Saturday, May 30, 2009

QUINTETO DE SOPROS Giv'MeFive ACTUA EM LISBOA, NO MUSEU DA MÚSICA

MUSEU DA MÚSICA
Estação do Metropolitano Alto dos Moinhos
Rua João de Freitas Branco - LISBOA
.:: Quinteto "Giv'MeFive"
Segunda-Feira, 1 de Junho, 10:30 h
Concerto do quinteto de sopros "Giv'MeFive", constituído por alunos da Escola Superior de Música de Lisboa (Professor Sérgio Azevedo) que, tendo por base a relação entre a literatura e a música, apresentarão de forma lúdica as histórias por detrás das músicas e dos instrumentos.
Entre outras obras para crianças, escutar-se-ão o “Opus Number Zoo” de Luciano Berio, peças de Benjamin Britten e outras do próprio Sérgio Azevedo. A soprar pelo quinteto "Giv'MeFive" estarão Ana Sofia Santos (flauta), Filipe Branco (oboé), Bruno Sousa (clarinete), Hugo Sousa (trompa) e Sandra Pinto (fagote).
e ainda...
.:: Vem viver a Música
Segunda-Feira, 1 de Junho, 15 horas
No Dia Mundial da Criança, o Museu da Música associa-se à Fundação Musical dos Amigos das Crianças (FMAC) na organização de um projecto pedagógico e lúdico em 3 sessões que contempla a fruição musical com recursos a várias combinações instrumentais, onde não faltarão cordas friccionadas, dedilhadas, percutidas e os sopros. Desenvolvido por crianças/jovens para outras crianças/jovens, este projecto pretende demonstrar a diversificada palete de sons, tons, cores e funcionalidades dos Instrumentos Musicais, algo que será feito com recurso a 3 pequenos concertos didácticos. Tendo em vista o usufruto dos diversos Instrumentos apresentados nos concertos, as crianças/jovens são depois convidadas a manuseá-los.
É de ir! A tudo!

FESTA DA CRIANÇA E DO AMBIENTE E 6ª MOSTRA DE RECICLAGEM, EM ALCOBAÇA, DE 1 A 7 DE JUNHO

A Festa da Criança e do Ambiente, este ano subordinada à temática Contos Infantis, acontece, de 1 a 7 de Junho, no já habitual espaço – MercoAlcobaça. Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Alcobaça, que visa proporcionar a todas as crianças do Concelho, dos 3 aos 12 anos, actividades lúdico/pedagógicas. Um evento que recebe todos os anos cerca de 5000 crianças do Pré-escolar ao 2.º Ciclo, professores e encarregados de educação, sendo esta a maior festa infantil do Concelho. A edição de 2009 integra a 6.ª Mostra de Reciclagem, promovida pela Resioeste, e conta com a colaboração de cerca de 40 representantes de entidades como: Centros de Saúde, Associações Culturais, Agrupamentos de Escolas, IPSS’s, Federação Portuguesa de Cicismo, entre muitas outras, que darão vida a cerca de 80 stands que serão identificados, na sua maioria, por títulos de contos infantis. Dentro do MercoAlcobaça os participantes poderão ainda encontrar zonas temáticas que farão as maravilhas das crianças:
· Lixoteca – Autocarro amovível equipado com computadores onde as crianças poderão jogar e aprender muito mais sobre reciclagem;
· Cidadómetro - espaço itinerante de pequenas dimensões, destinado, maioritariamente, às famílias que, através das actividades de exploração sensorial propostas, adquirem ou treinam, em conjunto, competências de Cidadania Activa e Passiva;
· 6.ª Mostra de Reciclagem - conta com a participação de artesãos nacionais;
· Parque Infantil;
· Zona de Cavalos;
· Zona de Falcões (todos os dias às 10h30 e às 16h);
· Circuito de carrinhos de pedal e Bicicletas;
· Insufláveis;
· Acções de formação sobre compostagem (Dias 6 e 7 às 16h30 e 17h30);
· Lixoluxopoético (Todos os dias às 11h00 e às 16h30) - um espectáculo onde o compositor é também um reinventor do lixo e o músico passa a ser um escultor sonoro. Uma ideia material, feita de restos físicos, colados pela criatividade através do reaproveitamento criativo dos objectos rejeitados ou considerados como lixo – que contará com a participação de uma das Universidades Seniores do Concelho. Os participantes irão ser os protagonistas do espectáculo de encerramento ‘Lixoluxopoético’, a realizar no dia 7 pelas 18h00;
· Teatro de marionetas;
· Pinta faces;
· Cabeleireiro infantil;
· Actividades Desportivas;
· Jogos de labirinto;
· Actividades Musicais – experimentação de instrumentos;
· Histórias lúdico/pedagógicas;
· Entre outras.
PARTICIPANTES
· POLEGARZINHA – Academia de Música de Alcobaça
· ALADINO E A LÂMPADA MÁGICA – Academia Divertida
· O BICHINHO DA MÚSICA – ADEPA
· A ÁGUA É UM MUNDO FANTÁSTICO – Águas do Oeste
· CALDEIRÃO DAS HISTÓRIAS – Agrupamento de Escolas da Benedita
· UMA CONCHA DE HISTÓRIA – Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Porto
· ERA UMA VEZ – Agrupamento de Escolas Frei Estêvão Martins
· O SONHO DOS IRMÃOS ROSETA – Banco Alimentar do Oeste
· FLORESTA – Barafunda
· CAROCHINHA – Centro de Assistência Paroquial de Pataias
· RAPUNZEL – Centro de Bem-Estar Social da Maiorga
· CINDERELA – Centro Cénico da Cela
· TRÊS PORQUINHOS – CEERIA
· SUPER HERÓIS – Centro Hospitalar do Oeste/Norte
· CIQ - Centro Informático da Quinta
· ERA UMA VEZ... A SAÚDE – Centro de Saúde de Alcobaça
· CAPUCHINHO VERMELHO – Centro Social Paroquial do Bárrio
· BOLINHA ESTRANHA – Centro Social Paroquial de Turquel
· O CANTINHO DAS PALAVRAS – CMA - Biblioteca Municipal
· NABO GIGANTE – CMA - Comissão de Protecção de Crianças e Jovens
· O OUTRO LADO DA HISTÓRIA – CMA - Gabinete Veterinário
· CONTOS DE PALMO E MEIO - RECICLAGEM – CMA - Pelouro do Ambiente
· QUANDO A TERRA TREMER – CMA - Gabinete de Protecção Civi
PARTICIPANTES
· STORY TALES – Edu Tec
· CAPUCHINHO VERMELHO – Fundação Maria e Oliveira
· Federação Portuguesa de Ciclismo
· EPADRC - Escola Profissional de Agricultura da Região de Cister
· ARCA DE NOÉ – Fundação Vida Nova
· ERA UMA VEZ... UM MOSTEIRO – Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça
· P.S.P. – Alcobaça
· RESIOESTE
· CASINHA DE CHOCOLATE - Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota
· CAROCHINHA - Santa Casa da Misericórdia do Vimeiro
· A MAIOR FLOR DO MUNDO - Um Só Saltinho
-ENTRADA LIVRE-
HORÁRIO:
Segunda a Sexta: Das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h30
Sábado e Domingo: Das14h30 às 19h00
É de ir!

