - Concentração na Sede do Alcobaça Clube de Ciclismo.
9H00 - Partida.
10H30 - Exibição de Bandas Filarmónicas na Praça 25 de Abril, em frente ao Mosteiro.
13H00 - Almoço-Convívio com cicloturistas convidados e simpatizantes, na Sede do Alcobaça Clube de Ciclismo.
21H30 - Exibição do filme “o Homem do Dia”, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, com a presença do “Homem do Dia”: ALEXANDRE RUA.
Terça-feira, 28 de Outubro
21H30 - Tertúlia: evocação de Gil Moreira, no café Tertúlia.
Quarta-feira, 29 de Outubro
21H30 - Tertúlia: evocação de Nicolau e Trindade, no café Tertúlia.
Sexta-feira, 31 de Outubro
21H30 - Tertúlia: O Ciclismo em Alcobaça e “O Porto – Lisboa” interrompido em Alcobaça em 1982 com a presença do “Homem do Dia”: FERNANDO VIEIRA, no café Tertúlia.
Sábado, 1 de Novembro
16H00 - Colóquio / Debate, “o Porto-Lisboa”,Oradores: Guita Júnior, Mário Lino, Joaquim Gomes e Leonel Miranda.Moderador: Eng.º Macário Correia.Sala dos Monges do Mosteiro de Alcobaça, ENTRADA LIVRE.
19H00 - Recepção e cocktail, no Claustro D. Dinis.
20H00 - Jantar de Homenagem, no Refeitório dos Monges do Mosteiro de Alcobaça.
ENTRADA 30 €
Espero que todos tenhamos pedalada suficiente para acompanhar tamanha pedalada!

DIVERSIDADE CULTURAL NUM MUNDO GLOBALIZADO: UMA COMUNICAÇÃO DE ROSA AURORA ESPINOSA GÓMEZ, EM LISBOA, NA UNIVERSIDADE LUSÓFONA

A Fundação Cuidar O Futuro e o Instituto Paulo Freire Portugal, convidaram Rosa Aurora Espinosa Gómez, professora da Universidade Nacional Autónoma do México, para proferir, no próximo dia 27 de Outubro, , pelas 15 horas, na sala A.2.11 da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, em Lisboa, a comunicação Diversidade Cultural num Mundo Globalizado: Análise Como Ferramenta de Pesquisa e Intervenção Social. Uma Experiência no México. Rosa Aurora Espinosa Gómez é professora na Universidade Nacional Autónoma do México, há 26 anos, com PhD em Antropologia. Trabalhadora Social com vasta experiência de investigação e apoio a grupos rurais, em especial mulheres. Participante activa da Rede Nacional de Promotoras e Assessoras Rurais. Membro activo do Movimento GRAAL, desde 1969.
A entrada é livre e o assunto é muito pertinente: é de ir!

JOSÉ CARDOSO PIRES, DE MÃO PENSADA, NOS 10 ANOS DA SUA MORTE: NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Nos 10 anos da sua morte
JOSÉ CARDOSO PIRES, DE MÃO PENSADA
CENTRO CULTURAL DE BELÉM
26 de Outubro de 2008
14h30 - Leituras Sala Almada Negreiros - entrada livre até máximo da sua lotação
António Mega Ferreira 14h30
Inês Pedrosa 14h45
José Eduardo Agualusa 15h15
Mário de Carvalho 15h45
Lídia Jorge 16h15
17h15 - Conferência Sala Almada Negreiros - entrada livre até máximo da sua lotação
João Lobo Antunes Memória e Auto-Ficção
18h30 - Filme Sala Almada Negreiros - entrada livre até máximo da sua lotação
O Delfim
Realização- Fernando Lopes, baseado na obra de José Cardoso Pires, 2002 - 83’
(Argumento de Vasco Pulido Valente, com Rogério Samora e Alexandra Lencastre)
Exposição - entrada livre
Ilustrações de João Abel Manta para O Dinossauro Excelentíssimo, (1972)
Foyer da Sala Almada Negreiros
Consultor: João Paulo Cotrim
"Nenhum texto de José Cardoso Pires (Peso, Castelo Branco, 2 de Outubro de 1925 – Lisboa, 26 de Outubro de 1998), romance ou crónica, conto ou ensaio é um texto qualquer. A escrita depurada e o poder de observação abrem para profundíssimas reflexões em torno do ser português, do viver Lisboa, da experiência literária, enfim, da humaníssima condição. Provou as matemáticas, mas trocou-as pela marinha. Ensaiou o exílio e a emigração, mas regressou sempre a Lisboa. O seu percurso fica marcado por uma relação permanente com o jornalismo, tendo mesmo dirigido a revista Almanaque, na década de 1950, o célebre suplemento & etc, do Jornal do Fundão, ou outro não menos importante, A Mosca, do Diário de Lisboa. Vários foram os seus romances marcantes (O Delfim, 1968; Balada da Praia dos Cães, 1982; Alexandra Alpha, 1987), mas a sua obra inclui ainda contos (A República dos Corvos, 1988), ensaios (Cartilha do Marialva, 1960), crónicas (A Cavalo no Diabo, 1994), sátira (Dinossauro Excelentíssimo, com ilustrações de João Abel Manta) ou essa singular «viagem à desmemória» que é De Profundis, Valsa Lenta (1997) e um hino de amor à capital, Lisboa Livro de Bordo (1997), o qual mostra ainda outros amores: a música, a pintura, o cinema. José Fonseca e Costa passou a filme Balada da Praia dos Cães e Fernando Lopes O Delfim".
Uma memória que urge manter sempre presente! É de ir!

