Saturday, November 10, 2007

ESPECIAL CÂMARA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA 4: CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA REQUALIFICADO COMEMORA 3º ANIVERSÁRIO

A banda pop nacional Clã sobe ao palco do Cine-Teatro de Alcobaça, na próxima segunda-feira, 12 de Novembro, num espectáculo integrado nas comemorações do 3º aniversário daquele Cine-
Teatro, após a sua requalificação. Este espectáculo marca o regresso daquela banda com um novo álbum, Cintura. Este último disco dos Clã, editado no passado dia 1 de Outubro, conta com composições de Carlos Tê, Regina Guimarães (Três Tristes Tigres), Adolfo Luxúria Canibal (Mão Morta) e Arnaldo Antunes (Titãs, Tribalistas). Paulo Furtado, a brasileira Fernanda Takai e Mário Barreiros foram alguns dos artistas convidados para participar neste último trabalho, no ano em que a banda celebra 15 anos de carreira. As canções são da autoria de Hélder Gonçalves que volta a assinar a letra de uma das faixas do álbum. Cintura foi misturado no MB Estúdios em Vila Nova de Gaia por Nélson Carvalho, assistido por Miguel Ferreira e masterizado por Howie Weinberg no Masterdisk Studios, em Nova Iorque.
Passando por diversas gerências e remodelações ao longo dos 52 anos de existência, o Cine-Teatro de Alcobaça foi adquirido pela Câmara Municipal de Alcobaça em 1998, durante o mandato de Miguel Guerra como Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça. Com o intuito de proceder à sua recuperação, a edilidade alcobacense deu início às obras de recuperação e reconstrução do novo edifício, em 2002. A sua reabertura ao público data de 12 de Novembro de 2004 e marca uma nova fase da mais relevante infra-estrutura cultural alcobacense, que não esquecendo as linhas arquitectónicas que o viram nascer, tenta adaptar-se às necessidades dos novos tempos. Nestes três anos, o Cine Teatro de Alcobaça afirmou-se como uma das principais salas de espectáculos da sua região, sendo frequentemente visitado por gestores e decisores de outras localidades, por ser apontado como um caso exemplar de boa gestão, com um reduzido corpo de funcionários. Já em 2 de Março de 2007 foi reinaugurado o seu bar, que funciona em dias de espectáculo e de cinema. A decoração do bar encontrou-se com a alma do espaço, tornando-o mais acolhedor e sofisticado. O edifício é constituído por 5 pisos e por 2 auditórios. O auditório maior tem capacidade para 330 lugares, dos quais 234 são para a plateia, 56 para os balcões, 42 para os camarotes e 2 frisas com 2 lugares cada uma, dispostas de cada lado da boca
de cena. O pequeno auditório tem capacidade para 64 lugares, encontrando-se localizado no piso 1 e que está vocacionado especialmente como sala de conferências, colóquios, workshops e palestras. Ambas as salas estão equipadas com sistemas de projecção de filmes.
Longa vida ao novo Cine-Teatro de Alcobaça!

ESPECIAL CÂMARA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA 3: SEMANA DA FLORESTA AUTÓCTONE

O Pelouro do Ambiente, da Câmara Municipal de Alcobaça promove, entre os dias 19 e 23 de Novembro, a Semana da Floresta Autóctone. Integrada neste projecto decorre, no dia 23 de Novembro, uma acção prática de sementeira das espécies de bolotas mais abundantes no concelho. Previamente, haverá uma sessão informativa alusiva à flora autóctone-florestas mediterrânica, e aos factores de ameaça às mesmas. A actividade destina-se a alunos do 1º ao 3º ciclo e do Ensino Secundário, e terá lugar na Escola Adães Bermudes, em Alcobaça. Nessa semana poderão ainda ser realizadas actividades de plantação em espaços a propor pelos participantes, de preferência nos recintos escolares. As acções serão acompanhadas por um técnico municipal e por um jardineiro. O objectivo da iniciativa é o de dar a conhecer as árvores autóctones das florestas mediterrânicas, as espécies autóctones locais, compreender as interdependências com fauna autóctone, o papel da árvores no ecossistema, reforçar a importância de propagar espécies autóctones no contexto dos fogos nacionais e no contexto das
alterações climáticas, promovendo deste modo a educação ambiental. Para a avaliação da Semana da Floresta Autóctone os alunos terão de elaborar um relatório, e que será suportada pela análise ás sementeiras, pelos técnicos municipais. As inscrições podem ser feitas até ao dia 16 de Novembro no Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Alcobaça e estão limitadas à disponibilidade de transporte de alunos para a semana em causa. Dever ser muito interessante!

