Saturday, March 01, 2008

FEIRA AGRÍCOLA DE ALCOBAÇA REGRESSA EM MARÇO

-FEIRA AGRÍCOLA DE ALCOBAÇA 2008-
De 7 a 9 de Março realiza-se em Alcobaça, no MercoAlcobaça, a 3.ª edição da Feira Agrícola de Alcobaça. Um evento que deu os primeiros passos em 2006, e este ano tem uma imagem renovada e assume forte posição na divulgação do sector agro-pecuário, tanto por recurso a exposição de produtos e apresentação de serviços pelos fornecedores, como na disponibilização de informação geral e técnica em actividades acompanhadas. Além disto, esta Feira permite ainda a promoção da interacção entre os agentes do sector e o incremento da sua capacidade negocial, a apresentação dos produtos e serviços disponibilizados pelas associações organizadoras e o apoio nas relações entre a comunidade local e os profissionais da região e concelhos limítrofes.
Uma organização da Câmara Municipal de Alcobaça, em conjunto com a Associação de Agricultores da Região de Alcobaça, e o apoio da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo.
-O QUE MUDOU?-
Porque nos anos anteriores os espaços afectos não facilitavam a aproximação imediata de expositores e seminaristas, nesta 3ª Edição a Organização optou por concentrar, no mesmo espaço, as actividades: exposições e actividades técnicas. Assim, a par da apresentação de Produtos e Serviços dos Sectores Agro-Pecuário e Florestas, incluindo Animais e Maquinarias, este ano estará também em exposição , pela primeira, vez o tema da Higiene e Segurança Alimentar e no Trabalho.
-ACTIVIDADES-
Para além de inúmeros expositores que irão representar da melhor forma os sectores enumerados em cima, a Feira oferece quatro seminários nas áreas da Suinicultura, Fruticultura, Floresta e Nutrição Humana (ver no anexo Programa). No espaço – MercoAlcobaça estão asseguradas gastronomia e a animação para todos os visitantes.
-CONDIÇÕES DE ACESSO-
As acções da Feira estão abertas a todos os interessados, mas as actividades técnicas obrigam a uma inscrição prévia, sendo dada precedência aos agentes do sector agro-pecuário, de acordo com as normas articulares da organização. O direito de ingresso dos visitantes não está sujeito a qualquer pagamento, e as crianças com menos de 12 anos deverão ser acompanhadas por adulto.
Não é permitida a entrada a animais que não os devidamente licenciados para participação na Exposição.
-HORÁRIO-
A Feira tem início pelas 11 horas e término às 23, sendo a entrada livre.
Mais informação sobre o evento está disponível em
http://www.feiraagricola.com

UMAR ORGANIZA CONGRESSO FEMINISTA 2008

Nesta semana de mais um Dia Internacional da Mulher, aproveitamos para recordar que se vai realizar-se Congresso Feminista em Junho, organizado pela UMAR. Esta instituição apela ainda a quem quiser apoiar a iniciativa e pretenda integrar a sua Comissão Promotora, inscrever-se no Congresso ou até mesmo apresentar um trabalho dentro das temáticas que nele serão apresentadas. Poderão inteirar-se melhor sobre os propósitos desse congresso consultando o seu site: http://www.congressofeminista2008.org/ podendo o mesmo contar sempre com o apoio deste blogue!

PORTO DE MULHERES NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No próximo sábado 8 de Março celebra-se novamente o Dia Internacional da Mulher. Todos os anos as Nações Unidas propõe temas de reflexão para esse dia. Para 2008 o tema é Investir nas Mulheres (http://www.un.org/womenwatch/feature/iwd/). O Clube Soroptimist Internacional Porto – Invicta tomou a iniciativa de organizar um grande evento social a que chamou 8 de Março, Porto de Mulheres com os objectivos de comemorar o Dia Internacional da Mulher na cidade do Porto e angariar fundos destinados a financiar a requalificação profissional das mulheres do Porto d'Abrigo – residência temporária para mulheres e crianças vítimas de Violência Doméstica.O Jantar terá lugar no Hotel Ipanema Porto, pelas 20 horas e o preço é de 40 Euros por pessoa, que será pago integralmente por cada convidada como forma de contribuir para a angariação do fundo referido.O evento será só para mulheres das mais variadas profissões: mulheres Juristas, Cientistas, Médicas, Jornalistas, Empresárias, Professoras, Artistas, Mães de família. Mulheres que se vão juntar para celebrar o Dia Internacional da Mulher e para contribuir para a melhoria das vidas de outras mulheres. As inscrições poderão fazer-se pelos telefones 938482926 (Rita Braga da Cruz), 966040180 (Maria do Céu Stuve) e 223403924 (Clube Soroptimist) ou ainda pelo e-mail 8demarco.portodemulheres@gmail.com
Boas causas é (sempre) com esta (boa) gente!

