Saturday, October 10, 2009

FACE A FACE - FLORBELA ESPANCA E VIRGÍNIA VICTORINO / NA GALERIA DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

“FACE A FACE” – Florbela Espanca e Virgínia Victorino é a exposição que está patente na Galeria de Exposições Temporárias do Mosteiro de Alcobaça até 20 de Novembro. Trata-se de uma exposição que tem como finalidade apresentar as duas poetisas através da fotografia bibliográfica e de objectos pessoais, tendo como particularidade o facto de Virgínia Victorino ser natural de Alcobaça. Jorge Pereira de Sampaio é o Comissário da Exposição. A bem sucedidad inauguração aconteceu em 26 de Setembro.
Horário: Todos os dias, das 10 às 17 horas
Entrada Livre
Merece uma visita atenta!

CURSOS LIVRES DE INSTRUMENTOS DE SOPRO, NO PORTO, NA ESMAE

Encontram-se abertas, até 31 de Outubro, na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo), novos Cursos Livres de Instrumentos de Sopro, com os seguintes professores:
Flauta: Ana Raquel Lima - Oboé: Ricardo Lopes e Luís Alves - Clarinete: Nuno Pinto - Fagote: Hugues Kesteman - Saxofone: Henk van Twillert e Fernando Ramos- Trompa: Bohdan Sebestik e Abel Pereira - Trompete: Kevin Wauldron - Trombone: Severo Martinez - Tuba: Sérgio Carolino
ESMAE.
Rua da Alegria, 503
4000-045 Porto
Telefone: 225193760 / Fax: 225180774
É de inscrever e frequentar!

LISBOA AO PARQUE (MAYER), O FINAL

O Lisboa ao Parque está quase a terminar! Este fim-de-semana são os dois últimos dias de festa desta iniciativa do Turismo de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e produção UAU. Durante 8 semanas, de 4ª a Domingo, o Parque Mayer encheu-se de vida e de animação e Lisboa contou com grandes noites temáticas onde a Comédia, a Dança e a Música (do fado ao pop e à clássica), reinaram, trazendo aos palcos do LISBOA AO PARQUE as maiores referências nacionais. Este fim-de-semana, não perca os últimos dias de animação no Parque e aproveite para deixar a sua marca nas telas gigantes assinadas por António Jorge Gonçalves, Nuno Saraiva e a estreante Vanessa Ribeiro ou para rever a exposição sobre a História do Teatro de Revista no Parque Mayer.
10 de Outubro Just Girls (21h30)
Just Girls – O Regresso à Escola é um espectáculo cheio de energia, dança e as músicas tão conhecidas da séria de televisão Morangos com Açucar.
11 de Outubro Nilton & Lisbon Film Orchestra (20h20)
Venha rir-se às bandeiras despregadas com Nilton, um dos nomes mais importantes da stand-up comedy em Portugal! E, às 21h, fique para ouvir a banda sonora dos seus filmes preferidos com a Lisbon Film Orchestra dirigida pelo Maestro Nuno Sá.
E custa apenas 5 euros por pessoa: é de ir!

INSTITUTO DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO PROGRAMA INOVAR NAS ASSOCIAÇÕES CPLP

Instituto de Estudos para o Desenvolvimento
-Inovar nas Associações CPLP-
-Programa-
Finalidade
Ouve-se às vezes falar de igualdade de género como se tratasse de uma questão cultural, que poderia ser adoptada ou rejeitada por qualquer sociedade em função das respectivas tradições. Trata-se, porém, de uma obrigação legal universal e não exclusiva dos países mais ricos. A igualdade de género é reconhecida nos instrumentos internacionais de direitos humanos fundamentais, com particular relevo para a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW) de 1979. Inscreve-se assim neste património comum da humanidade, como tal celebrado pela Conferência das Nações Unidas sobre Direitos Humanos, que teve lugar em Viena em 1993.

Neste contexto, importa ter particularmente em conta as obrigações dos Estados que ratificaram aquela Convenção - actualmente 185, ou seja, mais de 90% dos membros das Nações Unidas – no que se refere à exigência de medidas apropriadas para: a) Modificar os esquemas e modelos de comportamento sócio-cultural dos homens e das mulheres com vista a alcançar a eliminação dos preconceitos e das práticas costumeiras, ou de qualquer outro tipo, que se fundem na ideia de inferioridade ou de superioridade de um ou de outro sexo ou de um papel estereotipado dos homens e das mulheres…

A igualdade de género em situação de migração internacional foi, aliás, recentemente sublinhada pela comissão que visa garantir a aplicação daquela Convenção através de uma Recomendação Geral sobre as mulheres trabalhadoras migrantes.

