Saturday, August 09, 2008

GNOMON MARCAM HOJE PRESENÇA NO QUILÓMETRO ZERO DA RTP2

Os Gnomon são uma interessantíssima banda de Joane (Vila Nova de Famalicão). Foram fundados em 2002 e a sua sonoridade mostra uma aliciante e motivadora dialéctica entre a música tradicional e o jazz. Os Gnomon são formados por Tiago Machado- Guitarras; Carlos Ribeiro- Guitarras; Mário Gonçalves- Bateria; Carlos Barros- percussão; Rui Ferreira- Piano e Acordeão; David Leão- Flauta transversal ; Gaita de Foles Bruno Rodrigues- Baixo eléctrico e João Guimarães - Alma e "loucura"... Assumem o tempo, o mundo e o cosmos entre as suas mais marcantes influências... E assumem a música como seu destino de eleição... Os Gnomon vão mostrar-se hoje, sábado, 9 de Agosto, no programa Quilómetro Zero, da RTP 2, às 19 e 30. Esta é mesmo uma daquelas ocasiões em que vale a pena sentarmo-nos diante do televisor e parar, não para pensar, mas para ver e ouvir! Vale?

É HOJE: SUMMER JAZZ ORCHESTRA (INTEGRANDO A FINA FLOR DO JAZZ ALCOBACENSE) ACTUA EM S. MARTINHO DO PORTO

É já hoje, sábado, 9 de Agosto, que a Praça Engenheiro Frederico Ulrich, em S. Martinho do Porto, acolhe, às 22 horas, um dos mais prometedores e aliciantes espectáculos do Baía Azul Summer Fest. E vai fazê-lo com uma actuação da Summer Jazz Orchestra, primeira ocasião em que a fina flor do jazz alcobacense vai mostrar publicamente as suas virtualidades numa big band de sua quase exclusiva competência (descontando a algo incompreensível participação do special guest Rão Kyao neste concerto...). A Summer Jazz Orchestra é dirigida pelo saxofonista alcobacense Mário Marques e inclui no seu seio algumas das mais importantes figuras do actual jazz alcobacense (Sérgio Carolino, Ruben Santos, Daniel Bernardes, Hugo Assunção,etc).
Faltar será mesmo pecado!

Friday, August 08, 2008

RANCHO DO CENTRO CÉNICO DA CELA ASSINALA ANIVERSÁRIO COM PROGRAMA DE FOLCLORE EM ALCOBAÇA

O Centro Cénico da Cela comemora o seu 24º aniversário apresentando um programa de folclore, no próximo sábado, 9 de Agosto, às 21 e 30, no Anfiteatro da Gafa, em Alcobaça. Esse programa constará de actuações dos Ranchos Folclóricos do Centro Cénico da Cela (Alcobaça), Salvador do Monte (Amarante), Praia de Manta Rota (Vila Real de Santo António), Santa Maria de Aveleda (Amarante), Alegria (Enxames / Fundão) e A Pedra Catan (Pontevedra / Espanha), depois de todos terem participado num desfile pela Praça 25 de Abril, com início marcado para as 21 horas. Parabéns e venham daí mais 24 anos! Para mais!

CARO VISITANTE E AMIGO: JUNTE-SE A NÓS NA CIBER-MANIFESTAÇÃO CONTRA O ENQUADRAMENTO POLÍTICO DA CERIMÓNIA DE ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS 2008

Tal como já aqui anunciáramos, está neste preciso momento a decorrer uma ciber-manifestação contra o enquadramento político de umas cerimónias de abertura dos Jogos Olímpicos 2008 que não estão a ser mais que um autêntico cheque em branco passado pelo Comité Olímpico Internacional e por países de todo o mundo à cruel repressão social, cultural, religiosa e política exercida pelo governo da República Popular da China sobre o povo tibetano, sobre o povo uigure e sobre o seu próprio povo. Daqui apelamos também a todos os que não queiram que neste caso Jogos Olímpicos rimem com repressão, que se juntem à ciber-manifestação promovida pela Reporters Sans Frontíères, que está neste momento a decorrer, já com 10573 manifestantes (entre os quais já me conto) a juntarem-se a esta luta. Para o fazer, basta aceder ao seguinte endereço cibernáutico (http://www.rsfbeijing2008.org), seguir as instruções, em francês ou em inglês, e dizer NÃO (há vários slogans à escolha) a uma das maiores manifestações de hipocrisia política de todos os tempos! Abaixo os algozes de Pequim! E lutemos também pela libertação dos ciber-dissidentes e jornalistas chineses (entre os quais o notável bloguer Hu Jia) actualmente detidos por terem exercido o seu direito à liberdade de opinião!

