Saturday, March 14, 2009

26ª EMISSÃO DO PROGRAMA UM OLHAR SOBRE A SEMANA, JÁ NESTE DOMINGO, NA RÁDIO CISTER (ALCOBAÇA)

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz) apresenta no próximo domingo, 15 de Março, a vigésima-sexta emissão do seu programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que continua a ser apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas. Esse espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues. Na vigésima-sexta emissão do programa Um Olhar Sobre a Semana, estarão em debate os seguintes temas:
1. - O governo socialista liderado por José Sócrates completou esta semana quatro anos na direcção dos destinos do país. A contestação a esse governo sente-se nas ruas e ainda na passada sexta-feira a CGTP encheu o centro de Lisboa com uma vibrante manifestação anti-governamental. Manuela Ferreira Leite, actual Presidente do PSD comparou mesmo, nesta mesmíssima semana, o governo de José Sócrates a «uma espécie de longo intervalo publicitário em que não foi feita qualquer reforma visível». Todavia, praticamente todas as sondagens continuam a dar uma vitória folgada ao Partido Socialista em caso de eleições legislativas em Portugal. Em que ficamos, que balanço podemos fazer deste quatro anos de governo do Partido Socialista?
2. - Foi anteontem conhecido que José Acácio Barbosa vai ser o candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Alcobaça nas próximas eleições autárquicas. Sabendo-se já quem vai ser o candidato do Partido Socialista a Presidente da nossa Câmara Municipal nessas eleições, que perspectivas políticas se abrem agora neste concelho?
Promete mesmo voltar a ser muit(íssim)o interessante. É de ouvir!

QUARTETO TALICH INTERPRETA QUARTETOS DE CORDAS DE MENDELSSHON EM LISBOA, NA FUNDAÇÃO GULBENKIAN

Grande Auditório da Fundação Gulbenkian - Lisboa
16 de Março - 19 horas
-Quarteto Talich-
Jan Talich (Violino)
Petr Macecek (Violino)
Vladimir Bukac (Viola)
Petr Prause (Violoncelo)
-Música para Quarteto de Cordas de Mendelssohn I-
Felix Mendelssohn-Bartholdy
Quarteto para Cordas N.º 1, em Mi bemol maior, op. 12
Quarteto para Cordas N.º 6, em Fá menor, op. 80
Quarteto para Cordas N.º 3, em Ré maior, op. 44 n.º
É de ir!

Friday, March 13, 2009

SIDEWALKERS EDITARAM EP E ENTRAM HOJE MESMO EM DIGRESSÃO

A banda alcobacense Sidewalkers editou esta semana um EP homónimo com cinco temas originais. Esses novos ases do rock alcobacense iniciam hoje mesmo, sexta-feira, 13 de Março, em Leiria, no auditório do Orfeão Velho, às 22 horas, uma digressão de apresentação desta sua estreia discográfica. Essa digressão passará seguidamente, por Lisboa, pelo Santiago Alquimista, no sábado, 14 de Março, às 22 horas, e por Alcobaça, actuando no Clinic, na sexta-feira, 20 de Março. Esta estreia discográfica dos Sidewalkers era aguardada com muita expectativa e cá estamos para ouvir a coisa e ditar as nossas sentenças. Força Sidewalkers!

MAIS UM FIM-DE-SEMANA EM GRANDE NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra - Laboratorio Chimico
Largo Marquês de Pombal - Coimbra
-Sábados no Museu 2009-
Com o objectivo de promover o interesse pela ciência, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra propõe para 2009 um novo ciclo dos Sábados no Museu com novos temas e actividades dirigidas a crianças a partir dos 3 anos. Todos os Sábados à tarde, às 15h00, poderão descobrir muitas coisas interessantes sobre ciência e visitar as exposições do museu.
14 DE MARÇO
DIZ-ME O QUE COMES, DIR-TE-EI COMO ÉS
Compridos, curtos, largos, estreitos... Já reparaste como os bicos das aves são tão engraçados? Descobre para que servem e porque existem tantos diferentes. A partir dos 5 anos
-Ciência em família-
As suas crianças interessam-se por ciência?Venha partilhar diferentes modos de explorar alguns temas científicos com a sua família, num programa dirigido a adultos e crianças de todas as idades. As sessões decorrem das 11h00 às 12h00 e são orientadas por cientistas e por diversos autores da colecção Ciência a Brincar, da Editorial Bizâncio.Depois do sucesso da 1º edição cheia de som, plantas e vida, apresentamos a programação para o 1º trimestre de 2009.
15 de Março
DESCOBRE O PATRIMÓNIO
Sabes o que é uma câmara escura? Será que todos os prédios tremem durante um terramoto? Qual será o mais seguro?Consegues descobrir quando os azulejos de uma parede estão trocados?E porque é que se caiam as casas alentejanas?
Constança Providência, Departamento de Física da Universidade de Coimbra
Absolutamente irresistível!

Thursday, March 12, 2009

NUEVO BALLET ESPAÑOL APRESENTA SANGRE NO CENTRO CULTURAL E CONGRESSOS DE CALDAS DA RAINHA

-Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha-
«SANGRE»
-NUEVO BALLET ESPAÑOL-
14 de Março - 21 e 30 - Grande Auditório
Uma das mais prestigiadas companhias de dança espanhola e flamenca do mundo, o Nuevo Ballet Español, vai estar no CCC. A companhia cria espectáculos com a sua particular visão do flamenco e dança espanhola, vindo apresentar a Portugal, num concerto único no CCC, “Sangre”, que junta a modernidade e a tradição.A companhia surge em 1995, a partir do encontro dos bailarinos madrilenos Ángel Rojas e Carlos Rodríguez.Os dois profissionais viram os seus caminhos cruzarem-se quando em 1994 receberam o Prémio de Melhor Bailarino Suplente do Certame Nacional de Coreografia, em Espanha.São conhecidos pela sua garra, paixão e força de interpretação. Em 2000, a companhia recebeu o primeiro lugar no Prémio UP de Danza para a melhor companhia de dança espanhola e de flamenco e, em 2005, os seus directores e fundadores foram galardoados com o Prémio Villa de Madrid Pilar Lopez para melhores intérpretes de dança.A crítica considera que o Nuevo Ballet Español está a revolucionar internacionalmente o panorama da nossa dança espanhola, conservando as tradições e misturando-as com novas ideias, aproximando o flamenco aos dias de hoje. Têm vindo a ter um grande sucesso internacional graças ao seu estilo impecável e à paixão posta na dança. Trata-se de um espectáculo imperdível. Podemos aqui afiançá-lo, muito claramente, recordando uma sua memorável actuação em Alcobaça, no Verão passado... É de ir!

REMIX ENSEMBLE PINTA DUPLO RETRATO APHERGIS/XENAKIS, NO PORTO, NA CASA DA MÚSICA

Casa da Música - Porto
Sexta-Feira / 13 de Março / 21 horas / Sala Suggia
Remix Ensemble - Duplo Retrato Aperghis/Xenakis
Os mais aclamados compositores de origem grega do século XX proporcionam um programa onde o violoncelo merece destaque enquanto instrumento solista. Músico e engenheiro civil, inovador incontestável na área da arquitectura, Iannis Xenakis repudiou a música serial da vanguarda e traçou um dos mais originais percursos criativos da história da música. Figura cimeira do teatro musical, Aperghis incorpora elementos de sátira social na música e quase sempre parte de textos literários como fonte de inspiração para obras como Bloody Luna, encomenda da Casa da Música que o Remix estreou em 2007. O concerto abre com a estreia mundial da primeira encomenda da Casa da Música ao Jovem Compositor em Residência 2009, Daniel Moreira.
Jean Deroyer / direcção musical
Sonia Wieder-Atherton / violoncelo
Mário Teixeira / percussão
Daniel Moreira / Limiar (Homenagem a Haydn)*
Iannis Xenakis / O-Mega
Georges Aperghis / Bloody Luna, para violoncelo e ensemble *
Georges Aperghis / Heysel
Iannis Xenakis / Epicycle, para violoncelo e ensemble
Iannis Xenakis / Jalons
* encomenda da Casa da Música ao Jovem Compositor em Residência 2009 - estreia mundial
Qualidade acima da média é o que este concerto volta a prometer. É de ir!

CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAIS E MUSEU DA MÚSICA PORTUGUESA PROMOVEM 12ª EDIÇÃO DO PRÉMIO LOPES-GRAÇA DE COMPOSIÇÃO

A Câmara Municipal de Cascais e o Museu da Música Portuguesa voltam este ano a organizar o Prémio Lopes-Graça de Composição. Trata-se de um evento cuja qualidade continua a ser reconhecida e é claro que o evento volta a contar com o nosso apoio. Para os interessados em concorrer, junto se publica o respectivo regulamento:
"Prémio Lopes-Graça de Composição, 12ª edição, 2009"
-Regulamento-
OBJECTIVOS
1. A Câmara Municipal de Cascais e o Museu da Música Portuguesa promovem em
2009 a 12ª edição do “PRÉMIO LOPES-GRAÇA DE COMPOSIÇÃO”, prémio instituído em
homenagem ao grande compositor português.
2. Em 2009 o Prémio destina-se aos jovens compositores de nacionalidade
portuguesa que não ultrapassem os 35 anos de idade até ao dia 17 de Dezembro de
2009, e que desejem apresentar uma peça inédita (i.e. nunca antes tocada em
público, gravada, publicada em partitura, ou que tenha concorrido ou ganho qualquer
outro prémio até à data de fecho oficial do concurso, 17 de Dezembro de 2009),
escrita propositadamente para este concurso, reservando-se a organização do Prémio
a estreia absoluta da obra vencedora, em concerto a realizar até ao final de Dezembro
de 2009.
3. A obra a apresentar deverá ter uma duração entre 10' e 15’, e ser escrita para
a seguinte formação de trio de palhetas (sem dobragens): oboé, clarinete Bb, fagote
PRÉMIO
4. O Prémio terá o valor de 1500 Euros, não havendo lugar a qualquer outra
remuneração futura, e é indivisível, não podendo haver vencedores ex-aequo. O Júri
reserva-se o direito de não atribuir o Prémio se a qualidade das obras a concurso for
considerada insuficiente.
5. O Júri poderá, independentemente do Prémio, atribuir Menções Honrosas, se a
qualidade das obras assim o justificar.
6. Fará ainda parte do Prémio a publicação da obra vencedora em partitura pela
Câmara Municipal de Cascais, podendo para o efeito propor uma co-edição com uma
editora comercial.

7. Quaisquer futuras execuções, gravações ou edições, quer da obra vencedora,
quer das obras agraciadas com menções honrosas, deverão obrigatoriamente incluir
nas notas de programa de concertos, CD/DVD's, ou partituras, a menção "Obra
vencedora do 12º Prémio Lopes-Graça de Composição, 2009", ou “Menção Honrosa do
12º Prémio Lopes-Graça de Composição, 2009”.
8. O Prémio será entregue em sessão solene, a realizar em Dezembro de 2009,
sendo esta seguida de um concerto, no qual se estreará a obra vencedora, num local e
por um ensemble a determinar. A organização reserva-se ainda o direito de autorizar
que o concerto seja eventualmente gravado e/ou transmitido em directo ou em
diferido pela RDP - Antena 2, ou por canais televisivos nacionais e/ou estrangeiros, e
ainda a promover outros concertos de divulgação, sem que os compositores laureados
tenham direito a remunerações extra.
CANDIDATURAS
9. Não existe taxa de inscrição. Os candidatos deverão apresentar três (3) cópias
da partitura e uma (1) cópia das partes instrumentais em papel (cópias em Finale ou
Sibelius, não se aceitando outros programas, nem manuscritos), juntamente com três
(3) CD's audio que contenham os ficheiros Wave, Mp3 ou Midi da peça, assegurando-se
que estes possam ser lidos num leitor de CD's standard. Cada uma das cópias e CD's
deverá ter inscrito, na capa, e como única identificação, apenas o título da obra e um
mote, à exclusão de qualquer outro símbolo que possa revelar o autor ao júri. Esse
mote deverá ser uma cifra de 8 dígitos e letras em qualquer combinação (ex:
2079VG36). Cada concorrente poderá apresentar apenas uma (1) obra a concurso.

