Saturday, August 23, 2008

BIG BAND DO MUNICÍPIO DA NAZARÉ ACTUA EM FESTIVAL DE JAZZ DA GALIZA

A Big Band do Município da Nazaré vai estar presente na décima edição do Festival Internacional de Jazz de Cangas, na Galiza. A participação do excelente colectivo dirigido por Adelino Mota nesse festival internacional de jazz assinala uma digna presença do jazz nacional num festival que registará essencialmente a participação de músicos nova-iorquinos e galegos. A participação da Big Band do Município da Nazaré registar-se-á no espaço EIRADO DO SEÑAL, na sexta-feira, 29 de Agosto, às 22:30h, sendo deste modo assinalada pela organização do evento:
BIG BAND DO MUNICIPIO DE NAZARÉ
Dirección: Adelino Mota, Saxofón Alto: Joaquim Pequicho e João Capinha, Saxofón Tenor: André Duarte e Wilson Ferreira, Saxofón Barítono: Pedro Morais, Trompeta: Victor Guereiro, André Venancio, Luís Guerreiro e Margarida Louro, Trombón: Reinold Vrielink, Élio Frois , Luís Pires e Fábio Matias, Guitarra: Gonçalo Justino, Piano: Ricardo Caldeira, Baixo: Tiago Lopes, Bateria: Bruno Monteiro, Voz : Julia Valentím. A Big Band do Município da Nazaré se formou en Setembro de 1999, baixo a dirección de Adelino Mota. O repertório apresentado nos espectáculos está baseado en “standard’s” de Jazz e composicións para Big Band de músicos como: Duke Ellington, Count Basie, Dizzy Gillespie etc. e actualmente inclúe tamén temas máis contemporáneos de autores como: Chick Corea, Herbie Hancock, Quincy Jones, Pat Metheny, entre outros. Esta agrupación está composta por 5 Saxofóns (2 Altos, 2 Tenores e 1 Barítono), 4 Trompetas, 4 Trombóns, Piano, Guitarra, Baixo, Batería e Voz en algúns temas. Esta Big-Band fixo concertos en Portugal, España e Alemania, destacando a participación no Festival de Jazz da Alta Estremadura, Festival de Jazz de Aljustrel, Festival de Jazz de Portalegre, Festival de Jazz de Pontevedra, Festa do Jazz no Teatro S. Luís, nos Encontros de Jazz de Évora (com Carlos Martins como convidado), no Festival de Tomar, Palco 1º de Maio da Festa do Avante, no Hot Club de Portugal e no Bflat en Matosinhos.
Certo, certo é que Adelino Mota, sus muchachos e suas muchachas vão deixar (mais uma vez) muito bem visto o jazz que se pratica em Portugal. Viva!

CECECE PROMETE EXCHANGES 2008 EM GRANDE, JÁ EM NOVEMBRO, EM ALCOBAÇA

EXCHANGE, continua a ser para a CeDeCe, neste 2º Festival de Dança de Alcobaça, o que este termo implicitamente significa: troca. Troca de experiência. Entre artistas. Com públicos vários. Com os mais novos também e, este ano no campo da dança clássica. Prometendo a CeDeCe manter-se atenta, continuando a realizar com outros um verdadeiro diálogo intercultural.
EXCHANGE, explicitamente e ao contrário do que se imaginaria, dado o seu real sucesso em 2007, é ainda a forma possível, pelo menos à partida de o lançar. Sem mais comentários… Sendo assim a CeDeCe e o Município de Alcobaça anunciam desde já algumas das datas definidas nesta agenda por forma a possibilitar uma atempada informação ao público e portanto possibilitar uma maior circulação entre os públicos.
-PROGRAMA (já assegurado)-
1 de Novembro 21h30
Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça
Duetos de Amor e … Outros Duetos
Espectáculo de Abertura, por bailarinos solistas e coreógrafos de companhias nacionais e estrangeiras, em reportório da dança clássica e da modern dance. Presentes desde já a Companhia Nacional de Bailado, o Quórum Ballet, Apoc Apoc do México, Dança Contemporânea do Chipre, entre outras.
7 e 8 de Novembro 21h30
(local a anunciar)
Cinderela … em Bicos dos Pés
A Gata Borralheira dançada e contada às crianças.
Direcção Artística e Coreografia Fernando DuarteMúsica Sergei Prokofiev . Texto . Natália Teles Cenário/Figurinos . Fernando Duarte, Solange Melo Desenho de Luz . Victor José Colagem Musical . Nuno Duarte Elenco . Cinderela: Solange Melo . Príncipe: Fernando Duarte . Madrasta: Armando Maciel . Meias-Irmãs: Catarina Grilo e Maria Santos . Fada-Madrinha: Africa Sobrino
12 de Novembro 21h30
Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça
Global@adlibtrio.io
A assinalar o 4º Aniversário...
A CeDeCe promete adiantar mais algumas novidades sobre o Exchange 2008 já durante o mês de Setembro... Estejamos atentos... Valerá certamente a pena!

