Saturday, October 11, 2008

O VÍDEO DA CANDIDATURA DE LONDRES À REALIZAÇÃO DOS JOGOS OLÍMPICOS 2012: UMA VERDADEIRA DELÍCIA!

Aqui está o documento mais sedutor que esta semana encontrámos na Internet. Trata-se do vídeo de candidatura de Londres à realização dos Jogos Olímpicos de 2012 e é uma verdadeira delícia! Aqui deixamos o seu endereço, como prenda desta semana aos nossos visitantes:

JOAQUIM MANUEL PINTO SERRA E MARIA ARMANDA TAVARES BELO LANÇAM UMA PROFESSORA AO CANTO DO OLHO, EM LISBOA

A Casa do Algarve (em Lisboa), a Sociedade Histórica da Independência de Portugal, a editora Mar da Palavra e os autores, Joaquim Manuel Pinto Serra e Maria Armanda Tavares Belo, convidam-nos (a todos!) para o lançamento editorial, em Lisboa, do livro Uma Professora ao Canto do Olho, em sessão pública a realizar no dia 15 de Outubro,quarta-feira, pelas 18 horas, no Salão Nobre do Palácio da Independência (Largo de São Domingos, n.º 11 – próximo da Praça do Rossio e do Teatro Nacional D. Maria II). A apresentação da obra, que dá continuidade à colecção Boa Onda, será efectuada por Helena Rainha Coelho (escritora) e Maria Cristina Pinto Serra Guerreiro. A sessão será complementada com música tradicional portuguesa, através da interpretação do grupo Notas & Voltas, do Banco de Portugal. É de ir!

Friday, October 10, 2008

5ª EMISSÃO DE UM OLHAR SOBRE A SEMANA, NA RÁDIO CISTER DE ALCOBAÇA, JÁ NESTE DOMINGO

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz) apresenta no próximo domingo, 12 de Outubro, a quinta emissão do seu programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que está a ser apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas. Esse espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues. Os temas em debate na quinta emissão do programa Um Olhar Sobre a Semana serão os seguintes:
1. Crise económica mundial está a conduzir muitos países à nacionalização da banca e das seguradoras. Andará por aí o fantasma de Karl Marx à solta?
2. Movimento de alcobacenses contesta instalação de hotel de charme no Mosteiro de Alcobaça e defende regresso dos monges ao monumento. Estará relançada a discussão sobre o assunto?
Manterá certamente a excelente qualidade das quatro emissões anteriores: é de ouvir!

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA INAUGURA CENTRO DE LÍNGUAS E CULTURA CHINESA

Inserido no programa da Sessão Solene de Abertura do Ano lectivo 2008/2009, que terá lugar a 15 de Outubro, vai ser inaugurado, pelas 10 e 30, o Centro de Línguas e Cultura Chinesas (Campus 1 do IPL, Leiria) do Instituto Politécnico de Leiria. Estarão presentes nessa inauguração: Mariano Gago, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, uma delegação composta por representantes do Instituto Politécnico de Macau (IPM), da Universidade de Línguas e Culturas de Pequim e o Embaixador da República Popular da China em Portugal. Além desse Centro será também inaugurado o Edifício Pedagógico da Escola Superior de Saúde, no Campus 2 do Instituto Politécnico de Leiria, pelas 11 e 15. Muitos parabéns e boa sorte!

Thursday, October 09, 2008

CICLO DE CONFERÊNCIAS O SISTEMA POLÍTICO PORTUGUÊS, SÉC. XIX-XXI: CONTINUIDADES E RUPTURAS, EM LISBOA, NA BIBLIOTECA-MUSEU REPÚBLICA E RESISTÊNCIA

Está a decorrer em Lisboa, na Biblioteca-Museu República e Resistência / Cidade Universitária, o ciclo de conferências O Sistema Político Português, Séc. XIX-XXI: Continuidades e Rupturas. Esse ciclo iniciou-se na quarta-feira, 8 de Outubro, e prolongar-se-á até 18 de Fevereiro do próximo ano, em sessões que serão sempre apresentadas às 18 horas, em várias quartas-feiras. Esta interessante iniciativa tem coordenação científica de André Freire, nela participando conferencistas como João Bonifácio Serra, António Costa Pinto e Fernando Rosas, entre outros. A próxima sessão terá lugar em 15 de Outubro, sendo nela conferencista Paulo Jorge Fernandes, que se debruçará sobre O Sistema Político na Monarquia Constitucional. Promete!

MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA ACOMPANHA 40º ANIVERSÁRIO DO 1º ENCONTRO INTERNACIONAL DA HISTÓRIA DA NÁUTICA

Neste mês de Outubro, assinalam-se os 40 anos desde o 1º Encontro Internacional da História da Náutica que decorreu em Coimbra no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra associa-se às comemorações com um conjunto de iniciativas para todas as idades:

- SÁBADOS NO MUSEU. Ateliers especialmente dedicados à orientação e à navegação:
http://www.museudaciencia.pt/index.php?iAction=Actividades&iArea=3&iId=3&iAreaFirstAccess=1#iItem_3

- NOS PASSOS DE MAGALHÃES. Série documental com o apoio da RTP2:
http://www.museudaciencia.pt/index.php?iAction=Actividades&iArea=11&iId=23

- QUEM DESCOBRIU E CARTOGRAFOU A COSTA DA AUSTRÁLIA? Palestra por Peter Trickett:

http://www.museudaciencia.pt/index.php?iAction=Actividades&iArea=13&iId=26
Museu da Ciência - Laboratorio Chimico - Largo Marquês de Pombal - Coimbra
Interessante. Muito interessante!

JORNADA DE ACÇÃO ANTI-XENÓFOBA, EM LISBOA

Jornada de Acção Pela Regularização dos(as) Indocumentados(as), Contra a Onda Xenófoba e Contra o Pacto Sarkozy.
Lisboa - 12 de Outubro - Domingo - 15 horas - Martim Moniz
É de ir!