10. As 3 cópias da partitura, as respectivas partes instrumentais e os 3 CD's audio
deverão ser colocados num envelope postal almofadado, juntamente com um (1)
sobrescrito fechado (lacrado ou colado) que contenha os seguintes items:
Identificação completa (nome, data de nascimento, nacionalidade, mais fotocópia
do BI ou passaporte), os contactos do autor (telefone, morada postal e e-mail, se
este existir); uma declaração escrita e assinada pelo compositor confirmando que a
peça respeita todas as condições exigidas por este regulamento (declaração em
como a obra foi escrita pelo autor que a submete, é original, totalmente inédita, e
não foi premiada, nem concorre simultâneamente a outro concurso); uma
declaração na qual declara ceder os direitos de autor relativos à estreia da obra por
parte da Câmara Municipal de Cascais.
Deve ainda constar da documentação inclusa um CD que contenha em formato
digital uma biografia, as notas de programa da obra (estas não poderão estar
inclusas nas partituras) e uma fotografia recente de boa qualidade.

Em nenhum local da encomenda ou documentação visível, quer para o júri quer
para o secretariado do Prémio, poderá constar outro elemento de identificação que
não o mote escolhido. Tanto o envelope interior lacrado como a embalagem postal,
no local destinado à identificação do remetente, deverão ser unicamente
identificados pelo mote. Todos os documentos postais enviados (notas de entrega
ou registo) devem igualmente conter apenas esse mote como identificação única do
remetente, sob pena de exclusão imediata do concurso. O secretariado do Prémio
entregará ao júri apenas as partituras, mantendo em seu poder os sobrescritos, de
entre os quais serão unicamente abertos os correspondentes aos laureados.
11. As obras deverão ser entregues – somente por correio (registado) – ao
secretariado do Museu da Música Portuguesa, até ao dia 30 de Junho de 2009 (terçafeira)
(fazendo fé no carimbo dos correios), na seguinte morada:
Secretariado do Prémio Lopes-Graça de Composição
A/c Dr.ª Conceição Correia
Museu da Música Portuguesa
Casa Verdades de Faria
Avenida de Sabóia, 1146
Monte Estoril, 2758-580 Estoril
Portugal
JÚRI
12. O Júri da edição de 2009 será formado pelas seguintes personalidades:
António Pinho Vargas (Presidente) compositor
Sérgio Azevedo compositor
Manuel Jerónimo clarinetista
Secretariado: Dra. Conceição Correia, Museu da Música Portuguesa
RESULTADOS
13. O Prémio será anunciado publicamente até final de Julho de 2009. Apenas o
vencedor ou os distinguidos com Menções Honrosas serão contactados directamente.
14. Os materiais enviados pelos concorrentes não serão devolvidos. Após o concerto
público de apresentação dos laureados, todos os materiais enviados pelos restantes
concorrentes serão destruídos, ficando o Museu da Música Portuguesa apenas na posse
das obras laureadas, para o seu arquivo histórico.
15. Não haverá recurso das decisões do júri. Qualquer caso omisso no regulamento
será decidido pelo júri. Qualquer disputa legal sobre o Prémio deverá ser resolvida na
Comarca do Tribunal de Cascais, à exclusão de qualquer outro local. Quaisquer
dúvidas que este regulamento possa suscitar deverão ser esclarecidas junto do
secretariado do Prémio, através dos seguintes contactos:
e-mail: premio.lopes-graca@cm-cascais.pt
telefones: 00 +351 21 481 59 01/ 21 481 59 04 (Conceição Correia)
É de concorrer: mãos à obra!

