Saturday, May 09, 2009

É HOJE: RUI RASQUILHO PROFERE PALESTRA EM ALCOBAÇA, NO ARMAZÉM DAS ARTES

Armazém das Artes - Alcobaça
exposição
O Último Porto do Mediterrâneo / Mértola em Alcobaça
até 31 de Maio
-Sábado / 9 de Maio / 16 e 30 horas-
Palestra
-Algarve de Além Mar / Os Portugueses em Marrocos-
concebida e apresentada por
-Rui Rasquilho-
É de ir! Faltar é pecado...

34ª EMISSÃO DO PROGRAMA UM OLHAR SOBRE A SEMANA, NA RÁDIO CISTER (ALCOBAÇA)

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz) apresenta no próximo domingo, 10 de Maio, a trigésima-quarta emissão do seu programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que continua a ser apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas. Esse espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues. Na trigésima-quarta emissão do programa Um Olhar Sobre a Semana, estará em debate o seguinte tema:
- Surgiu esta semana no mercado um novo jornal diário, o "I", propriedade de uma holding do Grupo Lena, sedeado em Leiria. O seu director é Martim Avillez de Figueiredo, ligado a Alcobaça por laços familiares e a nossa questão desta semana é a seguinte: numa época de crise assumida em que muitas empresas portuguesas encerram ou ameaçam encerrar as suas portas, o que pode significar este lançamento de um novo jornal diário?-
Numa semana em que surgiu o anúncio público de mais uma candidatura às próximas eleições autárquicas em Alcobaça, tudo indica que o assunto também voltará a merecer as atenções da equipa do programa nesta sua emissão... Será?

CIÊNCIA EM FAMÍLIA CONTINUA NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

-Museu da Ciência da Universidade de Coimbra-
Ciência em Família
Domingo - 10 de Maio
-DESCOBRE A GEOMETRIA-
Andreia Hall, Universidade de Aveiro
As figuras geométricas vivem num bosque encantado governado por uma simpática rainha. Vem conhecer o bosque juntamente com um amiguinho bem conhecido, o Pinóquio, e acompanha as trapalhadas em que ele se mete desta vez.Vai haver jogos para jogar, puzzles para construir e desafios para resolver, tudo envolvendo figuras geométricas (triângulos, quadrados, rectângulos, círculos, elipses e muitas outras).
É de ir!

CENTRO CULTURAL DE BELÉM ORGANIZA 2ª EDIÇÃO DA ESCOLA DE VERÃO DE JAZZ DE LISBOA

CENTRO CULTURAL DE BELÉM
2ª EDIÇÃO DA ESCOLA DE VERÃO DE JAZZ DE LISBOA
LISBON JAZZ SUMMER SCHOOL 2009

De 17 a 25 de Julho
17 de Julho
Em Julho, o Centro Cultural de Belém transforma-se, pelo segundo ano consecutivo, numa escola de verão de jazz. Estudantes e músicos de jazz participam numa semana intensiva de formação essencialmente prática, com dois cursos a decorrer em paralelo: o Férias com Jazz, um curso de iniciação ao jazz destinado a músicos com idades entre os 12 e os 15 anos; e o Curso de Verão, orientado pelo sexteto de um dos mais reconhecidos saxofonistas do panorama internacional, o nova-iorquino GREG OSBY.
>
CONCERTO DE ABERTURA
GREG OSBY – 9 LEVELS
Grande Auditório 17 de Julho 21:00
Greg Osby (saxofone alto e soprano), Sara Serpa (voz), Adam Birnbaum (piano), Nir Felder (guitarra), Joseph Lepore (contrabaixo), Hamir Atwal (bateria)
> JAZZ SUMMER COURSE CURSO DE VERÃO
Curso intensivo de jazz níveis médio e avançado
De 18 a 25 de Julho das 10:00 às 18:00
Oito dias de jazz non-stop orientados pelo sexteto de um dos mais reconhecidos saxofonistas do panorama internacional, e professor na Berklee College of Music, o nova-iorquino Greg Osby. Aulas de instrumento, combo, masterclasses e open combo compõem a estrutura curricular deste curso dirigido a participantes portugueses e estrangeiros.
Público-alvo estudantes e músicos de jazz a partir dos 16 anos
Lotação 30 participantes
Língua oficial Inglês
Direcção Pedagógica Greg Osby
Formadores : Greg Osby (saxofone), Sara Serpa (voz), Adam Birnbaum (piano), Nir Felder (guitarra), Joseph Lepore (contrabaixo), Hamir Atwal (bateria)
> FÉRIAS COM JAZZ
Curso de iniciação ao jazz
De 18 a 25 de Julho das 10:00 às 18:00
Este Verão, os mais novos podem entrar de Férias com Jazz e dar um mergulho na experiência única de improvisar e fazer música em conjunto. Uma semana orientada por um grupo de excelentes músicos de jazz, com aulas práticas de improvisação, instrumento, combo, Big Band, entre outras actividades musicais de aprendizagem da linguagem do jazz.
Público-alvo estudantes de música entre os 12 e os 15 anos
Lotação 30 participantes
Língua oficial Português
Direcção Pedagógica Gonçalo Marques
Formadores: Ana Araújo (piano); Mário Delgado (guitarra); Claus Nymark (trombone, Big Band); João Guimarães (saxofone); Nelson Cascais (contrabaixo); Marcos Cavaleiro (bateria); Gádor Soriano (improvisão livre)
> JAM SESSIONS
Cafetaria Quadrante
Dias 20, 21, 23 e 24 de Julho, a partir das 22:00
> CONCERTO DO SEPTETO FÉRIAS COM JAZZ
Dia 23 de Julho às 21:00
Pequeno Auditório
Concerto pelos formadores portugueses do Férias com Jazz: Ana Araújo (piano); Mário Delgado (guitarra); Claus Nymark (trombone, Big Band); João Guimarães (saxofone); Nelson Cascais (contrabaixo); Marcos Cavaleiro (bateria) >
CONCERTOS DE ENCERRAMENTO
Dia 25 de Julho
Pequeno Auditório
18:00 - Concerto pelos participantes do Férias com Jazz
21:00 - Concerto pelos participantes do Jazz Summer Course
Para mais informações
tel: (+351) 964 491 696 (dias úteis das 14:00 às 18:00)
A fase de pré-inscrições decorre entre 2 de Março e 15 de Maio
Como participar
A participação na LJSS está sujeita a uma pré-inscrição e a uma inscrição. O processo de pré-inscrição e de inscrição no Curso de Verão e no Férias com Jazz é análogo e decorre dentro dos mesmos prazos, em seguida enunciados. A fase de pré-inscrições decorre entre 2 de Março e 15 de Maio. A pré-inscrição pressupõe o conhecimento e a aceitação integral por parte do candidato do Regulamento para 2009 da LJSS. Considera-se pré-inscrição o envio ao Comissariado da LJSS, por parte de um candidato, dos seguintes elementos:> formulário de pré-inscrição integralmente preenchido; cópia do bilhete de identidade (de ambos os lados) ou passaporte do candidato (e do seu responsável, caso seja menor de idade); carta de motivação (até 150 palavras); currículo musical resumido (até 300 palavras); gravação comercial ou demo de uma prestação musical do candidato (facultativo). Estes documentos poderão ser enviados das seguintes formas:
Por correio postal, para a moradaLisbon Jazz Summer SchoolCentro Cultural de Belém Praça do Império1449-003 Lisboa / Portugal
Por email, para o endereço ljss.participants@gmail.com — com a digitalização do BI (de ambos os lados) ou passaporte em formato jpg e áudio em formato MP3. E-mail com a dimensão máxima de 10MB. A selecção dos participantes será feita com base nos seguintes documentos e critérios: formulário de pré-inscrição; carta de motivação; currículo musical; gravação comercial ou demo de prestação musical do candidato (facultativo); instrumento em que se inscreve; nível e domínio do instrumento; nível de formação musical. Os candidatos seleccionados serão informados por escrito da sua selecção e contactados pelo Comissariado para efectuarem a sua inscrição. A fase de inscrições decorre entre 18 Maio e 30 Junho. A inscrição efectua-se com o pagamento integral da propina e só deverá ser considerada completa quando o candidato receber por parte do Comissariado da LJSS, a confirmação da recepçãodo pagamento da propina.
Propinas
Curso de Verão ‹ 400€ / Férias com Jazz ‹ 250€ (com IVA incluído)> Incluído almoço dos participantes entre 18 e 25 Julho. Não estão incluídas as viagens e deslocações dos participantes, a sua estada durante a LJSS e todas as refeições, além do almoço.
Descontos aplicáveisCartão Amigo CCB: 15 % Desconto Cartão Amigo CCB (todas as modalidades): 15% do valor total da propina Desconto para irmãos com Cartão Amigo CCB modalidade Família: 20%Desconto para irmãos: 15% do valor total da propinaOs descontos não são acumuláveis.O pagamento pode ser faseado.
É de participar!



