Saturday, March 13, 2010

É HOJE: DJ VASCO x 3, EM ALCOBAÇA, NO ALCOPÁZIO BAR

Alcopázio Bar . Rua D. Maur Cocheril . Alcobaça
Sábado . 13 de Março. 23h30
Dj/Set Mano a Mano
com
-Dj César Augusto Vasco & Dj José Alberto Vasco-
participação do convidado muito especial
-Dj José Nuno Vasco-
3 gerações de Vascos no comando dos pratos e da mesa de mistura!
É de ir!

Friday, March 12, 2010

SÉRGIO CAROLINO & ENSEMBLE PORTUGUÊS DE TUBAS HOW LONG CAN YOU GO? APRESENTAM VENENO, NO PORTO

Ensemble Português de Tubas
HOW LOW CAN YOU GO?
13 de Março 2010 às 21h30
Teatro Helena Sá e Costa - Porto
Direcção artística e fundador, Sérgio Carolino
Romeu Silva, direcção

Concerto de apresentação do disco "VENENO" | Editora Afinaudio, do Ensemble Português de Tubas, gravado no palco do Teatro Helena Sá e Costa em Agosto de 2009 sob direcção artística de Sérgio Carolino.
Convidados especiais: Roland Szentpáli (Hungria) e Harri Lidsle (Finlândia) e Roger Bobo como narrador!

Neste concerto poderam ouvir obras dos compositores Jànos Mazura (Hungria), Frank Lynn Payne, Mike Forbes, LETTUCE (EUA), Joaquin Rodrigo (Espanha), Torstein Aagaard-Nilsen (Noruega), Philip Sparke (Inglaterra) e Jacques Bolognesi (França). Harri Lidsle tuba solo da Orquestra de Lahti Finlândia será um dos convidados para além dos talentosos artistas portugueses, Ricardo Antão no eufónio e Gil Gonçalves na tuba e no flugabone. Mário Costa estará na bateria!....

"Se uma tuba incomoda muita gente....imagine OITO! Sim... leu bem! Oito tubas! Que turbulência...
Na realidade, este ensemble de baixa frequência pode extrair tanto os sons mais macios e de uma leveza inacreditável como obter uma potência sonora só comparada ao do magistral órgão de tubos!
Este é o mais versátil dos instrumentos da 'família metalúrgica'... com uma extensão de 5 oitavas, pode fazer a mais bela das melodias e o mais sólido e poderoso 'baixo', para além de unificar todas as vozes instrumentais no seio de uma orquestra sinfónica. Quem nunca ouviu os famosos solos de tuba nos filmes históricos de Steven Spielberg "O Tubarão" ou mesmo a voz da nave mãe dos extraterrestres nos "Encontros Imediatos de 3.º Grau"? E - porque não? - o solo do gigantesco Jabba the Hutt na mítica trilogia "Guerra das Estrelas - O Regresso do Jedi" de George Lucas?
Ponha o cinto e prepare-se para uma experiência nas profundezas sonoras e no reino dos TUBArões e coisas afins!..."

Absolutamente imperdível!

PAUL HILLIER & THE THEATRE OF VOICES, EM LISBOA, NA FUNDAÇÃO GULBENKIAN

Fundação Calouste Gulbenkian . Lisboa . Grande Auditório
Sábado . 13 de Março . 21 horas

THE THEATRE OF VOICES
PAUL HILLIER (maestro)

Guillaume de Machaut
Veni creator spiritus

Arvo Pärt
Missa Syllabica (Kyrie, Gloria)

Pérotin
Beata viscera

Arvo Pärt
Missa Syllabica (Credo)

Anónimo (séc. XIV)
O Maris Stella / O Maria Virgo

Hermannus Contractus
Alma redemptoris mater

Arvo Pärt
Wallfahrtslied

Guillaume Dufay
Alma redemptoris mater

Arvo Pärt
Missa Syllabica (Sanctus, Agnus Dei, Ite)

Anónimos (séc. XIV)
Post missarum
Stond wel moder under roode

Arvo Pärt
Stabat Mater (1985)

Absolutamente imperdível!