MULHERES EM CENÁRIOS DE GUERRA, UM DEBATE, EM LISBOA, NA BIBLIOTECA REPÚBLICA E RESISTÊNCIA: HOJE!

-Mulheres e a Guerra, em Lisboa, na Biblioteca República e Resistência/Cidade Universitária-
21 de Outubro a 10 de Novembro
Exposição Movimento Democrático de Mulheres, 40 Anos, Uma História com Futuro
25 de Outubro
das 10h às 18h
Debate Mulheres em Cenários de Guerra
Neste debate participarão, entre outras(os): Randa Nabulsi, Embaixadora Delegada Geral da Palestina em Portugal; José Manuel Rosendo, jornalista da Antena 1; Carmen Marques, jornalista; Rita Marrafa de Carvalho, jornalista da RTP; Rosário Salgueiro, jornalista da RTP; Activista sarauí dos territórios ocupados, torturada pelas forças marroquinas e Dirigente do Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente
31 de Outubro
às 18h30
Exibição do filme Iraque: Histórias de Mulheres
Comentado pelo jornalista José Manuel Rosendo
Biblioteca Municipal República e Resistência/Cidade Universitária
Espaço Cidade Universitária
Rua Alberto Sousa, 10 A
Interessante: é bom estarmos sempre atentos e intervenientes!

Friday, October 24, 2008

7ª EMISSÃO DE UM OLHAR SOBRE A SEMANA, NA RÁDIO CISTER DE ALCOBAÇA, JÁ NESTE DOMINGO

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz) apresenta no próximo domingo, 26 de Outubro, a sétima emissão do seu programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que está a ser apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas. Esse espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues. Os temas em debate na sétima emissão do programa Um Olhar Sobre a Semana serão os seguintes:
1. O conceito de cidade sustentável está cada vez mais na ordem do dia a nível mundial. Amsterdão é um dos exemplos maiores desse género de cidade, dando cartas ao nível da mobilidade dos seus cidadãos, ao nível da limpeza das suas ruas, jardins e da água dos seus canais ou ao nível da conservação dos seus edifícios antigos e modernos. E Alcobaça, pode arrepiar caminho nesse sentido ou estaremos condenados a viver para sempre com trânsito poluente a toda a hora no centro da cidade e rios cuja limpeza continua a deixar muito a desejar?
2. Um novo plano de intervenção urbana foi apresentado na última reunião da Câmara Municipal de Alcobaça. Teremos fôlego para mais uma obra tão fracturante?
Manterá certamente a qualidade e o interesse das seis emissões anteriores, prometendo mesmo fazer estalar o verniz durante alguns minutos: é de ouvir!

CLINIC POTENCIA LINKS DO YOU TUBE E APRESENTA RÁDIO CLINIC

Clinic / Alcobaça
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Sexta, 24 de Outubro de 2008 ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
YOUTUBE IS YOU AND ME
Leve os seus links do YouTube, o Clinic faz a festa.
Sexta // 24 de Outubro de 2008
Entrada livre
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Sábado, 25 de Outubro de 2008 ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Radio NUMBER ONE
Apresentação da Rádio Clinic
NUNO GONÇALVES [dj set]
plus
TRASH SELECTOR [dj set]
Sábado // 25 de Outubro de 2008
01h // Apresentação da Rádio Clinic
Nuno Gonçalves // Trash Selector // DJ Set
Entrada: 5 euros
É de ir! Promete surpresas de monta!

