Saturday, May 10, 2008

FILMINISMOS - CONCURSO DE VÍDEOS DO CONGRESSO FEMINISTA 2008

Luzes, Câmara, divulgACÇÃO!

A UMAR e a Comissão Promotora do Congresso Feminista 2008 organizam, durante o mês de Maio de 2008, um concurso de vídeos sob o tema O Que é o Feminismo?, para jovens entre os 14 e os 25 anos.

O vídeo vencedor será exibido num Festival de Cinema Internacional.

>> Regulamento <<

Concorram! Divulguem!

SISTEMAS COMPLEMENTARES DE TROCA: INSTRUMENTOS PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O Graal e a Fundação Holandesa STRO convidam para a palestra Sistemas Complementares de Troca: Instrumentos Para a Promoção do Desenvolvimento Sustentável
12 de Maio, às 18 horas
Terraço Graal, Rua Luciano Cordeiro nº 24 - 6º A, Lisboa
Orador:
Miguel Yasuyuki Hirota (Ritsumeikan, Asia Pacific University, Japão)
Introdução ao Tema:
Um dos desafios mais importantes das sociedades actuais é, sem dúvida, a construção de modelos sustentáveis de desenvolvimento local que privilegiem a alocação de recursos locais na satisfação das necessidades locais, respeitando as vocações, particularidades e valores das populações e das comunidades. Face a um sistema monetário e financeiro internacional que assumidamente não cumpre com a sua função de "motor de desenvolvimento" em algumas regiões, tem sido cada vez mais discutida a necessidade de construir mercados e economias locais mais fortes, auto-sustentados e menos dependentes dos mercados financeiros internacionais para intermediar transacções e criar fontes de emprego e riqueza. As últimas duas décadas foram por isso palco de um ressurgimento notável de sistemas monetários não-estatais, especialmente impulsionados pelas novas tecnologias da comunicação e informação, com exemplos nos 5 continentes.
Considerados como verdadeiros "laboratórios" de inovação económica e social, os Sistemas Complementares de Troca poderão fornecer contributos importantes para a definição de políticas e iniciativas de desenvolvimento local e humano. Caracterizam-se por uma grande diversidade de modelos organizacionais, estes são sistemas não - estatais, administrados localmente pelas comunidades aos quais estão delimitados, desenhados como verdadeiros "fatos feitos à medida" destas. Compreendê-los significa, portanto, compreender as necessidades e características das comunidades do século XXI.
Biografia do Orador:
Miguel Yasusuki Hirota nasceu em Fukuoka, Japão, em 1976. Tendo terminado o seu Mestrado no Departamento de Estudos Internacionais Avançados da Universidade de Tóquio, prepara actualmente o seu Doutoramento na Universidade de Ritsumeikan Asia Pacific, no Japão. Desde 1999, estuda e promove sistemas complementares de troca em todo o Mundo, tendo publicado vários artigos e livros, para além de ser um orador frequentemente requisitado sobre o tema
Valerá certamente a pena!

Friday, May 09, 2008

MUDÁMOS DE COR, MAS NÃO MUDÁMOS DE PRINCÍPIOS!

Pois é. Resolvemos mudar de cor! Tendo também resolvido não alterar os princípios editoriais que temos mantido... A Primavera tem destas coisas, não é? Quem não gostar que se queixe...

A FRASE (QUE SÃO 3) DA SEMANA PARA O NAS FALDAS DA SERRA

A frase mais apreciada por este blogue durante esta semana foram três frases de uma parte do discurso com que Pedro Santana Lopes assinalou o lançamento da sua campanha na corrente eleição para Presidente do Partido Social Democrata. Que rezava do seguinte modo:
"É bom dizer que, se não fossem as decisões de Jorge Sampaio e José Sócrates, Portugal teria portagens em quase todas as auto-estradas mas teria, no máximo, 19% de IVA. Não teria um Estatuto do Aluno irresponsável, nem atacaria a dignidade, o sentido de responsabilidade e a dedicação dos professores, aliados permanentes das famílias na nobre tarefa de formar. Não teria tirado as expectativas do tempo e das condições de reforma aos cidadãos que já estivessem a menos de cinco anos desse marco tão significativo na vida das pessoas".
Não poderíamos estar mais de acordo com o candidato, a quem desejamos a melhor sorte nesta campanha!

