Saturday, January 19, 2008

TUBISTA ALCOBACENSE SÉRGIO CAROLINO DÁ HOJE UM RECITAL EM PARIS

O notável tubista alcobacense Sérgio Carolino continua a passear a sua classe e o seu prestígio de emérito instrumentista um pouco por todo o mundo. Sérgio Carolino está precisamente durante este fim-de-semana em Paris, onde dará, hoje, um recital no Conservatoire National Superieur de Musique et Danse de Paris. Esse recital concluirá uma master class dada na mesma instituição por Sérgio Carolino, na classe do também prestigiado Gerard Bucquet, antigo tubista do excelentíssimo Ensemble Intercontemporain de Pierre Boulez.
Sérgio Carolino regressará depois a Portugal e ao Porto, onde no próximo sábado, 26 de Janeiro, integrará a Orquestra Nacional do Porto, sob a direcção do maestro Michael Zilm, num concerto comemorativo do 1ooº aniversário do nascimento do genial compositor Olivier Messiaen, em que será interpretada a sua não menos genial Turangalîla-Symphonie, num concerto em que serão solistas Stefan Litwin (piano) e Valerie Hartmann-Claverie (ondas martenot).
Não há dúvida de que o Sérgio Carolino continua a consagrar universalmente a sua arte e a sua terra natal: Alcobaça! Ah grande Sérgio!

Friday, January 18, 2008

CEFALÓPODE JAM SESSION ANIMA LISBOA NO PRÓXIMO DOMINGO

O Cefalópode deixou a Costa do Castelo, mas tal como o Vasco Santana, continua a fazer das suas... No próximo domingo, 20 de Janeiro, realizar-se-á, entre as 15 e as 20, na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, uma animadíssima Cefalópode Jam Session, especialíssima matiné que até terá entradas livres. É só ir e divertirmo-nos: à brava!

FAMÍLIA SUPERSTAR ESTREIA-SE AO VIVO EM BRAGA, NA MIAMI BEACH

É verdade. A Família Superstar vai passar-se, no próximo sábado, 19 de Janeiro, à noite, da televisão para a discoteca bracarense Miami Beach. Tal facto acontece pela primeira vez no nosso país e pode já avisar-se que as estrelas em palco serão as estrelas da famosa Família Pereira. Boa!

Thursday, January 17, 2008

AMIGOS DA GINGINHA DO ROSSIO PROMOVEM MANIFESTAÇÃO PELA REABERTURA DO HISTÓRICO ESTABELECIMENTO LISBOETA

O recentemente criado grupo dos Amigos da Ginginha promove no próximo sábado, 19 de Janeiro, em Lisboa, mesmo em frente ao local onde funcionava a histórica e popular Ginginha do Rossio (no Largo de S. Domingos), uma manifestação cujo objectivo é "apelar pela reabertura de um estabelecimento que faz parte da história da cidade de Lisboa". Como os nossos amigos e leitores se deverão ainda certamente recordar, a simpática Ginginha do Rossio foi encerrada em 17 de Novembro passado pela antipática ASAE, sob a alegação de "falta de condições técnico-funcionais e higieno-sanitárias". O mesmíssimo Grupo de Amigos da Ginginha do Rossio inaugurou também recentemente um blogue (http://www.amigosdaginginha.blogspot.com) onde além de defender a sua dama, ou melhor escrevendo, a sua Ginginha, disponibilizam uma petição on line, que poderá ser assinada por todos os que pretendam lutar pela reabertura daquele indispensável estabelecimento comercial da Baixa Lisboeta. Viva a Ginginha do Rossio!

MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA ORGANIZA 1º ENCONTRO DE ORTOPEDIA E ENGENHARIA

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra acolhe no próximo Sábado, 19 de Janeiro, o 1.º
Encontro de Ortopedia e Engenharia, uma iniciativa organizada pelo Centro de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra (CEMUC) e pela Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Biomecânica (SPB), a Associação Portuguesa de Análise Experimental de Tensões (APAET) e a Associação Portuguesa de Mecânica Teórica, Aplicada e Computacional (APMTAC). Promovido por especialistas dos dois ramos, o 1.º Encontro de Ortopedia e Engenharia tem por objectivo favorecer o diálogo entre ortopedistas, que muitas vezes se confrontam com problemas ligados à concepção dos materiais ortopédicos que utilizam na sua prática clínica e engenheiros especializados no projecto de componentes mecânicos e no estudo de materiais. Quer se trate de próteses, placas, cravos, afastadores, fixadores externos ou pinças, os participantes do encontro terão oportunidade de expor e debater ideias que a sua prática profissional quotidiana lhes sugeriu e que, em sua opinião, os poderá optimizar. “É necessário que nos conheçamos melhor e saibamos o que cada um faz ou pode fazer nas respectivas áreas de trabalho e saber, tornando explícitas as nossas ideias e interrogações, descobrindo objectivos que nos possam ser comuns”, revela Jorge F. Seabra, Presidente da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT). “As potencialidades dos materiais em Ortopedia”, “A utilização dos métodos da Mecânica Experimental” e “Os métodos numéricos e as suas possibilidades de simulação na Ortopedia e nos movimentos humanos” são os temas das intervenções que vão anteceder o espaço de debate e de troca de experiência promovido pela organização no fim da manhã e à tarde. A participação no Encontro, que tem início marcado às 10 horas de Sábado, é livre. Todos os interessados
deverão apenas enviar uma mensagem com o nome e a profissão para spot@spot.pt para confirmar a sua presença.
PROGRAMA:
10h00-12h30
As potencialidades dos materiais em Ortopedia
Prof. Maria Teresa Vieira, Professora Catedrática do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade
de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e membro do CEMUC
A utilização dos métodos da mecânica experimental
Prof. Joaquim Francisco da Silva Gomes, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica
e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e membro da direcção da APAET
Os métodos numéricos e as suas possibilidades de simulação na Ortopedia e nos movimentos humanos
Prof. Hélder Rodrigues, Professor Associado do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto
Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa e Presidente da Assembleia Geral da SPB
14h30-18h00
Curtas intervenções de ortopedistas
Dr. Costa Martins
Dr. Fernando Fonseca
Dr. Jorge F. Seabra, Presidente da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, médico e director
do Serviço de Ortopedia do Hospital Pediátrico de Coimbra.
Dr. Jacinto Monteiro
Dr. Nuno Craveiro Lopes
Dr. Palma Rodrigues

Wednesday, January 16, 2008

CLÁUDIA NÓVOA APRESENTA OLHOS DE AREIA NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

A bailarina e coreógrafa Cláudia Nóvoa vai apresentar no pequeno auditório do Centro Cultural de Belém a sua nova criação Olhos de Areia. Essa nova produção artística de Cláudia Nóvoa apoia-se no trabalho da artista norte-americana Francesca Woodman e será apresentada nas noite de sexta-feira, 25 de Janeiro, e sábado, 26 de Janeiro, estando a provocar excelentes expectativas. É de ir!

QUARTETO 4444 APRESENTA CONCERTO EM 4 ANDAMENTOS, NO CABARET MAXIME

Viva! Viva! Viva! Viva! Depois do Duo Ouro Negro e do Trio Odemira, o nome do momento é o Quarteto 4444! Herdeiro da linhagem musical do Quinteto Académico ou do Sexteto Hexagonal, actua no Cabaret Maxime, em Lisboa, no próximo sábado, 19 Janeiro, num inédito concerto em quatro andamentos, ou seja: é muito andamento! A protecção civil aconselha a população a não perder este evento sem par! Personagens ímpares compõem este conjunto, também sem par – e também ele ímpar – apesar do nome par. Confusos? Nós também não... Garcia, Barreto, Lucas & Vieira. Não, não é o nome de uma loja de ferragens da Rotunda da Boavista, mas sim um quarteto de apelidos para outros tantos nomes próprios. Uma constelação de músicos que enriquecem a via láctea com o brilho da sua arte! Podeis conferir: Alberto Garcia nos tambores; Carlos Barreto no rabecão; João Lucas na pianola, e Manuel João Vieira na batuta! Um quarteto de luxo num ambiente de luxo. Nove em cada dez estrelas vão ao Maxime ver o luxuoso Quarteto 4444! Viva! Viva! Viva! Viva!

Tuesday, January 15, 2008

OBRAS-PRIMAS DE CHARLIE CHAPLIN INICIAM CICLO -MODERNOS SÃO OS CLÁSSICOS- NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