BURMESTER, LAGINHA E SASSETTI TROCAM IDEIAS AO VIVO NO XVII FESTIVAL MÚSICA EM LEIRIA

XVII Festival Música em Leiria
Teatro José Lúcio da Silva - Leiria
Segunda-Feira / 1 de Junho - 21 e 30 horas
BURMESTER, LAGINHA, SASSETTI
3 pianistas cruzam ideias e inspirações diversas
Pedro Burmester, Mário Laginha e Bernardo Sassetti juntos e ao vivo, num espectáculo absolutamente imperdível!

HISTÓRIAS DO SUL, EM 1 DE JUNHO, NO PORTO, NA CASA DA MÚSICA TV

Casa da Música - Porto
Segunda-Feira / 1 de Junho / 15 horas
Histórias do Sul Transmissão online
Vozes da Rádio e Professores participantes no projecto homónimoIemanjá, a Senhora dos Mares, Saci-Pererê, Pelé e o grande Maracanã... Histórias do Sul é um espectáculo inspirado nestas e noutras referências da cultura popular do Brasil. Cerca de uma centena de intérpretes enchem o palco com sucessivos quadros musicais envolvidos em cor, teatro e movimento. No Dia Mundial da Criança, uma proposta válida para públicos de todas as idades. Gratuito
Este evento terá transmissão em directo em
http://www.casadamusica.tv/
RECOMENDAÇÕES GERAIS
1. Necessitará de um browser de acesso à internet recente, assim como da versão 9 ou superior do flash. Recomendamos que aceda desde já ao www.casadamusica.tv e verifique a compatibilidade do seu computador.
2. A Casa da Música oferecerá 3 qualidades de transmissão: baixa, média e alta. Deverá escolher a qualidade que melhor se adapte ao equipamento e à largura de banda de que dispõe.
3. Para aumentar a performance e a qualidade de transmissão sugerimos que encerre todas as restantes aplicações no momento da transmissão.
4. Deverá ainda esvaziar a "reciclagem" e verificar que o disco do computador tem no mínimo 1 GB de espaço livre
5. Se o vídeo não tiver fluidez deverá seleccionar um tamanho de visionamento inferior. A memória RAM, a velocidade do processador e a largura de banda são elementos essenciais a uma boa transmissão.
6. Para uma melhor audição, sugerimos a ligação de altifalantes ao computador.
7. No caso de verificar alguma dificuldade ou anomalia, envie, por favor, e-mail para live@casadamusica.com
8. Caso o acesso de Internet que está a usar seja de acesso público (e partilhado por outros utilizadores), recomendamos que utilize a qualidade de transmissão mais baixa e que partilhe a transmissão.
RECOMENDAÇÕES ESPECÍFICAS ESCOLAS
1. No caso específico de transmissões em Escolas, recomendamos que o acesso se faça no menor número de computadores possível, de forma a optimizar a largura de banda disponível no local. O recurso à projecção para visualização colectiva deverá ser preferencial.
É de ver e ouvir!