Thursday, August 07, 2008

SITE DO ALCOBACENSE FLEMING DE OLIVEIRA PUBLICOU MAIS UM INTERESSANTÍSSIMO DOCUMENTO SOBRE A HISTÓRIA DO SÉCULO XX EM ALCOBAÇA

Os nossos habituais visitantes e amigos saberão, certamente, que o site do alcobacense Fleming de Oliveira (http://www.flemingdeoliveira.com) ocupa um especial destaque entre os laços mais apertadinhos deste blogue. Já durante este mês de Agosto, aquele site publicou mais uma série de interessantes artigos do seu autor, de entre os quais chamo especialmente a atenção dos meus prováveis leitores para mais um interessante artigo em que Fleming de Oliveira se volta a debruçar sobre uma parte importante da História da Alcobaça do século XX. Esse artigo intitula-se ALCOBAÇA, O MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO DE SANTARÉM (1919), A TORRE E ESPADA E O BRASÃO DA TERRA, estando dividido em seis capítulos, cuja leitura é mesmo muito interessante. É de ler!

MANIFESTAÇÃO EM FRENTE À EMBAIXADA DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA EM LISBOA, JÁ NESTA SEXTA-FEIRA!

É verdade. Muitos se continuam a juntar, um pouco por todo o mundo, para na próxima sexta-feira protestar publicamente contra os desmandos totalitários da dita República Popular da China contra os tibetanos, contra os uigures e contra todos os que nesse país lutam pela liberdade. A abertura dos Jogos Olímpicos 2008, em Pequim, constitui em si mesma mais uma incontornável ocasião em que esse protesto poderá e deverá ser levantado, a fim de que aquele evento não se transforme numa enorme manobra de diversão do governo chinês junto da população mundial, tentando desviar a atenção sobre os seus ferozes desmandos e a sua agressiva política contra os direitos humanos. Lisboa também não vai ficar muda e quieta nesta ocasião, estando já convocada uma manifestação frente à embaixada da República Popular da China na nossa capital ( Rua S. Caetano à Lapa, 2), às 20 horas (8 da noite) da próxima sexta-feira, 8 de Agosto de 2008. Para lá chegar teremos várias hipóteses de transporte: Autocarros: 773, 720, 738 / Eléctrico: 28 / Metro mais próximo: Rato. O que é necessário é ir e marcar posição contra os algozes políticos que governam a China com mão de ferro sobre as liberdades políticas, culturais e religiosas. É preciso lutar firmemente contra esta Carta Branca que o Comité Olímpico Internacional passou às autoridades de Pequim, já e sempre!

