Friday, June 26, 2009

RECITAL DE CRAVO POR JENNY SILVESTRE INAUGURA EXPOSIÇÃO ON THE WATERLINE NO CONVENTO DOS CAPUCHOS

Inauguração da Exposição On the Waterline
Recital de Cravo por Jenny Silvestre
Convento dos Capuchos
(Rua Lourenço Pires de Távora, nº42, Costa da Caparica)

Domingo - 28 de Junho - às 18 horas
-Programa-

Johann Sebastian Bach (1685-1750)
das Variações Goldberg:
Aria
Variações 1-9
Aria

Bruno Gabirro (1973)
Inventio 2 *

François Couperin (1668-1733)
da Premier Ordre:
Allemande L'Auguste
Premiere Courante
Sarabande la Majestueuse

Sérgio Azevedo (1968)
Nocturno e Festa **

Antonio Soler (1729-1783)
Sonata V

Eurico Carrapatoso (1962)
O Natal da Nônô

* estreia absoluta
** estreia absoluta, obra escrita para Jenny Silvestre

“A arte em nós”

A ideia de elaborar um programa de concerto com o alinhamento que hoje apresentamos, surgiu há poucos meses, depois de uma breve conversa com o Sérgio Azevedo, na qual lhe falei de um conjunto de Invenções que o Bruno Gabirro escrevera para tecla.
O Sérgio sugeriu, então, que seria muito interessante elaborar um programa que alternasse obras do Séc.XVIII, com peças contemporâneas para tecla, ou especificamente, cravo.
Como fiquei encantada com a ideia, telefonei ao Dr. Luís Pargana perguntando se lhe interessaria promover um recital com este tipo de alinhamento, tendo em conta o facto de entender que o enquadramento ideal para esta iniciativa seria um espaço onde também confluíssem elementos do passado e do presente em simultâneo.
Perante a surpresa de saber que o Convento dos Capuchos iria inaugurar, no dia 28 de Junho, uma Exposição de Arte Plástica com o tema da Água, da autoria de Bert Holvast e Barbara Walraven, fiquei contentíssima com o facto de me ser possível participar num projecto tão criativo, estabelecendo não só uma ponte, entre história e música, mas também entre música e arte plástica.
Para mim, qualquer tipo de arte que escolhamos estudar ou vivenciar, apenas tem sentido se a encararmos como uma única parcela de um conjunto heterogéneo de manifestações artísticas que o Homem consegue produzir.
O grande objectivo de vida que cada indivíduo estabelece para si próprio, deverá sempre pautar-se pela busca incessante da arte que existe dentro de si, a Arte em nós.
Obrigada Dr. Luís Pargana, obrigada Câmara Municipal de Almada, obrigada a todos.

Jenny Silvestre

É de ir!

No comments: