Saturday, April 17, 2010

JOSÉ ALBERTO VASCO (RE)APRESENTA NOVELA HISTÓRICA UMA NOITE DE INSÓNIA EM LEIRIA E EM COIMBRA

José Alberto Vasco (re)apresenta a sua novela histórica Uma Noite de Insónia na Bertrand Leiria Shopping, no sábado, 24 de Abril, às 17 horas, e no domingo, 25 de Abril, às 15 horas, na Bertrand Coimbra Shopping.
A apresentação será feita por Sara Gaspar Gonçalves, gestora de projectos artísticos. É de ir!

DJ BROTHER WOLF, HOJE MESMO, EM ALCOBAÇA, NO ALCOPÁZIO BAR

Alcopázio Bar . Travessa da Cadeia . Alcobaça
Sábado . 17 de Abril . 24 horas
Dj Brother Wolf
uma noite de rock em cima da corda
é de ir!

RABISCUITS ACTUALIZOU O SEU BLOGUE

O Rabiscuits - Mostra de Arte Experimental, que tem animado o centro histórico de Alcobaça em Setembro dos últimos quatro anos, actualizou o seu blogue,com a preciosa ajuda de Carlos Rodrigues. Já é possível consultar o rabiscuits.blogspot.com, actualizado com imagens da 4ª edição da mostra, que se realizou em 18, 19 e 20 de Setembro de 2009. É de consultar!

JÁ ESTÁ DISPONÍVEL A ANTIBOTHIS VOLUME 3

Após a excelente receptividade que a antologia literária Antibothis obteve a nivel global e a sua aceitação e interesse por parte de colectivos, escritores e musicos, não restava outra saida à Thisco e à Chili Com Carne que a de voltar ao ataque para um terceiro volume, já disponivel, desta feita com textos exclusivos escritos pelos próprios autores, desta feita com o anti-civilisacionista e fonte inspiradora de Noam Chomsky, John Zerzan; o colaborador de Marianne Faithfull, Iggy Pop, William Burroughs,Chrissie Hynde; Patty Smith e Bill Laswell, Joe Ambrose; Frank Rhynne, produtor dos lendários The Master Musicians of Joujouka; Adi Newton e Jane Radion Newton ( T.a.g.c./Clock Dva) figuras que a ajudaram a despoletar toda a cena musical de Sheffield e que deu origem a projectos como Cabaret Voltaire, Human League, Heaven 17, entre outros; Liam Sionnach da conhecida organização de acção directa ecológica Earth First; Nigel Ayers do projecto britânico Nocturnal Emissions; outros autores a descobrir são : Randall Pyke; Iona Miller; Ewen Chardronnet, Chad Hensley; Socialfiction.
O cd que acompanha esta publicação conta com a participação de Ckeckpoint 303, projecto de dub/electrónica oriundo da Palestina e protegidos dos Massive Attack; os lendários Master Musicians of Joujouka; Philippe Petit da editora Bip-Hop com Lydia Lunch;o colectivo alemão de musica contemporãnea Zeitkratzer e os projectos norte americanos de weirdfolk Kal Cahoone e Orbit Service; a vertente mais experimental faz-se representar por Gintas K, Anla Courtis; Gjoll; Pietro Riparbelli; Stpo;
Esta e outras publicações encontram se disponiveis através do site www.antibothis.com com o preço de 15..00 euros cada, com despesas de correio incluidas.
Antibothis são antologias literárias periódicas, apresentado textos e entrevistas de autores tanto desconhecidos como já com créditos firmados, na dissidência e disseminação de conteúdos literários anti-conformistas e normalizados de onde brotam as ideias mais desafiadoras e contagiantes, uma revolta em nome da imaginação, inimiga da habituação, em oposição a uma existência tóxica de baixo teor cognitivo


É de comprar!

Friday, April 16, 2010

RECITAL DE PIANO POR MIGUEL DE SOUSA, EM ALCOBAÇA, NO ARMAZÉM DAS ARTES

Armazém das Artes . Alcobaça
Recital de Piano
por
Miguel de Sousa
Sábado . 17 de Abril . 18 horas

Contará com o seguinte programa:



Sonata No. 8 em Dó menor, Op. 13

Pathétique
  • Grave/ Allegro molto e com brio
  • Adagio cantabile
  • Rondo




Ludwig van Beethoven


Polonaisse em Fá # m, Op. 44






Frédéric Chopin


Improviso No. 4 em Fá menor,Op. post. 142


Franz Schubert


Au bord du Lac de Pena






José Vianna da Motta


Balada No.2 em Si menor






Franz Liszt






Bilhetes:
Público até aos 20 anos - Entrada Gratuita
Restante Público - 2,5 €

É de ir!

PRÉMIO JOVENS MÚSICOS 2010

O Prémio Jovens Músicos é um concurso promovido anualmente pela RTP através da Antena 2, com o objectivo de descobrir novos talentos e promover os jovens intérpretes nacionais (ou residentes em Portugal) na área da música erudita.
A 24ª edição deste prémio está já a decorrer, contemplando as seguintes secções a concurso:

Categoria A
Solistas / Nível Superior – Flauta, Oboé, Percussão e Contrabaixo;
Solistas / Nível Médio – Trompete e Violino;

Categoria B
Música de Câmara / Níveis Médio e Superior;

Categoria C

Voz Solista / Nível Superior

As provas Eliminatórias irão decorrer na Casa da Música, no Porto, entre 24 e 31 de Julho, numa série de recitais abertos ao público e que também poderão ser acompanhados através da Antena 2. Serão escolhidos um máximo de três finalistas em cada secção a concurso, que se apresentarão depois em Lisboa, no Teatro Nacional de São Carlos, entre os dias 3 e 8 de Setembro para a realização das provas decisivas.
O Concerto de Laureados terá lugar no dia 2 de Outubro, com a Orquestra Gulbenkian dirigida pelo Maestro Osvaldo Ferreira, no Teatro Micaelense na Ilha de São Miguel, nos Açores.

