Thursday, October 04, 2007

POPULAÇÃO DA BENEDITA (E NÃO SÓ) AVANÇA HOJE À NOITE SOBRE ALCOBAÇA (E A SUA ASSEMBLEIA MUNICIPAL) EM PROTESTO CONTRA CRUEL OFENSIVA DO PROJECTO TGV

Depois de ter fundado o seu Movimento Anti-TGV, a população da Benedita promove hoje à noite uma marcha de protesto contra aquele ofensivo projecto do governo socrático (no pior sentido). Essa marcha terá como destino Alcobaça e a sua Assembleia Municipal, que esta noite volta a reunir para analisar as negativas implicações daquele projecto numa área significativa do concelho de Alcobaça e, para, segundo se pensa, tomar uma firme posição contra aquele projecto. Todos os partidos representados naquele órgão municipal se têm manifestado contra aquelas implicações, exceptuando o PS, que, segundo pensamos, terá de revelar definitivamente esta noite de que lado está: se está do lado da população alcobacense e das suas justas preocupações ou se continua de pedra e cal do lado de um governo que se prepara para violar ambientalmente importante património do concelho de Alcobaça e a saúde e as expectativas de muitos dos seus habitantes. Espera-se que essa marcha de protesto chegue a Alcobaça por volta das 20 e 30 e será oportuno que os habitantes de outras freguesias deste concelho também cruelmente esventradas por aquele Projecto TGV se juntem a essa manifestação, mostrando o seu repúdio por aquela desmesurada ofensiva socrática (no pior sentido) contra as expectativas de futuro do concelho de Alcobaça. Lá estaremos!

11 comments:

Alzira Henriques said...

Caro José Alberto Vasco,

Com o devido respeito que sempre nutri por posições diferenciadas relativamente a questões de índole política ou outra, não posso, ao ler este artigo e tendo conhecimento relativo deste processo, deixar de lhe referir a minha completa estupefação perante o que acabo de ler.
Na verdade, sempre pensei que os poderes autárquicos eleitos tinham como obrigação primeira a defesa dos interesses das populações que os elegem mas, agora vejo que afinal, devia estar errada. Sim, porque, o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, que tem conhecimento deste projecto e dos eventuais traçados em análise e, agora discussão pública, há vários anos NADA FEZ até agora para defesa dos nossos interesses.
Será por isso e para se redimir que agora se levantam as populações contra o Governo? Então, cabe perguntar porque não fizeram o mesmo com os outros governos do PS e do PSD que, todos, sem esxcepção negociaram o projecto TGV.
Desculpe mas considero estas acções PURO OPORTUNISMO POLÍTICO (não seu evidentemente mas de quem está a monabrar estas iniciativas) e, digo-lhe francamente que me preocupo, E MUITO, com o bem estar e desenvolvimento do Concelho de que sou "filha" e suas populações.

Com os meus melhores cumprimentos,

Alzira Henriques

José Alberto Vasco said...

Cara Alzira: também eu me preocupo com o bem estar e o desenvolvimento do concelho onde nasci, vivo e trabalho, o de Alcobaça. Preocupo-me também com o seu presente e o seu futuro, nomeadamente ao nível da qualidade ambiental. Nesse campo,por exemplo, a zona onde vivo há cerca de dois anos, junto ao Vale da Ribeira do Mogo vai ser esventrada, ou melhor escrevendo, violada, por um trajecto cujas implicações terão também a ver com prejuizos de ordem patrimonial, financeira e moral para a maioria das pessoas que vivem nas freguesias mais afectadas por aquele projecto. Porque é que o mesmo não continuou a ser projectado do lado este da Serra dos Candeeiros, onde o seu impacto vivencial seria muito menor? As linhas de TGV que conheço em Espanha e em França seguem esse género de pressupostos, sendo delineadas em percursos menos implicativos com a vida das pessoas que vivem nessas zonas. Quanto ao oportunismo político de que fala, sabendo que não me está a acusar de ter esse género de comportamento, o que lamento é que o PS/Alcobaça se abstenha de tomar posição (nem que seja a favor), no que para mim é isso mesmo: PURO OPORTUNISMO POLÍTICO! Como sabe, não sou (nem nunca fui) propriamente um defensor dos posicionamentos políticos do Presidente Gonçalves Sapinho, mas parece-me que neste caso, e neste momento, ele está a ler e sentir melhor, e com mais coragem política, o que grande parte da população do concelho de Alcobaça sente e defende quanto a este problema.
O caso é mesmo muito grave e espero que os alcobacenses das freguesias patrimonial e moralmente esventradas pelo tal Lote C1 do TGV Lisboa-Porto, consigam reagir com suicesso a esse autêntico atentado ao seu futuro. Nem que isso tenha de passar por uma mudança de governo...