Wednesday, March 11, 2009

INÁCIO LUDGERO É O CONVIDADO DA PRÓXIMA TERTÚLIA CAFÉ PORTUGAL, NO PRÓXIMO SÁBADO

No próximo sábado, 14 de Março, pelas 17 horas, no Café Portugal, em Alcobaça, realizar-se-á a proxima tertúlia Café Portugal, que terá como convidado e orador o jornalista/fotógrafo, Inácio Ludgero. A palestra terá o titulo:
-Imagens de Guerra-
-OS REPÓRTERES SEM ROSTO-
Inacio Ludgero é um dos mais notáveis fotgrafos de imprensa em Portugal´, como provam os premios que tem recebido pela sua carreira. Este distinto jornalista da imagem irá relatar certos aspectos ocultos do seu mister e as histórias que muitas imagens realizadas por si encerram.
É de ir!

IN JAZZ VOLTA A PASSAR POR ALCOBAÇA (E BENEDITA) NO PRÓXIMO FIM-DE-SEMANA

A 5ª edição do INJAZZ passa por Alcobaça nos próximos dias 13 e 14 de Março. O grande festival itinerante dedicado exclusivamente ao jazz feito por músicos portugueses continua a dar prioridade aos projectos originais, à semelhança das edições anteriores. E desta vez com a abertura do convite a conceituados músicos estrangeiros para integrarem a formação de músicos portugueses.
Sexta, 13 Março 22h Jesse Davis + Melo/Santos 4tet Cine-Teatro de Alcobaça
-JESSE DAVIS-
Uma das vozes consagradas do saxofone alto no jazz vai estar em Portugal para dois grandes concertos. Nascido em New Orleans, Jesse Davis foi influenciado por Charlie Parker e Cannonball Adderley. Ganhou experiência em grupos variados, tendo acompanhado Wynton Marsalis, Ray Brown, Kenny Barron, Hank Jones, Roy Hargrove, Nicholas Payton, entre muitas outras formações importantes na história do jazz moderno. Em 1989, Davis ganha o prémio de "Most Outstanding Musician" pela revista Downbeat. Será acompanhado por uma formação liderada por Filipe Melo (piano) e Bruno Santos (guitarra), que conta ainda com Nelson Cascais no contrabaixo e Bruno Pedroso na bateria. Estará dias 11 de Março (Quarta feira) no Hotclube (Praça da Alegria) pelas 23h e 13 de Março no Cineteatro de Alcobaça às 21h30.
Sábado, 14 Março 22h António Pinho Vargas + José Nogueira Centro Cultural da Benedita
-ANTÓNIO PINHO VARGAS & JOSÉ NOGUEIRA-
António Pinho Vargas regressa aos palcos! 25 anos depois da edição do primeiro álbum de originais, António Pinho Vargas regravou as suas obras em versão de piano solo.Um acontecimento editorial que tem vindo a marcar o meio musical português. O próprio diz-nos: "Prevejo duas possibilidades reais para este retorno: a realização de concertos a solo e actuações em duo com José Nogueira. Este duplo formato, por um lado, preserva o renovado
contacto com o instrumento e, por outro, mantém a cumplicidade adquirida ao longo dos anos e o prazer de criar e recriar música em conjunto. " O concerto na Benedita será neste último formato, com António Pinho Vargas, no piano e José Nogueira, no saxofone.
Bilhete:
Preço – 10€
Preço especial dia 13 e dia 14 - 15€
É de ir! Aos dois...