As inscrições para a presente edição do Prémio podem ser feitas online até ao dia 30 de Abril de 2010, através do endereço antena2.rtp.pt

É de concorrer!

CORRIDA SEMPRE MULHER

-Corrida Sempre Mulher-
Domingo . 18 de Abril . Avenida Marginal de Oeiras
a taxa de inscrição reverte a favor da
Associação de Apoio à Mulher com Cancro da Mama
correr ou andar por uma boa causa...
O Município de Alcobaça faculta transporte a mulheres e crianças interessadas em participar
interessados devem contactar pelo telefone 262580831
É de participar!

Thursday, April 15, 2010

PERFORMANCE VOLTE-FACE #3, EM ÉVORA

Performance

VOLTE-FACE #3

na

Sociedade Harmonia Eborense

(Praça do Giraldo, 3 . Évora)

Sábado . 17 de Abril . 23 horas

O COLECTIVO VOLTE-FACE REINICIA UMA NOVA TEMPORADA DE APRESENTAÇÕES AO VIVO. A ABRIR AS HOSTES, EM 2010, A RÉPLICA ARTÍSTICA DE VIVA VOZ LEVARÁ ATÉ ÉVORA A PALAVRA EM MOVIMENTO, EM MÃO CHEIA E OFERTADA. NESTA OCASIÃO, SERÁ NA SOCIEDADE HARMONIA EBORENSE QUE O REMOINHO CRIATIVO ACONTECE PARA O TURBILHÃO DOS SENTIDOS. É O VERBO VIVO E DESABROCHADO EXCLAMADO EM VOLTE-FACE CONJUGADO!

Absolutamente imperdível e irresistível!

S. A. MARIONETAS ESTREIA RES PUBLICA - A CARICATURA AO SERVIÇO DA TRISTEZA PÚBLICA, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

-Estreia Nacional-

”RES PUBLICA - a caricatura ao serviço da tristeza pública”

um original de José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira

17 de Abril . 21h30 . Cine-Teatro de Alcobaça.

”RES PUBLICA - a caricatura ao serviço da tristeza pública”

No seguimento do seu trabalho anterior sobre a história de Portugal, nomeadamente a história de “Inês de Castro”, “Padeira de Aljubarrota” e mais recentemente “A Ver Navios - no reinado de D. João VI e Carlota Joaquina” a companhia S.A.Marionetas dá continuidade a este ciclo abordando o tema da implantação da República Portuguesa.

Nesta produção mantém-se a preocupação de relatar os acontecimentos históricos, tanto a nível político como a nível social, utilizando para o efeito duas dezenas de marionetas e mais de 200 fios.

A construção das marionetas é inspirada na obra caricatural de Rafael Bordalo Pinheiro, criando assim personagens que são caricaturas vivas que representam os intervenientes dos acontecimentos que culminaram na revolução de 1910.

Os artistas contemporâneos da época também assistiram, e aparecem para dar uma pincelada ou um toque de poesia aos acontecimentos.

Um país no caos, um rei apagado, um povo revoltado, e a caricatura ao serviço da tristeza pública.

Ficha Artística

Original de José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira

Construção das Marionetas das Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira e José Gil

Manipulação de José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira

Cenários de Natacha Costa Pereira

Adereços de José Gil

Figurinos das Marionetas de Sofia Vinagre

Pesquisa de Sofia Vinagre

Estruturas Cénicas de José Gil

Fotografia de Sofia Vinagre

Produção de S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos

Maiores de 6 anos

Absolutamente a não perder! Por nada neste mundo...

A FESTA DOS LIVROS, ATÉ 30 DE ABRIL, NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA

Até 30 de Abril a “Festa dos Livros” vai estar no Concelho de Alcobaça. A programação é maioritariamente dirigida ao público escolar, mas está também aberta à comunidade em geral. Uma iniciativa da Biblioteca Municipal de Alcobaça que aposta, mais uma vez, numa programação diversificada e recheada de actividades lúdicas para os mais novos que contempla áreas como a Música, o Teatro, e Literatura, a Dança, entre outras.

De 15 a 30 de Abril

15 de Abril | 10h30 - Teatro: "Karingana Blues" - Realizado e produzido pelo Grupo Bica Teatro

Partindo de histórias tradicionais africanas, o Bica Teatro enceta uma viagem pelos países de língua portuguesa, (re)contando histórias teatralizadas para um público infanto-juvenil. Juntando teatro, música, poesia, cantigas e meia dúzia de adereços queremos, de uma forma lúdica e bastante divertida, provocar encontros, cumplicidades e sorrisos.

Público-alvo: 4|12 anos e familiar

Duração: 45 m

Local: Auditório da BMA

Dias 22 e 23 de Abril - Atelier: “A vida das palavras”, com o actor Carlos Sebastião

Esta sessão tem como principal objectivo estimular a leitura, dramatizando uma história, e posteriormente no atelier, que cada um escreve a sua. Esta visa explorar, desenvolver e aprofundar o conhecimento pela palavra e através de uma actividade lúdica permitir uma aprendizagem global.

