Saturday, September 22, 2007
ESCULTURA COM AFECTOS MUDA-SE DO ARMAZÉM DAS ARTES PARA A SOCIEDADE NACIONAL DE BELAS ARTES
FESTIVAL MÚSICA VIVA 2007 TERMINA, DEIXANDO ÁGUA NA BOCA PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO
O concerto de encerramento do Festival Música Viva 2007 terá o seu início às 18 horas, na Sala Suggia da mesmíssima Casa da Música, com um concerto em que actuará a Orquestra Nacional do Porto, sob a direcção do maestro Baldur Brönnimam. Nesse espectáculo serão interpretadas composições de Charles Ives (The Unanswered Question), Igor Stravinsky (Sinfonia Para Instrumentos de Sopro), António Pinho Vargas (Graffiti -Just Forms-) e Jonathan Harvey (Madonna of Winter and Spring), em estreia nacional.
Muitos parabéns, Miguel Azguime, pelo êxito de mais esta edição do Festival Música Viva: até para o ano!
JÁ ESTÁ ON LINE A EDIÇÃO DE SETEMBRO DA ENSINO MAGAZINE
Friday, September 21, 2007
ORQUESTRA DE ALTIFALANTES E PERFORMA ENSEMBLE PROTAGONIZAM UM SÁBADO MUITO ESPECIAL NO FESTIVAL MÚSICA VIVA 2007
IRINA RAIMUNDO APRESENTA OS QUEQUES DANÇANTES E OUTROS EPISÓDIOS SURREAIS, EM CASCAIS
MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA ACOLHE SESSÃO DE ENCERRAMENTO DE WORKSHOP COMUNICAR CIÊNCIA
SONS DA MÚSICA, UM NOVO PROGRAMA DA RTP 2, COM A COLABORAÇÃO DA ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA
PACHA DE OFIR ENCERRA TEMPORADA DE VERÃO E COMEMORA 15º ANIVERSÁRIO
Thursday, September 20, 2007
FESTIVAL MÚSICA VIVA 2007 DEDICA UMA NOITE À MÚSICA DE EMMANUEL NUNES. BEM HAJA!
COMPILAÇÃO THIS WILL END IN TEARS VAI SER LANÇADA EM LEIRIA, NO BAR CINEMA PARAÍSO
LIVRARIA ARQUIVO, DE LEIRIA, PROMOVE WORKSHOP DE ESCRITA CRIATIVA PARA GUIÕES DE CINEMA
Wednesday, September 19, 2007
AQUI JAZZ DÁ DOIS CONCERTOS NO PORTO, NO TEATRO HELENA SÁ DA COSTA
DOIS IMPERDÍVEIS RECITAIS DE EDUARDO POLÓNIO E PEDRO CARNEIRO NO FESTIVAL MÚSICA VIVA 2007
Tuesday, September 18, 2007
PRIMEIRA MÃO: GALERIA CONVENTUAL INAUGURA EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE ANTÓNIO TRINDADE, NO PRÓXIMO SÁBADO
FIDELIO TRIO ESTREIA-SE EM PORTUGAL EM CONCERTO DO FESTIVAL MÚSICA VIVA 2007
CABARET MAXIME PROMOVE FESTIVAL INTERNACIONAL DO TÁXI
Os eventos inseridos no Festival Internacional do Táxi serão: conjunto Aguarelas, na sexta-feira, 21 de Setembro, e quarteto 4444, no sábado, 22 de Setembro. A abertura de portas será às 22 horas. Os bilhetes custam 10 euros, com oferta de bebida, e nessas noites existirá um preço especial para taxistas: 8 euros, com oferta de 2 bebidas! O Cabaret Maxime situa-se no nº 58 da Praça da Alegria, em Lisboa, e já se sabe que ali não se deixa nada ao acaso... Antes pelo contrário!
Monday, September 17, 2007
FILME DE MANOEL DE OLIVEIRA EXIBIDO NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA
Segundo as palavras do próprio Manoel de Oliveira, este filme é "Um documentário sobre o PORTO em 2001 era impossível agora, com a cidade em obras, e é cousa que poderei fazer depois. O que, por outro lado, foi bom, porque me proporcionou a oportunidade de evocar o Porto da minha infância, graças a algumas das minhas memórias, as mais simples e as mais ligadas à cidade. Considero o filme um documentário, embora tenha sido obrigado a algumas reconstituições, para que não ficasse reduzido a um álbum de fotografias. Finalmente, trata-se de certas recordações dum tipo de vida e de imagens de uma época passada que, embora relacionadas comigo, não constituem uma auto-biografia".
