Saturday, June 27, 2009

LUIS CASALINHO DIRIGE ORQUESTRA DE SOPROS DE LEIRIA, EM POMBAL

27 de Junho / 16h00 / Teatro-Cine de Pombal
Sob direcção do Maestro Luís Casalinho, a Orquestra de Sopros de Leiria realiza hoje um concerto em Pombal, pelas 16h00, no Teatro-Cine de Pombal, numa organização do Orfeão de Leiria. É de ir!

É HOJE: ARMAZÉM DAS ARTES INAUGURA 4 NOVAS EXPOSIÇÕES

Armazém das Artes - Alcobaça
Sábado - 27 de Junho - 15 horas
Inauguração de quatro exposições que vão assinalar este Verão em Alcobaça:
"PINTURA COM AFECTOS"
"DESENHOS DE JÚLIO RESENDE"
"MEMÓRIAS"
"COLECÇÕES"
Estas quatro exposições estarão patentes no Armazém das Artes entre 27 de Junho e 27 de Setembro e prometem ser um dos acontecimentos culturais do ano em Alcobaça.
A não perder! Por nada...

CLINIC MANIFESTO: UMA REFLEXÃO SOBRE A NOITE ALCOBACENSE

Já se sabe que o Clinic encerra hoje as suas portas ao público, deixando a noite alcobacense muito mais pobre do que muitos poderão julgar... É com toda a solidariedade e amizade que hoje aqui publicamos um oportuno documento, de autoria de Nuno Gonçalves, proprietário do Clinic. Trata-se de um documento que apela a uma necessária reflexão sobre o enquadramento legal da noite alcobacense e a sua aplicação, nem sempre levada a efeito...

-CLINIC MANIFESTO-

Existem Leis que nem regras são...

Importa reflectir sobre aquilo que se passa na noite de Alcobaça.

O Clinic fecha porque não dá mais para estar aberto. Semanalmente a lei não é aplicada nem controlada pelas autoridades em Alcobaça - Alcobaça é possivelmente a única cidade de Portugal onde 4 da manhã ainda é início de noite. A culpa é do hábito que se criou de bares que devem fechar às 12h fecham às 2 da madrugada. Bares que deveriam fechar às 2h fecham a horas bem acima das 4 da madrugada.


O Clinic desiste porque acha que assim quem perde são os eventos que sempre se dignou a receber. Quem perde é a própria população de Alcobaça que se deixa levar por este arrastar de horas de fecho de sítios que semanalmente passam imunes às autoridades em Alcobaça. O Clinic fecha porque quer dizer basta e quer que com este fecho se comece a perceber que a pouco e pouco este desleixo está a matar a paixão da noite em Alcobaça.

Dar à noite de Alcobaça os horários que estão previstos na Lei. Se existe Lei de Horários de Funcionamento elas deverão ser cumpridas, caso não sejam, as portas do Clinic continuarão fechadas.


Que se aponte o dedo a quem não cumpre.
Que se aponte o dedo a quem não faz cumprir.

-Nuno Gonçalve-
-Clinic-


Até sempre, Clinic
!

Friday, June 26, 2009

41ª EMISSÃO DO PROGRAMA UM OLHAR SOBRE A SEMANA, NA RÁDIO CISTER, NO PRÓXIMO DOMINGO

A 41ª emissão do programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana vai ser apresentada no próximo domingo, 28 de Junho, na Rádio Cister, de Alcobaça, no seu horário habitual, entre as 12 e as 13 horas. Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo José Costa e Sousa, Rui Rasquilho e Valdemar Rodrigues como comentadores residentes. Na 41ª emissão de Um Olhar Sobre a Semana estarão em debate os seguintes temas:
1. - Num seu comunicado da passada segunda-feira, a Direcção de Turismo de Leiria-Fátima anunciou rejeitar a integração dos municípios de Alcobaça e Nazaré no Pólo de Turismo do Oeste. Essa integração fora solicitada por ambos os municípios no final do ano passado e essa rejeição baseia-se no pressuposto de que essa mudança retomaria "a intenção de liquidar turisticamente a actual Região de Turismo Leiria-Fátima". Contudo, na passada quinta-feira, o Governo aprovou a alteração do regime jurídico das áreas de turismo em Portugal, aprovando a inclusão de Alcobaça e Nazaré no Polo de Turismo do Oeste. E agora, em que ficamos? Justifica-se este tipo de braço-de-ferro institucional?-
2. - O Governo de José Sócrates decidiu adiar qualquer decisão sobre a continuidade dos seus projectos de instalção do TGV em Portugal para depois das próximas eleições legislativas. Que efeitos poderá ter essa decisão no concelho de Alcobaça?
3. - A pré-campanha eleitoral da CDU para as próximas eleições autárquicas tem-se notabilizado por uma algo inesperada abertura daquela coligação à chamada sociedade civil. Essa abertura tem-se corporizado numa sua organização semanal, intitulada Conversas Públicas, em que além de abrir as suas portas à participação de personalidades não conotadas com os partidos que a integram, a CDU tem ainda convidado o público em geral, para assistir àquelas sessões, dando-lhe mesmo a possibilidade de intervir nos debates. Terá chegado uma nova forma de fazer política a Alcobaça?-
Promete ser mais uma emissão a seguir com muita atenção. Podemos garanti-lo...

RECITAL DE CRAVO POR JENNY SILVESTRE INAUGURA EXPOSIÇÃO ON THE WATERLINE NO CONVENTO DOS CAPUCHOS

Inauguração da Exposição On the Waterline
Recital de Cravo por Jenny Silvestre
Convento dos Capuchos
(Rua Lourenço Pires de Távora, nº42, Costa da Caparica)

Domingo - 28 de Junho - às 18 horas
-Programa-

Johann Sebastian Bach (1685-1750)
das Variações Goldberg:
Aria
Variações 1-9
Aria

Bruno Gabirro (1973)
Inventio 2 *

François Couperin (1668-1733)
da Premier Ordre:
Allemande L'Auguste
Premiere Courante
Sarabande la Majestueuse

Sérgio Azevedo (1968)
Nocturno e Festa **

Antonio Soler (1729-1783)
Sonata V

Eurico Carrapatoso (1962)
O Natal da Nônô

* estreia absoluta
** estreia absoluta, obra escrita para Jenny Silvestre

“A arte em nós”

A ideia de elaborar um programa de concerto com o alinhamento que hoje apresentamos, surgiu há poucos meses, depois de uma breve conversa com o Sérgio Azevedo, na qual lhe falei de um conjunto de Invenções que o Bruno Gabirro escrevera para tecla.
O Sérgio sugeriu, então, que seria muito interessante elaborar um programa que alternasse obras do Séc.XVIII, com peças contemporâneas para tecla, ou especificamente, cravo.
Como fiquei encantada com a ideia, telefonei ao Dr. Luís Pargana perguntando se lhe interessaria promover um recital com este tipo de alinhamento, tendo em conta o facto de entender que o enquadramento ideal para esta iniciativa seria um espaço onde também confluíssem elementos do passado e do presente em simultâneo.
Perante a surpresa de saber que o Convento dos Capuchos iria inaugurar, no dia 28 de Junho, uma Exposição de Arte Plástica com o tema da Água, da autoria de Bert Holvast e Barbara Walraven, fiquei contentíssima com o facto de me ser possível participar num projecto tão criativo, estabelecendo não só uma ponte, entre história e música, mas também entre música e arte plástica.
Para mim, qualquer tipo de arte que escolhamos estudar ou vivenciar, apenas tem sentido se a encararmos como uma única parcela de um conjunto heterogéneo de manifestações artísticas que o Homem consegue produzir.
O grande objectivo de vida que cada indivíduo estabelece para si próprio, deverá sempre pautar-se pela busca incessante da arte que existe dentro de si, a Arte em nós.
Obrigada Dr. Luís Pargana, obrigada Câmara Municipal de Almada, obrigada a todos.

