Saturday, May 17, 2008

ESPUMA DA TERRA, NO LAGO FINAL DAS GRUTAS DE MIRA DE AIRE

Entre 19 de Maio e 19 de Novembro vai ser apresentada no Lago Final do Interior das Grutas de Mira de Aire a exposição Espuma da Terra. Trata-se da primeira exposição de Mineralogia nas entranhas da Serra d'Aire, sendo organizada por António José Mendes Teixeira. É claro que se trata de um acontecimento a não perder, pelos aficionados das rochas e minerais e pelos que ainda não o sendo o poderão agora passar a ser! É de ir! Nem que seja com uma pedra na mão...

Friday, May 16, 2008

A FRASE DA SEMANA PARA O NAS FALDAS DA SERRA

Pois é. Está a tornar-se um hábito este blogue escolher a sua frase da semana. No melhor e no pior sentido... Como é o triste caso da frase que escolhemos esta semana. O seu autor é o nosso actual primeiro-ministro, José Sócrates, e a tal frase que escolhemos respeita ao já muito batido caso dele mesmo, grande mentor e ideólogo da actual lei anti-tabagista devidamente oficializada em Portugal, pelo governo que dirige, ter sido apanhado com a boca na botija, ou melhor escrevendo, a fumar o seu cigarrito durante a sua recente viagem oficial de avião para a Venezuela. O senhor José Sócrates justificou-se dessa sua falta nos seguintes termos: "De facto fumei no avião, com pessoas que vinham na minha comitiva, como o ministro da Economia, enquanto conversávamos". Já todos reparámos na sua resposta estafada, mas, certamente, muitos não repararam que José Sócrates, seguindo à letra o teor de um artigo da lei anteriormente referida, aproveitou essa sua resposta para muito subtilmente denunciar um seu colega de viagem, o ministro da Economia... Não se pode dizer que, neste campo, o senhor José Sócrates também desconhecia o teor daquela sua lei... Estou certo ou estou errado?

THE GIFT SUSSURRAM-NOS AO OUVIDO, NO MONTIJO

MONTIJO / CINEMA-TEATRO JOAQUIM D´ALMEIDA / Sábado, 17 Maio, às 22 horas

THE GIFT Sussurram-te ao Ouvido...

É este o mote para o espectáculo que os The Gift se propõem fazer pela primeira vez em Portugal. Canções de sempre. Canções novas. Momentos que se querem íntimos e já agora sussurrados ao nosso ouvido. Neste formato as musicas descem ao grau zero de pureza. Mais despidas, mais emotivas e com aquilo que mais interessa a ser escutado na perfeição, melodias. Falamos de canções bonitas, alinhamentos surpreendentes onde o menos óbvio será prioridade. A ideia surge por uma experiência semelhante efectuada no Festival Vivamerica, em Madrid. A banda foi desafiada a interpretar um alinhamento de músicas menos conhecidas com uma formação simples e com a essência das canções em carne viva. Diz quem foi que os momentos foram únicos, irrepetíveis. Felizmente para todos os The Gift acham que o que é realmente bom, se deve repetir... Infelizmente, ao contrário da qualidade das canções e da mestria e genialidade dos THE GIFT, a lotação da sala é limitada ... ao numero de lugares existentes... Não perca tempo e marque já o seu lugar neste concerto imperdivel! E depois não reclame que nós não avisámos!

CISTERMÚSICA 2008 PROMETE COMEÇAR MESMO EM GRANDE

A décima-sexta edição do Cistermúsica-Festival de Música de Alcobaça tem o seu início marcado para este fim-de-semana, prometendo mesmo começar em grande, já amanhã, não só pela grandeza artística da produção musical e dos intérpretes, mas também pela enorme produção que o seu concerto inaugural acarreta em termos logísticos, com uma dimensão em palco nunca antes vista em Alcobaça (nem no distrito de Leiria)!

17 MAIO – 18H00 – Biblioteca do Mosteiro de Alcobaça
CONCERTO DE ABERTURA
«Música Coral Sinfónica: uma Sinfonia Bíblica»

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA
CORO SINFÓNICO LISBOA CANTAT
Iwona Sobotka (Soprano I)
Ana Ester Neves (Soprano II)
Francisco Corujo (Tenor)
Jorge Alves e Clara Coelho (Direcção do Coro)
Michael Zilm (Direcção)

Sinfonia nº 2, «Lobgesang» (Canto de Louvor) de Mendelssohn

17 MAIO – 21H30 - Cine-Teatro de Alcobaça
CINEMA INDIELISBOA

THE SILENCE BEFORE BACH
De Pere Portabella
Comentários de Alexandre Delgado

18 MAIO - 18H00 – Sacristia do Mosteiro de Alcobaça
Música Barroca
«La Dévotion du Grand Siècle: Música Sacra Francesa no tempo de Luís XIV»

LUDOVICE ENSEMBLE
Hugo Oliveira (Barítono) &
Fernando Miguel Jalôto (Órgão)
Joana Amorim (Traverso)
Lilia Slavny (Violino Barroco)
Romina Lischka (Viola da Gamba)

Obras de Marc-Antoine Charpentier, François Couperin, Nicolas Bernier, André Campra e Nicolas de Grigny.