Friday, May 08, 2009

ROSA, ESPERANÇA - UMA EXPOSIÇÃO DE ENCHER O OLHO E A ALMA, EM ALCOBAÇA, NA ESCOLA ADÃES BERMUDES

O espectáculo “Rosa, Esperança” – Projecto Mulheres e o Cancro da Mama - decorreu a 2 de Maio no Cine-Teatro de Alcobaça, e pretendeu chamar a atenção para uma dura realidade que mata quatro mulheres por dia em Portugal. Já aqui escrevemos que foi realmente um espectáculo de encher o olho e a alma. Já aqui divulgámos também que está actualmente a ser apresentada em Alcobaça, uma exposição que acompanha e potencia aquele louvável evento. “Rosa, Esperança” continua em exposição até 29 de Maio, em Alcobaça, na Escola Adães Bermudes, resultando de uma parceria entre a oficina de artistas Quem Não Tem Cão e a Oficina da Imagem, incluindo trabalhos de autoria dos fotógrafos: Cláudia Costa, Gonçalo Barriga, Joaquim Machado, Jorge Brás, Jorge Tiago, Liliana Assunção, Luíz Amaro, Marta Soares, Martim Santos, Nuno César, Raul Gonçalves, Sandra Marques, Tiago Fonseca e Tiago Reis. Podemos já aqui divulgar que o espectáculo vai estar suspenso atè ao próximo mês de Setembro, devido a uma cirurgia prevista para uma das suas intérpretes, que esperamos corra o melhor possível. Quanto à exposição, soubemos que está a ser acertada a sua apresentação em Loures, no Loures Shopping. Mas a verdade, nua e crua, é que ela pode ser admirada até ao final deste mês em Alcobaça. E a verdade é que se trata de uma exposição fotográfica de alta qualidade e interesse. É de ir! Absolutamente!

ORQUESTRA DE iPHONES, AO VIVO, NO PORTO, NA CASA DA MÚSICA

Casa da Música - Porto - Sala Ensaio 2
Sábado - 9 de Maio - 11 horas
Orquestra de iPhones Workshop
Os meios tecnológicos digitais são hoje ferramentas de criação musical acessíveis ao cidadão em geral. É neste contexto que se enquadra o workshop Orquestra de iPhones: os participantes nesta iniciativa do Serviço Educativo da Casa da Música vão explorar as potencialidades do iPhone, descobrindo nele a possibilidade de fazer música em grupo. Da experiência nascerá uma orquestra, com um repertório próprio que, no final da sessão, será apresentado publicamente na Casa da Música.
11:00-13 :00; 14:30-16:30 SALA DE ENSAIO 2
Público Geral (maiores de 12 anos)
16:30 VÁRIOS ESPAÇOS
Apresentação de resultados
Trata-se de um verdadeiro acontecimento! A não perder! Por nada...

CAMINHADA SOLIDÁRIA APOIA PIRILAMPO MÁGICO, NA NAZARÉ

“Pela sua saúde mexa-se e seja solidário”, é o tema da “Caminhada Primavera Solidária”, uma prova a realizar no próximo domingo, 10 de Maio, pelas 11 horas, na Nazaré. Mais do que uma prova pedestre, a “Caminhada Primavera Solidária” pretende ser uma referência para a saúde, um convívio de duas horas num percurso plano ao longo de uma paisagem alegre e colorida e, simultaneamente, exercício físico. A tudo isto acresce ainda o facto da “Caminhada Primavera Solidária” estar associada a uma campanha de angariação de fundos para o “Pirilampo Mágico”. Mas para além disso, ao inscrever-se na “CAMINHADA PRIMAVERA SOLIDARIA” você está a ser solidário pois com ela está a associar-se a uma campanha de angariação de fundos, em que todos devemos ajudar e contribuir: o PIRILAMPO MÁGICO. Participar na “Caminhada Primavera Solidária” é caminhar ao lado do “Pirilampo” e ajudar Instituições de Solidariedade Social ligadas ao movimento CERCI, entidades por vezes tão esquecidas. Ao inscrever-se na “Caminhada Primavera Solidária” está a contribuir para que as CERCI deste País possibilitem melhores condições de ensino, saúde e segurança para aqueles cidadãos, crianças, adolescentes e adultos, portadores de deficiência psíquica e mental. Participar é também caminhar ao lado deles, demonstrar que solidariedade é também estar ao seu lado e que, acima de tudo, dizer-lhe que são cidadãos tão capazes quanto os outros. Trata-se de uma organização da Meia Maratona Internacional da Nazaré-Associação de Cultura e Desporto e é já no próximo domingo: é de ir!

IRINA RAIMUNDO E O AR DOS ARTISTAS, TODOS OS SÁBADOS DE MAIO EM LISBOA, NA CULTURGEST

O Ar dos Artistas em Maio, em Lisboa, na Culturgest
Viagem à ilustração, a partida começa nas mãos com chegada prevista ao coração! Estas 4 sessões têm como ponto de partida o meu trabalho plástico nomeadamente no que se refere à ilustração e pretende ao longo das várias sessões estabelecer pontes com outras formas artísticas, sempre pegando na ideia de criação de histórias, seja através da escultura, do cinema de animação ou dos livros.
Irina Raimundo

O ar dos artistas
Sábados à tarde na Culturgest – oficinas práticas, das 15h às 17h30.
Dos 7 aos 12 anos. Marcação prévia.
15 Euros (4 sessões) / 5 Euros (por sessão).
As sessões são complementares mas cada oficina tem uma orgânica própria que permite a presença em apenas uma. Para marcação ou outras informações
Inscrições e informações
Tel. 21 761 90 78 (das 10h00 às 12h30 / das 14h00 às 17h30) · Fax 21 848 39 03 · culturgest.servicoeducativo@cgd.pt

I Sessão:
9 de Maio
Criação de uma personagem, acessório, etc., para um cenário/ilustração tridimensional, a partir de uma história do escritor Hans Christian Amderson, tendo como base o recurso ao patchwork com tecidos, rendas, lãs e esponjas, colagem e pintura, etc.

II Sessão:
16 de Maio
Depois de desenhar, rabiscar e criar muitos personagens coloridos, desde o mais pequeno insecto ao maior gigante, vamos descobrir como podemos animar estes bonecos.Com exercícios simples e recorrendo à técnica de stop motion, vamos realizar um pequeno filme de animação.

III Sessão:
23 de Maio (Pais e filhos).
Depois de realizar alguns exercícios simples de desenho e com influência no trabalho do artista plástico Alexander Calder, em particular nas suas esculturas em arame e no seu circo animado, vamos criar esculturas/sombras que poderão contar histórias de encantar.