Neste atelier cada criança irá construir a sua própria narrativa a propósito do tema da amizade, que ficará registada num livro, que depois será desenvolvido, ou na escola ou em casa.

Público-alvo: 4º, 5º e 6º ano

Duração: 1h

N.º de sessões: 2 sessões por dia

Horários: Das 10h30 às 11h30 e das 14h30 às 15h30

Local: Sala de leitura Infanto-Juvenil da BMA

Dia 22 de Abril Workshop de Dança e Movimento, realizado por bailarinos da Companhia CêDêCê

Público-alvo: alunos de 3º e 4º ano do Ensino Básico (apenas uma turma de cada ciclo)

Duração: 1hora – Das 11h00 às 12h00

Local: Auditório da BMA

De 22 a 30 de Abril

Exposição: “As Diferentes Linguagens: a palavra, o gesto e o traço” dos alunos do 1º Ciclo da Eb1 de Vestiaria

Exposição de trabalhos inspirados em bailados da Companhia CêDêCê

Local: Átrio e salas de leitura da BMA

Horário: das 10h às 18h

Dia 23 de Abril - 17h15 - Desafio: “Todos a Ler”

“Todos a Ler” tem como objectivo desafiar, durante 15 minutos, funcionários e utilizadores da BMA a lerem um texto ou parte dele em suporte papel (um jornal, uma revista, um livro, etc.).

INSCRIÇÕES OBRIGATÓRIAS para grupos escolares | Telefone: 262 580 880

Entrada Livre

É de ir e não perder pitada!

Wednesday, April 14, 2010

ROCK'A'LADY AO VIVO, EM ALPEDRIZ, NO GENESIS BAR

Genesis Bar . Alpedriz (Alcobaça)
Sexta-Feira . 16 de Abril . 23 horas
Rock'a'Lady
Trata-se de uma banda de rock feminino com quatro elementos. Prometem um óptimo concerto, muito dinâmico, com covers das bandas mais conhecidas. Têm tido muito êxito por todo o País. Cristina para além de vocalista é também a lider da banda. Grande concerto em perspectiva.
É de ir!

15º TROFÉU NACIONAL DE ACORDEÃO, EM ALCOBAÇA

15º Troféu Nacional de Acordeão
Prémio Internacional de Acordeão Cidade de Alcobaça - 1ª edição
de 15 a 18 de Abril

15 de Abril
Concerto de Abertura . 21h30
Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça

16, 17 e 18 de Abril
Provas . a partir das 8h30
Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça

18 de Abril
Concerto de Encerramento . 15 horas
Cine-Teatro de Alcobaça
entrada livre

É de ir!

CURSO DE MONITORES DO PROJECTO RIOS, EM ALCOBAÇA E TORRES VEDRAS

A ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental e a LPN – Liga para a Protecção da Natureza, em parceria com a Câmara Municipal de Alcobaça e a Câmara Municipal de Torres Vedras promovem o 15.º Curso de Formação de Monitores do Projecto Rios, a decorrer de 16 (saída de campo em Torres Vedras) a 17 de Abril (saída de campo no Mogo, Alcobaça) na Águas do Oeste – ETAR da Charneca.

O Curso tem a totalidade de 16h00, e destina-se a técnicos, professores, profissionais em educação ambiental e coordenadores de grupos. Este curso pretende dotar os participantes de uma ferramenta de trabalho eficaz que lhes permitirá, de uma forma autónoma, conceber e realizar saídas de campo de monitorização a rios e ribeiras. Pretende também formar monitores especializados, atribuindo-lhes competências para auxiliar grupos na implementação do Projecto Rios. Um grupo de adopção conjuntamente com o apoio do Monitor e com a ajuda do kit do Projecto Rios, poderão realizar monitorização in loco dos cursos de água e contribuir para a sua melhoria sustentada no tempo.

O Projecto Rios é um projecto de participação pública que utiliza metodologias de educação ambiental e que contribui para a implementação de soluções sustentadas para os problemas dos ecossistemas fluviais. Para além da vertente ecológica, este projecto visa também a tomada de consciência ambiental baseada na participação voluntária e activa dos cidadãos (vertente social e cultural). O Projecto Rios pretende criar uma rede de monitorização e de adopção de troços de rios e ribeiras por grupos locais organizados. Recorrendo a uma metodologia de observação, simples mas rigorosa, estandardizada e de fácil aplicação e desenvolvimento, estes grupos assumirão a responsabilidade de vigilância e protecção do troço do curso de água que seleccionaram, contribuindo assim para a melhoria sustentada dos recursos hídricos em geral, e do processo de reabilitação do seu troço, em particular.

Os interessados devem contactar os Municípios envolvidos ou a Águas do Oeste.

É de participar!

BOSS AC AO VIVO, NA BENEDITA

Centro Cultural Gonçalves Sapinho . Benedita
Sexta-Feira . 16 de Abril . 21h30
Boss AC

Em 2009 foi lançado o desafio: Boss AC, numa versão acústica, olhos-nos-olhos com o seu público. Sem disfarces nem barreiras.

O Centro Cultural Gonçalves Sapinho tem o prazer de trazer à Benedita um concerto único do considerado o pioneiro da música Rap Portuguesa.

"O cenário é simples e com bom gosto, parecendo a sala de estar onde recebemos os nossos amigos. No fundo é isso que acontece: um encontro de gente que se gosta."