Friday, February 29, 2008

SARDINE & TOBLERONI EXPÕEM ESPELHO MEU- HISTÓRIA DO ROCK PORTUGUÊS EM 38 PINTURAS, EM LISBOA, NO SANTIAGO ALQUIMISTA

Os artistas de representação visual britânicos Sardine & Tobleroni apresentam, a partir de sábado, 1 de Março, em Lisboa, no Santiago Alquimista, a sua exposição Espelho Meu- História do Rock Português em 38 Pinturas. A exposição vai ser inaugurada às 20 e 30, acompanhada por uma banda sonora temática, num happening que culminará com uma actuação dos Pop Dell'Arte (às 23 horas) e um Dj/Set dos Bunny Ranch (logo a seguir). Trata-se de um acontecimento imperdível e a verdade é que aquela exposição é mesmo muito interessante, o que o Nas Faldas da Serra afiança em virtude de já ter tido a oportunidade de consultar algumas amostras!!!
A última criação de Sardine & Tobleroni, uma dupla de pintores britânicos residentes
em Londres, aborda a história do Rock português. Estes artistas plásticos causaram
impacto em solo inglês com as suas já famosas Star Series, um conjunto de doze
obras onde estão retratadas personalidades mediáticas, reunidas num décimo terceiro
quadro final, dispostas numa Última Ceia à maneira de Leonardo. As Stars Series
foram o início de outras criações, das quais sobressaíram Animal Love ou Teenage
Kicks, igualmente compostas por várias obras. Na sua Série mais recente, os artistas
emergentes produziram trinta e oito quadros representando várias bandas e
personalidades portuguesas ligadas à história do Rock nacional, um conjunto
denominado “Espelho Meu – História do Rock Português em 38 Pinturas”. A escolha do
tema está relacionada com a nacionalidade de Sardine, nascido em Coimbra. A costela
portuguesa da dupla Sardine & Tobleroni descobre-se no percurso artístico de Sardine,
que foi guitarrista dos míticos Tédio Boys, uma banda dos anos noventa que originou
vários dos projectos mais interessantes do actual panorama musical, tal como
BunnyRanch, Legendary Tiger Man, Wray Gunn, ou d3o.
Nomes como Heróis do Mar, António Variações, Aqui D’El Rock, Mler If Dada, Quarteto
1111, UHF, Xutos & Pontapés, Sheiks, António Sérgio ou Cameraman Metálico estão
representados nesta criação de fundo de Sardine & Tobleroni, recheada de
pormenores simultaneamente espontâneos e minuciosos. A forma como estes dois
pintores trabalham em conjunto (óleo, acrílico, técnica mista...) oferece múltiplas
dimensões à figuração das imagens, uma vez que também o cunho irónico e pessoal
de Tobleroni (tão bem expresso nas suas Washroom Talks, encomendadas pela Tate
Liverpool) distingue-se nesta série de obras que aparentemente nada têm que ver com
a sua origem helvética. A química da dupla assenta num processo de fusão que faz a
alma germinar, num sentimento - de acordo com eles próprios - que não é baseado em
nenhum “atributo físico”. Trata-se dum pensamento que a mente não construiu, ou
“saber para além da visão já conhecida”. Tudo isto aplicado a algo de muito concreto: o
Rock português, que vai com uma história de mais de quarenta anos, e que nunca tinha sido reproduzido duma perspectiva plástica.
Absolutamente imperdível, nem que seja a pé!

ORQUESTRA DO ALGARVE PROMOVE II ATELIER DE LEITURA PARA JOVENS COMPOSITORES

A Orquestra do Algarve organizou em 2007 um muitíssimo bem sucedido I Atelier de Leitura Para Jovens Compositores, em que um dos distinguidos foi o nosso caríssmo amigo e excelente compositor Patrício da Silva, que recentemente viu ser estreada pela Orquestra do Algarve a sua composição para orquestra distinguida nesse I Atelier. A Orquestra do Algarve volta este ano a organizar um Atelier de Leitura Para Jovens Compositores, cujo regulamento seguidamente publicamos, na expectativa de mais um sucesso para um evento tão notável como necessário:
II Atelier de Leitura para Jovens Compositores
1. A Orquestra do Algarve anuncia a segunda edição do Atelier de Leitura para Jovens Compositores criado com o objectivo de dar a conhecer o trabalho de compositores em início de carreira, no domínio da escrita orquestral.

2. Poderão participar compositores de nacionalidade portuguesa; ou compositores de outras nacionalidades residentes em Portugal há mais de dois anos.

3. Na presente edição do atelier não haverá limite de idade para as inscrições. Porém, será dada prioridade a compositores que se encontrem inequivocamente em início de carreira.

4. Os candidatos matriculados em estabelecimentos de ensino musical (nível médio e/ou superior), deverão fazer prova da sua matrícula mediante apresentação de documento oficial.

5. As candidaturas de estudantes particulares ou de compositores que já tenham completado os seus estudos deverão incluir uma carta de recomendação.

6. São aceites candidaturas de compositores participantes na edição de 2007, mas será dada prioridade a novos candidatos.