ANDRÉ SANTOS & QUINTETO AO VIVO, EM CALDAS DA RAINHA

Centro Cultural e Congressos . Caldas da Rainha . Pequeno Auditório
Sábado . 13 de Março . 21h30
André Santos & Quinteto

Partindo das três vertentes base do Flamenco (“cante, baile e toque”) o guitarrista André Santos funde a sua paixão flamenca com todos os outros géneros musicais que o formam enquanto músico.

Toda a tradição flamenca é explorada partindo das mais antigas origens do Flamenco, até um Flamenco moderno que se funde com outros panoramas musicais, definindo assim uma linguagem própria e original.

Do "cante" soa o lamento, do "baile" surge a energia e a sensualidade, da música vive a paixão.

“Alegoria de Viver” surge como o primeiro trabalho discográfico do guitarrista André Santos ganhando vida em palco por um conjunto de músicos, um “cantaor” e uma bailarina, que juntos se complementam e tornam cada momento único.

André Santos iniciou os seus estudos de guitarra aos 11 anos de idade.

Aos 14 entrou no Conservatório Nacional e aos 16 iniciou o estudo de guitarra Famenco com Pedro Jóia.

Depois de ter terminado o Conservatório Nacional prossegue os seus estudos na Escola Superior de Música de Lisboa onde frequenta a licenciatura em guitarra sob a orientação de Pinero Nagy.

Paralelamente estuda guitarra Flamenca com o guitarrista Oscar Herrero.

Após a passagem por vários projectos surge a necessidade de um investimento na sua carreira a solo e procura por uma linguagem própria.

Desta forma cria um espectáculo com as suas próprias composições (André Santos & Quinteto) onde funde a paixão do Flamenco com os diversos estilos musicais que o formam enquanto músico.

Ao mesmo tempo integra diferentes projectos centrando principal atenção na música étnica.

Ficha ténica:
André Santos – Guitarra
Nuno Tavares – Piano
Ivo Nogueira – Baixo
Carlos Mil-Homens – Percussão
Gil Costa – Cante
Sofia Abraços – Baile Flamenco

É de ir!

Thursday, March 11, 2010

O SAPO É UM HERÓI, EM MAIS UM HÁ HISTÓRIA INFANTIL, EM LEIRIA, NA LIVRARIA ARQUIVO

Livraria Arquivo . Leiria
Sábado . 13 de Março . 16h30
Há Historia Infantil
na
Livraria Arquivo
O Sapo é Um Herói
animação
de
Liliana Gonçalves
"Quando a chuva começa a cair e o rio galga as margens, o Sapo, a Pata, o Porco e a Lebre ficam isolados. O Sapo arrisca a vida para ajudar os amigos: é um herói"
É de ir!

NOVO MANO A MANO ENTRE OS DJ'S CÉSAR AUGUSTO VASCO E JOSÉ ALBERTO VASCO, EM ALCOBAÇA, NO ALCOPÁZIO. DESTA VEZ COM O JOSÉ NUNO VASCO COMO DJ/CONVIDADO

Os sábados de Alcobaça vão ficar ainda mais animados com o regresso dos Dj/Set Mano a Mano ao Alcopázio Bar. Já neste sábado,13 de Março, a partir das 23h30, Dj/Set Mano a Mano com Dj César Augusto Vasco & Dj José Alberto Vasco (com um convidado muito especial, o Dj José Nuno Vasco). Vão ser 3 gerações de Vascos no comando dos pratos e da mesa de mistura e não há dúvida de que a coisa promete.
É de aparecer, já que a música e a diversão estão garantidas para todos os alcopazianos que respondam à chamada!

SF JAZZ COLLECTIVE AO VIVO, NO PORTO, NA CASA DA MÚSICA

Casa da Música . Porto . Sala Suggia
Sábado . 13 de Março . 22 horas
-SF Jazz Collective-
Um dos ensembles mais importantes do jazz internacional, o SFJAZZ Collective, revisita autores que assinaram capítulos da história do jazz moderno e impulsiona a nova música. Nesta temporada, o tema será a música de Horace Silver, figura incontornável do hard-bop. Em tournée por todo o mundo, o octeto conta grandes nomes actualidade, estreando Mark Turner, Avishai Cohen e Edward Simon.
Mark Turner saxofones; Miguel Zenón saxofone alto; Avishai Cohen trompete; Robin Eubanks trombone; Stefon Harris vibrafone, marimba; Edward Simon piano; Matt Penman contrabaixo; Eric Harland bateria
É de ir!