Tuesday, March 10, 2009

IRMÃOS CATITA ARRANCAM COM DIGRESSÃO GRANDE GALO 2009 EM NOITE DE SEXTA-FEIRA 13, EM LISBOA, NO MAXIME

Você abriu um guarda-chuva na sala de jantar, fez um brinde com água bebida num copo partido e partiu um espelho! Um enorme gato preto atravessa-se no seu caminho... Para se desviar do animal de mau agoiro tem mesmo que passar por baixo de uma escada e dá de caras com um calendário que diz: «Sexta-feira 13»! Relaxe... acontece a qualquer um! Será caso para desejar «boa sorte» aos Irmãos Catita que, desafiando todos os malignos poderes do oculto, se atrevem a fazer no Maxime um recital satânico numa data proibida. É na sexta-feira, 13 de Março, no arranque da digressão Grande Galo 2009! Azar azar vai ser perder este espectáculo sem igual! A banda de Lello Marmello e Chiquito não parte espelhos mas parte a loiça toda! Não bebe em copos partidos, mas sim em garrafas intactas. E não é água, não! Em vez de passar debaixo de uma escada, passa por cima da crise e ainda toca umas canções dos Gatos Negros! Mas o melhor é isto: usando o Código Catita – uma intrincada sequência de números baseada nas suas canções – temos a chave do Euromilhões! Teste o seu azar! Compareça e enriqueça! Má-sorte é ficar em casa a ver a TV!
Cabaret Maxime - Praça da Alegria, 58 - Lisboa
abertura portas 22h - espectáculo 23h00
Imperdibilíssimo!

II CONCURSO DE CANÇÕES DO PRIMEIRO CICLO, EM ALCOBAÇA

Subordinada ao tema Ser Criança, realiza-se esta semana a segunda edição do Concurso de Canções. Mais de 2000 alunos dos cinco agrupamentos de escolas do concelho de Alcobaça sobem ao palco para as eliminatórias (por agrupamento). Numa tarde de convívio, as crianças vão expressar-se musicalmente, interpretando uma canção que foi ensaiada nos últimos meses pelos professores de música. Sabendo-se já que a final do concurso será disputada no grande auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, sente-se pairar por aí uma enorme expectativa sobre os previsíveis resultados de um evento que parece ter vindo para ficar!
-Data, horário e local das eliminatórias-
II Concurso de Canções do 1.º Ciclo de Alcobaça
9 de Março
Eliminatória do Agrupamento de São Martinho do Porto
Horário: Das 14h30 às 16h00
Local: Associação Recreativa, Desportiva e Cultural do Casal Pardo (Alfeizerão)
10 de Março
Eliminatória do Agrupamento Frei António Brandão
Horário: Das 14h30 às 16h00
Local: Associação de Carvalhal de Turquel (Carvalhal de Turquel
11 de Março
Eliminatória do Agrupamento Frei Estevão Martins
Horário: Das 14h30 às 16h00
Local: Cine-Teatro de Alcobaça
12 de Março
Eliminatória do Agrupamento D. Pedro I
Horário: Das 14h30 às 16h00
Local: Cine-Teatro de Alcobaça
13 de Março
Eliminatória do Agrupamento de Pataias
Horário: Das 14h30 às 16h00
Local: Casa do Pessoal da Cibra (Pataias)
É de concorrer!

Monday, March 09, 2009

A VISÃO CIENTÍFICA DO UNIVERSO NO INÍCIO DO SÉCULO XXI, NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra - Laboratorio Chimico
Largo Marquês de Pombal -Coimbra
-Astronomia à Terça-
16 horas - Entrada Livre
No âmbito do
Ano Internacional da Astronomia 2009, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra apresenta o ciclo de palestras ASTRONOMIA À TERÇA. Trata-se de comunicações para o público em geral que se realizam uma vez por mês, sempre à Terça-feira, às 16H00, no Anfiteatro do Museu da Ciência.
-A VISÃO CIENTÍFICA DO UNIVERSO NO INÍCIO DO SÉCULO XXI-
Orfeu Bertolami (Instituto Superior Técnico)
10 de Março
Nesta palestra serão discutidas as descobertas mais marcantes sobre a estrutura em larga escala do Universo e os seus constituintes, assim como a sua relação subtil com a Física microscópica.
Absolutamente imprescindível!