7. Até ao dia 30 de Abril de 2008 (fazendo fé o carimbo de correio) os candidatos devem enviar os seguintes materiais:
I. Boletim de inscrição devidamente preenchido (1)
II. Curriculum vitae
III. Três peças recentes (devidamente encadernadas), se possível, incluindo uma peça orquestral
IV. É fortemente aconselhada a inclusão de gravações áudio ou, em alternativa, de ficheiros midi das mesmas Todas as partituras e gravações deverão estar identificadas apenas com o pseudónimo do candidato
1. Os materiais deverão ser enviados em duplicado (partituras e gravações), em correio registado, para o seguinte endereço:

Associação Musical do Algarve
Apartado 27
8001-901 Faro

2. Um Painel de Leitura formado pelo maestro Cesário Costa e pelo compositor Luís Tinoco seleccionará oito compositores que deverão depois escrever uma peça orquestral original com uma duração máxima de oito minutos, para ser lida num ensaio da Orquestra do Algarve.
As peças deverão ser escritas para a formação da Orquestra do Algarve.
1. Os candidatos seleccionados comprometem-se a entregar as partituras e os materiais de orquestra, devidamente cuidados e preparados para a sessão de leitura.

2. A Orquestra do Algarve compromete-se a fazer um ensaio das peças em data a anunciar oportunamente
I. O ensaio será aberto ao público
II. As peças serão gravadas durante o ensaio e será oferecida uma cópia de cada gravação aos autores das partituras, para que estes as possam usar para fins estritamente promocionais do seu trabalho (i.e., inclusão nos seus portfolios)
III. Contudo, as gravações não poderão ser usadas para fins comerciais, nem ser radiodifundidas, nem ser disponibilizadas por quaisquer outros meios sem autorização prévia da Orquestra do Algarve
Os compositores aceitam, também, disponibilizar a partitura de orquestra e respectivos materiais, livres de quaisquer encargos para a Orquestra do Algarve

3. Posteriormente, o Painel de Leitura escolherá um mínimo de uma das obras ensaiadas para ser integrada na programação da Orquestra do Algarve durante a Temporada de 2008/2009

4. Idealmente – porém dependendo da qualidade final das obras apresentadas – será feita uma encomenda de uma obra orquestral a um dos candidatos, também para ser estreada durante a Temporada de 2008/2009
Os casos omissos neste regulamento serão solucionados pelo Painel de Leitura e pela Direcção da Orquestra do Algarve.
Mãos à obra, ou melhor escrevendo, composições à obra, jovens compositores! Já!

THISCO APRESENTA M-PEX E THERMIDOR AO VIVO, POR ESSE PAÍS FORA...

A independentíssima editora Thisco continua a não deixar os seus (belíssimos) créditos por mãos alheias, apresentando regularmente as suas bandas por esse país fora... As próximas novidades respeitam aos projectos M-Pex e Thermidor e rezam assim:
M-PeX ao vivo, lançamento do CD Phado> 02 de Março 17h - M-PeX @ FNAC Fórum Almada> 05 de Março 23h - M-PeX @ Centro Cultural "O Século", Lisboa> 06 de Março 21:30h - M-PeX @ FNAC de Alfragide> 17 de Marco 18:30h - M-PeX @ FNAC C.C.Colombo> 22 de Março 23h - M-PeX @ Festival "Bunny Weekend", Lagos> 30 de Março 17h - M-PeX @ FNAC Cascais Shopping> 11 de Abril 22h - M-Pex + Thermidor @ Cinema Paraíso, Leiria > 18 de Abril 22h - [M-PeX + Structura] live @ Cabaret Maxime, Lisboa [A CONFIRMAR]
Thermidor ao vivo, lançamento do CD 1929
> 26 de Março 23h - Thermidor @ Centro Cultural "O Século", Lisboa
> 11 de Abril 22h - Thermidor + M-Pex @ Cinema Paraíso, Leiria
O Nas Faldas da Serra apoia e aconselha, sempre!

NA ROTA DOS FEMINISMOS OU A CAMINHO DO CONGRESSO FEMINISTA 2008, JÁ A PARTIR DE HOJE

Tal como Maria Lamas percorreu Portugal nos anos de 1940 para conhecer as alegrias, os trabalhos e as dores das mulheres do seu tempo, também a UMAR, nos dias 7, 8 e 9 de Março, na Rota dos Feminismos, ruma às cidades e vilas portuguesas, na demanda dos sentires e dos quereres das portuguesas do séc. XXI. Avançaremos quilómetros de olhos e ouvidos ávidos de diálogo com mulheres e raparigas; de ouvir as suas vozes; de conhecer os seus quotidianos. Ouviremos o que significa hoje ser feminista no Minho, nas Beiras, no Alentejo, no Algarve, assim como em cidades como Coimbra, Braga, Porto, Setúbal e Lisboa. Questionaremos se a nossa acção como feministas tem eco nas suas vidas, se o feminismo tem sentido para elas, se faz alguma diferença. Procuraremos conhecer as suas aspirações, desejos e expectativas, trazendo, no banco da frente, valiosos contributos para pensar a agenda feminista no Congresso Feminista 2008. No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, vamos espalhar o feminismo!
ITINERÁRIO-
DIA 1: Sexta-feira, 07.03.08
7:00 Partida do PORTO
8:30 VALENÇA
9:30 MELGAÇO
10:30 VALENÇA
11:00 CAMINHA
12:00-13:00 VIANA DO CASTELO
14:00-17:00 BRAGA Almoço + actividade na Universidade do Minho
18:30 VILA NOVA DE FAMALICÃO
20:00 PORTO Jantar e dormida
DIA 2: Sábado, 08.03.08 DIA INTERNACIONAL DA MULHER
7:00 Partida do PORTO
9:00-10:00 VOUZELA
11h-13h45 TONDELA Almoço
14h30-16:00 COIMBRA Actividade no Parque verde da cidade
17:00-18:00 SANTARÉM Actividade na Escola Superior de Educação
20:00 ÉVORA Jantar
BEJA Dormida na Pousada da Juventude
DIA 3: Domingo, 09.03.08
9:30 Partida de BEJA
10:30 SERPA Actividade
12:30-15:00 ALMODÔVAR Almoço
17:00-18:00 S. BRÁS DE ALPORTEL
20:30-23:00 SETÚBAL Jantar
23:00 Regresso ao Porto
Em todos os locais de paragem, à excepção dos de partida, haverá actividades dinamizadas por associações locais. O Nas Faldas da Serra apoia, sempre!