IV Sessão:
30 de Maio
Através da realização de recortes simples, vamos construir pequenos livros pop up’s e descobrir que um livro quando se abre pode surpreender-nos pelas suas palavras mas também pelas imagens que literalmente saltam sobre nós!!!

Trata-se de um evento que conta com a habitual qualidade e interesse das iniciativas da Irina Raimundo. É de ir!

Thursday, May 07, 2009

RUI RASQUILHO PROFERE PALESTRA EM ALCOBAÇA, NO ARMAZÉM DAS ARTES, NO PRÓXIMO SÁBADO

ARMAZÉM DAS ARTES - ALCOBAÇA
O ÚLTIMO PORTO DO MEDITERRÂNEO / MÉRTOLA EM ALCOBAÇA
11 DE ABRIL A 31 DE MAIO
Durante quase três décadas o Campo Arqueológico de Mértola escavou, investigou, recuperou sítios, publicou, fez museus. Esta exposição é uma síntese do trabalho acumulado desde o início dos trabalhos arqueológicos, em 1978. O Último Porto do Mediterrâneo / Mértola em Alcobaça é mais um passo numa já longa caminhada. Os painéis e as vitrinas desta exposição testemunham também o esforço de todos os que passaram por Mértola (desde o passado mais longínquo até épocas mais recentes) e que ajudaram a construir a sua História. O projecto apresenta uma síntese de conhecimentos referente aos territórios de Beja e de Mértola entre os séculos V e XIII. O estudo centra-se, sobretudo, na vila-museu, identificando os diferentes aspectos da topografia e da evolução do sítio ao longo de vários séculos. O trabalho alarga-se, ainda assim, a outros locais, apresentando propostas sobre a ocupação islâmica de Beja, Moura, Serpa, Castro da Cola. Identificam-se as principais características da islamização do território, aponta-se a sua permanente ligação ao Mediterrâneo e sublinham-se os traços de continuidade histórica e social do ocidente peninsular. A exposição, construída a pensar na itinerância além fronteiras, com a informação dos painéis escrita em português e francês.
Por motivos imprevistos, a palestra anunciada para o próximo sábado, 9 de Maio, será substituida pela palestra Algarve de Além -Mar, os Portugueses em Marrocos, concebida e apresentada por Rui Rasquilho, às 16 e 30 horas. Será certamente mais um grande e inesquecível acontecimento: faltar é pecado!

MULHERES DO ISLÃO: UM CICLO DE CINEMA A NÃO PERDER, NO CINE-TEATRO DE RIO MAIOR

ciclo de cinema
MULHERES DO ISLÃO
Cine-Teatro de Rio Maior
9 maio
16h 21h 30
....................................................................................
O estatuto da mulher no Islão tem constituído um tema
recorrente na obra de diversos cineastas provenientes do
mundo árabe.Através de simples histórias do quotidiano que
resultam em visões sensíveis da emoção humana, estes filmes
desenham uma imagem pura e verdadeira da mulher árabe que
hoje em dia não deixa de contrastar com a figuração
abstracta que os media nos têm oferecido. “Mulheres do Islão”
é uma viagem íntima e intensa a este terreno de amplas
discussões e um olhar sobre o lugar do preconceito na cultura
islâmica.
....................................................................................
programa
sábado 16h

CARAMEL
de Nadine Labaki

Em Beirute, cinco mulheres cruzam-se num salão de
beleza, um microcosmos colorido em que várias gerações
se encontram e partilham segredos e intimidades. No
salão, os homens, o sexo e a maternidade são os temas de
conversa. Conversas íntimas que gozam de uma liberdade
que não têm no mundo exterior.
....................................................................................
sábado 21h 30

PERSÉPOLIS
de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud

A história autobiográfica de Marjane Satrapi, que cresceu
no Irão durante a Revolução Islâmica e deu origem a
quatro livros de banda desenhada. Através dos olhos de
uma destemida menina de nove anos, vemos a esperança
de um povo ser destruída quando os fundamentalistas
tomam o poder.

Os ciclos de cinema da *aurora continuam a dar cartas por esse país fora... É de ir!

VÍTOR DE SOUSA E PEDRO FARIA SÃO AS ESTRELAS DE HOJE NO CAFÉ DAS QUINTAS DO ORFEÃO DE LEIRIA

O actor Vítor de Sousa e o Presidente da Nerlei, Pedro Faria, são os convidados da sessão de hoje do Café das Quintas do Orfeão de Leiria. O evento volta a ser dinamizado por Carlos André, realizando-se a partir das 18 horas de hoje, quinta-feira, 8 de Maio, no Arquivo Distrital de Leiria. A participação da Escola de Música do Orfeão de Leiria / Conservatório de Artes contribuirá certamente para que este volte a ser um Café das Quintas a não esquecer... É de ir!

COMUNISTAS DA BENEDITA JANTAM AMANHÃ NO PARAÍSO

É verdade! Os comunistas da Benedita jantam amanhã, sexta-feira, 8 de Maio, no Paraíso, um simpático restaurante da Benedita. É isso mesmo! A Comissão de Freguesia da Benedita do Partido Comunista Português comemora o seu IIIº aniversário com um jantar convívio, no dia 8 de Maio, pelas 20 horas, no restaurante O Paraíso, na Benedita.O evento terá a presença de Odete Santos,membro do Comité Central e ex-deputada do PCP na Assembleia da República. No local estará exposta uma exposição de artes plásticas da alcobacense Irina Raimundo. Inscrições pelo Paulo Jorge (965415056) ou pelo Rogério Pereira (969100664). Trata-se de uma excelente oportunidade de subir ao Paraíso... É de ir!

Wednesday, May 06, 2009

PRIMEIRO ENCONTRO CONTRA A HOMOFOBIA, EM ALCOBAÇA, NO PRÓXIMO SÁBADO

Primeiro Encontro contra a Homofobia - Alcobaça - Mercoalcobaça
9 de Maio
15h – Debate “Homofobia versus Amor Natural”
. António Serzedelo (Opus Gay)
. Miguel Vale de Almeida (Antropólogo ISCTE)
. Carlos Castro (cronista social)
. Margarida Martins (Abraço)
. Paulo Pamplona Corte-Real (Ilga)
18h – Teatro - “Mário, teu humor tá no armário”, comédia, Raul de Orofino
20h – Música de intervenção/Luís Peças/Francisco Peças/Acácio/outris
22h – Desfile de travestis e “drake quens”
23h – Dj’s – “Rave” durante a noite.
Durante todo o Encontro:
Exposições / vídeos /bancas de bares LGBT / porco no espeto/ comes e bebes
É de ir! Sem tabús...

LELLO PERDIDO, FADINHOS MARAVILHA, EM LISBOA, NO MAXIME, ÀS QUARTAS

O Lello Perdido . Fadinhos Maravilha . Cabaret Maxime . Lisboa
Quartas-feiras: 6, 13 e 20 de Maio
Pérolas perdidas e achadas. Fadinhos maravilha cantados por uma voz que de perdida não tem nada. O repertório vai desde as canções originais, passando pelo fado humorístico, em melodias e poemas brejeiros de nomes como Joaquim Cordeiro, Frutuoso França ou Joaquim Pimentel. Fados perdidos como o próprio Lello - alguns desde os anos 20. Um fado pouco “limpinho”, improvisado e tasqueiro. Para quem gosta (e para quem não gosta) de fado! Uma verdadeira e deliciosa surpresa para os que tiverem o privilégio de apostar nestas quartas-feiras.
MANUEL JOÃO VIEIRA . voz
VITAL ASSUNÇÃO . viola
AMÉRICO SILVA . guitarra
cabaret maxime - praça da alegria, 58 - lisboa
abertura portas 22h . espectáculo 23h30
reserva mesas: 213467090 . 916350427 . bilhetes € 5,00
É de ir!