LAUREL LEAR EXPÕE EM CASTANHEIRA DE PERA, NA CASA DO TEMPO

Com mais de quarenta anos consagrados à actividade artística, Laurel Lear encontrou na escultura e no desenho os meios ideais para criar um trabalho particular. A sua vasta experiência, permite-lhe materializar na arte aquilo que vê e as suas criações nascem do encadear de uma sucessão de pensamentos absorvidos do mundo circundante. Os sentimentos da artista reavivam-se através do esculpir dos volumes e do esboçar dos traços e, com base na sua técnica e nos seus sentidos, Laurel Lear faz irromper na madeira e no papel um conjunto de lembranças, fantasias e emoções que fazem parte da sua memória. Na prática, as suas composições acabam por ser dominadas pela figura humana e o percurso de Laurel mantém-se fiel a uma linguagem que a artista vai trabalhando de forma coerente e que define a sua identidade artística. O discurso plástico de Laurel Lear revela-se no recorte das formas ou no traçado da linha e, os seus trabalhos impressionam-nos, na sua maioria, pela expressividade que emanam. A sua arte orquestra um dinamismo e um pormenor que não nos deixa indiferente e, um olhar atento, mostra-nos que esta é, seguramente, uma exposição que merece ser apreciada na Casa do Tempo, nomeadamente de Terça a Sexta das 12h00 às 19h00 e Fins-de-Semana ou Feriados das 10h00 às 13h00 – 14h00 às 18h00, a partir de terça-feira, 10 de Março.
-Laurel Lear-
Com uma intensa carreira no domínio da escultura, Laurel Lear iniciou-se no meio artístico em 1968. Foi nesse ano que começou a trabalhar com o escultor Larry Griffis e, os conhecimentos adquiridos ao nível da escultura e do desenho, levaram-na, num passo seguinte, a frequentar o Maryland Institute College of Art. Mais tarde, em 1979, Laurel muda-se para a Costa Oeste dos Estados Unidos e aí completa os seus estudos com um mestrado em Estudos de Escultura e Design em Metal. Detendo já uma formação académica sólida, Laurel Lear entende também que é chegado o momento de partir em busca de outras perspectivas e, durante uma das suas viagens pelo mundo, acaba por encontrar em Portugal uma nova fonte de inspiração. Há alguns anos transferiu a sua residência para o concelho de Castanheira de Pera e é em terras castanheirenses que, dia após dia, procura dar continuidade a um projecto artístico no qual a escultura e o desenho andam de mãos dadas.Trabalhando com o carvalho, a nogueira ou a cerejeira, Laurel tornou-se uma grande intérprete do entalhe em madeira e, após quarenta anos de dedicação à arte, continua a ter necessidade de transformar a matéria bruta em composições cheias de movimento, detalhe e expressão. A volumetria alcançada na escultura ou o registo firme proporcionado pelo desenho permitem-lhe desenvolver um trabalho de persistência cuidada. Depurando os contornos do corpo humano ou os pormenores de uma paisagem, Laurel constrói composições que expressam pensamentos ou fantasias que habitam as zonas mais profundas do seu inconsciente e que formalizam um universo criativo marcante, surpreendente e pleno de impacto visual, universo esse que, em última análise, distingue também a sua arte no panorama actual.
A Casa do Tempo ( Rua Dr José Fernandes de Carvalho) é um espaço cultural com galeria de exposições temporárias e sala de exposição dedicada ao jornal O Castanheirense. É propriedade da Câmara Municipal de Castanheira de Pera, sendo gerida pela Prazilândia.
É de visitar!

