Saturday, September 15, 2007

FAZER BARULHO... POR DARFUR! DOMINGO À TARDE, EM LISBOA

Parecendo cada vez mais preocupado em lamber os pés à China ditatorial e imperialista do que em resolver os cada vez mais graves problemas humanitários existentes em Darfur, acima de tudo em nome das suas economias, o chamado mundo ocidental está a ficar cada vez mais uma sombra de si mesmo no que respeita ao seu tradicional humanismo. Torna-se por isso imperativo que nos vamos juntando para chamar a atenção sobre esses problemas e vamos apelando à sua resolução, por um mundo melhor... É isso que se vai fazer amanhã à tarde, domingo, 16 de Setembro, em Lisboa, no Largo do Camões. Vamos fazer barulho... por Darfur! Isso é mesmo necessário!

CRÍTICAS (PUBLICADAS NA RÁDIO CISTER) AOS CONCERTOS DE CARTA BRANCA AOS TRÊS INSTRUMENTISTAS HOMENAGEADOS PELO ARMAZÉM DAS ARTES NO CISTERMÚSICA

A cerimónia de celebração e homenagem que o Armazém das Artes promove na tarde de domingo, 16 de Setembro, aos três músicos alcobacenses a quem a programação do Cistermúsica 2007 concedeu Carta Branca em três excelentes concertos, leva-me a publicar neste blogue os textos dos três apontamentos críticos que escrevi sobre esses espectáculos. Esses textos foram originalmente publicados na página da Rádio Cister na Internet, e esta sua (re)publicação fica como associação deste blogue à justíssima homenagem que agora vão receber na sua cidade natal.
O primeiro desses apontamentos críticos foi publicado na página da Rádio Cister na Internet, em 19 de Junho, descrevendo o seguinte: “O tubista alcobacense Sérgio Carolino, o quarteto de saxofones Saxofínia, o vibrafonista Jeffery Davis e o pianista e compositor Mico Nissim potenciaram no passado sábado um dos mais convincentes e arrebatadores concertos de sempre em Alcobaça. Perante um Cine-Teatro praticamente esgotado, um bem-humorado Sérgio Carolino demonstrou em palco, na sua terra natal, a sua elevada bitola técnica e interpretativa e as razões porque é já considerado um dos maiores vultos mundiais no seu instrumento: a tuba. Num espectáculo que proporcionou a raridade de integrar quatro estreias mundiais e duas estreias ibéricas, mereceram especial realce as Danças Para um Amigo de Jim Self e Des Fanfares Étranges de Mico Nissim, superiormente interpretadas perante uma sala em cuja plateia há muito tempo não víamos tantos e tão felizes alcobacenses! Nota bem alta mereceu também outra composição de Mico Nissim, Sighs and Kisses, interpretada em notável desempenho por um Saxofínia em que o alcobacense Mário Marques continua a ser pedra fundamental. Jeffery Davis deu também muitíssimo boa conta de si, num concerto em que, todavia, o papel de rei e senhor do palco foi inquestionavelmente Sérgio Carolino, pronunciando genialmente e em todos os sentidos possíveis todo o alfabeto da arte de (tão) bem tocar toda a tuba. Foi um espectáculo memorável, em que não faltou mesmo um inesquecível encore que deixou todo o público completamente siderado pela eloquência interpretativa e criativa de Sérgio Carolino e dos seus pares: 20 valores, com distinção!
O segundo desses apontamentos críticos foi publicado na página da Rádio Cister na Internet em 1 de Julho de 2007, utilizando os seguintes termos: “Este fim-de-semana do XV Cistermúsica ficou assinalado pelo regresso do festival ao sempre acolhedor palco do Mosteiro de Cós e por mais uma das Cartas Brancas que a sua programação deste ano conferiu a notabilizados instrumentistas do concelho de Alcobaça. Coube desta vez essa sorte ao clarinetista vestiariense António Rosa, cujo concerto terá sido o que até agora menos público recebeu durante esta edição do Festival de Música de Alcobaça. Junto a António Rosa esteve em palco o pianista António Oliveira, que ali confirmou plenamente as qualidades interpretativas que anteriormente lhe havíamos reconhecido aquando da gravação do excelente CD de estreia do Projecto XXI, que ambos protagonizam. Contudo, o centro das atenções deste espectáculo era precisamente António Rosa, cuja presença em palco confirmou também as virtualidades e o virtuosismo de um clarinetista cuja carreira tem sido marcada por uma sensatez interpretativa digna do melhor registo. Pessoalmente, penso apenas que a programação escolhida por António Rosa para esta sua Carta Branca terá pecado por alguma falta de risco no que respeita à sua selecção, em que a exemplo do seu recente disco o peso da música culta contemporânea poderia ter sido maior…
Neste concerto achámos essencialmente bem conseguidas as interpretações de Plural III de Fernando C. Lapa e das Três Peças Para Clarinete Solo de Igor Stravinsky, embora os seus momentos mais marcantes se tivessem registado na enleante interpretação dos Cinco Prelúdios de Dança de Witold Lutoslawski, fazendo pela primeira vez inteira justiça a esse relevante compositor polaco durante a História do festival. Uma vibrante ovação do público no final do concerto recebeu em troca um refinadíssimo encore em que António Rosa e António Oliveira nos brindaram com uma lúcida e lúdica interpretação das três últimas Danças Romenas de Bela Bartok. Bem bom!”.