Thursday, February 28, 2008

REMIX ENSEMBLE REGRESSA À TEMPORADA GULBENKIAN DE MÚSICA PARA APRESENTAR PINK VELVET' BAD TRIP, UMA HOMENAGEM À CULTURA ROCK

O Remix Ensemble volta a actuar na actual Temporada Gulbenkian de Música, no próximo domingo, 2 de Maio, às 19 horas, no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, em Lisboa. Esta nova actuação daquele categorizado ensemble contemporâneo em Lisboa constituirá uma aliciante homenagem à cultura rock, em que, sob o título/tema Pink Velvet' Bad Trip, serão interpretadas composições de David Horn (nova obra, inspirada nos Velvet Underground), Vítor Rua (nova obra, inspirada em Interstellar Overdrive dos Pink Floyd), Fausto Romitelli (Professor Bad Trip, Lesson III) e Wolfgang Mitterer (nova obra para conjunto instrumental e electrónica). O Remix Ensemble será dirigido pelo seu maestro titular, Peter Rundell, e o espectáculo será antecedido por um não menos interessante Comentário Pré-Concerto, pelo compositor Luís Tinoco, às 18 horas, no Auditório Três da Fundação Calouste Gulbenkian. O espectáculo promete!

BERNARDO SASSETTI, MARIA JOÃO E COISAS DE JAZZ DE JOSÉ ALBERTO VASCO POTENCIAM EXCELENTE FIM-DE-SEMANA IN JAZZ, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

Entre 25 de FEVEREIRO e 25 de MARÇO de 2008 está patente no FOYER do CINE-TEATRO de ALCOBAÇA, a exposição COISAS DE JAZZ DE JOSÉ ALBERTO VASCO, que apresenta objectos de colecção daquele conhecido melómano alcobacense como discos, revistas, pinturas, programas, bilhetes, cartazes de concertos e até mesmo um espaço dedicado à história do jazz em Alcobaça. JOSÉ ALBERTO VASCO foi um dos autores e apresentadores do programa NÃO É SÓ JAZZ, na RÁDIO CISTER, de ALCOBAÇA (entre 1987 e 1991), tendo então sido também autor de uma crónica mensal, sob o mesmo título, no jornal A VOZ DE ALCOBAÇA. Foi co-organizador do festival ALCOA JAZZ 93, organizado pelo JAZZ BEN BAR, em ALCOBAÇA, com o qual colaborou também, durante alguns anos, na organização de concertos de jazz avulso. Integrou o júri do CONCURSO NOVAS BANDAS DE JAZZ, organizado em 2001, pelo PARLATÓRIO CAFÉ, em ALCOBAÇA. Tem apresentado DJ/Sets Jazz ("Prince à Beira de Um Ataque de Jazzes", "Jazz Que é Jazz e Jazz Que Não é Jazz" ou "Ok! DoYou Want Something Jazzy?", entre outros) na FEIRA DO LIVRO DE ALCOBAÇA e em bares daquela cidade como o BEN ALMANZOR, o CLINIC e o PARLATÓRIO CAFÉ. A apresentação daquela exposição complemementará um período que vai ficar assinalado por uma aliciante programação centrada no jazz, a apresentarno grande auditório do CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA. Os pratos fortes dessa programação serão vários, destacando-se mais uma passagem do festival itinerante IN JAZZ/JAZZ EM PORTUGUÊS por ALCOBAÇA, em cujo âmbito, seregistarão actuações do pianista BERNARDO SASSETTI, a solo, em 29 de FEVEREIRO, e da cantora MARIA JOÃO, em quarteto, em 1 de MARÇO. Vai ser já neste fim-de-semana e a coisa promete! Muito! O ramalhete em termos de concertos de jazz neste final de Inverno em Alcobaça ficará muitíssimo bem composto em 15 de MARÇO, com uma actuação da cantora norte-americana STACEY KENT no mesmíssimo grande auditótio do CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA. Tudo a não esquecer e a não perder!