FESTA DAS REVISTAS BÍBLIA E 365, EM LISBOA, NO MAXIME

Duas das publicações mais lidas da actualidade enfrentam-se numa festa/combate musical, já neste sábado, dia 10 de Maio, no ringue do Maxime – o Caesar’s Palace da Pr. da Alegria! Numa esquina, a revista “Bíblia” – a tal que é «mais lida que a outra!» – que além de festejar o seu 12º aniversário, irá comprovar o seu peso pesado de contra-info-cultura alfaçóide, um inoxidável ícone de resistência anti-globanalização, representada pelo seu intrépido director Tiago Gomes – o poeta maldito – na pele do seu alter-nego DJ Vaipes! No outro canto, a “365” – uma revista proto-voz-moderna que se deu ao luxo de recusar a colaboração de Hugh Hefner e Bette Garfstein – baluarte da liberdade de expressão contra o regime opressor da ditadura rosa, um heavyweight da era cibernética, adversário temível encarnado pelo seu mentor – o poli-multi-traumatizante Fernando Alvim, o homem-espectáculo que matou Salazar (o seu gato!), aqui representado pelo seu clone, o DJ Alvas! No intervalo dos combates musicais, tempo ainda para um concerto dos Cão, e a finalizar a noite, um DJ a sério: NSEKT, numa sessão pouco habitual! Bonitas mulheres, ambiente glam-chunga, e bebidas exóticas compõem o ramalhete para uma inesquecível noite de sangue, sexo e ...vaselina! Compareçam e enlouqueçam!

sábado . 10 maio 08 . bilhetes € 10,00

cabaret maxime - pç. alegria, 58 em lisboa

abertura de portas 22h00

reserva de mesas tel. 213467090 . 967045836 . 916350427


DIA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO, EM LISBOA, NOS JARDINS DO PRÍNCIPE REAL

Estamos todos convidados para a comemoração do Dia Mundial do Comércio Justo, - O Comércio Justo nos Jardins do Príncipe Real -, que terá lugar no sábado, 10 de Maio, entre as 10 e as 19 horas. Poderemos visitar uma exposição de panos tradicionais da Guiné-Bissau, recentemente integrados no circuito do Comércio Justo, assim como conhecer e adquirir outros produtos alimentares e de artesanato. Este evento é promovido por: CIDAC (Lisboa), Ecos do Sul (Damaia) e Mó de Vida (Almada) - organizações que representam o Espaço por um Comércio Justo (ECJ) em Portugal, uma rede de âmbito ibérico que promove um Comércio Justo transformador. É de ir e apoiar, numa época em que lutar por um comércio justo significa, muito justamente, lutar contra o comércio especulativo (se é que esse se pode chamar comércio...). Tudo ao Príncipe Real! No sábado!

NOITES BARTÔ: MAIO É MÊS DE ALTERNAR CULTURA E COPOS NO BAR DO CHAPITÔ

Em Maio alterne, cultura e copos no Bartô do Chapitô - Aberto de quarta a segunda das 22h às 2h
Segundas
Traz um Amigo / Músicasofá

Convidados especiais fazem noites inesquecíveis…
Uma personalidade do panorama cultural Português convida os seus amigos, traz a sua música e faz do Bartô a sua sala de estar:
5 de Maio: Odete Santos
12 de Maio: Alice Vieira
Quartas
A Voz das Ong's
O Bartô, como espaço informal de encontro,acolhe num formato dinâmico tertúlias sobre vários temas.
7 de Maio: Moinho da Juventude
Nascida de um trabalho informal de animação de crianças,organização de mulheres e luta pelo saneamento básico, nos primeiros anos da década de 80, a Associação Cultural Moinho
da Juventude assume-se hoje como um Projecto Comunitário.
Biblioteca a Arder de Espanto
Plataforma de ligação entre a Biblioteca do Chapitô e o Bartô,que coabitam o mesmo espaço existindo em diferentes horários.
14 de Maio: Mostra de Figurinos
(feitos pelos alunos de Ofícios da Escola do Chapitô com a coordenação da professora
Helena Lapas e Sofia Vilarinho)
Conversas no Tanque
Figuras públicas de várias áreas do nosso panorama social, cultural, musical e artístico
estarão à conversa no tanque do Bartô.
21 de Maio: UMAR
Direitos humanos e igualdades "Associação... que vive intensamente as grandes causas de luta das mulheres... que diz sim à igualdade de direitos e à participação paritária das mulheres em todas as esferas de decisão".
Quintas
Músicas do Outro Mundo
Novas expressões Musicais que transgridem fronteirase barreiras.
8 de Maio: Tea for two
com Ana Lúcia PalminhaAmbiente acústico e o charme do music hall.
15 de Maio: Roda de Choro de Lisboa
Os músicos da Roda de Choro de Lisboa voltam a formar o semi-círculo para
fazer girar os pares pelo reportório de choros com sabor de riso redondo do circuito
musical do Rio dos nossos avós. 22 de Maio: Artes do Mundo,
Diálogos Interculturais
29 de Maio: Jazz
Sextas
Fado

Helder Moutinho é o anfitrião das noites de Fado.
Com Ricardo Parreira na guitarra Portuguesa,
Miguel Monteiro na viola fado, João Penedono contrabaixo.
Sábados
Performativos

