Friday, February 15, 2008

NOVA OPINIÃO DE RAÚL DUARTE COMEMORA HOJE 1º ANIVERSÁRIO

Comemora hoje o seu primeiro aniversário a página cibernáutica Nova Opinião (http://www.novaopiniao.info/new/), fundada e mantida pelo nosso amigo Raúl Duarte, já nosso antigo e habitual companheiro das lides da imprensa escrita e radiofónica. Daqui lhe endereçamos os nossos parabéns e votos de continuidade, não só como colegas desta aventura de publicar diariamente informação pela via digital, mas também como companheiros nesse projecto, em que o Raúl amavelmente me tem disponibilizado o espaço da minha rubrica Músicas da Minha Estante, em que desde a primeira hora da Nova Opinião tenho escrito sobre os meus próprios discos... Muito obrigado e muitos parabéns!

ORQUESTRA FILARMÓNICA DE SÃO PETERSBURGO INTERPRETA TCHAIKOVSKY EM LISBOA

A grande vedeta do concerto de amanhã, sábado, 16 de Fevereiro, às 21 horas, em Lisboa, no Coliseu dos Recreios, será a Orquestra Filarmónica de São Petersburgo, que ali actuará integrada no corrente ciclo Grandes Orquestras Mundiais da Temporada da Fundação Gulbenkian. Aquela excelentíssima orquestra será dirigida pelo maestro Yuri Temirkanov, interpretando a música do bailado O Lago dos Cisnes e o Concerto para Piano nº 1, em Si bemol menor, op. 23, ambos de Piotr Ilitch Tchaikovsky. Neste último será solista a pianista Elisso Virsaladze. Ora aí está um concerto que promete apresentar a música culta russa em todo o seu esplendor. Imperdível!

GUITARRISTA PEDRO RODRIGUES DÁ RECITAL SOLIDÁRIO NO ORFEÃO DE LEIRIARecital de guitarra de Pedro Rodrigues reverte a favor do Projecto "Zero/Cinco" do

O próximo recital de guitarra de Pedro Rodrigues reverte a favor do projecto Zero/Cinco do Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes. As receitas desse concerto reverterão para o projecto Zero/Cinco iniciado pelo Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes, que visa tornar acessível o acesso aos estudos musicais a crianças desfavorecidas. Esse recital de Pedro Rodrigues será apresentado na noite de sábado, 16 de Fevereiro, às 21 e 30, no Auditório do Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes, em Leiria. Do programa desse recital solidário constam composições de G. G. Kapsperger (Tocatta Arpegiatta), F. Guerau (Villanos e Marionas), Jorge Peixinho (L'Oiseau-Lyre), Scott Vollschleger (Game & Allegro), Carlos Seixas (2 Tocatas) e António José (Sonata). É de ir, não só pela solidadriedade, mas também pela qualidade!

CLINIC REABRE PALCO WHY NOT? E PROMOVE II GALA DE ENTREGA DOS ÓSCARES DE CARNAVAL CLINIC

Se tens amigos ou amigas que não vivem sem o palco... Why Not?A ideia pode bem revolucionar os programas dos principais clubes nacionais. Através desta nova forma de programação podemos sem aviso ver uma jam entre músicos de diversas bandas. Lá por fora em cidades onde residem os grandes nomes mundiais já é uma constante existirem sítios, clubes, palcos onde por norma se juntam para versões. Beck é um admirador confesso deste tipo de eventos. Em Los Angeles, no célebre Viper Room as jams entre músicos eram uma constante, houve quem visse - muito antes do YouTube existir para poder espalhar a notícia - Johnny Depp a cantarolar as suas canções preferidas. Estará Alcobaça preparada para uma nova moda? O palco existe, músicos não faltam. O discurso continua por vezes a ser mais do mesmo. A falta de sítios para tocar... Porque não trocar as voltas a essa máxima. És músico? Sentes que é no palco que melhor respiras? O palco é de todos. Aparece cedo. Dás o teu nome, ou o da banda, como preferires. No palco encontrarás o básico dos básicos. Dizem os mais experimentados que uma boa música é sempre uma boa música. Não interessa o número de instrumentos que existem. A ideia é simplificar e relativizar à essência o poder das canções. A experiência é arriscada pois não teremos à partida preconceitos estilísticos... O palco será teu. Traz amigos de preferência que saibam as canções de cor...acendam os isqueiros nas canções mais calmas, fechas os olhos e sentes-te no céu. No fundo o que se pretende é proporcionar uma noite de sonho, sem os caprichos e as listas de pedidos excêntricos que são o costume nas pop-stars mundiais, mas com aquilo que é o melhor do palco, o momento.
Sexta-feira // 15 de Fevereiro de 2008 // 00h Palco Why Not? // jam session- Entrada livre
Aqui não se pretendem grandes papeis. Não se premeiam bandas sonoras épicas e muito menos argumentos mirabolantes. Premiamos o melhor do Carnaval.
A festa apesar de dar protagonismo a quem melhor se disfarçou neste ano tem requisitos duma verdadeira gala de Holliwood. A entrada faz-se pela passadeira vermelha. Coloque o seu melhor sorriso e faça uma pose daquelas que ficam para a história...
Aconselhamos antes e durante todos os dias do Carnaval que procure o seu melhor ângulo. Existem duas câmaras que captam as melhores e apenas as melhores performances, momentos, máscaras, grupos, beijos, tudo, tudo.... No carnaval Clinic não existem censuras nem bolas vermelhas ao canto do écran. Só existe a obrigação de se trajar de gala para a cerimónia.
Os moldes de selecção dos vencedores pertencem única e exclusivamente à Academia Clinic, composta por 15 membros de várias idades criteriosamente seleccionados e com elevado grau de descrição. A academia vota secretamente nos vencedores das diversas categorias. A entrega dos Óscares será este ano pontualmente às 00 horas... Não se atrase, a festa começa a horas...
Sábado // 16 de Fevereiro de 2008 // 00h IIa Gala Óscares ClinicDress code / Traje de gala
É de ir! E vir!