FESTVAL BEING BIG MARCA FIM-DE-SEMANA EM ALCOBAÇA, NO CLINIC

FESTIVAL BEING BIGZERO 7 / DEZPERADOS / FEDI PETIT[dj sets]
ZERO 7 // UK // DJ SET- Trazer músicos internacionalmente conhecidos até nós, contarem-nos através da sua música o que pensam, como a vivem e sobretudo como se inspiram. Tal como nos seus discos, os Zero7 nunca nos desapontam, apontam-nos sim novos caminhos. A noite tem como auge um nome que é em qualquer parte do Mundo cabeça de cartaz.
DEZPERADOS // LUX // DJ SET- Os Dezperados são um caso raro de sucesso em Portugal. Fazem do Lux o seu laboratório e espaços como o Clinic as suas cobaias. Por enquanto este método cientifico dá resultado a noites bem vividas e muitas pistas cheias. Não é mau acabar a noite com a pista cheia...
FEDI PETIT // EL JUNCO . MADRID // DJ SET- Pela meia-noite Fedi Petit - Madrid - lança os dados de jazz, funk e aponta o dedo à capital espanhola. Pertence a uma geração de dj´s de Madrid que escuta jazz pela tarde e mistura funk pela noite. O resultado é colorido e único. Um verdadeiro elogio ao bom gosto.
Sexta-feira // 29 de Fevereiro de 2008 // 23h30 Festival Being Big // Zero 7 / Dezperados / Fedi Petit // Dj SetsEntrada: 15 euros // Reserva de bilhetes: 262 598 549
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Sábado 01 de Março de 2008 ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::R.ZINK[dj set]
Sábado // 01 de Março de 2008 // 00hR.ZINK // Dj SetEntrada: 5 euros
É o Clinic de sempre, sempre a abrir! Sem espinhas!

DRUM'N'BASS EM COIMBRA, NO VIA CLUB

De volta às sessões de drum'n'bass no Via Club, a MuttRecords traz até Coimbra os Djs Duff, do colectivo Cinética de Viana do Castelo e o Dj Diogo Castro, para um noite dominada pelo estilo Jump up que conta ainda com o warm up por MuttCrew . O hosting do evento ficará ao encargo de Mdl Mc dos colectivos Massive e Kmk. Vai ser mesmo hoje, quinta-feira, 28 de Fevereiro, pela noitinha, e valerá certamente a pena!

Wednesday, February 27, 2008

ANÍBAL FREIRE ORIENTA MASTERCLASS DE ACORDEÃO NO INSTITUTO DE MÚSICA VITORINO MATONO

O professor Aníbal Freire vai orientar uma Masterclass de Acordeão em Lisboa, no Instituto de Música Vitorino Matono. Essa masterclass orientada por um dos maiores nomes do ensino do acordeão em Portugal (e não só!) decorrerá nos dias 27, 28 e 29 de Março, estando as inscrições abertas até 17 de Março, custando 75 euros por executante e 25 por ouvinte. O regulamento dessa Masterclass orientada por Aníbal Freire é o seguinte:
1. O curso destina-se a todos os estudantes de música,
profissionais e entusiastas do acordeão tradicional ou de
concerto.
2. Existem oito vagas de participantes executantes para
preencher. Caso as inscrições o justifiquem será feita uma
pré-selecção.
3. Na recepção, dia 27 de de Março serão devolvidos 50€
do valor de inscrição de executante aos não seleccionados,
que passarão para a categoria de ouvinte.
4. Os participantes executantes devem trazer o seu acordeão
e as partituras das obras a apresentar, caso contrário
passarão a ouvintes, sem restituição do valor da inscrição.
5. A data limite de envio das inscrições é 17 de Março de
2008.
6. O valor da taxa de inscrição é de 75€ para os executantes
e de 25€ para os ouvintes.
7. O valor total da taxa de inscrição deve ser enviada com
o boletim de inscrição. O não envio implica a anulação da
inscrição.
8. O Instituto de Musica Vitorino Matono e a comissão
organizadora não se responsabiliza pelo extravio no envio
do boletim de inscrição e respectiva taxa de inscrição.
9. Todos os casos omissos neste regulamento serão decididos
pela comissão organizadora e pelo prof. Anibal Freire
O Nas Faldas da Serra apoia, incondicionalmente, este evento, não só por uma questão de amizade mas também por saber (e conhecer resultados!) que todo o tempinho ali aplicado será beneficiado no futuro! Força!

WORKSHOPS DE DANÇA NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Roda Pé Tango será o tema dos workshops de dança que irão ser ministrados por Alejandro Laguna e pelos seus assistentes na Tenda do Centro Cultural de Belém, entre os próximos dias 29 de Fevereiro e 2 de Março. As inscrições estão abertas pelo telefone 213612697 e pelo e-mail DAC@CCB.PT - de que estão à espera?

DESCOBRIR A MÚSICA EM LISBOA, NA FUNDAÇÃO GULBENKIAN, COM PROKOFIEV E LIADOV

A Fundação Calouste Gulbenkian continua a apresentar os seus interessantes Concertos Comentados, integrados no seu programa Descobrir a Música, essencialmente dedicado aos espectadores mais jovens e às famílias. No próximo fim-de-semana, haverá mais três concertos integrados nessa programação, nos quais actuará a Orquestra Gulbenkian, sob a direcção do maestro Osvaldo Ferreira. Serão apresentadas produções musicais dos compositores russos Sergei Prokofiev (Pedro e o Lobo, op. 67) e Anatoly Liadov (O Lago Encantado op.62, Kikimora op. 63 e Baba-Yaga op. 56), com espectáculos a apresentar no grande auditório da Fundação Gulbenkian, na sexta-feira, 29 de Fevereiro, às 11 horas (concerto comentado para jovens) e às 19 (concerto para as famílias), e no sábado, 1 de Março, às 16 horas (concerto para as famílias). Participam também nesses concertos Fernando Luís, como narrador, Marina Palácio, desenhando ao vivo e Catarina Molder, como comentadora. Valerá certamente a pena e os bilhetes custam apenas 5 euros por cabeça!