Jenny Silvestre

É de ir!

JOANA BAGULHO E F. PEDRO OLIVEIRA RECRIAM PAREDES NO 27º FESTIVAL MÚSICA EM LEIRIA

27º Festival Música em Leiria
26 de Junho / Sexta-Feira / 21h30
Mosteiro de Santa Maria da Vitória (Batalha)
27 de Junho - Sábado – 21h30
Capela de São Pedro de Moel
JOANA BAGULHO, cravo
F. PEDRO OLIVEIRA, narrador
Acção:Uma incursão no universo de Carlos Paredes tendo Lisboa em fundo.
Promete: é de ir!

7ª FESTA DO JAZZ DO SÃO LUIZ, EM LISBOA, COM O ADELINO MOTA E O QUARTETO MARAVILHA, NO DOMINGO

7ª FESTA DO JAZZ DO SÃO LUIZ - A FESTA DO JAZZ PORTUGUÊS
26, 27 E 28 DE JUNHO
SALA PRINCIPAL, JARDIM DE INVERNO, TEATRO-ESTÚDIO MÁRIO VIEGAS E SPOT SÃO LUIZ
A 26, 27 e 28 de Junho o São Luiz enche-se de música com a 7ª Festa do Jazz do São Luiz, A festa do Jazz português. Durante 3 dias o lugar do jazz é aqui, com concertos, masterclasses, gente conhecida e muitos estreantes. A Festa do Jazz do São Luiz é o mais emblemáticos projecto deste Teatro Municipal desde a reabertura em 2002; pela ’festa’ passaram muitos dos nomes que hoje se afirmam no panorama do jazz nacional, sempre num clima de aprendizagem e de partilha. Em 2009, serão apresentados 36 concertos com aproximadamente 200 músicos participantes, distribuídos pelo Jardim de Inverno, Teatro-Estúdio Mário Viegas, Spot São Luiz e Sala Principal - que oportunamente (re)abrirá depois dos trabalhos de requalificação do palco que condicionaram esta temporada. Entre os nomes que fazem a 7ª Festa do Jazz do São Luiz encontram-se António Pinho Vargas, com cujo concerto abre o programa; o jovem saxofonista Desidério Lázaro com o seu quarteto; Rui Caetano, com o seu mais recente trabalho Reflexos; Zé Eduardo, com uma versão do seu projecto A ‘jazzar’; Acácio Salero que, sendo mais conhecido como baterista, apresenta o seu trabalho como saxofonista; Ricardo Pinheiro e Lucía Martinez, entre muitos outros. Chris Cheek e George Garzone estarão a orientar as masterclasses para além de também colaborarem nos concertos de algumas formações.
De destacar ainda o projecto Vozes 3, com Maria João, Maria Viana e Maria Anadon, um projecto que promete uma verdadeira celebração do jazz vocal através de uma diversificada viagem por temas originais e pelos grandes clássicos do american songbook; e o concerto comentado, Aprender a ouvir jazz?, no domingo, dia 28 (12h00), com o maestro Adelino Mota e Quarteto Maravilha, uma oportunidade única para descobrir as regras que regem a música que é feita de improviso.

Escolas de Jazz de todo o país continuam a preparar-se e estarão presentes nos concertos de sábado e de domigo à tarde, no Jardim de Inverno. De entre todas as formações, valerá a pena destacar o muito jovem Combo Júnior da Escola de Artes de Sines que, num apontamento introdutório à apresentação da escola, prova a importância que a Festa dá à formação de novos músicos de jazz.Finalmente, a Festa volta a ser motivo para que músicos com percursos e projectos diversos, toquem juntos. Este ano, na sexta-feira, dia 26, o Ensemble Festa do Jazz do São Luiz inclui João Moreira, Paulo Perfeito, Carlos Martins, André Fernandes, Bernardo Sassetti, Carlos Barreto e Bruno Pedroso.
SEXTA DAS 21H00 ÀS 02H00.
SÁBADO DAS 14H00 ÀS 02H00.
DOMINGO DAS 12H00 ÀS 02H00.
PREÇÁRIO
1 dia: €15; 2 dias: €25; 3 dias: €30
Entrada Livre nos concertos que decorrem no Jardim de Inverno e no Spot São Luiz, exceptuando os concertos das 24h00.

SEXTA
26 JUNHO

21H00 - SALA PRINCIPAL
ANTÓNIO PINHO VARGAS
António Pinho Vargas - piano solo

António Pinho Vargas, compositor, músico e ensaísta é uma referência no panorama da música contemporânea do nosso país. Licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia, research fellow do Departamento de Música da Universidade de Durham e investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde prepara um doutoramento em Sociologia da Cultura, publicou os livros Sobre Música: ensaios, textos e entrevistas (2002) e Cinco Conferências sobre a História da Música do Século XX (2008). Gravou oito discos de jazz como pianista/compositor e quatro discos monográficos. Compôs quatro óperas, uma oratória, nove peças para orquestra, sete obras para ensemble, dezasseis obras de câmara, sete obras para solistas e música para cinco filmes. Podem destacar-se as óperas Édipo, Tragédia de Saber (1996), Os Dias Levantados (1998) e Outro Fim (2008) os quartetos de cordas Monodia, quasi un Requiem (1993) e Movimentos do subsolo (2008), as obras para orquestra Acting Out (1998), Graffiti [just forms] (2006), Six Portraits of Pain, para violoncelo solo e ensemble (2005) e Um Discurso de Thomas Bernhard, para narrador e orquestra, (2007). Após 12 anos sem gravar, o CD duplo, Solo, obteve excelente recepção crítica em 2008.

22H30 – SALA PRINCIPAL
ENSEMBLE FESTA DO JAZZ
João Moreira - trompete
Paulo Perfeito - trombone
Carlos Martins - sax tenor
André Fernandes - guitarra
Bernardo Sassetti - piano
Carlos Barretto - contrabaixo
Bruno Pedroso - bateria

Tal como aconteceu em edições anteriores da Festa do Jazz do São Luiz, o Ensemble é um septeto formado exclusivamente para este evento e tem como objectivo principal interpretar peças originais encomendadas a músicos/compositores portugueses da área do jazz. O Ensemble deste ano reúne músicos já consagrados do panorama musical português. Este grupo interpretará peças originais escritas para e pelos próprios, pretendendo desta forma não realçar apenas o lado meramente interpretativo ou solista da música jazz mas sobretudo, destacar a vertente criativa ao nível da composição.

24H00 - JARDIM DE INVERNO
BIG BAND DA ESCOLA DE JAZZ DO BARREIRO
Direcção: Iuri Gaspar
Alexandre Andrade / José Monteiro / José Batata / Fábio Cruz - trompetes
José Amaral / Francisco Andrade / Rui Morgado / Telmo Campos - saxofones
Alexandre Cunha / Hélder Vicente / Joaquim Salgueiro / António Bravo - trombones
André Silva - piano / Hugo Lima - guitarra
José Canha - contrabaixo / Luís Gaspar – bateria

A Big Band da Escola de Jazz do Barreiro foi formada no último ano nesta cidade e aposta no valor dos seus actuais e ex-alunos como espinha dorsal da sua constituição. Naturalmente, integram esta orquestra outros músicos, de formação diversificada, mas unidos pelo gosto pela música e particularmente pelo jazz. Para este concerto de estreia na Festa do Jazz do São Luiz, o repertório será variado, servindo como seu elemento unificador a presença de temas sobejamente conhecidos do público de jazz e provavelmente mais conotados com pequenas formações do que propriamente com big bands. Eis então o desafio: proporcionar momentos agradáveis ao som de notáveis composições de jazz, com arranjos para esta orquestra.

