Tuesday, February 26, 2008

S.A. MARIONETAS APRESENTA TEATRO D. ROBERTO EM ALCOBAÇA, NO ALCOPÁZIO BAR

A Companhia S.A.Marionetas –Teatro & Bonecos Apresenta no Alcopázio Bar (Travessa da Cadeia – Alcobaça), Sábado, 1 de Março de 2008 pelas 24 horas, o Teatro Tradicional Português de Marionetas Teatro D.Roberto, mas desta vez as quatro peças que chegaram até aos nossos dias.
“Teatro D. Roberto” Teatro Tradicional Português de Marionetas
Originário da tradição europeia de marionetas de luva, que se julga ter tido a sua génese na Polichinelo da Comédia Dell’Arte Italiana do séc. XVI, o Teatro de Robertos Português mantém as características próprias desta forma de teatro tradicional. Tendo aparecido em Portugal no séc. XVIII, manteve-se quase inalterado até meados do séc. XX, altura em que entrou em decadência, muito por força da concorrência com formas mais contemporâneas de entretenimento popular. A S.A.Marionetas, tendo tido o privilégio do contacto directo com o Mestre António Dias, um dos últimos fantocheiros populares portugueses, recriou, a partir do seu testemunho, as quarto peças que chegaram até aos nossos dias "O Barbeiro", "A Tourada", “O Castelo dos Fantasmas” e “Rosa e os três namorados”que compõem o repertório deste espectáculo, Pretende-se não deixar desaparecer “o Teatro de Robertos”, enquanto herança cultural portuguesa.
Ficha Artística : Bonecreiro: José Gil / Construção de Bonecos e Adereços: José Gil / Costureira: Maria Luísa Valbom / Desenho: Natacha Pereira / Pesquisa: José Gil e Sofia Vinagre / Fotografia: Joaquim Pesqueira / Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos
O próximo fim-de-semana em Alcobaça promete! E muito!

No comments: