Saturday, December 23, 2006

UM POEMA DE NATAL DE FERNANDO PESSOA

NATAL...

Natal... Na província neva.
Nos lares aconchegados,
Um sentimento conserva
Os sentimentos passados.

Coração oposto ao mundo,
Como a família é verdade!
Meu pensamento é profundo,
'Stou só e sonho saudade.

E como é branca de graça
A paisagem que não sei,
Vista de trás da vidraça
Do lar que nunca terei!

FERNANDO PESSOA
Notícias Ilustrado, 30 de Dezembro de 1928

Friday, December 22, 2006

UM POEMA DE NATAL DE GIUSEPPE UNGARETTI

NATAL

Não me apetece
afundar-me
num novelo
de estradas

É tanto
este cansaço
sobre os ombros

Deixai-me assim
como uma
coisa
pousada
a um
canto
e abandonada

Aqui
não se sente
senão
o bom calor

Estou
com as quatro
cabriolas
de fumo
do velho lar

GIUSEPPE UNGARETTI
Sentimento do Tempo, 1933

Thursday, December 21, 2006

UM POEMA DE NATAL DE JOÃO MIGUEL FERNANDES JORGE

NATAL, NATAL DE OITENTA E OITO

Um monte alto de musgo
e um atalho de areão
subindo para a noite
de dezembro.

Há sempre um pinheiro
uma grande árvore
com as raízes
e o tronco
na sombra do amor.

O lugar
onde o deus
tinha armado o seu presépio
ficava assentado
num valezinho verde de musgo e branco de
neve
e folhas mortas do inverno.

Os olhos seguiam o rio
das estrelas
e a luz fazia mistério
do claro choro daquele menino
entre vaca e burro
mulher e homem.

Contasse o segredo do coração e
haveria conversa bastante para a
voz melancólica
de um pastor
que passara a infância sem brincar
e não pudera ser alegre
nem triste.

Mas o pastor é o guarda de ovelhas,
a própria vida adentro da
floresta
o anjo, o anjo perdeu a asa no riacho
lamacento
colhendo baga vermelha de azevinho.

E o deus,
vestido de recém-nascido, lançava
lança o olhar
à voz da fria noite
e do dezembro escuro - houvesse
ou não vida de homem nele -, dá a
Roma
a razão do seu corpo
p'lo destino de nossa alma e morte.

Um monte alto de musgo
era uma sombra
era um deus
sombrio de dezembro?

JOÃO MIGUEL FERNANDES JORGE
O Independente, 23 de Dezembro de 1988

Wednesday, December 20, 2006

VOLUME 2 DE AS NOSSAS CANÇÕES DE NATAL E 2 DJs DO CARALH... ANIMAM FIM-DE-SEMANA NATALÍCIO NO CLINIC

Depois do êxito do ano passado era imperioso que o alcobacense Clinic voltasse este ano a apresentar o seu espectáculo As Nossas Canções de Natal. Na próxima sexta-feira, 22 de Dezembro, passarão pelo palco do Clinic 6 relevantes bandas portuguesas da área pop/rock (Mesa, Rodrigo Leão, Loto, Norton, Cindy Kat e The Gift), todas elas apostadas em fazer daquela noite nataliciamente pop uma noite inesquecível. 24 horas depois, na noite de sábado, 23 de Dezembro, a prenda de Natal que o Clinic oferece à sua sortuda clientela será um duplo Dj Set, cujas figuras de proa serão 2 DJs do Caralh...: o (Gato Fedorento) Zé Diogo Quintela e o (Vis-ão-ionário jornalista) Nuno Miguel Guedes. Não se pode dizer que nessas noites não se passa nada em Alcobaça, não é?

ATÉ AO DIA DE NATAL, ESTE BLOGUE PUBLICA POESIA DE NATAL, COMEÇANDO POR UM POEMA DE JORGE FALLORCA

ÉVORAMONTE, 24DEZ74

O natal. O natal é a estação do ano mais bonita. Da que eu gosto mais. No natal tem frio, amizade... Eu gosto muito do natal. No natal tenho medo. O sol é que tem a culpa. Eu não. Nem as flores do natal, assim. Come-se. No natal há: chá bagaço pãozinho quente açorda erva manteiga tambores viski lenha papagaio água vela rádio marrueco alecrim almofada chuva vento ácido tesão gasolina chouriço costela de porco brazinhas a arder flauta pirum (falam) esquentamento sinos no castelo amizade e muito calor. Eu acho que é a estação mais quente do ano. Você acha que não? Também acho que V. acha que não. É a estação do ano mais verde, o natal. A gente fuma fuma fuma à lareira e põe a perna no tesão. À procura da perna. No natal eu sinto uma coisa a roer cá por dentro de tanto amor. Eu gosto muito do natal, das pessoas do natal - eu gosto muito de boa vontade. Aos homes. À lareira na terra.