É de ir! A todos! Faltar é pecado! E depois não digam que não avisámos...

JOAQUIM MANUEL PINTO SERRA APRESENTA O OUTRO MUNDO EM NÓS, EM LOULÉ

A Biblioteca Municipal/Município de Loulé, a editora Mar da Palavra e o autor, Joaquim Manuel Pinto Serra, convidam-nos (a todos!) a estar presentes no lançamento editorial, na cidade de Loulé, do livro de contos O Outro Mundo em Nós, em sessão pública a realizar no dia 17 de Maio (próximo sábado), pelas 15h30, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner. A apresentação da obra (que dá continuidade à colecção Cais da Ficção) será efectuada por Maria das Dores Borges de Sousa (pintora e membro da Direcção da SOPEAM – Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos). A cerimónia de apresentação do livro conta também com a participação musical do Grupo Coral da Xerox Portugal. É de ir!

Thursday, May 15, 2008

BENEDITA FICA ENRIQUECIDA COM ZONA OFICIAL DE BOOKCROSSING

A partir de sexta-feira, 16 de Maio, a Benedita ficará um pouco mais enriquecida a nível cultural! Graças à Zona Oficial de Bookcrossing, projecto organizado no âmbito do concurso Cidades Criativas, dinamizado pela Universidade de Aveiro. O Bookcrossing é uma iniciativa a nível global e poderá revelar-se muito importante para a aquisição de gostos e hábitos de leitura por parte de cidadãos de todas as idades. Pode participar-se nesta iniciativa, cedendo livros ou recolhendo outros que se encontrem disponíveis no local! Podemos tornar o mundo numa biblioteca? Vamos a isso! Para informações mais detalhadas sobre esta novidade, sugerimos que aceda ao blogue http://alter-ego.blogs.sapo.pt ou consulte http://www.bookcrossing.com.
É de ir! Ler é sempre um acto muito saudável!

TWO FOR THE ROAD TOUR DOS LOTO E DOS HIPNÓTICA CONTINUA

Segue em ritmo de festa a Two For The Road Tour que junta os lisboetas Hipnótica aos alcobacenses Loto. Esta sexta-feira, 16 de Maio, o palco será na Tertúlia Castelense, na Maia, Porto. No sábado, dia 17, o happening é na Casa das Artes, em Arcos de Valdevez.Quem não quiser perder a singularidade dos Hipnótica com a intensidade dos Loto pode habilitar-se a convites, no site oficial do Blitz em:
http://blitz.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=bz.stories/23025.

Próximos espectáculos da Two For The Road Tour:

16 MAI - Tertúlia Castelense, Maia, Porto, 23h00
17 MAI - Casa das Artes, Arcos de Valdevez, 22h00
29 MAI - Cinema S. Jorge, Lisboa, 22h00
31 MAI - Clinic, Alcobaça, 00h00
06 JUN - Bafo de Baco, Loulé, 23h00
07 JUN - Galeria do Desassossego, Beja, 23h00

É sempre a abrir! E quase nunca pára!

UM TAL SERAFIM CONTA CONTOS EM ALCOBAÇA, NO CLINIC

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Sexta 16 de Maio de 2008 ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

INDIE LISBOA AFTER PARTY
ANDRÉ ONE FINGER
[dj set]


Sexta // 16 de Maio de 2008 // 00h
Indie Lisboa After Party // André One Finger // Dj Set
+++ Clinic Low Cost +++
Entrada livre


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Sábado 17 de Maio de 2008 ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

serafim1.jpg

SERAFIM CONTA CONTOS
[clinic up comedy]

PLUS

nunogoncalves.jpg

NUNO GONÇALVES
TWO FINGERS
[dj set]


Conhece-mos-lhe a cara da televisão. A voz e a maneira de contar contos, os seus contos, é inconfundível. Serafim é uma pessoa simples com estórias de rir e chorar por mais. A não perder no Clinic. A entrada é gratuita. As desculpas para não ir não existem. SÁBADO pela noite no Clinic.


Sábado // 10 de Maio de 2008 // 00h
Serafim Conta Contos // Clinic Up Comedy
Nuno Gonçalves + Two Fingers // Dj Sets
+++ Clinic Low Cost +++
Entrada livre

OS LAÇOS MAIS APERTADINHOS DO NAS FALDAS DA SERRA

Pode parecer um bocadinho esquisito, mas apenas hoje, quase dois anos e meio após a fundação deste blogue, decidi alinhar os meus Laços Mais Apertadinhos em termos de ligações que diariamente nunca dispenso, por um motivo ou por outro. Prometo ir corrigindo as faltas que este arzinho falsamente primaveril provocou nesse alinhamento...