JERUSALÉM, DE GONÇALO M. TAVARES, NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

O Teatro O Bando regressa ao Centro Cultura de Belém, desta vez adaptando aos palcos o romance Jerusalém, de Gonçalo M. Tavares.
24, 25, 28, 29, 30 e 31 Out 2008 - 21:00
26 Out 2008 - 16:00
1 Nov 2008 - 21:00
2 Nov 2008 - 16:00
João Brites fez a adaptação e encenação de uma das mais consagradas obras do escritor Gonçalo M. Tavares. O romance Jerusalém é o terceiro da série intitulada O Reino (ou “os livros negros”). Está traduzido em várias línguas e recebeu, entre outros, um dos mais importantes prémios literários do Brasil em 2007, o Portugal Telecom. Jerusalém narra a história dos limites da loucura e da razão, sobre a dor e o mal. Mylia é uma mulher forte, mas doente. Em tempos esteve internada num hospício onde conheceu Ernst. Theodor Busbeck, ex-marido de Mylia, é médico e desenvolve um estudo sobre o mal e o horror ao longo da História. Estas e outras personagens vão cruzar-se na noite em que tudo começa e tudo acaba.
Texto GONÇALO M. TAVARES
Dramaturgia, Encenação e Espaço Cénico JOÃO BRITES
Corporalidade LUCA APREA
Oralidade TERESA LIMA
Análise Literária e Dramatúrgica RUI PINA COELHO
Assistência de encenação SARA DE CASTRO
Figurinos e adereços CLARA BENTO
Desenho de luz JOÃO CACHULO
Interpretação CRISTIANA CASTRO HORÁCIO MANUEL JOÃO BARBOSA NICOLAS BRITES RAUL ATALAIA ROSINDA COSTA SUZANA BRANCO
É de ir! Valerá certamente a pena!

Thursday, October 23, 2008

ARMAZÉM DAS ARTES INAUGURA DUAS NOVAS EXPOSIÇÕES EM ALCOBAÇA E AINDA DÁ (BOA) MÚSICA AOS SEUS VISITANTES

O Armazém das Artes (Rua Eng. Duarte Pacheco, 38 / Alcobaça) convida-nos (a todos!) a visitar as suas duas novas exposições Modelar o Espaço e Desenhos de António Soares, a inaugurar no próximo sábado, 25 de Outubro, às 17 horas.
MODELAR O ESPAÇO
Modelar o Espaço é um projecto da Associação Juvenil Pouco de Branco, em parceria com o Armazém das Artes, que envolve 7 artistas, expressamente convidados para executarem obras originais para esta exposição. Com este projecto pretende-se que a obra escultórica promova a redescoberta do lugar, ponha em evidência a estrutura arquitectónica do edifício e potencie a obra de arte/intervenção nas suas diversas valências. Os artistas convidados são Alberto Carneiro, Álvaro Carneiro, Carlos Barreira, Francisco Tropa, Isabel Garcia, Sara Matos e Virgínia Fróis. Projecto comissariado por José Aurélio.
DESENHOS DE ANTÓNIO SOARES
António Soares é um artista de Alcobaça que, tendo sido um quadro superior de algumas empresas da zona, sempre dedicou parte do seu tempo à execução de desenhos surpreendentes, não só pela grande riqueza plástica que ostentam mas também pela relevância que apresenta a escolha dos seus suportes, presidida por um apurado sentido crítico, que leva a uma selecção meticulosa dos recortes de jornais e revistas sobre os quais o autor decide intervir.
CONCERTO PELO SEPTETO DO HOT CLUBE DE PORTUGAL
Pelas 18 horas, o Armazém das Artes receberá o Septeto do Hot Clube de Portugal, num concerto de jazz destinado a celebrar este dia. O Septeto do Hot Clube de Portugal foi criado em 2001 e é composto por docentes da Escola de Jazz Luíz Villas-Boas, todos eles músicos de créditos firmados no panorama do jazz português. Este grupo pretende ir ao encontro de um dos objectivos do Hot Clube, tal como foi idealizado pelo seu fundador: a divulgação do Jazz, tendo já actuado um pouco por todo o país (AngraJazz, Fozjazz, Hot Clube, Teatro Municipal da Madeira, Luanda, Festival Jazz Valado, etc. ). Esta formação assume-se como grupo de repertório, que abrange obras de compositores importantes desde os anos 1920, como Louis Armstrong, ao jazz neo bop mais recente, com orquestrações associadas ao lendário agrupamento de Art Blakey, a Wayne Shorter ou a Thad Jones. Em 2008, ano em que o Hot Clube comemora os seus 60 anos de existência, o Septeto apresenta um repertório original de Bruno Santos (também director musical do septeto), influenciado por Wayne Shorter, Joe Henderson, Herbie Hancock, Dave Douglas, entre outros, que funde as correntes jazzísticas mainstream às novas tendências. O Septeto do Hot Clube de Portugal tem direcção musical de Bruno Santos, sendo composto por Pedro Moreira (saxofone tenor), João Moreira (trompete), Luís Cunha (trombone), Bruno Santos (guitarra), Rodrigo Gonçalves (piano), Miguel Amado (baixo) e Carlos Miguel (bateria). Curiosamente, o primeiro concerto de jazz de que há memória em Alcobaça realizou-se no mítico Bar Ben, no final da década de 1980, tendo registado a participação de um outro agrupamento oriundo do Hot Clube, um Quinteto de Professores (André Sousa Machado, Zeca Neves, Sérgio Pelágio, Jorge Reis, Tomás Pimentel...) da estimada casa! É de ir! Valerá certamente a pena!