Friday, August 22, 2008

SÁBADO É DIA DA PRIMEIRA CORRIDA DE S. BERNARDO, EM ALCOBAÇA

É já neste sábado, 23 de Agosto, pelas 16 e 30, que Alcobaça recebe a 1ª Corrida de São Bernardo, destinada a atletas federados e não federados e à população em geral (prémios monetários). A prova está inserida no programa da Feira de São Bernardo, que decorre até 26 de Agosto, tendo a autarquia alcobacenses decidido apostar numa modalidade que sempre teve muitos praticantes e adeptos em Alcobaça: o atletismo. A prova, que terá como ponto de partida e chegada a frente ao Mosteiro de Alcobaça, na Praça 25 de Abril, conta já com cerca de 400 inscritos, entre eles atletas portugueses e internacionais de nacionalidades: alemã, queniana e marroquina.
-A PROVA-
Juniores (1989 a 1990) - 6000 metros
Seniores (1974 a 1988) - 10.000 metros
Veteranos 1 (1973 a 1929) - 10.000 metros
Veteranos 2 (1968 a 1964) - 10.000 metros
Veteranos 3 (1963 a 1959) - 10.000 metros
Veteranos 4 (a partir de 1958) - 10.000 metros
Veteranos femininos - a partir de 35 anos
Está garantida pela organização a oferta de t-shirts a todos os participantes
Regulamento e Boletim de inscrições em http://cma/index.php?ID=7051
É de ir, até porque é um desporto fixe e pouco poluente!

Thursday, August 21, 2008

É JÁ HOJE: SÉRGIO CAROLINO E O SEU PROJECTO 2TUBAS & FRIENDS APRESENTAM NOVO CD PORTUGUESE MASSIVE LOW BRASS SOCIETY NO ARMAZÉM DAS ARTES

É já hoje à noite que o notável tubista alcobacense Sérgio Carolino vai voltar a actuar na sua cidade natal, às 21 e 30. Fá-lo-á integrando um dos seus mais recentes projectos, o 2Tubas & Friends, apresentando o seu novo CD Portuguese Massive Low Brass Society, que sucede ao excelente Agreements & Disagreements. O espectáculo realizar-se-á em Alcobaça, no Armazém das Artes, que apesar de estar encerrado para férias durante este mês de Agosto se disponibiliza a apresentar mais um concerto de grande nível ao público alcobacense. Tal como naqueles discos, o 2Tubas & Friends apresentar-se-á neste espectáculo com a sua formação original, integrando os tubistas Sérgio Carolino e Anne Jelle Visser e o baterista Michael Lauren. O cd promete ser absolutamente fantástico (como é hábito nos trabalhos do Sérgio!) e o espectáculo promete mesmo não lhe ficar nada atrás: é de ir. Absolutamente!

