Saturday, December 20, 2008

PNET LITERATURA: UM INTERESSANTÍSSIMO SITE SOBRE ISSO MESMO, LITERATURA

http://www.PNETliteratura.pt
A literatura é um rio que se reconhece, hoje em dia, através de uma identidade multifacetada: um vastíssimo esteio de afluentes que disputa os limites de uma fronteira sempre impossível de traçar.É neste limbo dinâmico, ponteado por marés imprevistas, que o site PNETliteratura se situa.Sem dizer que não à turbulência ou à contingência. Interrogando, enquanto publica; dando a ver, enquanto relativa (Luís Carmelo, Editor e Coordenador da PNETliteratura).
O PNET Literatura tem colaboradores como Almeida Faria, Carlos Pessoa Rosa, Gonçalo M. Tavares, Jorge Reis-Sá, Maria do Carmo Figueira, Pedro Teixeira Neves e Valter Hugo Mãe, garantia do seu interesse e da sua utilidade para todos os que verdadeiramente se interessam pelo universo literário.
Visite também a PNETjuris - Comunidade dedicada ao mundo jurídico - http://www.PNETjuris.pt
Vá lá. Visite e veja lá se não temos razão...

LIVRO DI TÉRA: UM INTERESSANTÍSSIMO BLOGUE COM INFORMAÇÃO SOBRE LIVROS RELACIONADOS COM CABO VERDE

Participe e colabore na elaboração deste blogue com informação sobre livros relacionados com Cabo Verde. Pode enviar a informação para:
Actual destaque de primeira página para
CINCO BALAS CONTRA A AMÉRICA
As revoluções também são feitas de histórias de amizade
O Verão de 74 foi quente na ilha de São Vicente, em Cabo Verde. De Lisboa apenas chegavam rumores de golpe de Estado. Os combatentes pela independência continuavam nas matas da Guiné, o poder andava pelas ruas e a Revolução era uma festa sem fim. O primeiro comandante da guerrilha a desembarcar na cidade chegou disfarçado de emigrante. Gostava de copos e de mulheres e organizava sessões de vigilância contra a eventualidade de um ataque das forças imperialistas. Zapata, Bob, Aristóteles e Frederico foram enviados para a Praia de São Pedro para evitar um desembarque das tropas norte-americanas. Para se defender, receberam um revólver e cinco balas. Viveram então a noite mais longa das suas vidas: a noite em que perderam toda a inocência.
JORGE ARAÚJO nasceu na cidade do Mindelo, em Cabo Verde. Fez o curso de Comunicação Social e Teatro na Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica. Trabalhou nos jornais O Independente, Já e Correio da Manhã, bem como na TVI e BBC World Service. Venceu o Grande Prémio Gazeta do Clube de Jornalistas (1999) e foi galardoado com o Prémio AMI-Jornalismo contra a Indiferença (2003). Em 2000 publicou Timor, o Insuportável Ruído das Lágrimas. Actualmente é jornalista free-lancer. O Jorge e o Pedro conheceram-se em Díli, Timor-Leste, no Verão de 1999, e ficaram grandes amigos.Em 2003 publicaram o livro Comandante Hussi, vencedor do Prémio Gulbenkian, em 2005 publicaram Nem Tudo Começa Com Um Beijo e em 2006 Paralelo 75.
Autor: Jorge Araújo; Pedro Sousa Pereira
Editor: Oficina do Livro
Ano de edição: 2007
Vá lá: Cabo Verde merece(-nos) e este interessantíssimo blogue também!

Friday, December 19, 2008

CONCERTO DE NATAL DA ESCOLA DE MÚSICA DO CENTRO CÉNICO DA CELA (ALCOBAÇA)

Ora aí está o muito aguardado Concerto de Natal da Escola de Música do Centro Cénico da Cela, no concelho de Alcobaça. Vai ser já amanhã, sábado, às 21.30 na Igreja de St André, na Cela Nova. Quem lá se deslocar verá, certamente, aquela igreja repleta de público e gostará de ver e ouvir as crianças e idosos do Centro Cénico da Cela... Podemos garanti-lo! É de ir!