Wednesday, August 06, 2008

REPORTERS SANS FRONTIÈRES INTENSIFICA APELO A MANIFESTAÇÕES DURANTE A CERIMÓNIA INAUGURAL DOS JOGOS OLÍMPICOS DE PEQUIM

Enquanto na auto-proclamada República Popular da China se tenta dar um ar mais airoso à repressão tendente a impedir que (também durante os próximos Jogos Olímpicos) possam expressar-se livremente jornalistas, militantes dos direitos humanos, tibetanos e uigures, a Reporters Sans Frontières apela a que todos nos manifestemos contra essa deplorável situação, na próxima sexta-feira, 8 de Agosto (em Ottawa e Roma será já na quinta-feira, 7), data da cerimónia inaugural dos Jogos Olímpicos 2008, diante das embaixadas da China Popular em Londres (49-51 Portland Place, 13 horas), Madrid (C/Arturo Soria, 113, 13 horas), Berlim (Jannowitzbrücke, 13 horas), Paris (angle de l'avenue George V et de la rue de la Trémoille dans le 8e arrondissement, 13 horas), Washington (2300 Connecticut Ave. Washington, 8 horas), Ottawa (515 St. Patrick Street, 7 de Agosto, 12 horas), Roma (devant la mairie du 4e arrondissement, 7 de Agosto, 12 horas) e Estocolmo (Lidovägen 8, 13 horas) . Também está marcada para esse dia uma concentração de protesto diante do Museu Olímpico de Lausanne (quai d'Ouchy 1, 17 horas). As manifestações diante daquelas embaixadas arrancam uma hora antes do início da cerimónia de inauguração dos Jogos Olímpicos de Pequim, ou seja, às 11 horas GMT do próximo dia 8 de Agosto (atrás acertadas pela hora de cada país onde se situam essas embaixadas). Por outro lado, nesse mesmo dia, a Reporters Sans Frontièrss organiza também uma cibermanifestação no site http://www.rsfbeijing2008.org. Desse modo, tudo está preparado para que os internautas de todo o mundo se possam então manifestar virtualmente diante do Estádio Olímpico de Pequim, escolhendo a palavra de ordem que para tal elegerem ("Abaixo os cruéis algozes de Pequim!", é apenas um exemplo por nós agora escolhido...). É claro que nesse dia também não deixaremos que as atrocidades do gigante hipócrita de Pequim passem em branco junto da comunidade internacional menos distraída. Lá estaremos! Em todas!

DR FRANKENSTEIN E DJ A BOY NAMED SUE ANIMAM NOITE EXÓTICA NO CABARET MAXIME

Cais Sodré Cabaret! Exotique
9 Agosto . Cabaret Maxime
Banda convidada:
Dr. Frankenstein
Burlesco (vintage strip-tease):
Go Go Lolita
Lady Gin
Michelle d’Orleans
Miss Saucy Minx
Vaudeville: Charisse Sisters
DJ: A Boy Named Sue
As Produções deLuxe Banana têm a honra de apresentar a festa Cais Sodré Cabaret Exotique!, a noite de Verão mais exótica de Lisboa! O local escolhido é o Cabaret Maxime, e entre a luz das velas e o verde das palmeiras, este espaço mítico da velha e renovada Lisboa abre portas ao exotismo, encerrando assim em beleza para umas merecidas férias. A data é o dia 9 de Agosto - o mês mais quente do ano - e o dress-code é “exotique” até onde a imaginação o levar!
A partir da cosmopolita capital, o Cais Sodré Cabaret Exotique! vai festejar o verão com uma noite de véus, delícias, aromas de essências perturbadoras, e um exuberante desfile de excentricidades! Pelo palco vão passar odaliscas das 1001 noites, hula-hoops do Hawaii, heroínas da selva africana, reencarnações de Carmen Miranda e Josephine Baker, danças exóticas com tequila, engolidoras de espadas, e outras surpresas que não vamos aqui revelar!
Para dar mais balanço aos umbigos e braços ondulantes não vai faltar o surf rock dos Dr. Frankenstein, e para animar ainda mais esta noite, baile ao som do DJ A Boy Named Sue!
No bar poderá tomar cocktails de exótica simpatia, do Surfer on Acid ao Luxury Lynchberg Lemonade! As reservas vão esgotar, e a bicha para aquisição de ingressos promete chegar ao Parque Mayer! Reserve já o seu bilhete!
sábado . 9 agosto 08 . bilhetes € 10,00
cabaret maxime - pç. alegria, 58 em lisboa
abertura de portas 22h00 . espectáculo 23h30