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA APRESENTA EXPOSIÇÃO PORTUGAL EUROPEU - MEIO SÉCULO DE HISTÓRIA

De 8 a 14 de Maio, a Biblioteca José Saramago do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), situada
no Campus 2, em Leiria, recebe a exposição “Portugal Europeu – Meio Século de História”, no
âmbito das acções de informação e sensibilização para a participação dos cidadãos nas Eleições Europeias. A cerimónia de inauguração decorrerá a 8 de Maio, pelas 15 horas, nesta Biblioteca, com a presença de um representante da Comissão Europeia em Portugal, do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (em representação do Ministério dos Negócios Estrangeiros), e do Gabinete do Parlamento Europeu. Do evento fará também parte uma palestra intitulada “Cidadania Europeia: votar de cinco em cinco anos ou mais do que isso”, seguida de um debate público.
Acções de Informação e Sensibilização – Europeias 2009
Entre Março e Maio de 2009, o Parlamento Europeu, em conjunto com a Comissão e Conselho da União Europeia, desenvolvem um conjunto de acções com o objectivo de informar os cidadãos sobre as Eleições Europeias, marcadas para 7 de Junho, em Portugal. Esta é uma iniciativa de dimensão europeia, que se desenrola de acordo com uma estratégia, mensagens e identidade visual comuns aos 27 Estados-Membros, pretendendo principalmente reduzir as taxas de abstenção nas Eleições Europeias. Em Portugal, além de uma campanha publicitária semelhante a todos os Estados-Membros, o Gabinete do Parlamento Europeu, em parceria com a Representação da Comissão Europeia e o Centro de Informação Europeia Jacques Delors, organizam as Semanas Europeias, nos 18 distritos do Continente, Açores e Madeira, entre 6 de Março a 21 de Maio. Destas Semanas Europeias fazem parte: uma exposição fotográfica e documental “Portugal
Europeu – Meio Século de História” (que apresenta a relação de Portugal com o processo de integração europeia desde os anos 50); debates sobre temas relevantes da integração europeia (com a participação de personalidades e especialistas em temas europeus); instalações de rua em 3D e “caixa de sugestões” e distribuição de materiais de suporte, entre outras acções dirigidas a jornalistas, escolas, jovens e dirigentes associativos.
Horário da Exposição na Biblioteca José Saramago, Leiria:
2.ª a 6.ª Feira: das 9h às 23h30
É de visitar!

ALCANENA INAUGURA MUSEU DA BONECA

Terá lugar, no próximo sábado, 9 de Maio, pelas 16 horas, a inauguração do Museu da Boneca, inserida no programa de Comemorações do 95.º Aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena. Essa iniciativa da Câmara Municipal de Alcanena resulta de um protocolo estabelecido entre o Município e a proprietária da Colecção de Bonecas, Rosa Maria Vieira, que, ao longo dos anos, reuniu já cerca de 5000 exemplares de bonecos e bonecas das mais variadas formas, tamanhos e materiais. O programa da Inauguração do Museu da Boneca terá início às 16:00h, com a recepção aos convidados, seguindo-se o descerramento da placa de inauguração e uma visita ao Museu. A partir do dia 9 de Maio será, então, possível apreciar ao vivo alguns exemplares desta extensa colecção que passou já por vários pontos do país e que foi notícia em diversos órgãos de comunicação social a nível nacional, incluindo canais de televisão. O Museu da Boneca estará aberto ao público de terça a sexta-feira, das 10:00h às 13:00h e das 14:00h às 18:00h, e aos sábados e domingos, das 14:00h às 18:00h, encerrando à segunda-feira. É de visitar!

MANU, CAMANÉ E GALA DE ÓPERA ASSINALAM A SEMANA NO CINE-TEATRO SÃO PEDRO DE ALCANENA

CINE-TEATRO SÃO PEDRO DE ALCANENA

07 MAIO [QUINTA-FEIRA] [21:30h]
[NOVO CIRCO / CLOWN]
Manuel Amarelo
MANU – AO SABOR DO VENTO
Um espectáculo clown contemporâneo, onde a música e o gesto substituem a palavra, numa viagem que explora o universo cómico e poético. De dentro de um tronco de uma oliveira milenar, ouvem-se os ruídos de um amanhecer diferente, de mais um dia alegre, puro, inocente e atabalhoado, cheio de peripécias e surpresas, onde reina boa disposição. Manu anda pelo mundo, um mundo onde as flores são gigantes e as pessoas vivem felizes cada dia que passa. As pequenas coisas atingem proporções grandiosas. Do saco de serapilheira que transporta consigo, saem as mais estranhas e hilariantes situações, que decide partilhar com o mundo. Da “vassouira” ao “trombadidjóculo”, passando pela “mesa de gala” e o especial amigo “passaroco”, entre outros, concilia técnicas como a manipulação de objectos, a comédia física, a mímica e a música. O personagem é intemporal e o espectáculo uma constante evolução, surgindo, ao longo dos tempos, novos gag‘s, narrativas e aventuras. Duração aproximada 50 minutos s/intervalo Classificação Etária Maiores de 3 Preço Bilhete 5€ (Preço Único)
[Crianças entre os 3 e os 12 anos beneficiam de 50% desconto]
……………………………………………………………………
08 MAIO [SEXTA-FEIRA] [22:00h]
[MÚSICA / FADO]
CAMANÉ [SEMPRE DE MIM]
Camané é Fado. Fado que emerge de uma carreira segura, de uma voz ímpar, da nossa melhor voz. Para assinalar o Aniversário do Concelho, o CTSP convida-o a desfrutar de uma noite inesquecível, só possível com a magia de tanto fado. Camané teve sempre uma postura de sobriedade, respeito e rigor perante o Fado, insistido na divulgação de um repertório centrado no seu lado tradicional, sem deixar de arriscar ao utilizar novas linguagens musicais, mantendo o enfoque na Palavra, na forma como transmite o legado cedido pelos autores e poetas do nosso e de outros tempos. Quando apresenta ao vivo os novos fados e outros tantos da sua já longa história artística, é possível distinguir a criatividade, a voz, a originalidade, a musicalidade, a interioridade, a autenticidade, a maturidade... - características que adivinham a universalidade dos grandes intérpretes. Duração aproximada 60 minutos s/intervalo Classificação Etária Maiores de 6 Preço Bilhete 12,5€ (Preço Único)
……………………………………………………………………
09 MAIO [SÁBADO] [21:30h]
[MÚSICA]
CONCERTO DE COMEMORAÇÃO DO 95º ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DO CONCELHO
GALA DE ÓPERA
ORQUESTRA SINFÓNICA JUVENIL
De novo em Alcanena onde, nos últimos anos, conquistou um público fiel e rendido à sua qualidade interpretativa, a Orquestra Sinfónica Juvenil traz-nos uma nova Gala de Ópera, no Concerto que assinala o 95º Aniversário da Fundação do Concelho. Este ano, o público terá oportunidade de apreciar a execução de obras de Nicolai, Mozart, Donizetti, Puccini, Verdi e Beethoven, sob a direcção do maestro titular da OSJ, Christopher Bochmann. Os cantores líricos Sandra Medeiros, soprano, e o tenor João Cipriano Martins darão voz a algumas das mais famosas árias destes compositores. Tal como no Concerto que inaugurou o novo Cine-Teatro São Pedro, em Maio de 2008 também no próximo dia 9 teremos, integrados na Orquestra Sinfónica Juvenil, alunos do Conservatório de Música Jaime Chavinha (CAORG – Minde): Ana Beatriz Capaz Menezes, Pedro Manuel Marques Pereira, Daniel José Frazão Bento e Rita Maria Santos Mendes. Trata-se de uma colaboração que visa dar oportunidade a estes alunos do concelho de ensaiarem e apresentarem-se publicamente, integrados numa Orquestra de grande nível, numa experiência que certamente contribuirá para qualificar a sua formação e experiência.
São boas razões para que não falte a este Concerto. Duração aproximada 60 minutos s/intervalo Classificação Etária Maiores de 6 - Entrada Livre [Com reserva de lugar obrigatória]
……………………………………………………………………