15ª EMISSÃO DE UM OLHAR SOBRE A SEMANA, NA RÁDIO CISTER, ATRIBUI PRENDAS DE NATAL A FIGURAS DA VIDA POLÍTICA LOCAL, NACIONAL E INTERNACIONAL

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz) apresenta no próximo domingo, 21 de Dezembro, a décima-quinta emissão do seu programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que continua a ser apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas. Esse espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues. A décima-quinta emissão do programa Um Olhar Sobre a Semana será uma emissão especial de Natal, cujo propósito editorial será o seguinte:
- Nesta nossa emissão Especial de Natal 2008 , desafiámos os nossos três comentadores residentes a escolher prendas de Natal que gostariam de oferecer a figuras (individuais ou colectivas) da vida política local, nacional e internacional. Começaremos pela política internacional e acabaremos na local... Quem seria então o seu eleito para receber essa prenda? E o que é que lhe ofereceria?-
Promete ser mais uma inesquecível emissão radiofónica, em que tudo será preto no branco, tal como vem sendo hábito neste programa, não é? É de ouvir! Nem que seja pela Internet, em http://www.cister.fm/
(página em cujo Arquivo continuam disponibilizadas todas as anteriores emissões de Um Olhar Sobre a Semana)

RANCHO FOLCLÓRICO DO FREIXIAL EXPÕE PRESÉPIOS

O Rancho Folclórico do Freixial informa que no próximo domingo, 21 de Dezembro, a partir das 15 e 30, estará patente ao público uma exposição dos trabalhos concorrentes ao seu I Concurso de Presépios, nas instalações da sua futura sede (Rua da Ratôa, 9 - Freixial - Arrabal - Leiria). O evento tem o apoio do Museu Etnográfico do Freixial e merece a nossa melhor atenção, bem como uma visita!

CLUBE LITERÁRIO DO PORTO INAUGURA EXPOSIÇÃO DE GRAÇA MARTO E LANÇA LIVRO DE PEDRO JORGE PEREIRA

Vai ser inaugurada no próximo sábado, 20 de Dezembro, no Clube Literário do Porto (Rua Nova da Alfândega, 22), pelas 15 e 30, uma nova exposição de pintura e desenho de Graça Marto. Essa exposição estará patente até 31 de Dezembro. No mesmo dia, à mesma hora e n mesmíssimo Clube Literário do Porto será lançado o novo livro Be The Change You Want to See de Pedro Jorge Pereira. É caso para escrever que neste sábado todos os caminhos vão dar ao Clube Literário do Porto. É de ir!

Thursday, December 18, 2008

UM FIM-DE-SEMANA COM 3 CONCERTOS DE NATAL, EM S. MARTINHO DO PORTO E ALCOBAÇA

Alcobaça e São Martinho do Porto recebem 3 concertos para comemorar época natalícia, já neste fim-de-semana:
IGREJA DE SÃO MARTINHO DO PORTO - 20 de Dezembro
Músicas de Natal interpretadas por Filipe de Moura (Tenor)
21h00
Entrada livre

ACADEMIA DE MÚSICA DE ALCOBAÇA - 20 de Dezembro
Anunciado inicialmente para o dia 13 de Dezembro, o já habitual concerto de Natal da Academia de Música de Alcobaça realiza-se no dia 20 de Dezembro, Sábado, pelas 21h30, no Cine-Teatro de Alcobaça. Este ano pretende-se fazer uma grande produção envolvendo narrador, orquestra e coro que faça sonhar o público neste período tão especial.
Preço: 3€ (S/ DESCONTOS)
Entrada livre a sócios
M/ 6
IGREJA DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA - 21 de Dezembro
15h30
Quarteto Vocal Masculino “Sine Cura” de Lisboa
Coro Juvenil da Paróquia de Alcobaça
Orquestra Tuna da Sociedade Musical Santa Cecília de Aveiro
Coro da Academia de Música de Alcobaça
Entrada livre
É de ir! A todos!