KALEIDOSCÓPIO: O JAZZ DE MIGUEL MARTINS ESTA NOITE NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Este trio de formação variável, que conta com Carlos Barretto ou Carlos Bica no contrabaixo e Markku Ounaskari ou José Salgueiro na bateria, tem o funcional propósito de “despertar sensações no público” e de introduzir “problemáticas humanas” a quem os ouve.
21 de Agosto de 2008 - 22:00
CAFETARIA QUADRANTE do CENTRO CULTURAL DE BELÉM - ENTRADA LIVRE
KALEIDOSCÓPIO: MIGUEL MARTINS / guitarra, CARLOS BARRETO / contrabaixo, JOSÉ SALGUEIRO / bateria. No seguimento da linhagem guitarrística que passa por Wes Montgomery, Jim Hall, John Abercrombie e Pat Metheny, são diversos os vocabulários integrados na música de Miguel Martins, algarvio de nascimento, hoje radicado em Barcelona, incluindo o free jazz, o rock e a “world music”, em concordância com o seu imperativo de fugir a capelas e clãs musicais exclusivos. A esse caldeirão idiomático chama Martins de “ferramentas kaleidoscópicas de expressão interventiva”, as necessárias no seu entender para os “retratos experienciais de vida” e as “caracterizações de personagens e locais imaginários” que pretende construir, sempre com as composições a servir a improvisação colectiva. A iniciação no jazz fê-la com Zé Eduardo e sob a sua direcção tocou na Big Band Jazz na Filarmónica, tendo depois tido oportunidade de estudar com mestres da guitarra como Phillipe Catherine, Ben Monder e Nguyen Lê. A partir de então multiplicaram-se as suas colaborações com os principais intervenientes do jazz português, de Hugo Alves e Pedro Madaleno a Mário Franco e Laurent Filipe. Sempre com distinção. Ora aí está um concerto a não perder: já hoje!

Wednesday, August 20, 2008

UMA NOVA PETIÇÃO ON LINE EM DEFESA DOS DIREITOS DO TRABALHO

O parlamento da Madeira deu novamente o mote, votando contra a aprovação do chamado Novo Código do Trabalho, recordando que o mesmo constitui um violento ataque contra os direitos dos trabalhadores e contra o seu direito a uma vida familiar justa e condigna. Originada noutro sector político também muito respeitável, surgiu agora on line mais uma justíssima petição on line Pelos Direitos do Trabalho. É claro que já assinámos e que aqui aconselhamos os nossos amigos e visitantes a fazerem o mesmo, ajudando a recordar ao nosso socrático (no pior sentido) governo que ainda não estamos a caminho de Buchenwald e Auschwitz... O endereço daquela petição é o seguinte: http://www.petitiononline.com/abr7425/petition.html e será também acertado recordar àquela gente que ainda vivemos em Democracia (assim mesmo, com D maiúsculo!). É de assinar!