01H00 - JARDIM DE INVERNO
JAM SESSION

SÁBADO
27 JUNHO

16H00 E 19H00 SPOT SÃO LUIZ
TRIOSPIRO
João Mortágua - saxofones
Miguel Moreira - guitarra
Manuel Brito - contrabaixo

Em 2008, os destinos musicais de João Mortágua, Miguel Moreira e Manuel Brito cruzaram-se na cidade Invicta. Surgiu então a ideia de criar um projecto sem bateria, que viria a dar origem ao Triospiro. O repertório do grupo é fundamentalmente constituído por temas originais de cada um dos elementos, sendo no entanto utilizados um ou outro standard do jazz moderno.
Triospiro acaba por revelar-se um desafio aliciante e uma permanente descoberta das múltiplas facetas que esta jovem formação pode assumir.

17H00 – TEATRO-ESTÚDIO MÁRIO VIEGAS
DESIDÉRIO LÁZARO QUARTETO
Desidério Lázaro – sax tenor / soprano
João Firmino – guitarra
João Hasselberg – contrabaixo
Luís Candeias – bateria

Desidério Lázaro nasceu em Faro em 1982 e é hoje um dos jovens talentos do jazz, em Portugal. Estudou música clássica nos conservatórios de Faro e Setúbal e foi membro de diversas Orquestras. Em 2002, iniciou-se no estudo da música jazz e do saxofone na Escola de Jazz do Hot Clube e em 2004 mudou-se para Amsterdão onde terminou a licenciatura em Jazz no Conservatorium van Amsterdam. Este quarteto nasceu naquela cidade, em meados de 2006, fruto de uma necessidade de expressão através de linguagens já familiares como o jazz e o rock. Assente em composições originais, esta banda rapidamente se tornou numa das referências do Conservatorium, tendo representado o mesmo no Open Dag, no ano de 2007. Após uma bem sucedida digressão em Fevereiro de 2008, o quarteto regressa, aos palcos portugueses com novas composições originais, assumidamente de jazz com influências da música rock.

18H00 – TEATRO-ESTÚDIO MÁRIO VIEGAS
RUI CAETANO TRIO
REFLEXOS
Rui Caetano - piano
Bernardo Moreira - contrabaixo
Marco Franco – bateria

Rui Caetano, compositor e pianista, licenciou-se em 2001 no curso de Jazz e Música Contemporânea, da New School University em Nova Iorque, onde estudou com músicos como Hal Galper, Bruce Barth, Cecil McBee, Joe Chambers, Chico Hamilton e Armen Donelian. Desde o seu regresso a Portugal tem colaborado com inúmeros músicos que fazem parte do panorama jazzístico nacional e em 2008 editou o primeiro CD como líder. Reflexos, um projecto em trio com contrabaixo e bateria, apresenta composições originais. A sua música tem como objectivo envolver o público na interacção que é proporcionada aos três músicos pela interpretação dos temas e seu desenvolvimento através dos improvisos, expondo assim de forma espontânea a combinação das suas personalidades e emoções. É principalmente em concerto que se encontram novas soluções e se combinam novos elementos inerentes à passagem do tempo e às novas experiências vividas e adquiridas no dia a dia.

18H30 - SALA PRINCIPAL
VOZES 3
Maria João - voz / Maria Viana - voz / Maria Anadon - voz
Júlio Resende - piano / João Farinha - piano, teclados
Carlos Barretto - contrabaixo
Joel Silva - bateria

Maria João, Maria Anadon e Maria Viana – três vozes distintas que dispensam apresentações – encontraram-se pela primeira vez em palco através do VOZES 3, um projecto único e pioneiro e uma verdadeira celebração do jazz vocal através de uma diversificada viagem por temas originais e pelos grandes clássicos do american songbook. A acompanhá-las em palco está uma secção rítmica composta por duas gerações de músicos representativos do melhor do jazz português: Júlio Resende, João Farinha, Joel Silva e Carlos Barreto.
O VOZES 3, uma ideia original de João Moreira dos Santos e do blogue Jazz no país do improviso, nasceu oficialmente no Centro Cultural de Cascais, a 28 de Março do corrente ano, num espectáculo concebido para homenagear Luiz Villas-Boas.

20H00 – TEATRO-ESTÚDIO MÁRIO VIEGAS
TIM TIM POR TIM TUM
Marco Franco - bateria
Lucía Martínez - bateria
José Salgueiro - bateria
Carlos Miguel – bateria

O projecto Tim Tim por Tim Tum nasceu em 1996 no seio de quatro músicos multi-instrumentistas e na sequência de um workshop com o baterista Max Roach, realizado durante o Jazz em Agosto da Fundação Calouste Gulbenkian.
A linguagem do projecto Tim Tim por Tim Tum explora, num universo de interacção e improvisação entre os músicos, o som e o silêncio, o acústico e a estética, o gestual e o imprevisível. O objectivo do projecto é a comunicação com o público através de sons, ritmos ou expressão corporal, tendo em palco como base instrumental quatro baterias.
Quatro baterias em palco é por si só fascinante, e o universo a descobrir é tão vasto quanto a imaginação de quem as toca e de quem as ouve. Mas não é só das baterias que vive o Tim Tim por Tim Tum, já que a filosofia do grupo é que qualquer corpo ou objecto que produza som pode ser usado para fazer música.

21H00 - SALA PRINCIPAL
ZÉ EDUARDO UNIT
A ‘JAZZAR’ É QUE A GENTE SE ENTENDE
Jesus Santandreu - sax tenor
Zé Eduardo - contrabaixo
Bruno Pedroso - bateria

Zé Eduardo é um dos nomes incontornáveis do jazz português e europeu, pela sua obra como compositor e intérprete e também pelo papel que tem tido, na divulgação e promoção desta música através da criação e direcção de diversas escolas e orquestras. Do seu currículo consta para além de actuações com diversos músicos da cena internacional (Art Farmer, Harold Land, Tete Montoliu, Steve Lacy, Kenny Wheeler...) a histórica participação no primeiro disco de jazz editado em Portugal, Malpertuis de Rão Kyao (1976). No final da década de setenta, fundou a Escola de Jazz e a Orquestra de Jazz do Hot Clube, antes de se mudar para Barcelona. Em 1986 nesta cidade, cria o Zé Eduardo Unit. A ‘jazzar’ é que a gente se entende reflecte o trabalho que o Zé Eduardo Unit tem desenvolvido desde 2002, e que consiste na reinvenção em linguagem jazz de temas musicais que fazem parte do imaginário colectivo. A base do espectáculo é a série de álbuns A ‘jazzar’. O primeiro foi A jazzar no Cinema Português (2002). Dois anos depois, revisitou a obra de José Afonso no álbum A ‘jazzar’ no Zeca. O terceiro capitulo desta série, A ‘jazzar’ nos Cartoons foi editado em 2008.
Nascido em 1970 em Carcaixent, província de Valencia, Jesús Santandreu, saxofonista tenor e compositor, é um dos mais importantes músicos espanhóis da geração de noventa. Bruno Pedroso, nascido em Lisboa em 1969, é um dos nomes sonantes do jazz português da actualidade. Juntamente com Zé Eduardo formam este Unit.
22H30 - SALA PRINCIPAL
ANDRÉ MATOS TRIO + GEORGE GARZONE
George Garzone - sax tenor
André Matos - guitarra
Demian Cabaud - contrabaixo
Alexandre Frazão – bateria