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS EM ALCOBAÇA, NA LIVRARIA CLARAVAL

No próximo domingo, 18 de Maio, está programada um sessão de autógrafos em Alcobaça, na Livraria Claraval. Uma das autoras presentes será a caldense Catarina Norte, que escreveu e ilustrou o livro O Mundo Sem Solidão. Estará também presente a escritora e contadora de histórias alcobacense Vanda Furtado Marques, autora de aclamados e bem sucedidos livros como O Amor de Pedro e Inês ou o recente O Milagre de Isabel e Dinis - Contado aos Pequenotes (ilustrado por Susana Silva). É mesmo de ir e levar o livrinho de autógrafos, embora seja mais apropriado pedi-los nos próprios livrinhos... É de ir!

CICLO DE CINEMA DE SAÚDE MENTAL MAUS TRATOS NA INFÂNCIA, DECORRE EM LISBOA

O Departamento de Acção Social da Câmara Municipal de Lisboa, em colaboração com a Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco e com a Associação das Mulheres contra a Violência, organizou o CICLO DE CINEMA DE SAÚDE MENTAL – Maus-Tratos na Infância, que está já a decorrer. Este evento tem como principal objectivo a promoção de debate sobre as questões da Saúde Mental e dos Maus-Tratos na Infância, fomentando a interacção e o cruzamento das perspectivas da Saúde Mental e do Cinema. A entrada é livre e a exibição dos filmes realiza-se no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, sito no Antigo Solar da Nora, Estrada de Telheiras, nº 146, em Lisboa.

PROGRAMA

No passado dia 13 de Maio o ciclo foi inaugurado com a projecção do filme colectivo – Crianças Invisíveis
de Mehdu Charef, Emir Kusturica, Spike Lee, Kátia Lund, Jordan Scott e Ridley Scott, Stefano Veneruso e John Woo. Cujos comentários estiveram a cargo de Teresa Goldsmith e João Mário Grilo.

O ciclo continua em 20 de Maio, às 21h00, com Os Coristas de Christophe Barratier

Comentários: Daniel Sampaio e Ana Paula Torres Carvalho

Dia 27 de Maio de 2008 – 21h00 – Má Educação de Pedro Almodóvar

Comentários: João Seabra Diniz e Mário Augusto

Para eventuais esclarecimentos poder-se-á contactar a Equipa da Saúde/ Saúde Mental através dos números de telefone: 213944410/11/17.

A iniciativa é mesmo muito interessante e pertinente! É de ir!

UM INTERESSANTE DEBATE NO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A HOMOFOBIA

Para assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia, a Associação para o Planeamento da Família e a Associação ILGA Portugal (Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero) promovem no próximo sábado, 17 de Maio, pelas 16 horas, no Fórum Lisboa (antigo Cinema Roma), um debate dedicado ao tema Mulheres Que Amam Mulheres: Género, Orientação Sexual e Discriminação. Sendo moderado por Fátima Palma (APF), o painel contará com as intervenções de Elza Pais (Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género), das juristas Dinamene de Freitas e Margarida Lima Rego e de Luísa Corvo, em representação da Associação ILGA Portugal. O debate será precedido da exibição de um episódio do filme If These Walls Could Talk 2, que retrata a evolução da situação das mulheres lésbicas nos EUA. A sessão promete ser muito interessante. É de ir!

INDÍCIOS DE OIRO LANÇA NOVOS TÍTULOS, HOJE MESMO, NA CASA FERNANDO PESSOA

Casa Fernando Pessoa, dia 15 de Maio de 2008, 18h30
Nesta data serão apresentados dois novos títulos da Indícios de Oiro. José Fanha falará de O Espírito do Lugar (poesia), de Orfeu B., e Da Janela do Meu Quarto e Outras Histórias Excêntricas (contos), de Albano Estrela, será introduzido por Ana Viana. Vítor Nobre lerá excertos de ambas as obras. A literatura portuguesa mantém-se bem de pé! Dia a dia... Força!
Casa Fernando Pessoa
Câmara Municipal de Lisboa
Rua Coelho da Rocha, nº 16
1250-088 - Lisboa Portugal

IMAGENS, PALAVRAS E DOCUMENTOS DA GUERRA COLONIAL, EM LISBOA, NA CASA DO BRASIL, HOJE!

Sessões de projecção do documentário A Guerra, da autoria do jornalista Joaquim Furtado, acompanhadas de debates com a presença de diversos comentadores

IMAGENS, PALAVRAS E DOCUMENTOS DA GUERRA COLONIAL

Primeira sessão: Quinta-feira, 15 de Maio, às 19 horas

1º Episódio: Em Março de 1961, a UPA (União do Povo Angolano) revolta-se contra os colonos portugueses. A revolta surpreende civis e militares...

COMENTADORES:

JOAQUIM FURTADO - autor do documentário

ALÍPIO DE FREITAS - jornalista, com intensa actividade política em Portugal e vários países da América Latina e África

Local:

Casa do Brasil de Lisboa
Rua São Pedro de Alcântara, nº 63, 1º Dtº
Bairro Alto (Ao pé do Elevador da Glória e do Miradouro de São Pedro de Alcântara)

Metro: Baixa - Chiado, Restauradores
Autocarros: 58, 790

É de ir! Para não deixar esquecer...