Wednesday, December 17, 2008

IGREJA BAPTISTA DE ALCOBAÇA OFERECE CEIA DE NATAL AOS MAIS DESFAVORECIDOS DO SEU MUNICÍPIO

A Igreja Baptista de Alcobaça promove uma Ceia de Natal para os mais desfavorecidos e sózinhos do município de Alcobaça. Essa Ceia de Natal ocorrerá na sede daquela Igreja em Alcobaça, situada na Rua Afonso Lopes Vieira (36 a 44), na noite de quarta-feira, 24 de Dezembro, entre as 19 e as 23 horas. Todos serão bem-vindos e basta aparecer, adiantando aquela Igreja no seu site (http://www.iba.pt) que "esta é uma oportunidade de testemunho para a nossa igreja, mostrando, na prática, o amor que Deus tem ao mundo e que revelou dando-nos o Seu Filho, Jesus Cristo". É de amor e amizade pelos outros que se fala neste evento, mostrando também que "fazer bem sem olhar a quem" é um lema a ter muito em conta nestes dias em que algum selvático liberalismo nos tenta afastar do que verdadeiramente conta neste mundo... A noite de Natal ganhou este ano uma nova alma em Alcobaça: bem haja a sua Igreja Baptista!

AS NOSSAS CANÇÕES DE NATAL, EM ALCOBAÇA, NO CLINIC

CLINIC - ALCOBAÇA
-AS NOSSAS CANÇÕES DE NATAL-
com
THE ROOM 74 / BUNNYRANCH / THE GIFT / LOTO / NORTON
[live acts]
Sexta-Feira // 19 de Dezembro // 01h00
As Nossas Canções de Natal
The Room 74 / Bunnyranch / The Gift / Loto / Norton
(live acts)
Reserva de bilhetes - 262598549
Palavras para quê? É o Clinic no seu melhor... É de ir!

MOSTRA DE REIS MAGOS NA CAIXA DE CRÉDITO AGRÍCOLA DE ALCOBAÇA

De 17 de Dezembro a 6 de Janeiro, a Galeria de Exposições da Caixa de Crédito Agrícola, em Alcobaça, apresenta a Mostra de Reis Magos elaborada por utentes seniores das IPSS's de apoio ao idoso do concelho de Alcobaça.
Horário: 10h00 às 12h00 - 14h00 às 17h00
Instituições Particulares de Solidariedade Social participantes:
Associação de Bem-estar e Tempos Livres da Martingança
Associação de Bem-estar e Tempos Livres de Pataias
Centro de Bem-estar Social da freguesia de Cós
Centro Cénico de Bem-estar Social de Cela
Centro Social Paroquial do Bárrio
Centro Social Paroquial de Turquel
Fundação Manuel Francisco Clérigo
Fundação Maria e Oliveira
Lar Residencial de Alcobaça
Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão
Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota
Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça
Santa Casa da Misericórdia de Benedita
Santa Casa da Misericórdia do Vimeiro
Merece uma visita!

Tuesday, December 16, 2008

MICHEL CORBOZ DIRIGE CORO E ORQUESTRA GULBENKIAN, NA ORATÓRIA ELIAS, DE FELIX MENDELSSHON-BARTHOLDY

Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian - Lisboa
Coro e Orquestra Gulbenkian sob a direcção do maestro Michel Corboz
18 de Dezembro, às 19 horas
19 de Dezembro, às 19 horas
solistas
Letizia Scherrer, Soprano
Dagmar Peckova, Meio-Soprano
John Mark Ainsley, Tenor
Victor Torres, Baixo
-Felix Mendelssohn-Bartholdy, Elias, op. 70-
É de ir!

INTENSIDEZ BIBLIOCAFÉ MOSTRA QUE O ALENTEJO NÃO É SÓ PAISAGEM: TAMBÉM TEM TERTÚLIAS MUITO INTERESSANTES!