ORQUESTRA DO ALGARVE PROMOVE CONCURSO DE BANDA DESENHADA CONCERTOS PROMENADE

A Orquestra do Algarve, em parceria com a Caixa Geral de Depósitos, está a promover o Concurso de Banda Desenhada Concertos Promenade. O Concurso está integrado no projecto Ciclos de Concertos Promenade, uma iniciativa levada a cabo pela Orquestra do Algarve há cerca de três anos. Procurando cativar ainda mais as famílias e, especialmente, o público mais jovem, é importante que os materiais de comunicação associados a este ciclo de concertos sejam apelativos e, sobretudo, marcados pela originalidade e dinamismo. É este o objectivo fundamental deste projecto: a banda desenhada vencedora deste Concurso irá ser publicada e distribuída no próximo Ciclo de Concertos Promenade, a realizar nas cidades de Faro, Évora e Santarém. Os trabalhos serão integrados nas brochuras de apresentação do programa de cada concerto.
OBJECTIVOS
O concurso tem como objectivos estimular a capacidade criativa dos jovens interessados na área do Design, de forma a incentivá-los a desenvolver e a valorizar competências técnicas e de criatividade no âmbito da Banda Desenhada e da sua divulgação junto do público da Orquestra do Algarve. 1.2. A obra vencedora será exposta e distribuída ao longo dos cinco concertos que constituem cada Ciclo de Concertos Promenade, em Faro, Évora e Santarém (num total de 15 concertos).
CONCORRENTES
Podem concorrer os jovens estudantes de todas as escolas públicas e privadas e os profissionais (até 35 anos) que se enquadrem na área do Design e das Artes Visuais. 2.2. Os concorrentes podem apresentar-se individualmente ou em equipas. Cada equipa deverá ser constituída até ao limite máximo de 2 participantes. (...) 2.4. Estão excluídos os familiares em linha directa dos membros do Júri.
ÂMBITO
As BD’s a concurso deverão ser inovadoras, corresponder aos parâmetros que definem os Concertos Promenade e ser exequíveis na dinâmica que se pretende para a sua publicação e divulgação. 3.2. A ideia deverá corresponder a uma BD faseada em cinco partes, sendo cada uma delas publicado em cada Programa do evento, bem como a apresentação de 6 personagens, que irão constituir o motivo dos autocolantes distribuídos em cada concerto. 3.3. Os trabalhos a concurso deverão ser originais, sendo os proponentes responsáveis pela sua originalidade.
FASES E CALENDÁRIO
O concurso envolve quatro fases sequenciais, nos termos e com respeito pelo calendário previsto nas alíneas seguintes. a) A primeira fase – Proposta Sumária – compreende a apresentação de candidatura pelos concorrentes, até ao dia 29 de Agosto de 2008, através do preenchimento da Ficha de Inscrição. O referido formulário poderá ser solicitado através de correio electrónico para relacoes.publicas@orquestradoalgarve.com e devolvido devidamente preenchido pelo mesmo suporte, por correio via CTT ou fax. O participante irá receber uma cópia da ficha de devidamente carimbada e assinada, através da qual poderá beneficiar de 20% de desconto em artigos de artes plásticas na Papelaria Fernandes, até à data de entrega dos trabalhos, mediante a sua apresentação em qualquer loja da rede. b) A segunda fase consiste na Entrega dos Trabalhos até dia 30 de Setembro de 2008. Os trabalhos devem ser enviados para Concurso B.D. Concertos Promenade 2009, Orquestra do Algarve, Estrada Nacional 125, Casa das Figuras, Horta das Figuras, 8005-518 Faro. O envio pode ser através de correspondência validada pela data inscrita no carimbo dos CTT, ou entregue em mão na mesma morada. Os concorrentes devem apresentar os trabalhos e cópia da ficha de inscrição previamente entregue, anexa em envelope fechado onde conste no exterior o pseudónimo do concorrente ou da equipa concorrente. c) A terceira fase – Avaliação Final – compreende a decisão final pelo Júri, de acordo com os critérios de avaliação previstos no artigo 7.º do Capítulo VII do presente regulamento e respectiva comunicação aos concorrentes. Os trabalhos serão apreciados por um júri a definir, o qual deliberará até dia 10 de Outubro. d) A Divulgação dos Resultados será realizada até dia 30 de Outubro.
PRÉMIOS
Serão atribuídos prémios ao melhor classificado e serão destacados dois concorrentes em Menção Honrosa. 8.2. Os prémios serão: – Vencedor – Publicação da Banda Desenhada vencedora nos Programas dos Concertos Promenade (em Faro, Évora e Santarém) Mesa digitalizadora Wacom Intuos 3 A4 (Oferta Caixa Geral de Depósitos) Vale de compras de 100€ nas lojas FNAC (Oferta FNAC Algarve Shopping) 30% de desconto em compras acima de 20€, até 31 de Dezembro, nas lojas Papelaria Fernandes – Menções Honrosas – Livro Curso Completo de Banda Desenhada – Princípios, Práticas e Técnicas: guia fundamental para banda desenhada, de Steve Edgel Diploma 8.3. Todos os concorrentes receberão um certificado de participação.
DISPOSIÇÕES GERAIS
Serão admitidos a concurso apenas os trabalhos que respeitem o presente regulamento. 12.2. Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos por deliberação do júri do concurso. 12.3. Eventuais esclarecimentos devem ser solicitados a:
Orquestra do Algarve, EN 125, Casa das Figuras, Horta das Figuras, 8005-518 Faro
Telefone 289 860 890 / Fax 289 860 899 / e-mail: relacoes.publicas@orquestradoalgarve.com
Não duvidamos que esta é mesmo uma iniciativa muito interessante e original. É de concorrer!

