Saturday, January 17, 2009

TERTULIA CAFÉ PORTUGAL MARCADA PARA ESTE SÁBADO VAI SER ADIADA PARA NOVA OPORTUNIDADE

A Tertúlia Café Portugal marcada para hoje, sábado, 17 de Janeiro, em Alcobaça, vai ser adiada para nova oportunidade, por motivos de ordem familiar de um dos seus já anunciados intervenientes, o cantor Vitorino, a quem aqui deixamos a nossa compreensão e solidariedade nesta hora difícil. A organização do evento garante que todos seremos informados da nova data em que aquela tertúlia se realizará, com a maior brevidade possível.

HOT PINK ABUSE CONTINUAM A APRESENTAR O SEU ÁLBUM NOWADAYS AO VIVO, AGORA NAS FNAC'S

Os Hot Pink Abuse são formados por três elementos: Vítor J.Moreira, Geraldo Eanes e Miss Tish. Cúmplices de outras formações anteriores, nos círculos da música rock e experimental/contemporânea, como compositores e performers em diversos projectos, com especial destaque para os Haus en Factor – Vítor e Geraldo conheceram a vocalista no espaço cibernáutico em 2007, por intermédio de amigos comuns. Com as músicas já compostas, um novo processo começava. A presença feminina nesta composição veio reforçar a sensualidade e a energia que a obra destes dois músicos suspirava. As letras foram escritas numa tarde de Julho, na praia, e poucos dias depois, começavam os ensaios e posterior gravação dos temas. Há um ano juntos, e com influências eclécticas enquanto músicos, ouvintes e amantes da música, os Hot Pink Abuse exploram o universo de uma pop electrónica cheia de glamour e sussurros, ora tímida, ora agitada. Em Setembro de 2008, estreiam-se ao vivo no Festival ST Culterra, em Santo Tirso, para apresentar o seu debut álbum «Nowadays». Desse concerto resulta o contacto com a Editora Banzé, que acabaria por ser responsável pela edição do disco. O álbum é composto por 10 músicas. Foi gravado entre 07/08 por Vítor J.Moreira, Geraldo Eanes e Carlos Lima, misturado por Vítor J.Moreira e Carlos Lima, produzido por Vítor J.Moreira e Geraldo Eanes com a co-produção de Carlos Lima. A masterização foi realizada por Carlos Lima. Este álbum conta ainda com a participação, como músico convidado, do guitarrista Bruno Fer em três músicas.
O primeiro single deste álbum é a canção “No one blames you”, já disponível em
http://www.myspace.com/hotpinkabuse
Os Hot Pink Abuse continuam a apresentar o seu álbum Nowadays ao vivo, um pouco por todo o país, tendo mesmo ontem iniciado um novo ciclo dessas apresentações, em várias lojas da FNAC. Amanhã, domingo, 18 de Janeiro, estarão em palco na FNAC do Norte Shopping, em Matosinhos, às 17 e 30, para mais um dos seus imperdíveis espectáculos ao vivo: é de ir!

Friday, January 16, 2009

BRINQUEDOS CIENTÍFICOS, NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA: NESTE FIM-DE-SEMANA!

Este fim-de-semana, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra apresenta duas actividades aliciantes em torno dos brinquedos científicos: amanhã, sábado, 17 de Janeiro, pelas 16H30, o Prof. JULIO GÜÉMEZ, da Universidade de Cantabria, fala-nos destes brinquedos e no domingo, pelas 11H00, apresenta o programa CIÊNCIA EM FAMÍLIA.
-Instrumentos Simples, Explicações Sofisticadas-
PALESTRA POR JULIO GÜÉMEZ
(Universidad de Cantabria)
17 de JANEIRO 16H30
ENTRADA LIVRE
Uma viagem pela Física a partir de instrumentos que, pela sua aparente simplicidade e pela sua utilidade na ilustração de algumas das leis mais importantes da Física, podem ser chamados Brinquedos Científicos. Diversas experiências permitem trazer à luz tanto a unidade (comportamentos diferentes têm uma explicação física semelhante, como veremos com o Boneco Teimoso e o Pássaro com Sede) como a diversidade (comportamentos aparentemente semelhantes têm uma explicação física diferente, como no Mergulhador de Descartes e no Termómetro de Galileu) da Física, bem como o seu carácter universal, a sua aplicabilidade a todo tipo de situações, desde piões a lâmpadas de plasma. Esta palestra faz parte da programação da primeira sessão Quarkiana de 2009, organizada pelo projecto Quark do Departamento de Física da FCTUC.
-Ciência em Família-
As suas crianças interessam-se por ciência?Venha partilhar diferentes modos de explorar alguns temas científicos com a sua família, num programa dirigido a adultos e crianças de todas as idades. As sessões decorrem das 11h00 às 12h00 e são orientadas por cientistas e por diversos autores da colecção Ciência a Brincar, da Editorial Bizâncio.Depois do sucesso da 1º edição cheia de som, plantas e vida, apresentamos a programação para o 1º trimestre de 2009.
DESCOBRE OS BRINQUEDOS
18 de Janeiro
Será que podemos aprender ciência com os brinquedos? Já conheces o Mergulhador de Descartes ou o termómetro de Galileu? Será que o caminho mais rápido é o caminho mais curto?Julio Güémez, Universidad de Cantabria
Museu da Ciência
Laboratorio Chimico
Largo Marquês de Pombal
Coimbra
É de ir! E de não perder nem um minutinho...