"Depois vêm os seis músicos que acompanham e as canções que se reinventam em sonoridades tão brilhantes. Vamos das mornas de Cabo-Verde à Bossa-Nova do Brasil. Temos o perfume da soul, um refrão de fado e o que mais houver para ouvir.

Finalmente, o AC onde mais gosta de estar: no palco com a sua "tropa". Um verdadeiro cicerone, que entre músicas encontra espaço para boas conversas. Explica numa canção, conta uma história, emociona-se, também ri...."

É de ir!

PEDRO TAMEN APRESENTA O LIVRO DO SAPATEIRO, EM LEIRIA, NA LIVRARIA ARQUIVO

Livraria Arquivo . Leiria

à conversa com... Pedro Tamen
a propósito do seu último livro "O livro do sapateiro"

16 de Abril . sexta-feira . 18h30



Crítica na Revista Ler:
Pedro Tamen faz do trabalho do sapateiro toda uma arte poética.
Na penumbra da oficina
“ Quatro anos após Analogia e Dedos (Oceanos), livro que retratou – ora com paixão, ora com ironia – uma galeria de figuras históricas e personagens literários, Pedro Tamen (n. 1934) regressa com um ciclo de 49 poemas que funcionam como um jogo musical de tema e variações sendo o tema a poderosa imagem de um sapateiro que se entrega ao seu mister, cosendo solas e moldando o couro no interior de uma cave escura, talvez irmã da caverna platónica. Se a comparação entre este humilde operário «quase cego» e o poeta só se estabelece de forma explícita no poema 45, quando o primeiro se diz «acocorado como estava o escriba», o certo é que o livro no seu todo se organiza como uma arte poética que busca no esforço do sapateiro um exemplo e uma espécie de ética da criação.
Preso ao «curto escabelo», ele exerce uma «arte calada/de entre cordeiro e leão», fazendo do «sapato/acto» e transformando «o nada que era/no tudo que será». Sempre na primeira pessoa, explica o seu trabalho, o cuidado posto em cada gesto, esse esmero que torna a ferramenta «leve sendo chumbo». E mostra-nos, em grande plano, a mão com os seus «dedos martelados» e unhas sujas, mão «mordida» onde os «pregos doem». É ela, afinal, a ponte entre o mundo do silêncio, negrume e solidão da cave e essa outra realidade que há-de receber a obra feita, a forma em que o sapateiro se revê, imaginando o «impalpável» pé que lhe dá uso e sentido. Por vezes há sons – um violino cigano ao longe ou o «roçagar das nuvens» - que permite, adivinhar os mistérios exteriores. Outras vezes alguém traz lá de fora a «liberdade elástica do ar», despertando no sapateiro e inveja do «vento azul dos montes» e o sonho de recuperar a «giesta» ou «um gosto de cerejas» na boca. Mas é só tocar a pele curtida de animais que um dia viveram livres na natureza que se dá a «lírica explosão» e então «as pastagens verdes irrompem nesta cave/e tudo se ilumina num sol que não está cá».
Tal como o sapateiro se projecta nos sapatos que saem das suas mãos, Tamen projecta-se no sapateiro. E fá-lo com a destreza verbal do costume. Coeso, compacto, com sólidas costuras, este livro é um hino à dignidade dos artesãos e ao brio de fazer, na «penumbra habitada» da oficina, as coisas bem feitas:«neste perdido reduto/em que as mãos amadurecem/a peça que fugirá/das mãos que não merecem/para andar ao deus-dará/num universo de espanto// em que o amor vai curtido,/calado, surdo, tingido/de uma cor que é o sentido/da salvação que acalanto//-aqui me caio e levanto.» José Mário Silva, Revista Ler n.º 90, Abril 2010.


PEDRO TAMEN: Poeta português, Pedro Mário Alles Tamen nasceu a 1 de Dezembro de 1934, em Lisboa.
Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, foi director de uma editora (Editora Moraes) e administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, e co-dirigiu as revistas Anteu e Flama. Leccionou no ensino secundário, fez crítica literária no semanário Expresso e foi ainda presidente do PEN Clube Português, entre 1987 e 1990.
Traduziu Imitação de Cristo, dos Fioretti de S. Francisco, Cantos de Maldoror, de Breton, e ainda outras obras de autores como Sartre, Foucault, Camilo José Cela, Georges Bataille, Georges Pérec, Flaubert e Gabriel García Márquez. Em 1990 obteve o Grande Prémio da Tradução.
Depois de uma crise religiosa, converteu-se ao catolicismo em 1953, não deixando as obras de estreia, em 1956 e 1958, de reflectir uma busca da transcendência, traduzida numa escrita poética fundada na ruptura com a causalidade e com a referência, encontrando no esplendor da própria linguagem o efeito lustral da palavra. Para António Ramos Rosa, "a poesia de Pedro Tamen é um incessante exercício de liberdade que corre o risco de se perder na insignificação total e, por outro lado, uma busca permanente de uma frescura inicial (que é a frescura da dimensão do instante recuperado na sua transparência); e, além disso, não obstante a opacidade negativa de muitos dos seus poemas, é também a reinvenção que, no próprio obscurecimento do sentido, instaura uma possibilidade aleatória, que é já uma esperança e uma vitória sobre o drama existencial" (ROSA, António Ramos - Incisões Oblíquas, p. 91).
A sua obra poética, iniciada em 1956 com Poema para Todos os Dias (Ed. Do Autor, Lisboa) encontra-se reunida em Retábulo das Matérias (Gótica, Lisboa, 2001). Em 1999 foi publicado um disco-antologia intitulado Escrita Redita (poemas ditos por Luís Lucas; Ed. Presença / Casa Fernando Pessoa). Em 2006 a Oceanos publicou o seu livro de poesia Analogia e Dedos. A poesia de Pedro Tamen mereceu já as seguintes distinções: Prémio D. Dinis (1981), Prémio da Crítica (1991), Grande Prémio Inapa de Poesia (1991), Prémio Nicola (1997), Prémio da Imprensa e prémio PEN Clube (2000).