Festa e animação com apontamentos circensesou pequenas performances, o Bartô enquantoespaço de música e experimentação.
3 de Maio: Festa MOD
(Movimento Mod dos anos 60) Dance Floor à basede 60's com Jazz, Soul, R&B, Beat, Rocksteady,bom ambiente e grande diversão.
10 de Maio: Ras_Fernando (Reggae)
17 de Maio: Luis Moreira (Dj set)
24 de Maio: Tiago Santos (Dj set)
31 de Maio: Ouvido Visual
com Manuel Halpern e Ricardo Duarte
Domingos
Sonhar Africa em Lisboa no Chapitô...
Muitos passam, muitos ficam, muitos partem, muitos voltam.Porto onde diversas culturas se entrelaçam, ao sabor destemovimento permanente. Chapitô, espelho dos mutiplos reflexosvive essa infindável atracção pelos encontros. E é nessa trocade saberes, de valores e de mistérios que ele se consolida.Parte à procura de latitudes e de longitudes. Faz e refazfronteiras.Maneja o astrolábio e reúne todo o mundo num espaçoprotagonista de uma história nova.
Sonhar África… é um projecto de cooperação e de encontrode agentes culturais, sociais e educativos…Este projecto começou em 1990. "Jumbai" Guiné-Bissau surgeno ano de 1991 e depois "Kizomba" Angola, em 1992."Karingana ua Karingana" Moçambique e São Tomé e Príncipe"Floga", em 1993 e 94 respectivamente.
Em 2008 Sonhamos o Mundo e regressamos a África aos domingos…
4 de Maio: Guto Pires
Música Tradicional da Guiné
11 de Maio: Genito Santana
Musica Tradicional/fusão de Moçambique
18 de Maio: Chullage e convidados
Spoken word
25 de Maio: Dia de Africa
Música, vídeo e literatura Africana, DJ's Lucky
Chapitô
Costa do Castelo, 1/7
1149-079 Lisboa
Telf +351 218 855 550
www.chapito.org
chapitoblog.blogspot.com
Chapitô é mesmo bô, não é?

II ENCONTRO DE SABERES NO MUSEU ETNOGRÁFICO DO FREIXIAL

O Museu Etnográfico do Freixial irá organizar, no próximo dia 16 de Maio, o II Encontro de Saberes, intitulado TRADIÇÕES GASTRONÓMICAS – A BOA MESA: PRAZER E PECADO, que terá lugar no Auditório da Junta de Freguesia do Arrabal. Pretende-se com este encontro sensibilizar para a importância de uma alimentação correcta, promovendo as boas práticas alimentares e as tradições gastronómicas.Para tal, o evento contará com a participação de um leque de oradores cujo percurso académico e profissional facultará, certamente, uma salutar partilha de experiências, nomeadamente ao nível da educação alimentar. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas até ao próximo dia 12 de Maio, através dos seguintes contactos: telefone e fax: 244745600, telemóvel: 917335019, ou por e-mail: rffmuseu@gmail.com.
Museu Etnográfico do Freixial
Rua da Ratôa n.º 9
Freixial
2420-023 ARRABAL
É de ir! Valerá certamente a pena!

FIM-DE-SEMANA CHEINHO DE DJ SETS EM ALCOBAÇA, NO CLINIC

Mais um fim-de-semana cheinho de dj sets em Alcobaça, no Clinic:
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Sexta 09 de Maio de 2008 ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

kiddisco.jpg

KID DISCO
[dj set]

Sexta // 09 de Maio de 2008 // 00h
Kid Disco // Dj Set
+++ Clinic Low Cost +++
Entrada livre

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Sábado 10 de Maio de 2008 ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

CLINIC CREW

NUNO GONÇALVES
PIXXXHELL
ANDRÉ ONE FINGER
[dj sets]

Sábado // 10 de Maio de 2008 // 00h
Clinic Crew // Nuno Gonçalves + PixxxHell + André One Finger // Dj Sets
+++ Clinic Low Cost +++
Entrada 5 euros

Thursday, May 08, 2008

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA É PARCEIRO NA 4ª EDIÇÃO DO CONCURSO NACIONAL DE INOVAÇÃO BES

À semelhança de anos anteriores, o Instituto Politécnico de Leiria irá participar na 4.ª Edição do Concurso Nacional de Inovação BES. As candidaturas têm início a 15 de Maio e terminam a 31 de Julho. Com o objectivo de premiar e divulgar projectos de investigação, desenvolvimento e inovação em áreas de aplicação ligadas aos recursos endógenos do País e dirigidos à melhoria de produtos, processos ou serviços, o Concurso Nacional de Inovação BES está organizado por categorias sectoriais, o que faz com os projectos a concurso tenham de ter uma aplicação concreta no contexto de um dos sectores seleccionados.
Sectores a concurso
- Energias
- Agro-industrial
- Processos Industriais
- Saúde
- Comércio e Serviços
Parcerias
Em 2008, o Concurso Nacional de Inovação BES conta com a parceria da Siemens, Fundação Ilídio Pinho, Grupo Lena, Parque Tecnológico TECMAIA – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia, S.A., e de 11 instituições do Ensino Superior (Universidade do Minho; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Universidade do Porto; Universidade de Aveiro; Universidade Católica Portuguesa – Escola Superior de Biotecnologia; Universidade de Coimbra; Universidade da Beira Interior; Universidade Técnica de Lisboa; Universidade do Algarve e o Instituto Politécnico de Leiria).
Mais informações em www.ipleiria.pt.
É de concorrer! Já!