CINE-TEATRO SÃO PEDRO
Av. 25 de Abril, 233 - 2380-042 Alcanena
[Tel: 249.889.115 / 249.889.010] [geral@cine-teatro.alcanena.pt]
..............................................................................................................................................................
www.ctsp.wordpress.com / www.cine-teatro.alcanena.pt
..............................................................................................................................................................
[HORÁRIO DA BILHETEIRA]
No dia do Espectáculo ou sessão de cinema: A partir das 14:00h
..............................................................................................................................................................
[RESERVAS POR TELEFONE]
Terça a Sexta-feira entre as 09:00h /12:30h e as 14:00h / 17:30h, ou no horário da Bilheteira até às 18:00h.
..............................................................................................................................................................
[RESERVAS POR E-MAIL]
bilheteira@cine-teatro.alcanena.pt [Só serão válidas com a indicação de nome, morada e nº de telefone.]

É de ir!

EXTENSÃO DO INDIE LISBOA 2009 A LEIRIA: O PROGRAMA

Já estão definidos os programas para as duas extensões do Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa que se realizarão entre os dias 7 e 10 de Maio em Leiria (Teatro José Lúcio da Silva e Teatro Miguel Franco) e de 15 a 18 de Maio em Alcobaça (Cine-Teatro de Alcobaça). Numa iniciativa inédita que procura trazer à região o melhor do cinema independente e algumas das grandes obras presentes na 6.ª edição do Indie Lisboa 2009, ambas as extensões destacam-se por uma programação diferenciada: sem colisões de programa (com excepção da sessão Indie Júnior + 3 anos, dedicada aos mais novos) e oferecendo uma selecção destinada a cruzar públicos nos vários espaços durante esse período de tempo. Uma solução que procura distinguir cada extensão, criando a sua própria identidade e com a sua exclusiva selecção de filmes, adaptada às várias características dos públicos locais.Organizado pela Zero em Comportamento, o Indie Lisboa é um evento privilegiado de descoberta de novos autores e tendências do cinema mundial, afirmando-se como um observatório da mais interessante produção contemporânea, a qual, mesmo quando assinada por realizadores consagrados, nem sempre chega às salas portuguesas. O Festival dá especial atenção a obras e cinematografias com menor visibilidade no mercado de distribuição comercial português e integra uma competição de longas e curtas metragens de novos realizadores, uma secção infantil, retrospectivas e homenagens. Depois de apenas quatro edições, o Festival é já unanimemente reconhecido como um dos mais interessantes eventos cinematográficos que se realizam em Portugal. De regresso ao Cine-Teatro de Alcobaça e pela primeira vez em Leiria (com sessões agendadas para o Teatro José Lúcio da Silva e o Teatro Miguel Franco), o Indie Lisboa apresenta uma selecção de alguns dos melhores filmes apresentados na edição do festival deste ano, obras que de outro modo permaneceriam invisíveis junto de um público nacional mais alargado.

PROGRAMAÇÃO

> TEATRO JOSÉ LÚCIO DA SILVA

7 de Maio Quinta 14h 30

INDIEJÚNIOR CURTAS > 3 ANOS

“Nicolas & Guillemete” passa-se numa loja de pequenas personagens de plástico. Nicolas é o único completo e decide acabar de construir Guillemete. Não o faz bem e a pequena dançarina fica um monstro de mil cabeças. Durante uma tarde chuvosa, uma criança cai num “Circo de Caracóis” de sonho. Jonas tem quatro anos e vai a caminho da primeira aula de natação em “A Lição de Natação”. Assustado, tenta fugir, mas cai à piscina, sem ninguém reparar e tem de se salvar a si próprio. “Onde Quer que Vás, Lá Estarás” é o encontro revelador entre uma mulher e uma idosa. Um entomologista descobre uns insectos desconhecidos e quer juntá-los à sua colecção, mas em “As Novas Espécies” os bicharocos não querem ser objectos de museu. Quando Miriam encontra velhas fotos, começa a ver o mundo a preto e branco. Mas em “As Cores de Miriam” há um arco-íris aonde se podem ir buscar as cores de volta. Uma rapariga chora em “Cogumelos de Chocolate” porque uns cogumelos que adoram chocolate comeram o bolo que ela fez. Mas arrependem-se e vão fazer-lhe um novo. Num outro planeta onde a regra é a ordem, há um miúdo que adora causar problemas e mudar tudo à sua volta. Isto é “Ex-E.T.”.

NICOLAS & GUILLEMETE
De Virginie Taverel França 2008 10’

O CIRCO DE CARACÓIS
De Phillippe Desfretier, Nicolas Dufresne, Sylvain Kauffman, Martin Laurego França 2008 5’

A LIÇÃO DE NATAÇÃO
De Danny de Vent Bélgica 2008 9’

ONDE QUER QUE VÁS, LÁ ESTARÁS
De Sara Barbas Reino Unido/Portugal 2008 2’

AS NOVAS ESPÉCIES
De Evalds Lacis Letónia 2008 9’

AS CORES DE MIRIAM
De Jelena Girlin, Mari-Liis Bassovskaja Estónia 2008 5’

COGUMELOS DE CHOCOLATE
De Masae Koizumi Japão 2008 6’

EX-E.T.
De Benoit Bargeton, Rémy Froment, Yannick Lasfas. Nicolas Gracia França 2008 8’

8 de Maio Sexta 21h 30

LOUISE-MICHEL
de Benoit Delépine e Gustave Kervern
Ficção, França , 2008, 91', 35mm

Que Benoît Delépine e Gustave Kervern são politicamente incorrectos, já sabemos pelo menos desde “Manual de Instruções para Crimes Banais” e “Aaltra”. Que este filme seja dedicado a Albert Libertad, um lendário anarquista francês, e tenha como título o nome de outra figura histórica do movimento anarquista dá-nos logo uma ideia do que podemos esperar de Louise-Michel. As trabalhadoras de uma fábrica de brinquedos em dificuldades encontram uma manhã o edifício vazio, sem maquinaria e sem saber onde pára a equipa de gestores. A proposta de Louise passa por juntarem o dinheiro de que dispõem para contratar um mercenário para assassinar o patrão. Uma comédia arrasadora sobre o nosso admirável mundo novo (o do neo-liberalismo e da globalização) que dá todo um novo sentido à velha máxima “trabalhadores de todo o mundo, uni-vos”.

9 de Maio Sábado 21h 30

TONY MANERO
de Pablo Larrain
Ficção, Brasil, Chile, 2008, 98', 35mm

Vamos imaginar dois cenários. O primeiro é o Chile comandado por Pinochet, naquele final dos anos 70, quando o ditador mandava prender, torturar e matar qualquer desertor. O segundo é “Saturday Night Fever,” o filme de 1977 que granjeia a John Travolta o estrelato mundial. Agora voltamos ao Chile para misturar estes dois quadros num concurso promovido por uma televisão local para escolher o melhor Tony Manero (a personagem celebrizada por Travolta nesse filme). É então que entra Raúl, um oportunista que acredita ser o único e verdadeiro Tony. Vai concorrer e ganhar – ele sabe que sim. Vai dançar sob as luzes da ribalta, concretizando o seu sonho perante todo o povo chileno. Por via das dúvidas, esta personagem imoral vai tomar medidas para que assim aconteça. O filme estreou em Cannes e tem sido um sucesso. Até porque atrás deste aparente absurdo há o retrato de uma sociedade com profundos problemas de identidade e ainda em desassossego com o passado.
10 de Maio Domingo 21h 30

Prémio do Público Johnnie Walker para Melhor Curta-metragem

VISITA GUIADA
de Tiago Hespanha
Documentário, Portugal, 2009, 56’, Beta SP

Todos os anos milhões de turistas visitam Portugal para descobrir o país, o seu povo e cultura. Muitos têm contacto com guias turísticos, que transmitem a história e a identidade nacional, ilustrando o modo como nos olhamos a nós próprios. Este filme é sobre o modo como essa identidade é construída e interpretada.