Acresce que um dos oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio que comprometem toda a comunidade internacional é a igualdade de género.

Isto é, em princípio, todos os países do mundo e as suas populações devem encontrar mecanismos e promover formação específica nesta matéria, para que os indicadores do desenvolvimento humano dos homens e das mulheres atinjam o equilíbrio que os designados “papéis sociais de género” - com a sua desigualdade estrutural - têm limitado ou impedido.

Por outro lado, as necessidades de formação de migrantes, designadamente de Países Terceiros face à União Europeia, e seus familiares no domínio da igualdade de género, decorrem dos Relatórios de 2005 e 2006 da Comissão Europeia sobre a matéria, que também constatam a pior situação das mulheres migrantes no mercado de trabalho dos Países de acolhimento e os respectivos efeitos económicos negativos.
O III Plano Nacional para a Igualdade dedica boa parte da secção sobre a Inclusão e Desenvolvimento Social (2.4) à conexão entre as migrações internacionais e a igualdade de género, sublinhando que as mulheres migrantes se defrontam com a desigualdade também “no âmbito das respectivas comunidades”. Ora as intervenções para eliminar esta desigualdade poderão obter maior adesão a partir de associações dessas comunidades. A necessidade de formação aos dirigentes e militantes de várias associações de imigrantes em Portugal no domínio da igualdade de género ficou patente nos cursos de formação da do Projecto da Iniciativa Comunitária EQUAL “Migrações e Desenvolvimento” que abordou esta temática junto destes públicos.

Quanto a cooperantes e voluntários, é o próprio III PNI que se propõe apoiar a formação em Igualdade de Género (ponto 5.3. Medida D), a qual poderá também ser decisiva para a criação/desenvolvimento da Rede de ONG para a Igualdade de Género de ONG para a Igualdade de Género na CPLP

Este Projecto de formação surge no âmbito da Tipologia 7.4 “Apoio a projectos de formação para públicos estratégicos” do Programa Operacional para o Potencial Humano.

Objectivo
Formar um grupo de 32 formadores:
- dirigentes e activistas de ONG com sede em Portugal que trabalham no apoio a migrantes originários de Países da CPLP – público estratégico para o encorajamento à reflexão, debate e melhoria de práticas neste domínio por parte de pessoas de comunidades culturais minoritárias, enquanto dimensão chave do diálogo intercultural e da participação cidadã na sociedade de acolhimento;
- cooperantes e voluntários em Países da CPLP – publico estratégico para, em fase posterior, difundir esta formação nesses Países e contribuir para a criação de uma rede de ONG de língua portuguesa ligadas directa ou indirectamente ao desenvolvimento qu se comprometam com a igualdade de género no quadro dos Objectivos do Milénio.
Competências a adquirir
- Participação das próprias instituições das comunidades dos Países CPLP na promoção da IG junto das suas comunidades;
- IG como factor de aprendizagem intercultural e de integração pela cidadania e pelos direitos humanos, tanto em Portugal como nos países da cooperação CPLP;
- Incorporação dos referenciais e a execução do plano concebido na formação em sala;
- Conhecer os princípios, as políticas e práticas de referência nos domínios da interculturalidade, cidadania, direitos humanos, migrações internacionais e igualdade de género;
- Reflectir criticamente sobre as nossas percepções e representações;
- Comunicar e interagir em contextos culturalmente diversificados;
- Integrar nas práticas profissionais padrões e comportamentos que promovam a interculturalidade, cidadania, direitos humanos, migrações internacionais e igualdade de género;
- Aplicar futuramente o Referencial de Formação na qualidade de formador/a, eventualmente em outros Países da CPLP, reforçando, pelo lado da sociedade civil, a cooperação portuguesa no domínio da IG.