Wednesday, October 08, 2008

FESTA DO YÉ-YÉ / ANOS 60, EM ALCOBAÇA, NA CASA AMARELA

Familiares, amigos, colegas, moços e moças...
Há quem tenha o prazer de vos convidar para uma
Hiper Mega Super Fashion Sixties Yé-Yé Party!
Em Alcobaça, no próximo sábado, 11 de Outubro
Haverá músicas conhecidas por todos, covers daqueles grandes sucessos dos anos 60 que tanto inspiraram os nossos pais, nos doces momentos em que eles cresceram, se apaixonaram e se fizeram gente... com a banda The Joes
Se és fã dos Beatles...
Se queres dançar ao ritmo dos sixties...
...ou quem sabe fazer um playback de um artista da época...
Haverá prémios para os melhores!
Se anseias por curtir o Twist na versão rock, ou se apenas te apetece estar na nossa companhia...
Não faltes! E leva a família e os amigos!
E sabem... vai ser eleita a Miss Sixty!!
Por isso meninas, senhoras e moças casadoiras, toca a produzir!
Não te esqueças:
Aparece! Canta! Salta! Dança!...
Diverte-te e apaixona-te!
Eles contam contigo!
No sábado, 11 de Outubro
A partir das 21 e 30, em Alcobaça, na Casa Amarela
(Rua Frei Fortunato, 35)
Bilhetes à venda em Alcobaça
no Café Tertúlia e na Perfumaria Cristine
10 euros por pessoa
É de ir! E depois não digam que não avisámos!

MONA LISA SHOW NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

CRIAÇÃO E DIRECÇÃO ARTÍSTICA DE PEDRO GIL
MONA LISA SHOW

Depois do sucesso de Homem-Legenda, Pedro Gil traz-nos uma nova criação! Bem-vindos ao Mona Lisa Show! Um espectáculo provocador e anestesiante!
9, 10, 11 e 12 de Outubro - 21:00
PEQUENO AUDITÓRIO DO CENTRO CULTURAL DE BELÉM
PREÇOS
PLATEIA 15€
LATERAIS 12,5€
DESCONTOS HABITUAIS (para bilhetes adquiridos no CCB)

O que é que está aqui a fazer? ILUSÃO! DRAMA! EROTISMO! VIOLÊNCIA! RISO! VIRTUOSISMO!... e muito MEDO! Mona Lisa Show é um acontecimento onde os seus mais íntimos pensamentos ganham voz e os seus mais secretos desejos se tornam realidade! Do que é que estava à espera? Se está à procura de respostas e é ávido de perguntas, não se vá embora! Esta é a experiência que poderá mudar a sua vida! Em que é que está a pensar? Do que é que se lembra? O que está a sentir? Encontre-se! Esqueça quem é ou o dia que teve! Questione-se, conheça o grande amor, descubra o sentido da vida ou o caminho para a felicidade! Emocione-se, exorcize-se! Venha libertar-se, encontrar a redenção ou simplesmente entregar-se ao prazer! Não se deixe dormir…esteja muito disponível! E tudo isto para quê, afinal?...de que é que se vai lembrar amanhã?
Criação e direcção artística PEDRO GIL
Direcção de produção ANA PEREIRA
Criativo DIOGO MESQUITA
Interpretação AINHOA VIDAL - ANTÓNIO FONSECA - DAVID ALMEIDA - MÓNICA GARNEL - RAQUEL CASTRO - RICARDO GAGEIRO - ROMEU COSTA
Espaço cénico PEDRO SILVA
Adereços PEDRO GODINHO
Música original SÉRGIO DELGADO
Desenho de luz JOSÉ MANUEL RODRIGUES
Vídeo MARIA JOANA FIGUEIREDO
Design gráfico ©MULHER BALA
Assistência de direcção MANUEL HENRIQUES
Vivamente aconselhável!

PELA IGUALDADE! SEXTA-FEIRA, 10 DE OUTUBRO, FRENTE À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Na próxima sexta-feira, 10 de Outubro, o Parlamento discute (às 10h) e vota (às 12h) projectos que estabelecem a igualdade no acesso ao casamento. Essa questão diz respeito a todas as pessoas que se preocupam com os direitos fundamentais, com a cidadania e com a qualidade da nossa democracia. Porque recusamos a discriminação, vamos manifestar-nos:
PELA IGUALDADE!
6ª feira - 10 de Outubro - 12 horas
Lisboa - frente à Assembleia da República
A igualdade é (ou deverá ser) mesmo para todos. É de ir!

ORQUESTRA GULBENKIAN E VIOLONCELISTA TRULS MORK ACTUAM EM LISBOA

Orquestra Gulbenkian e Truls Mørk (violoncelo)
Lawrence Foster (maestro)

9 de Outubro, às 21 horas
10 de Outubro, às 19 horas
Lisboa
Grande Auditorio da Fundação Calouste Gulbenkian

Gioacchino Rossini - Abertura da ópera Guillaume Tell
Edward Elgar - Concerto para Violoncelo e Orquestra em Mi menor, op. 85
Joly Braga Santos - Sinfonia N.º 3

-PREÇOS-
Plateia A

20.00
Plateia B

17.50
Plateia C

15.00
Balcão

10.00
Promete ser um excelente concerto: é de ir!

Tuesday, October 07, 2008

PARAR. PARA PORTUGAL AVANÇAR.

9 de Outubro - 12 horas - Porto - Estação de Metro da Trindade
Em véspera de votação, na Assembleia da República, do projecto de lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o Porto vai parar, com a
UMAR, para dizer que Portugal tem de avançar e deixar de consagrar, no código civil, a discriminação em função da orientação sexual.
Dia 9 de Outubro, quinta-feira, todas/os à estação de metro da Trindade, às 12horas!
Leva uma folha com a frase "ACESSO AO CASAMENTO CIVIL". Chega um pouco mais cedo e age naturalmente, como se fosses um/a mero/a utente à espera do metro. O objectivo é que estejamos todos/as dispersos/as e não em multidão. Quando forem exactamente 12 horas, segura a tua folha. És uma estátua. Não fales nem te mexas. O importante é a tua mensagem.
Passados 2 minutos em que estás completamente estático/a, guarda a tua folha e retoma o teu percurso.
TU SEGUES. A MENSAGEM FICA. PORTUGAL AVANÇA.
Tens dúvidas? Consulta este vídeo. A única diferença é que terás, na mão, a folha onde está escrito "Acesso ao casamento civil". Por um país mais decente que não discrimine parte da sua população, PARAR. PARA PORTUGAL AVANÇAR!
Aparece. Divulga!

AMÉLIA PINTO PAIS LANÇA PADRE ANTÓNIO VIEIRA / IMPERADOR DA LÍNGUA PORTUGUESA, EM LEIRIA, NA LIVRARIA ARQUIVO

No próximo sábado, 11 de Outubro, às 17 e 30, vai ser lançado em Leiria, na Livraria Arquivo, o livro Padre António Vieira / O Imperador da Língua Portuguesa, de autoria de Amélia Pinto Pais. O livro será apresentado por José Augusto Cardoso Bernardes e, tal como tudo o que respeita ao Padre António Vieira, será certamente muito interessante. É de ir!