Thursday, February 14, 2008

AMAR E TRABALHAR NA EUROPA, EM LISBOA, NO ISCTE

O ISCTE apresenta hoje e amanhã, 14 e 15 de Fevereiro, em Lisboa, no Auditório Afonso de Barros, o seminário internacional Amar e Trabalhar na Europa. Entre as comunicações previstas conta-se com a participação de personalidades como Eric Widmer, Isabel Leal, Anália Torres e Rui Brites, entre outros, garantia de que o tema não passará certamente em branco. É de ir!

METAMORFOSES DE BRUNO CABRAL EM MAIS UMA SEXTA DO DOCUMENTÁRIO NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

Como sempre, no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, o Doclisboa e a Câmara Municipal de Alcobaça iniciam o ano de 2008 apresentando uma das obras presentes na última edição do Festival Internacional de Cinema Documental em 2007. Uma vez por mês e exclusivamente à sexta-feira (data especial dedicada ao documentário), abrem-se mais uma vez as portas às Sextas do Documentário, oportunidade única de observar durante os próximos meses alguns dos filmes portugueses mais importantes presentes na última edição (embora não só). Já na próximaa sexta-feira, 15 de Fevereiro, teremos então Metamorfoses, uma obra de Bruno Cabral que aborda o quotidiano da Companhia Crinabel Teatro, instituição que ronda as duas décadas de existência, durante a encenação de uma peça inspirada em Metamorfose de Franz Kafka. A sessão será seguida de um debate com o realizador Bruno Cabral, Francisco Brás, director do grupo de teatro da Crinabel, e Luís Rodrigues, coordenador do CEERIA (Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça). É de ir! Absolutamente!

Wednesday, February 13, 2008

DJ DAVID GUETTA REGRESSA A PORTUGAL

O Dj David Guetta, um dos mais afamados e apreciados a nível mundial, regressa a Portugal no próximo fim-de-semana, para gáudio dos seus admiradores portugueses. Na noite de sexta-feira, 15 de Fevereiro, David Guetta estará no Porto, na Via Rápida, e na de sábado, 16, estará em Braga, na Lagars. São mesmo duas noites a não perder!

MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA COMEMORA DIA DOS NAMORADOS

Para assinalar o Dia dos Namorados, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra une dois ingressos num só, na próxima quinta-feira, 14 de Fevereiro, convidando-nos a ir namorar para as suas instalações. Comprando um bilhete de ingresso, o museu oferece outro, para a namorada ou para o namorado. Não deixa de ser original, não é?

Tuesday, February 12, 2008

MOÇOILAS AO VIVO NA CASA DA CULTURA DE LOULÉ

No próximo sábado, 16 de Fevereiro, pelas 21 e 30, sobem ao palco da Casa da Cultura de Loulé, As Moçoilas. Dando continuidade ao seu estilo característico, que pretende divulgar e pôr em prática a boa tradição das sonoridades da Serra do Caldeirão, a banda irá regressar à Casa da Cultura para apresentar o seu último trabalho Q’é Que Tens a Ver Com Isso. Promete ser coisa fina!

GRÉMIO LISBONENSE FECHOU, MAS A VIDA CONTINUA....