Metodologia
As metodologias são diversas em função dos módulos e incluem, dimensões expositivas, apropriação de fontes de informação com vista à intervenção, discussões/reflexões temáticas, partilha de práticas profissionais dos/as formandos/as, estratégias de aprendizagem experiencial activa e cooperativa e aplicação de conhecimentos a casos concretos.
A formação será completada com um período de exercício de componente prática e acompanhamento com uma metodologia de formação em exercício.
A componente prática consiste na preparação de Planos para a intervenção futura das associações neste domínio.
A componente de acompanhamento consiste no desenvolvimento de trabalho no terreno com as Associações, compreendendo:
- Tutoria por formadores/as – consultores/as
- Incorporação dos referenciais na organização
- Elaboração da matriz de necessidades e recursos
- Definição da estratégia de intervenção
- Desenvolvimento dos planos de intervenção
- Levantamento dos indicadores de avaliação
- Implementação dos planos para garantir a execução do Plano concebido na formação em sala.

A avaliação exigirá 18h e será realizada com base nos indicadores identificados.

Duração – 70 horas de Tronco Comum + 18 horas de componente prática + 9h de acompanhamento.
Horário – Pós-laboral. A definir junto dos/as formandos/as.

Datas – Acção 1 – de 12 de Outubro a 27 de Novembro;
Acção 2 – de 26 de Outubro a 15 de Dezembro.

Local – Acção 1 – Seixal (local exacto a confirmar);
Acção 2 – Barreiro (local exacto a confirmar).
Interessante e indispensável quanto baste: é de ir!

EXPOSIÇÃO E CICLO DE CONFERÊNCIAS NOS 5O ANOS DA BASE AÉREA Nº 5

O Instituto Politécnico de Leiria acolhe, em Outubro, um conjunto de iniciativas promovidas pela Base Aérea 5 (Monte Real), no âmbito das Comemorações dos seus 50 Anos, abertas à Comunidade Académica e ao público em geral.
-EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA DOS 50 ANOS DA BA5-
Patente na Biblioteca José Saramago (Campus 2 do IPL), até 16 de Outubro.
-CICLO DE CONFERÊNCIAS-
Dia 13 de Outubro
10H: “Os conflitos dos últimos 26 anos” pelo Prof. Doutor Luís Moita.
[Auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), Leiria – Campus 1 do
IPL]
Dia 14 de Outubro
14H: “A tendência para a privatização da violência” pelo General Pedro Pezarat Correia.
15H30: “EUA e EU – Estratégias diferentes na guerra contra o terrorismo” pelo Dr. Luís
Tomé.
[Biblioteca José Saramago, Leiria - Campus 2 do IPL]

Dia 15 de Outubro
10H: “Investigação e Desenvolvimento Tecnológico” pelo Tenente Coronel Passos
Morgado.
11H: “Engenharia e Manutenção dos Sistemas de Armas F-16” pelo Tenente Coronel
Pedro Salvada.
[Auditório 1 da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), Leiria – Campus 2 do IPL]
É de ir!

Thursday, October 08, 2009

JANTAR DE ENCERRAMENTO - ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS - CANDIDATURA CDU / ROGÉRIO RAIMUNDO

Candidatura CDU/Rogério Raimundo às Eleições Autárquicas de 11 de Outubro em Alcobaça encerra a sua campanha eleitoral na sexta-feira, 9 de de Outubro, a partir das 20 horas, com um jantar no Centro Cénico da Cela.
Rogério Raimundo a Presidente em 11 de Outubro!
Força e Coragem Para Mudar!!!

NUNO SOUSA VIEIRA INAUGURA PAPEL SOBRE UMA MESA, EM LEIRIA

Papel Sobre uma Mesa, de Nuno Sousa Vieira, é a quarta exposição do programa de exposições na SEDE do a9)))), em Leiria. Para a sua exposição na SEDE, Nuno Sousa Vieira irá apresentar trabalhos ainda não expostos noutro lado para além do seu atelier (que de uma maneira ou outra tem estado constantemente presente no seu trabalho - a sua recente exposição, Espaço de Trabalho,na Quase Galeria, no Porto é uma declaração desta ubiquidade do atelier do artista).
Inauguração
Sábado - 10 de Outubro - às 18 horas
SEDE - Rua Comandante João Belo - Leiria
Faltar é pecado!

MÚSICA DOS OSSO PARA PAISAGENS DE MOÇAMBIQUE, EM LEIRIA

Partindo de material recolhido em Moçambique e editado pelo a9)))), foi proposta aos Osso a realização da banda sonora para ser apresentada ao vivo com o filme. No próximo sábado, 10 de Outubro, realizar-se-á essa apresentação: um filme documental de paisagens de Moçambique com a banda sonora improvisada pelos Osso, ao vivo e em cima do palco.
Sábado - 10 de Outubro - Teatro Miguel Franco -Mercado de Santana - Leiria
Reservas: TMF 244860480 (2 horas antes do evento)
Aparecer, ver e ouvir: aconselha-se!