Tuesday, August 05, 2008

SÉRGIO GODINHO E (JAZZ À MODA DE ALCOBAÇA, COM A) SUMMER JAZZ ORCHESTRA ENCERRAM BAÍA AZUL SUMMER FEST, EM S. MARTINHO DO PORTO

No próximo fim-de-semana, no sábado, 9 de Agosto, e no domingo, 10 de Agosto, a Praça Engenheiro Frederico Ulrich acolherá os dois últimos espectáculos do Baía Azul Summer Fest. E vai fazê-lo com um cartaz de luxo: SUMMER JAZZ ORQUESTRA feat. RÃO KYAO (Dia 9) e SÉRGIO GODINHO (Dia 10). Ambos os concertos começam às 22 horas e nutrimos especial apetência pelo da Summer Jazz Orchestra, não só pelo seu ilustre convidado, mas, acima de tudo, pelo sedutor facto de a mesma ser dirigida pelo saxofonista alcobacense Mário Marques e incluir no seu seio a fina flor do actual jazz alcobacense (Sérgio Carolino, Ruben Santos, Daniel Bernardes, etc). Faltar será pecado!

Monday, August 04, 2008

NOFIT STATE TRAZ NOVO CIRCO BRITÂNICO AO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Tabú/Nofit Sate (Reino Unido): uma experiência inesquecível em Lisboa!
8, 9, 10, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 26, 27, 28, 29, 30 e 31 de Agosto,
às 22 horas no Espaço Circo do Centro Cultural de Belém
PREÇOS: Até aos 3 anos gratuito, dos 4 aos 16 anos 12€ e maiores de 16 anos 18€
Bilhete familiar 2 adultos + mín. 2 crianças (até aos 16 anos) 20% desconto -
para bilhetes adquiridos no Centro Cultural de Belém.
Nos dias de espectáculo haverá bilheteira junto da tenda de circo, a partir das 21 horas.
Uma nave espacial no Centro Cultural de Belém e com ela o novo circo pela mão da prestigiada companhia inglesa NoFit State. Tabú é uma viagem de exploração no espaço e no tempo. É uma combinação entre circo, performance, música ao vivo e vídeo em que tudo acontece entre os actores e o público.
Absolutamente imperdível!

GIMBA VOLTA A MONTAR OFICINA DE ESCRITA DE LETRAS PARA CANÇÕES, EM LISBOA

Lisboa em Agosto tem mais encantos! A cidade está livre, solta e encantadora! Mas o melhor de tudo é que o dinâmico e persistente Gimba volta a montar uma oficina de escrita de letras para canções! Mais uma “Viagem à Ilha Tuga-Tuga”, desta vez no calor de Agosto! A accção passa-se na “escrever escrever” em pleno Largo de Camões (nº 36, 3º Dto), e todas as informações sobre onde, quando, como e porquê estão em: http://www.escreverescrever.com/verCurso.php?id_curso=33 Para abreviar caminho, podemos adiantar que será um curso com 4 sessões (de 2 ½ horas – total 10h), às terças e quintas, das 19.30 às 22.00 a começar no dia 5 de Agosto, sendo o preço €85. Este mesmo curso repete-se na segunda quinzena, com começo no dia 19.
Aqui ficam algumas dicas sobre o conteúdo da misteriosa viagem:
- Considerações teóricas e técnicas sobre escrita de letras para música em português;
- Análise histórica da música ligeira portuguesa – e não só – nas últimas décadas;
- Fornecimento de recursos (bibliografia/internet, etc) sobre songwriting;
- Diferenças entre poesia e letras de música;
- Comparações entre línguas germânicas e românicas. A suas origens comuns;
- Inglês e imperialismo cultural;
- Português cantado em Portugal e no Brasil – diferenças oceânicas!;
- Turbulência e fluidez – escrita dinâmica;
- Mecanismos de repetição e memorização;
- Noções de métrica – elementares e avançadas;
- Sílabas tónicas, subtónicas e àtonas – com música!;
- Palavras sónicas e temperaturas semânticas;
- Formatos, toadas e géneros;
- As estruturas básicas da canção ligeira/popular;
- Fonética e prosódia – o calcanhar de aquiles do português cantado;
- Métrica grega – aplicações;
- Análise métrica e prosódica de canções-padrão;
- Os três “tês” - Técnica, Talento e Trabalho;
- Títulos e motes;
- Primeiras linhas - escrita sensorial;
- Evoluções e desenlaces – mecanismos de progressão;
- As fases da escrita;
- Começar com letra ou com música – vantagens e desvantagens;
- Os mistérios e os prémios do improviso;
- Erros e problemas comuns;
- Escrita, re-escrita e revisão/remoção de impurezas.
Mais informações – e mais cursos! – em
www.escreverescrever.com
Uma boa maneira de estar em Lisboa durante o mês de Agosto, com a benesse de ainda conseguir aprender algo de importante... É de aproveitar!