O terceiro desses apontamentos críticos foi publicado na página da Rádio Cister na Internet em 9 de Julho, nele se escrevendo o seguinte: “O intelectivo percussionista Manuel Campos encerrou notavelmente o ciclo de Cartas Brancas a prestigiados instrumentistas alcobacenses integrado na programação do XV Cistermúsica. Fê-lo fazendo História no Cine-Teatro de Alcobaça, seleccionando um peculiar e arrojado serão musical em que (14 anos depois do Miso Ensemble) pela segunda vez durante as quinze edições do festival esse programa foi integralmente preenchido com música culta contemporânea. O concerto iniciou-se em grande estilo, com a feliz e copiosa interpretação de uma completiva Efémera de Luís Carvalho, em que se revelou também fulcral a escolha do clarinetista Nuno Pinto para actuar neste concerto. Seguiu-se a raríssima oportunidade de o público português fruir a notável obra do compositor húngaro György Kurtág, ainda mais relevada pelo facto de Manuel Campos ter escolhido duas suas poéticas composições especificamente concebidas para interpretação nesse característico e complexo instrumento que é o cimbalão, tendo-se Manuel Campos também nesse âmbito exibido de modo exemplar. A primeira parte do concerto seria concluída com uma das (ainda) mais edificantes interpretações deste concerto, com Manuel Campos a maravilhar e seduzir na surpreendente e aliciante Le Grand Jeu, de Bruno Mantovani, para congas e electrónica ao vivo, risco muito bem conseguido em estreia nacional neste espectáculo. A segunda parte do concerto iniciou-se com outro excelente momento, a interpretação de Gestos, composição encomendada pelo XV Cistermúsica a Nuno Corte-Real, uma muito meritória peça em que um seguríssimo Manuel Campos se fez acompanhar pelo violoncelista Marco Pereira, que evidenciou qualidades raras nesse instrumento a nível nacional. Seis anos depois de a ter também irrepreensivelmente interpretado no mesmíssimo palco, Manuel Campos voltou a fazer render a plateia (muito bem preenchida para um concerto deste género) do nosso Cine-Teatro numa indefectível interpretação da sensível Variations on a Japanese Children’s Songs, da japonesa Keiko Abe. Já com o público praticamente a seus pés, Manuel Campos encerrou este seu concerto com uma inexcedível e espectacular interpretação (recebida com alguns bravos!) da inexcedível e espectacular Rebonds B, de Iannis Xenakis, coroando de modo superior esta sua histórica e admirável estreia no Cistermúsica".

Parabéns ao António Rosa, ao Manuel Campos e ao Sérgio Carolino e a Alcobaça por possuir três músicos tão dotados e qualificados!

