Saturday, August 08, 2009

PAULA CRUZ É A CONVIDADA DA XI SESSÃO DAS CONVERSAS PÚBLICAS DA CANDIDATURA CDU/ROGÉRIO RAIMUNDO ÀS PRÓXIMAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS, EM ALCOBAÇA

XI Sessão - Conversas Públicas
Candidatura CDU/Rogério Raimundo - Eleições Autárquicas de 11 de Outubro
Segunda-Feira / 10 de Agosto / às 21 horas e 21 minutos
Sede da Junta de Freguesia de Cós
Temática: Desenvolvimento da Freguesia de Cós. Desporto e Lazer!
Convidada especial: Paula Cruz.
Rogério Raimundo começará estas XI Conversas indicando sumariamente o que temde fendido nesta temática. Depois, conversar~se-á abertamente com a convidada especial da sua candidatura para este evento. Serão anunciados mais elementos para a equipa autárquica da CDU 2009/2013. Será certamente uma noite muito interessante: é de ir!

JOSÉ AFONSO FURTADO FALA HOJE SOBRE O FUTURO DO LIVRO, NA FEIRA DO LIVRO DA NAZARÉ

Está a decorrer até ao dia 16 de Agosto, no Centro Cultural da Nazaré (antiga lota), a trigésima-quarta Feira do Livro da Nazaré. Durante três semanas, a população da Nazaré e os turistas poderão encontrar milhares de títulos, a preços de feira, em representação da maioria das editoras nacionais. Além de a feira ser acompanhada pela interessantíssima exposição fotográfica Olhares Submersos, de autoria do biólogo marinho Marco Robalo dos Santos, promoverá outras iniciativas de acompanhamento não menos interessantes, como a conferência que hoje mesmo, sábado, 8 de Agosto, às 22 horas, lá será proferida por José Afonso Furtado. É de ir!

Friday, August 07, 2009

VERÃO DE SÃO MARTINHO'09 INAUGURA OFICIALMENTE (NA FOZ DO ARELHO)

Verão de São Martinho'09
8 de Agosto – Sábado
REGATA ANIVERSÁRIO
Organização do Clube Náutico de São Martinho do Porto
JANTAR DO PORCO
Aniversário do Clube Náutico de SMP
ABERTURA VERÃO DE SÃO MARTINHO
Discoteca Green Hill – Foz do Arelho
Palavras para quê? É mais um Verão de S. Martinho inaugurado num concelho vizinho...

MESMO NO VERÃO, PODE HAVER SEMPRE UMA FEIRA DO LIVRO PERTO DE SI

À semelhança de anos anteriores, a Divulgação organiza um conjunto de Feiras do Livro que pretendem aproximar os livros dos seus leitores em tempo de férias. De momento, encontram-se em pleno activo as seguintes:
Espinho - até 22 de Agosto;
Armação de Pêra - até 24 de Agosto, na Sede do Clube de Futebol Os Armacenenses (Rua Álvaro Gomes);
Ericeira - até 23 de Agosto, no Largo de São Sebastião;
Vila Nova de Milfontes - até 23 de Agosto;
São Martinho do Porto - até 20 de Agosto;
e já a seguir:
Corroios - De 21 a 30 de Agosto (Integrada nas Festas da Freguesia).
Aproveite as férias... Ponha as leituras em dia... Oportunidades não faltam...