JORGE FALLORCA
A Luva In Love, 1977

Tuesday, December 19, 2006

CENTRO CULTURAL DE BELÉM JÁ ANUNCIA UM NOTÁVEL ESPECTÁCULO DA COREÓGRAFA SASHA WALTZ EM MARÇO DE 2007!

Ainda não acabou o ano de 2006 e já se anunciam notáveis espectáculos para 2007 em Portugal. Um desses muito animadores exemplos vem do Centro Cultural de Belém, que já anuncia, para as noites de 2 e 3 de Março de 2007, dois espectáculos cuja figura nuclear será a coreógrafa alemã Sasha Waltz, uma das maiores responsáveis pela afirmação internacional da vertente mais gestual do teatro/dança alemão. Anunciando que esse espectáculo será um aliciante Mergulho na Ópera e um autêntico Mergulho na Dança, o Centro Cultural de Belém alicia-nos para essa actuação em Lisboa de Sasha Waltz & Guests, numa interpretação de Dido & Aeneas de Henry Purcell. E se uma actuação de Sasha Waltz em Lisboa já constituia foros de ser uma das grandes notícias do ano, o que dizer ou escrever quando entre os (seus) convidados que se anunciam se contam o Vocalconsort Berlin e a Akademie Für Alte Musik Berlin, dirigidos por Attilio Cremonesi? Eu, por acaso (ou antes pelo contrário), até estou convicto de que (já) posso dizer e escrever que promete mesmo ser o notável espectáculo que já se anuncia!

Monday, December 18, 2006

EDITORIAL CAMINHO E RDP/ÁFRICA APRESENTAM DOIS NOVOS LIVROS DE JOSÉ LUANDINO VIEIRA

Terça-Feira, 19 de Dezembro, às 18 e 30, a Editorial Caminho e a RDP/África apresentam dois novos livros do romancista angolano José Luandino Vieira: De Rios Velhos e Guerrilheiros-O Livro dos Rios e A Guerra dos Fazedores de Chuva Com os Fazedores de Nuvens (Guerra Para Crianças). A sessão de lançamento terá lugar na sede da Editorial Caminho (Auditório Vítor Branco), situada em Lisboa, no nº 121 da Avenida Almirante Gago Coutinho, sendo a apresentação de ambos os livros da responsabilidade de Ana Paula Tavares. Já se sabe que tudo o que sai da pena de José Luandino Vieira vale mesmo a pena!

Sunday, December 17, 2006

ÀS TERÇAS-FEIRAS COM A CEDECE, A ÚLTIMA DESTE ANO

Terça-Feira, 19 de Dezembro, às 19 horas, no Celeiro do Mosteiro de Alcobaça, iniciar-se-á a última sessão deste ano do ciclo Às Terças-Feiras Com a CeDece, organizado desde Janeiro de 2006 por aquela Companhia de Dança Contemporânea residente em Alcobaça. Essa sessão será subordinada ao tema Bailarinos e a Coreografia, nela sendo apresentadas propostas coreográficas de Joel Bray, Charly Corey, Oded Ronen e Samantha Cotton. Valerá certamente a pena assistir e participar!

VOCÊ, CIBERNAUTA, É A PERSONALIDADE DO ANO PARA A REVISTA NORTE-AMERICANA TIME! JÁ SABIA?

A edição cibernáutica de hoje da revista norte-americana Time (www.time.com) anuncia na sua capa o vencedor da sua escolha como Personalidade do Ano que agora termina. A ilustração dessa capa é um computador, cujo monitor, em cinzento claro, abre espaço para colocação de uma fotografia da Personalidade do Ano 2006 escolhida pela redacção da Time: You, ou melhor escrevendo Você (ou todos nós), cibernauta(s), pela sua (ou nossa) anónima e persistente influência na era global da informação. Você é mesmo a Personalidade do Ano 2006 para a Time, que desse modo distingue e aclama a importância dos internautas ou cibernautas que criam e utilizam a Internet nesta hora de fundar e estruturar a nova democracia digital. Você, caro internauta que diariamente visita, discute e comenta em (milhões de) blogues como este, é a Personalidade do Ano para a Time. Essa sua (lúcida e convincente) vitória será confirmada na edição de 25 de Dezembro da Time da sua (tradicional) versão analógica. Muitos Parabéns!