É de ir!

CARMEN SOUZA AO VIVO EM CALDAS DA RAINHA

Centro Cultural e Congressos . Caldas da Rainha . Grande Auditório
Carmen Souza
Sábado . 16 de Abril . 21h30

A cantora cabo-verdiana Carmen Souza, cujo trabalho na World Music é reconhecido internacionalmente, vai iniciar no CCC das Caldas da Rainha uma mini-digressão em Portugal para apresentar o seu novo disco, "Protegid".

“Sôdade”, tema popularizado por Cesária Évora, é um dos que integram o alinhamento do CD que inclui ainda “Song for my Father”, “Afri-Ká”, “Dxam Ess Moment”, “M´sta Li Ma Bô”, “Tente Midj”, “Dos Eternidade”, entre outros.

"Ess ê Cabo Verde" revelou em 2005 uma cantora fora de série.

Com este primeiro disco, Carmen Souza escolheu os ritmos cabo-verdianos (morna, batuku,kola san djon) para dar vida às letras que ela própria escreve.

Afro, Gospel, Jazz sempre foram géneros que marcaram a formação artística de Carmen Souza.

Trazer essas influências para a música cabo-verdiana foi um desafio que contou com a preciosa ajuda do génio Theo Pas’cal, compositor, produtor e baixista da formação que acompanha Carmen Souza.

Três anos depois conquista definitivamente o público e a crítica com o muito aclamado "Verdade", álbum que marca uma viragem em direcção ao Jazz.

A recepção por parte da imprensa internacional não podia ter sido melhor a julgar pelas excelentes críticas geradas em vários países.

O seu trabalho é reconhecido no mercado de World Music como único e inovador, reflectindo a evolução da música cabo-verdiana: uma mistura de ritmos tradicionais cabo-verdianos com influências mais contemporâneas do Jazz/ Fusão.

Para além da voz sublime, Carmen Souza possui um extraordinário talento para tocar guitarra e teclados – uma artista completa que na sua ainda curta carreira já foi cabeça de cartaz de festivais importantes como WOMAD (a convite da BBC) , Small World Feest, Toronto Afro, Vancouver Island Music, Ulsan World Music, Ottawa Jazz, Musicas do Mundo Sines, entre outros.

Nesta digressão Carmen Souza (voz, wurlitzer, guitarra acústica), é acompanhada por Theo Pascal (baixo e contrabaixo), que assume a produção e direção musical do CD, Sebastian Sheriff (percussão), Tiago Santos (guitarra), Jonathan Indiagbonya e Victor Zamora (piano acústico).

«A cantora Cabo-Verdiana Carmen Souza tem tudo: um excelente reportório, uma voz ágil e versátil que serpenteia sem esforço por entre uma imensidão de registos e uma presença em palco completamente relaxante».
De Volkskrant, Jazz Magazine

«A cantora Cabo-Verdiana Carmen Souza não é apenas mais uma cara bonita com uma voz agradável (a tonalidade enublada da sua voz acentualhe o encanto).
Cantado em crioulo e composto integralmente por canções originais, “Verdade” parece merecer este mesmo nome em cada palavra e cada nota numa mistura de ritmos tradicionais do arquipélago com inúmeras influências, mais marcadamente o Jazz».
J.L.A, EXPRESSO

«A voz rica de Carmen Souza presenteia-nos com notas suaves e um swing irresistível. A capacidade de produzir qualquer melodia com a mesma mestria faz com que esta cantora nos ofereça canções originais que facilmente entram no ouvido — numa combinação sem esforço de ritmos africanos e melodias cheias de alma, cantadas em crioulo».
Time Out Chicago

Absolutamente a não perder!

JOSÉ CID REGRESSA AO PALCO DO CABARET MAXIME, EM LISBOA

Produções Banana Royale rebenta com a escala (mais uma vez!), apresentando o acontecimento estrondoso que já é um clássico!

Na senda dos concertos “Promenade”, das corridas de Ascot ou do próprio equinócio de Março, senhoras e senhores, meninos e meninas, é com orgulho desmedido que voltamos a anunciar aos quatro ventos: José Cid ao vivo no Cabaret Maxime, nos dias 16 e 17 de Abril, 10 000 dias depois entre o Tivoli e o Hot Clube...