Wednesday, May 14, 2008

ENCONTRO COM A POETISA MARIA AZENHA NO CENTRO CÉNICO DA CELA

Todos (mas mesmo todos!) somos convidados para um encontro com uma mulher extraordinária (facto sempre assinalável) e para um bocadinho de poesia (facto sempre irrecusável), no próximo domingo, 18 de Maio, na Mediateca do Centro Cénico da Cela (bem perto de Alcobaça), às 16 horas.Maria Azenha lançou recentemente o seu último livro de poemas, A Chuva nos Espelhos, que nesta sessão será apresentado pela escritora Risoleta Pinto Pedro. Desse mesmo livro retiramos uma curta mas belíssima paisagem poética, tentando aliciar-vos a estar presentes...

O Coração dos Espelhos

Há um espelho que canta
e bate na cara e
sangra
(...)
avanço na ondulação difícil da casa
o coração dos espelhos é alto
tão alto

Depois não digam que não avisámos...

ALTERAÇÃO NO PROGRAMA DO INDIE ALCOBAÇA 2008

EXTENSÃO INDIELISBOA'08
5.º Festival Internacional de Cinema Independente
Cine-Teatro de Alcobaça, de 16 a 19 de Maio

ATENÇÃO! ALTERAÇÃO DE FILMES:
"Night Train" do chinês Diao Yinan substitui "Wonderful Town" da tailandesa Ditya Assarat.
Por motivos relativos aos direitos de distribuição e exibição de "Wonderful Town", a obra vencedora do Grande Prémio de Longa-Metragem "Cidade de Lisboa", não será possível apresentar o filme da tailandesa Aditya Assarat no próximo dia 18 de Maio, pelas 21h 30, tal como estava previsto e fora anunciado no programa da Extensão IndieLisboa 2008 a realizar no Cine-Teatro de Alcobaça. Em sua substituição será mostrado "Night Train" do chinês Diao Yinan, laureado com Prémio do Júri na Competição de Longa-Metragem (e a segunda atribuição mais importante do Festival), um retrato íntimo da sociedade chinesa contemporânea que foi considerado mais um exemplo da enorme vitalidade de uma cinematografia que revela aqui um novo e singular talento.
Muda-se o filme, mas a qualidade mantém-se! Podemos assegurá-lo!

MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA VAI ESTAR EM FESTA NA NOITE DOS MUSEUS

No próximo sábado, 17 de Maio, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra vai estar em festa durante a Noite dos Museus. No Laboratorio Chimico vão realizar-se várias actividades: exposições (Segredos da Luz e da Matéria, A Diversidade da Vida - 300 Anos de Lineu), ciência num minuto, um comboio que levita e outras experiências espectaculares dirigidas a públicos de todas as idades. No Colégio de Jesus, o Museu de Física e o Museu Mineralógico e Geológico, e o Museu Botânico, junto aos Arcos do Jardim, estarão também abertos para todos os visitantes, a partir das 21 horas. A entrada é livre e bem recebida, aderindo a uma iniciativa internacional cujo objectivo é tornar os museus acessíveis a toda a gente. Cinco estrelas para o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra!

Tuesday, May 13, 2008

ALCOBACENSE MARTINHO BENTO PARTICIPA EM EXPOSIÇÃO COLECTIVA, EM LISBOA

O escultor alcobacense Martinho Bento vai participar numa exposição colectiva, em Lisboa, na Expo, no Tivoli Oriente. Essa exposição será inaugurada na próxima quinta-feira, 15 de Maio, às 18 e 30, estando patente até 16 de Junho. Merecerá certamente uma visita! E não só...

ADN PROMOVE DEBATE LINHA DO OESTE: QUE FUTURO?, NA NAZARÉ

Felizmente, nem toda a gente anda embeiçada com essa mirífica história do ofensivo e megalómano projecto socrático (no pior sentido) de edificar um ligação de TGV Lisboa-Porto-Lisboa. Felizmente, ainda há quem pareça tê-los bem no sítio e se decida a debater questões mais terra a terra, ou melhor escrevendo, que têm a ver com a realidade do nosso dia e o nosso futuro, podendo mesmo assumir maiores potencialidades em termos de economia do Estado e vivência das populações. É assim, que no âmbito das comemorações do seu 20º aniversário, a ADN (Associação de Defesa da Nazaré) irá realizar no próximo sábado, dia 17, pelas 15 horas, no emblemático Salão Mar-Alto, na Nazaré, um colóquio subordinado ao tema Linha do Oeste: Que Futuro?. O evento contará com a participação dos seguintes oradores: Carlos Gaivoto, Luis Tavares e Carlos Cipriano. Será mesmo muito interessante! Afiançamos e aconselhamos...