Já que a entidade organizadora do evento não parece muito interessada em divulgar muito sobre este filme de Manoel de Oliveira, tomo também a liberdade de seguidamente reproduzir um apontamento crítico que Jacques Parsi escreveu sobre Porto da Minha Infância: "Com a liberdade de inspiração e o rigor de escrita que o caracterizam, Manoel regressa à sua cidade natal, a cidade do Porto. Ela já tinha inspirado o seu primeiro filme, Douro, Faina Fluvial, em 1931, e o filme que marca o seu regresso atrás da câmara em 1956, O Pintor e a Cidade. Nestas duas obras, Oliveira havia filmado aquilo que prendia o seu olhar. Em Porto da minha infância, ele escolheu filmar aquilo que já não existe e que só os olhos da memória, os olhos da "sua" memória, podem ainda ver. À imagem daquele primeiro plano onde uma orquestra invisível toca uma música misteriosa.
O Porto da infância, é ainda o Porto de antes do nascimento: uma cidade carregada de história, uma cidade de artistas e pensadores. E como que por um movimento em espiral, o filme desenvolve-se desde as ruínas da casa natal, à cidade do Porto, a toda a sociedade onde se trava a guerra dos sexos, na Europa. O último plano do farol que se abre sobre o infinito do mar e do mundo é a réplica, ou a rima se se quiser, a cores, do primeiro plano do primeiro filme do jovem Oliveira, setenta anos mais cedo... o Porto é também a cidade que viu nascer, depois de 1896, o cinema em Portugal...
Porto da minha infância é o filme de uma procura: fragmentos de lembranças, pegadas, testemunhos, marcas, bandas da actualidade, letras de canções, fotografias. Imagens de identificação por vezes incerta: estes dois homens que olham para a objectiva da câmara serão realmente os poetas Fernando Pessoa e José Régio? E esta mancha cinzenta? Essa sobre a qual a mão do realizador desenhou uma cabana, um pavilhão de jardim, será realmente a garagem onde o ele revelou o negativo do seu primeiro filme? Fumée de fumée, tout est fumée. A vida e a memória esfumaram-se. A voz da memória fala de uma garagem mas nós nunca vemos mais do que uma sombra, um fantasma. O passado é uma palavra em que se deve acreditar.
A casa natal desapareceu, a árvore da forca desapareceu... e as confeitarias, e o Palácio de Cristal, e a prima Guilhermina, o primeiro amor... Por momentos, o filme da memória é tomado pela vertigem. Do camarote dos seus pais, Manoel, adolescente, assiste à opereta Miss Diable. O Manoel que vemos é, com efeito, o seu neto encarregado de o incarnar. Este observa em cena o Manoel que ele será oitenta anos mais tarde, o Manoel que ele é agora detentor do papel de um actor dos anos vinte, Estevão Amarante, que interpreta por sua vez o papel de um ladrão, que rouba o coração de uma mulher...".
Sendo eu tão fã de Manoel de Oliveira que continuo a considerá-lo "o único realizador português", resta-me esperar que aquela sessão seja bem sucedida e que Alcobaça volte brevemente a ver cinema de Manoel de Oliveira. Party seria uma boa solução...
FESTIVAL MÚSICA VIVA 2007 MUDA-SE DURANTE UMA SEMANA PARA O PORTO
ORFEÃO DE LEIRIA/CONSERVATÓRIO DAS ARTES CONTINUA A ENSINAR MÚSICA A PEQUENOS ALUNOS ENTRE OS O E OS 5 ANOS DE IDADE
Estão ainda abertas as inscrições para todas as crianças entre os 0 e os 5 anos que queiram aprender pela música. No início de mais um ano lectivo, o Zero // Cinco, coordenado por
Sunday, September 16, 2007
PIANO PARA TODOS, A PARTIR DOS 3 ANOS DE IDADE, NO ORFEÃO DE LEIRIA/CONSERVATÓRIO DAS ARTES
GIMBA DESBRAVA O ABC DA ESCRITA DE CANÇÕES EM PORTUGUÊS
Gimba convida-vos para uma jornada sónica e cintilante através da escrita de letras na língua melódica de António Gedeão e Quim Barreiros! Nesta jornada assombrosa mergulharemos em sopas-de-letras de profundidades abissais, e iremos desbravar os bosques retóricos onde vive escondida «a última flor do Lácio, inculta e bela» (o Português!). Nessas paragens misteriosas e extasiantes encontraremos os tesouros até agora escondidos à frente do nosso próprio nariz, debaixo da nossa própria língua! Qual experiência psicotrópica, depois do retorno, de volta à Terra, os felizardos compreenderão que nada será como dantes. Nunca mais!