11º MARIONETAS NA CIDADE - FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE MARIONETAS COMEÇA EM 10 DE OUTUBRO, EM ALCOBAÇA

Nos últimos 10 anos, em Alcobaça, o festival “Marionetas na Cidade”, tem tido como objectivo divulgar a arte da marioneta nas suas diversas vertentes, recorrendo em cada edição do festival à apresentação de vários espectáculos de teatro de marionetas, exposições, debates, acções de formação, actuações de rua, mas apostando sempre na produção nacional de teatro de marionetas. A programação do festival contará com as companhias: Era uma Vez - Teatro de Marionetas, Marionetas da Feira, Alexandre Pring, Marimbondo, Fio d’Azeite, S.A.Marionetas, M.A.O. Marionetas Actores & Objectos. Nesta edição do Festival, para além dos habituais espectáculos de marionetas, debates e animação de rua, realizar-se-ão três exposições, uma de Fotografia intitulada “Outros Bonecos” de João Costa no edifício Adães Bermudes; no Cine-Teatro de Alcobaça “Marionetas do Projecto Tempestade - Theatre of Glass”; e uma outra de marionetas, “Marionetas de Jorge Cerqueira” na Fundação Cultural “Armazém das Artes” em Alcobaça. Teremos também uma Conferência - “Vidas com Marionetas” - com José Carlos Alegria (Marionetista), José Gil (Marionetista), um elemento da companhia Marimbundo, Alexandre Pring, entre outros convidados.
Teremos ainda em Estreia Mundial o espectáculo “A Ver Navios – D. João VI vs Carlota Joaquina” da companhia S.A.Marionetas, no dia 11 de Outubro no Cine-Teatro de Alcobaça pelas 21.30 horas. Este espectáculo é uma co-produção com o Cine-Teatro de Alcobaça e está integrado nas comemorações dos “200 Anos Portugal - Brasil”.
PROGRAMA
10 de Outubro
14h30 – “O Segredo do Rio"de Miguel Sousa Tavares
Companhia: Fio d’Azeite
Auditório da Escola Adães Bermudes (Sujeito a marcação *)
Duração – 50 Minutos
Público Alvo – Maiores de 4 anos
É a história de uma bela amizade entre um peixe e um rapaz, “O Segredo do Rio” que Miguel de Sousa Tavares escreveu, e que agora se apresenta em forma de espectáculo de marionetas de luva.Uma história pedagógica que pode ser lida como uma parábola protagonizada pela humanidade e a natureza: se a humanidade (rapaz) tratar a natureza (peixe) com amor, fidelidade e respeito – no fundo como merece –, a natureza é generosa.A adaptação do livro - que tem ilustrações da artista plástica Fernanda Fragateiro, numa associação feliz que nos consegue transportar para/por uma alegria poética, contagiante, expressa com simplicidade – , pretende ser fiel ao texto e às ilustrações. As marionetas executadas por Jorge Cerqueira, seguindo o traço da ilustração, e ainda as novas ilustrações feitas, propositadamente, pela artista plástica para este espectáculo, não desvirtuam o objectivo enunciado, fidelidade ao texto e à linha gráfica, e concorrem para refinar a plasticidade, assim como o jogo de sentimentos e emoções, que se pretende transmitir através do espectáculo.
Ficha Artística: Autor Miguel Sousa Taveres; Adaptação e Encenação Nuno Correia Pinto; Manipulação Nuno Correia Pinto e Sandra Nunes; Marionetas Jorge Cerqueira; Ilustração Fernanda Fragateiro; Fotografia e Imagem Gráfica André Rabaça; Desenho de Luz André Rabaça; Sonoplastia Carlos Arroja; Operador Luz e Som André Rabaça Direcção de Produção Nuno Correia Pinto; Assistente de Produção Carla Dias; Secretariado Cristina Costa; Direcção Técnica André Rabaça; Montagem André Rabaça e Pedro Tomé.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
15h30 – Inauguração da Exposição
“Outros Bonecos" Fotografias de João Costa
Escola Adães Bermudes
De 10 a 31 de Outubro
18h30 – Inauguração da Exposição
“Marionetas de Jorge Cerqueira"
Armazém das Artes
de 10 a 31 de Outubro
22h00 – Conferência
“Vidas com bonecos”
Tertúlia Café - Alcobaça
-----------------------------------------------------------------------------------------------
24h00 – “Ban the Banana”
Companhia: Marimbondo
Alcopázio Bar - Alcobaça
Duração – 35 Minutos
Público Alvo – Maiores de 18 anos
É 1 espectáculo para 3 actores e bonecos, que, como não podia deixar de ser, no nosso caso são bananas...Tudo começa com uma conferência, na qual o conferencista explica os perigos da banana na nossa vida moderna e faz o apelo para que tal fruto seja banido da nossa sociedade... Entra Chiquita, a assistente do cabaret e diz-lhe que o melhor é ele despachar-se, pois tem de fazer um espectáculo. No entretanto oferece uma banana ao conferencista, que ao comê-la entra em transe e passa a fazer parte do cabaret. Aí apresentam-se vários números:- Banália Rodrigues, a fadista- Mr BBQ (o cuspidor de fogo) e a Tocha Humana- O concurso que determina quem é o mais rápido comedor de bananas daquela noite- Janine, the invisible touch, a única banana que faz um strip-tease, etc, etc.
Ficha Artística
com os artistas:Natasha Skooteroff / The Fakir Ouchmamaprickit /The Great Bananini (Houdini´s First Cousin)Tattoo Banana / Polar Banana / Banana Twins /China Banana /Brasil Banana /Prehistory Banana
11 de Outubro
11h00 – “Teatro D. Roberto”
Companhia: José Gil (S.A.Marionetas)
Mercado Municipal de Alcobaça
Duração – 35 Minutos
Público Alvo – Maiores de 4 anos
Originário da tradição europeia de marionetas de luva, que se julga ter tido a sua génese na Polichinelo da Comédia Dell’Arte Italiana do séc. XVI, o Teatro de Robertos Português mantém as características próprias desta forma de teatro tradicional. Tendo aparecido em Portugal no séc. XVIII, manteve-se quase inalterado até meados do séc. XX, altura em que entrou em decadência, muito por força da concorrência com formas mais contemporâneas de entretenimento popular. A S.A.Marionetas, tendo tido o privilégio do contacto directo com o Mestre António Dias, um dos últimos fantocheiros populares portugueses, recriou, a partir do seu testemunho, duas peças "O Barbeiro" e "A Tourada", que compõem o repertório deste espectáculo de rua. Pretende-se não deixar desaparecer o teatro de Robertos, enquanto herança cultural portuguesa.
Ficha Artística
Bonecreiro: José Gil / Construção de Bonecos e Adereços: José Gil / Costureira: Maria Luísa Valbom / Pesquisa: José Gil e Sofia Vinagre / Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
15h30 – “A história da Carochinha”
Era uma vez – Teatro de Marionetas
Praça 25 de Abril
Duração – 50 Minutos
Público Alvo – Maiores de 4 anos
Era uma vez uma carochinha que andava a varrer a casa e achou cinco réis e foi logoter com uma vizinha e perguntou-lhe:«Ó vizinha, que hei-de eu fazer a estes cinco réis?»Respondeu-lhe a vizinha: «Compra doces.» «Nada, nada, que é lambarice.» Foi ter com outra que lhe disse: «Compra itas,flores, braceletes e brincos e va-ite pôr à janela e diz:«Quem quer casar com a carochinhaQue é bonita e perfeitinha?»Apareceram vários pretendentes: um boi, um burro, um cão, um gato e um rato, que sechamava João Ratão. A Carochinha e o João Ratão apaixonaram-se, casaram-se. Certo dia a Carochinha pediu ao João Ratão que lhe ficasse a tomar conta da panelaonde cozia feijões para o jantar. O João Ratão, que era guloso, ao provar os feijões caiu dentro da panela e lá ficou. Quando a Carochinha chegou a casa, encontrou o seu João morto na panela.