Friday, September 14, 2007

ARMAZÉM DAS ARTES ANIMA FIM-DE-SEMANA ALCOBACENSE COM CONFERÊNCIA SOBRE ESCULTURA E HOMENAGEM A TRÊS MÚSICOS DE ALCOBAÇA

O Armazém das Artes-Fundação Cultural situa-se bem no centro de Alcobaça, no nº 38 da Rua Engenheiro Duarte Pacheco. Tendo sido fundada e dirigida pelo Arquitecto José Aurélio, aquela entidade continua a apresentar uma programação regular ao público que a visita. No fim-de-semana que se aproxima o Armazém das Artes volta a chamar as atenções em Alcobaça, promovendo dois eventos muito interessantes:
Na tarde de sábado, 15 de Setembro, às 17 horas, no Auditório daquela Fundação Cultural, será apresentada uma Conferência sobre Escultura pelo crítico Nuno Crespo e pelo escultor Rui Chafes (com a exposição "Escultura com afectos" quase a terminar no Armazém das Artes, não poderia haver melhor tema para a encerrar senão o da escultura. Com um grande crítico e um grande escultor português, a promessa é a de uma discussão complexa e desafiante sobre a Escultura Contemporânea vista por um criativo e por um critico, num panorama nacional e internacional).
Na tarde de domingo, 16 de Setembro, às 15 horas, o Armazém das Artes promove na sua Sala Grande a homenagem 3 Cartas Brancas a 3 Músicos de Alcobaça (uma cerimónia de celebração em que serão homenageados os músicos Sérgio Carolino, António Rosa e Manuel Campos, responsáveis pelas muitíssimo bem sucedidas 3 Cartas Brancas que aconteceram no Cistermúsica deste ano.
Ambos os eventos são de entrada livre e merecem uma enorme adesão do público alcobacense, num fim-de-semana em que a Cultura andará pelas ruas da cidade. É de ir!

ORQUESTRA GULBENKIAN INTERPRETA CONCERTO PARA VIOLA E ORQUESTRA DE ALEXANDRE DELGADO

Após ter mostrado o (muito!) que vale durante quatro dias no Institut Franco-Portugais, o Festival Música Viva 2007 muda-se de armas e bagagens para o Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, também em Lisboa, na noite de sábado, 15 de Setembro, às 21 e 30. Num concerto aguardado com adequada expectativa, actuará a Orquestra Gulbenkian, sob a direcção do maestro Renato Rivolta. O programa inicia-se com a interpretação do Concerto Para Viola e Orquestra de Alexandre Delgado, compositor que tem também sido muito bem sucedido no papel de director artístico do Cistermúsica-Festival de Música de Alcobaça. Curiosamente, o solista nessa interpretação será Jano Lisboa (viola), que actuou num dos concertos daquele festival em 2006. Do programa desse concerto constam também composições de Claude Vivier (Lonely Child), em estreia nacional, Cândido Lima (... do Mar da Póvoa-MANTA) e Iannis Xenakis (Metastasis). Valerá certamente a pena!

Thursday, September 13, 2007

SAXOFÍNIA (INTEGRANDO O ALCOBACENSE MÁRIO MARQUES) ACTUA NO FESTIVAL MÚSICA VIVA 2007

Continua a decorrer a edição deste ano do Festival Música Viva, alardeando novamente a qualidade que o tem tronado um dos mais interessantes festivais de música portugueses. Na noite de sexta-feira, 14 de Setembro, o festival promete nova noite de grande música (viva!), com uma actuação do quarteto de saxofones Saxofínia em Lisboa, no Auditorium do Institut Franco-Portugais, às 21 e 30. O Saxofínia interpretará composições concebidas para si e para o seu género de agrupamento, de autores como António Pinho Vargas (Cut), Clotilde Rosa (Saxofilia), em estreia mundial, Christopher Bochmann (Movements), Luís Antunes Pereira (Kippfigur), em estreia nacional, José Luís Ferreira (S-w-ynthesis), em estreia mundial, e Carlos Azevedo (Sun Flower). O Saxofínia é formado pelos excelentes saxofonistas José Massarrão (sax soprano), José António Lopes (sax alto), Alberto Roque (sax barítono) e o alcobacense Mário Marques (sax tenor). É acertado escrever que o Saxofínia não vai deixar novamente os seus (altos) créditos por mão alheias em mais uma noite de glória para o Festival Música Viva 2007. É de ir!