Friday, May 29, 2009

37ª EMISSÃO DO PROGRAMA UM OLHAR SOBRE A SEMANA, NA RÁDIO CISTER (ALCOBAÇA)

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz) apresenta no próximo domingo, 31 de Maio, a trigésima-sétima emissão do seu programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que continua a ser apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas. Esse espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues. Na trigésima-sétima emissão do programa Um Olhar Sobre a Semana, estará em debate o seguinte tema:
- Numa altura em que foram já publicamente anunciadas algumas candidaturas para as próximas eleições autárquicas em Alcobaça, soube-se também que esta semana teve lugar uma reunião de um grupo de cidadãos locais, tendo em vista a formação de uma Frente de Esquerda, que, segundo os seus potenciais promotores, seria uma candidatura vencedora nesse acto eleitoral, podendo assim inaugurar um novo ciclo político no concelho de Alcobaça... Será isso assim tão claro e tão simples?-
Promete ser mais uma emissão de altíssimo gabarito em que os comentadores residentes vão voltar a dizer de sua justiça, com toda a sua habitual pertinência. É de ouvir!

TEATRO TAPA FUROS APRESENTA KONTUNKONTO - 6ª MOSTRA DE TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE

KonTunKonTo
6ª Mostra de Teatro Para a Infância e Juventude
«Na primavera, abrir a arca da fantasia! Máscaras coloridas que riem, brincam sonham... Teatro para os mais pequenos mas também para todos. Afinal “todos as pessoas grandes já foram crianças” como referia Antoine de Saint-Exupéry. Durante quatro semanas o Espaço TapaFuros será lugar de encontro e festa do teatro para a infância e juventude. Estórias serão contadas, objectos mágicos se vão revelar, o olhar para encantar. Kontunkonto: uma festa de fantasia! Eu kontunkonto. Sim conto. E acrescento um ponto!» Rui Mário
A partir de 30 de Maio e até 21 de Junho, no Espaço TapaFuros (no C.C. Belavista em Mem Martins), iremos acolher vários espectáculos sempre aos Sábados pelas 16h e aos Domingos pelas 11h30. Já neste fim-de-semana, 30 e 31 de Maio teremos Maria Minhoca, apresentada pelo Grupo 373. Chiquinho Colibri que se quer casar com Maria, será acompanhado pelo seu divertido amigo Pedro Fon Fon. O encanto da peça reside na sua singeleza e alegres peripécias, e as danças e canções que apresenta. Um espectáculo para todos numa adaptação /encenação de José H. Neto a partir do texto de Maria Clara Machado.
Nos dias 6 e 7 de Junho, junta-se a nós o Zé das Moscas, que procura em todo lado ajuda para afastar as moscas que o acompanham. Mas no final tudo acaba bem, o Zé vê o seu problema resolvido e ainda aprende a lição…Reciclar, reutilizar e reduzir. Um espectáculo de marionetes por Sandra Nunes.
A 13 e 14 de Junho, receberemos o Grupo de Marionetas Tin-da-rim, com o seu espectáculo em verso e com canções de encantar. Neve Branca e Rosa Vermelha com duas meninas que na Primavera e no Verão saltitam pelos bosques e que a elas se juntam os animais da floresta para brincar…
A fechar mais esta mostra, a 20 e 21 de Junho, chegam As Aventuras de Puck o Duende, pelo Teatro TapaFuros. Puck, o duende traquinas, não vai ter tempo para descansar! Com as suas magias tem de consertar (e desconsertar!) as vidas de todos. Baseado na adaptação de Hélia Correia de Sonho de Uma Noite de Verão de William Shakespeare.
KonTunKonTo
6ª Mostra de Teatro para a Infância e Juventude
De 30 de Maio a 21 de Junho
Sáb. 16h - Dom. 11h30
Espaço TapaFuros
C.C. Belavista – Mem Martins
Entrada Livre - 30 e 31 de Maio
Uma Co-Produção:
Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins
Teatro TapaFuros
Brevemente: espectáculo de rua nos Jardins da Quinta da Regaleira…
É de ir, a todas!

CORAIS DO ORFEÃO E CORO DE CÂMARA DE LEIRIA ASSOCIAM-SE A CENTENÁRIO DE MESTRE CORDEIRO, EM CONCERTO...

Mestre Cordeiro - Comemorações do Centenário
Concerto
30 de Maio - 21 horas
Igreja Paroquial de Cortes - Leiria
Corais do Orfeão de Leiria - Coro de Câmara de Leiria
Entrada Livre
Os Corais do Orfeão de Leiria fundados em Maio de 1946 tiveram como seu primeiro director artístico Rui Barral, a que se seguiram José Pais de Almeida e Silva, Duarte Gravato, Norberto Gomes, Francisco Bernardino dos Santos Carvalho, Júlio Fernandes, Joel Canhão, Guy Stoffel, Agostinho Rodrigues, Rui de Matos, Jorge Matta, Paulo Lourenço, Mário Nascimento e Augusto Mesquita. Actualmente é dirigido pelo maestro Pedro Miguel.
O Coro de Câmara de Leiria foi fundado em 1992 pelo Professor Eli Camargo, seu Maestro Titular até 1996. É constituído por alunos e antigos alunos da escola, e dedica-se a repertório vocal da Renascença ao Século XX. Teve alguns dos pontos altos da sua actividade em 1995, ano em que efectuou uma digressão pelo norte de Itália, e em 2004, ano em que participou no Festival Música em Leiria. Depois de algum tempo sem actividade regular, foi recriado em 1997 pelo professor Pedro Figueiredo e, actualmente é dirigido por Pedro Miguel.
Mestre António Cordeiro Gonçalves (1908-1996) foi músico, mestre, compositor e cortesense ilustre cuja personalidade e actividade musical em prol das filarmónicas se distinguiu para além do concelho de Leiria durante todo o século XX. No sentido de evocar com dignidade e abrangência a vida e obra do Mestre, constituiu-se uma Comissão Organizadora para desenvolver um programa anual com a participação das onze Filarmónicas do Concelho de Leiria, do Orfeão de Leiria e de outras Bandas convidadas.
Ora aí está um concerto que pode ser o princípio de mais uma bela amizade: é de ir!