André Matos toca guitarra desde os 9 anos de idade. Em Portugal estudou com Mário Delgado e em 2003, já nos EUA, terminou a licenciatura na Berklee College of Music. Em Maio de 2008 terminou um mestrado em estudos de jazz, no prestigiado New England Conservatory. Actualmente vive em Nova-Iorque. Em 2005 apresentou o seu primeiro disco Pequenos Mundos/Small Worlds (Fresh Sound New Talent). O trio com o baixista Demian Cabaud e o baterista Alexandre Frazão é a base do novo álbum, Rosa-Shock (Tone Of A Pitch - Set. 2008) e conta, para além dos acima referidos, com Sara Serpa (voz) e Albert Sanz (piano). Neste concerto da Festa do Jazz do São Luiz, André Matos apresenta o seu habitual Trio, mas desta vez acrescenta a participação de um ilustre convidado; o saxofonista George Garzone, um veterano do jazz e membro do The Fringe um ‘power’ trio fundado em 1972, constituído por saxofone, contrabaixo e bateria. Para além deste projecto, Garzone participou em inúmeras gravações e é convidado regular em formações lideradas por músicos, como Joe Lovano, Jack DeJohnette, Danilo Perez, John Patitucci, entre muitos outros.

24H00 - JARDIM DE INVERNO
QUINTETO DE JAZZ DA ESMAE
Virxilio Aguin - guitarra
João Mortágua - saxofones
Gonçalo Moreira - piano
Inmaculada Galiot - contrabaixo
Filipe Sequeira – bateria

Este quinteto que aqui representa a Escola Superior da Musica e das Artes do Espectáculo do Porto, deveria ser um septeto, premiado na edição de 2008 da Festa do Jazz do São Luiz como o melhor grupo de entre os que representaram as diversas escolas. No entanto, por impossibilidade de reunir um ano depois, todos os elementos desse grupo, a formação que aqui se apresenta, ligeiramente menor, é constituída na sua essência rítmica, pelos mesmos músicos do referido septeto. Integrando três músicos portugueses e dois com origem na Galiza, este quinteto será sem dúvida um digno representante da ESMAE e não deixará de nos prendar com música de excelente qualidade.

01H00 - JARDIM DE INVERNO
JAM SESSION

DOMINGO
28 JUNHO

12H00 - JARDIM DE INVERNO
MAESTRO ADELINO MOTA + QUARTETO MARAVILHA
APRENDER A OUVIR JAZZ?
CONCERTO COMENTADO
Adelino Mota - comentador
João Capinha - sax alto
Márcio Silvério - guitarra
Tiago Lopes - baixo
Vítor Copa - bateria

Aprender a Ouvir Jazz? é um projecto dirigido a todos os interessados por música em geral e pelo jazz em particular, que junta o maestro Adelino Mota a um quarteto formado por ex-alunos seus. Neste concerto, os músicos proporcionam uma viagem que visa despertar o interesse e sensibilizar o público para aspectos melódicos, harmónicos e rítmicos do jazz que passam despercebidos à maioria dos ouvintes. Os exemplos sonoros são complementados pela linguagem simples das explicações do comentador e todos os temas abordados terão como suporte exemplificativo alguns dos standards do jazz. No decorrer do concerto desmistificam-se ideias preconcebidas acerca do jazz, como o seu carácter elitista, a visão de que a improvisação é desprovida de regras e dúvidas acerca da organização dos sons nesta música centenária, mas bem viva.

16H00 E 19H00 - SPOT SÃO LUIZ
ZECA NEVES / NUNO FERREIRA
Nuno Ferreira - guitarra
Zeca Neves - contrabaixo

Nuno Ferreira e Zeca Neves são dois músicos sobejamente conhecidos no meio jazzístico Português. Zeca Neves iniciou os estudos no Conservatório de Lisboa. Mais tarde ingressou na Escola do Hot Club, na altura dirigida por Zé Eduardo e iniciou a sua actividade ainda nos anos 70 tendo nesse período participado em vários concertos, dos quais se destacam o Festival de Jazz de Cascais (1978). Desde então tem integrado inúmeras formações. Actualmente mantém actividade pedagógica como professor e mantém como principal projecto o Sexteto de Zeca Neves. Nuno Ferreira, um pouco mais novo, tem igualmente uma extensa carreira musical. Sobejamente reconhecido como professor e também considerado um dos nossos melhores guitarrista, já participou em várias edições da Festa do Jazz do São Luiz, sendo no entanto esta a primeira vez que actua em dueto e neste espaço.
Para a Festa do Jazz do São Luiz, é um privilégio poder continuar a apresentar neste cenário mais informal, um duo constituído por músicos deste estatuto.

17H00 – TEATRO-ESTÚDIO MÁRIO VIEGAS
PEDRO MADALENO “U.N.DERPRESSURE”
Pedro Madaleno - guitarra
João Moreira - trompete
Miguel Amado - baixo eléctrico
Vicky - bateria

Pedro Madaleno é um dos mais conceituados guitarristas e pedagogos portugueses da área do jazz. Músico veterano pertencente a uma das primeiras gerações que estudou nos EUA é um dos valores importantes do jazz nacional. Como compositor, solista ou professor, Pedro Madaleno tem excelente reputação entre os seus pares. Depois de ter frequentado a Escola de Jazz do Hot Clube e o Conservatório Nacional, Pedro Madaleno estudou cinco anos nos EUA onde teve como mestres músicos como Karl Berger, Lee Konitz (com quem tocou em Portugal respectivamente em 1990 e 91), ou Jim Hall. Editou vários CDs sendo U.N.Derpressure um dos seus mais recentes projectos, com composições que revelam um caminho mágico de sons entre o jazz, a new age, o rock e a world music. Com João Moreira, Miguel Amado e Vicky, esta música de melodias cruzadas, contraponto constante, é dotada de grande tensão rítmica e energia, transportando quem a escuta numa viagem alucinante, plena de energia.

18H00 – TEATRO-ESTÚDIO MÁRIO VIEGAS
LAURENT FILIPE “IN-ÉDITOS”
Laurent Filipe - trompete e samplers
Mário Delgado - guitarra
Massimo Cavalli - baixo
Bruno Pedroso - bateria

Laurent Filipe é um dos consagrados do panorama do jazz nacional. Começou a tocar aos quinze anos de idade. Licenciou-se em Teoria e Composição Musical pela Universidade de Kansas (EUA) em 1985 e obteve uma pós graduação em Composição Musical para Cinema pela Berklee College of Music. Com uma carreira já extensa, com diversas colaborações e vários CDs gravados, regressa este ano à Festa do Jazz do São Luiz com um novo trabalho em estreia absoluta. Quase uma encomenda como refere o músico, IN-éditos, procura o regresso à forma de concerto no sentido mais barroco da palavra, ou seja: momento musical em três partes ou três andamentos. O material ‘inédito’ é composto sobre estruturas que incluem elementos pré-gravados. Embora de uma forma por vezes mais contida pelas imposições da estrutura, a improvisação continua a ter um papel fundamental na interactividade dos músicos. Estreia absoluta na 7ª Festa do Jazz do São Luiz.