O PROGRAMA DO RABISCUITS 2007 EM ALCOBAÇA

Já aqui escrevemos sobre a edição deste ano do Rabicuits-Mostra de Arte Experimental, que promete não deixar ninguém indiferente em Alcobaça, entre a próxima sexta-feira, 14 de Setembro, e o próximo domingo, 16 de Setembro. O programa do evento é muito aliciante e fresquinho quanto baste, pelo que aqui o publicamos, apelando à participação dos alcobacenses, e não só, neste aliciante evento:
Artes Plásticas(Pelas ruas da cidade) dias 14,15 e 16 de Setembro-1. "Aberração cromática" Vídeo projecção António Lameiras Ribeiro2. "Jardim florido" Instalação Carlos Rodrigues3. "Cadeia de Alcobaças" Instalação Filipa Faustino e Marco Tinta4. "Comotor" Instalação de vídeo Gonçalo Tarquínio5. S/título Ilustração Irina Raimundo6. "Auto retratos" Pintura (em montras) e Performance João Leandro7. "In-paralelos-out" Instalação Luis Plácido Costa8. S/título Joalharia Marcia Neto(Auditório)9. "Inês" Escultura Margarida Gil10. S/título Happening Natacha Costa Pereira (dia 15 às 23:30)11. "!?" Escultura Olga Teixeira e Margarida Gil12. "Aguas" Instalação Rita Pimenta13. "Tour" Fotografia Sónia Moreira14. S/título Instalação Valter Lopes e Joana Rita.
Artes Sonoras(Auditório da Biblioteca): dia l4- "Solo improvisation" Teclado Daniel Bernardes( às 21:30 h.), dia l5- "Loop elation" Guitarras, slide, loops e electrónica Hugo Trindade (às 21:30 h.)
Artes Performativas(Auditório da Biblioteca): dia l4- S/título Performance Ana Trincão ( às 22:30 h.)"Ruido branco sobre boneco azul" Performance Joasé Gil e Israel Costa Pereira(ás 23:45h na Praça 25 de Abril)dial5"Falta", baseado em Sarah Kane Performance Igor Tarquínio e Carina Costa( às 24h na Praça 25 de Abril).
Curtas-Metragens e Documentários(Auditório da Biblioteca) dia l4- "As febras de Jesus" Curta Metragem,13min. Pedro Azevedo Dias ( às 22:55 h.)"Cabo Verde" Documentário, 15min. Pedro Azevedo Dias (às 23:10 h.)dial5"m.l.a.b homedecor" Curta metragem,5min. Lotte Knaepen ( às 23 h.).
Basta aparecer e fruir!

Wednesday, September 12, 2007

EMOLAS E OS AMIGOS ESTÃO DE VOLTA AO ORFEÃO DE LEIRIA/CONSERVATÓRIO DAS ARTES

Emolas é um rato que vive num teatro. Adora música e o que mais lhe agrada é que todos os dias pode ouvir músicas diferentes, tocadas por instrumentos diferentes. Como este rato gosta de aprender música, observa e aprecia as danças escondido num buraquinho da cadeira 44, ao fundo da plateia. Gosta também de cantar, dançar e acompanhar com os seus pequenos instrumentos, os seus amigos músicos e bailarinos quando ensaiam ou quando se apresentam em público em concertos e audições. No próximo domingo, 16 de Setembro, o rato Emolas volta a abrir as portas do auditório do Orfeão de Leiria/Conservatório das Artes, em duas sessões: às 15 e 30 e às 16 e 30. Além das brincadeiras que tem preparadas para os seus amigos Três Porquinhos, vai aproveitar para conhecer melhor a tuba e o clarinete que são dois instrumentos que muito aprecia.Para esta festa, são convidados todos os bebés dos 0 aos 3 anos e as crianças entre os 4 e os 6 anos, para entrarem neste mundo repleto de timbres, formas, personagens e movimento, pela mão dos seus pais, avós e familiares. É muito engraçado e muito instrutivo!