WORKSHOP DE DANÇAS ORIENTAIS NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Centro Cultural de Belém
16-05-2008 a 18-05-2008
WORKSHOP Danças Orientais | CCB RODA PÉ

16 Mai 2008 - 19:00 às 20:30 e 20:30 às 22:00
17 Mai 2008 - 10:00 às 11:00, 11:00 às 13:00, 15:00 às 16:30, 16:30 às 18:00 e 18:00 às 20:00
18 Mai 2008 - 11:00 às 13:00, 14:00 às 15:00, 15:00 às 17:00 e 17:00 às 19:00

PROGRAMA

Dia 16 Maio | sexta-feira
Hora das 19:00 às 20:30
Aula
Tema

Prática de dança oriental, yoga e expressão corporal

Nível Todas as idades
Tipo Aula a solo
Dia 16 Maio | sexta-feira
Hora das 20:30 às 22:00
Aula Aula aberta
Tema

Dança oriental

Nível Todas as idades
Tipo Aula a solo

Dia 17 Maio | sábado
Hora das 10:00 às 11:00
Aula
Tema

Yoga para mães e filhos

Nível Todas as idades
Tipo Aula a solo

Dia 17 Maio | sábado
Hora das 11:00 às 13:00
Aula


Tema

Cultura, dança e música oriental

Nível Todas as idades
Tipo Aula a solo

Dia 17 Maio | sábado
Hora das 15:00 às 16:30
Aula
Tema

Dança oriental e expressão corporal
Para crianças

Nível Crianças
Tipo Aula a solo
Dia 17 Maio | sábado
Hora das 16:30 às 18:00
Aula
Tema

Dança oriental

Nível Todas as idades
Tipo Aula a solo

Dia 17 Maio | sábado
Hora das 18:00 às 20:00
Aula Aula aberta
Tema

Dança oriental

Nível Todas as idades
Tipo Aula a solo

Dia 18 Maio | domingo
Hora das 11:00 às 13:00
Aula Aula aberta
Tema

Dança oriental

Nível Todas as idades
Tipo Aula a solo

Dia 18 Maio | domingo
Hora das 14:00 às 15:00
Aula
Tema

Yoga para mães e filhos

Nível Todas as idades
Tipo Aula a solo

Dia 18 Maio | domingo
Hora das 15:00 às 17:00
Aula
Tema

Cultura, dança e música oriental

Nível Todas as idades
Tipo Aula a solo

Dia 18 Maio | domingo
Hora das 17:00 às 19:00
Aula
Tema

Celebração oriental com mostra dos trabalhos realizados

Nível
Tipo Aula a solo

PROFESSORA Célia Fernandes, Irís e Baltazar Molina (percussão)

Preçário
1 dia (sábado ou domingo) – 30€
Passe todo fim-de-semana - 45€
Aula avulso – 10€

Local: TENDA

Ficha de pré-inscrição Danças Orientais.xls

MAXIME (RE)APRESENTA CORAÇÕES DE ATUM, E O RESTO É CONSERVA...

O fenómeno “Corações de Atumnão se explica; vive-se. É uma coisa natural e expontânea; uma combinação astral positiva. O que é certo é que não se fala de outra coisa em Lisboa: Do mais modesto engraxador do Rossio à mais requintada patroa do Elefante Branco todas as conversas vão dar ao mesmo: Os Corações de Atumo mais genial e refrescante projecto lirico-musical de Manuel João Vieiravão sair da lata em pleno palco no Cabaret Maxime, na noite de sábado, 17 de Maio de 2008, ano da graça de Deus. Mais nada! O resto é conserva! O banqueiro da rua do ouro faz a sua reserva! A varina da ribeira faz a sua reserva! O arrumador de Alcântara faz a sua reserva! A executiva atraente do Parque das Nações faz a sua reserva! Que espera você para fazer também a sua reserva? Venha fazer companhia à executiva, beba um copo com o arrumador, peça dinheiro ao banqueiro, e faça amizade com a varina! Lá bem no fundo da canastra, por trás do peixe miúdo está o atum – o verdadeiro, o que canta. Entre na lota mais janota da nossa costa! Venha canções maravilhosas e viver o fenómeno Corações de Atum!


sábado . 17 maio 08 . bilhetes € 10,00

cabaret maxime - pç. alegria, 58 em lisboa

abertura de portas 22h00 . espectáculo 23h30

reserva de mesas tel. 213467090 . 967045836 . 916350427

THE SOAKED LAMB TOCAM BLUES COM CHEIRINHO A CAFÉ E ALGODÃO, EM LISBOA, NO MAXIME

A palavra retro é muito “moderna” para descrever a música que se vai ouvir no Maxime, quando os The Soaked Lamb subirem ao palco na próxima sexta, dia 16 de Maio. Imagine-se uma música feita antes da rádio ter sido inventada. Antes de poderem ser feitas gravações. Imagine-se que essa música se chama Blues e vem dos estados do sul. Antes de Chicago e da guitarra eléctrica. Imagine-se os Blues contemporâneos do ragtime, com o cheiro do café e a leveza do algodão. Imagine-se os autênticos Piedmont Blues, misturados com rag, boogie-woogie, swing e gospel. Este é o som dos The Soaked Lamb! O CD que se promove neste espectáculo foi gravado aos domingos - calmamente, ao longo de mais de um ano - dias esses em que se comia ensopado de borrego e se gravavam blues ainda com o hálito a cravinho, cominhos e vinho. Facto que evidentemente se nota quando se ouvem as músicas com atenção. Nem são precisas explicações complementares. É este hálito que a banda quer partilhar - em ambiente acústico - com o público, a quem se pede para não trazer para a sala qualquer artefacto electrónico (pacemakers inclusivé!) que possa interferir com os instrumentos de musico-navegação. Silêncio, que se canta os Blues. Praise the Lord! Para que nada falte a esta noite, as Produções deLuxe Banana têm ainda a honra de apresentar o duo Miss Scarlett & Carlos, do Cais Sodré Cabaret!, que fará girar o prato da grafonola depois do espectáculo. Com eles, quem sabe - ainda faz parte do segredo dos deuses - se a noite não terá um cheirinho a pó-de-arroz com a presença das nossas delicadas e sensuais retro pin-ups…