Tuesday, February 26, 2008

S.A. MARIONETAS APRESENTA TEATRO D. ROBERTO EM ALCOBAÇA, NO ALCOPÁZIO BAR

A Companhia S.A.Marionetas –Teatro & Bonecos Apresenta no Alcopázio Bar (Travessa da Cadeia – Alcobaça), Sábado, 1 de Março de 2008 pelas 24 horas, o Teatro Tradicional Português de Marionetas Teatro D.Roberto, mas desta vez as quatro peças que chegaram até aos nossos dias.
“Teatro D. Roberto” Teatro Tradicional Português de Marionetas
Originário da tradição europeia de marionetas de luva, que se julga ter tido a sua génese na Polichinelo da Comédia Dell’Arte Italiana do séc. XVI, o Teatro de Robertos Português mantém as características próprias desta forma de teatro tradicional. Tendo aparecido em Portugal no séc. XVIII, manteve-se quase inalterado até meados do séc. XX, altura em que entrou em decadência, muito por força da concorrência com formas mais contemporâneas de entretenimento popular. A S.A.Marionetas, tendo tido o privilégio do contacto directo com o Mestre António Dias, um dos últimos fantocheiros populares portugueses, recriou, a partir do seu testemunho, as quarto peças que chegaram até aos nossos dias "O Barbeiro", "A Tourada", “O Castelo dos Fantasmas” e “Rosa e os três namorados”que compõem o repertório deste espectáculo, Pretende-se não deixar desaparecer “o Teatro de Robertos”, enquanto herança cultural portuguesa.
Ficha Artística : Bonecreiro: José Gil / Construção de Bonecos e Adereços: José Gil / Costureira: Maria Luísa Valbom / Desenho: Natacha Pereira / Pesquisa: José Gil e Sofia Vinagre / Fotografia: Joaquim Pesqueira / Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos
O próximo fim-de-semana em Alcobaça promete! E muito!

ORFEÃO DE LEIRIA PROMOVE WORKSHOP DE JAZZ COM MÁRIO LAGINHA

O Orfeão de Leiria vai promover um Workshop de Jazz com o pianista Mário Laginha, nos próximos dias 17, 18 e 19 de Março. O número de inscrições é limitado a 50, decorrendo até 14 de Março e estando sujeiro às vagas disponíveis. Os participantes deverão ter conhecimentos musicais, sendo de 50 euros o valor de inscrição, com desconto para alunos do Orfeão de Leiria, que pagam apenas 25 euros, e para professores da mesmíssima instituição que pagam 30 euros pelas suas gralinscrições neste workshop com Mário Laginha. O evento é acessível ao público em geral, que poderá assistir pagando 30 euros por ouvinte. Não temos dúvidas de que será mesmo um grande acontecimento!

VINTAGE DE LUXE CABARET EM 1 DE MARÇO, EM LISBOA, NO MAXIME

Minhas senhoras e meus senhores orgulhamo-nos de apresentar o acontecimento que Lisboa nunca viu e não sabe se está preparada para ver... Uma celebração da boémia e do prazer com pós (de arroz) de outros tempos, que ninguém vai querer perder! As Produções deLuxe Banana & O Cais Sodré Cabaret !, têm a honra de apresentar em estreia absoluta, o Vintage deLuxe Cabaret.
Finalmente o Cabaret Maxime
recebe no seu palco, um espectáculo com os pergaminhos que deram nome à casa: um verdadeiro regresso às suas origens, situado nos tempos em que o swing era apenas um género musical e o rock n’ roll começava a chegar ao nosso Cais. Uma verdadeira homenagem ao Glamour e aos antigos Cabarets lisboetas: promete-se uma noite musical recheada com números sensuais de Vintage Strip-Tease e Vaudeville.
Vintage deLuxe Cabaret
é um espectáculo de variedades nunca visto em Lisboa. Um desfile de música e erotismo, com o virtuoso Fausto Faustini ao piano guiado pela batuta e pela voz melodiosa de Francisco Martini (Francisco Ferro). Entre convidados musicais como Orgasmo Carlos (Manuel João Vieira) e a sexy Miss Suzie, temos ainda no elenco os fabulosos números do Cais Sodré Cabaret! (que aproveita para celebrar o seu 1º aniversário), onde podemos apreciar a sensualidade das suas estrelas de gabarito internacional, as exotic dancers - Miss Saucy Minx , Go Go Lolita, Lady Gin, e Mme. Michelle d’ Orleans nos seus números de vintage burlesque strip. Deleitem-se ainda com um cardápio de plumas, franjas e perninhas jeitosas, onde se destacam as charlestonianas e atrevidas Charisse Sisters! No prato do gramofone brilhará o DJ Vicent Vegas, enquanto Miss Scarlett & Carlos se encarregam do jitterbug.
Vintage deLuxe Cabaret
é uma viagem ao tempo em que os cavalheiros usavam chapéu e as senhoras não dispensavam as luvas e as meias de seda. Apreciem os sabores desta noite retro, onde o imaginário da sensual Betty Page se confunde com o cheiro a charuto e o roçagar dos vestidos. Dia 1 de Março, vista-se com o glamour de outras épocas, e atreva-se a presenciar o primeiro espectáculo verdadeiramente retro-maroto, que já tem 200 pré-reservas antes sequer de ter sido anunciado! Junte-se aos felizardos e faça já a sua reserva de mesa, balcão ou peão, pelos telfs. 213467090 . 967045836 . 916350427.