FOTOGRAMAS SOLTOS DAS LISBOAS DE CARDOSO PIRES, NA CASA FERNANDO PESSOA

Na próxima sexta-feira, 24 de Outubro, será apresentado na Casa Fernando Pessoa (Rua Coelho da Rocha, 16 - Lisboa), pelas 18h30, o documentário Fotogramas Soltos das Lisboas de Cardoso Pires, por Inês Pedrosa e António Cunha, numa sessão em que estará presente o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa. A iniciativa integra-se nas comemorações do 10º aniversário da morte de José Cardoso Pires e trata-se mesmo de um acontecimento a ter muito em conta: é de ir!

CIÊNCIA NA ESCOLA E NO MUSEU, UMA INICIATIVA DO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA DIRIGIDA A PROFESSORES

-Ciência na Escola e no Museu-
25 OUTUBRO / 22 NOVEMBRO
10H00-12H00 / ENTRADA GRATUITA / INSCRIÇÃO PRÉVIA
O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, em colaboração com o Centro de Formação de Associação de Escolas Coimbra-Sul, organiza sessões dirigidas a professores cujo objectivo é divulgar as actividades educativas do museu para o ano lectivo 2008-2009 e dar continuidade ao trabalho que tem desenvolvido com a comunidade docente.Estas sessões incluem uma visita guiada às exposições do museu. Será entregue um certificado de presença aos professores que nelas participarem.
25 de Outubro / 22 de Novembro
Professores do 2º, 3º Ciclos e Secundário
8 de Novembro
Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo
Museu da Ciência/ Laboratorio Chimico
Largo Marquês de Pombal
3000-272 Coimbra
Telefone 351 239 85 43 50 / Fax 351 239 85 43
Muito útil, sem dúvida!

Wednesday, October 22, 2008

MÁRIO MARQUES INTERPRETA ANDERS PAULSSON NA NAVE CENTRAL DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

Ciclo Mário Marques - Música para Saxofone de Anders Paulsson
24 de Outubro - 21H30 - 5 € - Nave Central do Mosteiro de Alcobaça
As composições de Anders Paulsson são o mais recente projecto que o saxofonista alcobacense Mário Marques apresenta no âmbito da sua residência artística no Cine-Teatro de Alcobaça. As características invulgares da Nave Central do Mosteiro de Alcobaça, proporcionam um ambiente acústico perfeito para o saxofone, coro de 16 elementos e um órgão, que irão reunir um misto de criatividade, racionalidade e emotividade musical em obras corais de inspiração sacra com saxofone com escrita actual, sonatas de inspiração jazzística e espirituais para coro, saxofone e órgão. Além de Mário Marques, em saxofone soprano, estarão em palco o organista Luís Bourgard e o Coro de Câmara de Alcobaça, sob a direcção de Pedro Marques.
Espectáculo absolutamente imperdível!

MUSIKANDO E TIM, EM ALCANENA, NO CINE-TEATRO S. PEDRO


[25 de Outubro] [11h00] [Auditório Cine-Teatro S. Pedro / Alcanena]

MUSIKANDO
Workshop de música para crianças + Concerto dançante

Direcção e Encenação- Óscar Ribeiro
Coreógrafa- Flávia Portes
Intérpretes e corpo técnico- Lídia Borges, Regina Borges, Eugénia Oliveira Suporte Musical Miguel C, Hélio Ribeiro e Cristina Castro


“MUSIKANDO” é uma oficina de sensibilização para a música onde as crianças participantes assumem a responsabilidade de produzir integralmente um espectáculo final, no palco do teatro, e aberto ao público. Enquanto oficina de espectáculo, este projecto tem como objectivo estimular e potenciar as capacidades criativas e organizativas das crianças, objectivos assentes na criação colectiva de um mini-musical em que os intervenientes projectam e executam o guião criado. Desde o guarda roupa ao desenho e execução das coreografias, bem como os trabalhos de suportes musicais, tudo passam pelas crianças envolvidas. O resultado final poderá ser apreciado num espectáculo de encerramento, aberto ao público.