sexta . 16 maio 08 . bilhetes € 10,00
cabaret maxime - pç. alegria, 58 em lisboa
abertura de portas 22h00 . espectáculo 23h30
reserva de mesas tel. 213467090 . 967045836 . 916350427

Monday, May 12, 2008

ORA AÍ ESTÁ O CONCERTO DO ANO EM ALCOBAÇA: KENNY GARRETT QUARTET (AO VIVO E A CORES!) NO CINE-TEATRO!

Arriscamos escrever (já!) aqui que está já anunciado o concerto do ano em Alcobaça (e no distrito de Leiria, quiçá na própria Estremadura!). Sem qualquer espécie de espinhas! Querem saber? Pois é. Na noite de 28 de Junho deste ano, um sábado, às 22 horas, o palco do Cine-Teatro de Alcobaça vai acolher e embalar a arte de um dos mais criativos saxofonistas do jazz contemporâneo: Kenny Garrett. Esse mesmo! Kenny Garrett apresentar-se-á em Alcobaça com o seu quarteto, num concerto único em Portugal, facto de que Alcobaça muito se deverá orgulhar (e se possível, deitar muitos foguetes!).
Kenny Garrett é considerado um dos saxofonistas mais conhecidos e talentosos do mundo, fruto especialmente da sua colaboração com Art Blakey e Miles Davis (junto a quem o vi actuar, estupefacto com tanta mestria e tanta imaginação, em Lisboa, no Coliseu dos Recreios) numa das suas últimas formações. Com o seu som singular Kenny Garrett tem enchido salas por todo o mundo com críticas extraordinárias, tendo conseguido criar o seu próprio universo musical, em razão das suas composições originais e arranjos arrojados de temas sobejamente conhecidos. A sua incessante procura de estabilidade espiritual e o estudo da cultura chinesa levaram-no musicalmente a outros mundos, muitas vezes fundindo o jazz com outras culturas musicais. Como líder gravou já 11 discos, o último dos quais Beyond the Wall, editado em 2007 pela Nonesuch.
Se Deus existe, está mesmo de alma e coração com a vida cultural alcobacense. Viva!

EQUIPA ALCOBACENSE VENCEU OLIMPÍADAS DA QUÍMICA JÚNIOR. VIVA!

A equipa da Escola Básica 2,3 de Frei Estêvão Martins (Alcobaça) conquistou a Medalha de Ouro na primeira final nacional das Olimpíadas de Química Júnior, que decorreram no passado sábado,10 de Maio, no Departamento de Química da faculdade de Ciências da Universidade do Porto. As medalhas de Prata e de Bronze foram conquistadas pelas equipas do Externato Delfim Ferreira (Riba d'’Ave) e do Colégio da Boavista (Vila Real), respectivamente. De acordo com a organizadora do evento, Maria das Dores Ribeiro da Silva, as provas correram bem, os alunos tiveram um bom desempenho, e foi possível oferecer-lhes um número significativo de prémios, graças ao apoio de algumas empresas, com a Texas Instruments, a Porto Editora, e a Texto Editora. Esta prova reuniu os melhores classificados nas semifinais realizadas em 12 universidades nacionais – da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro à Universidade dos Açores -, no passado dia 19 de Abril, nas quais competiram cerca de 1500 alunos de todo o país. A Direcção da SPQ expressa o seu agradecimento a todos os que tornaram possível esta iniciativa conjunta – organizadores da Final, organizadores das Semifinais, e professores que acompanharam as equipas – e dá os parabéns aos vencedores desta primeira Final Nacional.

Resultados:
Medalha de Ouro
Bernardo Pascoal Figueiredo, Catarina Mendes Correia, João Miguel Pimenta Pereira
EB23 Frei Estêvão Martins (Alcobaça)

Medalha de Prata
Mafalda Araújo, José Paulo Rodrigues, José Manuel Ribeiro
Externato Delfim Ferreira (Riba d'Ave)

Medalha de Bronze
Barbara Costa, Tiago Lia, Ana Sousa
Colégio da Boavista (Vila Real)

Consta que a equipa de jovens heróis da Química alcobacense não deu quaisquer hipóteses à concorrência, provando, mais uma vez, que a juventude alcobacense tem mesmo muita química! Alguém duvida?