... Esta Semana, no Intensidez Bibliocafé:
(Rua do Escrivão da Câmara, 10-10A / Évora)
18 de Dezembro - 21:30 - 5ª feira
Conversa em volta dos livros "Os livros da Estação..." . O frio, condicionado, ou contrariado, por um qualquer aparelho de aquecimento, ou simplesmente vencido pela sempre fiel manta do sofá, e o calor, que ainda há escassos meses pedia nos corpos bebidas e banhos refrescantes, determinam, ou influenciam, a selecção das suas leituras? Escolho para ler de Inverno um romance que jamais me atreveria a ler em tardes tórridas? E leio à beira mar, no Verão, livros que não combinam com uma lareira? Se a sua resposta a estas questões é sim, ou não, venha partilhá-la connosco e com todos aqueles a quem uma potencial sazonalidade dos livros desperta interesse.
19 de Dezembro - 22:00 - 6ª feira
Conversaciones - as plantas e as suas essências, por Willemijn de Jonj
A Quinta Essência é uma Sociedade Agrícola cuja actividade principal é o cultivo, transformação e comercialização de plantas aromáticas e medicinais autóctones, e seus derivados, do Alentejo interior. Todos os produtos são 100% ecológicos, desde a cultura à transformação das ervas, obedecendo a todas as normas internacionais. Os produtos não contêm ingredientes derivados da indústria petroquímica, mas são da origem vegetal. O monte está no Concelho de Portel, acerca de 8 km da Barragem de Alqueva e à 5 km da aldeia de Amieira. Esta e uma das regiões mais pobres do pais, onde a agricultura, o principal sector de actividade, tarda em avançar para soluções inovadoras e sustentáveis. Neste sentido, o projecto da Quinta Essência tem também uma vocação de desenvolvimento local e regional, procurando contribuir ao conservação e valorização do sistema agro-florestal tradicional do Montado do Sobreiro e do Montado da Azinheira em decadência, no Alentejo com culturas alternativas, aproveitando da vegetação natural do montado. Como base para os produtos finais usamos os óleos essenciais destas plantas autóctones, sejam estas de origem espontânea, sejam cultivadas segundo processos de agricultura biológica. Os óleos essenciais são obtidos pela destilação a vapor no lugar próprio. As espécies são entre outras: o rosmaninho, o alecrim, a hortelã, o poejo e a esteva." Willemijn de Jonj"
20 de Dezembro - 22:00 - Sábado
Palestra, por António J. Caselas
Como pensar a política hoje? Qual é a diferença entre os paradigmas clássicos da filosofia política e o pensamento actual? Como definir o Estado e o seu papel? Quais são as relações entre a soberania e a cidadania? O que é a biopolítica?O pensamento político de um filósofo contemporâneo, Giorgio Agamben, poderá ser um ponto de partida para debater estas questões. Independentemente da nossa adesão às suas teses, o próprio momento civilizacional que atravessamos, torna cada vez mais premente essa reflexão.
Évora é realmente uma cidade maravilhosa, não é? É de ir!

FACES DE EVA PROMOVE PROJECÇÃO DO FILME LAURA, DE GRAÇA CASTANHEIRA

O grupo de investigação Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher promove a projecção do filme Laura, realizado por Graça Castanheira, e dedicado à actriz Laura Soveral. A sessão realizar-se-à no dia 17 de Dezembro, quarta-feira, às 18h30, no Auditório 1 (Torre B, 1ºPiso) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, na Avenida de Berna, 26 C. O filme reconstitui a vida de Laura Soveral como actriz, não esquecendo as dimensões humanas paralelas à sua profissão, apresentando-se como uma viagem através de uma vida cheia. A pós a sua projecção haverá debate com a realizadora. É de ir!

Monday, December 15, 2008

REVISTA INFORMATIVA DO MUNICÍPIO DE ALCOBAÇA JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NAS VERSÕES ANALÓGICA E DIGITAL


A Revista Informativa do Município de Alcobaça já está disponível em versão analógica (impressa) e em versão digital (online), esta última no site daquela edilidade
Já na sua 22.ª edição, essa publicação, com uma periodicidade quadrimestral e uma tiragem de 20.000 exemplares, apresenta neste número temas como: a zona de confluência dos rios Alcoa e Baça, a inauguração das Piscinas de Pataias, uma retrospectiva do maior evento cultural do Concelho – Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais, o percurso do Cine-Teatro durante 2008, entre muitas outras temáticas relacionadas com a acção social, o ambiente, o desporto, a protecção civil, a economia do concelho, a actividade da Biblioteca Municipal, o património e o turismo, entre outras. Cada publicação vale o que vale. Todos sabemos que exstem boletins municipais com muito melhor qualidade do que aquela, mas enfim, lá vamos vivendo com o que temos... É de ler!

GOVERNO CIVIL E INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA LANÇAM BONIFÁCIO E O CAVALINHO IMAGINAÇÃO

Bonifácio e o Cavalinho Imaginação é o título do livro que o Instituto Politécnico de Leiria e o Governo Civil do Distrito de Leiria editam em parceria, com o apoio do BPI. O novo livro será lançado na próxima terça-feira, 16 de Dezembro, pelas 14 horas, na Escola Básica do 1.º Ciclo dos Capuchos (Leiria). Não deixa de ser uma excelente ideia... É de ir!