É de ir, a todos!

Tuesday, May 05, 2009

ALCOPÁZIO BAR, DE ALCOBAÇA, COMEMORA 14º ANIVERSÁRIO

Na próxima sexta-feira, 8 de Maio, o ALCOPÁZIO BAR, de Alcobaça, faz 14 anos! Os "alcopazianos" estão convidados a ir comer uma fatia de bolo e a assistir a um "D. Maur Cocheril D'Oiro", no local do crime, o próprio ALCOPÁZIO. Mas a festa não se fica por aí e a música ao vivo estará presente numa "ALCOPÁZIO JAM": todos os músicos que quiserem levar os seus instrumentos serão bem vindos! Antes do bar abrir, realizar-se-á um "Jantar Alcopaziano", em Alcobaça, no Celeiro dos Frades, na mesmíssima sexta feira, às 20h30m. O preço será de aproximadamente 13 euros por pessoa. A direcção "alcopaziana" (alcopaziobar@gmail.com) aguarda confirmações/inscrições até ao final do dia 6 de Maio, amanhã, quarta-feira. É de ir!

JORNADAS SOBRE PATRIMÓNIO CULTURAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO, NA NAZARÉ, EM 9 DE MAIO

Vão realizar-se as Jornadas sobre PATRIMÓNIO CULTURAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO - Caminho Real da Pederneira – Itinerário histórico-religioso, que terão lugar na Nazaré, no próximo sábado, 9 de Maio, no Círculo Cultural Mar Alto (junto ao Hotel Nazaré).
Objectivos das Jornadas:
1) Conhecer a importância do Património natural, construído, móvel e imaterial num contexto do
desenvolvimento sustentado e criar uma dinâmica colectiva que conduza à preservação e valorização do nosso Património cultural e da nossa identidade.
2) Debater o caso do Caminho Real da Pederneira e do Património cultural da Nazaré, salientando o papel dos cidadãos, do município e do Estado na procura das vias que o valorizam e tornam parte integrante da identidade local e regional.
Contexto:
O concelho da Nazaré possui um património natural e cultural reconhecido internacionalmente,
constituído por paisagens únicas e vivências sociais ímpares, que o projectam para além da esfera local. Esse Património deve constituir um benefício para todos e não um privilégio de alguns. Deve pertencer a todas as gerações: as presentes e as futuras. Ele tem sido progressivamente descaracterizado e, algumas vezes destruído. Hoje, tal como ontem, continua em risco, exigindo políticas e medidas de salvaguarda e valorização . Por isso, o caso do Caminho Real da Pederneira e das recentes propostas para a sua classificação levanta o problema mais vasto do valor deste património para a nossa sociedade e constitui um pretexto para um debate alargado sobre os projectos de futuro para a Nazaré e como é possível o seu desenvolvimento de um modo sustentado. A vinda à Nazaré de um conjunto de especialistas nacionais de várias áreas - História, Arqueologia, Património Cultural, Museologia, Geografia do Turismo, Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, constitui uma excelente oportunidade para o envolvimento de todos os cidadãos num problema que também é seu.
-PROGRAMA-
10.00 h. – Recepção
SESSÃO DA MANHÃ
Caminho Real da Pederneira: Património cultural a proteger e valorizar
- Presidente da Mesa: Dr. José Morais Arnaud
 Presidente da Associação dos Arqueólogos Portugueses
10h30 – Caminho Real da Pederneira - comunicações
· Apresentação geral da Jornada
- Eng.º Rui Remígio
 Organização da Jornada
· Património da Nazaré: património de todos para todos
- Eng.º Rui Remígio
 Inovação e gestão de empresas e de projectos
 Curso em Reabilitação Urbana (ESAI)
 Mestrando em História Regional e Local (Faculdade de Letras da
Universidade de Lisboa)
· Caminho Real da Pederneira: uma estrada com passado; uma via para o futuro
- Mestre Paulo Almeida Fernandes
 Mestre em História em Arte, Património e Restauro (Faculdade de Letras da
Universidade de Lisboa)
 Membro da Direcção da Associação Portuguesa de Arqueólogos
 Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto
 Ex-colaborador do IPPAR / IGESPAR
· Da Nazaré para o Mundo: caminhos, viagens e viajantes (Séc. XVI-XX)
- Mestre Pedro Penteado
 Mestre em História Moderna (Faculdade de Letras da Universidade de
Lisboa)
 Membro do Centro de Estudos de História Religiosa (Universidade Católica
Portuguesa)
11h30 – Pausa
11h45 - Resumo da sessão e introdução ao debate
- Dr. José Morais Arnaud
 Presidente da Associação dos Arqueólogos Portugueses
12.00 h. - Debate
13.00 h. - Almoço livre
SESSÃO DA TARDE
Património Cultural e desenvolvimento sustentado
15.30 horas – Mesa redonda – Património cultural e desenvolvimento sustentado
- Moderador: Prof. Doutor Pedro Gomes Barbosa
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Participantes (por ordem alfabética):
Dr. José Morais Arnaud - Arqueologia
 Presidente da Associação dos Arqueólogos Portugueses
Mestre José Rafael Sirgado – Turismo e Desenvolvimento Local e Regional
 Consultor e docente universitário
Dr. Pedro Roseta – Cultura e Património cultural
 Ex-ministro da Cultura e docente na Universidade Católica Portuguesa
Mestre Rafael Alfenim – Novas perspectivas sobre o Património Cultural
 Membro do Conselho de Administração do ICOMOS Portugal, em
representação do Presidente
Doutor Valdemar Rodrigues – Ambiente e Desenvolvimento sustentado
 Docente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
16.30 horas - Debate
17.30 horas – Conclusões / recomendações da Jornada
18.00 horas – Encerramento dos trabalhos
Informações:
- Promotores da Jornada: Rui Remígio, Pedro Penteado e Paulo Almeida Fernandes
- Apoio: Mar-Alto (Nazaré) e ICOMOS Portugal
- Mais informações: http://patrimoniocnazare.blogspot.com/ (inclui resumos de comunicações)
- Contactos: patrimonio.c.nazare@gmail.com
“Estes pequenos muros de pedra serão incómodos e inúteis? (…) Estes caminhos velhos ter-se-ão tornado demasiado estreitos para a passagem das máquinas (…), será necessário alargá-los ou
asfaltá-los?” (Michel Lacroix)
É de participar! Absolutamente!

Monday, May 04, 2009

12º FESTIVAL DE JAZZ DE VALADO DOS FRADES: A NÃO PERDER PITADA!