MURRAY PERAHIA ACTUA EM LISBOA, NA FUNDAÇÃO GULBENKIAN

Ciclo de Piano Temporada de Música da Fundação Calouste Gulbenkian
-Murray Perahia-
18 de Janeiro - 19 horas - Lisboa - Grande Auditório da Fundação Gulbenkian
Johann Sebastian Bach
Partita Nº 1, em Si bemol maior, BWV 825
Ludwig van Beethoven
Sonata Nº 23, em Fá menor, op. 57, Appassionata
Johannes Brahms
Variações e Fuga sobre um tema de Händel, op. 24
Valerá certamente a pena! É de ir!

19ª EMISSÃO DO PROGRAMA UM OLHAR SOBRE A SEMANA, JÁ NESTE DOMINGO, NA RÁDIO CISTER (ALCOBAÇA)

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz) apresenta no próximo domingo, 18 de Janeiro, a décima-nona emissão do seu programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que continua a ser apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas. Esse espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues. Na décima-nona emissão do programa Um Olhar Sobre a Semana, estará em debate o seguinte tema:
- Sensivelmente uma semana após a publicação de uma notícia do semanário Expresso em que se denunciava que o Mosteiro de Alcobaça estava entre os monumentos portugueses classificados como Património Mundial em risco de perder esse estatuto, o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça apresentou publicamente uma sua "Proposta Sobre a Ocupação e Fruição Futura do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça e do Mosteiro de Cós". Será essa proposta viável e aceitável? Terá o nosso concelho força e empenho de a viabilizar?
Já se sabe que a equipa do Um Olhar Sobre a Semana não brinca em serviço e que cada emissão do programa tem tendência a acabar (muito) bem quentinha (em termos de debate, claro está)... É de ouvir, nem que seja pela Internet (http://www.cister.fm)!

UM FIM-DE-SEMANA INTEGRALMENTE DJ EM ALCOBAÇA, NO CLINIC

Clinic - Alcobaça
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Sexta 16 de Janeiro de 2009 :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
INDIE CLINIC
ANDRÉ FRUTUOSO
[dj set]
Sexta // 16 de Janeiro de 2009 // 23h00
Indie Clinic // André Frutuoso // Dj Set
Entrada livre
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Sábado 17 de Janeiro de 2009 ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
BATALHA POP 80's vs 90's
RICARDO COELHO + MARIONETTEN
[dj set]
Sábado // 17 de Janeiro de 2009 // 23h00
Batalha Pop 80's vs 90's // Ricardo Coelho + Marionetten // Dj Set
Entrada 5 euros
É de ir!

Thursday, January 15, 2009

TERTÚLIA CAFÉ PORTUGAL, EM ALCOBAÇA, REGRESSA NO PRÓXIMO SÁBADO, COM OS CANTORES CARLOS ALBERTO MONIZ E VITORINO

No próximo sábado, 17 de Janeiro, vai realizar-se mais uma Tertúlia Café Portugal, em Alcobaça, no Café Portugal (Rua Alexandre Herculano). Desta vez estão convidados dois dos mais importantes músicos e compositores do panorama musical Português: Carlos Alberto Moniz e Vitorino . Além de excelentes amigos e bons conversadores, estes dois autores são artistas que marcaram de forma indelével o panorama musical português nas últimas três décadas. É pois, com enorme prazer que a Tertúlia Café Portugal tem o prazer de os trazer a Alcobaça para mais uma conversa temática, recordando que há, em Alcobaça, tradições musicais bastante arreigadas, nomeadamente através das bandas filarmónicas e dos ranchos folclóricos e mais recentemente da escola (academia) de música. Esta tertúlia será uma excelente oportunidade, para ouvir e conversar com dois dos autores/compositores, mais consagrados em Portugal fora da ribalta dos palcos. Conforme vem sendo habitual, essa tertúlia será moderada por António Delgado. É de ir!