ESPECIAL CÂMARA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA 2: FORMAÇÃO EM GESTÃO DE RESÍDUOS EMPRESARIAIS

Gestão de Resíduos Empresariais é a formação que Alcobaça receberá, no próximo dia 20 de Novembro, pelas 14 e 30, na Biblioteca Municipal. Trata-se de uma actividade da responsabilidade da AIRO - Associação Industrial da Região Oeste, em parceria com o Gabinete de Apoio ao Empreendedor, integrada no Programa REDE. Além desta acção este ciclo de formações é constituído por mais três módulos, nomeadamente: Ganhar e Fidelizar Clientes, Evitar e Resolver os Problemas de Tesouraria e Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho (Caldas da Rainha). A apresentação destas formações surgem no intuito de orientar, integrar e esclarecer questões pertinentes no seio empresarial da Região do Oeste, sendo os seus intervenientes o público-alvo deste ciclo. A organização está a cargo do CENCAL - Centro de Formação Profissional Para a Indústria Cerâmica. As inscrições são completamente gratuitas e podem já ser feitas para o Secretariado dos Serviços de Formação do Cencal/ Apartado 39 / 2504 – 909 Caldas da Rainha (Tel. 262 840 110 / Fax. 262 842 224 / Email. forme@cencal.pt) Será certamente muito útil!

ESPECIAL CÂMARA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA 1: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Com o objectivo de promover a educação ambiental, o Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Alcobaça vai desenvolver algumas actividades destinadas a alunos do 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário. Os dias temáticos irão ser assinalados com acções que pretendem dar a conhecer a fauna e flora locais, e ao mesmo tempo, alertar os jovens para a importância da
conservação da natureza. As actividades estão inseridas no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Zonas Húmidas, do Dia da Árvore e Dia da Floresta, do Dia Mundial da Água, do Dia Internacional para a Diversidade Biológica, Dia Internacional da Terra e Dia Mundial
dos Oceanos, celebradas durante o próximo ano. As inscrições para os dias temáticos podem ser feitas até ao dia 16 de Novembro, no próprio Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Alcobaça, situado na Rua da Liberdade , pelo telefone 262580800, pelo fax 262580887 ou pelo e-mail sofia.quaresma@cm-alcobaca.pt. Valerá certamente a pena!

Friday, November 09, 2007

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA HOMENAGEIA EDVARD GRIEG NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Na tarde de domingo, 11 de Novembro, há uma razão muito especial para a partir das 17 horas estarmos presentes no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém. Trata-se de uma homenagem ao compositor norueguês Edvard Grieg, cuja principal atracção é uma interpretação da sua famosíssima música de cena para a peça teatral Peer Gynt de Henrik Ibsen, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direcção de Michael Zilm. O espectáculo contará também com a participação de João Grosso, como narrador, do coro Vozes Calaestes e da soprano Ana Ferraz, que abrirá o concerto, interpretando quatro canções de Edvard Grieg. O espectáculo é altamente recomendável!

CARLOS MATOS E ÁLVARO COSTA EMBALAM FIM-DE-SEMANA NA CLÍNICA MAIS FAMOSA DE ALCOBAÇA: O CLINIC!

Há quem lhe chame a clínica mais famosa de Alcobaça e isso até não deixa de ser verdade. Trata-se do Clinic, o bar que continua a não deixar morrer as noites de fim-de-semana na sua cidade. Hoje à noite, sexta-feira, 9 de Novembro, a embalagem musical nocturna do Clinic estará por conta e risco do alquimista leiriense Carlos Matos, num Dj Set que promete novidades... Amanhã, sábado, 10 de Novembro, a noite do Clinic será embalada por um homem da Antena 3, Álvaro Costa, que certamente também não deixará os seus créditos por mãos alheias em mais um Dj Set de primeira apanha. É de ir!

DJ FRANK MAUREL PÕE MÚSICA NO VATICANO

Pois é. O Dj Frank Maurel também não pára. E amanhã à noite, sábado, 10 de Novembro, lá estará ele a fazer das suas (músicas) no Vaticano Club, em Barcelos. Já se sabe que a noite ali nunca descansa e para que isso aconteça lá estarão também os Dj's residentes da casa: Viktor Soul e Pette. Tudo ao Vaticano! Já!