Thursday, August 06, 2009

PASSEIO PEDESTRE AO LUAR, EM S. MARTINHO DO PORTO

Passeio Pedestre ao Luar / S. Martinho do Porto
Sábado - 8 de Agosto
Partidas:
Pimpões (Caldas da Rainha) às 21 horas
Jardim do Largo Frederico Ulrich, junto ao cais (S. Martinho do Porto)
Duração aproximada: 2 horas
Distância aproximada: 7 quilómetros
Grau de dificuldade: médio
É favor levar uma lanterna para iluminar o caminho e um poema para homenagear a Lua, num passeio que terminará com umas cantigas... A participação é livre, sendo aconselhável levar calçado apropriado para o campo e indumentária adequada às condições climatéricas nocturnas.
Promete ser uma noite inesquecível: é de ir!Alinhar ao centro

GOMO AO VIVO, NO CENTRO CULTURAL E CONGRESSOS DE CALDAS DA RAINHA

Pequeno Auditório do Centro Cultural e Congressos - Caldas da Rainha
-Gomo em Concerto-
Sexta-Feira / 7 de Agosto / 21 e 30 horas
Depois de ter feito os ensaios no CCC para a sua digressão nacional, Gomo cumpre a sua promessa e vai actuar nas Caldas da Rainha, dois dias antes de um concerto no Festival do Sudoeste. «Nosy» é o título do novo CD que veio lançar de novo para a ribalta Paulo Gouveia, que continua a manter uma forte ligação com Caldas da Rainha. O disco mantém o estilo satírico que caracteriza o cantor desde o início. Segundo Paulo Gouveia, uma das novidades do segundo CD é ter-se preocupado mais em fazer arranjos para tocar ao vivo com uma banda. Antes tinha usado mais meios electrónicos que permitiam fazer quase um “one man show”. No entanto, continua a ter um formato pop “com refrões ‘orelhudos’ e continuando uma festa que já vinha do primeiro disco”. Esta é uma edição de autor, com distribuição para as lojas da EMI. "Best of Gomo", lançado em 2004 pela Universal, foi nomeado para "Melhor intérprete individual", nos Globos de Ouro, e constou das listas de "Best song" e "Best new act" dos prémios europeus da MTV em 2005. A 28 de Junho, Gomo foi o convidado especial de Katy Perry para a primeira parte do concerto no Campo Pequeno, em Lisboa.
E os bilhetes custam apenas 7 euros e meio por cabeça... É de ir!

GRANDE BAILE GIGA-GINGÃO COM A RODA DE CHORO DE LISBOA, NO CABARET MAXIME

A RODA DE CHORO DE LISBOA e BANANA PRODUÇÕES orgulham-se de apresentar o 2º GRANDE BAILE GIGA-GINGÃO, festa também conhecida como “BAILARICO SMS”. Depois de arrasar durante os santos populares, a Roda convida todos os seus indefectíveis seguidores – e suas famílias – a rumar ao CABARET MAXIME, à Pr. da Alegria, na noite de 8 de AGOSTO, às 23H, para mais um baile de arromba! E TEM BRINDE! O ingresso dá direito a AULA DA DANÇA com MÚSICA AO VIVO! Professores “catedráticos” que já puseram muito do público da Roda a rodopiar com mestria, vão realizar os sonhos de muito pé de chumbo! Barriga, no pandeiro, marca o ritmo; Bisnaga, no fole do acordeão, lança a respiração; Gamboa, no violão, segura o andamento; Múcio, no cavaquinho, tricota as melodias, e o Bastos do clarinete desenha os passoa da dança. A roda transfere para o Maxime toda a loucura e toda a folia dos seus bailes semanais, mas desta vez a dança pode espraiar-se com mais à-vontade pelo espaço amplo do carismático salão. Se ainda não viu, experimente! Se já conhece, atreva-se a re-conhecer! Se é viciado, tome mais uma dose! Se já se curou, veja se consegue resistir! Uma coisa é certa: quando a Roda começa a tocar, vai ser difícil parar de dançar! Compareça e ensandeça de vez! Promete ser inesquecível!

DJ MISTER D EM SÁTÃO, FIGUEIRA DA FOZ E COVILHÃ

Quinta-Feira / 6 de Agosto
Pavilhão da Casa do Povo - Sátão
Massivedrum
Dj Mike Moonight
Dj Mister D
Vj Boki
Sexta-Feira / 7 de Agosto
Gloss Club Caffe - Figueira da Foz
Dj Mister D
Sábado / 8 de Agosto
Ora Viva - Covilhã
Dj Mister D
Dj Mike Moonight
Mais um fim-de-semana imparável do mais conhecido Dj marinhense!