ISTANBUL ORIENTAL ENSEMBLE AO VIVO NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Centro Cultural de Belém . Grande Auditório
Sábado . 13 de Março . 21 horas
FESTIVAL PONTES PARA ISTAMBUL
ISTANBUL ORIENTAL ENSEMBLE

Istambul Oriental Ensemble é um dos grupos que melhor preserva o estilo da música tradicional cigana da Turquia, hoje em dia raramente tocada. No entanto, o repertório deste ensemble inclui também algumas antigas canções de amor turcas e peças contemporâneas compostas por membros da banda. De Istambul até Belém, um concerto intenso que mistura tradição, exotismo e modernidade.

ISTANBUL ORIENTAL ENSEMBLE
BURHAN ÖÇAL leader; voz, percussão, percussão gesang
MEHMET ÇELİKSU kanun
YAŞAR ÇAKIRLAR clarinete
AHMET DEMİRKIRAN cümbüş e oud
İSMAİL PAPİŞ violino
ÜMİT ADAKALE percussão

É de ir!

IRMÃOS CATITA REGRESSAM AO MAXIME!

A última vez que OS IRMÃOS CATITA tocaram em Lisboa a festa foi de arromba, com sala a abarrotar e a verdadeira Praça da Alegria a transbordar pelas costuras! Não admira, que a procura de bilhetes para este CONCERTO MARAVILHA esteja a ganhar proporções bíblicas! Toda a gente quer o bendito ingresso! Pelo andar da carruagem todos os candongueiros de Lisboa vão enriquecer com este negócio da china, e abandonar de vez a sua (des)honesta profissão! Mas quando o espectro da candonga e da lotação esgotada faz já as manchetes de todos os principais jornais do planeta, esgotando edições sucessivas de tablóides tão maus ou piores que o nossos, eis que surge do nada a salvação de todos nós! As PRODUÇÕES BANANA ROYALE e o CABARET MAXIME - estas simpáticas entidades – que adquiriram cerca de 444 bilhetes mal eles saíram do prelo, e dispõe-se a vendê-los ao seu preço verdadeiro - os €10 da ordem! O bilhete dá direito a uma valente CATITADA - daquelas “à moda antiga” em que não irá faltar a presença de um convidado do antigos, ou seja, o grande GIMBA, que será o baixista de serviço nesta noite de arrasar! Por isso, quem queira o ingresso na melhor festa da cidade, só tem que ligar a reservar mesa, ou então chegar cedo... antes que esgote!

cabaret maxime - pç. alegria, 58 em lisboa
abertura portas 22h . espectáculo 23h30 . bilhetes € 10

É de ir!

Wednesday, March 10, 2010

ROGÉRIO RODRIGUES APRESENTA AVALIAÇÃO COMUNITÁRIA DE UMA POPULAÇÃO DE IDOSOS: DA FUNCIONALIDADE À UTILIZAÇÃO DE SERVIÇOS, EM COIMBRA

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e a editora Mar da Palavra convidam-nos para o lançamento, em Coimbra, do livro Avaliação Comunitária de Uma População de Idosos: da Funcionalidade à Utilização de Serviços, de que é autor Rogério Rodrigues (docente e presidente do Conselho Técnico-Científico da ESEnfC), em sessão pública, a realizar no dia 12 de Março (sexta-feira), pelas 17h30, na sala de conferências (Sala Francisco de Sá de Miranda) da Casa Municipal da Cultura (na Rua Pedro Monteiro). A apresentação da obra estará a cargo de Zaida Azeredo (do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto), a qual será antecedida por uma conferência a proferir por Manuel Rodrigues (coordenador da Unidade de Investigação da ESEnfC), subordinada ao tema Divulgação do Conhecimento Científico: Verdade e Utilidade. É de ir!

ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM, EM CONCERTO COMENTADO POR PAULO FERREIRA DE CASTRO

Centro Cultural de Belém . Grande Auditório
Sexta-Feira . 12 de Março . 21 horas
CONCERTO COMENTADO
ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

O musicólogo Paulo Ferreira de Castro é o convidado especial para comentar o concerto em que serão interpretadas obras de Mozart, Prokofiev e Mahler. O programa tem início com a Sinfonia n.º 7 de Mozart e termina com a Sinfonia n.º 1 de Mahler. Estreada na sua versão definitiva em 1896 na cidade de Berlim, a primeira sinfonia de Mahler projecta aquilo que o tornará num dos maiores compositores do romantismo tardio: o conceito da sinfonia como mundo, onde tudo se reflecte e manifesta, onde a vida completa todos os seus ciclos e onde todas as formas musicais são representativas e legítimas. Destaque ainda para a presença de Marco Rizzi, violinista em evidência no Concerto para violino e orquestra n.º 1 de Prokofiev.

ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
JULIA JONES direcção musical
MARCO RIZZI violino
PAULO FERREIRA DE CASTRO comentador

PROGRAMA

WOLFGANG AMADEUS MOZART
Sinfonia n.º 7

SERGUEI PROKOFIEV
Concerto para Violino n.º 1

GUSTAV MAHLER
Sinfonia n.º 1

É de ir!

MATRIOSKA, DE TIAGO GUEDES, NO CINE-TEATRO SÃO PEDRO DE ALCANENA

Matrioska de Tiago Guedes
Criação 2007

Alcanena

12 de Março, 10 horas
Cine-Teatro São Pedro, Alcanena/Portugal

Matrioska é uma viagem para crianças dos 6 aos 10 anos cujo tema principal é a descoberta. As crianças irão exercitar a curisosidade diante dos - ora estranhos, ora fanstásticos - personagens. Ideias de execução simples incentivam os sentidos e a percepção dos pequenos, como a enorme tela que esconde formas, sombras e texturas. Tal como a boneca russa que dá nome à obra, as crianças descobrem algo novo a cada momento de Matrioska.

Direcção e Coreografia :: Direction and Choreography Tiago Guedes
Interpretação :: Performance Francesca Bertozzi, Pietro Romani
Cenografia e Figurinos :: Stage Settings and Costume Catarina Saraiva
Sonoplastia :: Sound design Sérgio Cruz
Música :: Music Sérgio Cruz a partir de/from Sinfonia nº1 em Dó Menos Opus 13 de Rachmaninov
Desenho de Luz :: Light design Mafalda Oliveira, Tiago Guedes
Residência artística :: Artistic residency Atelier Re.Al.
Produção :: Production Materiais Diversos
Co-Produção :: Co-Production Le Vivat, Armentières (França/France), Centro de Pedagogia e Animação (CPA) do Centro Cultural de Belém, Lisboa (Portugal), Re.Al., Lisboa (Portugal)
Agradecimentos :: Acknowledgments Filipe Galante (Sound Synthesis)
Projecto financiado por :: Project supported by Ministério da Cultura, Instituto das Artes

É de ir!

Tuesday, March 09, 2010

SEBASTIÃO LIMA REGO APRESENTA AS BANDEIRAS PARADAS, NO PORTO

A Papiro Editora e o autor Sebastião Lima Rego convidam-nos a estar presentes na apresentação do livro As Bandeiras Paradas que terá lugar no próximo dia 11 de Março, pelas 22 horas, no Piano Bar do Clube Literário do Porto, Rua Nova da Alfândega, 22, Porto.

Concerto com declamação de Poesia

Tozé Guitarra


(música)

Eduardo Moura e Manuela Leitão

(diseurs)

É de ir!