Monday, February 25, 2008

PROPOSTA DE APAGÃO MUNDIAL, NA SEXTA-FEIRA, 29 DE FEVEREIRO

Proposta de apagão mundial na próxima Sexta-Feira, 29 de Fevereiro: Escuridão mundial total! No dia 29 de Fevereiro, entre as 19 e 55 a as 20 horas, propõe-se que todos apaguemos todas as luzes e se possível todos os aparelhos eléctricos, para o nosso planeta poder "respirar". Se a resposta for massiva, a poupança energética pode ser brutal. Só 5 minutos, para ver o que acontece. Sim, estaremos 5 minutos às escuras, podemos acender uma vela e simplesmente
ficar a olhar para ela, estaremos a respirar nós e o planeta. Lembremo-nos que a união faz a força e que a Internet pode ter muito poder. Podemos mesmo fazer algo em grande. Passemos a notícia, e se tivermos amigos a viver noutros países enviemos-lhes a proposta, pedindo-lhes que façam a tradução e adaptem as horas. Força!

CURSO DE FORMAÇÃO DIREITOS HUMANOS, RELIGIÃO E SECULARIZAÇÃO, EM COIMBRA, NO CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS

Curso de Formação- Direitos humanos, Religião e Secularização
29 de Fevereiro e 1 de Março de 2008, Coimbra, Sala de Seminários do Centro de Estudos Sociais (Piso 2)


Coordenadores: Teresa Toldy e Maria Paula Meneses


Programa

Dia 29: 10:00 – 12:30 – Secularismo e Direitos Humanos
Formador: Boaventura de Sousa Santos, Centro de Estudos Sociais

Almoço

Dia 29: 14h30-15h45 – Feminismos e Secularismo
Formadora: Teresa Toldy, Universidade Fernando Pessoa e Centro de Estudos Sociais

Dia 29: 16:00 - 17:30 – O Religioso e o Secular, o Público e o Privado
Formadora: Maria Paula Meneses, CES

Dia 1: 10:00-12h30 – O Secularismo e o Islão
Formador: Mostafa Zekri

Almoço

Dia 1: 14:30 - 15:30 – O Cristianismo e a Democracia
Formador: Teresa Toldy, Universidade Fernando Pessoa e Centro de Estudos Sociais

Dia 1: 16:00 - 17:30 – Mesa Redonda "Liberdade Religiosa, Concordata"


No final do curso será entregue um certificado de frequência. As inscrições já encerraram, dado a procura ter sido mesmo muita... Sinal de que este é um evento a ter em (boa) conta!

SINDICALISMO E GLOBALIZAÇÃO: NOVOS DESAFIOS, EM LISBOA, NA LER DEVAGAR

O Le Monde diplomatique - edição portuguesa convida-nos a participar no debate
em torno do dossiê Sindicalismo e Globalização: Novos Desafios publicado no número de Fevereiro do jornal.
Esse dossiê inclui uma entrevista ao Secretário-Geral da CGTP Carvalho da Silva
e dois artigos da autoria de André Freire e Elísio Estanque, respectivamente,
«Sindicalismo e democracia na era da globalização» e «O sindicalismo na encruzilhada».

O debate conta com a participações de:
André Freire
Elísio Estanque
José Nuno Matos
António Avelãs

O debate realiza-se na quarta-feira, 27 de Fevereiro, a partir das 21 e 30, no espaço
da livraria Ler Devagar (Fábrica de Braço de Prata – Rua da Fábrica de Material
de Guerra, Lisboa: frente aos CTT do Poço do Bispo).

Clique aqui para ver a localização do novo espaço da livraria Ler Devagar.

Organização: Le Monde diplomatique – edição portuguesa.

A entrada é livre. Participe, porque vale mesmo a pena!

Sunday, February 24, 2008

AINDA ESTAMOS A TEMPO DE PARTICIPAR NO PRIMEIRO MONOPOLY GLOBAL DO MUNDO, VOTANDO LISBOA!

Adicionando um pouco de mistério à colocação final das cidades no novo tabuleiro de Monopoly a ser lançado pela Hasbro ainda durante este ano, ainda estamos a tempo de não deixar de continuar a votar nas cidades pré-seleccionadas, até ao próximo dia 28 de Fevereiro, uma vez que continua ainda tudo por decidir. Os números das votações até à data são muito próximos, e por isso o nosso voto ainda poderá fazer toda a diferença. Hoje mesmo! Estamos muito perto do fim, faltando neste preciso momento 4 dias, 7 horas e 16 minutos para o final da votação. Por isso, quer a sua cidade esteja entre as mais votadas ou entre as menos votadas, vote o mais que puder para conseguir colocá-la na primeira posição. As 20 cidades pré-seleccionadas mais votadas a nível mundial chegarão ao tabuleiro final deste novo Monopoly. Além disso, entre 29 de Fevereiro e 9 de Março de 2008 poderá votar nas cidades de carta livre mais nomeadas. Apenas as duas mais votadas chegarão ao tabuleiro. Para votar, basta aceder ao site www.monopoly.com e fazê-lo, como portugueses, votando em Lisboa e tentando inclui-la nas 20 seleccionadas finais. Lisboa continua fora das 20 melhor classificadas até este preciso momento, sendo as três primeiras posições ainda ocupadas pela polaca Gdynia, pela canadiana Quebec e pela taiwanesa Taipei. Voemos Lisboa, já, e tentemos dar-lhe um lugar no vovo Monopoly global. Força!