Thursday, May 28, 2009

FESTAS DE S. SEBASTIÃO, EM PISÕES (PATAIAS, ALCOBAÇA)

Elas aí estão, as Festas de S. Sebastião, em Pisões (Pataias, Alcobaça). Vão decorrer de 29 de Maio a 1 de Junho e prometem muita animação na simpática localidade. Das Tasquinhas de S. Sebastião a uma actuação da Orquestra Juvenil da Junta de Freguesia de Alpedriz, muitos prometem ser os momentos de interesse dessa festa popular. Mas o melhor é seguir o nosso conselho: toca a andar para a festa, já a seguir!

FELIPE LEOTE E MARCIANITA VERDE INAUGURAM QUINTAS PSICADÉLICAS EM LISBOA, NA CHILI

A partir desta quinta-feira, 28 de Maio, inaugura-se uma nova aventura em Lisboa, na CHILI. Uma quinta-feira por mês será apresentado um novo projecto musical
ROCKPOPGARAGEPUNKNOISEHARDCOREPSICADELICO!!!!
Nesta quinta, 28, apresenta-se Felipe Leote acompanhado pela Marcianita Verde e o seu projecto de rock, vanguardista, zappiano, sarcástico, desinibido e criativo. É grátis, apareçam!
Chili
Rua dos Fanqueiros, 174 - 1º Esquerdo
Lisboa

MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA RECORDA ECLIPSE DE 1919

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
-O eclipse de 1919-
COLÓQUIO
29 de Maio 15H00
Entrada livre
A observação do eclipse de 29 de Maio de 1919, visível no Brasil e na ilha de Príncipe, permitiu confirmar a Teoria da Relatividade Geral proposta por Albert Einstein em 1915. O Museu da Ciência associa-se às comemorações dos 90 anos desta efeméride com um colóquio:
Eddington e a expedição à ilha do Príncipe para provar a Relatividade Geral, uma teoria física com consequências astronómicas
PAULO CRAWFORD
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
e
Einstein entre nós: a recepção de Einstein em Portugal
CARLOS FIOLHAIS
Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
Imperdível!

MUSEU ETNOGRÁFICO DO FREIXIAL PROMOVE III ENCONTRO DE SABERES, ASTRONOMIA - OS SEGREDOS DO INFINITO

No âmbito do Ano Internacional da Astronomia, o Museu Etnográfico do Freixial, em colaboração com a Escola Básica do 1.º Ciclo da Várzea, irá organizar no próximo sabado, 30 de Maio, o III Encontro de Saberes, intitulado: Astronomia - Os Segredos do Infinito, que integra um leque de actividades relacionadas com essa área científica.
Museu Etnográfico do Freixial
Rua da Ratôa, nº 9 - Freixial - Arrabal

Wednesday, May 27, 2009

A PRIMEIRA REPÚBLICA VISTA PELA SEGUNDA, POR JOÃO BONIFÁCIO SERRA, EM ALCOBAÇA, NO ARMAZÉM DAS ARTES

No âmbito das Comemorações do Centenário da República, o Armazém das Artes - Fundação Cultural convida-nos, a todos, para assistir à palestra A Primeira República Vista pela Segunda, de João Bonifácio Serra, a ter lugar no próximo dia 30 de Maio, às 16h30, no auditório da Fundação, em Alcobaça. É de ir!

PASSE ESPECIAL PERMITE ACESSO A CINCO CONCERTOS EM TRÊS DIAS, EM ALCOBAÇA

No próximo fim-de-semana Alcobaça assiste a uma autêntica Maratona Musical, com cinco concertos em apenas 3 dias. A Orquestra Clássica de Espinho, 2 Tubas e Friends (um projecto do tubista alcobacense Sérgio Carolino), As Aventuras da Polegarzinha (integrado no Cistermúsica Júnior), a Orquestra Sinfónica Juvenil de Sopros do Conservatório de Estugarda e o Quarteto de Cordas Psophos (exclusivamente feminino) são os agrupamentos que participam nesta iniciativa inédita, inserida na edição de 2009 do Cistermúsica. Sendo assim, 29, 30 e 31 de Maio serão as etapas desta Maratona Musical. A organização daqueles cinco eventos em três dias, preparou um passe especial, no valor de 8 euros, que permite o acesso a todos aqueles espectáculos. É de aproveitar!

