Saturday, November 25, 2006

TENOR ALCOBACENSE FERNANDO SERAFIM LEVA A POESIA NA MÚSICA DE LOPES-GRAÇA AO ENCONTRO DO PÚBLICO

A tarde deste sábado 25 de Novembro tem um novo e aliciante atractivo em Lisboa, ao qual está intimamente ligado o tenor alcobacense Fernando Serafim. Trata-se de um recital que será apresentado no Átrio do Teatro Nacional Dª Maria II, com início marcado para as 17 horas. O tema e o conteúdo artístico desse recital será A Poesia na Música de Lopes-Graça, homenageando aquele marcante compositor e pedagogo musical português no ano em que se comemora o primeiro centenário do seu nascimento. Fernando Lopes-Graça foi um dos mais notáveis compositores portugueses de lied e será nesse recital interpretado por três dos (seus) maiores intérpretes nacionais: a pianista Helena Matos, a meio-soprano Dulce Cabrita e o tenor Fernando Serafim.
No caso particular de Fernando Serafim será sempre oportuno recordar que ele é há várias décadas um dos maiores vultos da interpretação de lied em Portugal, sendo de assinalar especialmente nesse campo a sua ligação artística ao pianista e compositor Filipe de Sousa, com quem gravou mesmo um disco integralmente preenchido com composições de Fernando Lopes-Graça sobre poemas de Camões, precisamente intitulado Sonetos de Camões (esse CD foi editado em 1995 pela Strauss/Portugal Som). Relembro apenas que eu mesmo fui responsável pela direcção artística de um memorável recital de lied apresentado na Sala dos Reis do Mosteiro de Alcobaça, em 28 de Abril de 1996, em que actuaram precisamente o tenor Fernando Serafim e o pianista Filipe de Sousa, recital em que além de lied composto por Filipe de Sousa sobre poemas de Fernando Pessoa. Langston Hughes, Camilo Pessanha e Paul Éluard foi também interpretada a canção Alma Minha Gentil, Que te Partiste composta por Fernando Lopes-Graça sobre aquele eterno poema de Camões. A música de Fernando Lopes-Graça não morde (antes pelo contrário!) e o Teatro Nacional Dª Maria II também não, pelo que esta será uma oportunidade rara de assistir a um excelente recital de lied!

Friday, November 24, 2006

TRIPLE DJ/SETS GAZ PRODUÇÕES REGRESSAM NESTE FIM-DE-SEMANA

A imparável tripla de DJ's da Gaz Produções continua a sua odisseia através do país, apresentando até à exaustão três ideias diferentes de rock'n roll, monitorizadas a três tempos, ao mesmo tempo, sem truques e sem TV. Eles são Mr Esgar, El Toro e El Mariachi e vão apresentar-se nesta noite de 24 de Novembro ao comando da mesa de mistura do In a Bar, em Rio Maior, sob o título/lema 3 Reasons To Bless Rocn' Roll. Amanhã, sábado, 25 de Novembro, os mesmíssimos três DJ's repetem a graça em Leiria, no Cinema Paraíso, mantendo a mesma onda e a mesma disponibilidade sob o título/lema Love For Sale. É de ir!

Thursday, November 23, 2006

NO CEFALÓPODE, AINDA (N)ESTE MÊS...

O bar lisboeta Cefalópode continua a não deixar os créditos da encosta do Castelo (de S. Jorge) por mãos alheias no que respeita à apresentação de (bons) espectáculos ao vivo (e a cores). Assim continuará a ser (para já) até ao final do corrente mês de Novembro, sendo mesmo muito aconselháveis os concertos que ali irão decorrer nas noites de sexta-feira 24 de Novembro, sábado 25 de Novembro e quinta-feira 30 de Novembro: a 24 actua o Projekte-Trio Improvisations, a 25 Michele Mengucci com os Mistura Pura e a 30 o jazzístico duo formado pela cantora Beatriz Portugal e pelo guitarrista Nuno Ferreira (concerto integrado na 10ª edição do Festival Outonalidades). E no meio de toda esta actividade ainda lhes sobra tempo, espaço e disponibilidade para na noite de domingo, 26 de Novembro, se associarem ao Íris/Movimento Fotográfico nuns não menos aliciantes Encontros Temáticos de Fotografia. Não se pode dizer que o Cefalópode durma em serviço!

OS NOVÍSSIMOS AFECTOS (EM LIVRO) DE JOAQUIM MANUEL PINTO SERRA VÃO SER LANÇADOS EM LOULÉ

O poeta e contista louletano Joaquim Manuel Pinto Serra vai lançar no próximo sábado, 25 de Novembro, na Biblioteca Municipal de Loulé, o seu novo livro Os Novíssimos Afectos, editado pela Mar da Palavra. Este será o quarto livro publicado por aquele escritor e só podemos vivamente aconselhá-lo, após as suas três primeiras obras em livro: Cinco Canções de Amor Para Violino e Orquestra, Estas Aparências Que Nos Doem e Pelas Margens da Serenidade. É muito bom que ainda se continue a provar que no Algarve também existe cultura e que a sua vivência não são só praias superlotadas e especulação urbanística...