GÉRARD CAUSSÉ E FILIPE PINTO-RIBEIRO DÃO RECITAL, EM CALDAS DA RAINHA

Centro Cultural e Congressos - Caldas da Rainha
Grande Auditório - 10 de Outubro - 21 e 30 horas
Gérard Caussé e Filipe Pinto-Ribeiro apresentam um recital de Viola e Piano com um programa aliciante incluindo obras de Ludwig van Beethoven, Franz Schubert e César Franck.Gérard Caussé é um dos grandes intérpretes dos nossos dias e um dos poucos que conseguiu destacar a viola de arco como instrumento solista. O pianista Filipe Pinto-Ribeiro é considerado um dos principais músicos portugueses da actualidade Neste concerto, Caussé e Pinto-Ribeiro interpretarão obras-primas da música de câmara, como as Sonatas de Franck e a Opus 69 de Beethoven, em versões para viola e piano raramente interpretadas.Gérard Caussé, ViolaNasceu em Toulouse e graduou-se no Conservatório de Paris onde obteve o Primeiro Prémio de viola de arco e de música de câmara. Gérard Caussé é considerado um dos grandes intérpretes dos nossos dias, sendo um dos poucos que, desde Primrose, conseguiu destacar a viola de arco como instrumento solista. Este reconhecimento é extensivo às gravações que realizou, tanto do repertório solista como do repertório de câmara, recebendo grandes elogios da crítica musical internacional. Colabora regularmente com outros destacados músicos, como Emmanuel Krivine, Charles Dutoit, Kent Nagano, Gidon Kremer, Maria João Pires, Augustin Dumay e François-René Duchable.Gérard Caussé foi director artístico e maestro da Orquestra de Câmara Nacional de Toulouse entre 2002 e 2004. Recentemente tocou com a Orquestra Nacional de França, Radio France Philharmonic, Orquestra Nacional de Lille, Orquestra do Capitólio de Toulouse, Filarmónica de Montpellier, Orquestra de la Suisse Romande, Filarmónica do Luxemburgo e Orquestra Sinfónica de São Paulo, entre outras.Desde 2005, dirige a Orquestra Jovem de Salamanca da Fundación Caja Duero, da qual é o director artístico.
Gérard Caussé revelou-se internacionalmente durante os anos setenta, como membro fundador e viola solista do Ensemble Intercontemporain de Pierre Boulez. Desde então, destacou-se como intérprete do repertório contemporâneo, tendo-lhe sido dedicados mais de dez concertos (na próxima temporada estão previstas as estreias dos concertos de Philippe Hersant, Katsuhiro Oguri e Hugues Dufour). Percorreu também uma importante carreira como solista de concerto, com as mais prestigiadas orquestras mundiais, interpretando um extenso repertório, desde o Barroco, passando por Mozart (que considera ter sido «o primeiro a compreender o sentido e a originalidade da viola de arco»), até Bruch, Berlioz, Bartók, Stravinsky, Britten, Walton e Martinú.Gérard Caussé toca uma viola Gasparo de Salo, de 1560 e é professor na Escola Rainha Sofia de Madrid.A sua ampla discografia inclui mais de 35 gravações para a EMI, Erato, Philips, Teldec, Virgin Classics, Harmonia Mundi e Deutsche Grammophon. Os próximos projectos discográficos incluem a gravação do Quarteto A Truta, de Schubert (Virgin Classics), uma colaboração com Michael Levinas (Aeon), obras de Bloch para viola e orquestra, com a Orchestre de la Suisse Romande, e uma gravação de repertório russo, com Maria João Pires, para a Deutsche Grammophon.Filipe Pinto-Ribeiro, PianoO pianista Filipe Pinto-Ribeiro nasceu em 1975 no Porto e é considerado um dos principais músicos portugueses da actualidade.Estudou no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo sob a orientação da Professora Liudmila Roschina - Chefe de Cátedra de Piano e sucessora do seu Mestre, o lendário Samuil Feinberg - tendo concluído com a máxima classificação o Doutoramento em Performance Musical - Piano. Durante os anos no Conservatório de Moscovo, estudou ainda Música de Câmara com Alexander Bakhchiev e foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.Em Portugal, foi aluno de Helena de Sá e Costa e graduou-se com Pedro Burmester na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, no Porto. Recebeu a influência de diversos mestres e participou com frequência em Master-Classes internacionais. Foi apreciado e aconselhado por alguns dos maiores nomes do panorama pianístico mundial.
Filipe Pinto-Ribeiro é Professor de Piano da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. Orienta frequentemente Master-Classes de Piano e foi júri de concursos internacionais.Gravou diversos C.D.’s que obtiveram excelente receptividade por parte do público e da crítica musical. O seu C.D. de estreia, interpretando obras de M. Mussorgsky, A. Scriabin, D. Schostakovich, C. Debussy e M. Ravel, está já em segunda edição (Numérica 1118). O C.D. “Berlin Sessions” (Numérica 1105), gravado pelo pianista na capital alemã, contém sonatas de D. Scarlatti, C. Seixas, L. Beethoven, R. Wagner e S. Prokofiev.Gravou ainda um C.D. em duo com a pianista Rosa Maria Barrantes, incluindo obras de G. Fauré, E. Satie, C. Debussy, F. Poulenc e M. Ravel (Numérica 1119). Em 2007, foi editado o seu último C.D. a solo intitulado “Bach: Piano Tranions” (Companhia Nacional de Música 170CD).Desenvolve uma intensa actividade solística e camerística, abrangendo um vasto repertório que se estende do Barroco até aos nossos dias. Fez a estreia em Portugal de obras como os 24 Prelúdios e Fugas Opus 87 de D. Schostakovich, a Chaconne de S. Gubaidulina, o Concerto para Piano e Orquestra Opus 33 de A. Dvorák, o Quinteto com Piano Opus 15 de E. W. Korngold ou a versão para piano das Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz de J. Haydn.Apresenta-se frequentemente a solo com diversas orquestras e maestros, em Portugal e no estrangeiro, como a Orquestra Filarmónica da Eslováquia, Orquestra Filarmónica da Arménia, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra de Câmara do Kremlin, sob a direcção, entre outros, dos Maestros John Nelson, Charles Olivieri-Munroe, Roman Brogli-Sacher, Luis Izquierdo, Marc Tardue e Misha Rachlevsky. No âmbito da música de câmara, tem-se apresentado em parceria com músicos como José Van Dam, Gérard Caussé, Pascal Moraguès, Tatiana Samouil, Philippe Graffin ou Christian Poltéra.Filipe Pinto-Ribeiro é director artístico do Schostakovich-Ensemble (DSCH), Ensemble em Residência no Centro Cultural de Belém, com o qual se apresentou em concertos em países como Portugal, Rússia, Suécia, Estónia e Espanha.Pianista laureado, tem actuado em algumas das principais cidades da Europa, Ásia e América, vendo o seu pianismo reconhecido como ímpar pela crítica especializada nacional e internacional.
Programa
I Parte
Franz SCHUBERT - 4 Lieder
(1797-1828) (transcrição de F. Liszt - J. Drillon)
I. Ständchen
II. Am Meer
III. Das Fishermädchen
IV. Aufenthalt
Ludvig van BEETHOVEN - Sonata para Piano e Violoncelo em Lá Maior, Op. 69
(1770-1827) (versão para Piano e Viola)
I. Allegro assai
II. Scherzo. Allegro molto
III. Adagio cantabileIV. Allegro vivace
II Parte
César FRANCK - Sonata para Piano e Violino em Lá Maior
(1822-1890) (versão para Piano e Viola)
I. Allegretto moderato
II. Allegro
III. Recitativo-Fantasia. Moderato
IV. Allegretto poco mosso
É de ir e não perder pitada!