JOAQUIM MANUEL PINTO SERRA APRESENTA MARGINALIDADES E ALGUNS POEMAS DE AMOR, EM COIMBRA

O escritor e médico Joaquim Manuel Pinto Serra irá falar do seu mais recente livro Marginalidades e Alguns Poemas de Amor e estará disponível para uma sessão de autógrafos com os leitores em Coimbra, no Café Pigalle. Trata-se da décima primeira obra do autor, na sequência do livro “Uma professora ao canto do olho”, publicado em Junho de 2008, numa experiência em torno da literatura juvenil, em co-autoria com a escritora Maria Armanda Tavares Belo. A obra poética agora divulgada constitui, para o seu prefaciador (o professor universitário e ensaísta José Ribeiro Ferreira) “um livro que vive da nostalgia de um amor que é ausência e que a memória revive e desfia – memória que tanto relevo tinha entre os antigos Gregos, a ponto de considerarem ter sido da união de Mnemósine (a Memória) com Zeus, o próprio pai dos homens e dos deuses, que nasceram as Musas, ou seja a poesia”. Porque os acontecimentos se fazem sobretudo com pessoas, o autor – que se dispõe a autografar este e/ou qualquer outro dos seus livros – partilhará a sua própria visão desta e de outras ocorrências literárias e promoverá as leituras possíveis de textos poéticos e ficcionais, (des)assombrados ou de universos talvez ainda por descobrir, a exemplo da sua trilogia de contos ou do romance “As palavras sensuais da nossa ausência”. No encontro marcado para a tarde da próxima sexta-feira, 29 de Maio, a partir das 15 horas, no café Pigalle, está também prevista a participação musical do jovem violinista Nuno Martins Lemos. É de ir!

ASSOCIAÇÃO DE ACORDEÃO DE ALCOBAÇA ORGANIZA 59ª TROFÉU MUNDIAL DE ACORDEÃO, EM ALBUFEIRA

Troféu Mundial de Acordeão realiza-se em Albufeira. Concorrentes de todo o mundo participam no mais importante evento de acordeão, que decorrerá de 23 a 26 de Setembro. Albufeira vai ser palco da 59.ª edição do Troféu Mundial de Acordeão. Trata-se do maior evento do género realizado a nível mundial, que decorrerá no concelho de 23 a 26 de Setembro. Sob a organização da Associação de Acordeão de Alcobaça e da Câmara Municipal de Albufeira, este evento contará com a presença de cerca de 60 jovens participantes, os melhores na sua área. “Este é o evento mais importante a nível mundial, pois é o mais valoroso na área do acordeão. É aquele que reúne os futuros grandes acordeonistas”, refere Aníbal Freire, presidente a Associação do Acordeão de Alcobaça.Os concorrentes distribuem-se por quatro categorias: júnior Variété, júnior Concerto, sénior Variété e sénior Concerto. “Ao contrário do que se possa pensar, o acordeão não está apenas ligado à música popular. A categoria de Concerto traz-nos uma vertente clássica interpretada pelos concertistas”, explica Aníbal Freire, o primeiro português a vencer este concurso, em 1972.Espanha, França, Itália, Croácia, Alemanha, Rússia, Eslovénia, Jugoslávia e Portugal são alguns dos países participantes. Espera-se a presença da China, em estreia absoluta num concurso mundial de acordeão. “Este evento trará pessoas de todo o mundo Albufeira e a sua cobertura mediática levará o nome da cidade além fronteiras”, constatou Desidério Silva, Presidente da Câmara Municipal. Mas mais do que a promoção do concelho, para o autarca “é importante valorizar o acordeão e a sua forte intervenção cultural. Este é um dos instrumentos mais característicos e tradicionais da região algarvia, de onde saíram grandes instrumentistas”. Desidério Silva adiantou que irá inaugurar o Museu do Acordeão, em Paderne, ainda antes do Troféu Mundial: “queremos perpetuar este instrumento e mostrar à população a sua história”. Francisco Sabóia, membro da organização, garantiu que “estamos empenhados em fazer desta a melhor organização de sempre, promovendo o nome do Algarve e de Albufeira”. Este concurso internacional, criado pela Confederação Mundial de Acordeão, constitui um incentivo aos jovens músicos a continuarem os seus estudos e a desenvolverem a sua habilidade técnica e artística. Força nesses acordeões, Aníbal Freire e Companhia!

Tuesday, May 26, 2009

MARIA JOSÉ MORAIS ACTUA NO CENTRO CULTURAL E CONGRESSOS DE CALDAS DA RAINHA

Centro Cultural e Congressos - Caldas da Rainha
Ciclo Pianíssimo
MARIA JOSÉ MORAIS
28 de Maio 21:30 Grande Auditório
Com uma fulgurante carreira internacional, Maria José Morais regressa aos palcos nacionais para uma digressão que passa pelo CCC. Filha do compositor e crítico musical César Morais, Maria José Morais é a única pianista portuguesa incluída no Dicionário de Biografias Internacionais de Cambridge. Depois de ser considerada como uma menina-prodígio (terminou o Curso Superior de Piano com 20 valores) fez a sua estreia internacional, em 1974, no carismático “Wigmore Hall” de Londres. Concerto que lhe valeu imediatos convites para a Polónia e EUA. Nos últimos anos tem actuado frequentemente nas mais prestigiadas salas de concertos internacionais e nacionais. É também membro de júris de importantes competições internacionais, tais como Viena, Bruxelas, entre outros. Em 1998 foi nomeada candidata ao título “Women of the Year” (E.U.A), pelo American Biography Institute.
Preço: concerto único 7,5 euros e assinatura para todos os concertos do ciclo de piano 30 euros
Programa
I
- Duas Sonatas - DOMÉNICO SCARLATTI
Ré menor
Mi menor
- Sonata em lá menor,K.310 - W.A. MOZART
Allegro maestoso
Andante
Allegro com brio
- Três Prelúdios - GEORGE GERSCHWIN
Allegro ben ritmado
Andante con moto
Allegro deciso
II
- Dois Nocturnos - F.CHOPIN
op.48 nº1 em dó menor
op.72 nº1 em mi menor
- Três Mazurkas - F.CHOPIN
- Balada nº1 em sol menor - F.CHOPIN
Duração aproximada:90 minutos, incluindo 15 minutos de intervalo
É de ir e fruir do princípio até ao fim!