Wednesday, January 14, 2009

QUATRO NOVOS AMIGOS NOS LAÇOS MAIS APERTADINHOS DO NAS FALDAS DA SERRA

A nossa coluna Laços Mais Apertadinhos, na qual alinhamos, por ordem alfabética, os blogues e as páginas que mais assiduamente seguimos na Internet, ganhou hoje mesmo quatro novos amigos.
Dois deles são dedicados às viagens:
-MBlog-
do nosso amigo Mário Bernardes
e
-Por Esse Portugal Fora-
da nossa amiga Liliana Fino
e dois deles são dedicados à História e à Polílica:
-Fleming de Oliveira-
do nosso amigo Fleming de Oliveira
e
-Os Melros-
do nosso amigo Felisberto Matos
Fica desde já aqui o aviso de que todos eles são muito interessantes e merecedores de imensas e inspiradoras passeatas blogosféricas!

ORQUESTRA DO TEATRO MARIINSKY DE S. PETERSBURGO E MAESTRO VALERY GERGIEV ACTUAM EM LISBOA, NAQUELE QUE SERÁ UM DOS CONCERTOS DO ANO EM PORTUGAL

Ciclo Grandes Orquestras Mundiais da Fundação Calouste Gulbenkian
-Orquestra do Teatro Mariinsky de São Petersburgo-
17 de Janeiro - 21 horas
Lisboa - Coliseu dos Recreios

-Valery Gergiev-
(Maestro)

Igor Stravinsky
O Canto do Rouxinol
Claude Debussy
La mer
Igor Stravinsky
O Pássaro de Fogo (versão de 1910)
Palavras para quê? Trata-se de uma das melhores orquestras do mundo... Trata-se de um dos melhores maestros do mundo... Trata-se de um dos melhores repertórios do mundo... Trata-se de um concerto absolutamente imperdível!

Tuesday, January 13, 2009

TUBISTA SÉRGIO CAROLINO SERÁ O ARTISTA RESIDENTE DO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA EM 2009

Continuam a saber-se quase a conta-gotas as novidades sobre a nova temporada de espectáculos do Cine-Teatro de Alcobaça. As que já foram tornadas públicas confirmam que durante o ano de 2009 se vai manter a qualidade dos anos anteriores. Depois de se ter sabido que os portugueses Madredeus & A Banda Cósmica e os franceses Nouvelle Vague são os primeiros agrupamentos de nomeada a actuar em 2009 no grande auditório daquele cine-teatro, soube-se agora que após a bem sucedida estreia do conceito de Artista Residente durante o ano de 2008, em que essa honra coube ao saxofonista alcobacense Mário Marques (que cumpriu com elevada estatura artística o seu empenhamento nesse conceito), lhe sucederá este ano o tubista alcobacense Sérgio Carolino, cujo primeiro projecto como Artista Residente 2009 do Cine-Teatro de Alcobaça será apresentado ao público, no seu grande auditório, já em 7 de Fevereiro. Mais um ano que promete ser de estalo em Alcobaça!

FOL&AR DÃO BAILE & CONCERTO NO ATENEU DE LEIRIA

Fol&ar - duas concertinas, um violino e um contrabaixo, quatro músicos apaixonados pela música e dança tradicionais. Um repertório de originais inspirados em danças tradicionais (como a Mazurca, a Valsa de três, cinco, oito e onze tempos, o Anter-Dro, o Círculo Circassiano, a Chapelloise, a Bourrée ou o Malhão): em 16 de Janeiro, no Ateneu de Leiria. É de ir!

ORQUESTRA GULBENKIAN APRESENTA ELEKTRA - ÓPERA EM VERSÃO DE CONCERTO


Elektra - Ópera em versão de concerto
15 e 19 de Janeiro - 20 horas
Lisboa - Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian
Orquestra Gulbenkian
Lawrence Foster (Maestro)
Déborah Polaski (Soprano)
Rosalind Polwright (Soprano)
John Botha (Tenor)
Regina Schörg (Soprano)
Jochen Schmeckenbecher (Barítono)

Richard Strauss
Elektra, op. 58
(ópera em versão de concerto)
Absolutamente imperdível!

