Saturday, March 22, 2008

O CIDADÃO, BIOQUÍMICA E A VIDA: ORIGEM DA VIDA, UMA PALESTRA DE VÍTOR MADEIRA

O CIDADÃO, BIOQUÍMICA E A VIDA: ORIGEM DA VIDA
PALESTRA DE VÍTOR MADEIRA
DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
25 de Março de 2008 (17h30)
Entrada gratuita
A Vida surgiu há mais de três mil milhões de anos na Terra, planeta com posição crítica e privilegiada no Sistema Solar. Estatísticas e factos (moléculas primordiais em espaços interstelares longínquos) indicam que a Vida pode existir ou ter existido em milhões de locais do Universo. Simulações apropriadas demonstram que todas as biomoléculas são susceptíveis de síntese abiótica. Na Bioevolução foi decisiva a “invenção” da Fotossíntese que, captando a energia solar (luz), abastece a Biosfera com energia biologicamente utilizável, permitindo uma Evolução Biológica explosiva e diversificada.
Vítor Madeira é Professor Catedrático (aposentado) do Departamento de Bioquímica da U. C. O seu currículo privilegia o metabolismo energético, biomembranas e toxicologia bioquímica. Dedicou grande esforço ao ensino integrado do Metabolismo, aos estudantes de Biologia e Bioquímica, e à Metodologia da Biologia, aos estudantes dos currículos educacionais de Biologia e Geologia.
Museu da Ciência Laboratorio Chimico Largo Marquês de Pombal 3000-272 Coimbra Tel. 239.854350 Fax 239.854359 e-mail geral@museudaciencia.pt
Conforme vem sendo usual naquele museu, este trata-se de mais um interessante acontecimento! É de ir!

No comments: