O CIDAC (Centro deIntervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral) promove uma acção de formação que tem como objectivo principal a Formação de Animadoras/es deEducação para o Desenvolvimento (ED) e é dirigida a um público composto por: colaboradores (ou voluntários) de ONGD, associações de defesa do ambiente, associações juvenis, professores ou outras pessoas que não pertencendo a nenhuma destas categorias pretendem ser animadores/as de acções de Educação para o Desenvolvimento.
Formação de Animadoras/es de Educação para o Desenvolvimento (ED)
PROGRAMA
Entidade promotora / projecto: CIDAC / “Alicerces para a Educação para o Desenvolvimento”
Datas: A acção de formação está estruturada em dois módulos:
● Módulo 1: 17,18 e 19 de Abril
● Módulo 2: 29, 30 e 31 de Maio
Públicos prioritários: Esta formação é dirigida a todos/as aqueles/as que pretendem ser
animadores/as de acções de Educação para o Desenvolvimento, tais como: colaboradores (ou
voluntários) de ONGD, associações de defesa do ambiente, associações juvenis, professores, etc.
Local: Instituto Português da Juventude (Delegação regional Lisboa - Moscavide)
Via de Moscavide, 47 101 – Lisboa (Na zona norte da Expo a 1,5km da Estação Gare do Oriente).
Tel.: 218 920 800 / Fax: 218 920 808 / E-mail: ipj.lisboa@ipj.pt
Autocarros - 5, 10, 25, 44, 114 e 208. Comboio CP – Estação de Moscavide (300m do local).
Formadoras: Lina Afonso e Zita Carvalho
Carga horária: Módulo 1–18 horas (dias 17 e 18 entre as 9:30 e 17:30 e dia 19 das 9:30 às 13:30)
Módulo 2–21 horas (entre as 9:30 e as 17:30)
Objectivo geral da acção de formação: No final da formação as/os participantes terão adquirido
um conjunto de bases teóricas e de técnicas para o desempenho do papel de animador/a de ED.
Módulo 1
Objectivo específico: No final da formação os/as participantes terão compreendido os objectivos e
as técnicas das metodologias participativas, no contexto de acções de sensibilização, e a sua
relação com os objectivos e os princípios da ED.
Conteúdos: Princípios da ED; Metodologias participativas no contexto da ED; O ciclo da
aprendizagem experiencial: do ponto de vista de quem aprende e do ponto de vista de quem anima;
Funções e tarefas do/a animador/a de acções de ED.
Módulo 2
Objectivo específico: No final da formação as/os participantes terão consolidado, a partir da
prática, a compreensão das bases teóricas e metodológicas das actividades participativas.
Conteúdos: Preparação e simulação de acções de sensibilização no contexto da ED.
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