O Grémio Lisbonense acabou! Teve uma ordem de despejo do senhorio, que, alegando incumprimento de cláusulas no contrato de arrendamento conseguiu fechar mais um espaço cultural da nossa querida Lisboa. FicaM-nos em memória as nossas terças, o Ricardo a esvoassar com o seu par no salão, o Barriga em transe no seu pandeiro, a Dina e a Olga a dar as boas noites, tudo isto na nossa bonita Praça do Rossio. Muito obrigado por terem partilhado toda essa magia connosco. Mas a vida continua... E nesta terça feira, 12 de Fevereiro, no Bar do Teatro a Comuna, vamos continuar a tradicional roda de choro que já acontece sem interrupção hà 3 anos, começada no velhinho Cefalópode, dando assim continuidade a uma tradição e batendo o pé ao fim (temporário??) do Grémio Lisbonense. Para quarta-feira, 13 de Fevereiro, está também marcada uma concentração no Rossio, de solidariedade ao Grémio Lisbonense, esperando que quem de direito ainda possa fazer alguma coisa pela emérita instituição. Um enorme bem haja ao Bar do Teatro da Comuna, que, prontamente, foi solidário com a Roda de Choro de Lisboa e com o Grémio Lisbonense. Em frente! A luta continua!

CLARINETISTA ANTÓNIO ROSA ACTUA HOJE COM A ORQUESTRA ARTAVE, EM SANTO TIRSO

O clarinetista alcobacense António Rosa actua hoje à noite, às 21 horas, com a Orquestra Artave, no Auditório Padre António Vieira da Escola Profissional e Artística do Vale do Ave, em Caldas da Saúde/Areias, Santo Tirso. António Rosa será solista em Introdução, Tema e Variações para clarinete e orquestra, de Gioacchino Rossini. Já se sabe que qualidade é algo que por ali não falta... É de ir!

Monday, February 11, 2008

MUSEUS DA CIÊNCIA DAS UNIVERSIDADES DE COIMBRA E LISBOA PROMOVEM CONCURSO DESCOBRE O TEU CÉU!

No âmbito do Ano Internacional da Astronomia, os Museus da Ciência das Universidades de
Coimbra e de Lisboa, em parceria com a Critical Software e com o apoio do Público on line,
promovem o concurso DESCOBRE O TEU CÉU! dirigido aos alunos do ensino básico de todo o
país. A partir das estrelas de quatro zonas seleccionadas do céu, pretende-se que os participantes construam novas constelações e desenvolvam histórias a elas associadas. Podem participar equipas de 5 a 20 alunos de qualquer um dos três níveis do ensino básico, sob a tutela de pelo menos um professor. As inscrições estão abertas até ao dia 30 de Novembro, sendo que os trabalhos podem ser enviados até 21 de Dezembro de 2008. Os que forem entregues até ao dia 31 de Outubro de 2008 serão considerados para uma iniciativa da empresa Critical Software, que seleccionará as imagens mais apelativas para serem integradas em postais de Boas Festas. Os melhores trabalhos de cada escalão (1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico) serão premiados e publicados num livro, durante o ano de 2009. O regulamento do concurso e os mapas do céu a considerar pelos concorrentes encontram-se disponíveis em http://www.museudaciencia.pt/ . A Secção de Astronomia da Associação Académica de Coimbra (SAC) disponibiliza-se para fazer sessões de planetário ou de observações astronómicas no âmbito deste concurso. Os interessados deverão inscrever-se enviando um e-mail para a SAC: sacoimbra@hotmail.com
Alguém disse que as nossas universidades andam a dormir na forma?

CABARET MAXIME APRESENTA JAZZ COM ESCAMAS

Fevereiro é o mês do atum (dizem que é o mês da lampreia, mas a gente não acredita…). Abril será o dos caracóis, e Agosto o dos mosquitos. Mas o Cabaret Maxime entende que Fevereiro é, por excelência, o mês dos atuns apaixonados – ou não fosse Fevereiro o mês dos namorados! Para atuns – e outros seres vivos - em estado de paixão absoluta, aquela imparável sala de espectáculos e prazer lisboeta, terá o prazer de servir um concerto de jazz com escamas! Mas não servirá umas escamas quaisquer! As suas escamas – também conhecidas por “asas de mosca”, são em forma de coração e também servem para voar! O convite é extensivel a solitários e ostracizados deste mundo, que deste modo também podem comparecer a esta orgia de elixir do amor e voar a valer ao som do conjunto – Os Corações de Atum – acabadinho de chegar da Terra Nova, na próxima sexta-feira, 15 de Fevereiro, às 23 e 30, em Lisboa, no Cabaret Maxime. Que rica caldeirada dali vai sair!