Thursday, November 08, 2007

CLINIC PROMOVE CONCURSO PARA BANDAS COM SANGUE NOVO

Todos sabemos que durante a década de 1990 Alcobaça foi palco de um dos melhores e mais conhecidos concursos portugueses de música moderna, promovido durante sete anos pelo Bar Ben. Precisamente uma década depois da última edição daquele concurso, o Clinic volta a lançar aquela tradição em Alcobaça, promovendo o Cassete Clinic- 1º Concurso de Música Bandas Com Sangue Novo. O regulamento do concurso está já disponível em www.thisisclinic.com e a verdade nua e crua é que as bandas interessadas em participar deverão já meter mãos à (sua) obra, dado que o prazo de candidaturas termina no próximo dia 22 de Novembro e a coisa promete aquecer em termos de aderência. Força nesse rock!

JOÃO BARRADAS, ALUNO DE ANÍBAL FREIRE, PROCLAMADO CAMPEÃO DO MUNDO DE ACORDEÃO

No 57º Troféu Mundial de Acordeão que decorreu esta semana na cidade de Samara, na zona siberiana da Rússia, participaram três acordeonistas portugueses. Essa delegação lusa àquele evento foi formada por João Barradas, Marlon Valente e Tiago Pirralho, todos eles alunos do Professor Aníbal Freire na Escola de Música Serenata em Alcobaça. João Barradas ganhou o Campeonato do Mundo de Acordeão na Categoria Júnior Varieté, hnrando mais uma vez a nível internacional a qualidade do trabalho há muitos anos desenvolvida por Aníbal Freire, também ele há alguns anos agraciado com o título de Campeão do Mundo. O sucesso dessa participação portuguesa foi também encorpado pelas participações de Marlon Valente, que ficou em 3º lugar na mesma categoria e por Tiago Pirralho, que ficou em 5º lugar como Sénior Varieté.
Esta brilhante prestação que tanto nos deve orgulhar como portugueses e como alcobacenses, demonstra bem o nível dos nossos representantes e as capacidades com que o Professor Anibal Freire os prepara para com este nível e dignidade representarem de forma tão elevada o nosso país. Muitos parabéns ao Professor e as seus afortunados alunos!

T.I.Z. RIJEKA/BALLET NACIONAL DA CROÁCIA DANÇA TANGO NO INTERNATIONAL EXCHANGE FESTIVAL, EM ALCOBAÇA

A noite de sexta-feira, 9 de Novembro, vai ficar certamente assinalada por aquele que se prevê ser o grande espectáculo do International Exchange Festival. Trata-se de uma actuação do Ballet Nacional da Croácia/Teatro Ivan pl. Rijeka no Cine-Teatro de Alcobaça, às 21 e 30. Será interpretado Tango, apresentado como uma história (dançada) que mostra as relações, buscas, loucura e inocência- as paixões das personagens que vivem o tango. Trata-se de um trabalho artístico premiado na Competiçãi Internacional de Varna com o Prémio Best World Coreography 1993-1998, tendo também ganho a The International Competition de Nagoya, no Japão, em 1999 e sido distinguido no mesmo ano como melhor performance de dança pela Slovenian Society of Professional Ballet Artists, factos que significam que esse será inquestionavelmente um espectáculo a não perder... O Ballet Nacional da Croácia tem direcção artística de Stasa Zurovac, sendo a coreografia de Tango da responsabilidade de Edward Clug. Quanto à música deste Tango do Ballet Nacional da Croácia, ela assinala também muito claramente a qualidade de um espectáculo concebido sobre composições de Astor Piazzolla, Michel Portal, Goran Vregovic, Jean-Marc Zelwer, René Dupéré, Hugo Diaz e Gardel-Le Pera. Será muito bom que Alcobaça não deixe fugir este Tango...

Wednesday, November 07, 2007

ALCOBACENSES LOTO NÃO PÁRAM... NEM AO FIM-DE-SEMANA!

A banda pop alcobaça Loto não pára, nem ao fim-de-semana! Depois de terem voltado a supreender com a sua recente banda sonora para o discutido filme Corrupção, os Loto continuam a mostrar o seu excelente trabalho um pouco por toda a parte. Na próxima sexta-feira, 9 de Novembro, os Loto vão estar no Plano B, no Porto. Os 3 rapazes de Alcobaça apresentarão novamente o seu mais recente CD, Beat Riot. O mote é a dança mas serve para mostrar uns Loto com espaço para as guitarras, para os sintetizadores analógicos e para uma luminosidade e boa disposição contagiante. Os Loto convidam para a after party CCC! No sábado, dia 10, os Loto descem a Leiria para um Dj Set no Bar Chico Lobo! As noites Chico Loto ameaçam tornar-se míticas e para este sábado juntam-se à festa, o duo extraodinaire de Alcobaça, Two Fingers e a noite encerra com o som distorcido e altamente dançável de Chewy Chocolate Cookies. Leiria on fire? Probably! A vida é assim e a dos Loto parece mesmo um romance... Mais palavras para quê? São de Alcobaça e fica quase tudo dito, não é?