[Duração aproximada 4 a 6 horas [dia completo]]
[Classificação Etária Crianças entre os 6 e os 12 anos [máximo de 40] [Preço Bilhete 5€]
[Concerto final 18:00h [Aberto ao público – Entrada Livre]

[26 de Outubro] [21h30] [Auditório Cine-Teatro S. Pedro / Alcanena]

TIM AO VIVO
APRESENTAÇÃO DO DISCO “BRAÇO DE PRATA”
Um espectáculo sensível, único e imperdível.

Depois do concerto no CCB, o vocalista dos Xutos e Pontapés trás a Alcanena o seu novo espectáculo de apresentação do novo disco “Braço de Prata”, que homenageia Adriano Correia de Oliveira, João Monge e João Gil, Sétima Legião e Bernardo Santareno, para além de incluir inéditos do próprio Tim (voz e guitarras). A acompanhá-lo vão estar João Cardoso (teclas), Fred Ferreira (bateria), Moz Carrapa (guitarra), Fernando Júdice (baixo) e Gabriel Gomes (acordeão).

Tim é sem duvida um dos maiores compositores – autores da Musica Portuguesa. São dele muitas das letras e músicas dos inúmeros projectos em que participou. Álbuns em nome próprio, Xutos, Resistência, Rio Grande, Cabeças no Ar, a todos eles acrescentou o seu cunho especial e inconfundível. São também dele, grandes hinos da música portuguesa em que a sua inconfundível voz, fixou versões únicas em composições próprias e de outros autores, grandes homenagens a seus colegas e amigos como; Jorge Palma, Sitiados, 7ªLegiao, Mariza, Camané. Homenagens a grandes poetas da língua portuguesa como Santareno, Alegre fazem também parte do reportório do Tim. É tudo isto, acrescido de temas que revelam antecipadamente o seu novo CD agora em estreia!

[Duração aproximada 60m]
[Classificação Maiores de 12] [Preço Bilhete 10€ (Preço Único)]
É de ir! Ás duas!

MARATONA RACHMANINOV EM LISBOA, NA FUNDAÇÃO GULBENKIAN


Toradze Piano Studio
25 e 26 de Outubro - 17h00
Lisboa - Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian
ALEXANDER TORADZE (piano)
TORADZE PIANO STUDIO
KETEVAN BADRIDZE
SEAN BOTKIN
VAKHTANG KODANASHVILI
MAXIM MOGILEVSKY
TINATIN SARALIDZE
EDISHER SAVITSKI
SVETLANA SMOLINA
THE GEORGIAN ORTHODOX CHRISTIAN CHOIR
DARIA SCARANO (piano)
ANASTASIA VOLCHOK (piano)
AGNIESZKA SLAWINSKA (soprano)
DAVID MATCHAVARIANI (violoncelo)
Maratona Rachmaninov
Orthodox Christian Choir
Sergei Rachmaninov
Romance em Lá maior (piano a 6 mãos)
Suite N.º 2, para dois pianos, op. 17
Pausa (10 min.)
Sonata para Violoncelo e Piano, em Sol menor, op. 19
Prelúdios op. 23 (n.º 3, 5, 6 e 7)
Prelúdios op. 32 (n.º 1, 2, 5, 8, 10, 12, 13)
Romances (selecção):
Não cantes mais, op. 4 n.º 4
Um Sonho, op. 8 n.º 5
Águas de Primavera, op. 14 n.º 11
Como tudo aqui é belo, op. 21 n.º 7
Vocalise, op. 34 n.º 14
Intervalo (75 min.)
Orthodox Christian Choir
Sergei Rachmaninov
Sonata para Piano N.º 1, em Ré menor, op. 28
Pausa (10 min.)
Études-Tableaux, op. 39 (n.º 2, 6, 8, 5)
Variações sobre um tema de Corelli, op. 42
A duração total prevista para este concerto (incluindo pausas e intervalo) é de cerca de 5 horas e 45 minutos. Ora aí está uma maratona que vale a pena percorrer: é de ir!




Tuesday, October 21, 2008

LOTO TOCAM NA FINAL DO ROCK RENDEZ WORTEN E NO FESTIVAL BILBOLOOP, EM BILBAO


Os alcobacenses Loto serão uma das bandas convidadas para tocar na final do Rock Rendez Worten, em Lisboa, no Santiago Alquimista, nesta quinta-feira, 23 de Outubro. Saibam mais em http://www.rrw.pt/ e aproveitem para conhecer e votar nos projectos que estão a concurso. No dia seguinte, os Loto seguem para Bilbao para tocar no Festival Bilboloop (http://www.bilboloop.com/). O Bilboloop é um dos maiores festivais do País Basco. Pelo sétimo ano consecutivo, e depois da presença de nomes como White Rose Movement, Vive la Fête, Electric Soft Parade ou Das Pop, este ano, além de contar com os Loto, conta ainda com os canadianos Dragonette e os franceses Pony Pony Run Run. O concerto será transmitido no canal ETB, do País Basco, em directo a partir das 21h30. Não páram, estes meninos! Força!

MANEL 70: UM MUSEU ETNOGRÁFICO EM MARTINGANÇA GARE

Provavelmente nem todos os nossos visitantes sabiam que existe um museu etnográfico em Martingança Gare. Existe e chama-se Manel 70, situando-se junto à Estação de Caminho de Ferro da Martingança. O seu espólio compõem-se de antiguidades, telhas, brinquedos antigos e fósseis, estando aberto ao público aos sábados e domingos, entre as 15 e as 19 horas. A entrada é livre e o museu está disponível para a marcação de visitas de estudo para escolas e infantários, através do telefone 914750378. Pelo mesmo telefone poderão também ser marcadas visitas semanais em horário pós-laboral, a partir das 19 horas. Visitemos então o Manel 70, o Museu Etnográfico de Martingança Gare! Já!

ORQUESTRA GULBENKIAN ACTUA COM KIRILL PETRENKO E ALEXANDER TORADZE, EM LISBOA

Orquestra Gulbenkian com Kirill Petrenko e Alexander Toradze
23/10/2008 às 21h00
24/10/2008 às 19h00
Lisboa - Grande Auditório da Fundação Gulbenkian
Kirill Petrenko (maestro)
Alexander Toradze (piano)
Sergei Rachmaninov
Vocalise, op.34 nº 14
Concerto para Piano e Orquestra N.º 3, em Ré menor, op. 30
Edward ElgarSinfonia N.º 2, em Mi bemol maior, op. 63
PREÇOS:
Plateia A
€ 20.00
Plateia B
€ 17.50
Plateia C
€ 15.00
Balcão
€ 10.00
Valerá certamente a pena!

Monday, October 20, 2008

V SEMINÁRIO DO PATRIMÓNIO DO OESTE VAI REALIZAR-SE EM ALCOBAÇA

A Diversidade e Riqueza do Património da Região Oeste Enquanto Factor de Desenvolvimento da Região vai sei a temática em discussão no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça durante o V Seminário do Património do Oeste, a decorrer de 24 a 25 de Outubro. Uma organização conjunta dos Municípios de Alcobaça, Arruda dos Vinhos, Caldas da Rainha e da Associação Leader Oeste. Serão desenvolvidos cinco painéis temáticos nomeadamente: Património - Factor de Desenvolvimento; Os Centros Históricos e o Património Arquitectónico; Estratégias de Valorização do Património: Conceitos e Tipologias - apresentação de casos"; "O Património aliado do Turismo Cultural e O Património Natural na Região da Diversidade, que contarão com oradores com obra importante no campo do Património. Depois dos Municípios do Bombarral (1995), Sobral de Monte Agraço (1997), Cadaval (2004) e Arruda dos Vinhos (2006), é a vez do Município de Alcobaça promover o debate de ideias sobre a identidade patrimonial do Oeste constitui um desafio numa região que tem sido palco de constantes transformações. Os objectivos estão apresentados e centram-se na sensibilização de questões sobre o Património enquanto factor de desenvolvimento para a Região Oeste e para todo o País; na difusão de informação sobre o Património e formulação de estratégias para a sua requalificação, conservação e valorização, e ainda a apresentação de projectos inovadores neste campo aliados à Cultura e ao Turismo.
Destinatários do evento:
Pessoas, Instituições e Associações ligadas ao estudo, preservação e divulgação do Património nas suas mais diversas vertentes:
Estudantes do ensino secundário, politécnico e universitário;
Representantes de Universidades, Escolas Politécnicas e Secundárias, Centros de Investigação e Associações;
Responsáveis e Agentes da Administração Pública, local e regional;
Público em geral.
Durante o seminário, a Câmara Municipal de Alcobaça oferece aos participantes, no dia 24, pelas 21h30, na Nave Central do Mosteiro, o concerto Ciclo Mário Marques – Saxofone & Coro Misto. Para que todos possam conhecer em pormenor o monumento Património da Humanidade e Maravilha de Portugal, a autarquia programou para a tarde do dia 25, pelas 14h30, uma visita guiada ao Mosteiro, da responsabilidade da Directora do Mosteiro, Cecília Gil.
As inscrições podem ser efectuadas até ao dia 22 de Outubro no site oficial do seminário ou através do email: info@patrimoniodooeste.net
Toda a informação em : http://patrimoniodooeste.net/2008
A entrada é livre e muito aconselhável!