CONCENTRAÇÃO CONTRA O DESAPARECIMENTO DO TEATRO SÁ DA BANDEIRA, NO PORTO

Não ao desaparecimento do Teatro Sá da Bandeira (Porto)!
Sexta-Feira / 9 de Outubro / 18 e 30 horas
CONCENTRAÇÃO FRENTE AO TEATRO SÁ DA BANDEIRA!
Divulguem e apareçam, para que se possa denunciar públicamente um crime cultural e impedir que um dos mais importantes teatros portugueses e um símbolo cultural do Porto seja destruído e transformado em mais um hotel ou centro comercial! É de ir ao Porto e bater o pé!

SÉRGIO CAROLINO REGRESSA AO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA, PARA CONCERTO 2 EM 1!

Cine-Teatro de Alcobaça
Sábado - 10 de Outubro - 21 e 30 horas
Sérgio Carolino / 2 em 1
Estreia mundial de uma obra original (para tuba, trompa, piano, vibrafone/marimba e guitarra) para a junção dos dois trios + guitarra de Paul Mitchell-Davinson
Trio XL
Sérgio Carolino, tuba
Jeffery Davis, vibrafone e marimba
Telmo Marques, piano
Trio Tu B'Horn
Sérgio Carolino, tuba
José Bernardo Silva, trompa
Telmo Marques, piano
+ convidado especial
Paul Mitchell-Davinson, guitarra e composição
Absolutamente imperdível!

Tuesday, October 06, 2009

SHAKE SHAKE AND SHOW ME YOUR PUSSY ACTUAM NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA EM CONVERSA PÚBLICA DA CANDIDATURA CDU/ROGÉRIO RAIMUNDO

Candidatura CDU/Rogério Raimundo
Eleições Autárquicas de 11 de Outubro - Alcobaça
Cine-Teatro de Alcobaça
Quarta-Feira / 7 de Outubro / 21 e 21 horas
Alcobaça - Terra de Arte, Artistas e Talentos
É importante estar presente, dizer de sua justiça no campo artístico e conhecer o grande projecto desta candidatura para desenvolver o concelh0 de Alcobaça pela frente da cultura. Além de se conversar sobre arte e sobre artistas haverá ainda espaço para o espectáculo, nomeadamente para ouvir a nova grande revelação do rock alcobacense: os Shake Shake and Show Me Your Pussy: é de ir!

LUIS CAMINHA LANÇA UM PINGUIM NA GARAGEM, EM LISBOA

Lançamento do Livro
-Um Pinguim na Garagem-
de
-Luís Caminha-
Quinta-Feira / 8 de Outubro / 18 e 30 horas
Livraria Pó dos Livros (Rua Marquês de Tomar, 89) - Lisboa
O livro será apresentado por Miguel Real
É de ir!

Monday, October 05, 2009

NEW KIDS ON THE BLOG: ALCOFOTO

O meu amigo João Costa tem-se afirmado, nos últimos anos, como a grande revelação alcobacense da área fotográfica deste início de século. Após duas bem sucedidas exposições em Alcobaça, o João decidiu agora eternizar também a sua arte na blogosfera, inaugurando e mantendo o blogue Alcofoto - Fotografias e Poucas Palavras, cujo endereço é o seguinte:
Muitos parabéns, João! E já agora, permite-me continuar a ser o teu fã nº 1! Sem espinhas...

CANDIDATURA CDU/ROGÉRIO RAIMUNDO ÀS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DE 11 DE OUTUBRO EM ALCOBAÇA PROMOVE ENCONTRO DE ARTISTAS NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

Candidatura CDU/Rogério Raimundo
Eleições Autárquicas de 11 de Outubro - Alcobaça
Cine-Teatro de Alcobaça
Quarta-Feira / 7 de Outubro / 21 e 21 horas
Alcobaça - Terra de Arte, Artistas e Talentos
É importante estar presente, dizer de sua justiça no campo artístico e conhecer o grande projecto desta candidatura para desenvolver o concelh0 de Alcobaça pela frente da cultura:
é de ir!

IV JORNADAS NORTENHAS DE PSICOLOGIA, NO PORTO, NA FUNDAÇÃO ENGENHEIRO ANTÓNIO DE ALMEIDA

7 de OUTUBRO - IV JORNADAS NORTENHAS de PSICOLOGIA:
-Em Torno da Escola, Família, Saúde e Stress-
Porto - Auditório da Fundação Engenheiro António de Almeida
A localização da Fundação Engenheiro António de Almeida (Avenida da Boavista – Porto, frente ao SHERATON HOTEL), Rua Tenente Valadim, 325, disponibiliza parque de estacionamento gratuito para todos os participantes neste encontro científico. A organização só garante as inscrições com pré–reserva por telefone ou e-mail, dada o incluo limitado do auditório. INFORMAÇÕES/ RESERVAS e INSCRIÇÕES:
GABINETE de CONGRESSOS – CMSTATUS
e-mail: claudiamoura@portugalmail.pt - Telm. 967648777– 916370357– 936543536
Promete ser interessante e pertinente. É de ir!

Sunday, October 04, 2009

SEGUNDA-FEIRA, EM ALCOBAÇA: JOGOS TRADICIONAIS E COMEMORAÇÕES DA IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA MARCAM LUGAR NA CAMPANHA CDU/ROGÉRIO RAIMUNDO

Na segunda-feira, 5 de Outubro, a campanha da candidatura CDU/Rogério Raimundo às eleições autárquicas de 11 de Outubro, em Alcobaça, centrará forças na sede do concelho, comemorando o 99º aniversário da implantação da República em Portugal, na Praça da República, e promovendo, na contígua Praça D. Afonso Henriques, uma sessão de jogos tradicionais, entre as 15 e as 19 horas. Na Praça da República haverá intervenções livres sobre republicanos do concelho de Alcobaça, um atelier de Irina Raimundo e histórias republicanas contadas pela Vanda Furtado Marques, candidata a Vereadora da Criança, Educação e Cultura por aquela coligação, que terá ainda tempo para contar a sua História da Padeira de Aljubarrota. Quanto aos jogos tradicionais, estarão à disposição dos interessados mesmo ao lado, na Praça D. Afonso Henriques, prometendo-se jogos como o chinquilho, a macaca, as latas, o pião e a corrida de sacos. É de ir!

AVA EDITOU PEÇAS PARA INSTRUMENTOS SOLISTAS ENCOMENDADAS PELA EDIÇÕES DE 2007, 2008 E 2009 DO PRÉMIO JOVENS MÚSICOS

A editora AVA lançou no passado dia 1 de Outubro a edição de todas as peças para instrumentos solistas encomendadas pela direcção do Prémio Jovens Músicos a jovens compositores destinadas às provas desse concurso, nas suas edições de 2007, 2008 e 2009. Trata-se de uma colecção única, que reúne muitas obras que poderão ser depois tocadas em concerto ou aproveitadas para o ensino do instrumento, quer a nível médio quer superior.
O endereço da AVA é: http://www.editions-ava.com/
e a verdade, indiscutível, é que se trata de mais uma sua indispensável edição...

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA REÚNE 200 ESPECIALISTAS INTERNACIONAIS EM PROTOTIPAGEM, DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO E BIOFABRICAÇÃO

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL), através do Centro para o Desenvolvimento Rápido e
Sustentado de Produto (CRDsp), organiza a International Conference on Advanced Research
in Virtual and Rapid Prototyping (VR@P 2009) que irá decorrer de 6 a 10 de Outubro, na
Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), em Leiria.
Integrada na VR@P 2009, terá lugar, pela primeira vez em Portugal, a reunião da Rapid
Manufacturing Platform, entidade responsável pela definição estratégica deste domínio à
escala europeia.
VR@P 2009 - International Conference on Advanced Research in Virtual and Rapid Prototyping Organizada pela IPL desde 2003, a VR@P é actualmente o maior fórum mundial de
apresentação e discussão dos mais recentes avanços científicos nos domínios da prototipagem
virtual e física, desenvolvimento de produto e biofabricação. Na edição deste ano, a quarta,
estarão presentes mais de 200 especialistas provenientes de reputadas Universidades,
Centros de Investigação e Empresas de 26 países, entre os quais destacamos os Estados
Unidos da América (salientamos a presença da BOEING), a Austrália, o Japão e Singapura.
CDRsp – Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto
O CDRsp é uma Unidade Orgânica de Investigação do IPL, distinguida pela Fundação para a
Ciência e Tecnologia (FCT) com a classificação de Excelente. Tem desenvolvido actividade na
área da Engenharia Mecânica aplicada a projectos tecnológicos de investigação com vista a
um desenvolvimento sustentável e eficiente de produtos, materiais e processos. Presta
serviços a empresas no âmbito dos Vales de I&DT e Vales de Inovação (atribuídos a empresas
no âmbito do Programa Compete/QREN). É co-promotora de projectos de investigação
aplicada (nas áreas médica, de moldes e plásticos) e de núcleos de investigação em empresas, no âmbito de programas financiados e geridos pela Agência de Inovação (AdI) e IAPMEI. Tem registadas duas patentes nacionais e submeteu recentemente 15 novos pedidos de patente.
É de ter em (muita) atenção!