9º CONCURSO LITERÁRIO GUEMANISSE DE CONTOS E POESIAS 2010

9º CONCURSO LITERÁRIO GUEMANISSE DE

CONTOS E POESIAS / 2010

www.guemanisse.com.br

editora@guemanisse.com.br

concursoliterario@guemanisse.com.br

Objetivando incentivar a literatura no país, dando ênfase na publicação de textos, a GUEMANISSE EDITORA E EVENTOS LTDA. promove o 9º CONCURSO LITERÁRIO GUEMANISSE DE CONTOS E POESIAS, composto por duas categorias distintas:

a) Contos

b) Poesias

o qual será regido pelo seguinte

REGULAMENTO

1. Podem concorrer quaisquer pessoas, de qualquer país, desde que os textos inscritos sejam em língua portuguesa. Os trabalhos não precisam ser inéditos e a temática é livre.

2. As inscrições se encerram no dia 08 de maio de 2010. Os trabalhos enviados após esta data não serão considerados para efeito do concurso, e, assim como os demais, não serão devolvidos. Para tanto será considerada a data de postagem (correio e internet).

3. O limite de cada CONTO é de até 6 (seis) páginas e o de cada POESIA é de 2 (duas) páginas. Os textos devem ser redigidos em folha A4, corpo 12, espaço 1,5 (entrelinhas) e fonte Times ou Arial.

4. As inscrições podem ser realizadas por correio ou pela internet da forma seguinte:

a) Via postal (correio): os trabalhos podem ser enviados em papel, CD ou disquete 3 ½ para Guemanisse Editora e Eventos Ltda. CAIXA POSTAL 31.530 - CEP 20780-970 - Rio de Janeiro – RJ

b) Internet: os trabalhos devem ser enviados, em arquivo Word, para o e-mail concursoliterario@guemanisse.com.br (com cópia para) editora@guemanisse.com.br

5. Tanto os CONTOS quanto as POESIAS devem ser remetidos em 1 (uma) via, devendo, em folha (ou arquivo, no caso de Internet) separada, conter os seguintes dados do concorrente:

a) nome completo;

b) nome artístico, com o qual assina a obra e que será divulgado em caso de premiação e/ou publicação;

c) categoria a que concorre;

d) data de nascimento / profissão;

e) endereço completo (com CEP) / e endereço eletrônico (e-mail).

6. Cada concorrente pode realizar quantas inscrições desejar.

7. Para a categoria CONTOS, o valor de cada inscrição é de R$ 30,00 (trinta reais), podendo o autor inscrever até 2 (dois) textos por inscrição. Para a categoria POESIAS, o valor de cada inscrição é de R$ 30,00 (trinta reais) podendo o autor inscrever até 2 (dois) textos por inscrição. Os valores devem ser depositados em favor de GUEMANISSE EDITORA E EVENTOS LTDA, na Caixa Econômica Federal, Agência 2264, Oper. 003 - Conta Corrente Nº 451-7.

8. A remessa do numerário referente à inscrição, quando feita do exterior, deve ser efetuada através dos correios.

9. Os comprovantes de depósito (nos quais os concorrentes escreverão o nome) devem ser remetidos para Guemanisse Editora e Eventos Ltda. pelo correio, pela internet (escaneados) ou para o fax (21) 3734-2005. Nenhum valor de inscrição será devolvido.

10. Os resultados serão divulgados pelo nosso site www.guemanisse.com.br, pela mídia e individualmente (por e-mail) a todos os participantes, no dia 02 de julho de 2010.

11. Cada Comissão Julgadora será composta por 3 (três) nomes ligados à literatura e com reconhecida capacidade artístico-cultural. Ambas as Comissões podem conceder menções honrosas ou especiais.

12. As decisões das Comissões Julgadoras são irrecorríveis.

13. Para cada Categoria (Contos e Poesias), a premiação será nos seguintes valores:

a) Premiação em dinheiro:

1º lugar: R$ 3.000,00 (três mil reais) e publicação do texto em livro

2º lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais) e publicação do texto em livro

3º lugar: R$ 1.000,00 (mil reais) e publicação do texto em livro

b) Premiação de publicação em livro:

Os textos premiados, inclusive os que forem agraciados com MENÇÃO HONROSA e/ou MENÇÃO ESPECIAL, serão publicados em livro (sem ônus para seus autores, inclusive de remessa postal) e cada um destes autores receberá dez exemplares, a título de direitos autorais. Os direitos autorais subseqüentes à esta edição são de propriedade dos seus autores, não tendo a Guemanisse nenhum direito sobre os mesmos. Esta edição específica não poderá ultrapassar a tiragem de 2.000 (dois mil) exemplares, e os livros restantes desta edição serão preferencialmente distribuídos por bibliotecas e escolas públicas.