Wednesday, August 05, 2009

FESTA DO EMIGRANTE, EM CASAL DO REI (ALCOBAÇA)

Festa do Emigrante - Casal do Rei (Alcobaça)
Sexta-Feira / 7 de Agosto / das 20 às 23 horas
É de ir!

LIVRARIA ARQUIVO RECOLHE LIVROS PARA S. TOMÉ E PRÍNCIPE

Este ano, a Livraria Arquivo, de Leiria, está a promover uma recolha de livros escolares já utilizados, que serão enviados para os meninos do distrito de Caué, em S. Tomé e Príncipe. O processo é muito simples e para aderir a esta iniciativa basta encomendar os livros escolares deste ano e entregar um mínimo de 5 livros antigos naquele estabelecimento, recebendo ainda em troca um vale de desconto na compra de artigos de papelaria na Livraria Arquivo. Trata-se de uma excelente forma de conciliar a vivência comercial com uma saudável solidariedade e o mínimo que aqui podemos escrever é que é de aderir!

Tuesday, August 04, 2009

UMA EDILIDADE COM FALTA DE CHÁ PARA ENTENDER MENSAGENS DOS ALCOBACENSES

No final da sessão de ontem das Conversas Públicas promovidas pela candidatura CDU/Rogério Raimundo às próximas eleições autárquicas em Alcobaça os participantes nessa sessão meteram mãos à obra no que respeita a dar uma sugestão na acessibilidade dos deficientes que se movem em cadeira de rodas na cidade de Alcobaça. A verdade nua e crua é que nenhuma das passadeiras de peões existentes na cidade têm rampas de acesso para auxiliar esses deficientes a movimentar-se nesses locais. Foi assim que vários candidatos das listas da CDU/Rogério Raimundo edificaram 4 desses rampeamentos nas duas passadeiras de peões existentes junto ao edifício do Município de Alcobaça, para mostrar como se faz,com pouco dinheiro e muito interesse em servir o próximo! Hoje mesmo, a actual maioria PSD daquele muunicípio mandou uma brigada dos seus serviços "limpar as 4 rampas", ou seja, destruí-las e fazê-las desaparecer. E uma delas até tinha uma lindíssima e apelativa flor desenhada, por uma das candidatas da CDU/Rogério Raimundo presentes naquelas Conversas Públicas. Terão os elementos daquela maioria ficaram incomodados com esta acção da CDU/2009? Ou ter-lhes-á, finalmente, ao fim de 12 anos com os olhos voltados de costas para esse género de problemas, decidido fazer bem no pouco tempo que já lhes resta como edis? No meu caso pessoal, não lhes perdoo esse género de indiferença com um sector desprotegido da nossa sociedade e do nosso concelho e nunca lhes perdoarei a destruição de uma das mais belas e pertinentes margaridas que já vi desenhar! Alcobaça não merece ser governada por gente tão insensível... Talvez lhes faça bem ir beber um cházinho à Tenda Sheik actualmente presente em Alcobaça, na Praça D. Afonso Henriques...

SHAKE SHAKE & SHOW ME YOUR PUSSY ACTUAM EM ALCOBAÇA, NO BECO CLUB

GAZ e Beco Club apresentam Rock Sessions...