RIO&LISBOA- CONSTRUÇÕES DE UM IMPÉRIO, UMA EXPOSIÇÃO PATENTE NA GALERIA DE EXPOSIÇÕES DA ALA SUL DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

Continua patente, até ao próximo dia 9 de Março, na Galeria de Exposições da Ala Sul do Mosteiro de Alcobaça, a exposição Rio&Lisboa- Construções de Um Império, integrada nas Comemorações do Bicentenário da Transferência da Corte Portuguesa Para o Rio de Janeiro. A exposição divide-se por uma série de painéis, respeitantes a várias vertentes da sua temática, como Da Fundação da Cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro até à Sua Elevação a Capital do Vice Reino, As Transformações Urbanas da Cidade Entre 1822 e 1889 ou Pela Recordação: a Reivenção do Rio de Janeiro no Século XXI. Embora este blogue não morra de amores por exposições tipo Prêt-à-Porter, como parece ser o caso desta, não deixamos de aconselhar uma visita, esperando, todavia, outros empreendimentos mais criativos no futuro daquele espaço expositivo de Alcobaça. Que bem o merece!

MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA CONTINUA PROGRAMA SÁBADOS NO MUSEU DURANTE OS MESES DE MARÇO E ABRIL

SÁBADOS NO MUSEU- Março e Abril de 2008- entre as 15 e as 16 e 30-
Os teus Sábados são sempre iguais? Então, experimenta participar numa das actividades que o Museu da Ciência preparou para ti. Podes ir sozinho ou levarr os teus amigos e, acredita, vai ser mesmo muito divertido. Estamos já num novo ano, mas há programas que eles querem manter.
Assim, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra continua a oferecer-te muitas actividades experimentais ligadas à ciência. Se já foste ao Museu da Ciência algumas vezes, eles têm novos ateliers para ti. Se nunca os visitaste, fica aqui feito o convite. Mesmo que não tenhas companhia, inscreve-te! Vais fazer muitos amigos. E já agora fica a saber o conteúdo do programa Sábados no Museu, para os próximos meses de Março e Abril:
CÓDIGO DAS GOMAS- 1 DE MARÇO
O que é o ADN?
Descobre a linguagem da vida e constrói um ADN... muito saboroso!
Públicos-alvo: a partir dos 7 anos
QUEM SOU EU?- 8 DE MARÇO
Era uma vez um naturalista que tinha um animal de estimação muito estranho.
Vem descobri-lo e, na viagem, conhecer alguns animais que estão em perigo de extinção.
Públicos-alvo: a partir dos 8 anos
CÉREBROS À SOLTA- 15 DE MARÇO
Andam por aí cérebros à solta!
Vem brincar aos detectives e descobrir a que animais pertencem!
Públicos-alvo: a partir dos 7 anos
PULGAS ELÉCTRICAS- 22 DE MARÇO
Queres ver pulgas eléctricas em acção?
Diverte-te com estas pulgas, enquanto desvendas os segredos da electricidade estática.
Públicos-alvo: a partir dos 5 anos
O MEU SISTEMA SOLAR- 29 DE MARÇO
Os planetas serão todos iguais?
Com plasticina e outros materiais, vem construir um Sistema Solar,
conhecer as diferentes características dos astros e quais as distâncias que os separam do Sol.
Públicos-alvo: a partir dos 5 anos
BICHINHOS NA ÁGUA- 5 DE ABRIL
Descobre o mundo fantástico dos insectos que vivem na água
e aprende a trabalhar como um verdadeiro cientista!
Públicos-alvo: a partir dos 7 anos
A VIDA NA TERRA- 12 DE ABRIL
Sabias que existe um vampiro vegetariano?
E que o trevo-de-quatro-folhas está quase extinto?
Faz o teu animal ou planta em papel e descobre onde podes encontrá-lo num mapa-mundo.
Públicos-alvo: a partir dos 5 anos
QUEM SOU EU?- 19 DE ABRIL
Era uma vez um naturalista que tinha um animal de estimação muito estranho.
Vem descobri-lo e, na viagem, conhecer alguns animais que estão em perigo de extinção.
Públicos-alvo: a partir dos 8 anos
COM OS CABELOS EM PÉ- 26 DE ABRIL
Por que ficam os cabelos em pé quando me penteio?
Vem ao Museu conhecer a electricidade estática com balões e latas de cabelos em pé.
Públicos-alvo: a partir dos 7 anos
É muito bom confirmar que ainda há museus que respiram vida, como é o caso do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra: bem haja!