19H00 - SALA PRINCIPAL,
ORQUESTRA JAZZ DE MATOSINHOS
Interpreta Compositores Portugueses
Direcção: Pedro Guedes e Carlos Azevedo
Convidado especial: André Fernandes - guitarra
Paulo Perfeito / Álvaro Pinto / Daniel Dias / Gonçalo Dias - trombones
Rogério Ribeiro / Susana Silva / Gileno Santana /José Silva - trompetes
Mário Santos / João Guimarães / José Luís Rego /
José Pedro Coelho / Rui Teixeira - saxofones
Carlos Azevedo - piano / Demian Cabaud - contrabaixo / Marcos Cavaleiro - bateria

Não será a mais fácil, mas é certamente a estratégia mais produtiva a que tem vindo a ser seguida pela Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM). O grupo apostou desde o início na construção de um repertório próprio para big band alimentado por autores portugueses. Contando já com um notável conjunto de obras escritas por compositores como Mário Laginha, Bernardo Sassetti, Pedro Moreira, Laurent Filipe, Paulo Perfeito, António Pinho Vargas, Zé Eduardo, Carlos Azevedo, Pedro Guedes, Claus Nymark, e Tomás Pimentel, o repertório português foi enriquecido em 2008 com temas inéditos de dois novos autores, Andreia Pinto Correia e Carlos Guedes. No ano em que completa 10 anos, a OJM estreará uma obra do pianista e compositor Telmo Marques, encomendada especificamente para o concerto na Festa do Jazz do São Luiz. É esta matéria-prima musical de origem nacional que estará na base deste concerto da OJM dirigida por Carlos Azevedo e Pedro Guedes e que tem, neste concerto, como convidado o guitarrista André Fernandes, uma das certezas do actual panorama jazzístico português.

20H00 – TEATRO-ESTÚDIO MÁRIO VIEGAS
ACÁCIO SALERO “SECRET APACHE”
Acácio Salero - saxofones e composição.
Serafim Lopes - guitarra
Luís Lapa – guitarra/fliscórnio
Paulo Perfeito - trombone
Sérgio Carolino - tuba
Marcos Cavaleiro - bateria
Hugo Raro - teclados

Acácio ‘Salero’ Cardoso nasceu em Viana do Castelo em 1967 e iniciou os seus estudos de bateria como autodidacta. Aos 14 anos, ingressou na FAOJ (Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis) de Viseu com o professor Manuel Martins e aos 18 anos na Escola de Jazz do Porto onde mais tarde viria a leccionar. Foi membro fundador do Septeto de Jazz do Porto e da Orquestra de Jazz do Porto. Depois de uma já extensa carreira como baterista, inicia em 1998 o estudo do saxofone. Em 2007 dá inicio ao seu projecto Acácio Salero-Secret Apache, um trabalho focado na mistura de música orquestrada com música improvisada e que tem como alicerces o jazz tradicional, o rock, a música contemporânea e toda uma experiência musical obtida em 24 anos como sideman.
Raízes esquecidas de uma cultura ancestral onde os valores morais e espirituais se fundiam num universo musical raro e intenso, serviram, juntamente com a influência da cultura musical africana e ocidental, de inspiração a este projecto musical que tem como objectivo principal salvaguardar e aplicar estes elementos na filosofia de vida.

21H00 - SALA PRINCIPAL
JOSÉ PEIXOTO “EL FAD”
José Peixoto – guitarra
Carlos Zíngaro – violino
Yuri Daniel - contrabaixo
José Salgueiro – bateria/percussão

Pegando numa linguagem musical de carácter universalista, o jazz, El Fad revê o conceito de fusão nascido nas décadas de 1960 e 70 e dá-lhe uma dimensão portuguesa, ibérica e mediterrânica. Em temas multidireccionais e de tempos variados da autoria do seu líder, associam-se uma rítmica afirmativa e vizinha do rock e um sentido melódico com raízes no Norte de África e no Médio Oriente. Mesmo a abordagem guitarrística de Peixoto é herdeira das gramáticas formuladas para o alaúde árabe (oud) desde pelo menos Al-Kindy, no século IX. Numa altura em que o jazz cada vez mais se define pelas suas práticas localizadas, levando inclusive ao surgimento de uma nova palavra para as designar, ‘glocal’ (junção de global e local), a oportunidade da proposta é óbvia. Por estes dias, mais ainda do que no contexto da primeira versão do El Fad em 1988, quando o disco com o mesmo nome juntou Mário Laginha, Carlos Bica, José Martins, Mário Barreiros, Martin Fredebeul e Claus Nymark a José Peixoto, o novo El Fad surge num momento em que se vive um renovado interesse por este tipo de abordagem. (adaptado a partir de texto de Rui Eduardo Pais, editor da revista jazz.pt)

22H30 - SALA PRINCIPAL
RICARDO PINHEIRO QUINTETO C/ CHRIS CHEEK
Chris Cheek - sax tenor
Ricardo Pinheiro - guitarra
Mário Laginha - piano
João Paulo - piano
Demian Cabaud - contrabaixo
Alexandre Frazão – bateria

Ricardo Pinheiro é guitarrista de jazz, compositor e musicólogo. Doutorado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, licenciou-se em Música pela Berklee College of Music, e em Ciências da Psicologia pela Universidade de Lisboa. Enquanto residente e estudante nos Estados Unidos, integrou a Thad Jones/Mel Lewis Big Band e foi colocado na Dean's List da Berklee College of Music, como resultado do seu sucesso académico e musical. Ganhou o prémio de investigação em Jazz Studies, Morroe Berger - Benny Carter Jazz Research Fund atribuído pela Rutgers University e o Institute of Jazz Studies, nos EUA. É actualmente Doutor Integrado no INET - Instituto de Etnomusicologia, Música e Dança e professor na Universidade Lusíada de Lisboa, Escola Superior de Música de Lisboa, e Instituto Piaget. A sua estreia na Festa do Jazz do São Luiz na companhia de reconhecidos músicos da cena nacional e internacional coincide com o lançamento pela Fresh Sound Records do novo trabalho como líder e é resultado de experiências musicais com raízes no jazz americano e europeu. Com ele, além dos excelentes músicos reconhecidos por todos nós, estará também uma referência mundial do saxofone jazz, o norte-americano Chris Cheek.

24H00 - JARDIM DE INVERNO
LUCÍA MARTÍNEZ QUARTETO “SOÑOS E DELIRIOS”
João Pedro Brandão - sax alto ; flauta
Pedro Neves - piano; melódica
Carl Minnemann - contrabaixo
Lucía Martínez - bateria

Lucía Martínez nasceu em Vigo em 1982. É uma jovem artista , já conhecida da Festa do Jazz do São Luiz, que ganhou grande experiência no mundo da música clássica, world music e jazz. Versátil multi-instrumentista e compositora, Lucía pertence à nova geração de músicos europeus de jazz, neste caso com um ‘sabor’ particular do sul. O seu estilo está influenciado pela música folk da Galiza, o flamenco e a música do mediterrâneo, junto com a nova música europeia de vanguarda. Há quatro anos fundou o seu quarteto ‘luso’, para o qual compõe e onde toca bateria e percussão. Acaba de gravar o seu primeiro álbum Lucía Martínez Cuarteto: Soños e Delirios, no qual para além dos habituais companheiros, conta também com a participação de Perico Sambeat (sax), Maria João (voz), José Alberto Gomes (electrónica) e Juantxin e Toto (palmas). Este é um novo e original projecto com origem ibérica, liderado por uma jovem, percussionista e compositora, que apresenta uma proposta interessante e sólida, disposta a crescer e a consolidar-se no tempo.