Wednesday, November 22, 2006

SPARTAK! MOSTRAM-SE NOVAMENTE EM ALCOBAÇA, NO PARLATÓRIO CAFÉ

Ora aí está uma notícia com pedalada para os seguidores e admiradores do chamado rock alcobacense: os Spartak! voltam a apresentar-se ao vivo e sem truques numa bar de Alcobaça, esperando-se apenas que a rodagem conseguida na sua recente digressão pelas Fnac's nacionais tenha oleado a sua máquina ao ponto de não deixar espinhas... Os Spartak! são mesmo interessantíssimas figuras da nossa actualidade musical e o local que desta vez os acolherá será o Parlatório Café, na noite do próximo sábado, 25 de Novembro. O Nas Faldas da Serra continua encantado com a aliciante sonoridade desta criativa banda alcobacense e garante que este será mesmo um espectáculo a não perder, a partir das 23 horas!

IN TEMPUS APRESENTA CD LUNA SAPIENS NA FNAC/FORUM ALMADA

In Tempus é um novo projecto musical de David Reis, anteriormente (re)conhecido pela sua ligação criativa a projectos como Phantom Vision e Trauma. O seu novo projecto In Tempus é uma interessante incursão pelos terrenos sonoros do dark rock de inspiração étnica, subtilmente assinalada pela introdução da guitarra portuguesa em sonoridades musicais a que não está tradicionalmente ligada. O CD Luna Sapiens será a sua primeira tentativa de penetrar num público intelectivamente mais alargado e a sua apresentação decorrerá na próxima sexta-feira, 24 de Novembro, às 21 e 30, na Fnac/Forum Almada.
Este trabalho criativo do projecto In Tempus regista também a especialíssima particularidade de junto a ele podermos adquirir uma das (apenas) 50 linogravuras que o artista de representação visual Luis Van Seixas concebeu a partir da música e da atitude daquele CD. Vale a pena!

Monday, November 20, 2006

ALCOBAÇA RESOLVEU COMPLEXO DE ÉDIPO EM QUATRO DIAS... É OBRA!

Durante quatro dias a VIII Mostra de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça preencheu e animou uma grande parte do sector medieval do nosso Mosteiro de Santa Maria. Os visitantes deste blogue sabem que não morremos de amor pela ideia de levar eventos não certificados para o interior do nosso Mosteiro e aqui lavrámos o nosso protesto nesse sentido, numa postagem de 5 deste mês. Não temos nada contra o evento (nem os seus organizadores) nem contra o Mosteiro propriamente dito (antes pelo contrário!). Pensamos e defendemos é que Alcobaça deveria ter um Pavilhão Multiusos onde eventos desta dimensão e desta envergadura pudessem ser realizados, lembrando neste caso particular, que uma atenta observação histórica e literária desaconselhava claramente que aquele evento fosse organizado no interior de um mosteiro classificado pela Unesco (muito a custo!) como Património Mundial da Humanidade...
Todavia, "quem de direito" levou (muito) democraticamente a sua avante e, segundo rezam as crónicas, a edição deste ano da Mostra de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça acabou por beneficiar do notável sucesso que os seus organizadores e apoiantes previam, não só em termos comerciais mas também em termos de visitantes do Mosteiro de Santa Maria durante aqueles quatro dias. Não consta que tenham partido ou estragado alguma coisa e, sendo assim, tudo bem!
Uma interpretação mais cuidada e atenta sobre o enquadramento filosófico desta VIII Mostra de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça, revelou-nos também que 172 anos após a saída dos Monges de Cister de Alcobaça, a cidade conseguiu finalmente resolver um dos seus problemas históricos mais graves, ou seja, o seu Complexo de Édipo face à sua (con)vivência com o seu Mosteiro. E deverá registar-se que o conseguiu fazer sem matar o pai ou provocar o suicídio da mãe, como consta ter acontecido ao seu antecendente mitológico... Pois é. Alcobaça resolveu o seu Complexo de Édipo enchendo (muito liberalisticamente) o ventre da sua mãe de doces e licores, não se cansando de ali os visitar (e degustar) durante quatro dias... Após o estrondoso êxito deste evento, o Nas Faldas da Serra não tem (ainda) a certeza se o nosso Mosteiro se suicidará (como o fez Jocasta) ou se Alcobaça já matou o seu pai (como Édipo fez a Laio). Esperamos é que depois de digerir tantos ovos e tanto licor o nosso Mosteiro não fique com o colesterol muito alto ou com alguma doença de fígado... E o IPPAR com alguma dor de cabeça...

Sunday, November 19, 2006

ASSOCIAÇÃO DO CARVALHAL DE ALJUBARROTA APRESENTA FEIRA DE ARTESANATO

Enquanto Alcobaça parece (mesmo) muito bem sucedida na sua aventura de transformar uma parte do sector medieval do Mosteiro de Santa Maria numa pastelaria gigante, o Carvalhal de Aljubarrota optou por coisas (muito) mais simples e mediaticamente menos vistosas. Durante este fim-de-semana e o próximo, a Associação do Carvalhal apresenta na sua sede uma Feira de Artesanato onde nem sequer vai faltar a Padeira de Aljubarrota, que (até) me garantiu a sua presença em simpático e-mail...
É uma boa oportunidade de contactar com o artesanato das faldas da serra dos Candeeiros, aqui se podendo também garantir que nenhum membro daquela organização é candidato a mais do que isso: apresentar uima feira de artesanato da sua região!