Já aqui escrevemos sobre este evento e voltamos agora a fazê-lo. Vontade de promover os balões de ar quente em Portugal, dando continuidade ao sonho que começou em 1709, com Bartolomeu de Gusmão, conhecido como Padre Voador. Essa é a mensagem passada pelo Clube Português de Balonismo e pela empresa Realizar, que organizam a 10.ª Travessia de Portugal em Balão de Ar Quente, um evento que se realiza desde 1997. Alcobaça está entre os destinos de passagem desta travessia, única no mundo, uma vez que percorre o país de Norte a Sul, e reúne os melhores pilotos de balonismo, que já deram provas do seu profissionalismo, com vitórias conquistadas ao longo das nove edições, com os seus balões de ar quente e rescue team. O evento conta também com o apoio do Turismo de Portugal, pois esta é uma actividade que pretende valorizar e promover (inter)nacionalmente os monumentos, a gastronomia, o património, as gentes, entre outros, de vários locais considerados pela organização como “maravilhas”. O arranque registou-se ontem, 29 de Março, em Ponte de Lima, com passagem pela Cidade Invicta hoje, 30 de Março. Coimbra acolhe a travessia a 31, chegando ao Distrito de Leiria no dia 1 de Abril, com passagem pela Batalha e paragem em Alcobaça. No dia 2 de Abril, a Terra de Paixão amanhece com a prova, que segue, posteriormente, para Santarém, passa por Reguengos de Monsaraz, e termina na cidade de Beja, a 4 de Abril.
EM ALCOBAÇA
A terceira etapa tem início em Coimbra, no dia 1 de Abril, com o arranque para a prova de competição previsto para as 7h00, passando pela Batalha, e chegada marcada a Alcobaça por volta das 19h00, junto ao Mosteiro de Alcobaça, uma das Maravilhas de Portugal. A organização permanece na cidade até dia 2 de Abril, e para a noite de 1 de Abril está programado um Night Glow, com a oferta de voos cativos nocturnos na zona do Mosteiro, estando a animação musical a cargo de duas tunas académicas da cidade de Leiria. No dia 1 de Abril, pelas 11h00, a organização estará representada, em Alcobaça, através de uma caravana publicitária que ficará estacionada em frente ao Mosteiro, onde vai estar patente uma exposição aberta ao público sobre as Maravilhas, o Balonismo, jogos interactivos entre outros pontos de interesse. Alcobaça estará caracterizada com os seus sete ícones: a maçã, os doces conventuais, a Nova Pop, o cristal e as figuras históricas: D. Pedro, D. Inês de Castro e a Padeira de Aljubarrrota.
LIMITAÇÕES DE TRÂNSITO EM ALCOBAÇA
Durante os dias 1 e 2 de Abril, a circulação nas imediações do Mosteiro estará condicionada. Uma medida preventiva para assegurar todas as condições para que os balonistas possam aterrar sem quaisquer problemas junto do monumento.
PROGRAMA
1 DE ABRIL | Coimbra – Batalha – Alcobaça
7h00 | 3.º Voo Competição com largada da Praça da Canção
11h00 | Abertura da Caravana Publicitária frente ao Mosteiro de Alcobaça
17H00 | 4.º Voo Competição com largada da zona do Mosteiro da Batalha
20h00 | Jantar oficial da 10.ª Travessia no Mosteiro de Alcobaça
21h30 | Voos Cativos Nocturnos na zona do Mosteiro
22h00 | Espectáculo de Música no Mosteiro de Alcobaça
23h00 | Fecho da Caravana Publicitária
2 DE ABRIL | Alcobaça – Santarém
7h00 | 5.º Voo Competição com largada da zona do Mosteiro de Alcobaça
Tudo à Praça 25 de Abril em Alcobaça e tudo a andar de balão! Bora aí!
No comments:
Post a Comment