Tuesday, August 19, 2008

FEIRA DE S.BERNARDO 2008, EM ALCOBAÇA: O PROGRAMA

Penso que o evento continua a necessitar de um radical revolucionamento, actualizando-se e (pós-)modernizando-se, facto que passará, inquestionavelmente, pela coragem de construir um Pavilhão Multiusos em Alcobaça e pelo arrojo de arriscar noutros públicos. Mas para já é o que há, e aqui fica o programa da edição de 2008 da Feira de S. Bernardo, em Alcobaça:
20 de Agosto (quarta-feira, feriado)
10h00 - Passeio e Desfile de Cavaleiros, Amazonas e Atrelagens pelas ruas da cidade
14h30 - Inauguração da Feira de São Bernardo
Actuação da Bandinha da Alegria
15h00 - I GRANDE PRÉMIO DE KARTS DE S. BERNARDO,
junto ao edifício dos Paços do Concelho (treinos às 13h00)
16h00 - Picadeiro Livre
21h00 - Apresentação do Carrossel de Amazonas da Associação Hípica O Cavalo D' Óbidos
22h00 - Espectáculo com JOSÉ CID, Palco da Feira
Demonstração do Grupo Cinotécnico da Polícia de Segurança Pública, Picadeiro Principal
01h00 - Encerramento
21 de Agosto (quinta-feira)
18h00 - Reabertura da Feira
Baptismo a Cavalo com Pólo Equestre EPADREC, Picadeiro Principal
21h00 - Demonstração dos Alunos da Quinta do Pinheiro, Picadeiro Principal
21h30 - Espectáculo de Equitação e Trabalho em Rédeas Longas com Tiago Pombeiro, Picadeiro Principal
22h00 - Espectáculo com FAITHFULL, Palco da Feira
Prova de Maneabilidade e Destreza (1ª Mão), Picadeiro Principal
01h00 - Encerramento
22 de Agosto (sexta-feira)
18h00 - Reabertura da Feira
Baptismo a Cavalo com Pólo Equestre EPADREC, Picadeiro Principal
21h30 - Demonstração do Centro Hípico de Alçaria, Picadeiro Principal
22h00 - Espectáculo com XAILE, Palco da Feira
Prova de Maneabilidade e Destreza (2ª Mão)
23h00 - Noite de Fados, Tenda da Associação Hípica
01h00 - Encerramento
23 de Agosto (sábado)
15h00 - Reabertura da Feira
16h00 - I CORRIDA DE ATLETISMO DE S. BERNARDO, circuito nas ruas da cidade
Derby Atrelagem (Campeonato Nacional), Picadeiro Principal
22h00 – Espectáculo com KIZOMBA BRAZIL, Palco da Feira
Grandiosa Vacada com mesa de tortura, Picadeiro Principal
01h00 - Encerramento
24 de Agosto (domingo)
15h00 - Reabertura da Feira
Concurso de Saltos e Obstáculos, Picadeiro Principal
TROFÉU NACIONAL PERÍCIA, junto ao edifício dos Paços do Concelho
21h00 - Espectáculo com AVÔ CANTIGAS
Actuação da Academia de Dança “Anarella”, Ballet e Dança do Clube de Natação de Alcobaça, Palco da Feira
21h às 23h - Conferência Projecto Saúde / Oradores: João Morais, Cuidar do coração, um dever de todos nós (1ª palestra) Ana Rita Morais, Corpo & Mente: Um Tabu ou um Desafio? (2ª palestra) Dino Pedras, Exercício e Saúde, a excelência no treino (3ª palestra) / Moderadora: Maria Célia Ribeiro, Lic. Humanidades Marketing e Relações Públicas /Organização: DINO'S Health & Fitness Centers
22h00 - Sevilhanas, Cavalos e Fogo, Picadeiro Principal
23h00 - Sevilhanas, Tenda da Associação Hípica
01h00 - Encerramento
25 de Agosto (segunda-feira)
18h00 - Reabertura da Feira
Passeio de Charrete para crianças, Picadeiro Principal
21h30 - Concurso: Cavalo de Sela à Portuguesa / Concurso: Cavalo de Sela à Inglesa
Apresentação de Várias Raças de Cavalos, Picadeiro Principal
22h00 - Espectáculo "Glamour & Nostalgia" com LUCKY DUCKIES, convidado especial Francisco Peças, Palco da Feira
01h00 - Encerramento
26 de Agosto (terça-feira)
18h00 - Reabertura da Feira
Passeio de Charrete para crianças, Picadeiro Principal
21h30 - Espectáculo Equestre (a designar)
22h00 - Espectáculo com QUIM BARREIROS, Palco da Feira
01h00 - Encerramento
Vai uma farturinha?