FABIO BIONDI E EUROPA GALANTE REGRESSAM A LISBOA COM IAN BOSTRIDGE E IDOMENEO DE MOZART

Segunda-Feira, 12 de Maio, em Lisboa, às 19 horas
Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian
EUROPA GALANTE
FABIO BIONDI (maestro)
IAN BOSTRIDGE (tenor) - Idomeneo
EMMA BELL (soprano) - Elettra
JURGITA ADAMONYTE (meio-soprano) - Idamante
KATE ROYAL (soprano) - Ilia
BENJAMIN HULETT (tenor) - Arbace

Wolfgang Amadeus Mozart
Idomeneo, K.366
(ópera em versão de concerto)

Amesterdão, Lisboa e Londres serão os palcos onde Fabio Biondi e os músicos da Europa Galante irão apresentar durante este mês a ópera Idomeneo em versão de concerto. Estreada em Munique em 1781, marca, juntamente com o Rapto do Serralho, de 1782, a maturidade do compositor no domínio da música dramática: foi a ópera séria que confirmou a Mozart que o seu futuro não passava por Salzburgo. O agrupamento Europa Galante, fundado por Biondi em 1990, tem-se tornado deste então numa referência incontestável da interpretação histórica. O seu repertório inclui regularmente repertório operático, distinguindo-se particularmente as suas versões de La Didone, de Francesco Cavalli, e de Bazajet, de Antonio Vivaldi, projectos em que se encontram actualmente envolvidos. Mas paralelamente à expectativa criada pela actuação deste agrupamento de excepção e a direcção de um músico como Biondi, este Idomeneo redobra-se de interesse pela figura que irá protagonizar a ópera. Após o sucesso dos seus três recitais em Fevereiro passado, Ian Bostridge regressa ao Grande Auditório como Idomeneo, que aliás gravou para a EMI já em 2002, com grande aplauso da crítica e do público.
Nos papéis principais, estará acompanhado por Emma Bell, Christine Rice, Kate Royal e do jovem tenor Benjamin Hulett, alguns dos mais interessantes cantores emergentes no actual panorama lírico europeu. Este é nomeadamente o caso do soprano Kate Royal e do meio-soprano Christine Rice, cujas gravações em recitais solistas para a EMI têm atingido um notável sucesso. Por seu turno, Emma Bell foi distinguida em 1998 com o prémio Kathleen Ferrier e, desde então, tem desenvolvido uma importante carreira, ligada de forma muito particular à música setecentista.

Será certamente um dos melhores concertos do ano em Portugal! Afiançamos!

SUNFREAKZ EM LISBOA, NO BUDDAH LX

É verdade. Os Dj's/produtores que promoveram o mega hit internacional Counting Down The Days vão actuar em Portugal durante o próximo fim-de-semana. Sunfreakz, assim se chama o projecto (para quem não tinha ainda entendido...) actuam em Lisboa, no Buddah Lx, na noite de sexta-feira, 9 de Maio. Tudo e todos ao Buddah Lx! Vale?

Wednesday, May 07, 2008

ALCOBAÇA, BATALHA E PORTO DE MÓS VÃO ACOLHER VI JORNADAS LUSO-ESPANHOLAS DE HISTÓRIA MEDIEVAL, EM NOVEMBRO

A Guerra e a Sociedade na Idade Média será o tema das IV Jornadas Luso-Espanholas de História Medieval, que decorrerão respectivamente em Porto de Mós, Alcobaça e Batalha, durante os dias 6, 7 e 8 de Novembro deste ano. Sendo assim, o Museu Militar de S. Jorge (Porto de Mós), a Abadia de Santa Maria de Alcobaça (Mosteiro de Alcobaça) e o Convento de Santa Maria da Vitória (Mosteiro da Batalha), serão este ano, o centro internacional de eleição dos Estudos Medievais Ibéricos, por possuirem o mais elevado significado patrimonial e memorial, e pertencerem a uma região que foi espaço de acontecimentos bélicos medievais de grande relevância na história de Portugal e da Península Ibérica. Trata-se de uma iniciativa de alto foro científico e impacto internacional que conta com a presença de especialistas portugueses e espanhóis, assim como de medievalistas oriundos de outros países, nomeadamente do Brasil e de França.
As Jornadas realizam-se quadrienalmente decorrendo alternadamente em Espanha e em Portugal, repartindo-se nesta edição, os trabalhos pelas seguintes secções:

§ A Guerra em Acto. Aljubarrota em Debate.
§ No Rasto da Guerra.
§ Negociar e Manter a Paz.
§ Memórias e Celebrações.