SHAKE SHAKE & SHOW ME YOUR PUSSY
[live act]
+
Pixxxhell
(Special guest Dj)

Sexta-Feira / 7 de Agosto – 22.30h

BECO Club – Alcobaça

SHAKE SHAKE AND SHOW ME YOUR PUSSY[live act]
Apresentam-se como machos latinos ou simples adoradores de mulheres, isso não sabemos, mas independentemente da inspiração que bebem, o certo é que o rock’n roll corre-lhe nas veias e atitude não lhes falta numa banda ao vivo por excelência. Com influências de blues e por vezes pitadas de experimentalismo rock, o lado mais forte deste projecto encontra-se na forma irreverente e boa disposição como apresentam as suas canções que faz ser um dos projectos mais interessantes ao vivo do momento. Estiveram recentemente nos Festivais Rock's Pot onde partilharam palco com os Tiguana Bibles e Green Machine e Rock Sessions em Fanhais, razões mais que suficientes para não ficar em casa.
http://www.myspace.com/shakeshakeandshowmeyourpussy

Pixxxhell [Dj set]
Actuação antes e depois do concerto, Pixxxhell tanto passa som electro, house, rock, disco, punk. Numa primeira análise parece impossível, mas depois de o ouvirmos certamente tiramos essa ideia.
http://www.myspace.com/pixxxhelll

O rock alcobacense continua na ponta da guelra: é de ir!

LINDA PESCADA E JEAN CLAUDE LUKA EXPÕEM NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE NAZARÉ

Biblioteca Municipal da Nazaré
1 a 21 de Agosto
Pintura
Linda Pescada / Jean Claude Luka
Tem lá pintura de se lhe tirar o chapéu: é de ir!

Monday, August 03, 2009

RABISCUITS REGRESSA A ALCOBAÇA EM SETEMBRO E JÁ ESTÁ A RECEBER INSCRIÇÕES

Rabiscuits - 4ª edição
18, 19 e 20 Setembro - Centro Histórico de Alcobaça
O Rabiscuits é um acontecimento que se destaca pelo seu clima informal e de descontracção que lhe é intrinseco, tem intenção de evoluir e apresentar obras nas mais diversificadas áreas da arte contemporânea e experimental.De forma a responder a uma necessidade constante de dar a conhecer a capacidade criativa de artistas, bem como a tentativa de sensibilização da população em relação às novas formas de expressão artística, continua a ser uma característica fundamental nesta mostra, o facto de querer aproximar a arte da população, rompendo com o mito da inacessibilidade em relação à nova criação artística.Numa tentativa de não limitação da criatividade e através das mais variadas formas de expressão artística: Artes plásticas (Pintura, Escultura, Desenho, Instalação e Vídeo); Artes performativas, Artes sonoras, Documentários, Curtas Metragens e Workshops, pretende-se contribuir para uma diversidade cultural e descentralizada, partilhando novos criativos com instituições locais, nacionais e público em geral.
-Consultar aqui o regulamento e preencher a ficha de inscrição (a enviar por email ou correio)-
-Inscrições das propostas até 20 Agosto-
É de participar!

JAZZ NO MAR ALTO, NA NAZARÉ - DE 5 A 15 DE AGOSTO

Jazz no Mar Alto - Nazaré - de 5 a 15 de Agosto.
O Summer Jazz Club abre das 22 às 2 horas e os Concertos têm inicio às 23 Horas. É produzido pela nossa empresa, Lusitanus Produções, para o Município da Nazaré, desde 2002.Pretende ser uma alternativa na noite nazarena e um incentivo aos jovens "jazzistas" da região que ocupam a maior parte da programação.

Programação

Dia 5 – Quarta
“Dixienaza Jazz Band”
Fábio Constantino – clarinete / Tiago Antunes – trompete
Joaquim Pequicho – saxofone tenor / Élio Fróis – trombone
Mauro Constantino – sousaphone / Márcio Silvério – banjo e guitarra
Vítor Copa – bateria

Dia 6 – Quinta “Quarteto de Miguel Fevereiro”
João Cabrita – saxofone tenor / Miguel Fevereiro – guitarra
Tó Olivença – baixo / José Vilão – bateria

Dia 7 – Sexta “Quinteto de André Murraças”
André Murraças – saxofone tenor / Íris Godinho – piano