-12º Festival de Jazz de Valado dos Frades-
De 7 a 16 de Maio

Dia 7, quinta
“Água” Quinteto de Carlos Martins
Carlos Martins, saxofone – Bernardo Sassetti, piano – André Fernandes, Guitarra – Nelson Cascais, contrabaixo – Alexandre Frazão, bateria.
Todos nós temos sempre algumas coisas que voluntária ou involuntariamente deixamos ficar na “gaveta”. Nestes últimos anos fui fazendo esboços de músicas que muitas vezes ficavam em suspenso, alguns com 10 anos (a idade do meu filho Benjamim). Por ter outros projectos ou por falta de tempo, estas músicas, que tinham já a sua identidade, não ganhavam forma definitiva. Algumas vezes eram experimentadas em concerto com diferentes músicos que traziam alguma ideia nova. Cada tema foi ganhando o seu espaço e criando o seu “ambiente” particular sedimentando-se com o tempo. Tal como cada um dos músicos foi imprimindo a sua voz ao longo dessas passagens criando um sentimento recíproco de pertença. E esta é para mim a diferença entre este disco e qualquer outro dos meus discos anteriores. A amizade, partilha, cumplicidade e experimentação, num processo temporal demorado, consolidaram um som colectivo respirado. A música, de que não falamos, é o veículo para expressar os sentimentos que me ligam desde sempre a estes músicos, insubstituíveis. O risco e a confiança trouxeram em estúdio o que faltava: a calma inquieta do Agora! Como em “o sol verde das searas”, que aprendi com a minha mãe, em quase todas estas músicas há, para mim, um espírito do Sul, de planície e água.
Carlos Martins. O CD “Água” foi considerado, pela critica especializada, o melhor cd de jazz nacional do ano de 2008.

Dia 8, sexta
Fefer/Barretto/Eisenstadt
Avram Fefer, saxofone tenor e clarinete baixo – Carlos Barretto, contrabaixo – Harris Eisenstadt, bateria.
No primeiro encontro de Carlos Barretto com estes dois músicos americanos, o saxofonista e clarinetista Avram Fefer e o baterista Harris Eisenstadt, uma certeza se garante à partida: a de que tradição e futuro se combinarão num jazz que se pretende vivo e em plena sintonia com o presente. Todos os três são compositores com perspectivas muito próprias e improvisadores inventivos, e todos os três são instrumentistas completos. Barretto é muito mais do que um ritmista – as suas capacidades como construtor de edifícios musicais transcendem os vulgares papéis e funções do contrabaixo. Fefer é pródigo na expressão das complexidades da alma humana seja em que formato for (be bop, free jazz, trip-hop, jungle, drum 'n' bass, acid jazz, world jazz) e neste contexto não será diferente. Um estudioso das músicas de África, Eisenstadt é, por sua vez, o melhor exemplo de como o sentido de “drive” não exclui o uso do intelecto – neste particular, entende a percussão num pequeno combo como Duke Ellington “via” o piano na sua orquestra. Muito, pois, há a esperar desta estreia...

Dia 9, Sábado
Quarteto de Desidério Lázaro
Desidério Lázaro, saxofones – João Firmino, guitarra – João Hasselberg, contrabaixo – Artis Orubs, Bateria.
Desidério Lázaro é um dos novos talentos do jazz, em Portugal. O “seu” quarteto nasceu em Amsterdam, em meados de 2006, fruto de uma necessidade de expressão através de linguagens já familiares como o jazz e o rock. Assente em composições originais, esta banda rapidamente se tornou numa das referências do Conservatorium van Amsterdam, tendo representado a mesma no Dia Aberto, em 2007, e tocando regularmente na capital holandesa. Após bem sucedida tournée em Fevereiro de 2008, o seu Quarteto regressa, em 2009, aos palcos portugueses e com novas composições originais de música assumidamente jazz, com influências marcadas da música rock, e onde se escutam estilos de Joshua Redman, Branford Marsalis e Wayne Shorter.
Dia 10, Domingo – Entrada Livre – 17 h.
Mê Quintete
Bia Silva, voz – Pedro Morais, saxofones – Márcio Silvério, guitarra – André Barroso, baixo – Vitor Copa, bateria.
Dixienaza Jazz Band
Fábio Constantino, clarinete - Tiago Ferreira, trompete – Joaquim Pequicho, sax Tenor – Fábio Matias, trombone – Mauro Constantino, sousafone – Márcio Silvério, guitarra – Vítor Copa, bateria.
Mê Quintet e Dixienaza Jazz Band são duas das formações que resultam do trabalho efectuado com a Academia Municipal das Artes da Nazaré, escola de Artes do Municipio. Num trabalho sustentado por já há alguns anos de direccionar parte das aulas de música para o jazz, é possível agora estes grupos apresentarem-se nos mais diversos acontecimentos nacionais e internacionais ligados a esta música. Este concerto destina-se em primeiro lugar às crianças, por isso é à tarde e tem entrada livre, mas o apelo vai para os pais virem acompanhar os seus filhos e desfrutarem também de uma boa tarde com jazz, que os nossos jovens já bem o desenvolvem e improvisam.

Dia 14, Quinta
Quarteto de Júlio Resende
Júlio Resende, Piano – Perico Sambeat, saxofone alto – Masa Kamaguchi, contrabaixo – João Lobo, bateria.
Este Quarteto tem como repertório fundamental composições originais de Júlio Resende, bem como a recriação de standards do Jazz ou provenientes de outras esferas musicais como a música Pop ou Rock. No universo sonoro deste Quarteto confluem influências que vão da música erudita (como Chopin ou Bach) ao Funk (como James Brown). Como produto final o Júlio Resende Quarteto tem para oferecer uma sonoridade ricamente matizada que afirma a sua unidade e identidade no Jazz. Todos estes parâmetros encontram a sua síntese no disco "Da Alma" (Clean Feed) considerado um dos 3 melhores discos de Jazz de 2007 pela revista especializada “Jazz.pt”, e tem recebido os melhores elogios quer da crítica nacional, quer internacional. Júlio Resende começou a tocar piano aos quatro anos de idade. Depois do Conservatório inicia os estudos de Jazz em 2000 com o contrabaixista e pedagogo Zé Eduardo. Leccionou o curso de Piano-Jazz na Escola JBJazz em Lisboa em 2006/2007. Leccionou também em vários Workshop de Jazz. É Mestrando da Universidade de Aveiro em Música – Performance, com uma tese sobre improvisação. Licenciado em Filosofia.
Dia 15, Sexta
Quinteto de Paulo Gomes com Eric Vloeimans
Paulo Gomes, piano – Eric Vloeimans, Trompete – Jesus Santandreu, Saxofones e Clarinete – Pedro Barreiros, Contrabaixo – Leandro Leonet, Bateria.
Com a intenção de formar um novo projecto, e tocar sobretudo a música que escreve, Paulo Gomes reúne neste quinteto alguns dos melhores instrumentistas do Jazz em Portugal, Espanha e Holanda: Pedro Barreiros, Leandro Leonet, e Jesus Santandreu. Como solista convidado, Eric Vloeimans, é um dos mais respeitados trompetistas no Jazz Europeu. O seu estatuto é confirmado pelos músicos com quem já trabalhou, como:Mercer Ellington, John Taylor, Marc Johnson, Peter Erskine, The Rotterdam Philharmonic Orchestra, Jasper van 't Hof, Han Bennink, Furio di Castri, Charlie Mariano, Nguyên Lê, Jimmy Haslip, Jarmo Savolainen, Philippe Catherine, Joey Baron, Lars Danielsson, Michael Moore, em concertos por toda a Europa, Indonésia, China, Médio Oriente, África do Sul e Japão.
Sobre o líder do grupo:
Das muitas colaborações em concertos e gravações, destacam-se: Quinteto de Fátima Serro (com Eduardo Santos); Conferência dos Sons (com Fátima Serro, Rolf Delfos, Carlos Bica, Bruno Pedroso); Maria Viana (com Zé Eduardo, Art Themen, Jorge Reis, Herb Geller, Sheila Jordan); Peter King Quartet; Orquestra Metropolitana de Lisboa (Trio de piano + orq.sinfónica); Kiko; Trupe Vocal; Barcelona / Porto Quartet; Matt Wates Sextet (com Martin Shaw); Paulo Gomes eNsEmble (o seu decateto com Henry Lowther, Rolf Delfos); Fátima Serro / Paulo Gomes (com Julian Arguelles). Desde o início dos anos 90, participou em inúmeros festivais de jazz, em Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica e Holanda.
Dia 16, Sábado
Paulo Gaspar & Friends - "Tributo a Benny Goodman"
Paulo Gaspar, Clarinete; Jeffery Davis, Vibrafone; Oscár Graça, Piano; Eduardo Lopes, bateria.
O Festival de Jazz do Valado dos Frades lançou o desafio ao clarinetista Paulo Gaspar para recriar o repertório de um dos Quartetos de Jazz mais conhecidos da história desta música, o “Benny Goodman Quartet” formado por Benny Goodman, clarinete; Lionel Hampton, vibrafone; Teddy Wilson, piano e Gene Krupa, bateria. Será uma estreia absoluta no ano em que se comemora os 100 anos do nascimento do clarinetista mais famoso da história do Jazz.
Benny (Benjamin David) Goodman nasceu em Chicago, Illinois, a 30 de Maio de 1909. Os concertos de Goodman trouxeram uma nova audiência e um novo nível de reconhecimento ao jazz. Enquanto na comunidade do jazz, da qual foi uma figura proeminente durante décadas, ficou conhecido como o “ Rei do Swing”; a sua grandeza marcou também a música erudita, tornando-se o primeiro músico de jazz a ser reconhecido pelas interpretações de reportório erudito do seu instrumento. Tocou e gravou com alguns dos melhores maestros e mais importantes orquestras do seu tempo, para além dos muitos grupos e músicos históricos com os quais partilhou milhares de concertos e centenas de gravações que lhe valeram inúmeros prémios e amplo reconhecimento a nível mundial. Numa época em que negros e brancos não tocavam juntos, Goodman foi o primeiro líder a juntar negros e brancos na mesma banda, esta acção podia ter comprometido a sua própria carreira, já que, nessa época a integração racial não era um conceito muito popular nos EUA. No entanto, em Agosto de 1936 surgiu o Benny Goodman Trio, com Teddy Wilson (piano) e Gene Krupa (bateria), que passaria a quarteto com a chegada de Lionel Hampton (vibrafone). O sucesso deste quarteto foi imediato, tornando-se também num símbolo de integração racial.
Os concertos são às 22 horas, excepto dia 10, na Sala da Biblioteca de Instrução e Recreio.