A organização das IV Jornadas Luso-Espanholas de História Medieval é da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais e da Sociedade Espanhola de Estudos Medievais, podendo ser recolhida mais informação sobre o assunto na Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais (e-mail: spem@ci.uc.pt) e portal www.uc.pt/spem
Esta é mesmo uma excelente novidade para a nossa região, não é?


CONGRESSO FEMINISTA 2008 JÁ ACEITA INSCRIÇÕES

Nos próximos dias 26, 27 e 28 de Junho realiza-se, na Fundação Calouste Gulbenkian e na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, o Congresso Feminista 2008. Esta iniciativa, que partiu da UMAR e se alargou a uma vasta Comissão Promotora, terá carácter científico e interventivo, com vista a (re)lançar os feminismos como forma de reconfigurar a democracia e a participação cidadã.
Para além de 5 salas com intervenções em simultâneo, os e as participantes podem esperar um recheado programa cultural, com destaque para a música, performances, moda, joalharia, cinema, exposições de pintura, lançamento de livros, entre muitas outras actividades. Até 31 de Maio o valor de inscrição é menor do que dessa data em diante. Aproveite já para fazer a sua inscrição! Incrição aqui.

ORA AÍ ESTÁ O 2º VOLUME DA ANTOLOGIA LITERÁRIA ANTIBOTHIS. VIVA!

Após a excelente receptividade que a antologia literária Antibothis obteve a nivel global e a sua aceitação e interesse por parte de colectivos, escritores e musicos, não restava outra saida à Thisco e à Chili Com Carne que a de voltar ao ataque para um segundo volume, a sair brevemente, desta feita com textos / entrevistas de Erik Davis com um artigo/entrevista a Peter Lamborn Wilson mais conhecido por Hakim Bey, que com estas palavras Bruce Sterling define a excelência de Erik Davis : "Erik Davis has written one of the best media studies books ever published, Techgnosis". Também neste volume estarão incluidos os colectivos de "Tactical Art", Center of Tactical Magic e Critical Art Ensemble, sendo este último colectivo considerado pelo FBI de bio-terroristas.
Se o termo Prayformance nada vos diz, conhecer Orryelle e os Aesthetic Meat Front, por certo, com as entrevistas aqui incluidas vos tirararão algumas dúvidas. O controverso Boyd Rice estará presente com uma entrevista no minimo provocadora ao lado de Andrew Mckenzie, tambem conhecido pelo seu projecto audio Hafler Trio.
Outras figuras de renome incluidas são, Carl Abrahamsson do projecto Cotton Ferox, ex: White Stains e membro ocasional dos Psychic Tv e Thee Majesty; Vadge Moore; Chad Hensley, editor e autor de textos para os livros Esoterra e Apocalypse Culture; Brian Dean que escreve regularmente para Anxiety, Guardian, Idler; entre outros intervenientes encontramos, Antero Alli, Vincent Alekzander, Stefan Szszelkun, Magus Coyotel Leyba. O CD que irá acompanhar o livro contará com as participações de O Yuki Conjugate, Strings of Consciousness, Cotton Ferox, Controlled Bleeding, Simon Crab (ex: Bourbonese Qualk), Hybrids, Astro, Orryelle, Aesthetic Meat Front, Enkidada (ex: Psychic Warriors ov Gaia), outras surpresas poderão ocorrer. Aki Nawaz, fundador da Nation Records (Transglobal Underground, Asian Dub Foundation etc...) e dos Fun-da-Mental, Z´ev, Aragorn23, Lob, Tactical Art Coalition, Iona Miller, Nigel Ayers (Nocturnal Emissions), Monochrom, FoolishPeople são alguns dos que já mostraram o seu comprometimento em participar em futuros volumes enquanto outros serão uma grande surpresa.Enquanto o segundo número não sai o primeiro volume pode ser encontrado em Lisboa na Matéria Prima, Ananana, Book&Shop, Soundcraft e Cave (ex-ShoppeBizarre). Na cidade do Porto na Matéria Prima, Piranha e Utopia. Aproveitamos as palavras sábias de Alan Moore para finalizar: "Occulture, you know, that seems to be perhaps the last revolutionary bastion."
ANTIBOTHIS são antologias literárias occulturais periódicas, apresentado textos e entrevistas de autores tanto desconhecidos como já com créditos firmados, na dissidência e disseminação alternativa de informação e propaganda literária, uma revolta em nome da imaginação em oposição a uma existência tóxica de baixo teor cognitivo.