Sunday, August 03, 2008

BOXNOVA-ESPAÇO PARA A DANÇA DO CENTRO CULTURAL DE BELÉM, ACEITA PROPOSTAS PARA 2009

02-06-2008 a 15-09-2008
BOXNOVA UM ESPAÇO PARA A DANÇA
ENTREGA DE NOVAS PROPOSTAS PARA O ANO DE 2009
À BoxNova podem candidatar-se todos os coreógrafos que desejem apresentar as suas criações mais recentes, por estrear ou que ainda não tenham sido apresentadas em Lisboa. Para tal, podem contar com três a quatro dias para a montagem e ensaios, seguidos da apresentação pública que será, sempre que possível, a um sábado, pelas 19 horas.
Participação do CCB
- Cedência do espaço pelo tempo acima referido
- Técnicos e material adstrito à Sala de Ensaio
- Custos referentes à frente de casa para um espectáculo
- Publicidade e divulgação
- Folha de sala
- Valor de 1200€ ilíquidos, para despesas de produção, pagos directamente ao grupo, companhia, coreógrafo ou responsável pela produção.
Com o intuito de promover a sustentabilidade das criações da BoxNova, é nossa intenção dar a conhecer os projectos recebidos a outros responsáveis por programações nacionais. Para tal, pedimos o favor de mencionar de forma explícita a sua autorização.
Apresentação de propostas e informações
As propostas devem ser enviadas, sempre que possível, por e-mail para o endereço:
dança@ccb.pt
Outras informações adicionais sobre as propostas (vídeos, DVD, etc.) devem ser enviadas para:
Centro Cultural de Belém
Luísa Taveira
Dança (BoxNova 2009)
Praça do Império
1449-003 LISBOA
Tel + 351-21-361 24 00Fax +351-21-361 27 05 E-mail:
dança@ccb.pt
A entrega de propostas deve ser feita até 15 de Setembro de 2008.
Mais uma proposta interessante do Centro Cultural de Belém, não é?

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA PROMOVE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA

O Instituto Politécnico de Leiria promove uma nova edição dos Cursos de Especialização Tecnológica, para o período lectivo 2008/2010, com 26 cursos, leccionados em 12 concelhos distintos do Centro do País. As candidaturas estão abertas até 11 de Setembro, exclusivamente on-line, em www.ipleiria.pt. Interessa e muito!