JÚRI DO PRÉMIO DE REVELAÇÃO ARTÍSTICA D. BENTA DE AGUIAR JÁ CHEGOU A UM VEREDICTO

O Bazar das Monjas de Coz anunciou hoje o termo do processo de avaliação dos trabalhos concorrentes ao Prémio de Revelação Artística D. Benta de Aguiar (PRADBA), tendo o seu Júri já chegado a um veredicto, na sua reunião de ontem. Tal como designa o regulamento do PRADBA (até agora rigorosamente cumprido!), as decisões do respectivo Júri serão reveladas durante a Cerimónia de Entrega dos Prémios, que terá lugar no próximo dia 7 de Junho, a partir das 15 horas no lindíssimo Coro das Religiosas do Mosteiro de Santa Maria de Cós. Nessa cerimónia, além dessa divulgação e da entrega dos respectivos prémios, serão também pela primeira vez mostradas ao público as obras premiadas. Todos são desde já convidados para essa muito aguardada cerimónia, onde se realizará também a não menos aguardada estreia mundial da produção musical Simplex Oratio que Osvaldo Fernandes e Claude François Mateus compuseram sob inspiração do PRADBA! Promete!

EXTENSÃO DO INDIELISBOA'08 ASSENTA NOVAMENTE ARRAIAIS EM ALCOBAÇA

EXTENSÃO INDIELISBOA'08
5.º Festival Internacional de Cinema Independente

Cine-Teatro de Alcobaça, entre 16 e 19 de Maio

IndieLisboa chega a Alcobaça
E traz o melhor do cinema independente

É a festa do melhor cinema independente durante quatro dias: entre 16 e 19 de Maio o Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça recebe a Extensão do IndieLisboa 2008 e alguns dos melhores filmes que compuseram a edição deste ano do Festival Internacional de Cinema
Independente. "Internacional" é, no mínimo, aquilo que se pode dizer da selecção de filmes apresentada na segunda passagem do IndieLisboa por Alcobaça: da Espanha ao Reino Unido, passando pela Hungria, Estónia, Alemanha ou Tailândia, há países e filmes para todos os
gostos (e claro, para todas as idades: o programa tem mais uma vez uma selecção de curtas animadas especialmente dedicada aos mais novos), sem esquecer a ficção e o documentário – género que torna a marcar forte presença. É neste último campo, aliás, que a música surge como um elo comum (ou digamos, como o "elo mais forte") no conjunto de obras apresentadas
pela Extensão. Desde logo a começar pelo filme de abertura, a 16 de Maio: "Joy Division" (documentário britânico sobre a banda de Manchester e a sua influência no cenário da música pop actual, nomeadamente nas bandas da chamada Madbaça, aqui se anunciando que as duas sessões desse filme contarão com comentários -ao vivo- de duas personalidades do rock alcobacense: Ricardo Coelho, dos Loto, e Nuno Gonçalves, dos The Gift), e terminando no filme de encerramento: "Introspective" de Aram Arriaga, retrato de bandas (dos Sonic Youth aos Yo La Tengo) que deram origem a um conceito ainda hoje muito discutido: o "pós-rock". A música não fica por aqui: sábado, dia 17 de Maio, temos uma abordagem muito peculiar à obra de Johan Sebastian Bach com "The Silence Before Bach", filme realizado por Pere Portabella que nesta data se associa à inauguração do Festival Cistermúsica (o concerto de abertura decorre poucas horas antes no Mosteiro de Alcobaça às 18h e esta sessão do "Indie Alcobaça" contará com comentários -ao vivo- do director artístico do Cistermúsica, Alexandre Delgado ). No domingo à tarde, dia 17 de Maio, é hora de os graúdos levarem os miúdos ao cinema (ou vice-versa) e descobrirem algumas das curtas de animação mais divertidas do IndieJúnior, enquanto à noite à noite fica reservada a sessão que revelará alguns dos premiados da edição do IndieLisboa 2008, um privilégio raro para quem não foi até à capital e aqui poderá ver o Grande Prémio de Longa-Metragem atribuído a "Wonderful Town" da tailandesa Aditya Assarat e a curta-metragem "With a Little Patience" do húngaro László Nemes que assegurou o Prémio RTP2 Onda Curta. Organizado pela Zero em Comportamento, o IndieLisboa é um evento privilegiado de descoberta de novos autores e tendências do cinema mundial, afirmando-se como um observatório da mais interessante produção contemporânea, a qual, mesmo quando assinada por realizadores consagrados, nem sempre chega às salas portuguesas. O Festival dá especial atenção a obras e cinematografias com menor
visibilidade no mercado de distribuição comercial português e integra uma competição de longas e curtas metragens de novos realizadores, uma secção infantil, retrospectivas e homenagens. Depois de apenas quatro edições, o Festival é já unanimemente reconhecido como um dos mais interessantes eventos cinematográficos que se realizam em Portugal.
De regresso ao Cine-Teatro de Alcobaça e depois do sucesso do ano passado, o IndieLisboa volta a apresentar uma selecção de alguns dos melhores filmes apresentados na edição do festival deste ano, obras que de outro modo permaneceriam invisíveis junto de um público
nacional mais alargado.
Tudo ao "Indie Alcobaça", que teima em continuar a ser um dos acontecimentos culturais mais fresquinhos e motivadores da sua região!