Tuesday, May 06, 2008

BAZAR DAS MONJAS APRESENTA UM OLHAR SOBRE CÓS, UMA EXPOSIÇÃO DE AGUARELAS E DESENHOS DE ANTÓNIO FERNANDES

Um Olhar Sobre Cós
Aguarelas e Desenhos

de António Fernandes

Entrada livre

10 de Maio a 10 de Junho de 2008

Diariamente das 14 às 23 horas
Encerra às Segundas-Feiras

Bazar das Monjas de Coz
Rua Professor José dos Santos Teodoro, 24
Cós (Alcobaça)

Sobre o Autor
António da Conceição Fernandes nasceu em Madalena - Vila Nova de Gaia, em 1952. Estudou em Portugal e em França. Tirou o curso de Gemologia e especializou-se no mundo da alta joalharia. Estudou, durante cinco anos, desenho técnico e artístico, criou vários modelos de joalharia, tendo sido premiado com O Kippkool original ouro/diamante “o modelo mais nobre da colecção Lionel Fairbanks”. Em 1980 experimentou a pintura a óleo, tendo desenvolvido alguns estudos e diversas técnicas. Fascinado pelas obras de Boucher e Fragonard, reproduziu algumas, entre elas “Banho de Diana” e “Coroação do Amor” Em 1984 desenvolveu alguns trabalhos de grafite e aguarelas. Regressou a Portugal em 1988, passando a residir em Cós.
A sua sensibilidade pela História e pelo rico património existente no concelho de Alcobaça, e nomeadamente na freguesia de Cós, levou-o a empreender algumas iniciativas inovadoras, tendo sido dos primeiros artistas plásticos a dedicar uma parte muito significativa dos seus trabalhos a Cós e à sua freguesia. As suas aguarelas manifestaram a preocupação quanto à orientação e à preservação do património existente, bastante desolador em certos locais, dado o desinteresse tantas vezes demosnstrado pelas pessoas e instituições ao longo dos tempos. Foi responsável durante a década de 1990 pela secção cultural da Associação Desportiva e Cultural de Cós, colectividade a que presidiu entre 2001 e 2003, período que ficou marcado por uma intensa actividade cultural e desportiva em Cós. Entre outras actividades contam-se a organização em 2002/3 do 1º concurso de vestidos de chita de Cós, iniciativa que contou com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça, e, no campo desportivo, a fundação da academia Shotokan Karatedo de Cós. Participou ao longo da sua carreira artística em várias exposições individuais e colectivas.
Sobre a Exposição
Nesta mostra, com trabalhos dedicados exclusivamente a Cós, António Fernandes expôs uma selecção de desenhos e aguarelas realizados ao longo das últimas décadas.
Sobre o Bazar das Monjas
O Bazar das Monjas é um projecto que continua a conduzir a sua nau a bom porto, divulgando culturalmente a sua simpática localidade e atraíndo não apenas as atenções mas também as pessoas (com P maiúsculo!).
A inauguração é no próximo sábado, 10 de Maio, às 15 horas
É de ir! Sempre!


UM NOVO E INTERESSANTE LIVRO: KARLEY AIDA, O CIRCO, A VIDA

Lançamento do Livro
Karley Aida, o Circo, a Vida

Sábado, 10 Maio, às 18h30
Tenda - Jardim da Luz - Carnide

Sob o título Karley Aida, o Circo, a Vida surge agora a primeira biografia sobre um(a) artista de circo no mercado editorial português, iniciativa concretizada pela Junta de Freguesia de Carnide e assinada por Fátima Freitas.
Nesta obra conjuga-se a curiosidade - quem é esta artista de circo (?) - ao interesse por saber o que significa ser artista de circo(?). Karley Aida, é uma artista que desenvolveu diversificado currículo no estrangeiro tendo alcançado fama de ‘vedeta’ no âmbito das artes do espectáculo, em particular no circo e na música ligeira. Quando regressa Portugal, o seu nome reaparece em funções destacadas em várias estruturas profissionais ligadas à actividade circense, da qual se tornou uma combativa representante. Seguir o relato desta vida – escutar a interioridade da sua estória – é, também por isso, acrescer material de informação e de reflexão sobre a história e evolução da Arte do Circo (a ‘Arte do Instante’) e suscitar, ainda, renovadas questões prementes pela sua actualidade. Designadamente, as que permitem vislumbrar nos ‘entreluzes’ desta pista a urgência do diálogo entre duas linguagens e realidades circenses – ‘circo tradicional’ / ‘novo circo’, equacionando alguns dos pontos nodais que emergem do seu confronto.
Pois, afinal, o Circo – não o esqueçamos – é uma metáfora da Vida.
Este lançamento insere-se no âmbito da programação Haja Circo, que ocorrerá em diferentes locais da freguesia de Carnide entre 9 e 11 de Maio, com o objectivo de promover e divulgar as actividades circenses.
Como alguém em devido tempo disse, o circo é a vida, com tudo o que ela tem de bom e de melhor... Muito interessante!

SEXY SOUND SYSTEM NO APEADEIRO BAR

O Apeadeiro Bar situa-se nas Caldas de S. Jorge, bem pertinho de Santa Maria da Feira. O Apeadeiro Bar apresenta agora uma nova imagem e uma nova decoração. Na noite do próximo sábado, 10 de Maio, o Apeadeiro Bar apresenta, ao vivo, a cores e com muita música o inabalável projecto Sexy Sound System. Provavelmente a festa vai durar até de manhã... É de ir!