ENSAIOS GERAIS DE OS MELHORES SKETCHES DOS MONTY PYTHON AJUDAM A ACREDITAR

Estando a sua estreia marcada para o próximo dia 18 de Setembro, vai ser dar oportunidade ao público para assistir aos ensaios gerais do espectáculo Os Melhores Sketches dos Monty Python. As receitas destes ensaios reverterão a favor da Acreditar (Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro).
Pelo preço único de 5 euros poderá assistir-se a um ensaio e ajudar a Acreditar! Podem já comprar-se os bilhetes para os ensaios gerais dos dias 13, 14 e 15 de Setembro, às 22 horas, no Auditório dos Oceanos no Casino Lisboa. E a partir do dia 18 já se sabe, Os Melhores Sketches dos Monty Python estarão em cena no Auditório dos Oceanos no Casino Lisboa, de terça a sábado, às 22 horas, e aos domingos, às 17. Os bilhetes custam 18 e 20 euros e valerá certamente a pena!

Tuesday, September 11, 2007

DOIS WORKSHOPS A TER MUITO EM CONTA DURANTE O RABISCUITS 2007

Realiza-se entre durante os próximos dias 14, 15 e 16, em Alcobaça, o Rabiscuits 2007, mostra de arte experimental que teve no ano passado a sua primeira edição. O Rabiscuits 2007 voltará a dedicar uma atenção muito especial às artes plásticas, às artes performativas e às curtas-metragens e documentários. Escreveremos mais pormenorizadamente sobre esse (muito interessante!) assunto durante os próximos dias, tendo esta postagem apenas a intenção de divulgar dois (muito interessantes!) workshops integrados nesse evento. O primeiro decorrerá nos dias 15 e 16, sábado e domingo, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, sendo um workshop de iniciação ao vídeo, ministrado por António Lameiras e João Costa Pereira. As inscrições para esse workshop são limitadas e podem (ainda!) ser feitas para os telefones 966479689 e 918642883. O outro (também muitíssimo interessante!) workshop integrado nos Rabiscuits 2007 será um workshop de guitarra eléctrica, ministrado por Hugo Trindade, a decorrer no sábado, 15 de Setembro, também no Auditório da Biblioteca Municipal, e cujas inscrições (também limitadas) se podem (ainda!) fazer pelo telefone 919568016. À laia de informação adicional (e também muitíssimo interessante!), aproveitamos para divulgar que o mesmíssimo Hugo Trindade se apresentará em concerto (também integrado no Rabiscuits 2007) na noite de sábado, 15 de Setembro, às 21 e 30, no mesmíssimo Auditório da Biblioteca Municipal, em que sob o título/tema Loop Elation mostrará o que vale, ao vivo e sem cordas, em guitarras, slide, loops e electrónica. É (mesmo) de ir!

FRANCES LYNCH E O SEU ELECTRIC VOICE THEATRE EM LISBOA, NO FESTIVAL MÚSICA VIVA 2007

Já aqui divulgámos que se inicia hoje à noite, em Lisboa, o Festival Música Viva 2007. Depois do espectáculo de hoje, em que o Institut Franco-Portugais acolhe a estreia do Sond'Ar-te Electric Ensemble, o evento regressa amanhã à noite ao mesmo auditório, para a primeira performance deste ano da famosa Orquestra de Altifalantes criada pelo festival. Na noite de quinta-feira, 13 de Setembro, o Festival Música Viva 2007 apresenta também no Institut Franco-Portugais, o concerto Electric Voice Theatre, cuja figura predominante é a soprano britânica Frances Lynch, relevante cantora da nova música improvisada, cujas actuações se destacam pela dimensão teatral que lhes confere e pela sua contagiante capacidade expressiva. Frances Lynch será acompanhada por Paul Bull, na electrónica ao vivo, num espectáculo com desenho de luz de Charlotte McLelland e figurinos de Miranda Melville. Serão interpretadas composições de Judith Weir (I Was Born in a Small Village), Andrew Lovett (Daughters of Sarah) e Alejandro Viñao (The Baghdad Monolgue) em estreia nacional e de Isabel Soveral (Since Brass Nor Stone) em estreia mundial. Vale?