Modernos São os Clássicos é um ciclo de reposições a decorrer no grande auditório do Cine-Teatro de Alcobaça durante todo o ano de 2008, com uma sessão mensal dedicada a alguns dos maiores clássicos da história do cinema. Empenhado em evocar a obra dos mais importantes nomes da chamada sétima arte, esta organização tenta contrariar a ideia da modernidade como uma mera "condição do presente" rigidamente centrada nos códigos de produção actual (isto quando sabemos que o verdadeiro cinema moderno nasceu há várias décadas atrás), mostrando-o através de cineastas incontornáveis como Charles Chaplin, Jacques Tati, Federico Fellini, Alfred Hitchcock, Michelangelo Antonioni, entre outros. A abrir essa iniciativa, e passados 30 anos após a sua morte, teremos quatro filmes de Charles Chaplin: Tempos Modernos (já na próxima terça-feira, 22 de Janeiro), A Quimera do Ouro (26 de Fevereiro), Opinião Pública (25 de Março) e O Grande Ditador (15 de Abril). Realizado em 1936, Tempos Modernos é um dos clássicos absolutos do cinema e retrata com um agudo sentido crítico e social a luta entre as máquinas e o homem na busca do seu caminho para a felicidade (e é ainda hoje a melhor metáfora para os dias de "choque tecnológico" que vivemos). Teremos agora a oportunidade única de ver a versão restaurada digital em 35 mm que teve a sua apresentação mundial e integrou a Selecção Oficial no Festival de Cinema de Cannes em 2003. Cada sessão mensal (o programa prevê agendar um filme sempre às terças e em duas sessões diárias: 14h 30 e 21h 30) terá a presença de um crítico de cinema para debate com o público no final da sessão. On y va!

2MANYDJS REGRESSAM A PORTUGAL

São uma das mais aclamadas e apreciadas duplas de Dj's da actualidade. São os 2Manydjs e vão regressar a Portugal no próximo fim-de-semana, para mais duas inolvidáveis actuações. A primeira na noite de sexta-feira, 18 de Janeiro, em Cascais, na Coconuts, e a segunda no sábado, 19 de Janeiro, no Porto, na Vogue. É de ir!

Monday, January 14, 2008

MACE ACTUAM AO VIVO NAS COMEMORAÇÕES DO 103º ANIVERSÁRIO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA AMADORA

Os Mace vão actuar ao vivo no próximo sábado, 19 de Janeiro,

no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários da Amadora, num

espectáculo integrado nas comemorações do 103º aniversário

daquele simpático e denodado corpo de bombeiros. A noite

contará ainda com uma actuação dos Rip Off, uma banda

especializada em covers de hard-rock).

O espectáculo

começa às 22 horas e as

entradas são

livres e promete ser
uma grande noite de rock- Ah

grandes bombeiros

da Amadora!!!

Sunday, January 13, 2008

CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA INICIA 2008 EM GRANDE!

O Cine-Teatro de Alcobaça começa o ano de 2008 em força. A programação está definida para os primeiros quatro meses e contempla, entre outros, espectáculos de João Pedro Pais (ontem à noite), Ana Moura, Companhia Teatral do Chiado, Quorum Ballet, CeDeCe, Bernardo Sassetti, Maria João, Balanescu Quartet, Stacey Kent e Chico César. Subordinada à simbologia do número 3, relacionada com os 3 anos de funcionamento do Cine-Teatro de Alcobaça, de Janeiro a Abril são apresentados 3 concertos Íntimos, 3 bailados, 3 peças de teatro, 3 concertos internacionais, 3 concertos de jazz e 3 propostas para os mais novos. Em 2008, o Cine-Teatro de Alcobaça chegará até ao espectador através de outras ferramentas comunicacionais. As propostas são o lançamento de um blog dedicado exclusivamente à programação do espaço – http://cineteatrodealcobaca.terradepaixao.net/ e a distribuição da Contra-Regra nos jornais regionais: Região de Cister e Jornal de Leiria. Também ao nível da venda de bilhetes haverá novidades, e a partir de agora poderão ser adquiridos nas lojas FNAC, em Coimbra e Lisboa.
Haverá ainda outras importantes novidades na programação do Cine-Teatro de Alcobaça, como
Modernos São os Clássicos, um ciclo de reposições que irá decorrer no seu grande auditório durante o ano de 2008, com uma sessão mensal às terças, dedicada a alguns dos maiores clássicos da história do cinema: será uma das grandes apostas para a nova temporada. Um ciclo de concertos produzido por Mário Marques é outra das novidades a destacar. Músico alcobacense de créditos firmados, provavelmente o mais eclético dos saxofonistas nacionais, Mário Marques será artista residenteno Cine-Teatro de Alcobaça e apresentará três propostas musicais que vão da música erudita, ao jazz, passando pela fusão das duas linguagens. O primeiro concerto está agendado para Abril. Como primeira co-produção do Cine-Teatro na área da Dança, a companhia Quórum Ballet apresentará The Other Side, cujo principal objectivo é a fusão entre a dança e a arte das cidades de Nova Iorque e Lisboa. E além de tudo isso, ainda por lá irá passar a digressão nacional da divertidíssima peça teatral Os Melhores Sketches dos Monthy Python e irá lá estar também patente uma exposição de Coisas de Jazz do José Alberto Vasco... Viva o Cine-Teatro de Alcobaça!