Mais uma vez, o artista unanimemente considerado “Mãe do Rock Português” faz a sua aparição primaveril na sala que está directamente relacionada com o relançamento fulgurante da sua carreira. O facto é que, depois do seu primeiro espectáculo no “novo” Maxime, Cid não mais largou os tops, as primeiras páginas e as bocas do mundo, lugar que sempre lhe foi devido por mérito próprio. José Cid é o maior!
Para os amantes de celebrações catárticas, multidões em êxtase e músicas que já fazem parte do nosso DNA, a noite só pode ser mais uma festa com a plateia a cantar em coro os refrões que toda a gente conhece de cor. Pais, filhos, avós e netos unidos à volta do piano do mestre. Não há pai para a mãe do rock! A Cidmania está de volta e em força!

josé cid . sexta 16 e sábado 17 abril . 2010
cabaret maxime . pç. alegria, 58 em lisboa
abertura de portas 22h00 . espectáculos 23h30

reserva mesas: tel. 213467090 . 967045836 . 916350427
bilhetes €20 . pré-venda de bilhetes no local, a partir
de quarta-feira dia 14 abril, entre as 22h00 e as 24h00

É de ir!

Tuesday, April 13, 2010

TÉLÉTHÈQUE EM LISBOA, NO INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS

TÉLÉTHÈQUE

#4 Encontro Videográfico 15, 16 e 17 de Abril

Herwig Turk

Conversa com Natxo Checa dia 15, 5ª feira, às 19h

“Hands on” (2010) coloca-nos em posição de observar gestos, de os registar e de os memorizar. O ponto de partida é a prática do laboratório científico, sítio hermético e, hoje, sítio da representação por excelência. Este vídeo, antes de tudo, procura entender o que resta de humano neste espaço de exactidão técnica que incorpora procedimentos mecânicos que treinam acções, fazeres, gestos e mentes. A videografia revela a motorização de um certo contexto, ao mesmo tempo que o amplia ao plano existencial. Do desmantelamento materialista resta então a falha, a incerteza e a imperfeição.

Mas não parecem todas estas mãos ligadas a uma máquina? A uma máquina-fantasma? Já sem corpo, continuando a fornecer ritmo? Não será o gesto humano reflexo de gestos produzidos por outros gestos?
(...)

Aida Castro


TÉLÉTHÈQUE

No Instituto Franco-Português
Avenida Luís Bívar, 91 - 1050-143 Lisboa

Notas Biográficas:

Herwig Turk is an artist in the field of new technology from Austria, he is currently based in Lisbon, Portugal. In the last years, beside his own successful body of work, which has been presented at venues like Museu da Ciência Coimbra, Georg Kargl Fine Arts Vienna, Neues Museum Weserburg Bremen, TESLA Laboratory for Media Art Berlin, Museum of Applied Arts / Contemporary Art Vienna , Transmediale Berlin or Bienale for New Media Seoul. He has been foremost involved in interdisciplinary art projects like HILUS (http://braun.mur.at/projekte/hilus/intermed.shtml)
Currently, Herwig Turk is working on another major project on the verge of art and science, blindspot, together with the Portuguese Scientist Paulo Pereira. (http://www.theblindspot.org).

Natxo Checa Natxo Checa é responsável pelo programa de artes visuais da Galeria Zé dos Bois, centro de criação, produção e difusão de arte contemporânea.

A par de uma carreira repleta de iniciativas mirabolantes e de cruzamentos com a criação contemporânea, o productor/curador Natxo Checa, tem-se dedicado os últimos anos a acompanhar, numa longa e estreita relação, uma série de projectos e artistas na prossecução de enriquecer a experiência humana, o desafio intelectual e as possibilidades de produção. Com o impulso e vontade de uma criança tem desafiado artistas a produzir trabalhos laboratoriais em localidades e culturas excêntricas. Após um período de investigação e a modo de resultado, têm-se constituído sob cariz curatorial, mostras alargadas e propositivas de arte contemporânea. As mesmas, permitiram por um lado, uma leitura privilegiada dos avanços lançados pelos criadores, por outro, solidificar os seus percursos. Os seus mais recentes comissariados incluem Swim again / Nada de Novo de Rigo 23 (2006) co-comissariado com ManRay Hsu, Eflúvio Magnético Síntese de João Maria Gusmão e Pedro Paiva (2004/2006), “G” de João Tabarra (2007), Transitioners de Société Réaliste (2007), Abissología de João Maria Gusmão e Pedro Paiva (2007/2008), Portobello de Patrícia Almeida (2008), Ontem de André Cepeda (2008), Inércia de Alexandre Estrela (2009), Ciclo Kenneth Anger (2009), Experiências e Observações em Diferentes Tipos de Ar de João Maria Gusmão e Pedro Paiva (2009). Em 2010, acaba de finalizar um acompanhamento de três meses de residência de artistas, encontra-se presentemente a organizar o resultado de dois anos de trabalho com Alexandre Estrela, a preparar uma exposição individual de Eduardo Matos e outra de Gonçalo Pena, e a trabalhar intensamente numa série de curtasmetragens com Gabriel Abrantes.

É de ir!



ORFEU E EURÍDICE NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Centro Cultural de Belém . Grande Auditório
15 e 16 de Abril . 21 horas
COMPAGNIE MARIE CHOUINARD
ORFEU E EURÍDICE
Marie Chouinard revisita a história de Orfeu e Eurídice com audácia. Os bailarinos dão corpo, mas também voz e fôlego, a um mito sobre o acto da criação. Depois do surpreendente bailado bODY_rEMIX/gOLDBERG_vARIATIONS, que o CCB apresentou em 2006, a Compagnie Marie Chouinard regressa com mais uma obra eclética e igualmente intensa.
Orfeu e Euridice é uma obra poderosa, excessiva, movendo-se entre a harmonia e o desgosto de amor, a comédia e a crueldade. Fascinada pelo corpo e pelas suas manifestações mais íntimas e secretas, Marie Chouinard criou uma “dança exploratória” que ousa a devassidão e o excesso. Numa passagem pelo inferno em plena luz do dia, os corpos são propulsionados por forças subterrâneas num universo sinistro e surreal.