Monday, September 10, 2007

ROCK IN CHIADO CAFÉ APRESENTA SOIRÉ BURLESCA, NO DOMINGO

Lembrando um certo passado nostálgico, dos tempos em que as férias eram férias, com um final normalmente marcado por festas de arromba, é um desses momentos – com sabor retro – que se propõe: uma farra chique, com música, dança, fumo e bebida! Uma soirée das antigas, abrilhantada por vários, com destaque para a participação especial das estrelas americanas do burlesco e do vaudeville: The Glam-O-Rama Girly Show. Em frente ao prato do gramofone, estarão as vedetas nacionais a Boy Named Sue e a dupla Cais Sodré Cabaret. Pretende-se recriar os ambientes do tempo em que os cavalheiros usavam chapéu e as senhoras não dispensavam as luvas. Até o horário condiz com o estilo e o glamour de outras épocas… Por isso o vestuário apropriado para a festa deverá ser marinheiro/garçonette, chulo/corista, ou galã/mulher fatal. A música também é de encomenda, e não andará muito longe dos sons do Mambo Bop ao Yé-yé português, com muito Boogie erótico à mistura! Animem-se, apimpem-se e aperaltem-se, pois vai ser uma festa a valer! Os participantes inscritos no “Pinup Workshop” das Glam-O-Rama Girls, a realizar no dia 17 Setembro no Teatro da Luz, em Carnide, terão direito a entrada gratuita neste sarau elegante, que irá mostrar a Lisboa e ao mundo que aqui temos festas de rentrée que nem em Paris! O Rock in Chiado Café fica em Lisboa, na Rua Paiva de Andrade, e já se sabe que a festa vai das 17 às 24 horas... Os bilhetes custam apenas sete plumas cada um e dão direiro a uma bebida das boas!

3ª EDIÇÃO DA XLPARTY: EM LOURES, NO PRÓXIMO FIM-DE-SEMANA

Aproxima-se a 3ª Edição da XLPARTY: a festa para os curiosos, utilizadores e aficionados de computadores e novas tecnologias. O evento concentra o conceito de lanparty, consolas, gadgets e jogos em mais de 48 horas consecutivas de diversão. Consolas, jogos, torneios para o crescente publico gamer e para os novos adeptos. Os mais entendidos dedicam-se aos ficheiros, partilha, MSN, IRC, Internet, chat e muito mais com a impressionante ligação à internet. Grande novidade com os torneios "profun" decididos pelos users no forum, com prémios oficiais XLPARTY. O ambiente torna-se sério e motivante quando é dado inicio aos torneios WGT. Pode-se contar também com o muito falado campeonato de Segway, onde prima a pericia e agilidade. E para ajudar a descontrair, nada como um jogo de futebol ou de basket... Vai decorrer entre 14 a 16 de Setembro, ou seja, durante o próximo fim-de-semana, no Pavilhão de Sacavém em Loures. Juntem-se ao movimento e não se arrependerão!

AUSTRALIANOS FUNCTION DÃO TRÊS CONCERTOS EM PORTUGAL

Matthew L Nicholson é um músico, compositor e artista sonoro australiano. Produziu trabalhos editados pela Locust Music, Room 40, Fat Cat, Au-Go-Go, Love & Mercy e numerosas bandas sonoras, curtas-metragens e instalações artísticas. A sua relação com uma vasta rede geográfica de amigos talentosos deu origem ao projecto Function. As suas canções experimentais de delicadeza folk, incorporam referências sonoras de todo o mundo, e foram muito elogiadas pelos meios indie desde a edição em 2006 do album The Secret Miracle Fountain, pela editora sediada em Chicago, Locust Music (editora de Josephine Foster, Ethan Rose, Sir Richard Bishop, entre outros). Este album marca o primeiro momento de glória da banda, após terem lançado um conjunto de k7's e cd's promocionais de edição limitada, contando com a participação dos multi-instrumentalistas Chris Smith (Fat-Cat, Emperor Jones), Stuart Dempster (New Albion), Lakshmi Shankar & Subash Chandran (músicos indianos de voz e percurssão).Function já percorreu a Europa, Estados Unidos, Japão e Austrália partilhando palcos com Piano Magic, Fennez, Thalia Zadek, Dreamweapon, Gamelan Son Of Lion, Sir Richard Bishop and Oren Ambarchi. Estarão agora em Portugal, para três concertos que prometem ser mesmo muito interessantes: no Zoom Cineclube de Barcelos, em 12 de Setembro, às 22 horas; no Mercado Negro de Aveiro, em 14 de Setembro, às 22 e 30, e no Cabaret Maxime de Lisboa, em 15 de Setembro, às 23 e 30. É (mesmo) de ir!