01H00 - JARDIM DE INVERNO
JAM SESSION

ESCOLAS DE MÚSICA
JARDIM DE INVERNO

SÁBADO

14H00
ACADEMIA DE AMADORES DE MÚSICA - LISBOA
Sara Reis, Rita Pimentel - voz
Tiago Cordeiro, Ricardo Branco - sax alto
Luís Bastos - sax tenor
Raimundo Semedo - sax barítono
Pedro Pignatelli - piano
Jorge Gonçalves - guitarra
João Novais - contrabaixo
Bernardo Moura - bateria
Professores: Maria João / José Menezes

14H45
COMBO DE JAZZ DO CONSERVATÓRIO NACIONAL - LISBOA
Margarida Campelo, Susana Quaresma - voz
José Lopes - clarinete
Rafael Lopes - sax
Inês Laginha , Iris Sarai - piano
Ricardo Mateus - guitarra portuguesa
André Rosinha- contrabaixo
Professor: Jorge Moniz

15H30
ESCOLA DE JAZZ DO BARREIRO
Berta Azevedo - voz
João Vitorino - guitarra
Nuno Ferreira - contrabaixo
Teresa Braga - bateria
Professor: Nuno Correia

16H15
ESCOLA DE MÚSICA VALENTIM DE CARVALHO - PORTO
Artur Melo e Castro - sax alto
Gonçalo Vasquez - piano
Mário Correia - guitarra
Gonçalo Sarmento - baixo
Alexandre Sousa - bateria
Raquel Devesa - voz
Professor: João Pedro Brandão

17H00
CONSERVATÓRIO ESCOLA PROFISSIONAL DAS ARTES DA MADEIRA - FUNCHAL
Nélson Spínola - sax tenor
Vítor Anjo - guitarra
Wilson Correia - piano
João Paulo Silva - piano
Marco Fernandes - contrabaixo
Jorge Maggiore - bateria
Professor: Jorge Borges / Bruno Santos / João Moreira

17H45
ESCOLA DE JAZZ DO PORTO
Diana Martinez - voz
Filipa Santos - sax
Nuno Trocado - guitarra
Diogo Diniz - contrabaixo
Nuno Oliveira - bateria
Professor: Pedro Barreiros

18H30
ESCOLA DE JAZZ LUIZ VILAS-BOAS / HOT CLUBE DE PORTUGAL - LISBOA
Íris Godinho - piano
André Murraças - sax tenor
Tiago Machado - guitarra
Francisco Brito - contrabaixo
Vasco Furtado – bateria
Professores: João Moreira / Bruno Santos

DOMINGO

14H00
ESCOLA DAS ARTES DE SINES
(Combo Júnior)
Ema Ribeiro- clarinete
Diogo Conceição- fagote
Martim Simões - sax alto
Alexandra Pereira - violoncelo
Carla Loução - guitarra
Isa Ingrez - piano
Tiago Guerreiro - baixo
Zé Barradas - bateria; percussão
Manuel Dias - bateria; percussão
Professores: Vasco Agostinho / Paulo Perfeito

Debbie de Fátima Martins - voz
Alexandre Adelino Henriques José - trompete; voz
Duarte Machado Sobral Leal - clarinete
Cristiana da Silva Cardoso - acordeão
Elisa Galvão - piano
Fernando Manuel dos Santos Salema - contrabaixo
David Lopes de Oliveira - bateria
Professor: Zé Eduardo

14H45
JAZZ CLASS DÁMSOM - SETÚBAL
Alexandra Boga - voz
Victor Boga - guitarra
Nuno Gralheira - piano
Luís Grácio - baixo
Filipe Oliveira - bateria
Professor: Davide Fournier

15H30
RIFF- ESCOLA DE MÚSICA DE AVEIRO
António Luís - piano
Eduardo Mourão - guitarra
André Barbosa - baixo
André Portugal - bateria
Professor: Carl Minnemann

16H15
ESCOLA JBJAZZ - LISBOA
João Manso - voz
Filipe Durães - trompete
João Barradas - acordeão
João Roque - guitarra
António Fontes - piano
Luís Pinto - baixo
João Pinheiro - bateria
Professor - Pedro Madaleno

17H00
UÉ - UNIVERSIDADE DE ÉVORA
Afonso Romagna - sax alto
Joaquin de la Montaña - sax tenor
Narciso González - sax tenor
Hugo Trindade - guitarra
Pedro Calero - piano
Pablo Delgado - baixo
Javier del Barco - bateria
Professor: Mário Delgado

17H45
ESML - ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA DE LISBOA
Daniel Vieira - sax alto
Luís Cunha - trombone
Sérgio Rodrigues - piano
André Santos - guitarra
António Quintino - contrabaixo
Alexandre Alves - bateria
Professor: Pedro Moreira

18H30
ESMAE - ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA E DAS ARTES DO ESPECTÁCULO – PORTO
Fernando Bouzón - saxofone
Bruno Macedo da Silva - guitarra
Ismael Pereira da Silva - vibrafone
Juan Buenafuente - piano
João Cação - contrabaixo
João Martins - bateria
Professor: Michael Lauren / Nuno Ferreira

Júri de avaliação dos combos das escolas de jazz: Tomás Pimentel, Rui Neves e Jerónimo Belo.


MASTERCLASSES
SÁBADO E DOMINGO, 27 E 28 DE JUNHO, 15H00 – TEATRO-ESTÚDIO MÁRIO VIEGAS
As masterclasses são destinadas principalmente (mas não exclusivamente) aos alunos das Escolas de Música participantes na Festa.

SÁBADO ÀS 15H00
GEORGE GARZONE
George Garzone é um músico, saxofonista reconhecido e intensamente procurado como professor ensinando regularmente na Berklee College of Music, New England Conservatory, Longy School of Music, New York University e Manhattan School of Music. Pioneiro do chamado Triadic Chromatic Approach, durante os seus 30 anos de educador Garzone teve entre os seus alunos músicos como Joshua Redman, Branford Marsalis, Luciana Souza, Mark Turner, Chris Cheek, Donny McCaslin, Chris Speed, Markus Strickland, Danilo Perez, Bruce Barth, para mencionar apenas alguns.

DOMINGO ÀS 15H00
CHRIS CHEEK
Originário de St. Louis, Missouri, Chris Cheek começou a tocar saxofone aos 12 anos de idade.
Residente em New York desde 1992, Chris é hoje um dos grandes saxofonistas do jazz moderno. Altamente competente em diversas linguagens musicais Chris Cheek, é convidado regular de muitas formações e gravou mais de 60 albúns como sideman. Grupos como os do lendário baterista Paul Motion, a Liberation Music Orchestra de Charlie Haden, Brian Blade Fellowship, The Bloomdaddies... entre muitos outros, são disso exemplo. Como líder gravou quatro CDs, o mais recente dos quais Blues Cruise, integra o pianista Brad Mehldau. Intensamente envolvido em vários projectos musicais, Chris toca regularmente com a sua banda em Clubes e Festivais nos EUA e em todo o mundo.

É de ir! E muita atenção ao Adelino Mota e ao seu Quarteto Maravilha, no domingo...

Thursday, June 25, 2009

NOITE ALCOBACENSE FICA MUITO MAIS POBRE: CLINIC FECHA PORTAS NESTE FIM-DE-SEMANA...

Clinic - Alcobaça
Sexta-Feira / 26 de Junho
INDIE CLINIC
[dj set]
Sexta / 26 de Junho / 00h
Indie Clinic / dj set
Entrada livre
Sábado / 27 de Junho
THE END
Nos finais dos grandes filmes e com histórias tristes e emocionantes acabamos sempre com lágrimas. Neste caso não precisamos de tal manifestação de sentimentos. O Clinic vai fechar portas. Se é para sempre ou não não importa. Importa juntar amigos, ouvir a melhor música e porque não recordar os quase 7 anos de história de nova cultura em Alcobaça. Esta festa tem entrada gratuíta e dirige-se a todos aqueles que de alguma forma têm pena que a Instituição Clinic baixe de repente os braços. Sem amargos de boca, a festa é de todos. O Clinic fez história.
Sábado / 27 de Junho / 23h
The End
Entrada livre
.......
Pois é. Doze anos após o encerramento do Bar Ben, a noite alcobacense volta a levar uma marretada das antigas. Não há lágrimas de crocodilo que cheguem para tamanha perda... E depois, ainda há quem se lamente de que em Alcobaça nunca se passa nada... Neste caso, restará apenas a memória de quem lá viveu momentos verdadeiramente inesquecíveis... Até quando?