13ª MOSTRA DE VINHOS DE MARATECA E POCEIRÃO

A localidade de Fernando Pó, no concelho de Palmela, prepara-se para receber a 13ª Mostra de Vinhos das Freguesias de Marateca e Poceirão, que decorrerá durante os próximos dias 9, 10 e 11 de Maio. A promoção e a valorização dos vinhos e a criação de novas marcas e rótulos são os principais objectivos desta iniciativa que reunirá, aproximadamente, três dezenas de produtores. Este ano, a mostra é complementada com a realização da 2ª Feira de Vinhos do Concelho de Palmela, onde poderão ser apreciados e adquiridos os vinhos de qualidade produzidos no território. A mostra, com entrada livre, integra a prova de vinhos tintos e brancos do ano, o concurso do melhor vinho tinto do ano, um colóquio sobre o sector vitivinícola, exposição de máquinas, alfaias agrícolas e equipamentos relacionados com a vinha e o vinho, serviço de restauração (almoços e jantares) e pratos e petiscos regionais, a par de um programa de animação, com bailes, a actuação de ranchos folclóricos e outros momentos musicais. A 13ª Mostra de Vinhos das Freguesias de Marateca e Poceirão e a 2ª Feira de Vinhos do Concelho de Palmela são uma organização conjunta da Comissão da Mostra, da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó e da Câmara Municipal de Palmela.
É claro que merece uma (boa!) visita, até porque, como escreveu o cibernauta António Sousa Pereira no seu blogue Entre Tejo e Sado, é no concelho de Palmela que "se produzem os melhores vinhos do mundo". Quem somos nós para contradizer tal (douto) juízo? É de ir!

Monday, May 05, 2008

ALCANENA (RE)INAUGURA CINE-TEATRO S. PEDRO

Alcanena vai (re)inaugurar o Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, na próxima quinta-feira, 8 de Maio, às 20 horas. Essa inauguração contará com a presença do Ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, que se desloca a Alcanena para assistir à Gala de Ópera com a Orquestra Sinfónica Juvenil, espectáculo que assinala a abertura do Cine-Teatro.
Apesar de inactivo há, praticamente, duas décadas o Cine-Teatro São Pedro manteve-se como referência cultural na memória colectiva. A sua reabertura e o seu funcionamento deverão contribuir para reavivar e criar novos laços com, e entre, a comunidade de públicos. E recuperar o seu papel central na cultura local. O Cine-Teatro S. Pedro (CTSP), nas suas diversas dimensões, apresenta-se de novo ao público com um conjunto de propostas que visam permitir a reintegração do Equipamento na vida cultural do município, tornando-o um espaço/projecto estruturante, actualizando a sua missão, os seus objectivos e a sua relação com a comunidade. Um equipamento que cumpra não apenas as condições básicas para a integração nas estruturas de redes que estão a ser desenvolvidas em Portugal, mas que permita também a efectivação de um projecto consequente, identitário e útil à comunidade onde se insere e para qual deve trabalhar, em primeiro lugar. Um projecto que assegure diversidade, pluridisciplinaridade, regularidade, acção pedagógica e qualidade artística.
No próprio dia 8 de Maio inicia-se um ciclo de inauguração daquela sala de espectáculos, cujo programa, nesse mesmo dia, será o seguinte:
20:15h – Inauguração do Cine-Teatro São Pedro (CTSP)
ANIMAÇÃO DE RUA COM A “ORQUESTRA TOCÁ RUFAR”
A Orquestra Tocá Rufar volta a Alcanena, agora para dar som, cor e brilho ao Aniversário do Concelho...
O rufar dos tambores anuncia a Inauguração do renovado Cine-Teatro São Pedro.
20:30: Foyer Cine-Teatro São Pedro
DESCERRAMENTO DE PLACA DE INAUGURAÇÃO
20:40: Auditório do Cine-Teatro São Pedro
SESSÃO SOLENE DE INAGURAÇÃO
21:15h – Galeria de Exposições do CTSP
INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “EM ALCANENA, MINHA TERRA” - MARIA LUCÍLIA MOITA
“Em Alcanena, Minha Terra” é o reencontro da artista com a sua terra natal depois da sua última exposição realizada em 1995. Por isso Alcanena é o mote que dá sentido e corpo a
esta exposição - uma linha imaginária que une, a partir dos sobressaltos e inquietações da artista, as visões de um lugar a que se pertence. Nesta exposição, Maria Lucília Moita expõe
obras significativas dessa ligação à sua terra - que nos recordam a dimensão telúrica sempre presente nas suas telas - através de imagens desse “aonde me leva a memória” -
paisagens e rostos que MLM imortaliza no seu traço pictórico inconfundível.
22:00h – Auditório do Cine-Teatro São Pedro (Música Clássica / Erudita)
CONCERTO DE ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DO CONCELHO / CONCERTO INAUGURAL
GALA DE ÓPERA - ORQUESTRA SINFÓNICA JUVENIL
Em 2008, a OSJ trás-nos um espectáculo que segue a linha qualitativa a que nos habituou através da execução de um repertório que alia a qualidade
das obras seleccionadas com o agrado generalizado do grande público. Com a particularidade de termos as participações muito especiais de músicos
e cantores do Conservatório de Minde. Direcção de Christopher Bochmann Com os cantores Sandra Medeiros, soprano Maria José Carreiro da
Conceição, soprano Armando Possante, barítono. Alunos do Conservatório de Minde: Ana Beatriz Capaz Meneses violino, Bruno José Salgueiro
Lamarosa flauta, João António Lopes Parreira percussão.
Programa: Obras de Beethoven, Rossini, Donizetti e Mozart
Para os dias seguintes, até 11 de Maio, esse ciclo de inauguração anuncia espectáculos com Mafalda Arnauth, a Companhia de Teatro Orto-Da (Israel) e dança contemporânea de Tiago Guedes. Muitos parabéns e votos de felicidades para a nova sala de espectáculos de Alcanena!