2 a 25 de outubro . terças e quintas
horário : das 19h30 às 21h30 . total de 16 h - 8 sessões de 2h
local : ACT escola de actores
universidade moderna - edificio das artes
travessa da saude , 2A . belém . lisboa
inscrições: 213010168 / 919175069 / 967767512
CONTEÚDO DAS OITO SESSÕES QUE MUDARÃO DEFINITIVAMENTE A PERSPECTIVA AUDIO-SENSORIAL DOS CANDIDATOS NA SUA VISÃO DO PORTUGUÊS CANTADO:
Exercícios líricos livres para desentorpecimento espiritual, e respectiva leitura.
Degustação de sabores (musicais-poéticos) trazidos pela turma. Reunião de opiniões.
Mergulhos no tema quente “O que é cantar em português”.
3ª Sessão
Introdução aos prazeres da rima, ritmo, prosódia, contrastes, e repetições.
Pausa refrescante para escutas variadas e recolha de exemplos.
Zona vermelha! Direcções e erros a evitar. Maus exemplos e antídotos.
4ª Sessão
Périplo por abordagens prioritárias à letra ou à música.
Confecção de melodias sobre palavras já escritas.
Casamento/cópula de letras com música feita. Mais sexo com palavras.
Jogos com títulos, temas, assuntos, e caça às palavras.
Árvores de preguiça e folhas de trabalho.
O conforto dos instrumentos lexicográficos e ferramentas de ajuda.
Combates com palavras. Temperatura, métrica, rima, e quilos de prosódia.
Momento de lazer geral - escutas várias.
7ª Sessão
Grande festim/tertúlia – pago pela escola! – em local a combinar (opcional).
Gimba nasceu em LX, e está na música desde tenra idade, tendo estudado piano com Maria Luísa Eusébio, flauta com Matilde Taveira, e guitarra com Duarte Costa. Mais tarde teve aulas de canto com a Prof. Cristina Castro.
Músico/autor/produtor, começou a compôr e a escrever canções aos 9 anos, e tornou-se profissional, aos 18. Membro fundador dos Afonsinhos do Condado, e padrinho de baptismo dos Xutos & Pontapés, tocou e gravou também com Os Irmãos Catita, em nome próprio a solo, e integrou vários agrupamentos efémeros.
Gravou discos e produziu trabalhos de vários artistas, num leque eclético: José Cid, Mário Laginha, Tim, Vicente da Câmara, entre outros - tendo participado em registos discogáficos de Dino Meira (o grande Dino Meira!), André Sardet, Ena Pá 2000, Quinta Do Bill, e outros nomes. Foi o vencedor do concurso “Grande marcha de Lisboa 2005” com o tema “A Marcha Mais Alegre da Avenida” (escrito em parceria com Miguel Viterbo).
Deu a cara e fez a música para programas de televisão (Pop Off; O Cabaret da Coxa), e também assinou bandas sonoras de programas humorísticos televisivos (“O Programa da Maria”; “Paraíso Filmes”; “O Homem que Mordeu o Cão”; “Boa Noite, Alvim”), e cinema (“O Crime do Padre Amaro”). Na rádio criou a roupagem musical de “Há Vida em Markl” (programa de Nuno Markl) e da “Prova Oral” (de Fernando Alvim), tendo também feito múltiplas canções e músicas para teatro, e publicidade.
Amante da escrita, fundou e dirigiu o semanário A Folha da Avenida, escreveu crónicas para o Blitz, e foi também cronista semanal no defunto jornal A Capital.
Estudioso compulsivo das vicissitudes do português na escrita de canções, os seus objectivos passam pela redução radical do uso do inglês na música portuguesa, e por ser agraciado com a respectiva me®dalha de mérito cultural!