Ficha Artística
Texto – José Carlos Alegria / Vozes e Manipulação – Carlos Miguel Meira Alegria / José Carlos Alegria / Bonecos – Vasco Fernando / Cenário – António Canelas /Luz – Era Uma Vez, teatro de marionetas / Som – Carlos Miguel Meira Alegria / Fotografia – Ana Margarida Leitão
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
16h30 – “Circo de Marionetas”
Companhia: Marionetas da Feira
Praça 25 de Abril
Duração – 40 Minutos
Público Alvo – Maiores de 3 aos 103 anos
Um manipulador/clown um pouco desastrado e uma quantidade de convidados manipulados por fios, dão origem a situações de poesia e humor, num espectáculo de teatro de marionetas. É montado um pequeno -grande circo aos olhos do espectador onde dentro dele se vai desenrolando toda a acção de um circo mas todo ele com bonecos. O apresentador, o trapezista, a bailarina, o ciclista, o contorcionista, a fera amestrada, o terrível esqueleto e um grande final surpresa.Um micro-circo concebido para crianças dos 3 aos 103 anos de idade. É proibido dormir durante este espectáculo, por isso tragam toda a alegria e recebam toda a diversão.
Ficha Artística
Manipulador: Rui Sousa /Bonecos: Rui Sousa
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
17h00 – “Judite-T"
Companhia: Alexandre Pring
Praça 25 de Abril
Duração – 15 Minutos
Público Alvo – Maiores de 3 anos
Judite-T é uma marioneta de tamanho real, e mais uma criação do actor e marionetista Alexandre Pring, que actualmente vem explorando em seus trabalhos, a simplicidade, o improviso e o contacto directo com o público. É inspirada em sua primeira performance da série, “Marieta-M”, cuja além da improvisação, dança e humor, ele utiliza em ambas, linguagens e técnicas de manipulação muito semelhantes, misturando marionetas, dança e clown, fazendo uso, portanto, de uma linguagem não verbal.
Ficha Artística
Marionetista/ Bailarino: Alexandre Pring /Marioneta: Alexandre Pring
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
21h00 - Inauguração da Exposição
Marionetas do Projecto " Tempestade - Theater of Glass ”
Cine-Teatro de Alcobaça
de 10 a 27 de Outubro
Estreia Mundial 21h30 – “A Ver Navios – D. João VI vs Carlota Joaquina”
Companhia: S.A.Marionetas
Cine-Teatro de Alcobaça
Duração – 60 Minutos
Público Alvo – Maiores de 4 anos
Co-produção S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos e Cine-Teatro de Alcobaça Espectáculo integrado nas comemorações dos 200 Anos Portugal - Brasil
A Ver Navios…1807, Novembro. Quase às portas de Lisboa as tropas de Napoleão ameaçam fazer capitular o Rei, como já aconteceu por toda a Europa e mesmo com a vizinha Espanha com quem tinha anteriormente feito uma coligação. No gabinete D. João VI reúne com os seus conselheiros. Tem que decidir se entra no Bloqueio Continental decretado por Napoleão contra os Ingleses, ou se parte numa viagem jamais feita por um monarca europeu contando com o apoio dos “sempre presentes e velhos aliados” Ingleses.Em Lisboa, capital do reino corre-se desenfreadamente. Finalmente foi tomada a decisão há muito pensada e por todos adiada. A corte vai partir numa viagem inédita. Transfere-se a Rainha, o Príncipe Regente, a Princesa sua mulher, os príncipes e as princesas, ministros, conselheiros, tesoureiros, secretários, esmoleres, alcaides, escrivãos, criados, pratas, livros, ouros, quadros, porcelanas… para o outro lado do oceano.Assim tem início o espectáculo que conta a grande aventura de D. João VI e toda a sua corte no Brasil. Conta-se como foi e porque foi. O elenco conta com cerca de 20 marionetas de fios que representam o D. João, D. Carlota, D. Maria, os filhos D. Pedro e D. Miguel, os Conselheiros D. Rodrigo de Sousa Coutinho, António Araújo e Azevedo, William Beresford, Lord Strangford, entre outros e como não podia deixar de ser Napoleão Bonaparte.Inicia-se a narrativa com a partida da corte para o Brasil e o impacto da mesma na vida da colónia, regressando por momentos a Portugal e às Guerras Peninsulares, para de novo voltar às peripécias da vida quotidiana do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve do outro lado do Oceano. No final teremos D. Pedro que fica e Napoleão que confessa ter sido enganado.Destaca-se ainda o grande rigor na confecção dos figurinos das marionetas bem como de cenários e estruturas cénicas que se baseiam em originais da época.
Ficha ArtísticaTexto Original de Sofia Vinagre, José Gil e Natacha Costa Pereira Direcção de Manipulação de José Gil Construção das Marionetas de Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira e José Gil Figurinos das Marionetas de Sofia VinagrePintura das Marionetas de Natacha Costa PereiraFigurinos dos Marionetistas de Maria Luisa Valbom GilMarionetistas: José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia VinagrePintura dos Cenários de Natacha Costa PereiraEstruturas Cénicas de José GilPesquisa – Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira Co-produção de S.A.Marionetas e Cine-Teatro de Alcobaça
Espectáculo integrado nas comemorações oficiais dos “200 Anos Portugal – Brasil”
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------12 de Outubro
15h30 – “Dança comigo”
Companhia: Marionetas de Viana
Praça 25 de Abril
Duração – 45 Minutos
Público Alvo – Maiores de 4 anos
É o espectáculo mais conhecido e mais popular do grupo. Foi apresentado em vários Festivais, em Portugal e no resto da Europa, entre eles no de Istambul, onde foi considerado o melhor espectáculo. No espectáculo, podem-se apreciar as técnicas mistas de uso da Marionetas num ângulo contemporâneo, embora todas encontradas na tradição. A história é contada sem texto mas com muito ritmo, tampouco necessita de palavras. É o amor. É a Vida. São os encontros e desencontros em espiral. Podem sorrir, podem mesmo rir e também chorar se quiserem. Da nossa parte só gostávamos de repetir o nosso convite um por um e para todos: Dança Comigo!
Encenação: Alexandre VorontsovCenografia Marionetas Adereços: Alexandre Vorontsov e Sabahat PassosInterpretação: Carla Magalhães e Alexandre VorontsovDesenho de Luz: Filipe LopesOperação de Luz e Som: André Teoman--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
16h30 -– “Judite-T"
Companhia: Alexandre Pring
Praça 25 de Abril
Duração – 15 Minutos
Público Alvo – Maiores de 3 anos
Judite-T é uma marioneta de tamanho real, e mais uma criação do actor e marionetista Alexandre Pring, que actualmente vem explorando em seus trabalhos, a simplicidade, o improviso e o contacto directo com o público. É inspirada em sua primeira performance da série, “Marieta-M”, cuja além da improvisação, dança e humor, ele utiliza em ambas, linguagens e técnicas de manipulação muito semelhantes, misturando marionetas, dança e clown, fazendo uso, portanto, de uma linguagem não verbal.
Ficha Artística
Marionetista/ Bailarino: Alexandre Pring /Marioneta: Alexandre Pring
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
17h00 – “Teatro D. Roberto”
Companhia: José Gil (S.A.Marionetas)
Praça 25 de Abril
Duração – 35 Minutos
Público Alvo – Maiores de 4 anos

Fernanda Fragateiro; Fotografia e Imagem Gráfica André Rabaça; Desenho de Luz André Rabaça; Sonoplastia Carlos Arroja; Operador Luz e Som André Rabaça Direcção de Produção Nuno Correia Pinto; Assistente de Produção Carla Dias; Secretariado Cristina Costa; Direcção Técnica André Rabaça; Montagem André Rabaça e Pedro Tomé.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
15h30 – Inauguração da Exposição “Outros Bonecos" Fotografias de João Costa Escola Adães Bermudes De 10 a 31 de Outubro
----------------------------------------------------------------------------------------------
18h30 – Inauguração da Exposição “Marionetas de Jorge Cerqueira" Armazém das Artes de 10 a 31 de Outubro ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------22h00 – Conferência “Vidas com bonecos” Tertúlia Café - Alcobaça
-----------------------------------------------------------------------------------------------
24h00 – “Ban the Banana” Companhia: Marimbondo Alcopázio Bar - Alcobaça Duração – 35 Minutos Público Alvo – Maiores de 18 anos
É 1 espectáculo para 3 actores e bonecos, que, como não podia deixar de ser, no nosso caso são bananas...Tudo começa com uma conferência, na qual o conferencista explica os perigos da banana na nossa vida moderna e faz o apelo para que tal fruto seja banido da nossa sociedade... Entra Chiquita, a assistente do cabaret e diz-lhe que o melhor é ele despachar-se, pois tem de fazer um espectáculo. No entretanto oferece uma banana ao conferencista, que ao comê-la entra em transe e passa a fazer parte do cabaret. Aí apresentam-se vários números:- Banália Rodrigues, a fadista- Mr BBQ (o cuspidor de fogo) e a Tocha Humana- O concurso que determina quem é o mais rápido comedor de bananas daquela noite- Janine, the invisible touch, a única banana que faz um strip-tease, etc, etc.
Ficha Artística
com os artistas:Natasha Skooteroff / The Fakir Ouchmamaprickit /The Great Bananini (Houdini´s First Cousin)Tattoo Banana / Polar Banana / Banana Twins /China Banana /Brasil Banana /Prehistory Banana
11 de Outubro
11h00 – “Teatro D. Roberto” Companhia: José Gil (S.A.Marionetas) Mercado Municipal de Alcobaça Duração – 35 Minutos Público Alvo – Maiores de 4 anos
Originário da tradição europeia de marionetas de luva, que se julga ter tido a sua génese na Polichinelo da Comédia Dell’Arte Italiana do séc. XVI, o Teatro de Robertos Português mantém as características próprias desta forma de teatro tradicional. Tendo aparecido em Portugal no séc. XVIII, manteve-se quase inalterado até meados do séc. XX, altura em que entrou em decadência, muito por força da concorrência com formas mais contemporâneas de entretenimento popular. A S.A.Marionetas, tendo tido o privilégio do contacto directo com o Mestre António Dias, um dos últimos fantocheiros populares portugueses, recriou, a partir do seu testemunho, duas peças "O Barbeiro" e "A Tourada", que compõem o repertório deste espectáculo de rua. Pretende-se não deixar desaparecer o teatro de Robertos, enquanto herança cultural portuguesa.
Ficha Artística
Bonecreiro: José Gil / Construção de Bonecos e Adereços: José Gil / Costureira: Maria Luísa Valbom / Pesquisa: José Gil e Sofia Vinagre / Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
15h30 – “A história da Carochinha” Era uma vez – Teatro de Marionetas Praça 25 de Abril Duração – 50 Minutos Público Alvo – Maiores de 4 anos
Era uma vez uma carochinha que andava a varrer a casa e achou cinco réis e foi logoter com uma vizinha e perguntou-lhe:«Ó vizinha, que hei-de eu fazer a estes cinco réis?»Respondeu-lhe a vizinha: «Compra doces.» «Nada, nada, que é lambarice.» Foi ter com outra que lhe disse: «Compra itas,flores, braceletes e brincos e va-ite pôr à janela e diz:«Quem quer casar com a carochinhaQue é bonita e perfeitinha?»Apareceram vários pretendentes: um boi, um burro, um cão, um gato e um rato, que sechamava João Ratão. A Carochinha e o João Ratão apaixonaram-se, casaram-se. Certo dia a Carochinha pediu ao João Ratão que lhe ficasse a tomar conta da panelaonde cozia feijões para o jantar. O João Ratão, que era guloso, ao provar os feijões caiu dentro da panela e lá ficou. Quando a Carochinha chegou a casa, encontrou o seu João morto na panela.
Ficha Artística
Texto – José Carlos Alegria / Vozes e Manipulação – Carlos Miguel Meira Alegria / José Carlos Alegria / Bonecos – Vasco Fernando / Cenário – António Canelas /Luz – Era Uma Vez, teatro de marionetas / Som – Carlos Miguel Meira Alegria / Fotografia – Ana Margarida Leitão
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
16h30 – “Circo de Marionetas” Companhia: Marionetas da Feira Praça 25 de Abril Duração – 40 Minutos Público Alvo – Maiores de 3 aos 103 anos
Um manipulador/clown um pouco desastrado e uma quantidade de convidados manipulados por fios, dão origem a situações de poesia e humor, num espectáculo de teatro de marionetas. É montado um pequeno -grande circo aos olhos do espectador onde dentro dele se vai desenrolando toda a acção de um circo mas todo ele com bonecos. O apresentador, o trapezista, a bailarina, o ciclista, o contorcionista, a fera amestrada, o terrível esqueleto e um grande final surpresa.Um micro-circo concebido para crianças dos 3 aos 103 anos de idade. É proibido dormir durante este espectáculo, por isso tragam toda a alegria e recebam toda a diversão.
Ficha Artística
Manipulador: Rui Sousa /Bonecos: Rui Sousa
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
17h00 – “Judite-T" Companhia: Alexandre Pring Praça 25 de Abril Duração – 15 Minutos Público Alvo – Maiores de 3 anos
Judite-T é uma marioneta de tamanho real, e mais uma criação do actor e marionetista Alexandre Pring, que actualmente vem explorando em seus trabalhos, a simplicidade, o improviso e o contacto directo com o público. É inspirada em sua primeira performance da série, “Marieta-M”, cuja além da improvisação, dança e humor, ele utiliza em ambas, linguagens e técnicas de manipulação muito semelhantes, misturando marionetas, dança e clown, fazendo uso, portanto, de uma linguagem não verbal.
Ficha Artística
Marionetista/ Bailarino: Alexandre Pring /Marioneta: Alexandre Pring
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