Organização: Biblioteca de Instrução e Recreio
Direcção Artística: Adelino Mota
É, sem dúvida, um dos mais importantes e imperdíveis eventos culturais do centro do país.
É de ir! A tudo! Sem perder pitada...

*AURORA ASSOCIA-SE A INDIE LISBOA 2009, PROMOVENDO EXTENSÕES DO EVENTO A LEIRIA E ALCOBAÇA

extensão de festival
INDIE LISBOA 2009
Teatro José Lúcio da Silva Teatro Miguel Franco
Leiria
7 a 10 de Maio
Cine-Teatro de Alcobaça
Alcobaça
15 a 18 de Maio
....................................................................................
A *aurora :: rede criativa de programação e exibição de cinema, em conjunto com a Zero em
Comportamento, e numa associação com o Teatro José Lúcio da Silva de Leiria e o Cine-Teatro de Alcobaça, vai realizar duas extensões do Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa entre os dias 7 e 10 de Maio (Leiria) e de 15 a 18 de Maio (Alcobaça). Numa iniciativa inédita que procura trazer à região o melhor do cinema independente e algumas das grandes
obras presentes na 6.ª edição do Indie Lisboa 2009, ambas as extensões destacar-se-ão por uma programação diferenciada: sem colisões de programa (com excepção da sessão Indie Júnior + 3 anos, dedicada aos mais novos) e oferecendo uma selecção destinada a cruzar públicos nos
vários espaços durante esse período de tempo. Uma solução que procura distinguir cada extensão, criando a sua própria identidade e com a sua exclusiva selecção de filmes, adaptada às várias características dos públicos locais. De regresso ao Cine-Teatro de Alcobaça e pela primeira vez em Leiria (com sessões agendadas para o Teatro José Lúcio da Silva e o Teatro Miguel Franco), o Indie Lisboa apresenta uma selecção de alguns dos melhores filmes apresentados na edição do festival deste ano, obras que de outro modo permaneceriam invisíveis junto de um público nacional mais alargado.
É de estar atento. É de ir!

Sunday, May 03, 2009

ROSA, ESPERANÇA: UM ESPECTÁCULO E UMA EXPOSIÇÃO, AGORA EM ALCOBAÇA

Um Cine-Teatro de Alcobaça completamente lotado acolheu ontem à noite um espectáculo em que a arte muito sabedoramente se alia à pedagogia. Chama-se Rosa, Esperança e apenas aqui se poderá escrever que não desiludiu o seu público nem um milímetro... Contudo, Rosa, Esperança não é só esse enleante espectáculo e essa união de arte, entrega e dedicação a uma causa, sendo também uma exposição fotográfica alusiva àquele espectáculo que acompanha e potencia o evento. Rosa, Esperança, é uma exposição surgida de uma parceria entre a oficina de artistas Quem Não Tem Cão e a Oficina da Imagem, incluindo trabalhos de autoria dos seguintes fotógrafos: Cláudia Costa, Gonçalo Barriga, Joaquim Machado, Jorge Brás, Jorge Tiago, Liliana Assunção, Luíz Amaro, Marta Soares, Martim Santos, Nuno César, Raul Gonçalves, Sandra Marques, Tiago Fonseca e Tiago Reis. A exposição Rosa, Esperança está patente desde a passada sexta-feira, em Alcobaça, no não menos sedutor espaço da Escola Adães Bermudes e trata-se, sem dúvida, de uma exposição a ter muito em conta. É de ir!

TERMINA HOJE: A MARAVILHA DOS CLÁSSICOS, AO VIVO E A CORES, EM ALCOBAÇA

Um grupo de jovens e menos jovens empreendedores alcobacenses, bastante modernos, conseguiu levar cabo uma iniciativa inédita e muitíssimo interessante em Alcobaca: expôr automoveis antigos, motos antigas e bicicletas antigas do nosso concelho, bem como uma colecção de espantosas miniaturas de carros de bombeiros, nunca vista em público, propriedade de um simpático alcobacense que agora a disponibilizou a todos os curiosos (alcobacenses e não só...). Essa moderna exposição de preciosidades antigas intitula-se A Maravilha dos Clássicos e tem estado patente em Alcobaça, no Mercoalcobaca, gentilmente cedido pela moderníssima Câmara Municipal de Alcobaca, que também tem a sua sede num edifício antigo (e bem bonito!), durante o corrente fim-de-semana, com a preciosa colaboração de um moderno e simpático alcobacense, que ali também disponibiliza publicamente uma parte importante da sua fantástica colecção de miniaturas de carros de bombeiros e não só... Ora aí está mais um evento imprescindível, em Alcobaça, tão imprescindível que até já tem página na Internet: www.vespasdamaravilha.com
É de ir! Absolutamente! Nem que seja a pé. E termina hoje mesmo...

JORNAL PORTAL LISBOA PREPARA II VOLUME DA COLECTÂNEA DE POESIA ENTRE O SONO E O SONHO

Após o sucesso da primeira colectânea de poesia contemporânea do jornal Portal Lisboa (www.portallisboa.net) e da Chiado Editora (http://www.chiadoeditora.com/), publicada sob o título Entre o Sono e o Sonho, as mesmíssimas entidades preparam agora o II volume da mesma colectânea. Neste momento, procuram-se novos autores para participar nesse livro, podendo os poetas interessados consultar o regulamento (Link Regulamento) dessa colectânea no site do jornal Portal Lisboa. As inscrições podem ser feitas através pela ligação (Link Inscrição).
É de participar!