Sunday, March 08, 2009

O PINGUIM SEM FRAQUE - TEATRO PARA A INFÂNCIA NO CINE-TEATRO S. PEDRO DE ALCANENA

A Companhia de Teatro delle Briciole [Itália] sobe ao palco do Cine-Teatro São Pedro a 10 de Março. O Cine-Teatro São Pedro apresenta, a 10 de Março, a peça de Teatro para a Infância O Pinguim sem Fraque, pela Companhia de Teatro delle Briciole. Pequeno, branco, pobre e sem fraque: é Limpo, um pinguim que se afasta da Mãe e do Pai, para se aventurar no imenso e desconhecido Norte, à procura de resposta a uma única pergunta: porque é que ele não tem fraque? Começa assim uma aventura inesquecível na vida de um pequeno pinguim e da sua diferença, uma emocionante intuição sobre a solidão que é comum a todos os que estão vivos e sobre o valor formativo da experiência do viver. A partir de uma história de Silvio d'Arzo, reconhecido hoje como um dos maiores autores de contos do século XX italiano, Letizia Quintavalla constrói para o Teatro delle Briciole um espectáculo que é fruto de um precioso trabalho de grupo. Esta produção do Teatro delle Briciole, em co-produção para a versão portuguesa com Centro Cultural de Belém e Tempo Teatro Municipal de Portimão, tem interpretação de Salvatore Arena, Beatrice Baruffini e Agnese Scotti. Destinada a maiores de 6 anos, a peça tem uma duração aproximada de 50 minutos (sem intervalo) e será exibida no Cine-Teatro São Pedro de Alcanena em duas sessões: às 9:45h e às 14:00h, no dia 10 de Março, sendo o preço dos bilhetes no valor de 5 euros. É de ir!

OFICINA DE ESCRITA DE LETRAS DE CANÇÕES . NÍVEL 1 - ABERTAS NOVAS INSCRIÇÕES!

OFICINA DE ESCRITA DE LETRAS DE CANÇÕES . NÍVEL 1
ABERTAS NOVAS INSCRIÇÕES!
Terças-feiras / 10 a 31 de Março / das 19.30 às 22h
EscreverEscrever – Largo de Camões, nº 36, 3º Dto
Mais informações em
www.escreverescrever.com
CURSO DE INICIAÇÃO À ESCRITA DE LETRAS DE CANÇÕES
NA ESCREVER ESCREVER / COM O GRÃO-MESTRE GIMBA
Métrica, estruturas, rimas, repetições, anáforas, epizeuxes, paralelismos, assonâncias, tropos, fonética, metros gregos, prosódia, e todos os fantasmas com nomes esquisitos que assombram a vida de candidatos a letristas são aqui desmistificados e totalmente domesticados! Aprenda a dominar o português e a casá-lo com música em perfeita harmonia. Descubra o som mais musical da língua de Eusébio e Ronaldo e divirta-se, brincando com palavras, usando o português de todos os dias. Veja como é fácil o ABC das escrita de letras, segundo o método Gímbico. Salte connosco! Vamos tomar banho numa sopa de letras!
«Brilhante!»
«Letristas portugueses, cuidem-se!»
«Dez horas a navegar por um mundo novo»
«Assemelha-se a ir ao AKI comprar as ferramentas para se conseguir construir algo que se imaginou»
CONTEÚDOS DO CURSO:
Considerações teóricas e técnicas sobre escrita de letras para música - em português
Análise histórica da música ligeira portuguesa – e não só – nas últimas décadas
Fornecimento de recursos (bibliografia/internet, etc) sobre songwriting
Diferenças entre poesia e letras de música
Comparações entre línguas germânicas e românicas. A suas origens comuns
Inglês e imperialismo cultural
Turbulência e fluidez – escrita dinâmica
Mecanismos de repetição e memorização
Noções de métrica – elementares e avançadas
Sílabas tónicas, subtónicas e àtonas – com música!
Palavras sónicas e temperaturas semânticas
Formatos, toadas e géneros
As estruturas básicas da canção ligeira/popular
Fonética e prosódia – o calcanhar de aquiles do português cantado
Métrica grega – aplicações
Análise métrica e prosódica de canções-padrão
Os três "tês" - Técnica, Talento e Trabalho
Títulos e motes
Primeiras linhas - escrita sensorial
Evoluções e desenlaces – mecanismos de progressão
As fases da escrita
Começar com letra ou com música – vantagens e desvantagens
Os mistérios e os prémios do improviso
Escrita, re-escrita e revisão
Erros e problemas comuns
Absolutamente imprescindível!