PRÓXIMA FESTA DO AVANTE VAI FICAR ASSINALADA POR UMA GALA DE ÓPERA

A próxima edição da Festa do Avante vai decorrer entre 5 e 7 de Setembro na Atalaia-Amora-Seixal. Já se sabe que o evento costuma ser assinalado por uma forte e interessante programação musical, que costuma atrair àquele evento público das mais variadas filiações políticas e culturais. A edição deste ano da Festa do Avante vai ficar assinalada pela enormíssima novidade de apresentar uma Gala de Ópera ao ar livre, aqui se publicando seguidamente um convidativo texto de Ruben Carvalho sobre essa relevante novidade:
Entre as numerosas polémicas que ao longo de anos e anos atravessam a história e a crítica da música, conta-se a discutível análise de Wagner sobre a obra de Beethoven, defendendo que a evolução das nove sinfonias que constituem parte fulcral da música europeia correspondiam a um processo de apuramento de construção formal que conduzira Beethoven a reconhecer a voz humana como o paradigma final de criação sonora. Os majestosos edifícios sonoros crescentemente mais complexos das nove sinfonias beethovanianas teriam conduzido o compositor à progressiva complexidade da composição até, ao atingir a sua última obra, a IX Sinfonia, nela ter finalmente integrado lado a lado com a riqueza orquestral a multiplicidade dos timbres da voz humana com coro e solistas a darem outra forma aos versos de Schiller no «Hino à Alegria» - segundo muitos e convincentes investigadores efectivamente um Hino à Liberdade, de nome alterado pelas imposições censórias da época.
A velha polémica wagneriana surge inevitavelmente quando, após ter marcado uma viragem reconhecida nos grandes festivais de ar livre em Portugal ao introduzir na sua programação uma orquestra sinfónica em 1994 exactamente com uma sinfonia de Beethoven, a 7ª, interpretada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida por Miguel Graça Moura, a Festa dá este ano novo passo trazendo ao maior palco português uma programação que inclui das mais complexas e apaixonantes expressões musicais: a ópera.
O público habitual das sextas-feiras de Atalaia recorda naturalmente o êxito conquistado em 1995 com o espectáculo da Metropolitana pela primeira vez no Palco «25 de Abril», interpretando obras de Tchaikowsky, com destaque para a sempre espectacular Abertura 1812: na realidade, fora a experiência realizada no ano anterior no Auditório «1º de Maio» com a mesma formação e uma programação baseada em Beethoven e que encerrava com a 7ª que abriu caminho a criarem-se as complexas condições técnicas para o ciclo aberto em 95.
Depois disso, passaram pelo palco «25 de Abril» Gerswhin e Shostakovich, Lopes-Graça e Haendel, Bach e Leonard Bernstein, Benjamim Britten e Bartok, e Beethoven! Quando se realizou a 25ª Festa, a programação correu o risco que o público entusiasticamente saudou de trazer exactamente a IX Sinfonia de Beethoven! Já lá vão portanto mais de seis anos que a Festa apresentou o panorama integral das sonoridades da música erudita, do completo naipe de instrumentos sinfónicos à voz humana a solo e em coro.
Mas faltava, de facto, a ópera! A junção, como tão bem a definiu Lopes-Graça, de todas as artes cénicas, do teatro à música, da dança à riqueza da encenação. As dificuldades a enfrentar eram conhecidas: a ópera tem exigências quando apresentada como uma peça integral que requerem situações especiais: a existência de uma estrutura narrativa dada por um libreto cantado e declamado, a necessária expressividade dramática a conceder ao enredo, a importância expressiva das encenações e dos cenários associaram a ópera ao recinto teatral fechado, com todas as suas capacidades e exigências técnicas e acústicas. Desta condicionante, mas do desejo de proporcionar a mais vastas audiências as criações operáticas na composição e sobretudo na interpretação, crescentemente importante, levaram ao surgimento da Gala de Ópera, no fundo uma espécie de antologia de grandes momentos musicais das composições, prescindindo do enredo dramático e das suas exigências cénicas para valorizar sobretudo os momentos musicais: árias, aberturas, coros, que autores e público elegeram como momentos estruturantes e especialmente estimados.
As evoluções tecnológicas na captação e amplificação sonora tornaram crescentemente possível trazer aos grandes palcos de massas a riqueza interpretativa das grandes vozes e as suas combinações com grandes massas orquestrais: a Gala de Ópera é hoje possível ao ar livre, ao mesmo tempo que as últimas décadas transformaram completamente o panorama musical
português vendo surgir intérpretes de uma qualidade e de uma apaixonada entrega à sua arte.
De Rossini a Verdi, de Mozart a Bizet, o número de convidados da música clássica no Palco «25 de Abril» da Festa do «Avante!» cresceu este ano como nunca.
Vamos à Ópera! (ver
AQUI)
Quanto ao resto da programação dos espectáculos, a Festa continua a assegurar a qualidade e a transversalidade que são uma marca que fazem dela o evento cultural de massas único que é há mais de três décadas.
Ruben Carvalho
É de ir! Valerá certamente a pena!