21h00 - Inauguração da Exposição Marionetas do Projecto " Tempestade - Theater of Glass ” Cine-Teatro de Alcobaça de 10 a 27 de Outubro--------------------------------------------------------------------------------
Estreia Mundial 21h30 – “A Ver Navios – D. João VI vs Carlota Joaquina” Companhia: S.A.Marionetas Cine-Teatro de Alcobaça Duração – 60 Minutos Público Alvo – Maiores de 4 anos Co-produção S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos e Cine-Teatro de Alcobaça Espectáculo integrado nas comemorações dos 200 Anos Portugal - Brasil
A Ver Navios…1807, Novembro. Quase às portas de Lisboa as tropas de Napoleão ameaçam fazer capitular o Rei, como já aconteceu por toda a Europa e mesmo com a vizinha Espanha com quem tinha anteriormente feito uma coligação. No gabinete D. João VI reúne com os seus conselheiros. Tem que decidir se entra no Bloqueio Continental decretado por Napoleão contra os Ingleses, ou se parte numa viagem jamais feita por um monarca europeu contando com o apoio dos “sempre presentes e velhos aliados” Ingleses.Em Lisboa, capital do reino corre-se desenfreadamente. Finalmente foi tomada a decisão há muito pensada e por todos adiada. A corte vai partir numa viagem inédita. Transfere-se a Rainha, o Príncipe Regente, a Princesa sua mulher, os príncipes e as princesas, ministros, conselheiros, tesoureiros, secretários, esmoleres, alcaides, escrivãos, criados, pratas, livros, ouros, quadros, porcelanas… para o outro lado do oceano.Assim tem início o espectáculo que conta a grande aventura de D. João VI e toda a sua corte no Brasil. Conta-se como foi e porque foi. O elenco conta com cerca de 20 marionetas de fios que representam o D. João, D. Carlota, D. Maria, os filhos D. Pedro e D. Miguel, os Conselheiros D. Rodrigo de Sousa Coutinho, António Araújo e Azevedo, William Beresford, Lord Strangford, entre outros e como não podia deixar de ser Napoleão Bonaparte.Inicia-se a narrativa com a partida da corte para o Brasil e o impacto da mesma na vida da colónia, regressando por momentos a Portugal e às Guerras Peninsulares, para de novo voltar às peripécias da vida quotidiana do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve do outro lado do Oceano. No final teremos D. Pedro que fica e Napoleão que confessa ter sido enganado.Destaca-se ainda o grande rigor na confecção dos figurinos das marionetas bem como de cenários e estruturas cénicas que se baseiam em originais da época.
Ficha ArtísticaTexto Original de Sofia Vinagre, José Gil e Natacha Costa Pereira Direcção de Manipulação de José Gil Construção das Marionetas de Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira e José Gil Figurinos das Marionetas de Sofia VinagrePintura das Marionetas de Natacha Costa PereiraFigurinos dos Marionetistas de Maria Luisa Valbom GilMarionetistas: José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia VinagrePintura dos Cenários de Natacha Costa PereiraEstruturas Cénicas de José GilPesquisa – Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira Co-produção de S.A.Marionetas e Cine-Teatro de Alcobaça
Espectáculo integrado nas comemorações oficiais dos “200 Anos Portugal – Brasil”
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------12 de Outubro
15h30 – “Dança comigo” Companhia: Marionetas de Viana Praça 25 de Abril Duração – 45 Minutos Público Alvo – Maiores de 4 anos
É o espectáculo mais conhecido e mais popular do grupo. Foi apresentado em vários Festivais, em Portugal e no resto da Europa, entre eles no de Istambul, onde foi considerado o melhor espectáculo. No espectáculo, podem-se apreciar as técnicas mistas de uso da Marionetas num ângulo contemporâneo, embora todas encontradas na tradição. A história é contada sem texto mas com muito ritmo, tampouco necessita de palavras. É o amor. É a Vida. São os encontros e desencontros em espiral. Podem sorrir, podem mesmo rir e também chorar se quiserem. Da nossa parte só gostávamos de repetir o nosso convite um por um e para todos: Dança Comigo!
Encenação: Alexandre VorontsovCenografia Marionetas Adereços: Alexandre Vorontsov e Sabahat PassosInterpretação: Carla Magalhães e Alexandre VorontsovDesenho de Luz: Filipe LopesOperação de Luz e Som: André Teoman--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
16h30 -– “Judite-T" Companhia: Alexandre Pring Praça 25 de Abril Duração – 15 Minutos Público Alvo – Maiores de 3 anos
Judite-T é uma marioneta de tamanho real, e mais uma criação do actor e marionetista Alexandre Pring, que actualmente vem explorando em seus trabalhos, a simplicidade, o improviso e o contacto directo com o público. É inspirada em sua primeira performance da série, “Marieta-M”, cuja além da improvisação, dança e humor, ele utiliza em ambas, linguagens e técnicas de manipulação muito semelhantes, misturando marionetas, dança e clown, fazendo uso, portanto, de uma linguagem não verbal.
Ficha Artística
Marionetista/ Bailarino: Alexandre Pring /Marioneta: Alexandre Pring
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
17h00 – “Teatro D. Roberto” Companhia: José Gil (S.A.Marionetas) Praça 25 de Abril Duração – 35 Minutos Público Alvo – Maiores de 4 anos
Originário da tradição europeia de marionetas de luva, que se julga ter tido a sua génese na Polichinelo da Comédia Dell’Arte Italiana do séc. XVI, o Teatro de Robertos Português mantém as características próprias desta forma de teatro tradicional. Tendo aparecido em Portugal no séc. XVIII, manteve-se quase inalterado até meados do séc. XX, altura em que entrou em decadência, muito por força da concorrência com formas mais contemporâneas de entretenimento popular. A S.A.Marionetas, tendo tido o privilégio do contacto directo com o Mestre António Dias, um dos últimos fantocheiros populares portugueses, recriou, a partir do seu testemunho, duas peças "O Barbeiro" e "A Tourada", que compõem o repertório deste espectáculo de rua. Pretende-se não deixar desaparecer o teatro de Robertos, enquanto herança cultural portuguesa.
Ficha Artística
Bonecreiro: José Gil / Construção de Bonecos e Adereços: José Gil / Costureira: Maria Luísa Valbom / Pesquisa: José Gil e Sofia Vinagre / Produção: S.A
Organização: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos
A 11ª edição do Festival Nacional de Teatro de Marionetas NÃO TEM o Apoio do M.C./ DGArtes, facto que não o impede de ser uma notável e sedutora iniciativa. É de ir! A todas!