SIDEWALKERS PARTICIPAM EM COLECTÂNEA E NÃO PÁRAM A SUA DIGRESSÃO POR ESSE PAÍS FORA!

Está confirmada a presença dos alcobacenses Sidewalkers na compilação NOVOS TALENTOS FNAC 2009 com o tema Dance With My Soul. O disco que contará com a presença de outros novos projectos da música portuguesa e tem saída oficial a 21 de Junho. Com uma tiragem de 8000 cópias, a verba reverterá na sua totalidade para a AMI. Em Junho também estão já agendados uma série de showcases nos auditórios de algumas FNAC’s e outros concertos de promoção do projecto com (re)início já na próxima sexta-feira, 29 de Maio, com um concerto em Alqueidão da Serra. No mesmíssimo fim-de-semana, os Sidewalkers actuarão também em 30 de Maio em Águeda, no Santus Bar, e a 31 em Coimbra, na Fnac. Os Sidewalkers são uma banda de Alcobaça que em Março deste ano editou o EP de estreia com 5 temas em edição de autor e que, até agora, está a ter uma boa receptividade por parte do público e dos media. A Antena 3 tem passado regularmente o tema Dance With My Soul nas suas emissões bem como outras rádios como a RUC (Rádio Universitária de Coimbra, RUM (Rádio Universitária do Minho) e rádio Radar, a título de exemplo e as críticas têm sido bastante positivas. Alguém disse que Alcobaça era só o Mosteiro?

CONCERTO DE GLAND/ROCK ABSTENÇÃO ZERO, EM LISBOA, NO MAXIME, COM OS ENA PÁ 2000

CABARET MAXIME . LISBOA
SÁBADO . 30 de MAIO
-ENA PÁ 2000-
CONCERTO DE GLAND/ROCK “ABSTENÇÃO ZERO”
(na urna é um descanso!)
STRIP-TEASE com ROMINA e a sua COBRA AMESTRADA
cabaret maxime - pç. alegria, 58 em lisboa
abertura portas 22h . espectáculo 23h30
Os ENA PÁ 2000 ainda não sabem se irão a votos, porque – como uma esmagadora maioria de lisboetas – vão estar algures de papo para o ar, nesse fim-de-semana comprido, o “dos feriados de Junho” (muito bem escolhido por quem deseja que as eleições sejam um sucesso!). Como tal, promovem no CABARET MAXIME – no sábado, 30 de MAIO – uma noite de porno/sado/gland/rock sob o lema “Abstenção Zero”! Que ninguém se abstenha! E ninguém se abstenha de quê? Não é de votar, não (que votar é bom para o preto!). Que ninguém se abstenha de de comparecer e ensandescer! De gozar à tripa-forra! De desbundar até mais não! De beber até cair! De fumar este mundo e o outro! De cheirar as pedras da calçada! De entrar na orgia e no orgasmo colectivo, de esquecer os limites éticos do “socialmente correcto” e deixar a líbido à solta! Devorar a mulher do próximo! Comer o homem da próxima! Homem com homem, mulher com mulher e todos com todos! Sem lei nem polícia, sem vergonha nem pudor, que a vida são dois dias e as eleições são só um! E há mais um motivo para a não abstenção: vai haver STRIP-TEASE – integral, claro – com a deslumbrante ROMINA, que apresenta um número com COBRAS, lagartixas e linguiças! Qual votação, qual carago! ENA PÁ 2000 é que é! E, já agora um conselho útil para quem vai votar: peguem nos vossos boletins e enfiem-nos... na urna! Na urna é um descanso! Não há Europa que páre os Ena Pá 2000... É de ir!