II ENCONTRO NACIONAL SOBRE ORÇAMENTO PARTICIPATIVO E DEMOCRACIA LOCAL, EM PALMELA

II Encontro Nacional sobre Orçamento Participativo e Democracia Local

15 e 16 de Maio | Palmela

Cine-Teatro S. João | Biblioteca Municipal

O II Encontro Nacional sobre Orçamento Participativo e Democracia Local tem como objectivos principais promover a informação, o debate e a troca de experiências sobre processos participativos em contextos locais. A sua preparação iniciou-se no seguimento directo de um primeiro Encontro Nacional sobre Orçamento Participativo, realizado em 2007, em S. Brás de Alportel, que reuniu cerca de 200 participantes.

Inscrições até 13 de Maio

Envie a ficha de inscrição disponível em http://www.mailfx.info/mlists/cmpalmela/mai08/cmp080508b.gif via postal ou fax para:

Câmara Municipal de Palmela | Divisão de Acção Cultural

Largo do Municipio | 2950 Palmela

Fax: 212 338 529

Sunday, May 11, 2008

XVI CISTERMÚSICA / A ERA DAS CATEDRAIS: O REGRESSO DA GRANDE MÚSICA A ALCOBAÇA!

Entre 17 de Maio e 10 de Junho, o concelho de Alcobaça vai receber o XVI Festival de Música – Cistermúsica 2008 - este ano dedicado ao tema A Era das Catedrais. Essa temática, sempre presente pelo facto de o festival se realizar (maioritariamente) desde a primeira edição, no Mosteiro de Alcobaça, surge agora com mais acuidade, devido à eleição recente do Monumento como uma das 7 Maravilhas de Portugal. A Era das Catedrais serve de fio condutor para os nove concertos que irão percorrer todas as épocas e estilos, da Idade Média aos dias actuais, e que reúne a aposta em novos valores e em formações nacionais e internacionais de grande qualidade. Os espectáculos vão decorrer em vários espaços característicos do Mosteiro de Alcobaça, tais como a Nave Central, o Refeitório, o Celeiro, pois pretende-se também dar a conhecer algumas das mais belas salas deste Monumento Património da Humanidade. Para além destes, haverá um concerto para crianças no dia mundial da criança (1 de Junho) no Cine-Teatro e outro no Mosteiro de Cós (também monumento cisterciense). Destaque ainda para a apresentação do livro Cistermúsica-Uma História, de autoria do musicógrafo alcobacense José Alberto Vasco (eu mesmo!), com tudo o que foi criticamente dito e escrito nos 15 anos de realização do Cistermúsica (que foram 16, devido à sua interrupção durante um ano...).. Este festival é uma organização conjunta da Câmara Municipal e da Academia de Música de Alcobaça, volta a ter direcção executiva de Rui Morais e direcção artística de Alexandre Delgado (em equipa que ganha não se mexe!) e já se sabe que costuma ser o grande acontecimento cultural do ano em Alcobaça, todos os anos... Palavra de fã nº 1 do Cistermúsica!

OS LIVROS QUE NÃO ESQUECI, EM CONVERSA COM ALMEIDA FARIA, NA CASA FERNANDO PESSOA

Continua a aliciante iniciativa Os Livros Que Nunca Esqueci, em Lisboa, na Casa Fernando Pessoa. Na próxima quarta-feira, 14 de Maio, às 18 e 30, o convidado para mais uma enriquecedora conversa sobre livros será o escritor Almeida Faria. Ficcionista e ensaísta, Almeida Faria (n. 1943) obteve o Prémio Revelação de Romance da Sociedade Portuguesa de Escritores com o livro Rumor Branco (1962), confirmando depois a sua maturidade literária com A Paixão (1965), primeiro romance de uma Tetralogia Lusitana de que fazem parte Cortes (1978) – Prémio Aquilino Ribeiro da Academia das Ciências de Lisboa, Lusitânia (1980) – Prémio Dom Dinis da Fundação da Casa de Mateus –, e Cavaleiro Andante (1983) – Prémio Originais de Ficção da Associação Portuguesa de Escritores. Os seus livros estão traduzidos em várias línguas. Já se sabe que a convidada seguinte será Maria João Seixas, mas o melhor é também não perder esta!

CARLOS CARRANCA APRESENTA FRÁTRIA EM CASCAIS

O Presidente da Câmara Municipal de Cascais, António d'Orey Capucho, a editora Mar da Palavra e o autor, Carlos Carranca, convidam-nos (a todos!) para a apresentação do livro de poesia Frátria, que se realizará em 12 de Maio (amanhã, segunda-feira), pelas 18h00, no Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães, em Cascais (Av. Rei Umberto II de Itália, Parque Marechal Carmona). A apresentação do livro será efectuada por Joana Castro e Cármen Messa (finalistas da Escola Profissional de Teatro de Cascais). A poesia merece sempre toda a nossa consideração e apoio: viva!