DJ CELSO A BISA EM ALCOBAÇA, NO MARIA'S CLUB CAFFE

Maria's Club Caffe - Rua Frei Fortunato - Alcobaça
Sexta-Feira / 26 de Junho
Noite das Maria's
(café oferta para elas)
Dj Celso A
Sábado / 27 de Junho
Dance All Night Long
Dj Celso A
É de ir, às duas!

ARMAZÉM DAS ARTES INAUGURA 4 EXPOSIÇÕES QUE PROMETEM ASSINALAR ESTE VERÃO EM ALCOBAÇA

Armazém das Artes - Alcobaça
Sábado - 27 de Junho - 15 horas
Inauguração de quatro exposições que vão assinalar este Verão em Alcobaça:
"PINTURA COM AFECTOS"
Exposição de pintura, desenho, gravura e serigrafia, obras que na sua grande maioria pertencem ao acervo da Fundação e são da autoria dos seguintes artistas: Albertina Mântua; Alice Jorge; Ana Hatherly; Alberto Carneiro; Álvaro Carneiro; Ângelo de Sousa; António Areal; António Aurélio; António Delgado; António Mendes; António Quadros; António Soares; António Trindade; António Viana; Armando Alves; Artur Rosa; Bartolomeu Cid; Carlos Amado; Carlos Barreira; Carlos Calvet; Carlos Natividade Correia; Catarina Leitão; Costa Pinheiro; Cruzeiro Seixas; Cisela Bjorn; David Almeida; David Evans; Dinora Severino; Eduardo Luíz; Eduardo Nery; Emília Nadal; Espiga Pinto; Fernando Azevedo; Fernando Conduto; Ferreira da Silva; Gustavo Bastos; Gil Teixeira Lopes; Guilherme Lopes Alves; Guilherme Parente; Graça Costa Cabral; Gracinda Candeias; Helena Almeida; Helena Lapas; Ilídio Salteiro; Isabel Garcia; Isabel Sabino; Jaime Silva; João Charters; João Cutileiro; João Hogan; João Machado; João Oom; João Vieira; Jorge Pinheiro; Jorge Vieira; José Augusto; José Aurélio; José Escada; José João Brito; José Paulo Ferro; José Rodrigues; Josefa d'Óbidos; Júlio Pomar; Júlio Resende; Katarina Smynovska; Lagoa Henriques; Malangatana; Manuel Baptista; Marcelino Vespeira; Maria Cabral; Maria Emília Prates; Mário Botas; Maria Gabriel; Mário Cravo; Martins Correia; Menez; Nikias Skapinakis; Nuno San-Payo; Pedro Chorão; Querubim Lapa; Quintino Sebastião; Rocha de Sousa; Rogério Ribeiro; Rui Chafes; Rui Vasquez; Sá Nogueira; Sérgio Vicente; Siza Vieira; Virgílio Domingues; Zulmiro de Carvalho.
Na sequência da exposição "Escultura com Afectos", que mostrou a escultura doada à Fundação pelo fundador e à qual se juntaram peças dos seus amigos, esta exposição mantém o mesmo critério, juntando-se agora às obras de pintura, desenho, gravura e serigrafia doadas pelo fundador, obras de outros artistas que apesar de serem amigos não figuram na colecção.
"DESENHOS DE JÚLIO RESENDE"
Sendo Júlio Resende uma figura cimeira da cultura portuguesa e sendo também uma referência importante na origem do Armazém das Artes, expõem-se agora 44 desenhos da sua autoria, mostrando algumas fases da maior importância na sua obra, como uma homenagem pelo seu labor e pela sua dedicação à divulgação da pintura e do desenho junto das camadas mais jovens, que se mantém viva e actuante apesar dos seus 91 anos.
Esta exposição insere-se no âmbito do protocolo existente entre "O Lugar do Desenho" e o Armazém das Artes, que agradece todas as facilidades concedidas para a sua realização.
"MEMÓRIAS"
Da autoria da Escultora Ana Fernandes, esta exposição, composta essencialmente por peças e instalações que recuperam objectos e instrumentos ligados ao mundo da sua infância, onde se reconhecem memórias lúdicas, mas também memórias de uma aprendizagem da culinária e da doçaria, tão ao gosto da época em que a artista cresceu, na qual vigorava a importância do aprender feminino, socialmente destinado a formar boas "donas de casa". Ana Fernandes, cuja actividade se tem centrado em obras de ourivesaria e joalharia, assume agora, neste conjunto de peças, uma vontade inadiável de fixar as memórias de um passado que se mantém bem vivo.
"COLECÇÕES"
O Núcleo Museológico da Fundação, para além da exposição permanente de uma série de objectos e instrumentos que documentam a importância das ferramentas criadas pelo Homem para ir concretizando o seu projecto milenar de medir o tempo, expõe agora algumas colecções que fazem parte das suas reservas e que, de algum modo, têm a ver com a precisão exigida na manufactura das máquinas e das ferramentas que vai construindo na sua permanente evolução técnica.
Estão previstas palestras e concertos durante o período da exposição, bem como actividades do Serviço Educativo, que serão anunciadas oportunamente.
Estas quatro exposições estarão patentes no Armazém das Artes entre 27 de Junho e 27 de Setembro e prometem ser um dos acontecimentos culturais do ano em Alcobaça. A não perder! Por nada...

FESTA CAIS DO SODRÉ CABARET, NA FÁBRICA DO BRAÇO DE PRATA

A Fábrica do Braço de Prata – um dos braços que abraça Lisboa – acolhe nos seus salões elegantes mais uma Festa Cais Sodré Cabaret! A soirée inesquecível está marcada para a noite – quente – de 27 de Junho de 2009! As paredes da antiga Fábrica de Material de Guerra, testemunhas da criação de armas bélicas de vários calibres, vão presenciar desta vez a aparição de “Material de Paz” – um outro tipo de armamento, com outro calibre e diferentes argumentos de conquista... É um espectáculo com números de vaudeville, burlesco, vintage strip-tease, música e dança, com sabor retro, recriando um ambiente de glamour ideal para uma noite à média-luz, sob o planar refrescante das ventoinhas. Além dos vários momentos de espectáculo propriamente dito, o serão será animado pelos exímios da grafonola-dupla (os Cais Sodré Cabaret DJ’s) que prometem incendiar a audiência com músicas de se lhes tirar o chapéu – do mambo ao swing, e do calypso ao ye-ye. Cidadãos da nossa Lisboa e arredores, compareçam e aqueçam!
dress code: glamour!
Esta noite, a Fábrica do Braço de Prata apresenta ainda: JOÃO ABOÍM - recital de piano / AMOR CIENTIFÍCO - performance circense / FLU - jazz / HELDER MOUTINHO - fados / FESTIVAL SINERGIAS (tenda exterior)
fábrica do braço de prata
espectáculo 22h30 . bilhetes € 6,00
contacto para espectáculos e mais informações: tm 962804368
É de ir!