Monday, October 06, 2008

AMI APELA À REUTILIZAÇÃO DE CONSUMÍVEIS INFORMÁTICOS E TELEMÓVEIS

A AMI apela à reutilização de consumíveis informáticos e telemóveis. A reutilização desses equipamentos permite poupar matérias-primas e energia, ao mesmo tempo que reduz o volume de resíduos produzido. A actual produção de resíduos e o consumo de matérias-primas e de energia não são comportáveis com as capacidades do planeta para os regenerar, e este problema torna-se ainda mais insustentável à medida que novos países se juntam ao grupo dos industrializados e consumistas, como é o caso actual da China e da Índia. A solução para este problema pode passar por acções tão simples como reencher os seus tinteiros e toners vazios ou como enviar o seu telemóvel velho para países menos desenvolvidos, onde este será reutilizado.
A AMI desenvolveu um projecto que serve de exemplo àquilo que pode ser feito. O encaminhamento de 440 mil consumíveis informáticos e telemóveis para reutilização permitiu angariar 220 mil euros, mostrando assim que este problema pode ao mesmo tempo ser uma oportunidade. Estes fundos foram utilizados no financiamento das Equipas de Rua da AMI, que prestam apoio social e psicológico aos sem-abrigo com o objectivo de melhorar a sua qualidade de vida. Para além de 6.000 empresas (como a Aki, a Avia, o Intermarche ou a PT) que participam neste projecto através dos seus escritórios, vários estabelecimentos e juntas de freguesia já se disponibilizaram para ajudar a AMI na recolha dos equipamentos: para saber como reutilizar os seus consumíveis informáticos e telemóveis, contacte:
reciclagem@ami.org.pt.
Fundação AMI
Rua José do Patrocínio, 49
1949-008 Lisboa
Telf 218362100 / Fax 218362199
É de colaborar! Já!

UMA CAIXINHA DE SURPRESAS EM LISBOA, NO MAXIME, EM 11 DE OUTUBRO: CARAVAN CABARET

Senhoras e senhores, meninos e meninas, chefes de família, funcionários, secretárias, intelectuais, desempregados, vereadores da cultura, directores gerais, moradores de um mundo no qual sonhar é uma urgência… Não perca o privilégio de presenciar o imaginário dos veludos e luzes vermelhas, dentro de um verdadeiro cabaret. Dia 11 de Outubro, o Cabaret Maxime tem a honra de abrir as suas portas ao Caravan Cabaret, numa revelação mágica de dois pedacinhos ambulantes de história. Uma caixa de surpresas; um refúgio para proscritos; a estação terminal dos artistas que nenhum espectáculo quer. Bailarinas expulsas dos melhores music-halls de Paris; cómicos espancados nos night clubs de Nova Iorque; mágicos fugidos dos Circos Mundiais; aberrantes belezas esquecidas numa bomba de gasolina por um Freak Show no Minnesota; um cantor que nunca actuará no Coliseu dos Recreios. Para esta família de outsiders interestelares o cabaret é uma forma de viver, dever, de sentir. Um boulevard de sonhos desfeitos. O Caravan Cabaret é um castigo divino; artistas condenados a vaguear eternamente numa estrada perdida, num revivalismo de glórias passadas; pequenas doses de arte concentrada, a ponto de serem deitadas para o vazio do esquecimento. Um espectáculo de vanguardismo fulgurante e prestígio garantido. Bem vindos ao Caravan Cabaret!
Sábado - 11 de Outubro - bilhetes € 10,00
Cabaret Maxime - Praça da Alegria, 58 - Lisboa
abertura de portas 22h00 - espectáculo 23h30
Merece uma visitinha, não é?