Alzira Henriques said...

Caro Amigo,

levanta questões pertinentes no seu comentário e, aquela que em primeiro lugar me saltou à vista diz respeito ao abandono do traçado do lado este da Serra dos Candeeiros, onde o seu impacto vivencial seria muito menor. Também eu me interroguei, várias vezes, sobre o mesmo. E, sabe o que descobri? Espante-se: FOI DURANTE O GOVERNO DO PSD, mais propriamente, QUANDO ERA 1º MINISTRO PEDRO SANTANA LOPES, que esse traçado foi abandonado.

IRÓNICO, NÃO É?????

Por outro lado, permita-me discordar em absoluto, da sua opinião, uma vez que, e salvo melhor opinião, UM HOMEM QUE SE DEMITE DAS SUAS FUNÇÕES DE GESTÃO DOS INTERESSES DO MUNICÍPIO NÃO PODE NUNCA SER CONSIDERADO CORAJOSO. Pelo contrário meu Amigo. ESSE HOMEM SÓ PODE SER APELIDADO DE NEGLIGENTE.
E, quando falo em oportunismo, é precisamente neste sentido - encobrir a sua negligência espicaçando populações sem lhes falar a verdade. E, a verdade é que o Presidente da Câmara podia E DEVIA ter agido na defesa dos superiores interesses do Concelho de Alcobaça, mas NADA FEZ!

Bom Fim de Semana

José Alberto Vasco said...

Estimada Alzira: desculpe voltar a responder-lhe, mas o que efectivamente se passa é que o assunto voltou agora tanto à baila porque está a decorrer, até 9 de Outubro, o prazo de consulta pública sobre o referido troço C1 do TGV Lisboa-Porto. E já que falou em ironia, é também irónico, para não escrever caricato e ofensivo dos nossos bons costumes, o facto de nos documentos colocados à disposição do público para as suas tomadas de posição contra ou a favor daquele projecto (a minha foi e continuará a ser CONTRA) estar escrito, preto no branco, que esse troço será delineado entre a Ota e Pombal. Isto, numa altura em que, supostamente, ainda está em discussão a localização do novo Aeroporto de Lisboa, que até poderá ser construido em Alcochete ou nem chegar a ser construído...
Poderemos continuar a nossa (democrática) troca de opiniões um dia destes, mas agora vou para Alcobaça exercer o meu direito de manifestação (contra este TGV).
Bom fim-de-semana!

Cesar Santos said...

Caro Blogger,

Em abono da verdade gostaria de dizer que o PS se absteve no documento propostao pela Câmara Municipal de Alcobaça, mas propos outro documento que também estava contra a passagem do TGV pelo concelho. A diferança entre eles era o facto de o que Apresentamos propor a reabertura do estudo da hipótese de passagem a nascente da Serra dos Candeeiros, ou em alternativa a passagem no sopé da Serra junto ao IC2/N1 evitando "males" maiores nas legitimas procupações das pessoas em relação as suas propriedades.
Quanto ao impacto ambiental de tal traçado, esperamos estudo sérios para vermos se realmente é viável.

Abraço

César Santos

José Alberto Vasco said...