Sunday, September 09, 2007

10ª EDIÇÃO DO FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE MARIONETAS NÃO TERÁ APOIO DO MINISTÉRIO DA CULTURA/INSTITUTO DAS ARTES....

A front page da página da companhia alcobacense S.A. Marionetas-Teatro & Bonecos na Internet (www.samarionetas.com) anuncia já que entre 5 e 14 de Outubro decorrerá em Alcobaça a 10ª edição do Festival Nacional de Marionetas-Marionetas na Cidade. A mesma notícia anuncia também que este ano aquele sempre excelente evento contará com a participação de 13 companhias, que durante 10 dias apresentarão 30 espectáculos em vários locais da cidade de Alcobaça. Ali se anuncia também que toda a programação do festival estará brevemente disponível. Como se sabe, é regra geral e habitual daquela companhia fazer (muito!) bem tudo aquilo em que (felizmente!) se mete. Torna-se por isso incrível o que aquela front page da Internet anuncia, e que seguidamente transcrevemos:
"MAS....

Esta edição não tem o Apoio do Ministério da Cultura / Instituto das Artes,
sim é verdade, depois de 9 edições o Festival Nacional de Teatro de Marionetas não recebeu o apoio que foi solicitado no concurso aos apoios pontuais do I.A..
A resposta à candidatura foi a seguinte"...razoavelmente fundamentado e com interesse cultural, mas cuja relevância artística podia ser mais explicita.".
Não conseguimos entender o que quer dizer "razoavelmente fundamentado" e pensamos que chega mesmo a ser ofensivo o final da frase "...mas cuja relevância artística podia ser mais explicita.", visto que se trata sempre de um evento onde a produção nacional é rainha, entendemos, nós, que então se está a sugerir que a produção nacional de teatro de marionetas não tem muita relevância artística!
Sendo assim, convidámos uns amigos mais chegados e cheios de relevância artística e vamos fazer a 10ª edição do Festival Nacional de Marionetas com MUITA RELEVÂNCIA ARTÍSTICA; e a julgar pelos apoios que o festival vai ter este ano foi MUITO FUNDAMENTADO O PROJECTO. Mas é claro que não chega para o que gostávamos de fazer pelo teatro de marionetas em Portugal e por isso as companhias que participam nesta edição são também patrocinadores do projecto, para que o FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE MARIONETAS NÃO ACABE.
Obrigado a todos por continuarem a acreditar na relevância artística do teatro de marionetas em Portugal"

É verdade: o mesmo Estado socrático (no pior sentido) que esbanjou inutilmente milhões de euros a construir egocêntricos estádios de futebol que continuam maioritariamente às moscas e se prepara para projectos megalómanos como o TGV Lisboa-Porto-Lisboa ou o quimérico Aeroporto da Ota, pensa que quem continua, contra tudo e contra todos, a fazer o "serviço público" de levar a Arte ao povo em Portugal não tem "relevância artística explícita". Algo continua (muito) pôdre no reino de Portugal, não é?

MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA APRESENTA UM PROGRAMA ESPECIAL PARA O ECLIPSE SOLAR DE 11 DE SETEMBRO