"Intenso, erótico, cómico e poético, tudo numa só peça."
(John Dugan, Time Out, Chicago, 2009)

"Nos quatro cantos do palco, o yin e o yang, o amor e a guerra, confrontam-se de forma
magnífica."
(Christian St-Pierre, VOIR, Montréal, 2008)

Peça em um acto
Coreografia, direcção, luzes, cenografia, adereços MARIE CHOUINARD
Intérpretes ÈVE GARNIER | BENJAMIN KAMINO | LEON KUPFERSCHMID | LUCY M. MAY | LUCIE MONGRAIN | MARIUSZ OSTROWSKI | CAROL PRIEUR | GÉRARD REYES | DOROTEA SAYKALY | MEGAN WALBAUM
Música original LOUIS DUFORT
Texto excertos de Profanazioni de GIORGIO AGAMBEN
Figurinos VANDAL
Maquilhagem JACQUES-LEE PELLETIER
Assistente de desenho de luz ALEXIS BOWLES | ERWANN BERNARD
Assistente de cenografia ERIC BELLEY
Consultor de som EDWARD FREEDMAN
Execução de adereços MARILÈNE BASTIEN
Direcção de produção GUYLAINE SAVOIE

Equipa de Digressão
Ensaiador e director artístico PAMELA NEWELL
Director de digressão ANNICK HUARD
Director técnico e responsável pela iluminação FRANÇOIS MARCEAU
Director de cena MARILÈNE BASTIEN
Engenheiro de som PIERRE-OLIVIER PERRON

É de ir!

SEMANA DA SAÚDE NO CAMPUS 2 DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) promove, através dos Serviços de Documentação do
Instituto, em conjunto com a Escola Superior de Saúde (ESSLei), Serviço de Apoio ao
Estudante (SAPE) e Projecto T.at, a “Semana da Saúde”, a decorrer até 16 de Abril, no
Campus 2 do IPL (Biblioteca José Saramago e no Auditório da ESSLei).
Com o intuito de dar a conhecer diversas experiências saudáveis e promotoras de bem-estar, a
“Semana da Saúde” oferece exposições e conversas em torno das temáticas da bicicleta,
sexualidade, estilos de vida saudáveis, colesterol e voz, passando por ginástica ao ar livre,
actividades de Desporto e Bem-Estar, uma demonstração de laringoscopia e um atelier de
técnica de voz. Além disto estão igualmente previstos rastreios efectuados pelos estudantes da
ESSLei. É de ir!

CAFÉ, LIVROS E CIÊNCIA NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

SIDEREUS NUNCIUS. O MENSAGEIRO DAS ESTRELAS,


de Galileu Galilei (1610)


tradução e anotações de Henrique Leitão (Universidade de Lisboa)


apresentação por João Fernandes


(Coord. Nacional do Ano Inter. da Astronomia 2009)


15 de Abril . 18H00


Entrada livre

Durante o ano de 2009, o Ano Internacional da Astronomia comemorou os 400 anos das primeiras observações astronómicas feitas por Galileu.


Estas observações levaram a descobertas científicas notáveis, já que Galileu teve a oportunidade de observar pela primeira vez na história da humanidade as fases de Vénus, os satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as crateras da Lua.


Em Março de 1610, poucos meses depois das suas primeiras observações, Galileu publicava "Sidereus Nuncius", onde descreveu algumas das suas


descobertas. Tratava-se da primeira obra científica de astronomia baseada em observações astronómicas realizadas com telescópio.


400 anos depois da sua publicação, "Sidereus Nuncius. O Mensageiro das Estrelas", com tradução e anotações de Henrique Leitão, é a primeira obra de Galileu Galilei a ser traduzida integralmente em Portugal.

Nesta sessão vamos ter a oportunidade de conhecer mais de perto esta grande obra, que é dirigida ao público em geral, tal como o seu original em latim, publicado há quatro séculos.

Café, Livros e Ciência é um projecto de comunicação de ciência com o objectivo principal de promover a leitura de livros de ciência junto do público em geral. Este evento acontece num ambiente informal, onde o café acompanha os livros.


Trata-se de uma parceria entre o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e acontece na primeira quinta-feira de cada mês num périplo por cada instituição parceira. Os eventos contam com uma cobertura multimédia que posteriormente será colocada no sítio internet de cada parceiro, bem como no CVTV.

É de ir!



Monday, April 12, 2010

NUNO PINTO APRESENTA CD CLARINETE SOLO, EM LISBOA

Instituto Franco-Português . Lisboa
Quarta-Feira . 14 de Abril . 21 horas
Apresentação do CD
Nuno Pinto - Clarinete Solo
por
Ricardo Ribeiro
21h30
Concerto
Sond'ar-Te Electric Ensemble
direcção
Pedro Neves
Transmitido em directo pela | Broadcast live on Antena 2
É de ir!

JUAN GELMAN EM LISBOA, ENTRE 13 E 16 DE ABRIL

O escritor e jornalista argentino Juan Gelman encontra-se em Portugal entre os próximos dias 13 e 16 de Abril, numaa iniciativa conjunta da Fundação Saramago, Casa da América Latina, Instituto Cervantes e Embaixada da Argentina. No dia 15, pelas 18 horas, na Casa do Alentejo, e na companhia de José Saramago, o escritor argentino compartilhará uma tarde de leitura de poesia e prosa. Juan Gelman proferirá ainda no dia anterior, 14 de Abril, às 16 horas, uma palestra na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Juan Gelman é Prémio Cervantes de Literatura 2007. É de acompanhar!