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA PROMOVE MAIS DUAS PÓS-GRADUAÇÕES NA ÁREA DA ENFERMAGEM

O Instituto Politécnico de Leiria, através do INDEA – Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados, promove mais dois cursos de Pós-Graduação, a funcionar na Escola Superior de Saúde, no Campus 2, em Leiria, com candidaturas abertas de 1 de Junho a 31 de Julho:
● Pós-Graduação em Enfermagem Forense – uma iniciativa inédita no contexto do ensino superior público em Portugal em parceria com o Instituto Nacional de Medicina Legal;
● Pós-Graduação em Trauma, Emergência e Apoio Humanitário.
Pós-Graduação em Enfermagem Forense
A Pós-Graduação em Enfermagem Forense é dirigida a profissionais licenciados em Enfermagem e destina-se a desenvolver competências específicas ao nível da prestação de cuidados de Enfermagem a vítimas de criminalidade, identificação, preservação e recolha de provas, aplicação de conhecimentos forenses na prestação de cuidados de saúde, promovendo uma visão teórico-prática dos cuidados de Enfermagem em todos os contextos de
desempenho profissional. A Enfermagem Forense incorpora nos cuidados de saúde, na investigação científica de
traumas, feridas, violações, violências e outros, os conhecimentos de justiça criminal e das
ciências forenses.
Pós-Graduação em Trauma, Emergência e Apoio Humanitário
A Pós-Graduação em Trauma, Emergência e Apoio Humanitário pretende desenvolver nos profissionais de saúde as competências específicas ao atendimento nas diversas situações de trauma e emergência que requerem uma actuação imediata. Dirigido a licenciados em Enfermagem, Medicina e outros que intervenham em situações de
trauma e emergência, este curso tem também como objectivos transferir competências para lidar com crises colectivas, em situações específicas das emergências, executar manobras de CPR (Cardiopulmonary Resuscitation) básica, intermédia e avançada, em qualquer idade e
situação, e saber utilizar o material e equipamentos utilizados em situações de trauma e emergência, entre outros.
Calendário:
. Candidaturas: de 1 de Junho a 31 de Julho
. Matrículas: 7 a 9 de Setembro de 2009
. Início da formação: 12 de Setembro de 2009
. Fim da formação: 19 de Novembro de 2009 (sujeito a confirmação)
É de inscrever e frequentar!

Monday, May 25, 2009

O CINEMA VOLTA A IR À ÓPERA, JÁ AMANHÃ, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

ciclo de cinema
-O CINEMA VAI À ÓPERA-
Cine-Teatro de Alcobaça
em colaboração com o XVII Cistermúsica
de 19 de Maio a 16 de Junho
às terças às 21h 30
26 de maio / terça-feira / 21h 30
-FARINELLI-
de Gérard Corbiau
Retrato cinematográfico do lendário cantor castrato Carlos Maria Broschi, do séc. XVIII (considerado uma das maiores vozes de sempre), que em 1994 recebeu um Globo de Ouro para Melhor Filme Estrangeiro e a nomeação para os Óscares na mesma categoria. É de ir!

O HUMOR E A MÚSICA DE PaGAGnini INAUGURAM XXVII FESTIVAL MÚSICA EM LEIRIA

-Inauguração do XXVII Festival Música em Leiria-
Quarta-Feira / 27 de Maio / 21 e 30 horas
Leiria - Teatro José Lúcio da Silva
-PaGAGnini-
Humor em música, visitando os universos de Mozart, Vivaldi, Paganini e U2, entre outros...
Absolutamente imperdível!

FERNANDO MIGUEL BERNARDES LANÇA O FIO DAS HARPAS, EM LISBOA, NO PALÁCIO GALVEIAS

A Biblioteca Municipal Central de Lisboa, a editora Mar da Palavra e o autor, Fernando Miguel Bernardes (membro da Direcção da Associação Portuguesa de Escritores), convidam-nos (a todos) a estar presentes no lançamento editorial, em Lisboa, da obra poética O Fio das Harpas, em sessão pública a realizar no próximo dia 27 de Maio, quarta-feira, pelas 19h15, em Lisboa, no Palácio Galveias (Biblioteca Municipal Central, ao Campo Pequeno). A apresentação da obra será efectuada por José d’Encarnação, a que se seguirá uma leitura de poemas pelo actor Luís Machado. É de ir!

ALICE VIEIRA LANÇA O QUE DÓI ÀS AVES, EM LISBOA, NA LER DEVAGAR

Às 19 horas da próxima quarta-feira, 27 de Maio: apresentação do novo livro de poesia O Que Dói às Aves, de Alice Vieira, em Lisboa, na livraria Ler Devagar, Casa da Máquina (LX-Factory – Alcântara). O livro será apresentado por José Mário Silva e Rosa Lobato Faria lerá alguns dos seus poemas. É de ir!