ALCOBAÇA COMEMORA DIA DA TERCEIRA IDADE COM FESTIVAL DE CANÇÕES NO CINE-TEATRO

Para comemorar o Dia da Terceira Idade, o Município de Alcobaça apresenta, no dia 25 de Outubro, sábado, pelas 15h00 e pelas 21h30, no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, o Festival de Canções. Em palco, Ana Rita, Leonor Ferrão e Tozé Morais vão interpretar 30 grandes músicas de sucesso. A música portuguesa das décadas de 60 a 90 está, indiscutivelmente, associada ao Festival RTP da Canção, um Festival que representou e representa ainda a oportunidade de afirmação para muito artistas, compositores e autores de referência no panorama da Música Nacional como: Madalena Iglésias, Carlos Paião, José Cid, Adelaide Ferreira, Anabela, Sara Tavares e Dulce Pontes, entre outros. Para a sessão da tarde, dedicada aos munícipes da terceira idade, o preço do bilhete é especial (5 euros), e o Município de Alcobaça disponibiliza transporte para as pessoas do Concelho com mais de 60 anos de idade, desde as sedes de freguesia até ao local do espectáculo. O convite é também estendido aos familiares dos munícipes seniores, bem como à população em geral. Fica a promessa de que será um momento de festa, alegria e homenagem e de que os bilhetes para a sessão das 21h30 terão os seguintes preços: €12,50 (plateia) / €10,00 (balcão). É de ir (para quem gosta!)...

JOANA RUAS LANÇA A BATALHA DAS LÁGRIMAS, EM LISBOA E EM COIMBRA

A editora Calendário e a autora Joana Ruas convidam-nos (a todos!) para a apresentação pública do romance A Batalha das Lágrimas", a realizar em dois locais e em duas cidades:
- Em Lisboa, com a colaboração da Livraria Círculo das Letras, no dia 23 de Outubro, pelas 18h30, na Rua Augusto Gil, 15 B.
- Em Coimbra, na Casa Municipal da Cultura, no dia 30 de Outubro, pelas 18 horas, na Rua Pedro Monteiro.
A apresentação do livro nos dois locais será feita pelo escritor Mário de Carvalho. É de ir!

Sunday, October 19, 2008

LA DOLCE VITA DE FEDERICO FELLINI EM MAIS UMA SESSÃO DO CICLO MODERNOS SÃO OS CLÁSSICOS, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

CICLOS DE CINEMA 2008 / CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA
-Modernos são os Clássicos-
A DOCE VIDA / FEDERICO FELLINI
21 de Outubro / 14h 30 e 21h 30