QUARTETO 4444 REGRESSA AO MAXIME

No próximo dia 27 de JUNHO, sábado,no MAXIME, o QUARTETO 4444 está de volta com bonitas canções. As boas influências vão de José Afonso a Zeca Afonso, passando pelo meu tio Afonso. As más influências são de: Frank Zappa, Padre Frederico, Samora Savimbi, Beatles e Vírgilio Diarreia. E palavras para quê?... Um grupo de instrumentistas virtuosos, ex-Victor Bobowsky e o seu quinteto de tubas livres, ex-Maria Cavaco Silva, apadrinhados por Igor Bobowsky e os seu cimbalinos característicos. Os 4444 são também comendadores, condecorados com a medalha de mérito agrícola e com o prémio Emílio Surdo. Não há caralhadas nas canções a não ser em algumas! Não perca esta merda ou é mariquinhas!
QUARTETO 4444 (neste concerto):
Piano e Organeta . João Lucas
Contra-baixo . Pedro Gonçalves
Bateria . Beto Garcia
Voz e guitarra . Manuel Vieira
(o gajo do licor Beirão e do Licor de Merda)
cabaret maxime - pç. alegria, 58 em lisboa
abertura portas 22h . espectáculo 23h30
reserva mesas: 213467090 . 916350427 . bilhetes € 10,00
É de ir, ouvir, rir e chorar por mais!

Wednesday, June 24, 2009

À CONVERSA COM... JOSÉ EDUARDO AGUALUSA, EM LEIRIA

À Conversa Com...
-José Eduardo Agualusa-
a propósito do seu último livro: Barroco Tropical
Quinta-Feira / 25 de Junho / 18 e 30 horas
Livraria Arquivo - Leiria
A não perder!

VII FEIRA DO LIVRO DE VERÃO, EM LISBOA, NA ESTAÇÃO DO ORIENTE

Em plena época de feiras do livro (que são sempre muito bem-vindas!), abriu já, em Lisboa, na Estação do Oriente, a VII Feira do Livro de Verão. Está aberta diariamente, entre as 9 e as 22 horas, e lá se podem encontrar milhares de livros à disposição do público, a preços muito convidativos. É de ir!

Tuesday, June 23, 2009

CAMÕES, O CÉU E A TERRA: NOVAS GENTES - NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Ciclo de Conferências Camões, o Céu e a Terra
24 de Junho - 16 horas
-Novas Gentes-
por
-Luís Quintais (FCTUC) e José Carlos Seabra Pereira (FLUC)-
Em 2009, celebram-se os 400 anos das primeiras observações astronómicas feitas por Galileu. Mas assinalam-se também os 200 anos sobre o nascimento de Darwin e os 150 anos sobre a publicação da sua obra mais importante e influente, A origem das espécies. Para celebrar estas efemérides, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos promovem o ciclo CAMÕES, O CÉU E A TERRA. No próximo dia 24 de Junho, Luís Quintais e José Carlos Seabra Pereira vão falar das NOVAS GENTES. É de ir!

FEIRA DO LIVRO 2009, EM ALCOBAÇA, A PARTIR DE QUINTA-FEIRA

A edição de 2009 da “Feira do Livro e da Leitura – O Sabor dos Livros” arranca na próxima quinta-feira, 25 de Junho, e prolonga-se até ao dia 28, junto ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, na Praça 25 de Abril. Serão quatro dias de sabedoria e de histórias. Uma apresentação arrojada que vai para além das portas da Biblioteca Municipal, e oferece à cidade um panorama de cores, folhas e letras que conjugados se transformam num mundo imaginário de literatura. Este ano a Feira conta com a representação de 60 editoras e um programa vasto com actividades direccionadas quer para crianças, quer para adultos, do qual fazem parte: “oficinas de leitura”, “lançamento de livros”, “peças de teatro”, “espectáculo de marionetas”, “serão de contos” e o regresso das “conversas à volta dos livros com….” que este ano trazem a Alcobaça nomes como: José Manuel Saraiva, Rosa Lobato Faria, Luísa Beltrão e Pedro Pinto (jornalista da TVI e escritor. Haverá espaço ainda para actividades paralelas como as Exposições: “Feira do Livro em Alcobaça: cartazes de 1972 até aos nossos dias”, que decorrerá de 15 a 30 de Junho (átrio da Biblioteca Municipal de Alcobaça), “Fundos Arquivísticos da Biblioteca Municipal de Alcobaça” e Exposição Virtual - “Rede de Bibliotecas de Leitura do Oeste” (ambas no recinto da Feira). Destaque também para as 12 sessões de autógrafos programadas para o stand da Livraria Claraval.
Horário:
25 de Junho - Das 15h00 às 23h00
26 e 27 de Junho - Das 10h00 às 23h00
28 de Junho - Das 10h00 às 20h00
É de ir!

Monday, June 22, 2009

CONCERTO DUPLO DE S. JOÃO, NO PORTO, NA PRAÇA DA CASA DA MÚSICA

Praça da Casa da Música - Concerto de S. João
Terça-Feira / 23 de Junho / Entrada Livre
-22 horas-
-ORQUESTRA NACIONAL DO PORTO-
Pedro Neves - direcção musical
Dmitri Chostakovitch: Gallop de Hypothetically Murdered
Heitor Villa-Lobos: O trenzinho do Caipira (Bach. Bras. No 2)
Eduard Strauss: Polka, Bahn frei
Richard Rodney Bennett: Valsa de Crime no Expresso do Oriente
Eduard Strauss: Polka, Ohne bremse
Jonathan Dove: Airport Scenes
Maurice Ravel: Une barque sur l'ocean
John Adams: A Short Ride in a Fast Machine
-24 horas-
-GNR-
Para quem não dispensa a música no S. João, o ponto de paragem obrigatório é a Praça da Casa da Música, que o convida a entrar num verdadeiro carrossel de som e luz. A Orquestra Nacional do Porto apresenta um programa feito de grandes sucessos da música sinfónica e, depois do tradicional fogo de artifício, a viagem prossegue pelos temas mais marcantes dos 28 anos de carreira dos GNR, esses mesmos, os do Rui Reininho. É de ir!

JOAQUIM MANUEL PINTO SERRA APRESENTA MARGINALIDADES E ALGUNS POEMAS DE AMOR, EM LISBOA

A Biblioteca Municipal Central de Lisboa, a Casa do Algarve, a editora Mar da Palavra e o autor, Joaquim Manuel Pinto Serra, convidam-nos (a todos!) a estar presentes no lançamento editorial, em Lisboa, da obra poética Marginalidades e Alguns Poemas de Amor, em sessão pública a realizar no dia 24 de Junho, quarta-feira, pelas 19 e 15, no Palácio Galveias (Biblioteca Municipal Central, ao Campo Pequeno), em Lisboa. A apresentação da obra, que dá continuidade à colecção Poemar, sob a chancela da Mar da Palavra, será efectuada pelo professor universitário, poeta e ensaísta José Ribeiro Ferreira, que prefacia o livro. A sessão será complementada com apontamentos musicais pelo jovem violinista Nuno Martins Lemos. É de ir!

Sunday, June 21, 2009

VANDA FURTADO MARQUES É A CONVIDADA DA 4ª SESSÃO DAS CONVERSAS PÚBLICAS DA CANDIDATURA DA CDU ÀS PRÓXIMAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS EM ALCOBAÇA

IV Sessão - Conversas Públicas
Candidatura da CDU às Próximas Eleições Autárquicas em Alcobaça
Auditório da Biblioteca Municipal - 23 de Junho - 21 e 12 horas
Convidada:
Vanda Furtado Marques
(autora de livros infantis)
Temática:
Crianças, Educação e Cultura
A CDU/Alcobaça começará por indicar o que defende sobre a temática em questão e anunciar mais alguns dos seus candidatos às próximas eleições autárquicas.
Promete ser interessante: é de ir!