ARTEMREDE E CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA PROCURAM PARTICIPANTES PARA COLABORAÇÃO EM ESPECTÁCULO

PROCURAM-SE PARTICIPANTES PARA COLABORAÇÃO EM ESPECTÁCULO

No dia 31 de Julho de 2010 , em Alcobaça (local a definir) a Artemrede e o Cine-Teatro de Alcobaça irão apresentar o espectáculo de dança A Casa, de Aldara Bizarro. Colhe-Histórias é a primeira parte do projecto que dá origem ao espectáculo.

Assim: Procuram pessoas de todas as idades que queiram participar no projecto Colhe-Histórias e dar o seu contributo na construção do espectáculo A Casa, contando a sua história!

No dia 21 de Abril entre as 10h30 e as 19h00, no Cine-Teatro de Alcobaça irão decorrer entrevistas, registadas em vídeo, onde a coreógrafa conversará com os participantes sobre o tema O sítio ideal para morar:

21 de Abril / Cine-Teatro de Alcobaça:
    • Escolas (1º e 2º ciclo): 10h30-12h30
    • Público Sénior (Universidades Sénior, IPSS's): 14h30-16h30
    • Público em geral: 17h00-19h00

Esta recolha de histórias será depois utilizada como base de criação da peça de dança A Casa e devolvida às pessoas entrevistadas e ao público em geral com a apresentação do espectáculo no dia 31 de Julho.

Se estiver interessado em participar faça a sua inscrição no Cine-Teatro, pelo telefone 262 580 885 ou através do e-mail cine.teatro@cm-alcobaca.pt até ao dia 19 de Abril.

É de concorrer!

Sunday, April 11, 2010

WORKSHOP DA COMPANHIA MAIOR NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Centro Cultural de Belém
Workshop da Companhia Maior
para maiores de 60 anos
Ler Teatro: Palavra Que é Verdade
Jacinto Lucas Pires
Dramaturgia
de 12 a 20 de Abril (excepto dias 17 e 18)
das 10 às 13 horas
O que é uma história?
Estrutura: para que serve a conversa do princípio-meio-fim.
O diálogo: vozes que constroem pessoas.
Personagens: a verdade precisa de um mistério.
Partir de um texto para chegar onde?
O mais importante é o que não está escrito.
O que nunca sabemos (felizmente): baralhar e voltar a dar.
"Clássico=moderno?"
Aprender as regras para depois poder quebrá-las.
Absolutamente imprescindível!

ANTÓNIO BORGES COELHO LANÇA DONDE VIEMOS, EM LISBOA

Livraria Leya na Barata . Avenida de Roma . Lisboa
Segunda-Feira . 12 de Abril . 18h30
lançamento do livro
Donde Viemos
(História de Portugal - Volume I)
de
António Borges Coelho
apresentação
por
Cláudio Torres
É de ir!

ALICE VIEIRA APRESENTA MEIA HORA PARA MUDAR A MINHA VIDA, EM LISBOA

Academia de Santo Amaro . Lisboa
Segunda-Feira . 12 de Abril . 18h30
lançamento do livro
Meia Hora Para Mudar a Minha Vida
de
Alice Vieira
apresentação
por
Virgílio Castelo
É de ir!

CARLA BLEY, STEVE SWALLOW E ORQUESTRA DE JAZZ DE MATOSINHOS, NO PORTO, NA CASA DA MÚSICA

Casa da Música . Porto . Sala Suggia
Domingo . 11 de Abril . 22 horas
ORQUESTRA JAZZ DE MATOSINHOS
Carla Bley . piano e direcção musical
Steve Swallow . baixo

Carla Bley volta a dirigir a Orquestra Jazz de Matosinhos no Porto, sete anos depois da participação no "Festival em Obra Aberta" que antecedeu a abertura da Casa da Música. O regresso ao Porto de uma das mais carismáticas compositoras e directoras de big band traz igualmente o baixista Steve Swallow, músico com quem cultiva uma colaboração que dura há mais de vinte anos. A relevância de Carla Bley no panorama do jazz internacional já lhe granjeou inúmeros prémios e o constante aplauso da crítica, a que se junta uma relação sempre calorosa com o público.
CONCERTO COM TRANSMISSÃO DIRECTA NO WWW.CASADAMUSICA.TV

5 ANOS CASA DA MÚSICA

Absolutamente imperdível!


QUE VERGONHA RAPAZES!, COM MIGUEL GUILHERME, EM LISBOA, NO MAXIME

«Que vergonha Rapazes!» é o novo espectáculo de Miguel Guilherme, uma compilação de textos, extraída de uma antologia do humor português, organizada por Nuno Artur Silva e Inês Fonseca Santos. É uma peça de teatro, um recital, um show de variedades, é tudo isto e muito mais. Bocage, Mário-Henrique Leiria, Cesariny, Alberto Pimenta, Alexandre O’Neill, Miguel Esteves Cardoso são alguns dos autores cujas palavras serão ditas em cena por Miguel Guilherme, a partir de 13 de Abril, às terças e quarta, em Lisboa, no Maxime. Picante, provocador, digno de bolinha vermelha. Um espectáculo de palavras e humor que não poderá perder! Sem espinhas...