Tiago Machado – guitarra / Francisco Brito – contrabaixo

Vasco Furtado – bateria

Dia 8 – Sábado
“Mê-quintete”
Bia Silva – voz / Pedro Morais – saxofones / Márcio Silvério – guitarra
André Barroso – baixo / Vítor Copa – bateria

Dia 12 – Quarta
“Miguel Martins - Samadhi”
Miguel Martins – guitarra / João Frade – acordeão midi
Paulo Bandeira - bateria

Dia 13 – Quinta
“DoBop & Drums”
João Capinha – saxofone alto e soprano / Nuno Mendes – Saxofone alto, soprano e tenor
Joaquim Pequicho – Saxofone tenor e soprano /
Raimundo Semedo – saxofone barítono / Joel Silva - bateria

Dia 14 – Sexta
“Oirt + 1”
Ivan Silvestre – sax / Júlio Resende – piano
Pedro Pinto – contrabaixo / Joel Silva - bateria

Dia 15 – Sábado
“Cargarlic’s Quartet”
João Capinha – saxofone alto, soprano e Electronic Wind Controller.
Márcio Silvério – guitarra / Tiago Lopes – baixo / Vítor Copa – bateria

É de ir: a todos!

VERÃO TOTAL DA RTP 1 PASSA POR ALCOBAÇA, DEPOIS DE AMANHÃ

É verdade. O popular programa da RTP 1 Verão Total vai ser transmitido em directo de Alcobaça, na próxima quarta-feira, 5 de Agosto. Entre as 10 e as 10 e 30, Jorge Gabriel, Marta Leite de Castro e os seus confrades estarão em Alcobaça, na Praça 25 de Abril, em frente ao Mosteiro de Santa Maria, para uma emissão de Verão Total em que Alcobaça será, provavelmente, a principal vedeta. Basta aparecer e quantos mais melhor. É de ir!

Sunday, August 02, 2009

A MÚSICA DE JOSÉ AFONSO, NO DIA EM QUE FARIA 80 ANOS

Coro da Primavera foi uma das canções mais marcantes do disco Cantigas do Maio, de José Afonso, editado em 1971. Não é por acaso que esse belíssimo disco ainda hoje continua a ocupar normalmente o lugar de melhor disco de sempre da música popular portuguesa, sempre que se vota essa distinção... Não é por acaso que a música de José Afonso ainda hoje continua a ser recordada, nomeadamente em termos de interpretação por importantes figuras da música universal, como, por exemplo, Charlie Haden, autor de uma não menos memorável versão jazzística de Grândola Vila Morena... Não foi certamente por acaso que os Xutos & Pontapés meteram mãos à obra numa sua irresistível versão rock de Coro da Primavera, que aqui recordamos, no dia em que José Afonso comemoraria o seu 80º aniversário:

Quem duvidar que nos atire a primeira pedra e espere pela resposta...

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA PROMOVE 4º CURSO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA E DESFIBRILHAÇÃO AUTOMÁTICA EXTERNA