Monday, August 18, 2008

VIEIRA E O SEU TEMPO, UMA PALESTRA EM LISBOA, NA BYBLOS, COM INTERVENÇÃO DE RUI RASQUILHO, DIRECTOR DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

No âmbito da comemoração do ano vieirino, José Carlos Brandi Aleixo, padre jesuíta e professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília e do Instituto Rio Branco, vem à Byblos Amoreiras (Rua Carlos Alberto Mota Pinto, nº 17, em Lisboa) explicar o lugar da obra do padre António Vieira, uma figura ímpar da cultura portuguesa e brasileira, tanto no seu tempo como na actualidade. Essa palestra terá como título/tema Vieira e o Seu Tempo, ocorrendo na próxima quarta-feira, 20 de Agosto, às 18 e 30. A mesmíssima palestra será ilustrada pela leitura de trechos dos sermões e cartas de Vieira, por Rui Rasquilho (Director do Mosteiro de Alcobaça) e pelo embaixador Lauro Moreira. O evento é conjuntamente organizado pela Missão do Brasil junto à CPLP e pela própria Byblos Amoreiras. É de ir!

Sunday, August 17, 2008

FEIRA DE S. BERNARDO REGRESSA A ALCOBAÇA, JÁ EM 2O DE AGOSTO

A Feira de S. Bernardo repete-se todos anos. Em Alcobaça. Muitos visitantes já a consideram uma marca da região. Uma prova de que alguma tradição ainda é o que era, e que tenta chegar a todos: dos mais novos aos mais idosos. A Feira de São Bernardo regressa novamente a Alcobaça, decorrendo entre 20 (Feriado Municipal) e 26 de Agosto, no já habitual espaço MercoAlcobaça e zona adjacente. A abertura oficial está marcada para as 14 e 30 do dia 20 e a partir daí é só entrar e fruir. Segundo a organização, esta poderia ser mais uma feira popular entre muitas outras espalhadas pelo País, mas é caracterizada por ser a feira que potencialmente reúne as famílias habitantes das 18 freguesias do concelho, num espaço onde se pode desfrutar de animação cultural, actividades desportivas, radicais, actividades rurais como a vacada, a picaria, a equitação e a gincana, momentos musicais, e ainda uma zona de expositores onde as empresas da região têm a possibilidade de dar a conhecer a sua actividade económica e serviços. Sem esquecer a mostra de artesanato, que pinta com cores vivas o espaço. Para nós, é pena que não se renove todo o enquadramento da feira, que está a ficar claramente desactualizado face ao que de melhor se vai vendo (pelo menos) por esse país fora...
Para as noites quentes de Verão, a programação da Feira de S. Bernardo 2008 anuncia nomes como o carismático José Cid, Xaile, Avô Cantigas, Faithfull, Kizomba Brazil, espectáculo de "Glamour & Nostalgia" com Lucky Duckies e o convidado especial Francisco Peças (o Elvis de Alcobaça) e o animadíssimo Quim Barreiros, que prometem animar o palco da Feira de São Bernardo, gratuitamente, facto a ter muito em conta nesta época de crise...
A prática desportiva tem vindo a ser uma forte aposta desta feira, havendo este ano destaque para duas novas actividades: I Grande Prémio de Karts (no dia 20) e a I Corrida de Atletismo de S. Bernardo (no dia 23) que terá como circuito as ruas da cidade de Alcobaça.
I Corrida de Atletismo de S. Bernardo
A 1ª Corrida de São Bernardo é destinada, a atletas federados e não federados e à população em geral, de ambos os sexos (prémios monetários)
Partida e chegada em frente ao Mosteiro de Alcobaça
Inscrições até 14 de Agosto – 2 euros / Inscrições de 14 a 21 de Agosto – 4 euros
Juniores (1989 a 1990) – 6000 metros / Seniores (1974 a 1988) – 10.000 metros / Veteranos 1 – (1973 a 1929) – 10.000 metros / Veteranos 2 – (1968 a 1964) – 10.000 metros / Veteranos 3 - (1963 a 1959) – 10.000 metros / Veteranos 4 – (a partir de 1958) – 10.000 metros / Veteranos femininos – a partir de 35 anos
Contactos: Pelouro do Desporto CMA
desporto@cm-alcobaca.pt Tlf 262580908 Fax 262580905 Regulamento e boletins de inscrição em www.cm-alcobaca.pt
É só ir e fruir!