Na próxima terça-feira, 11 de Setembro, vai ocorrer um eclipse solar parcial, visível apenas em
algumas zonas do Hemisfério Sul. O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra vai transmitir esse eclipse solar em directo, com explicações e comentários pelo Professor João Fernandes, do Departamento de Matemática e Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra. Para os mais pequenos, vão decorrer ateliers de astronomia durante todo o dia. Junto divulgamos o programa de actividades preparado por aquele museu para esse dia:
11H00 – 14H00 - Transmissão do eclipse parcial no anfiteatro do museu.
12H00 - Palestra sobre eclipses solares pelo Professor João Fernandes, do Departamento de
Matemática e Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra.
11H00 – 18H00 - Ateliers para crianças a partir dos 4 anos, relacionados com os temas dos eclipses e da astronomia.
11H00- O que é um eclipse?
Quem tapou o Sol? Vem saber o que acontece durante um eclipse e por que razão ele não se vê em todo o Mundo.
Público-alvo: ≥ 4 anos
11H00- O Meu Sistema Solar
Os planetas serão todos iguais? Com plasticina e outros materiais, vem construir um Sistema Solar, conhecer as diferentes características dos astros e quais as distâncias que os separam do Sol.
Público-alvo: ≥ 4 anos
15H00- Pedro e o Quadrante
Como se orientavam os marinheiros no meio do mar? Vem construir um instrumento de navegação e saber como é que, com o Sol e outras estrelas, os marinheiros não perdiam o Norte.
Público-alvo: ≥ 6 anos
15H00- Que horas são?
Como ver as horas sem relógio? Com um astrolábio, uma bússola e um relógio de Sol, vem
descobrir que horas são.
Público-alvo: ≥ 11 anos
Tudo isto decorrerá em Coimbra, no Laboratório Chimico do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, situado no seu Largo Marquês de Pombal. É giro e permite aprender coisas! Vamos lá!

FESTIVAL MÚSICA VIVA 2007 COMEÇA NA TERÇA-FEIRA, 11 DE SETEMBRO, E TEM ESTE ANO MUITAS VOZES DE ALCOBAÇA

A edição deste ano do Festival Música Viva inicia-se na noite da próxima terça-feira, 11 de Setembro, em Lisboa, no Institut Franco-Portugais. O Festival Música Viva 2007 é o mais importante evento dedicado à música culta contemporânea em Portugal, assumindo também uma especial vertente no que respeita às relações da música com as novas tecnologias. O evento volta a ter como director artístico e director técnico o seu fundador, Miguel Azguime (principal responsável pela Miso Music Portugal), e decorrerá até 23 de Setembro, dividindo-se pela primeira vez na sua História entre Lisboa (Institut Franco Portugais e Fundação Caloste Gulbenkian) e o Porto (Casa da Música). O concerto inaugural do Festival Música Viva 2007 estará a cargo do Sond'Ar-te Electric Ensemble, estreando esse novo agrupamento fundado pela Miso Music Portugal, que conta com Pedro Amaral como director e condutor. Nesse concerto inaugural do festival serão interpretadas composições de Filipe Pires (Prólogo), Masataka Matsuo Resonant Solitude, em estreia mundial), Pedro M. Rocha (To a World Free From Beliefs, encomenda do festival, em estreia mundial), Cândido Lima (Gestos-Circus-Círculos) e Philippe Leroux (Voi-rex, em estreia nacional).
São muitos os pontos de interesse da programação do Festival Música Viva 2007, nele se registando também a participação de várias figuras da música culta nacional com íntimas ligações a Alcobaça. Esse é o caso do saxofonista alcobacense Mário Marques, um dos pilares do quarteto de saxofones Saxofínia, que actuará num dos espectáculos do festival, em 14 de Setembro, no Institut Franco-Portugais, num concerto em que o Saxofínia interpretará composições a si dedicadas por vários compositores portugueses ou residentes em Portugal. Em 15 de Setembro, num concerto da Orquestra Gulbenkian em que a mesma será dirigida pelo maestro Renato Rivolta, no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, será interpretado o Concerto Para Viola e Orquestra de Alexandre Delgado, compositor que é também o actual director artístico do Cistermúsica. O percussionista alcobacense Manuel Campos actuará também no Festival Música Viva 2007, em 21 de Setembro, na Casa da Música, integrando o Remix Ensemble, num concerto em que aquele insigne agrupamento da música culta contemporânea europeia será acompanhado pelo Coro Gulbenkian, interpretando exclusivamente composições do notável compositor português Emmanuel Nunes. Antes desse concerto será lançado no mesmíssimo local un novo e mutio aguardado CD em que o Remix Ensemble interpreta também exclusivamente obras musicais de Emmanuel Nunes.
É claro que, tal como vem sendo habitual, o Nas Faldas da Serra volta este ano a prestar grande atenção a esse marcante evento que continua a ser o Festival Música Viva.