Sunday, October 05, 2008

HAPPENING UM MANIFESTO SOBRE O TEMPO, DO IMPRESSO IMPROVISO, NO RABISCUITS 08, EM ALCOBAÇA, JÁ ESTÁ PUBLICADO NO SITE DAQUELE PROJECTO ARTÍSTICO

Já aqui escrevemos que um dos mais interessantes projectos apresentados em Alcobaça, durante o recente Rabiscuits 08, foi o happening Um Manifesto Sobre o Tempo, do projecto artístico Impresso Improviso (no qual tivemos até a suprema felicidade de colaborar!). Essa aliciante e interventiva produção artística já está publicada no site daquele projecto
e trata-se mesmo de um trabalho de imprescindível consulta para quem apreciou o mesmíssimo projecto ao vivo, durante a terceira e bem sucedida edição daquela mostra de arte experimental.
O Impresso Improviso é um projecto site specific. No local do improviso é instalado um pequeno estúdio onde são fotografadas pessoas e objectos, que vão passando pelo espaço no dia do happening. As imagens são depois tratadas, impressas e coladas num mural in loco. O improviso pode ser realizado numa parede ou em painéis amovíveis, ao ar livre ou espaços fechados.
O Impresso Improviso é constituído por:
ana pereira =
imagem [www.anapereira.com], simpática e bonita criatura, durante alguns anos ligada a Alcobaça, que aqui voltamos a felicitar pela sua participação neste projecto.
geovane freitas =
manipulação [www.geosouza.wordpress.com]
mafalda martins = texto [www.diariodesombras.wordpress.com]
É mesmo muito interessante: é de ver e rever!

S. A. MARIONETAS APRESENTA ESTREIA MUNDIAL DE A VER NAVIOS, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

A companhia S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos e o Cine–Teatro de Alcobaça, apresentam, em Estreia Mundial, a última produção da companhia S.A.Marionetas “A Ver Navios – no reinado de D.João VI e Carlota Joaquina”, um original de José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira, no dia 11 de Outubro, pelas 21.30 horas no grande auditório do Cine-Teatro de Alcobaça.
(Espectáculo integrado no 11º Festival Nacional de Teatro de Marionetas “Marionetas na Cidade”)

Sinopse:
A Ver Navios…
1807, Novembro- Quase às portas de Lisboa as tropas de Napoleão ameaçam fazer capitular o Rei, como já aconteceu por toda a Europa e mesmo com a vizinha Espanha, com quem tinha anteriormente feito uma coligação. No gabinete, D. João VI reúne com os seus conselheiros. Tem que decidir se entra no Bloqueio Continental decretado por Napoleão contra os Ingleses, ou se parte numa viagem jamais feita por um monarca europeu contando com o apoio dos “sempre presentes e velhos aliados” Ingleses. Em Lisboa, capital do reino, corre-se desenfreadamente. Finalmente foi tomada a decisão há muito pensada e por todos adiada. A corte vai partir numa viagem inédita. Transfere-se a Rainha, o Príncipe Regente, a Princesa sua mulher, os príncipes e as princesas, ministros, conselheiros, tesoureiros, secretários, esmoleres, alcaides, escrivãos, criados, pratas, livros, ouros, quadros, porcelanas… para o outro lado do oceano. Assim tem início o espectáculo, que conta a grande aventura de D. João VI e toda a sua corte no Brasil. Conta-se como foi e porque foi. O elenco conta com cerca de 20 marionetas de fios, que representam D. João, D. Carlota, D. Maria, os filhos D. Pedro e D. Miguel, os Conselheiros D. Rodrigo de Sousa Coutinho, António Araújo e Azevedo, William Beresford, Lord Strangford, entre outros e como não podia deixar de ser Napoleão Bonaparte. Inicia-se a narrativa com a partida da corte para o Brasil e o impacto da mesma na vida da colónia, regressando por momentos a Portugal e às Guerras Peninsulares, para de novo voltar às peripécias da vida quotidiana do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve do outro lado do Oceano. No final teremos D. Pedro que fica e Napoleão que confessa ter sido enganado. Destaca-se ainda o grande rigor na confecção dos figurinos das marionetas bem como de cenários e estruturas cénicas que se baseiam em originais da época.

Ficha Artística:
Texto Original de Sofia Vinagre, José Gil e Natacha Costa Pereira
Direcção de Manipulação de José Gil
Construção das Marionetas de Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira e José Gil
Figurinos das Marionetas de Sofia Vinagre
Pintura das Marionetas de Natacha Costa Pereira
Figurinos dos Marionetistas de Maria Luisa Valbom Gil
Marionetistas: José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Vinagre, Rui Sousa
Contra-regra: Rui Sousa
Pintura dos Cenários de Natacha Costa Pereira
Estruturas Cénicas de José Gil
Músico: Rui Sousa
Pesquisa – Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira
Co-produção de S.A.Marionetas e Cine-Teatro de Alcobaça
Espectáculo integrado nas comemorações dos “200 Anos Portugal – Brasil”
Afiançamos muito claramente a qualidade do espectáculo, de caras!

FESTCINE AMAZÓNIA - UM FESTIVAL ITINERANTE DE CINEMA E VIDEO NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra acolhe a 8, 9 e 10 de Outubro o festival de cinema e vídeo itinerante FestCineAmazónia. Promovida pelo Centro de Estudos Sociais (CES), a iniciativa faz parte das comemorações dos 30 anos de actividade do CES e conta com debates, mostras e projecções de filmes. Criado em 2003, o FestCineAmazónia decorre uma vez por ano na cidade de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia (Amazônia Legal - Brasil). Propõe uma selecção de curtas e médias metragens de ficção, documentários e filmes de animação, para uma maior divulgação e um melhor conhecimento das diversas problemáticas que envolvem o tema da Amazónia. Na sua versão itinerante, o FestCineAmazónia viajou pela América Latina, no Peru, na Bolívia e na Colômbia, atravessando agora o Atlântico até Portugal. Consulte aqui o programa do festival e entusiame-se, a entrada é absolutamente gratuita. É de ir!