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CET EM CONSTRUÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE WEBSITES, EM ALCOBAÇA

Alcobaça receberá, para o ano lectivo de 2007/2008, um novo CET em Construção e Administração de Websites. O prazo para inscrições decorre até 23 de Novembro. As candidaturas apenas poderão ser apresentadas via Internet, através da página http://candidaturas.ipleiria.pt e a verdade é que é bom que os interessados se apressem, dado prever-se apertada concorrência...

Tuesday, November 06, 2007

ESPÓLIO DOCUMENTAL DA CASA-MUSEU VIEIRA NATIVIDADE EM EXPOSIÇÃO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA

Está desde ontem em exposição no Átrio da Biblioteca Municipal de Alcobaça uma primeira mostra do Espólio Documental da Casa-Museu Vieira Natividade. Enquanto esperamos pelas mostras seguintes do espólio daquela instituição (dado que a de agora sabe um bocadinho a pouco...), podemos ir visitando esta, dentro do horário normal daquela biblioteca municipal, até ao dia 14 de Dezembro. É de visitar!

Monday, November 05, 2007

LIVRARIA ARQUIVO ORGANIZA TERTÚLIA -PONTOS DE ENCONTRO/QUANDO AS ARTES SE COMPLETAM-, EM LEIRIA

Tertúlia

" Pontos de Encontro –
Quando as Artes se Completam”

Com as presenças de
João Lázaro, Paulo Lameiro e Clara Leão

8 de Novembro, quinta-feira, às 18 e 30 horas

Algumas achas para a conversa, ...
- Numa época de globalização, multimédia e apelo ao consumo do imediato, de que tamanho é o espaço para as Artes?
- Onde deverá começar e terminar a multidisciplinaridade?
- O espectáculo total poderá matar as especificidades da Dança, Música, Teatro, Circo, Fotografia, Imagem em movimento, etc.

- Até que ponto 1+1+1… não será apenas uma soma de partes mas, por outro lado, de que modo o discurso se enriquece com a utilização de palavras de “outra língua
”?

Evento inserido no âmbito das celebrações dos 20 anos de Escola de Dança Clara Leão.

Em Leiria, na Livraria Arquivo, situada no nº 53 da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra

É de ir e de intervir!

INTERESSANTÍSSIMA BIBLIOTECA DIGITAL CORRE O RISCO DE SER ENCERRADA

Portugal possui uma interessantíssima biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desactivada por suposta insuficiência de acessos. Imaginem um lugar onde podemps, gratuitamente: ·Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ; · escutar músicas em MP3 de alta qualidade; · Ler obras de Machado de Assis ou A Divina Comédia;
· ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da Tv Escola · e muito mais Esse lugar existe! O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso, bastando acessar o site: www.dominiopublico.gov.br Só de literatura portuguesa são 732 obras! Estamos em vias de perder tudo isso, pois foi anunciado poder ser desactivar esse projecto, por insuficiência de ustilização, já que a actual quantidade de acessos é muito reduzida. Tentemos inverter essa situação, divulgando e incentivando aquele site a amigos, parentes e conhecidos, aconselhando-os a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura. Divulguemo-lo para o máximo de pessoas e utilizemo-lo também à fartazana!

Sunday, November 04, 2007

ZOMBIE 5/12: THE RETURN OF THE LIVING DEAD! THIS IS NOT A MOVIE...

Já visitei inúmeras exposições. Dos mais diversificados géneros e tipologias. Durante muitos anos. Penso que chegou a minha hora de também apresentar uma exposição de minha autoria. E vou fazê-lo. Trata-se de uma exposição de onze painéis com uma série de 124 fotografias a cores sobre papel, que comemora vinte anos de colaboração na imprensa local, regional e nacional. Essa exposição intitula-se Zombie 5/12: The Return of The Living Dead! This is Not a Movie… Sendo apresentada ao público entre 1 e 15 de Dezembro de 2007, em Coz, no Bazar das Monjas. A ideia surgiu-me dos filmes de George Romero e da fotografia de John Baldessari. As minhas personagens aparentam ser naturezas mortas, estáticas, inertes… Todavia, receio que a noite lhes permita ganhar vida e circular por esse mundo fora… Chamo-me José Alberto Vasco e ficarei eternamente agradecido pela amável visita de todos os que pretendam compartilhar a minha suposta arte de representação visual. Vale?