MERCADO DE NATAL DE ALCOBAÇA PROLONGA-SE ATÉ 21 DE DEZEMBRO

O Mercado de Natal de Alcobaça deste ano vai prolongar-se durante mais uma semana que o inicialmente programado, continuando à disposiçã do público até ao próximo domingo, 21 de Dezembro. Esse pequeno mercado destina-se a atrair potenciais compradores ao centro histórico da cidade, e serve de convite às famílias do concelho e da região para fazerem as compras de Natal num ambiente diferente, e com espírito natalício. Os produtos que estarão expostos e comercializados são de origem nacional. Para além da venda de produtos como pele, doces, licores, vinhos, azeite, queijos fruta (maçã e pêra), cristal e porcelana, o Mercado de Natal conta ainda com expositores de artesanato, um Atelier Infantil, a Casa do Pai Natal, insufláveis, animação de rua e o regresso do Comboio turístico.
Horário:
Todos os dias - das 11h00 às 20h00

Sunday, December 14, 2008

VERTIGO DE ALFRED HITCHCOCK ENCERRA CICLO MODERNOS SÃO OS CLÁSSICOS, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

Cine-Teatro de Alcobaça / 16 de Dezembro / 14h30 e 21h30
CICLOS DE CINEMA 2008 - MODERNOS SÃO OS CLÁSSICOS
Ciclo ALFRED HITCHCOCK: VERTIGO
O ex-polícia John "Scottie" Ferguson (James Stewart) tem um pesadelo recorrente relacionado com a razão que o obrigou a abandonar a sua profissão. Desde que viu morrer um colega polícia ao cair do cimo de um edifício, durante uma perseguição nocturna pelos telhados de São Francisco, Scottie nunca mais foi o mesmo e sofre de vertigens. Um dia, um velho amigo, Gavin Elster (Tom Helmore), faz-lhe uma proposta: contrata-o para investigar a mulher, Madeleine (Kim Novak), que vive uma existência dupla, dividida entre a sua identidade presente e um fantasma do passado. Palavras para quê? Trata-se mesmo do nosso Hitchcock favorito, em mais uma felicíssima escolha do programador David Mariano, a quem (felizmente!) se devem estas presenças do cinema de grande qualidade em Alcobaça. Lá estaremos, mais uma vez, esperando que este(s) ciclo(s) regresse(m) no próximo ano!

PAPIRO EDITORA LANÇA SARAPICOS DE NATAL, EM LISBOA, NA LIVRARIA BARATA

A Papiro Editora (que publicou a 2ª edição do meu ensaio Música & Água - Evolução Provável de Um Relacionamento Físico & Espiritual) vai agora lançar no mercado a antologia de contos Sarapicos de Natal, lançamento que ocorrerá em Lisboa, na Livraria Barata, na próxima terça-feira, 16 de Dezembro, às 19 horas. Será ouvida uma nota introdutória de Fernanda Freitas, estando presente como autora convidada a escritora Otília Pires de Lima. Estes Sarapicos de Natal da Papiro Editora serão, certamente, uma boa forma de colorir esta época, sendo, muito naturalmente, aconselhados por este blogue: é de ir!

JOÃO GOMES LANÇA MULHERES 2.O - O AMOR NOS TEMPOS DA BLOGOSFERA

Vai ser lançado no mercado o livro Mulheres 2.0 – O Amor nos Tempos da Blogosfera, editado pela Chiado Editora, com o apoio do jornal digital Portal Lisboa (http://www.portallisboa.net/). O livro foi escrito por João Gomes, director do Portal Lisboa, editor da Chiado Editora e bloguer(http://oamornostemposdablogosfera.blogs.sapo.pt/). O lançamento será no próximo dia 16 de Dezembro, terça-feira, no Bar In Rio, em Belém, pelas 21 e 30, ao que se seguirá uma pequena festa, com DJ convidado. A entrada é livre. A apresentação do livro estará a cargo da escritora e jornalista Filipa Martins e do escritor Rodrigo Moita de Deus. É de ir!