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) através da Escola Superior de Saúde (ESSLei) e em
parceria com o Grupo de Trauma e Emergência (GTE) realiza a 4.ª edição do curso de
“Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa”, com candidaturas abertas até 7
de Setembro. O curso, desenvolvido pela American Academy of Orthopaedic Surgeons/-Emergency Care and Safety Institute (AAOS/ECSI), em parceria com a American College of Emergency Physicians (ACEP), é usualmente ministrado a profissionais de saúde, elementos do serviço de urgência e cidadão comum.
Esta 4.ª edição apresenta um total de 20 horas, correspondendo 12 horas a aulas teóricas em
regime de e-Learning, e as restantes 8 horas a aulas práticas em regime presencial.
Acessível a qualquer pessoa com idade igual ou superior a 15 anos com acesso à Internet, a
formação diversifica e enriquece a cultura geral e promove a cidadania, além de fornecer
competências técnicas de intervenção em situações de emergência, aos profissionais que
operam nas áreas da Educação, Saúde, da Assistência Social, no atendimento ao público ou
em empresas nas mais diversas funções.
Com esta iniciativa de formação a distância, o Instituto Politécnico de Leiria através do recurso
às novas tecnologias, visa contribuir para uma sociedade mais informada, solidária e
cooperante nos momentos em que é necessário fazer a detecção precoce da vítima e accionar
os procedimentos da cadeia de sobrevivência.
Objectivos
• Conhecer a cadeia de sobrevivência;
• Saber actuar em conformidade com as precauções universais de protecção;
• Diagnosticar paragem respiratória e cardiorespiratória;
• Aplicar correctamente o suporte básico de vida e desfibrilhação automática externa;
• Adquirir treino na abordagem da via aérea;
• Adquirir treino na execução das compressões torácicas;
• Adquirir treino na ventilação boca-a-boca;
• Adquirir treino na ventilação máscara – insuflador manual.
Metodologia e Avaliação
• Formação teórica não presencial (e-Learning, via plataforma Moodle) com
acompanhamento tutorial permanente (on-line) e discussão em grupo (fóruns, chats,
outros);
• Formação prática presencial com execução de várias técnicas de intervenção em
contextos de simulação;
• Avaliação individual da formação teórica na plataforma Moodle;
• Avaliação da componente prática nas vertentes individual e de grupo.
Inscrições e Preço
Em www.esslei.ipleiria.pt
150€ + 1,80€ (Seguro obrigatório) e inclui:
• Chave de acesso à formação em e-learning durante o período de formação;
• Manual técnico em suporte informático e em papel;
• Acompanhamento tutorial;
• Formação prática;
• Certificado de conclusão de curso.
É de frequentar!

NOVAS INSCRIÇÕES PARA A OFICINA (DE ESCRITA DE LETRAS DE CANÇÕES) DO GIMBA!

OFICINA DO GIMBA

CURSO DE ESCRITA DE LETRAS DE CANÇÕES

NÍVEL 1

ABERTAS NOVAS INSCRIÇÕES!

segundas e quartas . 3, 5, 10 e 12 agosto . das 19.30 às 22h

EscreverEscrever – Largo de Camões nº 36, 3º Dto

Mais informações em www.escreverescrever.com

Verão com letras é um verão todo feito de letras. Praias às letras com pessoas que são letras com fatos-de-banho de letras, areia de letras e mergulhos em mares feitos de letras... O “Q” é uma letra que se lê. O “P” pergunta ao “Z” se não viu a “T”. O “A” não deixa o “B” entrar no mar (de letras!). O “M” foi ao banho e o “H” está ao sol, na toalha (às letras!). O próprio sol é uma letra – um enorme e quente “O”, que ilumina um “O” mais pequenino, chamado Terra, e todos os “O” do sistema s“o”lar. Assim reza a letra da canção, enfim: letras, letras e mais letras! Quem quiser fazer férias às férias e entrar no mundo das letras – letras de canções – só tem que ir à “EE” (escreverescrever), a escola onde se escreve e re-escreve. Vamos tomar banho em sopa-de-letras!

• «Brutal!» (Jorge Courela)
• «Este curso é o verdadeiro “segredo” da escrita de letras. Foi uma óptima cana para começar a pescar! É a resposta para os cépticos que duvidam que a nossa língua é bastante cantável. Obrigada» (Inês Antunes)
• «Assemelha-se a ir ao AKI comprar as ferramentas para se conseguir construir algo que se imaginou...» (Paulo Louro)
• «Divertido, enriquecedor, interessante e apaixonante!» (João Apolónia)
• «Para quem escreve música e letras é o melhor abre-olhos que se pode ter!» (Vitor Hugo Francisco)
É realmente um sucesso, e dos grandes!