Caro César Santos: agradeço a sua intervenção neste blogue, embora aquilo que o César escreveu no seu comentário coincidisse com o que já era do domínio público e com a sua intervenção na última sessão da Assembleia Municipal de Alcobaça. O meu único reparo é o de sentir que essa posição do PS pode ser já algo tardia, necessitando de continuação, para que as pessoas patrimonial e moralmente ofendidas com os traçados do TGV Lisboa-Porto em discussão possam sentir que o PS/Alcobaça está mesmo do seu lado. E a verdade é que continuamos a não o sentir...

Cesar Santos said...

Caro José Alberto,

Esta posição do PS Alcobaça já tinha sido divulgada, á dois anos a esta parte que temos vindo a avisar.

1ª Em reunião de Camara e nas declarações publicas por altura da compra da Qª da Serra.

2ª Na Assembleia Municipal quando Rio Maior P de Mós e Batalha disseram conhecer os traçados e já na altura o Sapinho disse que era cedo e q não acreditava q fossem aqueles os traçados, mas q ficava a espera!?!?!

Quanto a expectativa q é legitima de ver o PS fazer +, não sabemos (publicamente) o que fazer.

Pois, na 1ª AMA achamos importante referir os erros estrategicos desta camara na gestão deste processo, (a cerca de 2 anos q a CMA conhece estes traçados e com mapas na mão 8 meses), na segunda foi o que se viu...a ideia não era discutir mas tomar posições.

O LitleFrog está "entalado" politicamemnte nesta questão, pq achando q as obras demoram séculos o TGV seria para as calendas, ora apesar de conhecer as hipoteses de traçado ele, comprou a qª da serra, e agora o TGV está aí...
Ao contrario de outras camaras que durante o processo foram dicutindo com a RAVE outras alternativas o LF meteu a cabeça na areia. Agora como pode ele discutir os traçados, ou sugerir alternativas, por exemplo á lagoa do Cão ou Csl do Rei (q ambas as alternativas são más) sem discutir ou dizer que a opção certa para evitar o centro da Benedita é o traç 1.1 q passa na Qª da Serra??

Cesar Santos said...

PS - A nossa Comunicação Social que acha chaterrimo falar de politica, e reduz a 15 seg ou 50 palavras as Ass. Municipais deveria ter publicado e chamado á atenção. Em vez de anunciar 5 vezes o mesmo milhão do programa PETER q a CMA recebeu (até parece q são 5 e não 1)

Abraço

CS

José Alberto Vasco said...

Caro César: agradeço muito os dados históricos dos seus comentários, que não contesto, na medida em que o que agora interessa é o futuro desta situação. A moção do PS não foi aprovada na última Assembleia Municipal, mas a verdade é que tudo isso terá certamente escapado à maioria das pessoas. O César provavelmente apercebeu-se, tal como eu, de que as pesoas que se manifestaram publicamente na última 5ª feira eram essencialmente de Turquel e da Benedita e não foram certamente convocadas através da comunicação social. Mal vão até os partidos que estão á espera que seja a comunicação social a divulgar as suas propostas junto das pessoas... Penso que os partidos têm de rever a sua maneira de estar na nossa sociedade e não ter vergonha de voltar a fazer política na rua, porta a porta, caso seja necessário... Neste caso do TGV o PS vai ter de o fazer, evitando ser politicamente cilindrado neste concelho, não acha?

jesus terebentina said...

Ola, não vivo nas terras de alcobaça mas vivo perto. Gostaria se me pudesse informar de como me afiliar ou apoiar o movimento anti-tgv (para mim nem a leste nem a oeste, caramba que ha mais prioridades neste pais que encurtar 30 minutos um trajecto...). Muito obrigada. Jesus Sheriff

ribazz said...

E q tal pensar q o TGV talvez venha resolver de uma vez por todas o planeamento e urbanismo deste miseravel concelho de alcobaça?
Já á mais de 15 anos q oiço falar num plano de pormenor pra Benedita, nunca foi feito... nem pensado..Agora, estamos a pagar a factura. Acho um absurdo, ser contra o TGV, quem somos nós pra dizer Nao a um projecto q pode realmente beneficiar e muito a vida dos nossos filhos e netos.. deixem o futuro acontecer, mesmo a grande velocidade.