Monday, January 12, 2009

DEPOIS DE MADREDEUS & A BANDA CÓSMICA, NOUVELLE VAGUE TAMBÉM VÃO PASSAR PELO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA EM 2009

Continua a ser lentamente destapado o véu sobre a nova temporada de concertos do Cine-Teatro de Alcobaça. Depois de confirmada a sua abertura de 23 de Janeiro com um concerto do projecto Madredeus & A Banda Cósmica, soube-se hoje que no palco do grande auditório daquela indispensável infraestrutura cultural alcobacense actuará em 8 de Fevereiro, também em exclusivo na região, a interessantíssima banda francesa Nouvelle Vague. Os Nouvelle Vague são um agrupamento fundado por Marc Collin e Olivier Libaux, que em 2004 lançou o seu primeiro álbum, também intitulado Nouvelle Vague, em que reabilitava clássicos do punk e da new wave utilizando um estilo altamente influenciado pela bossa nova, embora de um modo ainda mais exuberante. Ora aí está mais um notável espectáculo marcado para Alcobaça! É de lotar!

MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA DEDICA UM DIA ÀS RELAÇÕES CIENTÍFICAS ENTRE PORTUGAL E BRASIL APÓS A REFORMA POMBALINA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra - Laboratorio Chimico
Coimbra
Relações Científicas entre Portugal e o Brasil após a Reforma Pombalina
COLÓQUIO- 14 JANEIRO - 14H00 - ENTRADA LIVRE
Há dois séculos, pela primeira e única vez na História, uma Corte europeia mudava-se para o continente americano. Iniciava-se dessa forma um período de grande vitalidade no desenvolvimento da Ciência tanto em Portugal como no Brasil. Neste colóquio, iremos conhecer de perto algumas figuras chave desse período, nomeadamente Domingos Vandelli (1735-1816), figura fundamental no desenvolvimento da História Natural e da Química em Portugal, José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838), que na Universidade de Coimbra ocupou a cátedra de Metalurgia, e finalmente o naturalista luso-brasileiro Alexandre Antonio Vandelli (1784-1859), filho de Domingos Vandelli e genro de Andrada e Silva, que foi Mestre de “Botânica e Princípios de Ciências Naturais” junto do Imperador D. Pedro II e da família Imperial.
Programa:
Os brasileiros na Reforma Pombalina da Universidade
por Décio Martins
Dep. de Física, FCTUC
O Laboratório Chimico e o Colégio de Jesus: Espaços de Ensino e Divulgação da Ciência
por Catarina Pires
Bolseira de doutoramento do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra
As origens e as obras de José Bonifácio de Andrada e Silva
por Martim Portugal
Dep. de Ciências da Terra, FCTUC
Cosmopolitismo e patriotismo em José Bonifácio de Andrada e Silva
por Ana Cristina Araújo
Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra
Domingos Vandelli e a Ciência das "Utopias" científicas
por António Amorim da Costa
Dep. de Química, FCTUC
Vida e Obra do naturalista Alexandre Antonio Vandelli
por Adílio Jorge Marques
Dep. de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Durante o colóquio, terá ainda lugar uma visita guiada às colecções de Mineralogia e de Zoologia da Universidade de Coimbra.
Este museu continua o máximo!

Sunday, January 11, 2009

PRIMEIRÍSSIMA MÃO: EPÁ NÃO SEI REGRESSAM AO ACTIVO, EM ALCOBAÇA, NO ALCOPÁZIO BAR

É mesmo verdade! Está já marcado o regresso ao activo de uma das mais emblemáticas bandas alcobacenses da área pop/rock durante as décadas de 1980 e 1990. Trata-se dos Epá Não Sei, banda pela qual então passaram jovens alcobacenses como o César Vasco, o Cristóvão Patrício, o Dimas Vicente, o Israel Pereira, o Luís Alves, o Nelson Martins e o Paulo Vazão. Os Epá Não Sei surgiram no final da década de 1980 e extinguiram-se no início da década seguinte, numa época em que a área pop/rock alcobacense ficou marcada por uma saudável rivalidade entre os Epá Não Sei e Us Ponte. Os Epá Não Sei actuaram em históricos eventos alcobacenses como o Festival Música da Malta e o Concurso de Música Moderna de Alcobaça organizado pelo Bar Ben, tendo-se também celebrizado por um seu lendário concerto na Prisão Escola de Leiria. Contudo, esse regresso ao activo dos Epá Não Sei será potenciado num único e exclusivo concerto, que será apresentado em Alcobaça, no Alcopázio Bar, na próxima noite de 31 de Janeiro, um sábado. O mesmíssimo espectáculo assinalará também o regresso ao activo do meteórico Dr Jekyll, antigo cronista musical do mensário A Voz de Alcobaça e da Rádio Cister (onde durante algum tempo realizou e apresentou o programa Alta Te(n)são, dedicado ao heavy metal e correntes afins), que a exemplo do que durante vários anos fez no Bar Ben, será o apresentador de serviço nesse tão aguardado regresso dos Epá Não Sei. Promete!