LA DOLCE VITA / CRÓNICA DE UMA SOCIEDADE EM DECADÊNCIA
É a história de uma sociedade em decadência, de uma cidade, a ultra-sofisticada e superficial Roma dos inícios da década de 1960, numa espiral de prazeres vazios e emoções artificiais, retrato de uma época e de um grupo de personagens, entre eles Marcello Mastroianni, que procura o sentido da vida num ambiente de fantasia, pesadelo e devaneios citadinos. A DOCE VIDA (1960) mostra isto e muito mais: este é o filme que nos deu ainda Anita Ekberg no papel de uma actriz norte-americana a dançar nas águas da famosa Fontana di Trevi em Roma, numa das sequências mais famosas da história do cinema (http://www.youtube.com/watch?v=GKN1T3K1idg). Uma das obras-primas de Federico Fellini que mais uma vez poderemos ver no ciclo MODERNOS SÃO OS CLÁSSICOS, em cópia restaurada de 35 mm, no Grande Auditório do CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA. É já no próximo dia 21 DE OUTUBRO, terça-feira, que A DOCE VIDA, um "clássico" que se tornou no grande vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1960, encerra o mini-ciclo dedicado ao cineasta italiano. O filme será apresentado em duas sessões diárias (pelas 14h 30 e 21h 30).
-Em La Dolce Vita, Marcello é um jovem jornalista playboy que passa os dias entre celebridades e gente rica procurando a felicidade efémera em festas e sexo. Numa dessas festas conhece
Maddalena e passa a noite com ela. Quando volta a casa na manhã seguinte, descobre que a sua namorada Emma se envenenou por causa dele. Quando Sylvia, uma estrela de cinema famosa, chega a Roma, ele vai esperá-la ao aeroporto e faz tudo para passar uns dias com ela. Uma crónica de uma sociedade decadente onde os únicos valores são o álcool e o sexo e não parece
haver outra solução senão o suicídio.-
MODERNOS SÃO OS CLÁSSICOS é um ciclo de reposições a decorrer no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça durante o ano inteiro de 2008 e com uma sessão mensal dedicada a alguns dos maiores clássicos da história do cinema.
Empenhado em evocar a obra dos mais importantes nomes da Sétima Arte, esta organização tenta contrariar a ideia da modernidade como uma mera "condição do presente" rigidamente centrada nos códigos de produção actual (isto quando sabemos que o verdadeiro cinema moderno nasceu há várias décadas atrás), mostrando-o através de cineastas incontornáveis como Charles Chaplin, Jacques Tati, Federico Fellini, Alfred Hitchcock, entre outros.
Trata-se mesmo de um filme imperdível! E Roma é sempre Roma, a Cidade Eterna...

FLOR CAMPINO LANÇA DOIS LIVROS, EM LISBOA, NA CASA FERNANDO PESSOA

Flor Campino lança no próximo dia 21 de Outubro dois novos livros, em Lisboa, na Casa Fernando Pessoa. Ambos os livros são lançados sob chancela das Edições Afrontamento, intitulando-se respectivamente A Menina do Búzio (com ilustrações de Luís Silva) e Pérolas de Vidro. O lançamento ocorrerá pelas 18 e 3o, sendo apresentados por Fernando Pinho. Durante essa apresentação serão lidos textos de ambos os livros, por Teresa Lima. É de ir!

III FORUM DO ASSOCIATIVISMO DA BATALHA ACEITA INSCRIÇÕES ATÉ 15 DE NOVEMBRO

III Fórum do Associativismo da Batalha
Novos Desafios para o Movimento Associativo
22 de Novembro - Sábado
Centro Social Cultural e Recreativo das Brancas

O Município da Batalha e o Museu da Comunidade Concelhia convidam-nos (a todos) a participar no III Fórum do Associativismo, subordinado ao tema Novos Desafios para o Movimento Associativo, a realizar no próximo dia 22 de Novembro, Sábado, às 14 horas, nas instalações do Centro Social Cultural e Recreativo das Brancas, na localidade de Brancas, Batalha. Revigorar o movimento associativo, dar a conhecer projectos de reconhecido sucesso e o Programa de Apoio ao Associativismo Municipal, constituem os principais objectivos de um evento que pretende trazer a debate temas práticos, que se vivem no dia-a-dia das associações. Para tal, contará com a presença de oradores de privilegiado perfil em representação de associações que se têm afirmado de forma exemplar a nível regional, nacional e até internacional. Contar-se-á, assim, com a presença de representantes da Associação Cultural e Recreativa de Tondela–ACER, do Desportivo Francisco de Holanda, bem como do Rancho Folclórico do Freixial. A apresentação e a discussão do Programa Municipal de Apoio ao Associativismo da Batalha constituem o último painel, dinamizado por um técnico do Município da Batalha. O III Fórum do Associativismo terá ainda espaços de discussão e encerrará com um momento de convívio, animado pela tocata do Rancho Folclórico Rosas do Lena, seguido de um lanche partilhado.
O Município da Batalha e o Museu da Comunidade Concelhia convidam todos os interessados a participar nessa iniciativa. As inscrições, que são gratuitas, deverão ser formalizadas até ao próximo dia 15 de Novembro, através dos números de telefone 244766627 (Museu da Comunidade Concelhia) ou 244769110 (Município da Batalha), do fax 244769111, do e-mail
museu.batalha@mail.telepac.pt ou do endereço Museu da Comunidade Concelhia/ Município da Batalha/Rua Infante D. Fernando/2440-118 Batalha.
Será certamente interessante e pertinente!