14. A inscrição no presente concurso implica na aceitação plena deste regulamento.

É de concorrer!

Monday, March 08, 2010

TRIPLO VASCO DJ/SET EM ALCOBAÇA, NO ALCOPÁZIO BAR

Alcopázio Bar . Rua D. Maur Cocheril . Alcobaça
Sábado . 13 de Março. 23h30
Dj/Set Mano a Mano
com
-Dj César Augusto Vasco & Dj José Alberto Vasco-
participação do convidado muito especial
-Dj José Nuno Vasco-
3 gerações de Vascos no comando dos pratos e da mesa de mistura!
É de ir!

CRAVISTA ANDREAS STAIER INTERPRETA BACH, EM LISBOA

Fundação Calouste Gulbenkian . Lisboa
Ciclo de Música Antiga
Terça-Feira . 9 de Março . 19 horas
Andreas Staier . cravo
Johann Sebastian Bach
Variações Goldberg, BWV 988
É de ir!

Sunday, March 07, 2010

VIII JORNADAS DE SAÚDE MENTAL NO IDOSO ACEITAM INSCRIÇÕES ATÉ 26 DE MARÇO

VIII JORNADAS DE SAÚDE MENTAL NO IDOSO
30 e 31 de Março . Porto

INFORMAÇÕES (INSCRIÇÕES E RESERVAS) DETALHADAS VIII JORNADAS

Tel. /Fax. 22 203 30 46 - Telm. 96 76 48 777 / 91 637 03 57/ 93 654 35 36

INSCRIÇÕES ATÉ DIA 26 DE MARÇO DE 2010

PROFISSIONAIS 35€ . ESTUDANTES 25€


VALOR DA INSCRIÇÃO INCLUI (Coffe Break, Diploma, Declaração de Presença, CD Informatizado ,power point e Recibo)

Deverá proceder a uma pré – reserva por telefone ou e-mail, (válida por dois dias) de forma a garantir a inscrição.

INSCRIÇÕES LIMITADAS À CAPACIDADE DO AUDITÓRIO

Recordamos a localização do Auditório Fundação Eng. António de Almeida: (Avenida da Boavista – Porto, frente ao SHERATON HOTEL), Rua Tenente Valadim, 325, disponibiliza parque de estacionamento gratuito para todos os Participantes presentes neste encontro científico.

30-31 DE MARÇO DE 2010 (3º e 4º FEIRA): REUNIDOS PARA REFLECTIR quer sobre as práticas, quer sobre os comportamentos perante a velhice, através da apresentação multidisciplinar de saberes técnico – científicos. As VIII JORNADAS DE SAÚDE MENTAL NO IDOSO tem como objectivo: Preparar quadros especializados, aptos a prestar cuidados eficientes, completos e humanizados aos idosos e às suas famílias.

Coordenadora Cientifica das VIII Jornadas, Professora Doutora Zaida Azeredo

Professora do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade do Porto

É de participar!


UM CRUZEIRO MUSICAL, NO PAQUETE FUNCHAL

A ideia parece-me bastante original e engraçada. Trata-se de um cruzeiro musical, que sob o título Cruzeiro Música & Melodias, parte de Lisboa no próximo dia 4 de Abril, navegando pelo Mar Mediterrâneo até 9 de Abril ,data da sua chegada a Lisboa. A ideia essencial deste cruzeiro é que ele se desenrole embalado a cada minuto por música ao vivo, navegando até Cartagena e Cadiz. E o cardápio de músicos que alinharão neste belo passeio não é nada de deitar fora, antes pelo contrário! A saber: Paulo de Carvalho, Angélico Vieira, Fernando Pereira, Dina, ARS Música, Puébalo Cuba, Story Tellers ou o Dj Paulino Coelho, entre muitos mais. Inscreva-se numa agência de viagens próxima de si...