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL - A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: DIVERSIDADE DE PRÁTICAS – UNIDADE DA MEDIAÇÃO, EM GONDOMAR

Na sequência do primeiro Seminário, realizado, em Janeiro de 2007, a Associação Fórum Mediação e o Núcleo Distrital do Porto da REAPN (Rede Europeia Anti Pobreza / Portugal), vão realizar o II SEMINÁRIO INTERNACIONAL - A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: DIVERSIDADE DE PRÁTICAS – UNIDADE DA MEDIAÇÃO. Pretende-se com este encontro, proporcionar uma reflexão sobre a mediação de conflitos, cruzando olhares sobre as perspectivas da mediação em Portugal com outras experiências no espaço europeu. O seminário realiza-se nos próximos dias 19 e 20 de Maio, no Auditório Municipal de Gondomar. As inscrições estão limitadas a 40 participantes por atelier e poderão ser feitas até ao dia 15 de Maio, para o núcleo distrital do Porto do REAPN (www.reapn.org), a cargo de Sónia Lima (telf 222086061 / fax 222089106 / e-mail porto@reapn.org). Será certamente muito importante e oportuno, contando com a participação de personalidades como Maia Neto, Helena Machado Barrias, Edite Dias, Joan Sendra i Montes, António Louro e Jean-Louis Lascoux, entre muitos outros. O Nas Faldas da Serra não vai, mas aconselha... E muito!

PORTUGUESES NA AUSTRÁLIA: UM LIVRO E UM DEBATE, EM COIMBRA, NO MUSEU DA CIÊNCIA

Peter Trickett, jornalista britânico residente na Austrália, discute no seu livro Para Além de Capricórnio a teoria segundo a qual os portugueses terão sido os primeiros colonos europeus a chegar à Austrália, ainda durante a primeira metade do século XVI. O autor baseia a sua tese no estudo de alguns mapas do Atlas Vallard (1545), ao constatar que, fixando metade de um mapa e rodando a outra metade por um ângulo de 90º, se conseguem obter as costas australianas Leste e Sul com grande pormenor e atribui a Cristóvão de Mendonça a descoberta da Austrália. O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra convidou vários especialistas para debaterem este assunto no próximo dia 8 de Maio, num colóquio que decorrerá das 10h00 às 13h00 e das 14H30 às 18h00.
COMUNICAÇÕES
LUÍS FILIPE THOMAZ
Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica
Não foi Cristóvão de Mendonça quem descobriu a Austrália
JOSÉ AZEVEDO E SILVA
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Viagens e mistérios nos mares da Indonésia e da Austrália
JOÃO PAULO DE OLIVEIRA E COSTA
Departamento de História da Universidade Nova de Lisboa
Uma terra desinteressante. Os naufrágios holandeses na
Austrália Ocidental do século XVII
FRANCISCO ROQUE DE OLIVEIRA
Departamento de Geografia da Universidade de Lisboa
A influência portuguesa na cartografia da Escola de Dieppe:
de Nicolas Desliens a Jacques de Vau de Claye, 1541-1579
JORGE SEMEDO DE MATOS
Escola Naval
As rotas tradicionais do arquipélago e sua relação com as rotas
não tradicionais
JOSÉ ALBERTO LEITÃO BARATA
Mestre em História dos Descobrimentos
A exploração dos litorais de Samatra
DEBATE MODERADO POR
FRANCISCO CONTENTE DOMINGUES
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Participação:
20 euros (geral)
10 euros (estudante)
10h00 - 18h00
inscrição prévia
As inscrições podem ser formalizadas até ao próximo dia 6 de Maio,
através dos contactos do Museu da Ciência:
Museu da Ciência
Laboratorio Chimico
Largo Marquês de Pombal
3000-272 Coimbra
T. 239 85 43 50
F. 239 85 43 59
geral@museudaciencia.pt
Promete ser mesmo muito interessante!