Sunday, May 24, 2009

LA MÉLODIE FRANÇAISE AU TOURNANT DU SIÉCLE, POR SUSANN GRAHAM E MALCOLM MARTINEAU, EM LISBOA, NA FUNDAÇÃO GULBENKIAN

Fundação Gulbenkian - Lisboa - Grande Auditório
Terça-Feira / 26 de Maio / 19 horas
Susan Graham (meio-soprano)
Malcolm Martineau (piano)
La mélodie française au tournant du siécle
Georges Bizet - Chanson d'Avril
César Franck - Nocturne
Gabriel Fauré - Dans les ruines d'une abbaye, op. 2 n. º1
Charles Gounod - Où voulez-vous aller?
Édouard Lalo - Guitare
Camille Saint-Saëns - Danse macabre, op. 40
Emmanuel Chabrier - Les cigales
Émile Paladilhe - Psyché
Claude Debussy - Harmonie du soir (de Cinq poèmes de Baudelaire n.º 2)
Ernest Chausson - Les papillons, op. 2 n.º 3
Alfred Bachelet - Chère nuit
Henri Duparc - Au pays où se fait la guerre
Maurice Ravel - Le paon (de Histoires naturelles)
André Caplet - Le corbeau et le renard
Albert Roussel - Réponse d'une épouse sage, op. 35
Olivier Messiaen - La fiancée perdue (de Trois mélodies n.º 3)
Claude Debussy - Colloque sentimental (de Fêtes galantes II, n.º 3)
Gabriel Fauré - Vocalise/étude
Reynaldo Hahn - Tyndaris (de Études latines n.º 7)
Erik Satie - Le chapelier (de Trois mélodies de 1916, n.º 3)
Arthur Honegger - Trois chansons de la petite sirène, H. 63
Henri Saugue - Brezairola
Manuel Rosenthal - La souris d'Angleterre (de Chansons du Monsieur Bleu n.º 9)
Francis Poulenc - La dame de Monte Carlo
Lisboa vai poder fruir ao vivo e a cores a fascinante música de um dos mais aclamados discos do final de 2008. É de ir e não perder pitada!

BANCO ALIMENTAR DO OESTE PROMOVE CAMPANHA DE RECOLHA DE ALIMENTOS NA FREGUESIA DA CELA NOVA (ALCOBAÇA)

Nos próximos dias 30 e 31 de Maio, os Bancos Alimentares vão realizar mais uma campanha de recolha de alimentos junto das superfícies comerciais. Colaborar e ser solidário é extremamente fácil: basta proceder à entrega de alimentos junto dessas equipas, nos supermercados. Todos os que quiserem trabalhar como voluntários nesta campanha poderão inscrever-se através do e-mail ba.oeste@bancoalimentar.pt ou pelo telefone 262838224. Os Bancos Alimentares, fazem chegar junto dos mais carenciados, por intermédio de grupos de cidadãos ou instituições de solidariedade social activos na comunidade, os alimentos que são doados, constituindo desta forma um elo importante na luta contra a fome e contra a exclusão social. Na nossa região a campanha é promovida pelo Banco Alimentar do Oeste (BAO). Criado em Maio de 2006, o BAO estende já a sua actividade por 8 concelhos: Alcobaça, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos e Peniche. De Janeiro a Dezembro de 2008, o BAO procedeu à distribuição de 337 048,8 Kg, através de acordos estabelecidos com 34 Instituições e grupos de cidadãos dos concelhos. Beneficiaram da acção do BAO mais de 5000 pessoas. Consolidando a experiência de campanhas anteriores, vamos também estar presentes em diversas freguesias rurais, nomeadamente: Santa Catarina, Nadadouro, Atouguia da Baleia, Serra d’ El Rei, Vimeiro d’Alcobaça, Famalicão da Nazaré, Pó/ Roliça, Cela, Moita dos Ferreiros, Reguengo Grande, Figueiros.
A recolha de alimentos na freguesia de CELA NOVA será feita nos seguintes horários:
SÁBADO - 30 de Maio
das 17 às 18H junto à Igreja/Associação da Cela Velha.
Das 18 às 19h no Largo da Igreja da Cela
Das 19.30 às 20.30 no Largo da Capela das Carrascas
DOMINGO - 31 de Maio
Das 9 às 10h em frente ao Centro Cénico da Cela
Das 10 às 11h em frente ao café da “Isilda”- Casal Marques
Das 11 às 12h em frente ao Salão do Casal dos Ramos
Das 12 às 13h no cruzamento com Rua da escola - Junqueira
Os alimentos oferecidos poderão ser entregues directamente na viatura da Junta de Freguesia da Cela Nova, que ficará estacionada nos locais/horários atrás indicados, com voluntários da Junta, do Centro Cénico da Cela e da Comissão Paroquial. Pela Junta de Freguesia contactar 962327715 (Paulo Mateus). Pelo Centro Cénico da Cela contacte 910410216 (Liliana Almeida).
Pela Paróquia contacte 913066453 (Carina Dionísio). O Banco Alimentar do Oeste agradece desde já toda a colaboração: é de aderir, sem espinhas!

JANELA REDONDA PROMOVE WORKSHOP A DETECÇÃO DE MAUS-TRATOS INFANTIS, EM LEIRIA

A Janela Redonda (http://janela-redonda.blogspot.com) está a promover um workshop subordinado ao tema da Detecção dos Maus-Tratos Infantis, que irá realizar-se a 6 de Junho de 2009, na Escola Superior de Educação de Leiria, das 10h às 13h e das 14h às 18h. Este workshop tem por objectivos gerais possibilitar aos diferentes colectivos profissionais que trabalham com a “infância” identificar possíveis situações de maus tratos, com o objectivo de iniciar o processo que permita verificar a existência ou não de mau trato, e se é o caso, empreender as acções necessárias para proteger eficazmente os menores implicados. O workshop terá o seguinte programa:
- Definição de maus tratos infantis e as suas diferentes manifestações:
Mau trato físico ; abandono emocional/físico e negligência ; abuso sexual ; exploração infantil ; Síndroma de Muchausen por poderes.
- Indicadores de mau trato e abandono infantil:
Quadro de indicadores ; requisitos para assinalar a existência de maus tratos.
- Detecção e notificação:
Informação a obter ; métodos de recolha de informação ; o papel dos profissionais na detecção.
Para mais informações, enviar e-mail para: janela.redonda@gmail.com

É de participar!